Técnica dos 4 Pontos

9
Técnica dos 4 Pontos ROTEIRO 1- Apresentação Pessoal 2- Prática do Tui Shou. Na raiz do movimento está o vazio. Do vazio surge o cheio. O cheio retorna ao vazio como Yang retorna ao Yin e o movimento ressurge como O Yang surge do Yin. O Yin e Yang formam o Tai Chi do taichi se manifestam os 5 elementos. Dos 5 elementos brotam as 10 mil coisas. As 10 mil coisas são tudo. 3- A importância de aspectos práticos no cotidiano de um acupunturista, para que ele possa reconhecer através da sensibilidade, de uma razão sensível, as desarmonias, primeiro em si, e depois no próximo. 4- O verdadeiro saber não se encontra nos livros. É preciso ter gratidão, humildade e sensibilidade para transformar informação em Conhecimento. É preciso também ter respeito aos velhos mestres e a dedicação daqueles que se esforçaram em manter vivo o legado. Também faz parte da nossa missão manter esse legado e aperfeiçoar as técnicas. 5- Objetivos da Aula – Um tema milenar, presente nos livros clássicos da MTC. Uma tarefa difícil, que certamente não vai se esgotar em uma aula. Chegamos a um ponto no curso que é extremamente seletivo, pois a interface teórica vai começar a ganhar aplicações práticas. Paciência, perseverança vão fazer atravessar o grande lago. 6- A Técnica dos 4 pontos ou 8 agulhas evoluiu da técnica dos 2 pontos ou 4 agulhas. A possibilidade de promover um equilíbrio sistêmico com poucas agulhas. Algo muito valorizado pelos chineses (eles tem livros de cura com utilização de um ponto). 7- Os fundamentos são os 5 elementos e suas regras. Os 5 Elementos (Os 5 movimentos) são estágios de evolução e manifestação do Qi. 8- O pentagrama abriga dois ciclos Shen e Ke. (Pentagrama na transparência 1) 9- A promoção ou a regulação do Qi em um elemento se faz através de regras (Mãe e filho e avó e neto. Onde está o pai ?). Conhecer e dominar as regras é fundamental para

Transcript of Técnica dos 4 Pontos

Page 1: Técnica dos 4 Pontos

Técnica dos 4 PontosROTEIRO

1- Apresentação Pessoal2- Prática do Tui Shou. Na raiz do movimento está o vazio. Do vazio surge o cheio. O

cheio retorna ao vazio como Yang retorna ao Yin e o movimento ressurge como O Yang surge do Yin. O Yin e Yang formam o Tai Chi do taichi se manifestam os 5 elementos. Dos 5 elementos brotam as 10 mil coisas. As 10 mil coisas são tudo.

3- A importância de aspectos práticos no cotidiano de um acupunturista, para que ele possa reconhecer através da sensibilidade, de uma razão sensível, as desarmonias, primeiro em si, e depois no próximo.

4- O verdadeiro saber não se encontra nos livros. É preciso ter gratidão, humildade e sensibilidade para transformar informação em Conhecimento. É preciso também ter respeito aos velhos mestres e a dedicação daqueles que se esforçaram em manter vivo o legado. Também faz parte da nossa missão manter esse legado e aperfeiçoar as técnicas.

5- Objetivos da Aula – Um tema milenar, presente nos livros clássicos da MTC. Uma tarefa difícil, que certamente não vai se esgotar em uma aula. Chegamos a um ponto no curso que é extremamente seletivo, pois a interface teórica vai começar a ganhar aplicações práticas. Paciência, perseverança vão fazer atravessar o grande lago.

6- A Técnica dos 4 pontos ou 8 agulhas evoluiu da técnica dos 2 pontos ou 4 agulhas. A possibilidade de promover um equilíbrio sistêmico com poucas agulhas. Algo muito valorizado pelos chineses (eles tem livros de cura com utilização de um ponto).

7- Os fundamentos são os 5 elementos e suas regras. Os 5 Elementos (Os 5 movimentos) são estágios de evolução e manifestação do Qi.

8- O pentagrama abriga dois ciclos Shen e Ke. (Pentagrama na transparência 1)9- A promoção ou a regulação do Qi em um elemento se faz através de regras (Mãe e

filho e avó e neto. Onde está o pai ?). Conhecer e dominar as regras é fundamental para entender a técnica dos 4 pontos. Fazer 3 exemplos. Fogo grande. Terra Grande. Metal pequeno. (quadro)

10- Uma vez entendido isso é preciso dizer que dentro de cada elemento há um mini pentagrama. Isso é uma representação fractal que um ciclo Shen e um Ciclo Ko. Dentro de cada meridiano há um grupo especial de 5 pontos, chamados de pontos de transporte ou pontos Shu antigos. São o grupo de pontos mais importante,pois estão em secções do corpo onde a dinâmica do Qi é muito maior, pela própria natureza dessas partes do corpo ( A representação anatômica do Homem na MTC. Braços Cabeça e pernas). Perguntar se viram Crânio mais pontos dos 5 elementos.

11- A natureza dos pontos (nascente,...) Cap 6 Ling Shu (mostrar transparência dos 5 de transporte e sua natureza)

12- A natureza dos pontos com os 5 elementos veio mais tarde, nos comentários do Nei Jing .(Cap 64 Nan Jing). A nascente do Yin pertence a madeira e do Yang ao metal. A razão para essa afirmativa é que nos pontos ting ocorre a mudança de polaridade, assim como ocorre nas estações do ano. Desenhar um pentagrama na lousa para as funções Yin e revisar a questão da natureza dos pontos. Daí é só completar o pentagrama. (quadro negro).

Page 2: Técnica dos 4 Pontos

13- Regras Mãe e Filho e Avó e Neto. Usando o pentagrama com mini pentagramas simular situações.

14- A Técnica dos 2 pontos (Cap. 69 do Nan Jing- na deficiência Tonificar a Mãe, no Excesso, sedar a criança).

15- A Lógica no pentagrama com bolinhas coloridas.16- Critérios de uso seletivo da técnica. (Transparência p. 92 ross).17- A técnica dos 4 pontos.18- O Uso da Tabela.19- Exercícios. Dividir a sala em 5 grupos depois do intervalo. Cada grupo recebe um

caso clínico. O grupo deve explicar as possíveis causas dessa desarmonia e resolver o caso, propondo tratamento por 4 pontos. Deve propor um protocolo de Aurículo também para complementar. Deve colocar a localização anatômica dos pontos e marcar em um colega.

20- O segundo exercício consiste em formular um quadro clínico possível de acordo com a uma situação triangular situação. Os alunos devem passar esse quadro para outro grupo que deve tentar resolver e apresentar da mesma forma.

21- O uso dos 4 pontos de acordo com as estações do ano. Excelente método na prevenção de doenças, pois se está adaptando o sistema para as estações. Tem gente que só usa dessa maneira, seguindo a mesma lógica. Mas isso pode correr o risco de acionar funções outras dos pontos selecionados. Funciona bem com Métodos cronobiológicos como tartaruga mística.

22- Encerramento

Casos clínicos

1- Controle Insuficiente: paciente Acalorado, superexcitado, mas cansado. Água fraca Fogo Forte.

2- Controle Excessivo : Paciente apresenta náusea, dor de cabeça, perda de apetite, distensão abdominal e letargia. Madeira invadindo Baço. Sedar Avó e Tonificar Mãe.

3- Paciente com dor em toda a cabeça e tensão nervosa. Uma pessoa impiedosa, impaciente consigo e com os outros, sem pena ou qualquer consideração pelos outros, mas no fundo apresentava profunda insegurança. Deficiência de Baço com excesso extremo de Rim gerando muita madeira Fígado. Tonificar Avó e sedar filho.

Scan dos Pontos e estações

Page 3: Técnica dos 4 Pontos

Técnica dos 4 Pontos - T1

Page 4: Técnica dos 4 Pontos

Técnica dos 4 Pontos – T2

Outros Nomes:Ting = Nascente (ou Poço)= Jĭng Iong= Manancial (ou Nascente) = yíngIu= Riacho = shūKing = Rio= JīngHo = Mar = He

Page 5: Técnica dos 4 Pontos

Técnica dos 4 Pontos – T3

Quando usar o Sistema dos 5 Elementos

Nas Deficiências e Excessos Moderados. Em condições mistas de Excesso e Deficiência que se manifestam nos ciclos de

controle e promoção. Nos Bloqueios e irregularidades entre órgãos. O sistema é mas eficaz se os

pontos selecionados estiverem de acordo com suas funções tradicionais *

Nos MI os pontos Iun são logo anteriores aos IuNos MS os pontos Iun São os posteriores aos Iu

Page 6: Técnica dos 4 Pontos

Técnica dos 4 Pontos – T4

Page 7: Técnica dos 4 Pontos

Técnica dos 4 Pontos – T5

Page 8: Técnica dos 4 Pontos