Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

48
Programa SENAI de Educação a Distância PLANO DE CURSO* (Atualizado em 23/05/2013) Este documento foi elaborado pela equipe do Programa SENAI de Educação a Distância para aplicação em todo o território nacional. O DR executor deve completar as seções indicadas com informações locais. Nome do Curso: Técnico em Automação Industrial Modalidade: Técnico Justificativa e objetivos Justificativa: Atender a demanda da indústria nacional na área de Automação Industrial quanto à formação de recursos humanos tecnicamente qualificados e atualizados, através do desenvolvimento de competências que favoreçam a aplicação dos conhecimentos em diferentes contextos e processos que caracterizam a ocupação, numa perspectiva interdisciplinar, favorecendo a construção de capacidades que permitam ao trabalhador intervir e agir em situações nem sempre pré-estabelecidas. Observação: Caberá a cada Departamento Regional executor verificar a demanda de seu Estado. Objetivos: Formar Técnicos em Automação Industrial com sólidos conhecimentos para atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, implementar e manter equipamentos e dispositivos, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente. Desenvolver a iniciativa, o espírito crítico e empreendedor dos alunos, para que possam identificar e gerenciar novas oportunidades de trabalho e de geração de renda, numa economia em constante mudança. Desenvolver habilidades e atitudes que propiciem ao aluno a ampliação de sua capacidade pessoal e de equipe, na organização e no preparo para enfrentar situações rotineiras e complexas, respeitando os valores éticos e estéticos na realização de seu trabalho. Desenvolver, no profissional, o hábito de realizar as atividades em sintonia com as normas de segurança e de preservação ambiental. Propiciar a vivência de situações de aprendizagens que envolvam os princípios, normas e atitudes do Sistema de Gestão da Qualidade e gerenciamento de tarefas. Proporcionar aos alunos, através do desenvolvimento de projetos e atividades desafiadoras, a percepção e incorporação consciente e crítica da estética e da ética nas relações humanas envolvidas em situações profissionais. [O DR executor deve completar o texto-base com informações sobre a demanda e o contexto local.]

Transcript of Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Page 1: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Programa SENAI de Educação a Distância

PLANO DE CURSO* (Atualizado em 23/05/2013)

Este documento foi elaborado pela equipe do Programa SENAI de Educação a Distância para

aplicação em todo o território nacional.

O DR executor deve completar as seções indicadas com informações locais.

Nome do Curso: Técnico em Automação Industrial Modalidade: Técnico

Justificativa e objetivos

Justificativa: Atender a demanda da indústria nacional na área de Automação Industrial quanto à formação de recursos humanos tecnicamente qualificados e atualizados, através do desenvolvimento de competências que favoreçam a aplicação dos conhecimentos em diferentes contextos e processos que caracterizam a ocupação, numa perspectiva interdisciplinar, favorecendo a construção de capacidades que permitam ao trabalhador intervir e agir em situações nem sempre pré-estabelecidas. Observação: Caberá a cada Departamento Regional executor verificar a demanda de seu Estado. Objetivos:

Formar Técnicos em Automação Industrial com sólidos conhecimentos para atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, implementar e manter equipamentos e dispositivos, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Desenvolver a iniciativa, o espírito crítico e empreendedor dos alunos, para que possam identificar e gerenciar novas oportunidades de trabalho e de geração de renda, numa economia em constante mudança.

Desenvolver habilidades e atitudes que propiciem ao aluno a ampliação de sua capacidade pessoal e de equipe, na organização e no preparo para enfrentar situações rotineiras e complexas, respeitando os valores éticos e estéticos na realização de seu trabalho.

Desenvolver, no profissional, o hábito de realizar as atividades em sintonia com as normas de segurança e de preservação ambiental.

Propiciar a vivência de situações de aprendizagens que envolvam os princípios, normas e atitudes do Sistema de Gestão da Qualidade e gerenciamento de tarefas.

Proporcionar aos alunos, através do desenvolvimento de projetos e atividades desafiadoras, a percepção e incorporação consciente e crítica da estética e da ética nas relações humanas envolvidas em situações profissionais.

[O DR executor deve completar o texto-base com informações sobre a demanda e o contexto local.]

Page 2: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Requisitos e formas de acesso

Ter idade mínima de 16 anos no início do Curso;

Estar matriculado no Ensino Médio, a partir do 2º ano, ou comprovar a conclusão do mesmo.

A efetivação da matrícula ocorre depois de atendidos os requisitos de acesso e apresentação da documentação exigida.

[O DR executor pode complementar o texto-base com procedimentos locais de acesso.]

Perfil profissional de conclusão

O perfil profissional de conclusão do Técnico em Automação Industrial contempla as atribuições descritas no Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais para esse curso e, com base nas mesmas, apresenta as competências específicas da habilitação profissional, bem como as competências de gestão necessárias à qualidade e à organização do trabalho, às relações no trabalho e à condição de responder a situações novas e imprevistas. O Técnico em Automação Industrial é o profissional que apresenta as competências necessárias para atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, implementar e manter equipamentos e dispositivos, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, primando pelos preceitos da ética pessoal e profissional, conforme segue:

Manter equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação, considerando as seguintes etapas: elaborar o plano de manutenção e realizar a manutenção.

Implementar equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação, considerando as seguintes etapas: instalar, configurar e calibrar equipamentos e dispositivos de controle e automação, configurar softwares, executar o “start-up” do processo e atualizar a documentação do projeto.

Atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, considerando as seguintes etapas: realizar levantamento de dados do processo, auxiliar na elaboração de projetos, programar dispositivos de controle e automação e elaborar a documentação técnica.

Competências Associadas:

Posicionar-se com embasamento ético em relação a situações e contextos apresentados.

Atuar como multiplicador de tecnologias.

Atuar de acordo com o sistema de gestão da qualidade da empresa.

Atuar em grupos de trabalho da área técnica da empresa com a finalidade de propor melhorias nos produtos e serviços.

Coordenar a equipe de trabalho.

Organizar o próprio trabalho de acordo com as diretrizes da empresa.

Tomar decisões na resolução de problemas que afetam atividades sob sua responsabilidade ou que lhe são delegadas.

Administrar situações de conflito, analisando as variáveis envolvidas e suas possíveis causas, buscando o consenso na resolução dos impasses ocorridos.

Page 3: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Itinerário formativo

Page 4: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Organização curricular

O itinerário formativo está estruturado em 4 (quatro) módulos: 1 (um) básico, 1 (um) introdutório e 2 (dois) módulos específicos, num total de 1.360 horas, acompanhado de Estágio Obrigatório, de 340 horas, perfazendo um total de 1.700 horas. Os Módulos são conjuntos didático-pedagógicos sistematicamente organizados para o desenvolvimento das competências profissionais estabelecidas no perfil. São integrados por unidades curriculares. As Unidades Curriculares são unidades pedagógicas que articulam os conteúdos formativos, numa visão interdisciplinar, com vistas ao desenvolvimento das competências indicadas no perfil profissional. Para cada unidade curricular, os conteúdos formativos são compostos por fundamentos técnicos e científicos ou capacidades técnicas, capacidades sociais, organizativas e metodológicas, conhecimentos, habilidades e atitudes. Os Módulos Básico e Introdutório contemplam todas as unidades de competências e são integrados por unidades curriculares para desenvolvimento das competências básicas, num total de 680 horas.

Unidades Curriculares do Módulo Básico – Fundamentos da Comunicação, Fundamentos da Eletrotécnica e Fundamentos da Mecânica.

Unidades Curriculares do Módulo Introdutório – Processamento de Sinais e Acionamento de Dispositivos Atuadores.

Os Módulos Específicos são integrados por unidades curriculares referentes às competências específicas, num total de 680 horas:

Unidades Curriculares do Módulo Específico I – Implementação de Equipamentos e Dispositivos, Instrumentação e Controle, Manutenção de Equipamentos e Gestão da Manutenção e Dispositivos.

Unidades Curriculares do Módulo Específico II – Sistemas Lógicos Programáveis, Técnicas de Controle e Desenvolvimento de Sistemas de Controle.

O Módulo Básico, através das Unidades Curriculares de “Fundamentos da Comunicação”, “Fundamentos da Eletrotécnica” e “Fundamentos da Mecânica”, contempla as unidades de competências 01, 02 e 03, propiciando o desenvolvimento dos fundamentos técnicos e científicos mais básicos e transversais, num total de 340 horas. É pré-requisito para o Módulo Introdutório. O Módulo Introdutório, através das Unidades Curriculares de “Processamento de Sinais” e “Acionamento de Dispositivos Atuadores” contempla, igualmente, as unidades de competências 01, 02 e 03, propiciando o desenvolvimento dos fundamentos técnicos e científicos mais diretamente relacionados às competências técnicas, favorecendo a construção de uma base consistente e uma visão ampla dos processos contemplados nos módulos específicos. Totaliza 340 horas e é pré-requisito para o Módulo Específico I.

Page 5: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

O Módulo Específico I, constituído pelas Unidades Curriculares de “Implementação de Equipamentos e Dispositivos”, “Instrumentação e Controle”, “Gestão da Manutenção” e “Manutenção de Equipamentos e Dispositivos”, contempla as unidades de competências 01 e 02, propiciando o desenvolvimento das competências específicas do módulo, num total 340 horas. Possui caráter de terminalidade e certificação, correspondente à qualificação profissional técnica de “Instrumentista Industrial”. É pré-requisito para o Módulo Específico II. O Módulo Específico II, constituído pelas Unidades Curriculares de “Sistemas Lógicos Programáveis” e “Técnicas de Controle” e “Desenvolvimento de Sistemas de Controle” contempla a unidade de competência 03, propiciando o desenvolvimento das competências específicas do módulo, num total de 340 horas. Estágio Obrigatório - O estágio, que é obrigatório à obtenção do diploma de Técnico em Automação Industrial, poderá ser cumprido de forma concomitante com o Módulo Específico II, ou após a conclusão do mesmo. Terá duração de 340 horas, devendo ser planejado, orientado, executado e avaliado pela escola, uma vez que cumpre o papel de complementar o processo de aprendizagem. Ao aluno que concluir os módulos Básico, Introdutório, Específico I e Específico II, além do Estágio Obrigatório, será conferido o diploma de “Técnico em Automação Industrial”. A seguir, é apresentada a Matriz Curricular com os módulos e as unidades curriculares previstas e as respectivas cargas horárias.

Page 6: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Módulo UC

Unidade Curricular

Título Carga

Horária

Básico

1 Fundamentos da Comunicação 100

2 Fundamentos da Eletrotécnica 140

3 Fundamentos da Mecânica 100

Introdutório

4 Processamento de Sinais 180

5 Acionamento de Dispositivos Atuadores

160

Específico I

6 Implementação de Equipamentos Dispositivos

136

7 Instrumentação e Controle 102

8 Gestão da Manutenção 34

9 Manutenção de Equipamentos e Dispositivos

68

Específico II

10 Sistemas Lógicos Programáveis 160

11 Técnicas de Controle 80

12 Desenvolvimento de Sistemas de Controle

100

Para o desenvolvimento das Unidades Curriculares em cada Módulo foi estabelecida uma ordem de execução diferente da apresentada no desenho curricular e ela está apresentada na numeração da coluna “UC” da tabela acima. Essa ordem visa facilitar todo o processo de ensino e de aprendizagem das Unidades Curriculares nos Módulos.

Page 7: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Organização interna das unidades curriculares

Considerando a metodologia de formação para o desenvolvimento de competências, as unidades curriculares são subsídios para o desenvolvimento das competências profissionais descritas para o respectivo módulo.

Para cada unidade curricular, os conteúdos formativos são compostos por fundamentos técnicos e científicos (módulos Básico e Introdutório) ou capacidades técnicas (Módulos Específicos), capacidades sociais, organizativas e metodológicas, conhecimentos a elas associados, habilidades e atitudes. São referenciados os ambientes pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais, para subsidiar o planejamento das práticas pedagógicas.

A seguir, será apresentada a organização interna das unidades curriculares por módulo.

Page 8: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Módulo Básico

Unidade Curricular: Fundamentos da Comunicação. Carga Horária: 100 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidades de Competência: UC1 + UC2 + UC3 Módulo Básico

Objetivo Geral: Ampliar a capacidade de comunicação, nas suas diferentes formas, através do fortalecimento dos fundamentos técnicos e científicos requeridos para o desenvolvimento das competências profissionais do Técnico em Automação.

CONTEÚDOS FORMATIVOS A) Fundamentos técnicos e científicos

Interpretar textos técnicos em língua portuguesa e língua estrangeira. Aplicar os princípios da redação técnica. Comunicar-se oralmente e por escrito, inclusive em meio eletrônico. Interpretar cronogramas. Aplicar as etapas básicas de planejamento. Utilizar recursos de informática. Pesquisar informações técnicas em literatura específica, inclusive em meio eletrônico. Organizar dados em formulários ou documentos específicos.

B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais

Demonstrar atitudes éticas nas ações e nas relações interpessoais.

Demonstrar postura de conciliação nas situações de conflito.

Capacidades Organizativas

Participar de grupos de trabalho, apresentando sugestões e respeitando as opiniões dos demais integrantes.

Organizar e transmitir, com clareza, dados e informações técnicas.

Integrar os princípios da qualidade às atividades sob a sua responsabilidade.

Integrar às suas práticas as orientações recebidas quanto aos procedimentos técnicos, de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Ter cuidado com ferramentas e instrumentos colocados a sua disposição.

Capacidades Metodológicas

Apresentar diferentes alternativas de solução nas situações propostas.

Demonstrar organização nos próprios materiais e no desenvolvimento das atividades.

Demonstrar iniciativa no desenvolvimento das atividades sob a sua responsabilidade. C) Conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados aos fundamentos técnicos e científicos 1. Texto Técnico

1.1 Frases e parágrafos 1.1.1 Estrutura interna 1.1.2 Organização

1.2 Técnicas de Leitura

Page 9: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

1.2.1 Português 1.2.2 Inglês

1.3 Interpretação

1.3.1 Português 1.3.2 Inglês

1.4 Tipologia, estrutura e produção

1.4.1 Resumo 1.4.2 Trabalho de aula 1.4.3 Relatório 1.4.4 Currículo profissional 1.4.5 Memorial descritivo 1.4.6 Ata 1.4.7 Memorando

1.5 Coesão e coerência 1.6 Vocabulário técnico

1.6.1 Português 1.6.2 Inglês

1.7 Gramática aplicada ao texto (de acordo com a necessidade do grupo)

2 Metodologia de Pesquisa

2.1 Métodos e técnicas de Pesquisa 2.2 Metodologia científica - ABNT 2.3 Relatórios de pesquisa

3 Comunicação Oral

3.1 Técnicas de comunicação em público 3.2 Produção da exposição

3.2.1 Métodos 3.2.2 Planificação 3.2.3 Gestão do tempo

3.3 Técnicas de exposição 3.3.1 Voz 3.3.2 Linguagem 3.3.3 Gestos 3.3.4 Postura 3.3.5 Olhar

3.4 Técnicas de argumentação

4 Tecnologia da Informação

4.1 Sistema operacional 4.1.1 Ler 4.1.2 Salvar 4.1.3 Apagar 4.1.4 Copiar e mover arquivos 4.1.5 Criar pastas

4.2 Editor de texto 4.3 Planilha eletrônica

4.4 Apresentação multimídia

4.5 Internet

Page 10: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

4.5.1 Utilização de browser 4.5.2 Buscas 4.5.3 Refinamentos

4.6 Meios eletrônicos de comunicação

4.6.1 E-mail 4.6.2 Fórum 4.6.3 Chat

D) Conhecimentos, relacionados às competências de gestão

Ética

Ética nos relacionamentos sociais.

Dados e informações

Seleção

Sistematização

Organização

Apresentação

Conflitos interpessoais

Tipos

Características

Níveis de conflito

Fatores internos e externos

Autoconsciência

Pesquisa e análise de informações

Técnicas de Pesquisa

Fontes de consulta

Seleção de informações

Análise das informações e conclusões Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais

Sala de aula convencional

Laboratório de Informática

Biblioteca

Page 11: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Unidade Curricular: Fundamentos da Eletrotécnica. Carga Horária: 140 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidades de Competência: UC1 + UC2 + UC3

Módulo Básico

Objetivo Geral: Favorecer, através dos fundamentos de eletroeletrônica aplicáveis aos sistemas de controle e automação, a construção de uma base consistente que possibilite o desenvolvimento das competências profissionais do Técnico em Automação Industrial.

CONTEÚDOS FORMATIVOS

A) Fundamentos técnicos e científicos Reconhecer fundamentos de eletricidade aplicáveis aos sistemas de controle e automação. Identificar os tipos de instrumentos de teste. Aplicar fundamentos de eletricidade na medição de grandezas elétricas. Interpretar representações gráficas aplicáveis aos sistemas automatizados de manufatura.

B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais

Demonstrar atitudes éticas nas ações e nas relações interpessoais.

Demonstrar postura de conciliação nas situações de conflito.

Capacidades Organizativas

Participar de grupos de trabalho, apresentando sugestões e respeitando as opiniões dos demais integrantes.

Organizar e Transmitir, com clareza, dados e informações técnicas.

Integrar os princípios da qualidade às atividades sob a sua responsabilidade.

Integrar às suas práticas as orientações recebidas quanto aos procedimentos técnicos, de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Ter cuidado com ferramentas e instrumentos colocados a sua disposição.

Capacidades Metodológicas

Apresentar diferentes alternativas de solução nas situações propostas.

Demonstrar organização nos próprios materiais e no desenvolvimento das atividades.

Demonstrar iniciativa no desenvolvimento das atividades sob a sua responsabilidade. C) Conhecimentos relativos aos fundamentos técnicos e científicos

1. Potências de base 10

2. Números decimais e fracionários

3. Múltiplos e submúltiplos

4. Conversões de base numéricas

5. Resolução de sistemas (lineares)

6. Funções: 1º grau, 2º grau, exponencial, logarítmica, trigonométricas, ...

7. Representação gráfica de funções

8. Eletrostática

Page 12: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

9. Fontes de energia

10. Grandezas elétricas e suas unidades de medida

11. Potência e energia elétrica

12. Instrumentos de medida (voltímetro, amperímetro, osciloscópio)

13. Leis de Ohm

14. Leis de Kirchoff

15. Associação de resistores

16. Circuitos de Corrente Contínua

17. Indutores

18. Capacitores

19. Relações trigonométricas

20. Circuitos RC, RL e RLC

21. Circuitos de Corrente Alternada

22. Magnetismo e Eletromagnetismo

23. Transformadores D) Conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados às capacidades sociais, organizativas e metodológicas

Resolução de Problemas

­ Identificação de problemas

­ Alternativas de solução

Equipes de trabalho

­ Trabalho em grupo

­ Relações interpessoais

­ Responsabilidades individuais e coletivas.

Segurança no Trabalho

­ Acidentes de trabalho: tipos, características e prevenção.

­ Equipamentos de proteção

­ Agentes agressores à saúde

­ Riscos em eletricidade

­ Sinalização de segurança

­ Primeiros socorros

Manuseio de materiais e equipamentos

­ Cuidados

­ Consequências de uso inadequado. Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais

Sala de aula Laboratório de Eletrotécnica Bancadas Fonte de alimentação Osciloscópio Multímetro Matriz de contatos Componentes eletrônicos Gerador de funções

Page 13: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Unidade Curricular: Fundamentos da Mecânica. Carga Horária: 100 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidades de Competência: UC1 + UC2 + UC3

Módulo Básico

Objetivo Geral: Favorecer, através dos fundamentos de mecânica aplicáveis aos sistemas de controle e automação, a construção de uma base consistente que possibilite o desenvolvimento das competências profissionais do Técnico em Automação.

CONTEÚDOS FORMATIVOS A) Fundamentos técnicos e científicos

Interpretar desenhos técnicos (mecânicos) aplicáveis aos sistemas de controle e automação. Identificar a aplicabilidade de fundamentos de mecânica relativos aos sistemas de controle e

automação. Identificar a aplicabilidade de fundamentos de elementos de máquinas relativos aos sistemas

de controle e automação. Identificar a aplicabilidade de fundamentos de mecânica na medição de grandezas físicas.

B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais

Demonstrar atitudes éticas nas ações e nas relações interpessoais.

Demonstrar postura de conciliação nas situações de conflito.

Capacidades Organizativas

Participar de grupos de trabalho, apresentando sugestões e respeitando as opiniões dos demais integrantes.

Organizar e Transmitir, com clareza, dados e informações técnicas.

Integrar os princípios da qualidade às atividades sob a sua responsabilidade.

Integrar às suas práticas as orientações recebidas quanto aos procedimentos técnicos, de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Ter cuidado com ferramentas e instrumentos colocados a sua disposição.

Capacidades Metodológicas

Apresentar diferentes alternativas de solução nas situações propostas.

Demonstrar organização nos próprios materiais e no desenvolvimento das atividades.

Demonstrar iniciativa no desenvolvimento das atividades sob a sua responsabilidade. C) Conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados aos fundamentos técnicos e científicos

1. Desenho Técnico

1.1 Formato de papel 1.2 Representação gráfica bidimensional e tridimensional 1.3 Perspectiva e projeções ortogonais 1.4 Cotagem e tolerância (geométrica, ajuste, rugosidade) 1.5 Escala e simbologia

Page 14: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

1.6 Cortes e seções 1.7 Normas aplicadas ao desenho técnico 1.8 Desenhos de conjunto

2. Mecânica

2.1 Grandezas físicas e unidades de medidas 2.2 Metrologia dimensional: medição com paquímetro, micrômetro, goniômetro, relógio

comparador 2.3 Tolerância dimensional 2.4 Elementos de máquinas: fixação, transmissão, ...

D) Conhecimentos relativos às competências de gestão

Qualidade Total

­ Conceito

­ Eficiência

­ Eficácia

­ Melhoria Contínua

Ferramentas da Qualidade

­ 5S

Manuseio de materiais e equipamentos

­ Cuidados

­ Consequências de uso inadequado. Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais Sala de aula com classes para desenho

Laboratório de Metrologia

o Paquímetro o Relógio comparador o Goniômetro o Micrômetro

Blocos padrão

Page 15: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

MÓDULO INTRODUTÓRIO

Unidade Curricular: Acionamento de Dispositivos Atuadores Carga Horária: 160horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidades de Competência: UC1 + UC2 + UC3

Módulo Introdutório

Objetivo Geral: Iniciar o aluno na área específica de formação, familiarizando-o com as características e o funcionamento de dispositivos atuadores em sistemas de controle e automação.

Conteúdos Formativos A) Capacidades técnicas

Eletricidade Industrial Relacionar fundamentos de física associados à transformação da energia. Identificar a aplicabilidade dos fundamentos de eletricidade relativos aos sistemas de controle

e automação. Identificar rotinas de parametrização. Interpretar diagramas eletroeletrônicos aplicáveis aos sistemas de controle e automação. Identificar tipos de componentes utilizados em sistemas de controle e automação.

Pneumática e Hidráulica

Relacionar fundamentos físicos com aplicações de pneumática e hidráulica. Identificar a aplicabilidade dos fundamentos de pneumática e hidráulica relativos aos

sistemas de controle e automação. Analisar o funcionamento de dispositivos eletromecânicos relativos aos sistemas de controle

e automação. Analisar o funcionamento de dispositivos atuadores aplicáveis em sistemas de controle e

automação.

CLP Identificar a aplicabilidade dos conceitos básicos relativos à programação de CLP´s. Identificar o procedimento de transferência do programa do usuário para o dispositivo e/ou

equipamento de controle. Identificar os ajustes necessários na lógica de comando e controle, tendo em vista o

comissionamento de equipamentos e dispositivos. B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais Demonstrar postura ética em todas as ações desenvolvidas e no relacionamento

interpessoal e profissional. Interagir nas situações de conflito buscando a integração entre os membros da equipe.

Capacidades Organizativas Apresentar dados e informações técnicas de forma clara e organizada. Participar, com ideias e ações, de grupos de trabalho, demonstrando autocontrole, postura

crítica e espírito cooperativo. Aplicar os fundamentos da qualidade nas situações propostas.

Page 16: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Integrar às suas práticas as orientações recebidas quanto aos procedimentos técnicos, de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Utilizar as ferramentas e instrumentos colocados a sua disposição de acordo com as recomendações recebidas e procedimentos técnicos.

Capacidades Metodológicas Analisar alternativas propostas. Propor possíveis melhorias na organização do ambiente de trabalho, tendo em vista a

prevenção de acidentes. Demonstrar iniciativa no desenvolvimento das atividades sob a sua responsabilidade.

C) Conhecimentos relativos às capacidades técnicas

1. Eletricidade Industrial

1.1 Torque 1.2 Momento de Inércia 1.3 Atrito e rendimento 1.4 Conservação da energia 1.5 Sistema elétrico trifásico 1.6 Motores elétricos trifásicos de indução 1.7 Dispositivo de proteção e manobra de motores 1.8 Dispositivo de comando e sinalização 1.9 Sistemas de partida de motores (direta, estrela-triângulo, compensadora, softstarter) 1.10 Fator de potência e controle de demanda 1.11 Inversor de frequência 1.12 Diagramas elétricos Industriais 1.13 Parametrização de drives eletrônicos 1.14 Normas técnicas aplicadas à instalação de circuitos elétricos

2. Pneumática e Hidráulica

2.1 Princípios da hidrostática e hidrodinâmica: lei de transformação dos gases, dinâmica dos fluídos

2.2 Características do ar Comprimido 2.3 Produção e preparação do ar comprimido 2.4 Distribuição de ar comprimido 2.5 Elementos pneumáticos de trabalho 2.6 Método de cascata elétrica 2.7 Diagrama trajeto-passo 2.8 Válvulas pneumáticas 2.9 Atuadores pneumáticos 2.10 Circuitos Eletropneumáticos 2.11 Tecnologia de vácuo 2.12 Geração de energia hidráulica (a partir do óleo) 2.13 Elementos hidráulicos de trabalho 2.14 Válvulas hidráulicas 2.15 Circuitos eletrohidráulicos 2.16 Dimensionamento de sistemas Hidráulicos e pneumáticos

3. Controladores Lógicos Programáveis

3.1 Histórico e características técnicas de CLPs 3.2 Linguagem de Programação de CLPs 3.3 Instruções para programação de CLPs

D) Conhecimentos relativos às competências de gestão

Resolução de Problemas no trabalho

­ Análise de soluções

­ Seleção e aplicação de soluções

­ Avaliação de resultados

Ferramentas da Qualidade

­ Ciclo PDCA

Page 17: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

­ Brainstorming

Educação em Prevenção de Acidentes – GEPA/CIPA

­ Campanhas de segurança

Segurança no Trabalho

­ Organização do local de trabalho

­ Manuseio de materiais e equipamentos

­ Prevenção e combate a incêndio: PPCI

Qualidade Ambiental

­ Homem e o meio ambiente

­ Qualidade de vida

­ Prevenção à poluição ambiental

­ Impactos ambientais

­ Aquecimento global

Materiais e equipamentos

­ Tipos

­ Características

­ Aplicações

­ Procedimentos técnicos de manuseio e conservação.

Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais

Ambientes pedagógicos o Laboratório de Hidráulica e Pneumática o Laboratório de Eletricidade Industrial o Laboratório de CLP

Ferramentas e Equipamentos o Atuadores pneumáticos e hidráulicos o Válvulas com acionamento pneumático, hidráulico e manual o Relés auxiliares para eletrohidráulica e eletropneumática o Válvulas com acionamento elétrico o CLP o Computadores o Motores CA o Inversores o Softstarter o Alicate de bico o Alicate de corte o Chaves de fenda (reta e Philips) o Alicate universal

Instrumentos

o Multímetros o Alicate Amperímetro

Materiais

o Materiais de consumo

Page 18: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Unidade Curricular: Processamentos de Sinais. Carga Horária: 180 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidades de Competência: UC1 + UC2 + UC3

Módulo Introdutório

Objetivo Geral: Iniciar o aluno na área específica de formação, familiarizando-o com o processamento de sinais eletrônicos em sistemas de controle e automação.

CONTEÚDOS FORMATIVOS A) Capacidades técnicas

Eletrônica analógica Identificar a aplicabilidade dos fundamentos de eletrônica analógica relativos aos sistemas

de controle e automação.

Eletrônica Digital Identificar a aplicabilidade dos fundamentos de eletrônica digital relativos aos sistemas de

controle e automação.

Microcontroladores Identificar a aplicabilidade dos fundamentos de programação de microcontroladores

relativos aos sistemas de controle e automação.

Sensores Analisar o funcionamento de dispositivos sensores aplicáveis em sistemas de controle e

automação. B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros.)

Capacidades Sociais Demonstrar postura ética em todas as ações desenvolvidas e no relacionamento

interpessoal e profissional. Interagir nas situações de conflito buscando a integração entre os membros da equipe.

Capacidades Organizativas Apresentar dados e informações técnicas de forma clara e organizada. Participar, com ideias e ações, de grupos de trabalho, demonstrando autocontrole, postura

crítica e espírito cooperativo. Aplicar os fundamentos da qualidade nas situações propostas. Integrar às suas práticas as orientações recebidas quanto aos procedimentos técnicos, de

saúde e segurança no ambiente de trabalho. Utilizar as ferramentas e instrumentos colocados a sua disposição de acordo com as

recomendações recebidas e procedimentos técnicos.

Capacidades Metodológicas Analisar alternativas propostas. Propor possíveis melhorias na organização do ambiente de trabalho, tendo em vista a

prevenção de acidentes.

Page 19: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Demonstrar iniciativa no desenvolvimento das atividades sob a sua responsabilidade. C) Conhecimentos relativos às capacidades técnicas

1. Eletrônica Analógica 1.1 Diodos retificadores 1.2 Diodo Zener 1.3 LED 1.4 Fontes de alimentação 1.5 Transistores bipolares (chaveamento) 1.6 Transistores de Efeito de Campo 1.7 Transistores CMOS 1.8 Amplificadores operacionais (amplificador, comparador, somador e subtrator) 1.9 Tiristores (SCR, DIAC, TRIAC) 1.10 Opto-acopladores 1.11 Filtros Ativos e Passivos 1.12 Osciladores: astáveis e monoastáveis

2. Sistemas Digitais

2.1 Portas Lógicas 2.2 Simplificação de circuitos lógicos 2.3 Codificadores e decodificadores 2.4 Flip-flop 2.5 Conversores A/D e D/A 2.6 Multiplexadores

3. Microcontroladores

3.1 Algoritmos 3.2 Arquitetura de microcontroladores 3.3 Programação de microcontroladores 3.4 Tipos de dados 3.5 Expressões aritméticas, relacionais, lógicas, binárias e modeladores 3.6 Entrada e saída de dados 3.7 Estruturas de decisão e repetição

4. Sensores

4.1 Sensores (digitais e analógicos): tipos e características 4.2 Transdutores e conversores 4.3 Termodinâmica: escalas de temperatura, transferência de calor

D) Conhecimentos relativos às competências de gestão

Ética

Ética nos relacionamentos sociais e profissionais

Ética no uso de máquinas e equipamentos

Apresentação de dados e informações

Técnicas de apresentação

Recursos didáticos de apresentação: multimídia, kits didáticos, ...

Trabalho em equipe

Definição de objetivos e metas

Divisão de papéis e responsabilidades

Ajustes interpessoais

Lidar com críticas e sugestões

Conflitos nas equipes de trabalho

Tipos

Page 20: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Características

Fatores internos e externos

Causas

Consequências

Materiais e equipamentos

Tipos

Características

Aplicações

Procedimentos técnicos de manuseio e conservação

Trabalho e profissionalismo

Competência profissional

Qualidades pessoais e profissionais.

Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais

Ambientes pedagógicos o Laboratório de Eletrônica o Laboratório de microcontroladores

Equipamentos e Ferramentas

o Fonte o Gerador de sinais o Matriz de contatos o Alicate de corte o Alicate de bico o Chave de fenda reta e philips

Instrumentos o Osciloscópio o Multímetro

Materiais

o Materiais de consumo

Page 21: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

MÓDULO ESPECÍFICO I

Unidade Curricular: Gestão da Manutenção. Carga Horária: 34 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidade de Competência: UC1: Manter equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Módulo I

Objetivo Geral: Propiciar o desenvolvimento das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas relativas à gestão dos processos de manutenção dos sistemas de controle e automação.

CONTEÚDOS FORMATIVOS A) Capacidades Técnicas

Reconhecer, para fins de levantamento de dados técnicos, os equipamentos e dispositivos aplicados aos sistemas de controle e automação, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Analisar, para fins de levantamento de dados técnicos, as características de funcionamento dos equipamentos e dispositivos aplicados aos sistemas de controle e automação, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Interpretar, para fins de levantamento de dados técnicos, o manual de funcionamento dos equipamentos aplicados aos sistemas de controle e automação, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Correlacionar, para fins de levantamento de dados técnicos, as características dos equipamentos/dispositivos aplicados aos sistemas de controle e automação com os padrões estabelecidos pelo fabricante, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Organizar, em documentação específica, os dados técnicos relativos aos sistemas de controle e automação coletados, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Identificar as ferramentas, instrumentos e equipamentos de acordo com a técnica aplicada à manutenção de sistemas de controle e automação, tendo em vista a elaboração do plano.

Diferenciar, para fins de especificação, as técnicas de manutenção aplicáveis aos sistemas de controle e automação, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Identificar os módulos do software de gerenciamento aplicáveis aos sistemas de controle e automação, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Selecionar os dados técnicos relevantes dos equipamentos/dispositivos a serem cadastrados no software de gerenciamento da manutenção, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Identificar, no software de gerenciamento da manutenção, os campos onde serão inseridos os dados técnicos selecionados, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Identificar, no software de gerenciamento, o procedimento para a emissão das ordens de serviço relativas à manutenção dos equipamentos e dispositivos de controle e automação.

Identificar os componentes relativos a equipamentos e dispositivos de controle e automação mais propensos a falhas, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Interpretar, para fins de seleção dos procedimentos de análise de falhas, o histórico de operação e manutenção do equipamento/dispositivo de controle e automação (banco de dados), tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Interpretar, para fins de seleção dos procedimentos de análise de falhas, o manual do fabricante do equipamento/dispositivo de controle e automação, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Definir o procedimento de análise de falhas a ser utilizado na manutenção do equipamento/dispositivo de controle e automação, tendo em vista a elaboração do plano de

Page 22: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

manutenção. Estabelecer, de acordo com a técnica a ser utilizadas, as etapas de manutenção dos

equipamentos e/ou dispositivos de controle e automação, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção.

Determinar o tempo de execução e/ou a periodicidade das ações de manutenção dos equipamentos e/ou dispositivos de controle e automação, tendo em vista a elaboração do plano de manutenção

Determinar os itens considerados críticos, tendo em vista a composição de estoque e elaboração do plano de manutenção.

Especificar as características técnicas dos itens críticos, tendo em vista a composição de estoque e elaboração do plano de manutenção.

B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais Demonstrar os valores éticos nas relações sociais e nas ações do campo profissional. Interagir nas situações de conflito, buscando o consenso, o respeito às opiniões e pontos

de vista dos membros da equipe de trabalho.

Capacidades Organizativas Atuar na capacitação de equipes. Coordenar a equipe de trabalho. Aplicar as ferramentas da qualidade nos processos. Desenvolver as atividades atendendo os procedimentos técnicos e respeitando as normas

de saúde e segurança e meio ambiente. Utilizar as ferramentas e instrumentos colocados a sua disposição de acordo com as

recomendações recebidas e procedimentos técnicos.

Capacidades Metodológicas Posicionar-se criticamente em relação a situações propostas, fundamentando-as

tecnicamente. Propor alternativas para melhor organizar o ambiente e o desenvolvimento do trabalho. Demonstrar iniciativa e analisar alternativas no desenvolvimento das atividades sob a sua

responsabilidade, considerando as mudanças tecnológicas. C) Conhecimentos relativos às Capacidades Técnicas

1. Dados Técnicos 1.1 Relativos ao processo de automação: temperatura, velocidade, tensão, fluxo 1.2 De equipamentos 1.3 De dispositivos

2. Ferramentas manuais

2.1 Chaves 2.2 Alicates 2.3 Dispositivos de fixação

3. Elementos comuns de máquina 3.1 Parafuso 3.2 Arruelas 3.3 Porcas 3.4 Pinos 3.5 Chavetas 3.6 Molas

Page 23: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

3.7 Anéis

4. Tipos de manutenção 4.1 Preventiva 4.2 Preditiva 4.3 Corretiva

5. Plano de Manutenção

6. Software de Gerenciamento de manutenção

6.1 Módulos 6.2 Telas de inserção de dados 6.3 Geração de ordem de serviço

7. Ordem de serviço

7.1 Características 7.2 Formato 7.3 Funcionalidades 7.4 Procedimentos

8. Pontos críticos em sistemas de controle e automação

8.1 Em relação à funcionalidade 8.2 Em relação à segurança 8.3 Em relação à operação 8.4 Em relação à manutenção

9. Histórico de manutenção de equipamentos e dispositivos de controle e automação

10. Análise de falhas

10.1 Análise em abrangência 10.2 Brainstorm 10.3 Causa/consequência

11. Cronograma

11.1 Características 11.2 Aspecto temporal 11.3 Atividades 11.4 Tarefas concomitantes, concorrentes e subsequentes 11.5 Alocação de recursos

D) Conhecimentos relativos às competências de gestão

Ética

­ Conceitos

­ Código de ética profissional

Liderança

­ Tipos

­ Estilos

­ Características

­ Controle de equipes

­ Fatores de satisfação no trabalho

Organização de equipes

Conflitos nas Organizações

­ Tipos

­ Características

­ Fatores internos e externos

Page 24: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

­ Causas

­ Consequências

­ Controle emocional no trabalho Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais Sala de aula convencional

o Projetor multimídia o Aparelho de TV o Aparelho de DVD

Laboratório informática

o Softwares aplicáveis à gestão da manutenção

Page 25: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Unidade Curricular: Implementação de Equipamentos e Dispositivos.

Carga Horária: 136 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidade de Competência: UC2: Implementar equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Módulo I

Objetivo Geral: Propiciar o desenvolvimento das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas requeridas para a implementação de equipamentos e dispositivos de controle e automação.

CONTEÚDOS FORMATIVOS A) Capacidades Técnicas Interpretar o plano de instalação de equipamentos e dispositivos de controle e automação. Identificar as características e funções das ferramentas aplicáveis à instalação de

equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação. Selecionar as ferramentas indicadas no plano de instalação de equipamentos e dispositivos em

sistemas de controle e automação; Interpretar a legislação de segurança, saúde e meio ambiente aplicável ao uso de

equipamentos e ferramentas nas atividades de instalação dos sistemas de controle e automação.

Identificar a necessidade de ajuste nos instrumentos, equipamentos e ferramentas de acordo com as características da instalação a ser realizada.

Interpretar os procedimentos de ajuste de instrumentos, equipamentos e ferramentas aplicados à instalação de dispositivos de controle e automação.

Interpretar os procedimentos técnicos recomendados para a utilização de equipamentos e ferramentas aplicáveis à instalação dos sistemas de controle e automação.

Interpretar, para fins de instalação, o manual do fabricante quanto às especificações técnicas dos equipamentos e dispositivos de controle e automação.

Correlacionar, para fins de instalação de equipamentos e dispositivos de controle e automação, as especificações contidas no projeto com os dados técnicos apresentados no manual do fabricante.

Interpretar, para fins de montagem, o manual do fabricante quanto à instalação de equipamentos e dispositivos de controle e automação, tendo em vista a conformidade com o projeto.

Interpretar, para fins de montagem, os procedimentos técnicos relativos à instalação de equipamentos e dispositivos de controle e automação, tendo em vista a conformidade com o projeto.

Interpretar a legislação de segurança, saúde e meio ambiente aplicável ao uso de equipamentos e ferramentas nas atividades de montagem de equipamentos e dispositivos de controle e automação.

Identificar, no projeto, as interligações entre os dispositivos de controle e automação. Interpretar o plano de instalação, tendo em vista a montagem de equipamentos e dispositivos

de controle e automação. Identificar os softwares, equipamentos e dispositivos a serem configurados. Interpretar os parâmetros do manual do fabricante, tendo em vista a configuração dos

softwares, equipamentos e dispositivos de controle e automação. Verificar a compatibilidade de configuração entre software e equipamentos/dispositivos de

controle e automação com o projeto. Identificar equipamentos e ferramentas aplicáveis à configuração de softwares, equipamentos e

dispositivos de controle e automação. Interpretar o manual do fabricante quanto aos procedimentos de configuração de softwares,

equipamentos e dispositivos de controle e automação. Avaliar os parâmetros de desempenho dos equipamentos e dispositivos do sistema de

Page 26: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

automação, tendo em vista a configuração de softwares. Interpretar as normas de segurança quanto à utilização de equipamentos e ferramentas de

configuração de softwares nos equipamentos e dispositivos de controle e automação. Identificar, para fins de parametrização das funções, os parâmetros iniciais do projeto, tendo

em vista a configuração de softwares, equipamentos e dispositivos de controle e automação. Identificar a forma de parametrização aplicável ao equipamento e dispositivo de controle e

automação. Interpretar os dados técnicos do manual do fabricante para fins de calibração de equipamentos

e dispositivos de controle e automação. Identificar procedimentos e/ou normas de calibração de equipamentos e dispositivos de

controle e automação. Identificar, para fins de calibração, as características técnicas dos equipamentos e dispositivos

de controle e automação. Organizar, em documentação específica, as informações relativas à calibração de

equipamentos e dispositivos de controle e automação. Identificar o padrão de referência na calibração de equipamentos e dispositivos de controle e

automação. Definir o padrão de referência a ser utilizado na calibração de equipamentos e dispositivos de

controle e automação. Analisar as condições para a utilização do padrão de referência na calibração de equipamentos

e dispositivos de controle e automação. Selecionar instrumentos e ferramentas aplicáveis à calibração de equipamentos e dispositivos

de controle e automação. Interpretar as normas de segurança recomendadas para a calibração de equipamentos e

dispositivos de controle e automação. Interpretar os procedimentos e/ou normas técnicas aplicáveis à calibração de equipamentos e

dispositivos de controle e automação. Identificar os dados técnicos (indicados pelo fabricante e no projeto) relativos ao funcionamento

de equipamentos e dispositivos de controle e automação. Comparar os parâmetros de desempenho medidos com os especificados no projeto, tendo em

vista a calibração de equipamentos e dispositivos de controle e automação. Avaliar, para fins de calibração, o funcionamento dos equipamentos e dispositivos de controle e

automação. Analisar, para fins de ajuste, os parâmetros medidos e especificados, tendo em vista a

calibração de equipamentos e dispositivos de controle e automação. Interpretar os dados técnicos do manual de operação, tendo em vista a execução do “start-up”

do processo. Reconhecer as etapas indicadas no manual de operação a serem observadas na execução do

“start-up” do processo. Identificar, no projeto, os indicadores a serem monitorados na execução do “start-up” do

processo. Identificar a forma de monitoramento dos indicadores do processo, tendo em vista a execução

do “start-up”. Organizar, em documentação específica, os resultados obtidos através do monitoramento do

funcionamento do processo, tendo em vista a execução do “start-up” do processo. Correlacionar, na execução do “start-up” do processo, os resultados registrados com as

informações de referência contidas no projeto; Interpretar, para fins de orientação do operador, o manual de operação do processo. Selecionar, para fins de orientação do operador, as informações requeridas para a operação do

processo. Identificar, com base na comparação dos resultados obtidos com os padrões de referência, os

ajustes a serem realizados no sistema de controle e automação, tendo em vista a execução do “start-up”.

Identificar, para fins de atualização da documentação, as alterações realizadas no projeto durante a implementação do mesmo.

Analisar, para fins de elaboração do relatório, as alterações realizadas no projeto durante a implementação do mesmo.

Justificar tecnicamente, em documento específico, as alterações realizadas.

Page 27: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais Demonstrar os valores éticos nas relações sociais e nas ações do campo profissional. Interagir nas situações de conflito, buscando o consenso, o respeito às opiniões e pontos

de vista dos membros da equipe de trabalho.

Capacidades Organizativas Atuar na capacitação de equipes. Coordenar a equipe de trabalho. Aplicar as ferramentas da qualidade nos processos. Desenvolver as atividades atendendo os procedimentos técnicos e respeitando as

normas de saúde e segurança e meio ambiente. Utilizar as ferramentas e instrumentos colocados a sua disposição de acordo com as

recomendações recebidas e procedimentos técnicos.

Capacidades Metodológicas Posicionar-se criticamente em relação a situações propostas, fundamentando-as

tecnicamente. Propor alternativas para melhor organizar o ambiente e o desenvolvimento do trabalho. Demonstrar iniciativa e analisar alternativas no desenvolvimento das atividades sob a sua

responsabilidade, considerando as mudanças tecnológicas. C) Conhecimentos relativos às Capacidades Técnicas

1. Procedimentos para calibração de equipamentos e dispositivos de controle e automação

2. Softwares, equipamentos e dispositivos de controle 2.1 Características 2.2 Funcionalidades 2.3 Módulos de controle 2.4 Configuração 2.5 Parâmetros

3. Dispositivos de calibração

3.1 Calibradores de sensores de pressão 3.2 Temperatura 3.3 Vazão 3.4 Nível

D) Conhecimentos relativos às competências de gestão

Disseminação de informações

­ Técnicas de Pesquisa

­ Preparação de materiais e recursos

­ Utilização de recursos audiovisuais

Qualidade de vida no trabalho

Auto-realização

Trabalho e profissionalismo

­ Administração do tempo

­ Autonomia e iniciativa

Page 28: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

­ Inovação, flexibilidade e tecnologia Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais Sala de aula convencional

o Projetor multimídia o Aparelho de TV o Aparelho de DVD

Laboratório de Informática

o Softwares voltados ao controle Laboratório de equipamentos e dispositivos de controle e automação

Page 29: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Unidade Curricular: Instrumentação e Controle. Carga Horária: 102 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidade de Competência: UC2: Implementar equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Módulo I

Objetivo Geral: Propiciar o desenvolvimento das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas requeridas para a instrumentação e controle em sistemas de controle e automação.

CONTEÚDOS FORMATIVOS A) Capacidades Técnicas

Reconhecer as diferentes técnicas de instrumentação aplicadas aos sistemas de controle e automação.

Identificar a função de dispositivos eletroeletrônicos em sistemas de automação. Especificar ferramentas e instrumentos aplicados à automação. Identificar as características e aplicações das ferramentas e instrumentos da eletroeletrônica. Reconhecer os conceitos aplicados à instrumentação. Identificar os princípios aplicáveis à instrumentação. Identificar as técnicas de sintonia de malhas de controle. Reconhecer as reações químicas nos processos industriais.

B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais Demonstrar os valores éticos nas relações sociais e nas ações do campo profissional. Interagir nas situações de conflito, buscando o consenso, o respeito às opiniões e

pontos de vista dos membros da equipe de trabalho.

Capacidades Organizativas Atuar na capacitação de equipes. Coordenar a equipe de trabalho. Aplicar as ferramentas da qualidade nos processos. Desenvolver as atividades atendendo os procedimentos técnicos e respeitando as

normas de saúde e segurança e meio ambiente. Utilizar as ferramentas e instrumentos colocados a sua disposição de acordo com as

recomendações recebidas e procedimentos técnicos.

Capacidades Metodológicas Posicionar-se criticamente em relação a situações propostas, fundamentando-as

tecnicamente. Propor alternativas para melhor organizar o ambiente e o desenvolvimento do trabalho. Demonstrar iniciativa e analisar alternativas no desenvolvimento das atividades sob a

sua responsabilidade, considerando as mudanças tecnológicas. C) Conhecimentos relativos às Capacidades Técnicas

1. Variáveis de processo 1.1 Pressão 1.2 Temperatura 1.3 Nível

Page 30: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

1.4 Vazão 1.5 PH 1.6 Condutividade

2. Cinética química e termoquímica (processos endotérmicos e isotérmicos)

3. Sensores

3.1 De pressão, temperatura, nível, vazão, PH e condutividade 3.2 Características 3.3 Condicionamento do sinal

4. Transdutores e conversores 5. Válvulas de controle 6. Análise de segurança intrínseca em malhas de controle: Sistema Instrumentado de

Segurança (SIS)

7. Controle de processos 7.1 Malha de controle 7.2 Análise de estabilidade

8. Tipos de controladores

8.1 ON-OFF 8.2 Proporcional P 8.3 Proporcional-Integral PI 8.4 Proporcional-Integral-Derivativo PID

9. Parâmetros P-I-D 10. Dispositivos controladores comerciais 11. Sintonia de controladores 12. Hidráulica e Pneumática proporcional

D) Conhecimentos relativos às competências de gestão

Ferramentas da Qualidade

­ Custo/Benefício

­ Desempenho do Produto

­ Atendimento ao Cliente

­ Ferramentas da Qualidade: 5W1H; Ishikawa; Diagrama de Pareto; GUT.

Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais Sala de aula convencional

o Computador o Projetor multimídia o Aparelho de TV o Aparelho de DVD

Laboratório de instrumentação e controle o Planta didática de instrumentação o Válvulas de controle o Sensores o Transdutores e conversores o Dispositivos calibradores o Controladores

Page 31: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Unidade Curricular: Manutenção de Equipamentos e Dispositivos.

Carga Horária: 68 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidade de Competência: UC1: Manter equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Módulo I

Objetivo Geral: Propiciar o desenvolvimento das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas requeridas para a manutenção de equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação.

CONTEÚDOS FORMATIVOS A) Capacidades Técnicas

Analisar o plano de manutenção de equipamentos e/ou dispositivos em sistemas de controle e automação, tendo em vista a realização da manutenção.

Analisar a Ordem de Serviço, tendo em vista a realização da manutenção dos equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação.

Identificar os procedimentos de análise de falhas referentes à manutenção dos equipamentos e dispositivos em sistemas de controle e automação;

Analisar as características de falhas apresentadas nos equipamentos e dispositivos de controle e automação, tendo em vista a sua manutenção.

Identificar os de procedimentos teste do o sistema de segurança através da simulação de possíveis falhas nos equipamentos e dispositivos indicadas no plano de manutenção.

Diagnosticar as causas das falhas nos equipamentos e dispositivos de controle e automação indicados no plano de manutenção.

Analisar, de acordo com as indicações do plano, os desenhos de peças e conjuntos do sistema de controle e automação a ser mantido.

Identificar as ferramentas recomendadas, considerando as características da manutenção a ser realizada nos equipamentos e dispositivos de controle e automação.

Verificar a calibração dos instrumentos aplicáveis à manutenção de equipamentos e dispositivos de controle e automação.

Reconhecer os equipamentos de proteção requeridos para execução das atividades de ajuste e correção em equipamentos e dispositivos de controle e automação.

Interpretar a legislação de segurança, saúde e meio ambiente aplicável à execução de ajustes e correções em equipamentos e dispositivos de controle e automação.

Identificar os procedimentos e normas técnicas referentes à execução de ajustes e correções em equipamentos e dispositivos de controle e automação.

Identificar as instruções contidas no manual do fabricante na execução de ajustes e correções em equipamentos e dispositivos de controle e automação.

Reconhecer os equipamentos de proteção requeridos para execução das atividades de substituição de equipamentos e dispositivos defeituosos.

Interpretar a legislação de segurança, saúde e meio ambiente aplicável à execução das atividades de substituição de equipamentos e dispositivos defeituosos.

Identificar os procedimentos referentes à execução das atividades de substituição de equipamentos e dispositivos defeituosos.

Interpretar as normas recomendadas pelo fabricante, referentes à execução das atividades de substituição de equipamentos e dispositivos defeituosos.

Realizar a configuração dos dispositivos de controle e automação substituídos, através das informações contidas no manual do fabricante.

Identificar os procedimentos referentes à documentação da manutenção de equipamentos e dispositivos de controle e automação.

Organizar, em documentação específica, as falhas detectadas por ocasião da manutenção dos sistemas de controle e automação;

Organizar, em documentação específica, as ações de manutenção realizadas nos

Page 32: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

equipamentos e dispositivos de controle e automação. Organizar, em documentação específica, as alterações identificadas por ocasião da

manutenção realizada nos equipamentos e dispositivos de controle e automação. B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais Demonstrar os valores éticos nas relações sociais e nas ações do campo profissional. Interagir nas situações de conflito, buscando o consenso, o respeito às opiniões e

pontos de vista dos membros da equipe de trabalho.

Capacidades Organizativas Atuar na capacitação de equipes. Coordenar a equipe de trabalho. Aplicar as ferramentas da qualidade nos processos. Desenvolver as atividades atendendo os procedimentos técnicos e respeitando as

normas de saúde e segurança e meio ambiente. Utilizar as ferramentas e instrumentos colocados a sua disposição de acordo com as

recomendações recebidas e procedimentos técnicos.

Capacidades Metodológicas Posicionar-se criticamente em relação a situações propostas, fundamentando-as

tecnicamente. Propor alternativas para melhor organizar o ambiente e o desenvolvimento do trabalho. Demonstrar iniciativa e analisar alternativas no desenvolvimento das atividades sob a

sua responsabilidade, considerando as mudanças tecnológicas. C) Conhecimentos relativos às Capacidades Técnicas

1. Procedimento de calibração 1.1 Características 1.2 Etapas 1.3 Métodos

2. Equipamentos e instrumentos de análise e diagnóstico de falhas 3. Técnicas de montagem e desmontagem de equipamentos e dispositivos

D) Conhecimentos relativos às competências de gestão

Método de Análise e Solução de Problemas

­ MASP

Materiais e equipamentos

­ Tipos

­ Características

­ Aplicações

­ Procedimentos técnicos de manuseio e conservação

Segurança no Trabalho

­ Mapa de riscos

­ Inspeções de segurança

Page 33: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

­ PPRA

Qualidade Ambiental

­ Reciclagem de resíduos

­ Descarte de resíduos

­ Uso racional de Recursos e Energias disponíveis

­ A importância da reciclagem Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais Sala de aula convencional

o Computador o Projetor multimídia o Aparelho de TV o Aparelho de DVD

Laboratório de manutenção de equipamentos e dispositivos de controle e automação

o Equipamentos o Ferramentas o Instrumentos

Page 34: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

MÓDULO ESPECÍFICO II

Unidade Curricular: Desenvolvimento de Sistemas de Controle.

Carga Horária: 100 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidade de Competência: UC3: Atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Módulo II

Objetivo Geral: Favorecer a complementação, o aprofundamento e a integração das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas desenvolvidas ao longo do processo formativo através do desenvolvimento de sistemas de controle e automação.

CONTEÚDOS FORMATIVOS A) Capacidades Técnicas Interpretar as características técnicas dos elementos do processo contidos nas plantas,

esquemas e diagramas, tendo em vista o levantamento de dados. Identificar, nas plantas, esquemas e diagramas, os requisitos do cliente, tendo em vista o

levantamento de dados do processo. Organizar, em documento específico, as informações relativas à análise das plantas,

esquemas e diagramas. Identificar, para fins de levantamento de dados, os dispositivos e equipamentos existentes no

processo. Interpretar, para fins de cruzamento de informações, os requisitos do cliente e os dados

contidos nas plantas, esquemas e diagramas, tendo em vista a elaboração do projeto. Organizar, em documento específico, as conclusões relativas ao cruzamento de informações,

tendo em vista a elaboração do projeto. Interpretar as características e informações técnicas relativas aos equipamentos e dispositivos

contidas nos manuais do fabricante, tendo em vista a elaboração do projeto. Identificar as características técnicas dos equipamentos e dispositivos dos sistemas de

controle e automação, tendo em vista a elaboração do projeto. Interpretar, para fins de definição do escopo, os requisitos do cliente, tendo em vista a

elaboração do projeto. Organizar, em documento específico, as informações coletadas para a elaboração do projeto. Interpretar as normas relativas à elaboração da documentação técnica. Interpretar as normas de desenho nos esquemas e diagramas de acordo com os requisitos de

funcionamento do processo, tendo em vista a elaboração da documentação técnica. Identificar as interligações dos elementos do projeto, tendo em vista a elaboração da

documentação técnica. Interpretar o projeto do sistema de controle e automação, tendo em vista a elaboração dos

manuais de instalação, operação e manutenção. Selecionar, no projeto, as informações pertinentes, tendo em vista a elaboração dos manuais

de instalação, operação e manutenção.

B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio;

Page 35: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais Agir de forma ética. Administrar situações de conflito, analisando as variáveis envolvidas e suas possíveis

causas, buscando o consenso na resolução dos impasses ocorridos.

Capacidades Organizativas Atuar como multiplicador de tecnologias. Coordenar a equipe de trabalho. Atuar em grupos de trabalho da área técnica da empresa com a finalidade de propor

melhorias nos produtos e serviços. Atuar de acordo com o sistema de gestão da qualidade da empresa. Respeitar e fazer respeitar os procedimentos técnicos, a legislação específica de saúde,

segurança e meio ambiente. Atuar profissionalmente utilizando e conservando os equipamentos e ferramentas no

seu ambiente de trabalho.

Capacidades Metodológicas Tomar decisões na resolução de problemas que afetam atividades sob sua

responsabilidade ou que lhe são delegadas. Organizar o próprio trabalho de acordo com as diretrizes da empresa. Demonstrar atitude pró-ativa, atualizando-se continuamente e adaptando-se às

mudanças tecnológicas, organizativas, profissionais e socioculturais que incidem nas suas atividades profissionais.

C) Conhecimentos relativos às Capacidades Técnicas

1. Especificações de desempenho do projeto 2. Análise de viabilidade do projeto 3. Planejamento do projeto 4. Elaboração da documentação técnica 5. Apresentação do projeto

D) Conhecimentos relativos às competências de gestão

Ética

­ Virtudes profissionais: responsabilidade, iniciativa, honestidade, sigilo, prudência, perseverança, imparcialidade

Tomada de Decisão

­ Decisões Programadas

­ Decisões não-programadas

Técnicas de Comunicação

­ Oral

­ Escrita

­ Visual

­ Interatividade

­ Sistematização e apresentação de idéias

­ Utilização de recursos audiovisuais

Coordenação de equipe

­ Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia

­ Relações com o líder

­ Gestão da Rotina

­ Delimitação de atividades

­ Definição de etapas

­ Previsão de recursos

Page 36: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

­ Elaboração de cronogramas

­ Tomada de decisão

Administração de conflitos

­ Identificação

­ Expressão de emoções

­ Avaliação de emoções

­ Inteligência emocional

­ Intervenção em conflitos

Trabalho e profissionalismo

­ Empreendedorismo

­ Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional

­ Empregabilidade

­ Sustentabilidade Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais Laboratório de Projetos

o Computadores o Softwares de elaboração de desenho técnico o Softwares de elaboração de diagramas eletromecânicos o Bancadas para montagem de protótipos

Page 37: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Unidade Curricular: Sistemas Lógicos Programáveis. Carga Horária: 160 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidade de Competência: UC3: Atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Módulo II

Objetivo Geral: Propiciar a complementação e o fortalecimento das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas requeridas para a utilização de sistemas lógicos programáveis nos sistemas de controle e automação.

CONTEÚDOS FORMATIVOS A) Capacidades Técnicas Selecionar, no manual do fabricante, os parâmetros relevantes para a configuração do

hardware, tendo em vista a programação de dispositivos de controle e automação. Especificar, para fins de configuração do hardware, as variáveis de processo (endereços e

tags), tendo em vista a programação de dispositivos de controle e automação. Estabelecer os ajustes nos parâmetros de configuração e de comunicação do hardware, tendo

em vista a programação de dispositivos de controle e automação. Analisar, para fins de estruturação do algoritmo, as etapas de funcionamento do processo,

tendo em vista a programação de dispositivos de controle e automação. Estabelecer, para fins de estruturação do algoritmo, a inter-relação das etapas do processo,

tendo em vista a programação de dispositivos de controle e automação. Selecionar técnicas de lógica estruturada, tendo em vista a programação de dispositivos de

controle e automação. Definir Identificar a linguagem de programação a ser utilizada na programação de dispositivos

de controle e automação. Analisar, para fins de elaboração da lógica de comando e controle, técnicas de controle

utilizadas na programação de dispositivos de controle e automação. Identificar, para fins de simulação, o funcionamento da lógica de comando e controle, tendo em

vista a programação de dispositivos de controle e automação. Identificar os ajustes necessários na lógica de comando e controle, tendo em vista a

programação de dispositivos de controle e automação. Identificar os dispositivos de entrada e saída, tendo em vista a elaboração da documentação

técnica. Estabelecer a relação dos dispositivos de entrada e saída com os endereços do hardware,

tendo em vista a elaboração da documentação técnica. B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais Agir de forma ética. Administrar situações de conflito, analisando as variáveis envolvidas e suas possíveis

causas, buscando o consenso na resolução dos impasses ocorridos.

Capacidades Organizativas Atuar como multiplicador de tecnologias. Coordenar a equipe de trabalho. Atuar em grupos de trabalho da área técnica da empresa com a finalidade de propor

melhorias nos produtos e serviços.

Page 38: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Atuar de acordo com o sistema de gestão da qualidade da empresa. Respeitar e fazer respeitar os procedimentos técnicos, a legislação específica de saúde,

segurança e meio ambiente. Atuar profissionalmente utilizando e conservando os equipamentos e ferramentas no seu

ambiente de trabalho.

Capacidades Metodológicas Tomar decisões na resolução de problemas que afetam atividades sob sua

responsabilidade ou que lhe são delegadas. Organizar o próprio trabalho de acordo com as diretrizes da empresa. Demonstrar atitude pró-ativa, atualizando-se continuamente e adaptando-se às mudanças

tecnológicas, organizativas, profissionais e socioculturais que incidem nas suas atividades profissionais.

C) Conhecimentos relativos às Capacidades Técnicas

1. Controladores Programáveis (CLP) 1.1 Características técnicas 1.2 Princípio de funcionamento 1.3 Arquitetura e especificação de hardware 1.4 Linguagem de programação 1.5 Estruturas de programação 1.6 Técnica estruturada de programação 1.7 Funções de controle de processos

2. Sistemas Supervisórios, SDCD e IHM

2.1 Sistemas de Supervisão: Local e Remoto 2.2 Componentes de um sistema de supervisão 2.3 Softwares SCADA e Interfaces Homem Máquina 2.4 Funções básicas dos Sistemas de Supervisão 2.5 Modos de comunicação 2.6 Gerenciamento de dados 2.7 Aquisição de dados 2.8 Módulos de Controle 2.9 Gráficos 2.10 Tendências 2.11 Receita 2.12 Alarmes 2.13 Falhas 2.14 Sistemas de Segurança 2.15 Backup 2.16 Redundância 2.17 Arquitetura 2.18 Base de dados 2.19 Drives de Comunicação 2.20 Padronização de telas 2.21 Desenvolvimento de interfaces gráficas 2.22 Desenvolvimento de telas 2.23 Histórico de falhas

3. Redes de Comunicação

3.1 Transmissão de dados 3.2 Topologia e Arquitetura de Rede 3.3 Meios físicos: Mestre/Escravo, Produtor/Consumidor, Cliente/Servidor 3.4 Protocolos de Comunicação 3.5 Modelo OSI/ISO 3.6 Critérios de Seleção: determinismo e velocidade 3.7 Redundância

Page 39: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

D) Conhecimentos relativos às competências de gestão

Materiais e equipamentos

­ Tipos

­ Características

­ Aplicações

­ Procedimentos técnicos de manuseio e conservação Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais Laboratório de CLP e Redes Industriais

o Microcomputadores o CLPs o Dispositivos de comunicação de Redes Industriais o IHMs o Software supervisório o Equipamentos e sistemas de controle

Page 40: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Unidade Curricular: Técnicas de Controle. Carga Horária: 80 horas

Qualificação Profissional: Técnico de Nível Médio em Automação Industrial.

Unidade de Competência: UC3: Atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

Módulo II

Objetivo Geral: Propiciar a complementação e o fortalecimento das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas requeridas para a aplicação das técnicas de controle nos sistemas de controle e automação.

CONTEÚDOS FORMATIVOS A) Capacidades Técnica Estabelecer, para fins de criação do fluxograma, as rotinas do processo, tendo em vista a

elaboração do projeto. Estabelecer, para fins de criação do fluxograma, a lógica funcional do processo, tendo em vista

a elaboração do projeto. Analisar, para fins de estruturação do algoritmo, técnicas de controle utilizadas na programação

de dispositivos de controle e automação. Ler e interpretar desenhos de processos.

B) Capacidades sociais, organizativas e metodológicas (As Competências de Gestão são desenvolvidas em níveis progressivos de complexidade desde o primeiro módulo. Os níveis progressivos de complexidade são estabelecidos a partir da análise das competências de gestão definidas no perfil profissional. Essas competências devem ser desenvolvidas de forma integrada com as capacidades técnicas, podendo ser trabalhadas de diferentes formas, como estratégias pedagógicas; atividades específicas das Situações de Aprendizagem; literatura de apoio; conhecimentos associados/afins; palestras, seminários, visitas técnicas, entre outros).

Capacidades Sociais Agir de forma ética. Administrar situações de conflito, analisando as variáveis envolvidas e suas possíveis

causas, buscando o consenso na resolução dos impasses ocorridos.

Capacidades Organizativas Atuar como multiplicador de tecnologias. Coordenar a equipe de trabalho. Atuar em grupos de trabalho da área técnica da empresa com a finalidade de propor

melhorias nos produtos e serviços. Atuar de acordo com o sistema de gestão da qualidade da empresa. Respeitar e fazer respeitar os procedimentos técnicos, a legislação específica de saúde,

segurança e meio ambiente. Atuar profissionalmente utilizando e conservando os equipamentos e ferramentas no seu

ambiente de trabalho.

Capacidades Metodológicas Tomar decisões na resolução de problemas que afetam atividades sob sua

responsabilidade ou que lhe são delegadas. Organizar o próprio trabalho de acordo com as diretrizes da empresa. Demonstrar atitude pró-ativa, atualizando-se continuamente e adaptando-se às mudanças

tecnológicas, organizativas, profissionais e socioculturais que incidem nas suas atividades profissionais.

Page 41: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

C) Conhecimentos relativos às Capacidades Técnicas

1. Diagramas de processo Industrial 2. Diagrama de Blocos 3. Funções de Transferência 4. Processo contínuo e em batelada 5. Auto-regulação e curvas de reação 6. Estabilidade da malha de controle 7. Servoacionamento

D) Conhecimentos relativos às competências de gestão

Sistema de Gestão Qualidade

­ ISO9001: aspectos centrais

Sistema de Gestão Ambiental

­ Aspectos centrais da ISO14000

Organização de ambientes de trabalho

­ Just-in-time

­ Kanban

Segurança no Trabalho

­ Procedimentos e normas de segurança no trabalho

Saúde ocupacional

Meio ambiente e sustentabilidade

­ Responsabilidades socioambientais

­ Políticas públicas ambientais

­ A indústria e o meio ambiente Ambientes Pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais Laboratório de Controle de Processos

o Microcomputadores o Controladores programáveis de processo

Page 42: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Desenvolvimento metodológico O desenvolvimento de competências supõe a adoção de metodologia centrada no sujeito que aprende, criando condições e situações desafiadoras para que ele construa o seu próprio conhecimento na interação com o meio, através de experiências concretas, numa relação teoria e prática que permite ao aluno apropriar-se não só do conteúdo, mas, a partir dele, Aprender a Aprender:

Aprender baseando-se em hipóteses, a partir do questionamento de suas necessidades reais;

Aprender para melhorar seu ambiente, suas condições de vida, suas relações sociais, portanto, um ensino crítico e criativo da realidade.

A possibilidade de integrar teoria e prática proporciona ao aluno vivenciar situações e experiências reais, similares ao ambiente empresarial, possibilitando a aplicação dos conhecimentos que estão sendo construídos ao longo do curso, constituindo-se em verdadeira prática profissional orientada pelos docentes. O desenvolvimento de competências pressupõe a utilização de diferentes metodologias de ensino (considerando que cada aluno tem a sua forma de aprender) e diferentes ambientes de aprendizagem (como laboratórios, bibliotecas, espaços da comunidade e das empresas, ambientes naturais, todos considerando o mundo do trabalho e o contexto sociocultural). O Plano de trabalho dos docentes é realizado através de planejamento integrado, em sintonia com a organização e o sistema de avaliação do presente Plano de Curso, de modo a atender as exigências de relacionamento, ordenação e integração entre as Unidades Curriculares.

Page 43: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Plano de estágio ou de trabalho de conclusão de curso, quando requeridos O Estágio Obrigatório não constitui um processo independente do Curso, mas é parte importante do mesmo, uma vez que complementa o processo formativo do aluno. Tem por objetivo proporcionar experiência profissional em situações e experiências reais de trabalho, onde o aluno terá a oportunidade de aplicar os conhecimentos construídos ao longo do curso. O Estágio Obrigatório, orientado e supervisionado pela escola, tem carga horária mínima de 340 (trezentas e quarenta) horas, devendo ser realizado após a conclusão do Módulo Específico II, ou em até 01 (um) ano após a conclusão do curso. Para fins de conclusão das atividades que estão sendo realizadas pelo estagiário, ou para fortalecer o desenvolvimento de algumas das competências descritas no perfil profissional de conclusão, é admissível uma complementação de carga horária em relação ao estabelecido no Plano de Curso. O aluno que exceder o prazo previsto para o início do Estágio Obrigatório está sujeito a parecer emitido pela Equipe de Supervisão de Estágio, considerando-se a necessidade ou não de estudos de atualização. O Estágio Obrigatório é realizado nas empresas ou instituições conveniadas com o SENAI. Todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento do Estágio Obrigatório estão contemplados em documento específico, contendo as orientações para o aluno, os critérios de avaliação e as atribuições da Equipe de Supervisão de Estágio e dos estagiários. Ao concluir o Estágio Obrigatório, o aluno terá construído o Perfil Profissional que abrange as competências indicadas no item 3 deste Plano de Curso. É dispensado de realizar o Estágio Obrigatório o aluno trabalhador que comprovar experiência profissional de 2 (dois) anos e apresentar atestado descritivo de suas atividades, as quais devem ser compatíveis com as competências requeridas para o perfil profissional de conclusão descritas no item 3 deste Plano de Curso.

[Caso o DR executor opte por Estágios e/ou TCC, deve completar esta seção .com o Plano de Realização do Estágio Profissional Supervisionado, e adicionar a respectiva carga horária e descrição no quadro de organização curricular acima. O DR executor deve também observar também as diretrizes nacionais sobre Estágios Supervisionados em discussão no DN ao longo de 2013.]

Page 44: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Critérios de aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores Os conhecimentos e experiências anteriores, adquiridos informalmente ou no ambiente de trabalho, podem ser aproveitados, mediante avaliação, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional do curso. A avaliação visa a estabelecer uma relação entre as competências evidenciadas pelo aluno e aquelas competências exigidas para o Módulo e sua respectiva Unidade Curricular. A avaliação pode ser teórica e prática ou envolver somente uma dessas situações, dependendo das características da Unidade Curricular e das competências a serem evidenciadas. As avaliações teóricas e práticas são elaboradas pelos docentes responsáveis pelas Unidades Curriculares, com o apoio do Serviço de Orientação Pedagógica. Estudos realizados em Cursos Técnicos, Cursos de Nível Superior e em processos formais de Certificação Profissional podem ser aproveitados, mediante análise da documentação apresentada pelo aluno e das competências estabelecidas para a respectiva Unidade Curricular e, se necessário, também, através de instrumentos de avaliação. A análise de documentos apresentados pelo aluno, bem como os registros dos aproveitamentos de estudos e experiências anteriores são de responsabilidade do Serviço de Orientação Pedagógica.

[O DR executor pode completar o texto-base com informações sobre procedimentos locais .]

Critérios e procedimentos de avaliação da aprendizagem Através de uma Situação de Aprendizagem, o docente tem a possibilidade de fazer circular o máximo de informações e explorar diferentes estratégias de ensino, como desenvolvimento de projetos, estudos de caso, pesquisas e gestão de situações-problema. As estratégias de ensino têm caráter mobilizador e integrador de saberes, uma vez que seus eixos organizadores são as competências específicas (capacidades técnicas) e de gestão (sociais, organizativas e metodológicas) que, inseridas em um contexto desafiador e significativo, despertam o interesse do aluno e estimulam a sua participação nas vivências coletivas e nas aprendizagens profissionais significativas. Os educandos, através das estratégias de ensino utilizadas, são desafiados a colocarem em ação tudo o que sabem e pensam e a solucionarem problemas e a tomarem decisões em relação aos desafios propostos. Sendo o desenho curricular estruturado com base nas competências do perfil profissional, a avaliação também é concebida de forma adequada à abordagem de competências. Dessa forma, implementamos uma avaliação de competências essencialmente qualitativa, transparente e participativa, envolvendo alunos e docentes. É um processo contínuo e cooperativo de coleta de evidências centrada no sujeito e na qualidade de seu desempenho, tendo por referência as competências definidas no perfil profissional. A avaliação de competências tem como foco a mobilização das distintas competências em contextos reais ou simulados, indo além da aprendizagem de tarefas isoladas. A abrangência da avaliação compreende os seguintes critérios:

A verificação do desenvolvimento de habilidades dos alunos, atributos relacionados ao saber-fazer: aos saberes (domínio cognitivo, conjunto de conhecimentos necessários), ao saber ser (atitudes/qualidades pessoais) e ao saber agir (práticas no trabalho);

Page 45: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

O acompanhamento no desenvolvimento de atitudes/qualidades pessoais (comportamentos e valores demonstrados no contexto de trabalho, para alcançar o desempenho descrito);

O acompanhamento do aluno conscientizando-o de seus avanços e dificuldades (verificação da aprendizagem, mediante instrumentos diversificados e apoio com atividades de forma simultânea e integrada ao processo de ensino e aprendizagem);

A verificação das competências desenvolvidas, entendida como a mobilização de conhecimentos, de habilidades e de atitudes necessários para solução de problemas e desempenho de atividades.

Na avaliação realizada ao longo do processo, os docentes têm sempre presente a relação entre as Unidades Curriculares e o perfil profissional, mantendo o foco no desenvolvimento de competências. Desta forma, utilizam os mais diversos instrumentos para a avaliação do aluno, tais como, trabalhos individuais e em grupo, pesquisas, desenvolvimento de projetos, auto-avaliação, estratégias de simulações reais de trabalho, lista de verificação, “Check-list”, “portfólio”, provas, ou outras formas que considerem eficientes e eficazes para verificar e acompanhar o processo de aprendizagem. Para estabelecer o processo de coleta de evidências para cada Situação de Aprendizagem desenvolvida, os docentes definem os resultados parciais esperados, os indicadores e os critérios de avaliação. O processo de coleta de evidências se constitui em referencial para verificar o desenvolvimento de competências e atribuir o conceito Apto ou Não Apto ao final do Módulo:

APTO – o aluno evidenciou as competências estabelecidas para o Módulo;

NÃO APTO – o aluno não evidenciou as competências estabelecidas para o Módulo. O aluno que obteve o conceito Não Apto deverá matricular-se novamente no Módulo. Durante o desenvolvimento das Situações de Aprendizagem, para cada resultado esperado, são realizadas avaliações teóricas e/ou práticas, constituindo-se estas em referencial para o replanejamento e o reensino pelo professor e para a atribuição do conceito de APTO ou NÃO APTO ao final do Módulo. Para os alunos que apresentarem dificuldades de aprendizagem, são disponibilizadas atividades de apoio, de forma simultânea e integrada ao desenvolvimento do módulo. Para a aprovação do aluno também é exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária do Módulo. O oferecimento de atividades compensatórias de infrequência é disciplinado pelo Conselho Técnico-Administrativo-Pedagógico - CTAP devendo ser realizadas no decorrer do Módulo, de forma presencial.

[Cabe ao DR executor definir e registrar no Plano de Curso critérios específicos para a avaliação final, como nota, composição da média final etc.]

Page 46: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Instalações, equipamentos, recursos tecnológicos e bibliotecas: SALA DOS PROFESSORES DE PREPARAÇÃO: Recursos Materiais: mesas; cadeiras; computadores; balcões, mural, ar condicionado. SALA DA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: Recursos Materiais: escrivaninhas, cadeiras, telefone, balcão, computador com Internet. SALA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E ESTÁGIO: Recursos Materiais: escrivaninhas, cadeiras, telefones, balcões, computadores com Internet. SUPERVISOR DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA E COORDENADOR DE ENSINO: Recursos Materiais: escrivaninhas, telefones; computadores; balcões; arquivo de aço; cadeiras. SECRETARIA: Recursos Materiais: escrivaninhas; cadeiras; computadores; telefones; balcões; ar condicionado. SALA DE DIREÇÃO: Recursos Materiais: mesa reunião; cadeiras; computador; balcão. OUTROS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS: Treinamento / financeiro / RH : Recursos Materiais: computadores; impressoras; arquivos de aço; balcões; telefones; escrivaninhas; CANTINA: Recursos Materiais: mesas; bancos; ventiladores; registradora; TV; microondas; Freezer; geladeiras; forno industrial; buffet . SANITÁRIO DA DIREÇÃO: Recursos Materiais: vaso, lavatório SANITÁRIO DOS DOCENTES: Recursos Materiais: vaso, lavatório SANITÁRIO DAS ALUNAS - FEMININO: Recursos Materiais: vasos, lavatórios SANITÁRIOS DOS ALUNOS - MASCULINO: Recursos Materiais: vasos, lavatórios SANITÁRIO DAS ALUNAS - FEMININO PCD : Recursos materiais: vaso, lavatório SANITÁRIO DOS ALUNOS - MASCULINO PCD: Recursos Materiais: vaso, lavatório SALA DE AULA: Recursos Materiais: cadeiras, mesas, mesa professor, cadeira professor. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: Recursos Materiais: cadeiras giratórias; bancadas; microcomputadores. AUDITÓRIO: Recursos Materiais: cadeiras de braço, módulos, tela de projeção, TV, cadeiras comuns LABORATÓRIO DE INFORMATICA: Recursos Materiais: cadeiras giratórias; bancadas; microcomputadores.

Page 47: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA: Recursos Materiais: cadeiras giratórias; bancadas; microprocessadores; multímetros; osciloscópios Estações PU 2000 COM FONTE AJUSTÁVEL; protoBoard; frequêncimetros; gerador de função; computadores; alicate de bico; alicate de cortes; sugadores; estação de solda; chave Philips; geradores de sinais; chaves de fenda; gaveteiros com componentes eletrônicos. LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA: Recursos Materiais: cadeiras; ilhas; osciloscópios; estações PU 2000 com fonte ajustável DA degen-Systens; proto Board; gerador de função; sugadores; chaves de fenda; multímetros; multímetros; LABORATÓRIO DE ELÉTRICIDADE: Recursos Materiais: cadeiras giratórias; ilhas p/CLP; Painéis elétricos; alicates de corte; alicates de bico; alicates universais; chaves de fenda; chaves Philips; multiteste. LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO: Recursos Matérias: cadeiras giratórias; ilhas de compu p/CLP; micros; CLPs. LABORATÓRIO DE CONTROLE E REDES INDUSTRIAIS/SDC : Recursos Materiais: cadeiras giratórias; ilhas p/computadores CLP; MICROS; CLPs; Planta Didática SMAR/FIELDBUS. LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO E SINAIS: Recursos Materiais: cadeiras giratórias; bancadas de calibração; bancadas de montagem; micros computadores; planta didática. LABORATÓRIOS DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS/ VALVULAS: Recursos Materiais: cadeiras; bancadas; painéis de montagem; tanques de controles Didáticos. LABORATÓRO DE HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA: Recursos Materiais: cadeiras; bancadas ; Painéis de montagem; tanques de controle didático. BIBLIOTECA: Recursos materiais: mesas de estudo; cadeiras; computadores com acesso a Internet.

[O DR executor pode complementar o texto-base com informações sobre infraestrutura local utilizada no apoio ao curso.]

Recursos humanos (perfil do pessoal docente, técnico e administrativo)

Caberá a cada Departamento Regional executor definir os Recursos Humanos necessários para o desenvolvimento do curso. Cabe salientar que para o exercício da docência deve-se respeitar a formação mínima exigida pela legislação para os Cursos Técnicos de Nível Médio. [O DR executor pode complementar o texto-base com informações sobre a equipe local, incluindo experiência e formação.]

Page 48: Técnico em Automação Industrial_EAD.pdf

Certificados e diplomas Os certificados de Qualificação Profissional e Diplomas são expedidos em conformidade com a legislação vigente. Junto ao Certificado é anexado o Histórico Escolar do aluno, explicitando as competências e perfis correspondentes aos módulos cursados. No Curso Técnico em Automação Industrial são expedidos Certificado e Diploma aos alunos concluintes:

a) Certificado de Qualificação Profissional em Instrumentista Industrial, após a conclusão dos Módulos Básico, Introdutório e Específico I;

b) Certificado de Qualificação Profissional em Automação Industrial, após a conclusão do Curso, sem o Ensino Médio concluído;

c) Diploma de Técnico em Automação Industrial, após a conclusão do Curso, comprovada a conclusão do Ensino Médio.

* Os DRs desenvolvedores dos cursos a distância preenchem os campos com informações aplicáveis a todos os DRs executores.