Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

12
Cursos Técnicos – Senac São Paulo Técnico em Informática para Internet

description

É um curso profissionalizante. O Técnico em Informática para Internet planeja, cria, produz e implementa aplicações web, desenvolvendo páginas estáticas, dinâmicas e interativas. Atua em empresas de diferentes portes liderando ou integrando equipes ou como autônomo na prestação de serviços.Diretriz: Comunicação + tecnologia + empreendedorismo(Este curso é o Técnico em Web - o título foi substituído por determinação do MEC)(Carga horária mínima: 1.000)Para mais informações, acesse http://j.mp/ygrKxJ

Transcript of Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

Page 1: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

Cursos Técnicos – Senac São Paulo

Técnico em Informática para Internet

Page 2: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

Técnico em Informática para Internet

O Técnico em Informática para Internet, egresso deste curso, é um profissional

competente para atuar em diversas frentes, tanto resolvendo questões do ponto

de vista técnico como propondo soluções de comunicação visual que melhor

atendam às necessidades do negócio.

Possui olhar empreendedor e visão sistêmica dos processos. É um profissional

preparado para atuar em empresas de diferentes portes liderando ou integrando

equipes ou como autônomo na prestação de serviços.

Page 3: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

Mercado de Trabalho

No Brasil, como em todo o mundo, a Internet tornou-se não só uma forma de comunicação, mas também uma poderosa ferramenta de comércio nos mais diferentes ramos. Atualmente, qualquer empresa da área de comunicação, agências de publicidade, produtores de mídia e fabricantes de softwares, entre outros, necessitam de profissionais especializados em Internet, Outro fator gerador de demanda de mão obra qualificada é a integração dos dispositivos móveis ao comércio eletrônico, com a consequente necessidade de configuração, programação, implantação e otimização de sistemas, ferramentas e tecnologia para este segmento.  Com o fortalecimento do mercado de tablets e smartphones, o móbile marketing se tornou o principal diferencial competitivo das marcas no país. Tudo isso cria um contexto favorável à inserção do Técnico em Informática para Internet no mercado de trabalho.

Page 4: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

Estar cursando, no mínimo, 2ª série do Ensino Médio.

Para ingresso do candidato serão requisitados conhecimentos e habilidades para a operação em ambiente Windows, envolvendo, no mínimo, tarefas relacionadas com gerenciamento de arquivos, como a criação de pastas e realização de cópias, além de digitação, formatação de texto, manipulação e formatação de planilha, montagem e apresentação de slides, gravação e impressão de arquivos e navegação na Internet.

Público alvo e pré-requisitos

Page 5: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

O aluno desenvolve projetos práticos, ao longo do curso, por meio de situações que envolvem estudos de casos, análises, soluções de problemas e estímulo à pesquisa, simulando o dia-a-dia de um profissional da área. As aulas são desenvolvidas também em laboratórios de software com até dois alunos por micro

Metodologia

Page 6: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

A organização curricular do curso Técnico em Informática para Internet está estruturada em quatro módulos, conforme segue:

Organização Curricular

O módulo I não é pré-requisito para o prosseguimento nos demais módulos e é e oferecido no início do curso, porém é necessária a sua conclusão com aprovação junto aos módulos II, III e IV para a certificação na respectiva qualificação técnica prevista.

Page 7: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

Módulo I – Ambientação Tecnológica e Empreendedorismo

•Utilizar recursos de informática de forma integrada, considerando formatação e organização de arquivos a fim de otimizar rotinas de trabalho e agregar qualidade profissional.

•Identificar oportunidades de negócios com base no processo criativo e inovador de geração de ideias, mobilizando características do comportamento empreendedor.

•Elaborar projeto inovador com base nos conceitos de gestão empreendedora, definindo estratégias sustentáveis.

Programa

Módulo II – Desenvolvimento de Front End

•Desenvolver algoritmos e organizar elementos estruturais de websites, utilizando padrões de lógica, técnicas de programação, raciocínio lógico, fundamentos de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade, para a construção de sistemas Web.

•Criar, formatar e otimizar imagens vetoriais e bitmaps, gráficos, animações e elementos visuais de navegação para Web, de acordo com os padrões de arquivos para Internet, a fim de desenvolver páginas acessíveis.

•Instalar, configurar e operar servidores Web, avaliando suas performances e reconhecendo o funcionamento do hardware, sistemas operacionais, dispositivos e padrões de comunicação utilizados, visando ao adequado funcionamento das aplicações.

.

Page 8: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

ProgramaMódulo III – Desenvolvimento de Móbile

•Criar interfaces para dispositivos múltiplos, utilizando ferramentas de prototipação e edição de imagens, de acordo com os padrões de usabilidade e acessibilidade vigentes, para produzir websites compatíveis com diversas plataformas.

•Desenvolver websites dinâmicos e interativos com acesso a dados, por meio de programação orientada a objetos, com o objetivo de implementar o sistema Web otimizando seu funcionamento e manutenção.

Módulo IV – Desenvolvimento de e-Commerce

•Selecionar plataformas de aplicação a partir da avaliação das características do empreendimento e das necessidades do usuário, de acordo com a estratégia de marketing digital, comportamento do consumidor e normas legais e de segurança, visando implementar soluções criativas que gerem oportunidades de negócios online.

•Personalizar plataformas de comércio eletrônico utilizando recursos de linguagem orientada a objetos, para desenvolver sistemas de e-Commerce eficientes, seguros e confiáveis.

•Planejar, estruturar e operar repositórios de dados, com base no uso de conceitos de modelagem, banco de dados e SQL, com a finalidade de manter dados acessíveis e íntegros.

•.

Page 9: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

– Sala de aula adequadamente mobiliada, com cadeiras móveis que possibilitem a

composição de diferentes ambientes para a realização das atividades.

– Laboratório de Informática contendo:

• Equipamentos:

Microcomputadores e periféricos, interligados por meio de rede local, com acesso à Internet e com equipamentos de interconexão de redes, softwares aplicativos e sistemas operacionais.

• Programas: Desenvolvimento de animações para Web.Desenvolvimento de interfaces para Web.Desenvolvimento de páginas Web.Edição de imagens.Edição de texto sem formatação e para linguagem programada.Ilustração vetorial.Navegadores.Servidor gerenciador de banco de dados relacional.Servidor Web.

Infraestrutura

Page 10: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

Àquele que concluir com aprovação o módulos I e II será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Desenvolvedor (a) Front End.

Àquele que concluir com aprovação o módulos I e III será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Desenvolvedor (a) Mobile.

Àquele que concluir com aprovação o módulos I e IV será conferido o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Desenvolvedor (a) de e-Commerce.

Certificação

Àquele que concluir com aprovação todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o Diploma de TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA PARA INTERNET, com validade nacional.

Page 11: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

Pergunta: Estágio é obrigatório?

Resposta: O estágio não obrigatório, considerado como atividade opcional, poderá ser realizado pelo aluno que tiver, no mínimo, 16 anos completos, desde que autorizado pela direção da Unidade Senac. O aluno que optar pelo estágio poderá iniciá-lo a partir dos módulos II ou III, com atividades voltadas às competências das respectivas Qualificações Técnicas. A realização de todas as atividades previstas para as qualificações estão relacionadas e integradas à Habilitação. A carga horária do estágio deverá ser de, no mínimo, 10% do total de horas da habilitação ou de, no mínimo, 20% do total de horas da respectiva qualificação técnica.

Dúvidas frequentes

Page 12: Técnico em Informática para Internet - Senac São Paulo

Informações e inscrições

Unidades ofertantes no Senac São Paulo

0800 883 2000 http://www.sp.senac.br/cursostecnicoshttp://www.sp.senac.br/cursostecnicos