Tecnologia do Grão Inteiro no Confinamento de … · 12 DE JUNHO A 12 DE JULHO17 PUBLICAÇÃO DA...

8
Tecnologia do Grão Inteiro no Confinamento de Bovinos é um dos destaques da TecnoAgro 2017. Participe!!! 12 de Junho a 12 de Julho 2017 Ano XIX - Nº 223 - Impresso Distribuição Gratuita

Transcript of Tecnologia do Grão Inteiro no Confinamento de … · 12 DE JUNHO A 12 DE JULHO17 PUBLICAÇÃO DA...

Tecnologia do Grão Inteiro no Confinamento de Bovinos é um dos destaques da TecnoAgro 2017. Participe!!!

12 de Junho a 12 de Julho 2017Ano XIX - Nº 223 - ImpressoDistribuição Gratuita

12 de Junho a 12 de Julho17Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.2

CNPJ - 16.505.554/0001-80IE - 002.088.863-0042Praça Amador Álvares, 12235.620-000 - Abaeté - MGGeral: (37) [email protected]

COOPERABAETÉ

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Eustáquio Márcio de OliveiraDiretor Administrativo:José Soares dos SantosDiretor Comercial: Rogério Lage de OliveiraConselheiros Vogais: Adelson E. de Campos RamiroEugênio Antônio da Costa Filho Geraldo Magela de Carvalho Jr.Guilherme A. Pereira Mendes

CONSELHO FISCAL

Abaeté - R. Francisco Antônio Rodrigues, 90 - (37) 3541-5456

Paineiras - R. Orestes Cordeiro, 69 Fone (37) 3545-1014

Biquinhas - R. Goiás, 1015 Fone (37) 3546-1145

Morada Nova de MinasAv. Arnaldo Xavier Cordeiro, 231Fone (37) 3755-2119R. João Dayrell P. Ferreira, 518 B Fone (37) 3755-1273

FILIAIS:

Jornalista Responsável: Christiane Ribeiro - MTb 4815/MGIMPRESSÃO: Fumarc TIRAGEM: 2.800 exemplares

Publicação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e

Região Ltda.

Geraldo Fernandes DamacenaJosé Paulino NunesSilvano Lourenço da SilvaSuplentes:José Pereira dos SantosMarcelo José Oliveira MacielNewton de Sousa Lino Filho

Neste mês de junho, o nosso des-taque, sem dúvida, será a Terceira Feira de Agronegócio de Abaeté e Região – TECNOAGRO 2017 – que acontecerá nos dias 22, 23 e 24, no Parque de Exposição de Abaeté.

A Feira é uma realização da Co-operabaeté e dos Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté e tem por objetivo o desenvolvimento do agronegócio da nossa região, com a realização de palestras técnicas, co-mercialização de animais, exposição e venda de equipamentos e muitas outras oportunidades de negócios,

através dos parceiros que estarão participando do evento.

Haverá disponibilização de finan-ciamentos de produtos adquiridos na Feira, através da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Sicoob Credioeste.

Neste sentido, renovamos o con-vite aos produtores rurais de região, para que compareçam e aproveitem essa grande oportunidade de atuali-zação de conhecimentos e de realiza-ção de bons negócios para a nossa atividade.

A Cooperativa Somos Todos Nós.

Oportunidade de bons negócios e atualização de conhecimentos

• Dia 22/06/2017 / quinta-feira:10 horas: Abertura da TECNO AGRO 2017

de 11:00 as 12:30h: Palestra Técnica: “Produção de leite: Desafios e Oportunidades” - Dra. Rosângela Zoccal / Pes-quisadora da Embrapa Gado de Leite.

19 horas: Leilão Gado de Corte (Carga fechada com cerca de mil animais).

• Dia 23/06/2017 / sexta-feira:de 11:00 as 12:30h: Palestra Técnica: “Tecnologia do Grão Inteiro no Confinamento de Bovinos”- Guilherme Megali, Zootecnista da Cooperabaeté.

de 14:30 as 16:00h: Palestra Técnica: Sistemas de Irrigação.- Danilo Lopes, Engenheiro Agrônomo / Especialista em Irrigação.

• Dia 24/06/2017 / sábado:de 11:00 as 12:00h: Palestra Técnica: “Produção de Novilho Precoce: recomendações nutricionais”- Rodrigo da Costa Gomes, Zoo-tecnista, DSc / Pesquisador de Nutrição Animal / Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS

de 12:00 as 13:00h: Palestra Técnica “Produção de Novilho Precoce: recomendações genéticas”

- Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Zootecnista, DSc / Pesquisador de Melhoramento Genético Animal / Embrapa Gado de Corte, Campo Grande, MS

OBS: TODOS OS DIAS, DE 9 ÀS 19 HORAS, HAVERÁ:

- Stands de Agronegócio- Shopping de Animais

(Vacas, Novilhas, Bezerras, Tourinhos e Equinos)

- Torneio Leiteiro

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA TECNOAGRO 2017:

A capa desta edição destaca a tecnologia do grão inteiro no confinamento de bovinos, tema da palestra do zootecnista Guilherme Megali na Tecno-agro 2017, que já é adotada com sucesso por pro-dutores rurais, como o presidente da Cooperabaeté, Eustáquio Márcio de Oliveira.

Ele conta que iniciou a experiência com o con-finamento de bezerros há dois anos, logo após a apresentação da Ração Cooperabaeté Grão Inteiro na 1ª Tecnoagro. “Mesmo com a alta do preço do mi-lho e a queda na arroba do bezerro no ano passado, o resultado foi positivo”, ressalta. Atualmente, pelos preços de insumos e valor da arroba, acredita o pro-dutor que a margem será de R$ 400 por animal.

UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA

3Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de Junho a 12 de Julho17

Eustáquio Márcio de Oliveira

O ovo de Páscoa, que é uma tradição católica em nossos dias, na realidade, é um símbolo muito antigo, anterior ao Cristianismo, que representava a fertilidade e a renovação da vida.

Há controvérsias sobre a sua origem. Para muitos, os chineses foram os primeiros a adotar o costume de pre-sentear as pessoas, numa data específica, com ovos de galinhas, pintados, para celebrar a vida. Também há notícias de que, na Ucrânia, muitos e muitos anos antes da Era Cristã, os ovos pinta-dos eram presentes tradicio-nais em uma época festiva do ano.

Quando a Igreja Católica passou a comemorar a Se-mana Santa como a grande festa religiosa, os cristãos passaram a ver no ovo o símbolo da ressurreição de Jesus Cristo. O costume de fazer ovos de chocolate para a Páscoa, ao que se sabe, surgiu na França.

Mas isso tudo é apenas uma pequena introdução à história de hoje, que retrata um acontecimento real de que fui personagem.

No dia 16 de abril deste ano, recebi minha família em minha casa, na fazenda, para o tradicional almoço de Páscoa. Integrava o grupo de visitantes a minha netinha Júlia, de dois anos. Por isso, eu comprei um belo ovo de chocolate, mais conhecido como ovo de Páscoa, para presenteá-la adequadamen-te.

Mas, como de costume, aproveitamos a reunião fa-miliar para fazer um chur-rasco e tomar umas poucas cervejas. Para variar, eu fui o encarregado de comandar a churrasqueira, o que não me impediu de degustar algu-mas cervejas bem geladas.

Durante o evento, de vez em quando, minha neta se aproximava e pedia um ovinho. Eu sempre atendia, pegando um pedaço de ovo cozido da salada servida por minha esposa.

Mais tarde, o almoço foi colocado sobre a mesa e todos nós almoçamos farta-mente, inclusive minha neti-nha, que sempre queria mais ovinhos.

Depois do almoço, se-guimos com o churrasco e com as cervejas, para dar sequência à boa conversa que fluía normalmente.

Mas uma coisa me pre-ocupou. A Júlia, minha neta não desistia de pedir mais ovinhos. Sem entender bem os seus motivos, eu pedi aju-da à mãe dela, porque ela já não podia comer mais ovos. Foi aí que a Bruna me adver-tiu: “vovô, você se esqueceu de que hoje é Domingo de Páscoa e que a sua neta veio aqui na certeza de que alguém teria comprado um ovo de chocolate para ela? ”

Por sorte, ela ainda teve apetite para consumir o ovo de chocolate que ganhou, sem permitir que ninguém tirasse dele uma migalha sequer. Enfim, cumprimos a tradição.

OVO DE PÁSCOA

Objetivo do Projeto: Promover ações voluntárias em favorecimento da comu-nidade através da prestação de diversos serviços essen-ciais, como:- Arrecadação de Produtos de Limpeza, Higiene Pessoal e Fraldas Geriátricas tama-nho G ou GG em Prol da Vila Vicentina. - Arrecadação de Recursos para mobiliar e equipar a biblioteca da UEMG/Abaeté;- Aferição de Pressão Arterial;- Apresentações Culturais;- Artesanatos;- Casamento Comunitário;- Corte de Cabelo;

- Emissão de Certidões de Casamento, Nascimento e Averbações;- Orientação bucal;- Orientação com advogados;- Orientação nutricional;- Teste de Visão;- Trabalho Educativo (Dengue, Leishmaniose, Zika e Chikungunya);- Zumba.

Apoio: . Apae. Lions Clube . Instituto Educacional Criativo. Rádio Liderança . Prefeitura Municipal de Abaeté. OAB. Cartório Vilhena . Nosso Jornal - Folha Comunitária de Abaeté . Academia Bio Corpo. Vila Vicentina de Abaeté . Escola de Artes Cidade Menina. UEMG. Cooperabaeté. SicoobCredioeste. OCEMG

O Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema OCEMG que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas Gerais, tem o objetivo de promover e

estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

Data da realização: Dia 1º de julho de 2017, na Praça da Prefeitura de Abaeté.

Participe do Dia C

12 de Junho a 12 de Julho17Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.4

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

No dia 22 de Junho, a Coo-perabaeté completou 10 anos de Organização do Quadro Social (OQS). Em uma cerimônia muito descontraída e em clima fraternal, os integrantes das Comunidades Cooperativistas, Núcleos de Mu-lheres, Conselheiros de Adminis-tração e Fiscal e Colaboradores da Cooperabaeté puderam viven-ciar um pouco da história do Co-operativismo e da Cooperabaeté.

Segundo oconsultor do Siste-ma OCEMG Sescoop/MG, Asen-clever Júnior, a Organização do Quadro Social durante esses 10 anos teve papel determinante no rumo de crescimento que a Coo-perabaeté tem trilhado.

Agradeço mais uma vez ao apoio do Sistema OCEMG Sesco-op/MG, sempre solícito às nossas demandas, com profissionais que fazem a diferença nos nossos eventos. Ao apoio dado pelo Con-selho de Administração à OQS desde sua implantação e, o mais importante, à participação de to-

Cooperabaeté comemora 10 anos de Organização do Quadro Social

dos os envolvidos neste trabalho, que dedicam um pouco do seu

tempo para participar desse pro-grama e manter a chama da Edu-

cação Cooperativista viva dentro da Cooperativa. Obrigado a todos.

Que possamos comemorar mais datas como essa.

Marcos Rodrigues, Coordenador dos Núcleos Cooperativistas da Cooperabaeté

Em uma palestra alegre e dinâmica, o consultor da Ocemg/Sescoop, Asenclever Júnior, destacou a importância de se desenvolver em cada participante dos Núcleos Cooperativistas o sentimento de sócio de um empreendimento, no qual ele é responsável direto pelo seu sucesso.

Animada pelo Grupo Musical Camaleão, a confraternização marcou também a inauguração do novo depósito da Cooperabaeté, em frente à loja de insumos de Abaeté, construído para centralizar e agilizar todo o processo de controle de estoque e logística de entrega, além de baratear os custos.

5Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de Junho a 12 de Julho17

Na atual conjuntura do mer-cado, temos sofrido muito com os baixos retornos financeiros da pe-cuária, tanto de leite como de cor-te. Com isso, temos desenvolvido tecnologias a favor do pecuarista, que visam melhorar a rentabilida-de das propriedades rurais.

Uma dessas tecnologias é o confinamento alto grão de ani-mais leiteiros e de corte. Esse confinamento, que consiste no uso de apenas milho grão inteiro

e ração CooperAbaeté grão intei-ro, possibilita que se aproveitem os machos provenientes do re-banho específico de leite. Com 4 a 5 meses de confinamento, do desmame até o abate, esse animal pode ser abatido com um peso em torno de 10 arrobas. Nos rebanhos de corte, também temos obtidos altos ganhos em rentabilidade, devido ao alto ga-nho de peso e alto rendimento de carcaça.

No rebanho de corte, temos hoje aproximadamente 4.000 animais confinados na região de Abaeté. Já de animais específi-cos de leite, estamos com apro-ximadamente 1.000 animais con-finados na região.

Segue uma mostra da renta-bilidade, considerando a entrada dos animais após a desmama, em torno de 100 kg de peso vivo, e levando até a terminação com 10 arrobas.

Como podemos notar na tabela de lucratividade, temos hoje uma margem de 37% de lu-cro, melhorando, assim, as mar-gens de nossas propriedades e diversificando a produção. Na fazenda leiteira, passamos a ter duas atividades dentro de uma única propriedade.

Nos confinamentos alto grão, temos que ficar atento à idoneidade da fábrica, uma vez que muitas empresas não ven-dem produtos de qualidade, afe-tando a saúde dos animais, com alto risco de acidose rumenal.

As rações CooperAbaeté possuem os melhores ingre-dientes e formulação específica para se obter altos rendimentos de peso, com matérias primas

específicas para o total desenvolvi-mento dos animais, mantendo-os em perfeito estado de saúde.

Um dos parâ-metros usados para avaliar a efetivida-de das dietas é a quantidade de grão inteiro nas fezes. Ela sinaliza o baixo

aproveitamento das

dietas. Dos cerca de 40 confina-mentos que acompanho na re-gião, não recebi nenhuma recla-mação quanto ao desperdício de um alimento nobre como o milho, obtendo, junto aos produ-tores, excelentes resultados de ganhos. Assim, a Cooperabaete tem se aproximado do produtor levando um acompanhamento técnico e comercial junto aos nossos clientes.

Aproveito a oportunidade e convido todos os produtores para visitar dois lotes de ani-mais confinados no grão inteiro, no Parque de Exposição para demonstração. Em caso de dú-vidas, podem ligar para nosso representante comercial Jean Douglas (37) 99968-3744 ou (37) 3541-5456.

Todos estão convidados também para a palestra técni-ca “Tecnologia do Grão Intei-ro no Confinamento de Bovi-nos”, a ser ministrada no dia 23/06/2017, sexta-feira, às 11 horas, no Salão Nobre no Par-que de Exposições de Abaeté, na III TecnoAgro. Após a pa-lestra, haverá degustação da carne de um dos bovinos que estão confinados no Parque de Exposição.

Número de animais ..................................Preço do milho .........................................Preço da ração ........................................Preço da mistura (80% milho 20% ração)Preço da arroba .......................................Peso inicial bezerro kg .............................Peso final bezerro kg ...............................Ganho diário esperado ............................Custo de compra do animal .....................Consumo médio diário kg ........................Dias em confinamento .............................Custo total com milho/animal ...................Custo total com ração/animal ..................Custo total com alimentação/animal ........KG da dieta final/animal ...........................KG de milho gasto/animal ........................KG de ração gasta/animal .......................Custo diário com concentrado/animal .....Custo com milho/animal ..........................Custo total/animal ....................................Valor de venda do animal acabado .........Margem líquida/animal ............................Margem líquida/mensal/animal ................Rentabilidade ...........................................

1R$ 0,62R$ 1,62R$ 0,82

R$ 120,001003001,83504,4

111,1R$ 242,49R$ 158,40R$ 400,89

489391

98R$ 1,43R$ 2,18

R$ 750,89R$ 1.200,00

R$ 449,11R$ 121,26

37%

Custo total com millho/lote .............Custo total com ração/lote ..............Custo total com alimentação/lote ...Kg da dieta gasto ao final/lote ........Kg de milho gasto/lote ....................Kg de ração gasta/lote ...................Custo diário com concentrado/lote .Custo com milho/lote ......................Custo total/lote ...............................Valor de venda do lote acabado .....Margem bruta/lote ..........................Margem bruta mensal/ lote .............

R$ 242,50R$ 158,40R$ 400,90

488,9391,197,8

R$ 1,4R$ 2,2

R$ 750,90R$ 1.200,00

R$ 449,10R$ 121,30

Lucro obtido com Confinamento Grão Inteiro CooperAbaeté

Tecnologia do Grão Inteiro no Confinamento de BovinosGuilherme Megali, zootecnista e supervisor de vendas da Cooperabaeté

Paulo Paiva, Fazenda Santo Expedito, Abaeté - 615 cabeças confinadas“Há quatro anos, eu trabalho com confina-mento de gado para abate e há um ano estou usando a Ração CooperAbaeté Grão Inteiro. O resultado é excelente, o preço da ração é acessível, a assistência técnica é muito boa. Há dois meses, fechei uma boiada de 12 a 13

arrobas, que saiu para abate com uma média de 18 arrobas, ganho de 53% de carcaça. Estou muito satisfeito”. Na TecnoAgro, visite os dois lotes de animais confina-

dos há cerca de 95 dias, no Parque de Exposição.

12 de Junho a 12 de Julho17Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.6

VENDEM-SE 90 HECTARES na beira do Rio São Francis-co, excelente terreno: (31) 3396-9372 / (31) 98606-1518 / (31) 97186-7030 (Nicolau)

VENDEM-SE UM TERRENO de 44 hectares e outro de 27,5 hectares: (37) 99952-3388

VENDE-SE UM TERRENO de 27 hectares em Macaú-bas, Paineiras, a 6 km do as-falto. Tem casa, curral, água e energia: (37) 99952-3388

VENDE-SE FAZENDA a 12 km de Paineiras, 156,10 ha, pasto, benfeitorias, casa, cur-ral, poços artesianos, 2 barra-cões, paiol, córrego e açude: (63) 98420-2121 (Flávio), (37) 99825-7949 / 99907-3348 (Arnaldo Morato).

VENDEM-SE:- 20 NOVILHAS Girol pre-nhas de 24 a 36 meses- 15 NOVILHAS Girol de 12 a 24 meses- 01 SILO PARA RAÇÃO Cas-per 6.900 KG(37) 99968-3057 (Pereba)

VENDEM-SE: - ORDENHA desmontada 3 conjuntos delaval, - TANQUE 1000L Frigomor - 4 HA DE SILO DE SORGO na cidade de Paineiras(31) 99641-6432.

VENDO UMA ORDENHA GEA (Westfalia) com mini circuito fechado. OU TROCO POR GADO: (37) 99941-1164

VENDE-SE UM REFRIGE-RADOR Plurinox 680 litros em ótimo estado de conser-vação: (37) 9 9843-9410.

VENDE-SE CAIXA D‘ ÁGUA de 500 L: (37) 99946-0239

VENDE-SE CARRETA de 1 eixo nova para transporte de equinos: (37) 99837-9529 (Luciano)

VENDE-SE APARTAMENTO em BH, Bairro Lourdes: (37) 99906-4556 (Valdir)

VENDE-SE UM IMÓVEL no Bairro São Pedro com dois salões de comércio. OU TRO-CA-SE POR SITIO no mesmo valor: (37) 99955-1497 (Dila)

VENDO UM LOTE 12/30 m2, no bairro Simão da Cunha: (37) 99988-326

VENDO DOIS LOTES juntos área total 780 m2: (37) 99988-3260

VENDO LOTE de 360 metros na rua Oscar Viana, a duas esquinas do colégio Estadu-al: (37) 99982-6679 (Tarcisio)

VENDO LOTE de 360 m2 rua Oscar Viana: (37) 98800-1292 ou 9986-61292

VENDE-SE CASA no Bairro Amazonas, Rua Martim Con-tagem, 110: (31) 98611-2954 ou (37) 99934-6426 (Dora)

VENDE-SE APARTAMENTO em Abaeté, (em frente Isavel Veículos), 4 quartos, 1 sala grande, 2 banheiros, 01 co-zinha: (37) 99955-8127 ou 99952-7412

MEDIÇÕES E DIVISÕES de fazendas, loteamentos e georreferenciamento: (37) 99965-9027 (Pereira Enge-nheiro)

CALÇAMENTOS em currais, estradas e ruas, PLANTA-ÇÃO e venda de grama baia-na: (37) 99956-4848 / 98814-8544 (Vando Pedra Azul).

A análise de solo é o primeiro passo para a implantação de qualquer cultura. Além de ser rápi-da e de baixo custo, ela permite que o técnico elabore um programa eficaz de adubação e ca-lagem, a partir do conhe-cimento das quantidades de nutrientes que o solo será capaz de fornecer às plantas e qual o vo-lume de adubos e cal-cário deverá ser aplica-do, visando oferecer as melhores condições de produção e de qualidade às culturas.

A orientação é do engenheiro agrônomo e técnico em Zootecnia da Cooperabaeté, Edu-ardo Nogueira, que há seis anos desenvolve um trabalho focado na assis-tência agrícola ao produ-tor, através da coleta e análise do solo, escolha da cultura a ser implan-tada, acompanhamento e condução da lavoura com foco na produção de volumoso de qualidade e em quantidade suficiente para o rebanho leiteiro da região.

“O interessante é pro-

duzir o volumoso dentro da própria fazenda. É mais viável para o pro-dutor. Assim como es-tudar qual cultura a ser implantada devido aos problemas climáticos que estamos tendo. Cada propriedade é uma situ-ação diferente”, destaca.

Há dois meses, Edu-ardo participa também do Programa de Gestão Eficiente da Proprieda-de Leiteira (GEPLEITE), uma ferramenta desen-volvida pela Embrapa Gado de leite, que tem como princípio básico

levar a filosofia contábil dos grandes empreendi-mentos urbanos para a produção de leite. “Cole-tamos dados financeiros da fazenda e o programa orienta o produtor sobre o que fazer, o que está tendo de positivo e nega-tivo, para melhorar a ges-tão. Fazenda, hoje, tem que ser considerada uma empresa. Tem que estar tudo anotado e organiza-do”, orienta o agrônomo.

Os interessados po-dem agendar atendimen-to pelo telefone (37) 9 9937-4054.

Assistência Técnica na Produção de Volumosos e Gestão de Negócios

Confira algumas receitas (testadas e aprovadas) de

ONEIDA GONTIJO

BOLO DE FUBÁ

Bata no liquidificador:Óleo até tampar a hé-

lice do liquidificador, 2 copos de fubá, 1 copo de açúcar, 2 colheres de farinha de trigo, 3 ovos, 1 copo de leite, canela, 1 colher de fermento em pó, 1 colherinha de bicarbo-nato, 1 pitada de sal.

Os ingredientes secos devem ser peneirados para dar leveza ao bolo. Asse em forno médio.

TORTA DE REPOLHO

Misture numa bacia:. 1 prato de repolho pica-dinho. 2 pires de farinha de trigo. 2 pires de queijo ralado . 4 ovos inteiros. 2 tomates grandes, ma-duros, picadinhos. 1 cebola batidinha. Azeitona picadinha. Pimentão picadinho. 1 xícara (chá) de óleo. 1 xícara (chá) de leite. Sal, pimenta, cheiro ver-

de, milho verde, ervilha. 1 colher de Pó RoyalUnte o tabuleiro, polvilhe a farinha de trigo e colo-que a massa. Leve para assar. Se gostar, pode polvilhar queijo por cima.

TORTA DE GALINHA

Faça um molho com 3 cebolas, 4 tomates, tem-pero a gosto, azeitonas, milho verde, etc.

Misture esse molho com 1 galinha bem temperada,

bem cozida e desfiada. Engrosse com um pou-quinho de maizena ou farinha de trigo. Passe, le-vemente, 4 pães de forma cortados ao comprimento em um pouco de leite fer-vido com sal.

Forre um tabuleiro com esse pão molhado. Colo-que a galinha misturada com o molho no pão. Por cima, alface picadinha e azeitonas picadas. Cubra com maionese bem gela-da e leve à geladeira.

7Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de Junho a 12 de Julho17

Contagem de Células SomáticasPRODUTOR (MATRÍCULA) CCS

Contagem BacterianaPRODUTOR (MATRÍCULA) CBT PRODUTOR (MATRÍCULA) % PROTEÍNA

Porcentagem de Proteína Total Porcentagem de Matéria GordaPRODUTOR (MATRÍCULA) % GORDURA

Paulo Roberto F Andrade (2066)Ricardo Assis Santos (114)Geraldo Evando Pereira (242)Guilherme A. Pereira Mendes (962)João Carlos de Oliveira (670)José Paulino Nunes (2194)José Soares dos Santos (4054)José Romeiro de Menezes (93)Adelino José C Sobrinho (1611)Altino de Souza Machado (4591)Geraldo Donizete Mendes (4638)Geraldo José Correa (3656)Lacerdino Barbosa da Silva (3559)Geraldo Magela de Noronha (173)Telesmar Oliveira de Faria (1707)Carlos Alberto Silva Lemos (3577)Emídio Pereira Neto (3660)José de Faria Lemos (2074)Ismênia de Oliveira Martins (190)Maria Francisca de Jesus (3666)Oscar Liandro da Cunha (4617)Carlos Antônio de Andrade (3125)Oscar Ferreira Maia (3579)Vilma Cândida de Oliveira (3509)Roberto César de Andrade (2421)Júlio Ricardo Ferrão (2117)Ronan Luís Araújo Santos (1720)Newton de Sousa Lino Filho (1700)Antônio Carlos da Costa (218)Antônio Oliveira da Costa (2412)

2.4492.8283.0003.8733.8734.0004.0004.2434.4724.4724.4724.4724.4724.5834.5835.0005.0005.0005.9165.9165.9166.3256.3256.4817.0717.2117.2117.9378.0008.000

58.00062.13763.00077.14987.67096.757

100.980105.712106.489109.791111.005116.743117.473120.913130.261130.912134.458143.185147.255153.405168.642179.299193.122195.315203.485209.265224.455231.776233.227233.654

Cerenita Cezar da Cunha (402)Saulo Aparecido de Faria (436)Carlos Pereira Bueno (3169)Pedro Marques Sobrinho (901)José Pereira Ribeiro (2120)Sebastião Vicente de Paula (3461)Isaelmon César Damasceno (4110)Ildeu José Ferreira (235)João Batista Ferreira (3474)José Goncalves Rios (2062)José Romeiro de Menezes (93)Osvaldo Luiz de Oliveira (321)João Leivindo da Cunha (1518)Fabiano de Sousa Machado (4627)Enivaldo M de Sousa e Outra (4464)José Ronaldo Pereira (3560)José Teófilo Pereira (2059)Ricardo Teófilo Pereira (3174)Carlos Antônio de Andrade (3125)Silvano Lourenço da Silva (3154)Valdelina Maria da Silva E S (3603)José Vicente de Castro (268)Ari José da Cunha (1530)Geraldo Donizete Mendes (4638)Antônio Eustáquio Maia (3677)Antônio José de Barros Neto (589)Altivo Rodrigues Pereira (4234)Celcino José Ribeiro (4441)José Severiano de Noronha (4273)Marco Antônio Arruda (677)

4,053,963,963,943,873,803,743,723,703,683,653,653,643,623,623,623,623,623,623,613,613,603,603,593,593,593,583,573,573,56

Carlos Pereira Bueno (3169)Cerenita Cezar da Cunha (402)José Ronaldo Pereira (3560)José Teófilo Pereira (2059)Ricardo Teófilo Pereira (3174)Eduardo Antônio Noronha (2015)Wilma Jane Alves de Noronha (3598)Ari José da Cunha (1530)Carlos César Correa (3117)Luiz Antônio Arruda Filho (1725)Júlio Ricardo Ferrão (2117)Célio Rodrigues Cesar (214)José Miranda de Sales (1153)Vanilza Ferreira Santana San (505)Lucimar Goncalves de Souza (4694)João Leivindo da Cunha (1518)João Eustaquio de Lima (3130)João F de Sousa (2057)Vilma Cândida de Oliveira (3509)Paulo Roberto F Andrade (2066)Carlos Antônio de Andrade (3125)Ronaldo Antônio Silva e Outr (4111)Ildeu José Ferreira (235)Alexandre de Souza Valadares (276)Geraldo Magela de Noronha (173)Elismar Noronha Lima (3459)Geraldo Magela de Carvalho Jr (3592)Geraldo Donizete Mendes (4638)Francisco e Valadares (3764)Ricardo Macedo Valadares (406)

4,794,744,674,674,674,644,644,634,444,404,364,344,314,314,304,294,294,274,264,254,244,244,224,204,194,174,174,164,164,16

Aloísio Antônio Cunha (3429)Altino de Souza Machado (4591)Altivo Rodrigues Pereira (4234)Célio Rodrigues Cesar (214)João Leivindo da Cunha (1518)José Ezequiel de Oliveira (2112)José Pereira Ribeiro (2120)Efren de Sousa Machado (2018)Geraldo Donizete Mendes (4638)José Vieira de Moura (3657)Sebastião Vicente de Paula (3461)Antônio do Carmo Froes (301)Geraldo Ferreira Damaceno (2092)Edvar Antônio Eloi (2522)Hélio Augusto Botelho Vilas (3422)Daniel Gonçalves Rios (3137)Valdir Ferreira de Andrade (2003)Luciano Gonçalves de Oliveira (550)José Maria da Silva (3522)José Romeiro de Menezes (93)Valdemar Pereira da Silva (3520)Carlos César Correa (3117)Pedro Francisco Neto (4523)Osvaldo Luiz de Oliveira (321)Ronan Luís Araújo Santos (1720)Marco Antônio Arruda (677)Isaelmon César Damasceno (4110)Fabiano de Sousa Machado (4627)Geraldo Magela de Noronha (173)Lacerdino Barbosa da Silva (3559)

MELHORES NA QUALIDADE DO LEITE - MAIO 17MELHORES EM QUALIDADE DO LEITE - JANEIRO 15

OBS: José Carlos de Freitas (3159), Jose Ernesto de Freitas (2060), Samuel José de Freitas (4606), Adelino José C Sobrinho (1611), Geraldo José Correa (3656), Geraldo Mendes Morato Filho (452) também empataram em 30º lugar na Proteína, com 3,56%.

Parabéns aos Campeões do Mês

0

Mais uma vez, o campeão na Contagem Bacteriana (CBT) do mês de maio foi o coopera-

do Paulo Roberto F Andrade (2066), na foto à frente dos vaqueiros Ângelo e Valdeci.

Na Contagem de Células Somáticas (CCS), o primeiro lugar no mês de

maio ficou com o cooperado Aloísio Antônio Cunha (3429)