Tecnologias Inovativas para Geração e Valorização de Biogás · rico em estrutura e mat....

8
Tecnologias Inovativas para Geração e Valorização de Biogás Centrais de Biogás do Conceito à Realização numa só mão

Transcript of Tecnologias Inovativas para Geração e Valorização de Biogás · rico em estrutura e mat....

Tecnologias Inovativaspara Geração e Valorização de Biogás

Centrais de Biogás

do Conceito à Realização numa só mão

A GICON Bioenergie foi fundada em 2006 como empresa independente dentro do Grupo GICON. A empresa desenvolve, projecta e realiza Centrais de Biogás tanto como Empreiteiro Geral como também como Engenheiro Geral. Através da organi-zação interdisciplinar do Grupo GICON, que conta com mais de 200 funcionários, e da experiência obtida com a construção de mais de 30 Centrais de Biogás já em funcionamento, a GICON Bioenergie pode garantir a gestão integrada de todas as fases do projecto numa só mão – desde a definição do conceito, passando pelo licenciamento, até ao comissionamento e optimização da operação.A nossa filosofia consiste na: Entrega de soluções de processo e de sistema optimi-zados às situações reais do Cliente. Deste modo são oferecidas pela GICON Bioenergie GmbH diversas tecnologias para definição do conceito-base para geração de Biogás: ■ Processo de Biogás-GICON (Digestão em duas fases Seco/Húmido com Hidrólise separada)■ Diversos processos de digestão húmida multi-fase

Gama de serviços prestados pela GICON Bioenergie GmbH■ Conceito e desenvolvimento integral do projecto (no âmbito das Centrais de Biogás)■ Testes de Fermentação no centro Großtechnikum como apoio para a preparação de investimentos■ Projecto global (todas as fases de projecto, Gestão e Supervisão da Construção, Comissionamento)■ Entrega completa da instalação e montagem (chave-na-mão) como Empreiteiro-Geral■ Optimização da Operação e Serviços de Engenharia para para centrais em funcionamento■ Investigação com vista ao desenvolvimento e optimização do Processo-Bioenegie

GICON Bioenergie GmbH Um parceiro tecnológico competente

Alargamento do espectro e da dimensão de ensaio no centro Großtechnikum (propriedade GICON) sem qualquer risco para futuros investidores

Central de digestão de percolados em Erfurt, Alemanha

02

xx

03

Resíduos (biologicamente valorizáveis)

Fermentação-seca

Tecn

olog

ias d

e bio

gás

Tecnologia de digestão-húmida – clássica / multi-fase

Pré-tratamento (ex.: z. B. peneiramento, trituração) Armazenagem

Pré-

trat

amen

to d

e mat

éria

-prim

a

Matérias-primas renováveis (NaWaRo)

rico em estrutura e mat. contaminante pobre em estrutura e matéria líquida

Fermentador de alto desempenho com agitador central

Sistema multi-fase com fermentador em betão-armadoProcesso-GICON

matéria orgânica

Serviço completo desde a preparação do substrato até à valorização de biogás & sólidos de digestão

Valo

rizaç

ão

Produção de energia eléctrica e térmica (Cogeração)

Valorização de sólidos de digestão

Biometanização

Valorização de gás

Processo de Biogás-GICON processo de digestão em duas fases seco/húmido com Hidrólise separada

Solução Simples – Enorme Resultado O Processo de Biogás da GICON foi desenvolvido nas suas fases de processo essenciais na Universidade Técnica de Brandemburgo (Prof. Busch et al) conjuntamente com a GICON, e está multiplificado e protegido por direitos de patente internacionais (Patente DE 10 2004 053 615.5, patentes subsequentes e Registo de Patente para respectivos detalhes de execução e variantes de processo).O Processo de Biogás desenvolvido pela GICON desenvolve-se em duas fases, com uma consequente separação do processo de degradação microbiológica; Na primeira fase (Hidrólise) os componentes orgânicos da matriz do substrato são diluídos e transformados em ácidos orgânicos e noutros produtos de decomposição solúveis em água.O líquido resultante, organicamente concentrado (Hidrolisado) irá ser fornecido na segunda fase, Metanização, a qual consiste essencialmente num reservatório provido de material de enchimento. Através da imobilização das bactérias responsáveis pela metanização à super-fície do material de enchimento, existe em qualquer momento um grande potencial para produção de metano. Desta forma, são possíveis de obter curtos periodos de residência do hidrolisado, e do qual resultam possibilidades únicas ne controlo da produção de Biogás.As condições envolventes (Temperatura, pH, entre outras) são em ambas as fases do pro-cesso controladas e optimizadas separadamente. Com o processo inovativo da GICON evitam-se assim as desvantagens das centrais convencionais.Uma vez que durante o funcionamento da central não há movimentação do substrato sóli-do, o sistema é resistente contra a eventualidade de elevadas concentrações de matéria contaminante. Este aspecto é particularmennte importante em substratos tais como resí-duos orgânicos e resíduos resultantes da limpeza e conservação paisagísticas. Da mesma forma, também o uso da fracção orgânica de resíduos domésticos é possível e foi já testa-da com sucesso.A limpeza e manutenção da fase de percolação pode ser realizada, se necessário, entre ciclos de abastecimento de substrato sem que haja necessidade de interromper o proces-so de produção de Biogás.

Fermentador de alto desempenho durante efectiva utilização de volume durante o Processo-GICON

Enchimento de um Percolador com tecnologia agrícola

04

Diagrama do Processo de Biogás desenvolvido pela GICON

anque de hidrolisado– Armazenamento

temporárioBacia de arejamento

e clarificação

LamasÀgua residual, Fertilizante líquido

Retorno

Material de enchimento

Biogás70-80% CH4Controlo ou regu-

lação da produção de metano

Resíduos líquidos

Reactor demetano

Hidrolisado

Retorno de percolado

Percolação

Multiplos percoladores em „processo-garagem“

Percolado = Hidrolisado

Sólidos resultantes da digestão para compostagem

Fornecimento descontínuo (em lotes) e descarga de substrato

Percolação

Tecnologia de de Biogás GICONAs vantagens à vista

De Confiança, flexível e científico

■ Elevada estabilidade do processo - Através de separação da acidificação e da metanização previne-se o distúrbio biológico do processo- Controlo separado de ambas as fases do processo■ Controlabilidade da produção de Biogás - Possibilidade de adaptação às transições de carga - Ausência de perdas por queima na flare durante trabalhos de manutenção que involvem interrupção do uso de biogás■ Uso flexível de substratos- Tanto substratos agrícolas (culturas energéticas, estrume) como também resíduos verdes e resíduos orgânicos podem ser usados■ Tamanho compacto- As centrais podem ser construídas nas imediações de consumidores de calor■ Consumos de energia reduzidos (uma vez que não há necessidade de equipamento de agitação, entre outros)■ Elevada concentração de Biogás- Concentração de metano 15-20% superior à concentração existente em centrais convencionais- Poupança substancial de custos e de energia pelo consequente tratamento de biometano■ Elevada disponibilidade e operação segura- Possibilidade de manutenção durante o funcionamento devido à operação em paralelo dos percoladores - Poucos componentes sujeitos a rápido desgaste■ Fácil manuseamento dos sólidos de digestão- Valorização agrícola de matéria vegetal não degradável sem recurso desidratação mecânica, devido à riqueza estrutural e de matéria sólida para formação de húmus e valor fertilizante

Serviços complementares: Tratamento e Condicionamento de Biogás

Havendo necessidade de tratamento do Biogás para abastecimento em redes públi-cas de gás, a qualidade do biometano a ser fornecido deverá ser ajustada à qualidade da rede existente (=condicionamento). O esforço de tratamento depende essencial-mente da concentração de metano no biometano e do valor calorífico do gás natural presente na rede. Na área do Condicionamento de Biogás a GICON disponibiliza Know-How especializado bem como extensa experiência e referências.

Projectamos e construímos instalações de condicionamento de Biogás com gás lique-feito (mistura propano/butano), condicionamento com ar bem como sistemas condi-cionados com ar e gás liquefeito. O condicionamento torna-se necessário de modo a que nos consumidores de gás, os equipamento existentes possam ser usados de forma segura e de acordo com a qualidade de gás contratada.

Central de Biogás no Centro de Produção e Serviço em Cottbus, Alemanha

05

Centrais de Biogás Centrais de digestão húmida de resíduos

Instalação de Biogás Biogasyl em França –Central de digestão de resíduos com fermenta-dor de agitação integrada

Unidade de Cogeração

Integração do Unidade de Cogeração

Digestão Húmida de Resíduos

Uma parte essencial dos resíduos comerciais e industriais é composto de substân-cias orgânicas. A utilização destes resíduos para geração de energias renováveis é o objectivo das centrais de digestão. Nas centrais que se se baseiam neste processo, o processo biológico ocorre através da actividade de microorganismos anaeróbios, ou seja, na ausência de oxigénio.

Nas centrais de digestão de resíduos são processados através de fermentação prin-cipalmente sobras e restos de cozinha, óleos e gorduras alimentares, resíduos resul-tantes da produção de alimentos e produtos alimentares com resíduos agrícolas (resíduos de culturas agrícolas, estrume sólido e líquido), os quais são utilizados para geração de energia e calor.

Através de selecção da tecnologia de processo adequada (por ex. Preparação, Desidratação) e do conceito do fermentador, o processo pode ser individualmente adaptado aos requisitos específicos do processo e dos substratos.

Na área da construção e operação de centrais de biogás para resíduos, a GICON conta com a experiência de longa data dos seus empregados, adquirida no âmbito de actividades noutras firmas (entre outras Linde AG, Schwarting Biosystem GmbH). Num acordo amigável com a empresa Schwarting Biosystem, a antiga filial desta empresa em Konstanz foi tomada pela GICON.

Do Projecto à entrega da Central “chave-na-mão” ■ Execução eficiente numa só mão■ Elevada qualidade■ Optimamente adaptado às necessidades

Desenho de projecto de uma central de digestão húmida para resíduos da indústria alimentar

06

Centrais de Biogás Centrais de digestão húmida para matéria-prima agrícola

Uso de substratos agrícolas/Culturas energéticas

Nas centrais de biogás agrícolas a maior parte do chorume e silagem são usados como substrato. Como subproduto é produzido fertilizante a partir do material digerido. Estes fertili-zantes são quimicamente muito menos agressivos do que o chorume não curtido, uma vez que a disponibilidade de azoto é melhorada e os odores são menos inten-sos. O material digerido que resulta da digestão húmida (“Biogasgülle“) é uma substância pastosa semelhante a chorume. Para o uso “puro” de culturas energéticas torna-se necessária uma central de múltipla fase para uma utilização óptima do substrato – se necessário por meio de digestão seca para uma óptima combinação das condições logísticas.

Central de Biogás em Klotzsche-Dresden, Alemanha

Instalação de Biogás em Klein Muckrow, AlemanhaConceito funcional para valorização de Biogás através da tecnologia de digestão húmida

Desenho de projecto de uma central de digestão húmida

07

GICON Bioenergie GmbHTiergartenstraße 48 I 01219 Dresden/Germany I Telefone: +49 351 47878-0 I Telefax: +49 351 47878-78

GICON Biogas-Großtechnikum CottbusAm Großen Spreewehr 6 I 03044 Cottbus/Germany

GICON Produktions- und Servicezentrum CottbusGerhart-Hauptmann-Straße 13 I 03044 Cottbus/Germany

E-Mail: [email protected] I http://biogas.gicon.de

GICON Brasilien c/o In Situ Remediação e Locação de Equipamentos LTDA.Av. Brig. Faria Lima 1.903 CJ.62 I 01452-001 São Paulo/Brazil

E-Mail: [email protected]

Foto

s: G

ICO

N,

Sim

one

Küh

n

Sócio-gerente: Prof. Dr.-Ing. habil. Jochen Großmann; Director-geral: Dr.-Ing. Hagen HilseGabinete de registo: Amtsgericht Dresden, Número de Registo: HRB 25314 Edição: 03/2011

GICON Großmann Ingenieur Consult GmbH

GICON Bioenergie GmbH

Firmas do Grupo GICON:

■ BGD Boden- und Grundwasser GmbH Dresden

■ Institut für Angewandte Ökosystemforschung GmbH

■ I.M.E.S. GmbH

■ Dr. Kühner GmbH

■ Geologische Landesuntersuchung GmbH Freiberg

■ Ecosystem Saxonia

Gesellschaft für Umweltsysteme m.b.H.

GICON Centro Experimental Grosstechnikum em Cottbus

GICON Centro de Produção e Serviço em Cottbus