teens 9SAE ºano - upvix.com.br Desafio... Assinale-a com um X e lembre-se ... varanda, olhando por...

11
ENSINO FUNDAMENTAL SIMULADO 2 9 ano º Instruções: LEIA COM MUITA ATENÇÃO! 1. Inicialmente, confira sua prova. Ela deve ter 36 questões, cada uma com quatro alternativas. 2. Com a prova, você deve receber uma folha de respostas, a qual deve ser preenchida totalmente. 3. Cada questão tem apenas uma alternativa correta. Assinale-a com um X e lembre-se de não deixar nenhuma questão sem resposta. 4. Será anulada a questão na qual for marcada mais de uma alternativa. 5. A duração da prova é de 3 horas. Boa prova! Escola: Nome: Turma: n.º Manhã Tarde Noite teens teens ESCOLA: NOME: TURMA: Instruções 1 Este CADERNO DE QUESTÕES contém 33 questões numeradas de 1 a 33. 2 Confira seu CADERNO DE QUESTÕES. Caso esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergência, comunique ao aplicador para que ele tome as providências cabíveis. 3 ATENÇÃO: após a conferência, escreva e assine seu nome nos espaços próprios do CARTÃO-RESPOSTA com caneta esferográfica de tinta preta. 4 Não dobre, não amasse nem rasure o CARTÃO-RESPOSTA, pois ele não poderá ser substituído. 5 Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 4 opções identificadas com as letras A, B, C e D. Apenas uma responde corretamente à questão. 6 No CARTÃO-RESPOSTA, preencha todo o espaço compreendido no campo correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a resposta. Correto Errado QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D Ensino Fundamental Desafi o 3 ano 8

Transcript of teens 9SAE ºano - upvix.com.br Desafio... Assinale-a com um X e lembre-se ... varanda, olhando por...

ENSINO FUNDAMENTAL

SIMULADO 29anoº

Instruções:

LEIA COM MUITA ATENÇÃO!1. Inicialmente, confi ra sua prova. Ela deve ter 36 questões, cada uma com quatro

alternativas.2. Com a prova, você deve receber uma folha de respostas, a qual deve ser preenchida

totalmente.3. Cada questão tem apenas uma alternativa correta. Assinale-a com um X e lembre-se

de não deixar nenhuma questão sem resposta.4. Será anulada a questão na qual for marcada mais de uma alternativa.5. A duração da prova é de 3 horas.

Boa prova!

Escola:

Nome:

Turma: n.º Manhã Tarde Noite

SAESAESAEteensteensESCOLA:

NOME:

TURMA: Nº

Instruções

1 Este CADERNO DE QUESTÕES contém 33 questões numeradas de 1 a 33.2 Confi ra seu CADERNO DE QUESTÕES. Caso esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergência,

comunique ao aplicador para que ele tome as providências cabíveis.3 ATENÇÃO: após a conferência, escreva e assine seu nome nos espaços próprios do CARTÃO-RESPOSTA com caneta

esferográfi ca de tinta preta.4 Não dobre, não amasse nem rasure o CARTÃO-RESPOSTA, pois ele não poderá ser substituído.5 Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 4 opções identifi cadas com as letras A, B, C e D. Apenas

uma responde corretamente à questão.6 No CARTÃO-RESPOSTA, preencha todo o espaço compreendido no campo correspondente à opção escolhida

para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a resposta.

CorretoCorretoCorretoCorreto

CorretoCorretoCorretoErradoQUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D

QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D CCCCCCCCCCCCCCC

CCCCCCCCCCCCCCCBBBBBBBBBBBBBBB

CCCCCCCCCCCCCCC

CCCCCCCCCCCCCCC CCCCCCCCCCCCCCC CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC

Ensino FundamentalEnsino FundamentalFundamentalFundamentalDesafi o 3ano.º8

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 1 02/10/2018 18:21:50

2

8.o ano

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leia o texto a seguir e preste atenção aos elemen-tos narrativos.

A incapacidade de ser verdadeiro

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da--independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguin-te ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

– Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Deixa que eu conto. v. 2. São Paulo: Ática, 2003. p. 44.)

Nesse conto, é possível identificar os elementos da narrativa. Identifique a alternativa que apre-senta somente expressões indicativas de tempo.

a) em casa – quinze dias.

b) na semana seguinte – pátio da escola.

c) sétimo céu – desta vez.

d) um dia – após o exame.

2. Até passarinho passa

[...]

E como eu amava esses passarinhos! Eram vírgulas delicadas pontuando o vazio e as suspeitas. Quando eles surgiram, em bando ou solitários, meu coração deixava de bater para não assustá-los. Meu corpo ficava imóvel para não impedir suas procuras. Minha respiração interrompida fazia surgir uma pausa ne-cessária para inaugurar uma liberdade mais definida. E minhas mãos cruzadas prometiam avisá-los que só os tocaria com o olhar. Eu pensava que para amarrar

1

23

4

5

6

7

8

910

passarinho só os olhos bastavam. Mas eu sofria de uma coceira incômoda na palma da mão.

Vontade de pentear suas penas com meus dedos.

Mas havia, naquele tempo, entre tantos outros, um passarinho que eu mais amava. Ele chegava trans-portado por um voo raso. Pousava sobre a grade da varanda, olhando por todos os lados. Parecia querer estar só comigo, eu pensava com vaidade. Depois, me pedia licença para entrar, como se precisasse. Eu, que aguardava ansioso sua presença, recebia sua chegada como se Deus me visitasse.

[...](QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Até passarinho

passa. São Paulo: Moderna, 2007. p. 19-20.)

Analise as afirmativas.

I. “Meu corpo ficava imóvel para não impedir suas procuras.” (linhas 06 e 07), o termo em destaque é um advérbio de negação.

II. “Mas havia, naquele tempo, entre tantos ou-tros, um passarinho que eu mais amava. [...]” (linhas 14 e 15), as expressões destacadas são, respectivamente, locução adverbial de tempo e advérbios de intensidade.

III. “Depois, me pedia licença para entrar, como se precisasse.” (linhas 18 e 19) a expressão destacada é um advérbio de tempo.

Com relação aos advérbios e às locuções adver-biais presentes no texto, é possível afirmar que:

a) Somente a afirmativa I está correta.b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.c) As afirmativas I e III estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

3. Relacione os complementos verbais destacados a seus exemplos.( 1 ) Objeto direto( 2 ) Objeto indireto

) ( Não odeio ninguém. ) ( O menino levou o cachorro ao veterinário. ) ( Os eleitores votaram em um candidato de

esquerda. ) ( O empresário confia em seus colaboradores. ) ( Os alunos gostavam do professor de História. ) ( Os professores fazem tudo pelo aprendizado

dos alunos.

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 2 02/10/2018 18:21:51

3

8.o ano

A ordem correta é:

a) 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1

b) 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1

c) 2 – 1 – 2 – 2 – 2 – 2

d) 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 2

4. Leia os textos a seguir e conheça um pouco sobre a vida de duas personalidades.

Texto 1

Dalton Trevisan

Nasceu na cidade de Curitiba, em 14 de junho de 1925. Formou-se na Faculdade de Direito do Paraná e liderou o grupo literário que publicou, entre 1946 e 1948, a revista  Joaquim. A publicação, que circu-lou até dezembro de 1948, continha o material de seus primeiros livros de ficção, incluindo Sonata ao luar  (1945) e  Sete anos de pastor  (1948). Em 1954, publicou o Guia histórico de Curitiba, Crônicas da pro-víncia de Curitiba, O dia de Marcos e Os domingos ou Ao armazém do Lucas, edições populares à maneira dos folhetos de feira.

A partir dos habitantes da cidade, criou perso-nagens e situações de significado universal, em que as tramas psicológicas e os costumes são recriados por meio de uma linguagem concisa e popular, que valoriza os incidentes do cotidiano sofrido e angus-tiante. [...]

Trevisan é reconhecido como um dos maiores contistas vivos da literatura brasileira pela maioria dos críticos do país. Apesar disso, é avesso a entrevis-tas e exposições em órgãos de comunicação social. Por esse motivo, recebeu a alcunha de “Vampiro de Curitiba”, nome de um de seus livros.

[...](Disponível em: <http://www.lpm.com.br/site/default.

asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../

livros/layout_autor.asp&AutorID=55>. Acesso em: 15 jun. 2018.)

Texto 2

Helena Kolody

Nasci no dia 12 de outubro de 1912, no núcleo colonial de Cruz Machado, em pleno sertão paranaen-se. Eram 8 horas da manhã de um dia de sol e geada.

Meus pais eram ucranianos, que se conheceram e casaram no Paraná. Eu sou a primogênita e a 1.ª brasileira de minha família.

 [...]

Cursei a Escola Normal de Curitiba (atual Instituto de Educação do Paraná), diplomando-me em 1931. Sou uma simples professora normalista e tenho muito orgulho disso. Escolhi o Magistério levada pelo impul-so irresistível da vocação. A poesia foi um imperativo psicológico. Ao Magistério, dediquei os melhores anos de minha vida. Lecionei com prazer e entusiasmo. Amei meus alunos como se fossem meus irmãos, meus filhos. Muitas de minhas melhores amigas de hoje foram minhas alunas. O Magistério e a poesia são as duas asas do meu ideal.

(REZENDE, Tereza Hatue de. (Org.) Helena Kolody. Sinfonia da vida. Paraná: D.E.L. Editora/Letraviva,

1997. p. 11. Coleção Antologia poética.)

Com base na leitura dos textos, analise as seguin-tes afirmações.

I. Quanto ao tipo de discurso, em ambos os textos predomina a narrativa, uma vez que discorrem sobre fatos de uma história de vida, característica comum aos dois textos.

II. Na biografia, a seleção dos eventos a serem apresentados é definida pelo autor do texto, por isso a subjetividade é mais evidente que na autobiografia, na qual outras pessoas decidem o que vai ser dito.

III. Podemos afirmar que a presença de pronomes na primeira pessoa do singular é uma das características diferenciadoras entre os textos.

IV. Embora os dois tenham a mesma finalidade, a história da vida de Helena Kolody é relatada com o predomínio da subjetividade e de um vocabulário emocional, enquanto a de Dalton Trevisan é mais objetiva, focada nas obras do biografado.

V. Ao observar o assunto desenvolvido em cada relato, podemos afirmar que os autores leva-ram em consideração a finalidade, o suporte e o interlocutor para a seleção de dados para compor o texto, por ser um relato verdadeiro.

Assinale a alternativa que apresenta as afirma-tivas corretas quanto aos textos apresentados.

a) Somente a afirmativa IV está correta.b) Estão corretas as afirmativas I, IV e V.c) Todas as afirmativas estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas, exceto a II.

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 3 02/10/2018 18:21:52

4

8.o ano

5. Identifique os adjuntos adverbiais em cada uma das orações e classifique-os quanto à sua circunstância.

I. O réu esperava  tranquilamente  o momento do julgamento.

II. O casamento acontecerá em outubro.

III. O artista pintava seus trabalhos a lápis.

IV. Os idosos trabalham por necessidade.

V. Muitas crianças estão morrendo de fome de-vido à desnutrição.

VI. Talvez participemos da travessia na Baía de Guanabara.

a) (I) tempo; (II) lugar; (III) modo; (IV) modo; (V) intensidade e (VI) dúvida e tempo.

b) (I) modo; (II) tempo; (III) instrumento; (IV) cau-sa; (V) causa e (VI) dúvida e lugar.

c) (I) intensidade; (II) tempo; (III) causa; (IV) causa; (V) intensidade e (VI) dúvida e lugar.

d) (I) modo; (II) intensidade; (III) instrumento; (IV) modo; (V) causa e (VI) dúvida e tempo.

6. Leia este texto atentando-se às suas informações.

População em situação de ruaUm dos reflexos do intenso processo de exclu-

são social é a população em situação de rua que, em decorrência de a ocupação do solo urbano estar baseada na lógica capitalista de apropriação privada do espaço mediante o pagamento do valor da terra, não dispõe de renda suficiente para conseguir espa-ços adequados para a habitação e, sem alternativas, utiliza as ruas da cidade como moradia.

Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogê-neo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza abso-luta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelidas a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por caráter temporário ou de forma permanente.

[...]No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Social

e Combate à Fome realizou entre os anos de 2007 e 2008 uma pesquisa em 71 cidades brasileiras com população superior a 300 mil habitantes (exceto São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre). Os re-sultados dessa pesquisa foram divulgados em 2008, demonstrando que 31.922 pessoas utilizam as ruas como forma de moradia no país. Entretanto, esses números são bem maiores, pois cidades importantes não fizeram parte desse levantamento.

Apesar da realização de alguns programas so-ciais, poucas políticas públicas são desenvolvidas para solucionar esse problema. As Organizações Não Governamentais (ONGs) e as Instituições Religiosas se destacam nos serviços de amparo a essas pessoas, atuando na distribuição de alimentos, roupas e co-bertores. Outro trabalho de assistência são os abrigos temporários e os albergues que, de um modo geral, são considerados insuficientes para suprir a demanda dessa população.

O desinteresse do Estado influencia diretamente no comportamento da sociedade, haja vista que os moradores de rua são tratados, ora com compaixão, ora com repressão, preconceito, indiferença e violên-cia. Nesse sentido, devem ser desenvolvidas políticas que atuem na causa do problema, não somente em serviços de distribuição de alimentos e outros objetos, proporcionando dignidade para todos os habitantes.

(FRANCISCO, W. C. População em situação de rua. Mundo Educação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/

populacao-situacao-rua.htm>. Acesso em: 15 jun. 2018.)

Qual das alternativas apresenta uma afirmativa adequada?

a) O texto revela que a responsabilidade da população em situação de rua é do Estado. A palavra “Estado” significa a nação politicamen-te organizada.

b) O texto apresenta a questão de políticas pú-blicas que são desenvolvidas para solucionar a problemática da população em situação de rua, como as ONGs.

c) O texto aborda questões sociais, sem relação com o aspecto geográfico.

d) O título do texto “População em situação de rua” tem o intuito de declarar que os mora-dores de rua vivem nessa situação a fim de se beneficiarem da distribuição de alimentos, roupas e cobertores.

7. Qual das alternativas apresenta uma oração na voz ativa e outra na passiva consecutivamente?

a) Leram-se os livros.Os livros foram lidos.

b) Alimenta-se sempre de forma saudável.Ele come de forma saudável.

c) Eu vi minhas amigas no pátio.Minhas amigas foram vistas por mim no pátio.

d) As mulheres cozinharam para servir os necessitados.Os necessitados comem todas as refeições.

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 4 02/10/2018 18:21:52

5

8.o ano

MATEMÁTICA

8. Uma dona de casa de San Diego, Marjorie Rice, descobriu vários tipos de pentágonos que podem ser utilizados para cobrir uma superfície plana, porque, colocados de uma forma apropriada, encaixam-se perfeitamente.Na imagem a seguir é possível identificar um tipo de pentágono:

Suponha que os lados de um desses pentágonos medem y, 4, 3, 2 e x. Sabendo que a soma de x e y resulta em 6 e que duas vezes o lado x mais 4 resulta em 14, determine x e y.

a) x = 1 e y = 5.

b) x = 6 e y = 1.

c) x = 5 e y = 1.

d) x = 5 e y = 4.

9. Qual é a expressão que obtemos ao simplificar a expressão a seguir?

13

2 22

+ +xf

xf

:

a) f6

b) 16

c) f3

d) f 2

610. Um carro passou na marca do quilômetro 368

de uma rodovia exatamente às 17h25min46s. Ao passar pela marca do quilômetro 380, o relógio marcava 17h33min16s. Se o carro manteve sua velocidade constante nesse trecho, qual era essa velocidade?

a) 7,5 km/hb) 12 km/hc) 84 km/hd) 96 km/h

11. Um analista esportivo determinou que o nú-mero de pontos p para que um certo time fosse classificado para a final do campeonato deveria obedecer à inequação 5p – 12 > 63. Isso significa que o número de pontos que esse time deve obter deve ser maior que:

a) 63b) 15c) 75d) 12

12. Qual é a solução (x, y) do sistema de equações a seguir?

4 11 13 5 4

x yx y− =− =

a) (3, 1)

b) (3, –1)

c) (–3, 1)

d) (–3, –1)

13. Sabendo que a reta r é paralela à reta s, qual a medida de â?

102°

58°r

s

â

a) 136°

b) 160°

c) 200°

d) 102°

14. Qual o valor de x + y na figura a seguir?

x150°

85°

y z

a) 95°

b) 30°

c) 125°

d) 65°

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 5 02/10/2018 18:21:57

6

8.o ano

HISTÓRIA

15. Na história do Brasil Imperial, o período de 1841 a 1889 foi de relativa paz interna. Em seus pri-meiros anos, ocorreu um último conflito popular do período imperial, conhecido como Revolução Praieira (1848). Assinale a opção que apresenta o projeto dessa revolução ocorrida no Nordeste brasileiro.

a) Defendia primordialmente o comércio interno para desenvolver a economia das províncias.

b) Defendia a expropriação dos senhores de terra para a promover o centralismo administrativo.

c) Defendia reformas sociais, como a naciona-lização do comércio e a desapropriação dos engenhos.

d) Como os demais movimentos de oposição à ordem imperial, defendia a maioridade de D. Pedro II.

16. Considerado o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, a Guerra do Paraguai foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento das dí-vidas externas dos países envolvidos no conflito. Nesse contexto, assinale a opção que explica por que a Inglaterra financiou a guerra que levou à destruição do Paraguai.

a) A Inglaterra estava em disputa com os argenti-nos pelo domínio de vastas porções do territó-rio paraguaio e de áreas do Rio Grande do Sul.

b) Com a perda das treze colônias na América do Norte, os ingleses aumentaram a exportação de açúcar e trigo para o Uruguai e para o Brasil.

c) Por serem aliados, os ingleses apoiaram a po-lítica expansionista brasileira, que incorporou o Uruguai como província até 1828.

d) Os ingleses emprestaram milhões de libras para os países envolvidos no conflito, a fim de desestabilizar e impedir o desenvolvimento da região.

17. No século XIX, a economia brasileira era agrícola, com a produção destinada ao mercado externo. A partir de 1838, o café superou o açúcar e tornou--se o principal produto brasileiro de exportação. A cafeicultura, inicialmente implantada no Rio de Janeiro, expandiu-se para o Espírito Santo e, sobretudo, para São Paulo. Considerando esses

dados, na história econômica do Brasil pode-se dizer que a produção cafeeira

a) se opôs à agricultura colonial, pois assegurou prosperidade aos trabalhadores.

b) se opôs à produção colonial açucareira, pois era diversificada.

c) repetiu os padrões da produção agrícola co-lonial brasileira.

d) foi a primeira atividade econômica brasileira para a exportação.

18. Nas últimas décadas do século XIX, no Império brasileiro, ocorreu um surto das atividades eco-nômicas urbanas, com a criação de indústrias, bancos, casas comerciais, entre outras. Houve também uma crescente urbanização, a constru-ção de ferrovias e a chegada de novos imigrantes europeus. Sobre essa conjuntura, pode-se afirmar que esse contexto histórico do Brasil foi:

I. Favorecido pela disponibilidade de capitais, existentes no país desde a extinção do tráfico de escravizados.

II. Incentivado pela Lei de Terras de 1850, que criou o regime de capitanias hereditárias no Brasil.

III. Liderado por Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde de Mauá.

IV. Incentivado pelo governo imperial, que criou leis, como a Tarifa Alves Branco.

Agora, assinale a opção que apresenta as afirma-ções corretas.

a) São corretas as afirmativas II, III e IV.b) São corretas as afirmativas I, II e III.c) São corretas as afirmativas I, III e IV.

d) São corretas as afirmativas I, II, III e IV.

GEOGRAFIA

19. Sobre os aspectos físicos da América Latina, po-de-se afirmar que

a) a Bacia Platina, a maior do mundo, é composta das bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai.

b) a corrente quente das Malvinas é responsável pela existência do Deserto do Atacama.

c) no relevo, destacam-se os dobramentos mo-dernos a exemplo da Cordilheira dos Andes.

d) a Floresta Equatorial apresenta como caracte-rísticas ser arbórea, aciculifoliada e caducifólia.

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 6 02/10/2018 18:21:58

7

8.o ano

20. Leia o texto a seguir, que caracteriza um clima que atua na América Latina:

Com quatro estações bem definidas, apresentan-do verões amenos, invernos intensos e chuvas bem distribuídas durante o ano, este clima é observado apenas no litoral do extremo sul do Chile.

Marque a alternativa que corresponde ao clima descrito.

a) Subtropical.b) Temperado.c) Tropical.

d) Mediterrâneo.

21. Sobre as populações pré-colombianas, relacione as colunas:( a ) Incas( b ) Maias( c ) Aruaques

) ( Indígenas que ocupavam a América Central e que, com a chegada dos Europeus, acabaram praticamente dizimados.

) ( Conhecidos pela arquitetura, pelos estudos na área da Astronomia e da Matemática e pelas expressões artísticas observadas em suas esculturas. Atualmente são encontrados em Honduras, México e Guatemala.

) ( Sua capital era a cidade de Cuzco, no Peru. Praticavam agricultura em terraços artificiais devido à declividade do terreno andino.

A relação correta é

a) a, c, b.

b) b, a, c.

c) a, b, c.

d) c, b, a.

22. Sobre o processo de urbanização na América Latina, pode-se afirmar que

a) o Brasil é o país mais urbanizado do continente.

b) ocorreu devido à industria lização.

c) até o final do século as cidades mais urbaniza-das serão Caracas (Venezuela), Santiago (Chile) e Rio de Janeiro (Brasil).

d) o país mais urbanizado é o México.

CIÊNCIAS

23. O sistema locomotor humano é formado pela união dos sistemas esquelético e muscular. Dentro desse sistema, os ossos constituem a parte passiva na locomoção, enquanto os músculos exercem a parte ativa. Ossos e músculos são unidos por meio de tendões. Quando pensamos em sistema locomotor, geralmente o associamos à prática de esportes, pois exige concentração, força, domínio das atividades, flexibilidade, equi-líbrio e agilidade. Porém, esse sistema também está intimamente relacionado a todas as nossas atividades diárias, já que exigem controle na coor-denação e precisão dos movimentos corporais. Em relação ao sistema esquelético, componente do sistema locomotor, analise as afirmativas a seguir:

Stih

ii/Sh

utte

rsto

ck

I. A principal função do tecido ósseo é a calcifi-cação das matrizes ósseas.

II. Os ossos podem ser divididos em: curtos, médios e longos.

III. As articulações encontradas nos joelhos são bastante complexas, pois apresentam ligamentos, tendões e cartilagens, podendo realizar variados movimentos.

IV. O esqueleto é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular.

V. Em nossa caixa torácica, há onze pares de costelas: sete pares de verdadeiras, dois pares de falsas e dois pares de flutuantes.

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 7 02/10/2018 18:21:59

8

8.o ano

Analisando as afirmativas acima, assinale a alter-nativa que contém apenas as corretas em relação ao sistema esquelético.a) I, III e IV.b) I, II, III e IV.c) III e IV.

d) I, III, IV e V.

24. Leia o texto a seguir para responder à questão proposta.

O que é otite?

O termo otite refere-se à inflamação na orelha média ou externa, assim como na mucosa do tímpano. Sua principal característica é a dor e é causada, princi-palmente, pela entrada de microrganismos na orelha.

É mais comum em crianças nas idades entre 6 e 36 meses, embora possa acontecer em qualquer idade, geralmente devido a hábitos de higiene prejudiciais. Em geral, é um problema corriqueiro e de fácil reso-lução, porém, sempre que a dor se estender, é preciso tomar precauções para evitar maiores complicações.

A otite pode ser muito dolorosa por conta do acú-mulo de fluídos dentro da orelha média e no tímpano.

(Disponível em: <https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-otite-media-externa-interna-sintomas-e-

remedios/>. Acesso em: 10 maio 2018. Adaptado.)

And

rey_

Popo

v/Sh

utte

rsto

ck

Além da otite, uma inflamação na orelha pode trazer muitos outros problemas relacionados à saúde. Uma infecção/inflamação não afeta so-mente a orelha, mas também outro fator muito importante para as atividades do nosso dia a dia. Qual é esse fator e em qual região é realizado esse controle?

a) Equilíbrio; cóclea.

b) Equilíbrio; canais semicirculares.

c) Atenção; cóclea.

d) Atenção; janela oval.

25. Os olhos são os órgãos responsáveis por propor-cionar o sentido da visão. Podemos dizer que a função dos nossos olhos é ser a porta de entrada de luz para nosso cérebro. São eles que informam o que está acontecendo ao nosso redor, avisando ao nosso sistema nervoso qual deverá ser nossa ação. Embora sua função pareça bem definida, os olhos não são órgãos simples. Eles possuem vá-rias membranas e células responsáveis por cada função realizada. Assim como em outras partes do nosso corpo, os olhos também podem sofrer alguns distúrbios visuais. Em relação a esses dis-túrbios, analise as afirmativas e assinale a opção que contém apenas as corretas.

Ale

x M

it/Sh

utte

rsto

ck

I. A miopia é a dificuldade de enxergar de longe.

II. A hipermetropia é um distúrbio que dificulta enxergar objetos que estão longe dos olhos.

III. O astigmatismo é a deformação da córnea ou da lente, levando à formação de imagens distorcidas.

IV. Daltonismo está relacionado ao mau funciona-mento dos bastonetes, impedindo o indivíduo de visualizar algumas cores.

V. A presbiopia ocorre em indivíduos geralmente mais velhos, pois essa doença ocorre devido à perda da elasticidade da lente.

a) I, III e IV.b) II, III e IV.c) II, IV e V.d) I, III e V.

26. A coluna vertebral é uma estrutura firme, porém flexível, formada por uma série de vértebras. Essa estrutura constitui o eixo central do corpo dos seres humanos, dando sustentação aos membros e à cabeça, além da proteção à medula espinal. Constantemente, a coluna vertebral é vítima de práticas que a desgastam, resultando em dores na coluna e nas costas. Normalmente, essas dores

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 8 02/10/2018 18:22:03

9

8.o ano

aparecem em consequência da má postura, do sedentarismo, da prática de exercícios físicos de maneira incorreta, da falta de alongamento, da obesidade, d entre outros fatores. Cuidar da co-luna é muito importante para não desenvolver problemas e lesões que a afetem. Em relação aos problemas relacionados à coluna vertebral, assi-nale a alternativa que contém os três tipos mais frequentes de lesões dessa estrutura.

a) Lordose, cifose e escoliose.b) Lordose, escoliose e epífise.c) Epífise, diáfise e lordose.d) Escoliose, cifose e diáfise.

LÍNGUA INGLESA

27. Read an adapted excerpt of the book Alice’s Adventure in Wonderland by Lewis Carroll:

Down the rabbit-holeAlice was beginning to get very bored. She and

her sister were sitting under the trees. Her sister was reading, but Alice had nothing to do. Once or twice she looked into her sister’s book, but it had no pictures or conversations in it.

“And what is the use of a book,” thought Alice, “without pictures or conversations?”

She tried to think of something to do, but it was a hot day and she felt very sleepy and stupid. She was sitting and thinking when suddenly a White Rabbit with pink eyes ran past her.

Retold by Jennifer Basset.

(Avaliable at: <https://tiptopenglish.ru/alice-s-adventures-

in-wonderland-by-lewis-carrol/>. Accessed: Jul. 3, 2018.)

Observe the underlined sentence. The verbs tenses which were used are past continuous and past simple. The past continuous is used to indicate different actions, in the case of text above its use indicates:

a) an action which started in the past and conti-nues happening now.

b) a repeated action in the past.c) a situation interrupted by a short action.d) parallel actions were happening in the same

time.

28. Observe a graffiti by the artist Banksy:

(Available at: <www.widewalls.ch/murals/banksy-thisll-look-nice-when-its-framed/>. Accessed: Jun. 10, 2018.)

About the use of adjectives nice and framed in the sentence is correct to say:

a) It’s incorrect, because after verbs is used an adverb.

b) It’s correct, because look isn’t a verb.

c) It’s incorrect, because the adjectives are placed before the verbs.

d) It’s correct, because adjectives come after non-action verbs.

LÍNGUA ESPANHOLA

(Disponível em: <https://sosangeldelaguardia.org/tag/recogida-de-productos-de-higiene-y-aseo-personal/>. Acesso em: 26 jun. 2018.)

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 9 02/10/2018 18:22:04

10

8.o ano

29. Marque a alternativa que apresente corretamente os nomes em espanhol de dois objetos que apa-recem no anúncio da campanha acima.

a) Gafas – Consola.

b) Cepillo de dientes – Jabón líquido.

c) Reloj – Juguetes.

d) Pantalones – Zapatos.

30. Marque a frase que tenha um verbo que expresse uma ação de higiene pessoal e que esteja con-jugado no imperativo afirmativo em espanhol.

a) Voy a ducharme después de la cena.

b) Lava tus manos.

c) Él se acuesta a las once de la noche.

d) Me cepillo los dientes cuando me despierto.

ARTE

31. A arte no século XX se integrou aos meios de comunicação. Muitas personalidades públicas foram incorporadas em expressões artísticas, va-lorizando ainda mais sua cultura de origem com o crescimento da popularidade. Sobre a exploração das mídias pela arte, é correto afirmar:

a) Os artistas da Pop Art usavam símbolos na sua produção.

b) A ópera é uma forma de teatro que não explo-ra música, nem houve criação por composito-res brasileiros.

c) A expressão “Música Pop” teve início nos anos 1960, com orquestras e música clássica.

d) As danças só podem ser realizadas em grupos, como as danças étnicas.

FILOSOFIA

32. Leia os textos abaixo, relacionados ao jusnatu-ralismo e ao Iluminismo, e em seguida relacione os elementos das colunas I e II. Por fim, assi-nale a alternativa correspondente à sequência encontrada.

1. Os filósofos gregos afirmavam que o justo es-taria fundamentado na natureza. Séculos de-pois, com o surgimento do jusnaturalismo, a

filosofia define que a lei natural é anterior à lei positiva. Entre os pensadores do jusnaturalis-mo destaca-se Hugo Grotius, jurista holandês do fim do século XVI e início do século XVII.

Os homens impuseram, em vista de seus interesses, leis que variam de acordo com os costumes e que, entre os mesmos povos, muitas vezes mudam de acordo com as cir-cunstâncias. Quanto ao direito natural, esse não existe; todos os seres, homens e outros animais, se deixam arrastar pela natureza em função de suas próprias utilidades. Deduz-se, pois, que não há justiça ou, se houvesse uma, não passaria de suprema loucura, porquanto prejudica o interesse do indivíduo, preocupan-do-se em proporcionar vantagem a outrem.

(GROTIUS, Hugo. O Direito da Guerra e da Paz. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 36.)

2. O Iluminismo foi um movimento filosófico que enalteceu a razão. Para os filósofos ilu-ministas, a razão é a principal ferramenta na construção do conhecimento humano. Na po-lítica, esse movimento questiona instituições como o Estado absolutista e a igreja. Dentre os filósofos do Iluminismo, destacam-se John Locke e Johannes Althusius.

2.1 Liberdade não significa que um homem possa fazer exatamente o que lhe agrada, sem con-sideração a qualquer lei, pois “a liberdade na-tural do homem é ser livre de qualquer poder superior na terra, e de não depender do desejo ou da autoridade legislativa do homem, mas ter apenas a lei da natureza para regulamentá--lo”, enquanto sob governo um homem é livre quando tem “um regulamento determinado para guiá-lo, comum a todos daquela socieda-de, e criado pelo poder legislativo nela erigido”. A essência da liberdade política, na verdade, é que um homem não deverá estar “sujeito à vontade inconstante, incerta, desconhecida e arbitrária de outro homem”. A lei não é in-compatível com a liberdade; ao contrário, é indispensável a ela, pois o “objetivo de uma lei não é abolir ou restringir, mas preservar e ampliar a liberdade.

(LOCKE, John. Segundo tratado do Governo Civil. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 18.)

2.2 Não se pode negar que o maior é o que consti-tui o outro e é imortal em sua fundação, e que isso é o povo (…). Por natureza e circunstância,

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 10 02/10/2018 18:22:05

11

8.o ano

o povo é anterior, mais importante do que, e superior a seus governantes, assim como cada corpo constituinte é anterior e superior ao que é constituído por ele.

(Althusius, J. Politica methodice digesta. Indianapolis: Liberty Fund, 1995. p. 72-3; 93; 96-7; 110-1.)

Coluna I

1. Jusnaturalismo

2. Direito Positivo

3. Johannes Althusius

4. John Locke

Coluna II ) ( O poder não pode vir de cima para baixo, ele

deve ascender da base para o topo. ) ( Direito coletivo, válido apenas na comunidade

em que foi criado. ) ( É um direito universal. ) ( A liberdade é a capacidade de ordenar sobre

si mesmo, dentro dos limites da lei.

a) (3), (2), (1), (4)

b) (2), (4), (1), (3)

c) (3), (2), (4), (1)

d) (2), (3), (1), (4)

33. Leia o texto abaixo, sobre o conceito de felicidade para Kant. Em seguida, analise as afirmativas I e II e as relacione. Por fim, assinale a alternativa CORRETA, correspondente à sua análise.

O conceito de felicidade não é tal que o homem possa abstraí-lo de seus instintos e desse modo o re-tire de sua animalidade nele mesmo; pelo contrário: é a mera ideia de um estado, a qual ele quer adequar este último sob condições simplesmente empíricas (o que é impossível). O homem projeta para si próprio esta ideia e, na verdade, sob as mais variadas formas, através de seu entendimento envolvido com a imagi-nação e com os sentidos; ele muda até este conceito tão frequentemente que a natureza, se estivesse submetida inteiramente ao seu livre arbítrio, não po-deria admitir até nenhuma lei universal determinada e segura, para concordar com este vacilante conceito e desse modo com um fim que, de modo arbitrário, cada um a si mesmo propõe. Mas mesmo se, ou reduzirmos este conceito à verdadeira necessidade natural, na qual a nossa espécie concorda plenamente com ela própria, ou, por outro lado, pretendemos dar um alto apreço à habilidade para criar fins por si

imaginados, nesse caso nunca seria por ele alcançado aquilo que o homem entende por felicidade e o que na verdade é o seu último e próprio fim da natureza (não fim da liberdade).

(KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Tradução de Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2005. p. 270-271.)

Nenhum princípio de lei válido deve ter funda-mento na felicidade, porque

I. o dever do Estado é garantir a liberdade, dentro da lei.

II. cada pessoa deve ter liberdade para escolher como encontrar a própria felicidade, respei-tando, também, os direitos das outras pessoas.

a) As duas afirmativas estão INCORRETAS, e a segunda não justifica a primeira.

b) Apenas a primeira afirmativa está CORRETA, e a segunda não justifica a primeira.

c) Apenas a segunda afirmativa está CORRETA.

d) As duas afirmativas estão CORRETAS, e a se-gunda justifica a primeira.

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_8_3B_SAE.indd 11 02/10/2018 18:22:05