teens 9SAE ºano - upvix.com.br Desafio... · 1 Este CADERNO DE QUESTÕES contém 23 questões...

9
ENSINO FUNDAMENTAL SIMULADO 2 9 ano º Instruções: LEIA COM MUITA ATENÇÃO! 1. Inicialmente, confira sua prova. Ela deve ter 36 questões, cada uma com quatro alternativas. 2. Com a prova, você deve receber uma folha de respostas, a qual deve ser preenchida totalmente. 3. Cada questão tem apenas uma alternativa correta. Assinale-a com um X e lembre-se de não deixar nenhuma questão sem resposta. 4. Será anulada a questão na qual for marcada mais de uma alternativa. 5. A duração da prova é de 3 horas. Boa prova! Escola: Nome: Turma: n.º Manhã Tarde Noite teens teens ESCOLA: NOME: TURMA: Instruções 1 Este CADERNO DE QUESTÕES contém 23 questões numeradas de 1 a 23. 2 Confira seu CADERNO DE QUESTÕES. Caso esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergência, comunique ao aplicador para que ele tome as providências cabíveis. 3 ATENÇÃO: após a conferência, escreva e assine seu nome nos espaços próprios do CARTÃO-RESPOSTA com caneta esferográfica de tinta preta. 4 Não dobre, não amasse nem rasure o CARTÃO-RESPOSTA, pois ele não poderá ser substituído. 5 Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 4 opções identificadas com as letras A, B, C e D. Apenas uma responde corretamente à questão. 6 No CARTÃO-RESPOSTA, preencha todo o espaço compreendido no campo correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a resposta. Correto Errado QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D QUESTÃO A B E C D Ensino Fundamental Desafi o 3 ano 6 SIM_EF18_6_3B_SAE.indd 1 06/08/2018 09:59:56

Transcript of teens 9SAE ºano - upvix.com.br Desafio... · 1 Este CADERNO DE QUESTÕES contém 23 questões...

ENSINO FUNDAMENTAL

SIMULADO 29anoº

Instruções:

LEIA COM MUITA ATENÇÃO!1. Inicialmente, confi ra sua prova. Ela deve ter 36 questões, cada uma com quatro

alternativas.2. Com a prova, você deve receber uma folha de respostas, a qual deve ser preenchida

totalmente.3. Cada questão tem apenas uma alternativa correta. Assinale-a com um X e lembre-se

de não deixar nenhuma questão sem resposta.4. Será anulada a questão na qual for marcada mais de uma alternativa.5. A duração da prova é de 3 horas.

Boa prova!

Escola:

Nome:

Turma: n.º Manhã Tarde Noite

SAESAESAEteensteensESCOLA:

NOME:

TURMA: Nº

Instruções

1 Este CADERNO DE QUESTÕES contém 23 questões numeradas de 1 a 23.2 Confi ra seu CADERNO DE QUESTÕES. Caso esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergência,

comunique ao aplicador para que ele tome as providências cabíveis.3 ATENÇÃO: após a conferência, escreva e assine seu nome nos espaços próprios do CARTÃO-RESPOSTA com caneta

esferográfi ca de tinta preta.4 Não dobre, não amasse nem rasure o CARTÃO-RESPOSTA, pois ele não poderá ser substituído.5 Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 4 opções identifi cadas com as letras A, B, C e D. Apenas

uma responde corretamente à questão.6 No CARTÃO-RESPOSTA, preencha todo o espaço compreendido no campo correspondente à opção escolhida

para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a resposta.

CorretoCorretoCorretoCorreto

CorretoCorretoCorretoErradoQUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D

QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D QUESTÃO A B EC D CCCCCCCCCCCCCCC

CCCCCCCCCCCCCCCBBBBBBBBBBBBBBB

CCCCCCCCCCCCCCC

CCCCCCCCCCCCCCC CCCCCCCCCCCCCCC CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC

Ensino FundamentalEnsino FundamentalFundamentalFundamentalDesafi o 3ano.º6

SIM_EF18_6_3B_SAE.indd 1 06/08/2018 09:59:56

2

6.o ano

LÍNGUA PORTUGUESA

1. A respeito das palavras: cabeleireiro, tireoide, quão, oceano, sereia, comboio e saíram, assi-nale a alternativa correta.

a) Em “cabeleireiro”, “comboio” e “tireoide” há ditongo.

b) Tanto em “sereia” quanto em “quão” há tritongo.

c) Encontramos hiato somente em “saíram”.

d) Assim como em “oceano”, “cabeleireiro” e “se-reia” apresentam ditongo.

2.

O caipira e o leão

A gente ficava horas ouvindo gostosamente os causos carregados de mentiras ingênuas e absurdas contadas pelo cumpadi Furquim. Ele era igualzinho àquele personagem mentiroso do Chico Anísio, que falava um absurdo e sempre queria a concordância da Teca, sua esposa.

Era exatamente assim que o cumpadi Furquim agia. Contava uma daquelas mentiras bravas e quando todo mundo ria do absurdo ele perguntava pra esposa lá dele: “É ou não é, muié? Minha muié se alembra do causo.”

Às vezes, a mentira era tão cabeluda que a própria mulher ficava com vergonha de concordar e fazia um grunhido de não se lembrar. Nesta hora, o Furquim espertamente arrematava: “Ocê num se alembra porque a gente num era casado ainda. ” E continuava no causo.

Lá vai uma das boas. Contava ele que estava no meio de uma mata quando surge em sua frente um grande leão.

Apavorado, ele tira do bolso um canivetinho.

FURQUIM (olhando para o céu) – Ah, meu bom São Cipriano, me ajuda. Se o sinhô tive do meu lado, faz com que eu, cum esse canivetinho à toa, mate esse leão brabo. Se por acauso o sinhô num tive do meu lado, mas tive do lado do leão, faz com que ele, cum uma patada só, me mate, que é pra eu num sintí dor. Pra eu morrê na hora.

Agora... se o sinhô num tive do meu lado, mas também num tive do lado desse baita leão aí... me faz um favô. Puxa um banquinho e senta um pouco

pra apreciá. O sinhô vai assistí a maió briga da história de São Joaquim.

Diz o Furquim que saiu pra briga... e, claro, venceu!BOLDRIN, Rolando. O caipira e o leão. In: ______. Proseando: Causos do Brasil. São Paulo: Nova Alexandria, 2010. p. 13-15.

Sobre essa narrativa, é correto afirmar que:

a) Furquim e o leão assumem posições opostas no enredo, portanto o primeiro é personagem protagonista; o segundo, antagonista. Como Furquim reflete acerca das opções que tem ao encontrar o animal: matar, morrer ou lutar, é correto considerá-lo como possuindo profun-didade psicológica.

b) o protagonista Furquim é um típico persona-gem do interior. Ele não apresenta profundi-dade psicológica e personifica um tipo de per-sonagem, ou personagem-tipo – o contador de histórias mentiroso.

c) o personagem principal é Furquim, e Rolando Boldrin é personagem coadjuvante, pois seu papel é contar a história vivida pelo persona-gem. O leão e São Cipriano, a quem ele apela ao encontrar o animal na mata, também são coadjuvantes.

d) Furquim e sua mulher são protagonistas. Ele porque vive as principais ações na narrativa, e sua mulher por confirmar as histórias men-tirosas contadas pelo marido.

3. Leia o texto atentando-se à formação das palavras em destaque.

[...]

Enquanto o irmão mais velho consumia os frutos do trabalho árduo e de boa índole do caçula, a boa esposa mantinha o marido escondido na cabana e, sem que ninguém visse, alimentava-o para que re-cobrasse a saúde e as forças. Ele começou a ganhar peso e se recuperar da magreza.

[...]SACRANIE, Magdalene. Os dois irmãos. In: O amuleto perdido e

outras lendas africanas. São Paulo: Panda Books, 2010. p. 21.

Nesse fragmento de texto, a palavra “recobrasse” foi formada pelo processo de prefixação. Já “ma-greza” foi formada pelo processo de sufixação. Com base nessa explicação, analise as alternativas e indique aquela que apresenta palavras forma-das, na mesma ordem, pelos mesmos processos das palavras em destaque.

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_6_3B_SAE.indd 2 06/08/2018 09:59:57

3

6.o ano

a) desqualificar – intramuscular

b) bisneto – transportar

c) inútil – bibliotecário

d) ricaço – povaréu

4.

As fadas

Era uma vez uma viúva que tinha duas filhas. A mais velha se parecia tanto com ela que, quem a via, pensava estar vendo a mãe.

– Como são desagradáveis e orgulhosas! – costu-mavam comentar os conhecidos. – Ninguém aguenta viver perto delas.

A caçula era o verdadeiro retrato do pai, pela do-çura e pelo bom caráter. E, além disso, muito bonita.

Como costumamos amar quem se parece conos-co, a mãe era louca pela filha mais velha e tinha uma incrível antipatia pela caçula.

A moça comia na cozinha e trabalhava sem des-canso. Entre outras coisas, essa menina era forçada a ir a uma fonte distante, duas vezes por dia. Andava quase meia légua para trazer na volta uma grande bilha cheia d’água.

Um dia em que se estava lá, aproximou-se dela uma pobre mulher, que lhe pediu:

– Quer dar-me de beber, minha menina?

– Pois não, minha boa tia.

E, a bela moça, imediatamente lavou a bilha e depois tirou água com todo o cuidado. Em seguida ofereceu à mulher, segurando sempre a bilha, a fim de que ela pudesse beber mais facilmente. Tendo bebido, a mulher disse:

– Tu és tão boa, que não resisto ao desejo de te fazer um dom.

Tratava-se de uma fada. A velhinha era, afinal, uma fada que tinha tomado a forma de uma pobre mulher para ver até que ponto a menina era gentil e bondosa.

– Concedo-te o dom – continuou a fada – de lançares pela boca uma flor ou uma pedra preciosa sempre que proferires uma palavra.

Quando a menina chegou a casa, a mãe ralhou-lhe muito porque se atrasara.

– Peço perdão por ter chegado tão tarde, mãe – disse a menina, ao mesmo tempo que lhe saíam da boca duas rosas, duas pérolas e dois diamantes enormes.

– O que se passa? – exclamou a mãe muito ad-mirada. – Parece que te estão a sair da boca pérolas e diamantes. Como é possível, minha filha? (Foi a primeira vez que lhe chamou filha).

A pobre menina contou-lhe o que acontecera, enquanto lhe saíam da boca uma infinidade de diamantes.

– Tenho que lá mandar a minha filha. Olha, Joaquina, vê o que sai da boca da tua irmã quando fala. Gostarias de ter o mesmo dom? Só tens que ir buscar água à fonte e dar de beber a uma velhinha quando ela te pedir.

– Havia de ter graça, ir agora à fonte… – respon-deu a malcriada.

– Faz imediatamente o que te mando – repreen-deu-a a mãe.

Ela assim fez, mas de muito mau modo. Pegou na jarra de prata mais bonita que havia em casa e par-tiu. Assim que chegou à fonte viu aproximar-se uma senhora que saíra do bosque. Vinha magnificamente vestida e pediu-lhe de beber. Era a mesma fada que aparecera à sua irmã, mas que agora tinha o aspecto de uma princesa. Pretendia averiguar até que ponto chegava a rudeza daquela rapariga.

– Então julgas que vim aqui para te dar de beber? – perguntou a malcriada. – Trouxe um jarro de prata de propósito para dar de beber a sua excelência! Ora sirva-se sozinha, se tem sede!

– Não és nada gentil – repreendeu-a a fada, sem se zangar. – Muito bem! Já que és tão pouco afável dou-te o dom de te saírem sapos ou serpentes pela boca, sempre que falares.

Assim que a mãe a viu chegar a casa gritou-lhe:

– Então, minha filha?

– Então, minha mãe? – respondeu-lhe a malcriada, cuspindo duas víboras e dois lagartos.

– Céus! Que vejo eu? – gritou a mãe, horrorizada. – A culpa é da tua irmã, mas ela me pagará.

Como a mãe lhe queria bater, a menina fugiu para a floresta. O filho do rei, que voltava da caça, encontrou-a e ficou deslumbrado com a sua beleza. Perguntou-lhe o que fazia ali sozinha e porque estava a chorar.

– Ai de mim, senhor! Foi a minha mãe que me expulsou de casa.

O filho do rei, que viu saírem-lhe da boca cinco ou seis pérolas e outros tantos diamantes, pediu-lhe

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_6_3B_SAE.indd 3 06/08/2018 09:59:58

4

6.o ano

que lhe dissesse de onde vinham aquelas riquezas. A menina contou-lhe a sua aventura. O príncipe, que, entretanto, se apaixonara por ela, achou que um dom assim valia muito mais do que qualquer dote. Então, levou-a consigo para o palácio do rei seu pai e casou com ela.

Quanto à irmã, tornou-se tão horrorosa que até a mãe a expulsou de casa. Como ninguém queria estar com ela, acabou por se esconder num canto do bosque onde morreu sozinha.

PERRAULT, Charles. Contos de Charles Perrault. Tradução, prefácio e notas: Eliana Bueno-Ribeiro. Ilustrações:

Gustave Doré. São Paulo: Paulinas, 2016. p.136.

As narrativas costumam seguir, geralmente, uma sequência. Relacione cada parte do texto a seu exemplo.

(01) Apresentação

(02) Complicação

(03) Clímax

(04) Desfecho ) ( A irmã mais velha foi rejeitada por todos,

inclusive pela mãe, e acaba sozinha no bosque.

) ( Ninguém gostava das atitudes de uma senhora viúva e de sua filha mais velha.

) ( A filha mais velha recebe da Fada, por dom, que saiam sapos e serpentes a cada palavra dita.

) ( A mãe inveja os dons recebidos pela filha mais nova e obriga a filha mais velha a ir à fonte para que lá também consiga receber os mesmos dons ofertados pela Fada à sua irmã.

A alternativa que apresenta a sequência correta do enredo é:

a) 2 – 1 – 3 – 4

b) 1 – 3 – 2 – 4

c) 3 – 1 – 4 – 2

d) 4 – 1 – 3 – 2

MATEMÁTICA

5. Nathalie tem uma coleção de dados que usa para jogar RPG com os amigos. Todos os dados têm o formato de poliedros regulares. Em uma das partidas que jogou, percebeu que um dos

dados estava faltando. Ela observou que o dado que faltava tinha mais de 10 faces e todas elas tinham o formato de triângulo equilátero. Qual era o formato do dado que Nathalie perdeu?

a) Icosaedro.

b) Dodecaedro.

c) Octaedro.

d) Tetraedro.

6. Camila está construindo uma embalagem para chocolates com a forma de uma pirâmide seguin-do este modelo:

Ela já recortou três faces da figura:

O que falta ser recortado?

a) Três faces triangulares.

b) Quatro faces triangulares e uma no formato de hexágono.

c) Quatro faces triangulares.

d) Duas faces triangulares.

7. Em uma promoção de final de estação, as cami-setas de uma loja estão sendo vendidas com um desconto de 75% sobre o preço original. Qual fração do preço original corresponde ao preço das camisetas em promoção?

a) 57

b) 34

c) 35

d) 710

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_6_3B_SAE.indd 4 06/08/2018 09:59:58

5

6.o ano

8. Em uma gincana na escola, fizeram a seguinte pergunta à Julie:

“Uma piscina tem capacidade para 4 600 litros.

Quantos litros há em 25

dessa piscina?”.

Qual alternativa Julie deve escolher?

a) 920 litros.b) 11 500 litros.c) 2 300 litros.

d) 1 840 litros.

HISTÓRIA

9. A seguir, leia o trecho de uma obra literária grega sobre um conflito ocorrido na Grécia Antiga.

A guerra teve como motivo o rapto de Helena, es-posa de Menelau, rei de Esparta, por Páris Alexandre, príncipe de Troia. Esse rapto foi causado na verdade por influência da deusa Afrodite. Por ser a deusa do amor, ela ofereceu como retribuição o amor da mu-lher mais bela da Grécia: Helena. Em visita aos chefes espartanos, os troianos foram recebidos com muita hospitalidade. Mas a paixão fulminante que afetou Páris e Helena fez com que fugissem para Troia onde poderiam viver esse amor.

(Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/iliada-homero-sua-problematica-teorica.htm>. Acesso em: 7 mai. 2018.)

Agora, assinale a opção que apresenta o nome da obra e de seu autor.

a) A Ilíada – Homero.b) Édipo rei – Sófocles.c) A República – Platão.

d) A Guerra do Peloponeso – Tucídides.

10. Na Roma Antiga, o escravizado era considerado um animal de trabalho, sobre o qual o senhor tinha direitos de vida e morte. A mão de obra escrava era utilizada em atividades diversas, como artesanato, tarefas domésticas e mineração.

Na sociedade romana antiga, o que podia levar uma pessoa à condição de escravizado?

a) Ser prisioneiro de guerra ou filho de escravizado.

b) Quando sua produção agrícola era insuficiente.

c) Dependia da vontade do rei e do senado romano.

d) Os gladiadores que perdiam as lutas nas arenas.

11. Leia atentamente o trecho a seguir

A plebe de Roma, que chegava a quase um mi-lhão de habitantes, perdeu seu poder Legislativo e foi acolhida na clientela de Augusto, que garantiu o abastecimento de trigo, gratuito ou mais barato. Os imperadores reforçaram uma já antiga política de dis-tribuição de dinheiro e de promoção de festividades – que culminariam nos grandes centros de diversão da plebe – o circo – onde se realizavam corridas de cavalos, o teatro e, mais tarde, nos anos 70 d.C., o grande anfiteatro do Coliseu.

(GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2016. p. 141-142.)

Esse trecho é um texto historiográfico porque:

a) apresenta informações não reais.

b) apresenta fatos da vida de uma pessoa.

c) relata alguns fatos da história da humanidade.

d) faz propaganda das ações do imperador.

GEOGRAFIA

12. Sobre as camadas da atmosfera, relacione as colunas:

a) Troposfera

b) Estratosfera

c) Mesosfera

d) Termosfera

e) Exosfera ) ( Em sua composição estão os gases hélio e

hidrogênio, que tornam as temperaturas extremamente elevadas.

) ( É a maior camada da atmosfera, chegando até a 500 km de altitude.

) ( Não possui gases capazes de absorver a luz solar, tendo uma temperatura extremamente fria.

) ( Nela é encontrado em maior concentração o ozônio, gás que absorve mais radiação solar que os demais e atua como “filtro” dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

) ( É nessa camada que ocorrem os fenômenos meteorológicos (chuva, vento, neve, granizo).

A sequência correta é:

a) d, e, c, a, b.

b) a, b, d, c, e.

c) e, d, c, b, a.

d) c, a, b, d, e.

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_6_3B_SAE.indd 5 06/08/2018 09:59:59

6

6.o ano

13. Leia o texto a seguir sobre os fatores e elementos do clima.

O clima é o conjunto de variações na atmosfera em um determinado local ou região. Trata-se de uma dinâmica que dura um período superior a 30 anos [...].

Nesse sentido, o clima pode ser compreendido a partir de seus fatores e elementos, termos que, aparentemente semelhantes, referem-se a questões totalmente diferentes.

(Fatores e elementos climáticos. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fatores-elementos-

climaticos.htm>. Acesso em: 22 maio 2018.)

São exemplos de fatores e elementos climáticos, respectivamente:

a) chuva e latitude.

b) maritimidade e continentalidade.

c) pressão atmosférica e latitude.

d) massas de ar e ventos.

14. Observe a ilustração a seguir.33.3

32.8

32.2

31.7

31.1

30.6

30.0

29.4Temp

°C

RuralBairros

residenciais

ComercialCentro

Zona urbana residencial Parque

Subúrbios

(Disponível em: <https://escolaeducacao.com.br/o-clima-nas-cidades-inversao-termica-e-ilhas-de-

calor>. Acesso em: 26 dez. 2016. Adaptado.)

O problema ambiental representado na ilustração denomina-se:

a) ilha de calor.

b) efeito estufa.

c) inversão térmica.

d) chuva ácida.

CIÊNCIAS

15. Leia o texto a seguir acerca das enchentes.

Chuva no Rio foi a mais intensa em 18 anos

A prefeitura do Rio informou que a cidade teve recorde de chuva de 18 anos entre 0h e 1h desta

quinta-feira, 15. Foram registrados 123,6 milímetros de água na estação Barra/Riocentro, na zona oeste – o maior volume em apenas uma hora desde março de 2000.

[...] os bairros mais afetados ficam nas zonas nor-te e oeste do Rio. Quatro pessoas morreram nessas regiões. Em Jacarepaguá, na Barra e na Piedade, no período entre 17h de quarta-feira, 14, e 2h de quin-ta-feira, chegou-se a mais do que deveria chover em todo o mês. No Rio, a média alcançou 75% do que se estimava até o fim de fevereiro. Árvores caíram em mais de 60 ruas.

A Defesa Civil do município registrou 345 ocor-rências. Técnicos estão no Complexo do Alemão, na zona norte, para atender a moradores que ficaram com as casas danificadas. Eles estão indo para a casa de parentes.

(Disponível em: <https://exame.abril.com.br/brasil/chuva-no-rio-foi-a-mais-intensa-em-18-anos/>. Acesso em: 14 mar. 2018. Adaptado.)

Devido a diversos fatores, enchentes atingem grandes cidades brasileiras, trazendo alterações e complicações para a população. Considerando o problema das enchentes nas cidades, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. As enchentes são causadas apenas por desas-tres naturais, não tendo interferência humana.

II. O descarte inadequado de lixo pode acarretar a obstrução das redes pluviais responsáveis pelo escoamento da água das chuvas.

III. A vegetação que recobre o solo e o protege do contato direto com a água da chuva facili-ta a drenagem e evita desmoronamentos de encostas de terra.

IV. A pavimentação das ruas e calçadas não inter-fere na infiltração da água no solo.

a) I, II e III.

b) II e III.

c) II, III e IV.

d) II e IV.

16. Leia o texto a seguir acerca do tratamento de água e esgoto.

Uberlândia é a 2.ª melhor cidade em tra-tamento de água e esgoto no Brasil

Uberlândia é a segunda cidade do Brasil com o melhor tratamento de água e esgoto entre as 100

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_6_3B_SAE.indd 6 06/08/2018 10:00:00

7

6.o ano

maiores cidades do país, segundo dados do Instituto Trata Brasil. No município, 100% das casas contam com água tratada e 97,23% com rede de esgoto.

[...] o estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil revela a parcela da população atendida com água tratada e coleta de esgoto, as perdas de água, investi-mentos, avanços na cobertura e destinação do esgoto. A pesquisa é realizada a cada dois anos com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e mostra a situação nas cidades, onde vivem 40% da população do país.

Todo esse sistema permite o fornecimento de água tratada e de boa qualidade aos 669 672 habi-tantes, conforme estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2016, assim como possibilita que todos os mo-radores de áreas regulares tenham acesso à rede de esgoto.

(Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2017/02/uberlandia-e-2-

melhor-cidade-em-tratamento-de-agua-e-esgoto-no-brasil.html>. Acesso em: 14 mar. 2018. Adaptado.)

SAE

DIG

ITA

L S/

A

No sistema de tratamento de água, representado pela figura acima, onde ocorrem o depósito das partículas no fundo do tanque e a desinfecção da água coletada, respectivamente?

a) 3 e 4.

b) 4 e 6.

c) 1 e 6.

d) 1 e 2.

17. Considere a música interpretada pelo cantor Jaloo, escrita por Iara Rennó e Thalma de Freitas.

“Ar quente vai subir

Ar frio vai descer

Vapor que vem do mar

Geleiras vão derreter

[...] as nuvens vão se condensar

E, depois, vão dissolver

Porque quando o Sol aquece a Terra

Muita água se libera

E a gravidade da atmosfera

Faz pressão que nem panela

Quando vai chover bem muito

Você vem para o meu mundo

E eu te conto como acontece a chuva”.

(Jaloo. Chuva. RENNÓ, I.; FREITAS, T. #1. 2015.)

Considerando a segunda estrofe da música, “[...] as nuvens vão se condensar / E, depois, vão dis-solver”, assinale a alternativa que corresponde à mudança de estado físico da água quando sofre condensação.

a) gasoso para líquido.

b) gasoso para sólido.

c) líquido para gasoso.

d) líquido para sólido.

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_6_3B_SAE.indd 7 06/08/2018 10:00:00

8

6.o ano

LÍNGUA INGLESA

18. Complete the text using one of the following alternatives.

Today is the first day of school, and right nowwe’re just waiting around for the teacher to hurryup and finish the seating chart. So I figured Imight as well write in this book to pass the time.

By the way, let me give you some good advice. Onthe first day of school, you’ve got to be real carefulwhere you sit. You walk into the classroom and justplunk your stuff down on any old desk and thenext thing you know the teacher is saying –

So in this class, I got stuck with Chris Hosey infront of me and Lionel James at the back of me.

4

(Avaliable at: <www.wimpykidclub.co.uk/wp-content/uploads/DiaryOfAWimpyKid_extract1.pdf>. Accessed: Jul. 03, 2018.)

a) we wait

b) we’re waiting

c) we waiting

d) we’re wait

19. Choose the singular form of these words.

ladies | pineapples | people | boxes | scissors

a) lady | pineapple | person | box | scissor

b) lady | pineapple | person | boxe | scissors

c) ladie | pineapple | person | box | scissor

d) lady | pineapple | person | box | scissors

LÍNGUA ESPANHOLA

Lee el texto que sigue para responder a las cuestiones 20 y 21.

“Una pastilla baja la tensión, otra controla el colesterol, otra reduce el ácido úrico, otra mejora el  dolor de cabeza… y como no, un protector gástrico siempre a mano. La sobremedicación es cada vez más común. […] Sin embargo, es posible, en muchas situaciones, reducir el exceso de fármacos que comemos. La fruta es uno de esos alimentos con propiedades curativas que nos ayuda tanto en la fase preventiva como en la de tratamiento de ciertas dolencias. Cada una tiene sus propias características y beneficios medicinales, que es preciso conocer para variar la alimentación en función de nuestro estado de salud:

1. Cereza: ácido úrico

2. Kiwi: problemas respiratorios y colesterol

3. Fresas: tensión

4. Papaya: molestias estomacales

5. Sandía: accidentes cerebrovascualares

6. Piña: diversos tipos de cáncer”

(Disponívem em: <www.elconfidencial.com/alma-corazon-vida/2014-03-31/las-diez-frutas-que-mas-

beneficios-pueden-proporcionar-a-tu-salud_108011/>. Acesso em: 26 jun. 2018. Adaptado.)

20. O texto enumera 6 frutas que têm poderes curativos. Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, suas traduções em português:

a) 1. Cereja; 2. Kiwi; 3. Ameixa; 4. Mamão; 5. Maça; 6. Abacaxi.

b) 1. Cereja; 2. Kiwi; 3. Morango; 4. Mamão;5. Melancia; 6. Abacaxi.

c) 1. Morango; 2. Kiwi; 3. Cereja; 4. Mamão;5. Melancia; 6. Pinhão.

d) 1. Cereja; 2. Caqui; 3. Morango; 4. Mamão;5. Melancia; 6. Abacaxi.

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_6_3B_SAE.indd 8 06/08/2018 10:00:01

9

6.o ano

21. No texto da atividade anterior aparece um verbo irregular no Presente do Indicativo. Marque a alternativa que indica qual é esse verbo.

a) comemos.

b) baja.

c) tiene.

d) ayuda.

ARTE

22. O amor é um dos temas explorados pelas lingua-gens artísticas. Nas artes visuais, música, teatro e dança o amor está presente para inspirar e emo-cionar. Sobre o amor na Arte é correto afirmar:

a) A música brasileira foi marcada pela Jovem Guarda e pelos artistas que interpretavam músicas para pessoas idosas e crianças.

b) A Bela e a Fera é uma obra adaptada para cinema, balé e teatro. Foi baseada a partir de um conto de fadas, adaptada no século XVIII.

c) A mitologia grega é representada pela arte so-mente com as cenas de batalhas entre deuses e humanos.

d) William Shakespeare é um importante drama-turgo da Commedia dell’ arte.

FILOSOFIA

23. Existem várias formas de governo, dentre elas a oligarquia e a monarquia. Sobre esses dois con-ceitos, relacionados à política grega, leia o texto retirado do livro A República, de Platão, e depois responda à questão:

“A terceira classe é o povo, todos os que trabalham com as mãos e os que são estranhos aos negócios e não possuem quase nada. Numa democracia, esta classe é a mais numerosa e a mais poderosa quando está unida.”

(PLATÃO. A república (Livro VIII). Rio de Janeiro: Best Seller, 2002. p. 375.)

I. Platão, em seu livro A República, explica como a oligarquia se faz democrata. Os próprios atenienses passaram por essa mudança, da oligarquia para a democracia.

II. A democracia nasce na cidade de Esparta, onde a política partia da participação do povo.

III. Um governo tirânico é sempre mais vantajoso para o povo do que um governo democrático.

IV. Para Platão, o poder do povo, na democracia, vem da união dessa classe.

Quais das alternativas acima estão corretas?

a) Todas as alternativas estão corretas.

b) Nenhuma alternativa está correta.

c) Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.

d) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

Desafi o 3SAEteensteens

Desafi o 3SAEteensteens

SIM_EF18_6_3B_SAE.indd 9 06/08/2018 10:00:01