Tendinite de Quervain

2
TENDINITE deQUERVAIN O que é Tendinite DeQuervain ? Descrita inicialmente pelo cirurgião suíço Fritz de Quervain, trata-se de uma inflamação dos tendões do primeiro compartimento dorsal ao nível do punho e da base do polegar. Essa inflamação provoca um espessamento e uma diminuição do diâmetro desse compartimento, tornando assim os movimentos do punho e do polegar dolorosos. Gestos e ações cotidianas como um aperto de mão, pegar ou carregar um objeto e levantar uma criança, são movimentos dolorosos em pacientes com Tendinite deQuervain. O que causa a tendinite deQuervain ? Nem sempre podemos definir uma causa mas atividades repetitivas com o uso dos referidos tendões contribuem para o aparecimento dessa inflamação. Mães com filhos recém-nascidos estão especialmente sujeitas em função de cuidarem dos bebês e posicionarem suas mãos e punhos de forma desajeitada, isso associado a alterações hormonais que contribuem para essa inflamação. Quadro Clínico da tendinite deQuervain Dor no lado radial(lado do polegar) do punho é o principal sintoma. Pode ser uma dor aguda ou insidiosa e é localizada nos tendões do primeiro compartimento dorsal no punho. A dor pode irradiar para o polegar ou para o antebraço. Movimentos da

Transcript of Tendinite de Quervain

Page 1: Tendinite de Quervain

TENDINITE deQUERVAIN

O que é Tendinite DeQuervain ?

Descrita inicialmente pelo cirurgião suíço Fritz de Quervain, trata-se de uma inflamação dos tendões do primeiro compartimento dorsal ao nível do punho e da base do polegar. Essa inflamação provoca um espessamento e uma diminuição do diâmetro desse compartimento, tornando assim os movimentos do punho e do polegar dolorosos. Gestos e ações cotidianas como um aperto de mão, pegar ou carregar um objeto e levantar uma criança, são movimentos dolorosos em pacientes com Tendinite deQuervain.

O que causa a tendinite deQuervain ?

Nem sempre podemos definir uma causa mas atividades repetitivas com o uso dos referidos tendões contribuem para o aparecimento dessa inflamação. Mães com filhos recém-nascidos estão especialmente sujeitas em função de cuidarem dos bebês e posicionarem suas mãos e punhos de forma desajeitada, isso associado a alterações hormonais que contribuem para essa inflamação.

Quadro Clínico da tendinite deQuervain

Dor no lado radial(lado do polegar) do punho é o principal sintoma. Pode ser uma dor aguda ou insidiosa e é localizada nos tendões do primeiro compartimento dorsal no punho. A dor pode irradiar para o polegar ou para o antebraço. Movimentos da mão e do polegar aumentam a dor. Há aumento de volume podendo inclusive haver o aparecimento de um cisto sinovial na região. Alguns pacientes ,ao mover o polegar, queixam se de estalos e sensação de que o dedo está preso.

Diagnóstico da tendinite deQuervain

Além do quadro clínico acima descrito, o seu Cirurgião da Mão poderá realizar um teste durante o exame físico que se for positivo confirmará o diagnóstico.

Tratamento da tendinite deQuervain

Page 2: Tendinite de Quervain

O objetivo é o alívio da dor. Seu médico poderá recomendar medidas como imobilização do punho e do polegar, medicação anti-inflamatória ou infiltração com corticóides.Algumas vezes essas medidas são suficientes e em outras o simples fato de parar de realizar atividades que provocavam ou contribuíam para a dor, pode eliminar o problema.

Quando os sintomas são graves ou não melhoram , indica-se o tratamento cirúrgico. A cirurgia consiste em abrir o compartimento inflamado para ampliar o leito para os tendões e facilitar sua função. Isso quebra o cilo vicioso de que um espaço (compartimento) apertado causa mais inflamação e mais dor. O seu Cirurgião da mão lhe orientará sobre o melhor tratamento para o seu caso.