Teoria da criatividade oficina e palestra

11

Transcript of Teoria da criatividade oficina e palestra

Page 1: Teoria da criatividade  oficina e palestra
Page 2: Teoria da criatividade  oficina e palestra

Teoria da CriatividadeCiclo de palestras e Oficinas

Objetivo

• Promover o debate para o DESPERTAR CRIATIVO a partir do conhecimento empírico, levando à ações criativas e gerando modelos de desenvolvimento cognitivo através de projetos motivacionais, tendo o desenho e o design, ALIADOS À EXPERIMENTAÇÃO PRÁTICA como vetores de atuação.

• Despertar do POTENCIAL criativo inerte no profissional , a partir de suas habilidades específicas, integrando o rol de conhecimentos à inovação necessária diante das necessidades e exigências do mercado.

• Capacitar pessoas para atuarem como agentes de inovação dentro das fábricas.

Público alvo

• Educadores, empresários, designers, outros

Duração da Oficina

• 8 horas/aula (2 períodos de 4 HA)

Motivador

• Pacard Designer

Investimento

• Investimento

A combinar

• Pagamento

Sinal de 50% ….........

Restante ao término do evento

Page 3: Teoria da criatividade  oficina e palestra

Direcionamento

• Empresas, escolas, prefeituras, associações, outros

Programa

8:00h Palestra: Teoria da Criatividade

9:00h Debates sobre o tema

10:00h Segredos do desenho à mão livre

12:00 Almoço

14:00h Criatividade prática

Exercicios práticos; Exercícios criativos

Desenho à mão livre

16:00h Segredos doa ilustração em softwares mais simples

Ambiente

• Palestras: Auditorio Mesas e cadeiras. Também Data Show

• Oficinas práticas Papel A-4, lápis HB, borracha, apontador, lápis de cor, caneta hidrocor.

• Wi-Fi disponível

Participantes

Quantidade livre

Dados do palestrante

Pacard

BIOGRAFIA

Page 4: Teoria da criatividade  oficina e palestra

Pacard designer (ou Designer Pacard) é o acrônimo do Designer Paulo Cardoso, nascido em Cazuza Ferreira, no interior do município de São Francisco de Paula, RS, Brasil, crescido em Gramado, RS, Brasil, onde viveu a maior parte de sua vida e onde ele começou sua carreira profissional.

Aos 13 anos, Paulo Cardoso começou a fazer pequenas esculturas em madeira recolhidas de uma fábrica próxima, (do Artesanato Gramadense, criado por Elisabeth Rosenfeld, uma artista plástica) e vendidas em lojas da cidade. Aos 15 anos, começou a trabalhar como aprendiz do ofício de escultor, nesta empresa e mais tarde tornou-se oficial nesta profissão.

Aos 18 anos entrou para a política estudantil,, sendo eleito presidente do Grêmio Estudantil Machado de Assis, na Escola Estadual Santos Dumont, em Gramado. Naquele mesmo ano, ele entrou na vida pública, tornando-se assistente assessor de Turismo do então Secretário Esdras Rubim, onde permaneceu por cerca de dois anos.

Page 5: Teoria da criatividade  oficina e palestra

Em 1978, ele deixou o serviço público para voltar a dedicar-se ao mobiliário em uma fábrica de móveis (Gramado Móveis), onde é contratado como Projetista de Móveis. Desenvolve projetos personalizados para residências, lojas, e não para mais de criar móveis desde então. Em 1980 ele fundou a Associação dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário do gramado, mais tarde transformado em uma união, mas não seguiu a carreira sindical, dedicando-se cada vez mais aos projetos. Torna-se o designer de Kaskão Móveis, Gramado, e depois dele, é convidado a indústria para montar uma produção de mobiliário em pinho, com acabamento jato de areia, em uma indústria local que fabricava móveis escolares. Ali toma conhecimento de tecnologia metalúrgica e aprimora seus projetos.

Em 1982, monta uma marcenaria de móveis especiais eml Igrejinha RS, mas uma enchente destruiu completamente a fábrica, e ele volta para Gramado, deixando temporariamente o mobiliário e vai trabalhar como gerente de uma fábrida de chocolate caseiro, como Gerente de vendas para pagar dívidas contraídas pela Fábrica destruída.

Em 1984, cria o primeiro Festival Nacional do Chocolate, Chocolate Caseiro sob o patrocínio do Chocolate Caracol, Canela, RS, em parceria com o Hotel Laje de Pedra, na mesma cidade. Mas sua vocação para o projeto mostra a sua preocupação, e Pacard não para de criar ambientes, estandes, embalagens e outros projetos para diversas empresas.

Criou, a partir de 1985, um método de ensino de desenho de móveis para os adultos, que foi bem aceito pelos alunos, e grande número dos profissionais daquela cidade, esteve sob aprendizado com Pacard. O mesmo método levou Pacard a várias regiões do país, tornando-se em 2001, Consultor da Universidade de Caxias do Sul, RS.

Em 2003, criou 500 novos produtos para vinte empresas de Gramado e Canela, através de um projeto setorial do SEBRAE.

Tem destacada atuação nas pesquisas de uso industrial do bambu no Brasil, com diversos artigos publicados em sites e revistas especializadas.

Seus projetos estão em destaque em inúmeros sites, entre eles a Casa Cláudia (www.casa.com.br) e outros.

Tem realizado palestras em Universidades, Indústrias, Associações, em diversos Estados brasileiros.

Desenvolve oficinas de Criatividade em fábricas e escolas, a educandos de diferentes condições sociais e culturais.

Desenvolveu, a convite de um cliente da região serrana de Santa Catarina, uma coleção de produtos que se tornaram o conceito de renovação e sustentabilidade para o setor de Pinus e sua definição: Pinus, antes um patinho feio, agora se torna um belo cisne. Tornou esta madeira antes desvalorizada no mercado brasileiro, em uma das características mais nobres do desenvolvimento estética do mobiliário. Também desenvolveu uma coleção coleção CARRTEL DO BRASIL 2010, também para as prateleiras do Brasil, com o apoio do SEBRAE.

Page 6: Teoria da criatividade  oficina e palestra

Em 2009, por convite do SEBRAE, uma coleção de produtos em pinho, com o conceito de sustentabilidade para que o ponto do selo Biomovel (www.biomovel.com.br), onde ele criou uma série de produtos a serem fabricados por 23 indústrias do polo de móveis do Planalto Norte de Santa Catarina.

Atualmente, além dos cursos e palestras, Pacars desenvolve produtos para o mercado corporativo. Também é Conselheiro do CNPC (Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura), pelo Setorial de Design.

Está desenvolvendo, em parceria com fábricas, linhas de produtos como: Pranchas de Standup Paddle, Embalagens especiais e outros. Criou e é proprietário das marcas: EKEWAKA e BAMCOOK by Pacard.

A partir do ano 2014, Pacard migra para a área gráfica e literária e cria diversos personages, além de publicar vários livros:

O Homem que Vendia Ideias

Estado de Alerta

Teoria da criatividade

Brazilian Furniture Drafts Vols I, II e III

Apolônio Lacerda

Biluca bimbão – O Sapo que queria voar – Portugues

Biluca Bimbão - The frog that wanted to fly – English

Possui dois livros aprovados para captação de recursos por mecenato, lea Lei Rouanet:

Cadeiras na varanda

Costumes Judaicos na Formação do ilhéu

Websites e Blogs

www.bilucabimbao.com

www.livrospacard.blogspot.com.br

https://www.facebook.com/pacard.designer

Page 7: Teoria da criatividade  oficina e palestra

CASES

Mezzom Móveis / Móveis Wingert / Móveis Masotti / Grupo Claudino / SUDAM, SUDENE SEBRAE SC / RS SEBRAE / PE SEBRAE / Coca Cola RJ / Prefeitura de Gramado / Prefeitura São Francisco de Paula / Prefeitura de Nova Petrópolis / Grupo Gravatal de Hotéis / Sonelli SA / Kaskão Artesanato / Artesanato Gramadense / Rudnick / James / Artes Industriais / Irimar / Famorine / Caza Rara / Móveis América / Arte Real Móveis / Meu Móvel de Madeira / UNIPLAC/ UCS/ Fundação Fritz Müller/ Kappesberg/ Normóveis, Audaces, Cequipel, Vero Movel, Mormaii e mais outras empresas ao longo de sua carreira/ CNPC – Ministerio da Cultura

Contato

Paulo Cardoso (Pacard)

Rua Pastor William Richard Schisler, 754/ 105B – Itacorubi – Florianópolis, SC

Fones: (48) 3028 4515 – 9961 1546 (Tim)

Email: [email protected][email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/pacard.designer

Skype: Paulo_cardoso

Whatsapp: (pacard.brasil)

Blogs: www.dpacard.blogspot.com.br

www.pacard.carbonmade.com

Entrevistas:

http://www.radarmobile.com.br/26/industria-tecnologia/485-madeira-ainda-e-a-melhor-opcao-para-moveis.htm

http://www.youtube.com/watch?v=ONpX9Q_HNB4

Page 8: Teoria da criatividade  oficina e palestra

http://www.youtube.com/watch?v=3xc7xrdKxDQ

http://www.youtube.com/watch?v=9tkuPt2QB-8

Page 9: Teoria da criatividade  oficina e palestra
Page 10: Teoria da criatividade  oficina e palestra
Page 11: Teoria da criatividade  oficina e palestra