Teoria Musical

3
Exercícios de Teoria Musical Iniciação Musical 1. Quais são as características da Música? 2. Quais são as características do Som? 3. Harmonia é: a) Conjunto de sons tocados sucessivamente; b) Sons tocados com bateria e percussão; c) Conjunto de sons tocados; d) Conjunto de sons tocados simultaneamente. 4. Contraponto é considerado uma característica: a) Da família das palhetas; b) Da Música; c) Do Som; d) Das figuras pontuadas. 5. A Altura, geralmente, nos meios musicais amadores é confundida com a Intensidade, no que diz respeito ao seus conceitos propriamente ditos. Das alternativas abaixo, qual melhormente conceitua Altura? a) É a característica que indica duração rítmica dos sons musicais; b) É a característica cuja divisão do compasso composto é alterada através dos sons musicais; c) É a característica que indica a localização dos sons musicais, sendo graves, médios e/ou agudos; d) É a característica que justifica a afinação das notas agudas.

description

Exercicios

Transcript of Teoria Musical

Page 1: Teoria Musical

Exercícios de Teoria Musical

Iniciação Musical

1. Quais são as características da Música?

2. Quais são as características do Som?

3. Harmonia é:

a) Conjunto de sons tocados sucessivamente;b) Sons tocados com bateria e percussão;c) Conjunto de sons tocados;d) Conjunto de sons tocados simultaneamente.

4. Contraponto é considerado uma característica:

a) Da família das palhetas;b) Da Música;c) Do Som;d) Das figuras pontuadas.

5. A Altura, geralmente, nos meios musicais amadores é confundida com a Intensidade, no que diz respeito ao seus conceitos propriamente ditos. Das alternativas abaixo, qual melhormente conceitua Altura?

a) É a característica que indica duração rítmica dos sons musicais;b) É a característica cuja divisão do compasso composto é alterada através dos sons

musicais;c) É a característica que indica a localização dos sons musicais, sendo graves,

médios e/ou agudos;d) É a característica que justifica a afinação das notas agudas.

6. O acidente de precaução tem a finalidade de:

a) Interromper o trecho musical com um acidente na nota;b) Indicar onde se deve tocar com sustenido ou bemol, tendo em vista que na partitura pode não estar indicado;

c) Precaver quanto à altura da nota na pauta, desde que a nota anterior não esteja acidentada;

d) Auxiliar o músico em determinado trecho em que esteja confusa a escrita, quando houver notas repetidas com sons diferentes ou quando houver notas cujas foram preferivelmente acidentadas de acordo com o compositor da música.

Page 2: Teoria Musical

7. Os intervalos se dividem em cinco especificações simples, sendo:

a) Maiores, menores, aumentados, diminutos e ascendentes;b) Maiores, menores, aumentados, diminutos e descendentes;c) Maiores, menores, aumentados, diminutos e justos;d) Maiores, menores, invertidos, ascendentes e descendentes.

8. Os intervalos simples se diferem dos intervalos compostos no seguinte aspecto:

a) Os intervalos simples são invertidos quando suas extensões passam de 3 tons e meio; b) Os intervalos simples são compostos por 4 tons e meio e os intervalos compostos são compostos por 5 tons; c) Os intervalos simples se caracterizam simples quando as notas se encontram dentro da oitava a partir da nota “base”. Do contrário, o intervalo é composto. d) Os intervalos compostos são escritos na pauta de acordo com a altura dos compassos simples.

9. Enarmonia são:

a) Notas de mesmo nome, porém com sons diferentes;b) Notas de nomes diferentes, com sons diferentes;c) Notas de mesmo nome, acidentes diferentes e mesmo som ;d) Notas com nomes diferentes, acidentes iguais e sons iguais.

10. Tons homônimos são:

a) De mesmo nome com mesmo modo;b) De mesmo nome com modos diferentes;c) De mesmo nome com escalas iguais;d) De nome diferentes com modos diferentes.