Terceirizacao_textodissertativo

2
Texto dissertativo Tema: Terceirização do Trabalho Discuta o tema da terceirização do trabalho. Argumente os dois lados. Evidencie uma posição. Esquema textual: Introdução, Desenvolvimento de ideias, Conclusão. Tipo de introdução: Explicativa, informativa. Tipo de desenvolvimento: argumentativo. Tipo de conclusão: retomada de ideias iniciais do texto, comentários pessoais. Texto: Recentemente, o assunto da terceirização do trabalho veio à tona com maior “efervescência”. De fato, após a aprovação do projeto de lei PL. 4330, a discussão sobre esse tema mobilizou de forma mais veemente a sociedade. O que ocorre é que esse projeto trata exatamente da terceirização, definindo regras mais claras e permitindo sua utilização mesmo em setores e funções para os/as quais esta não era permitida. A terceirização de serviços já era permitida no Brasil, o que não é novidade para ninguém. Se é assim, por que toda essa agitação em torno da PL. 4330? O fato é que esse projeto de lei tem alguns pontos bastante polêmicos, e teme-se que possam causar mais prejuízos para os trabalhadores, do que benefícios para a sociedade, como um todo. Por exemplo, sabe-se que, em geral, trabalhadores terceirizados trabalham mais horas, e recebem menos do que um trabalhador que é contratado pela própria empresa onde presta serviços. Além disso, trabalhadores terceirizados costumam ter menos benefícios e garantias do que os que não trabalham nessa situação. Outro medo que se tem, é que a legalização da terceirização em todos os níveis de trabalho, e para todo o tipo de função, tenha o indesejado

description

Texto Dissertação

Transcript of Terceirizacao_textodissertativo

Texto dissertativoTema: Terceirizao do TrabalhoDiscuta o tema da terceirizao do trabalho. Argumente os dois lados. Evidencie uma posio.Esquema textual: Introduo, Desenvolvimento de ideias, Concluso.Tipo de introduo: Explicativa, informativa.Tipo de desenvolvimento: argumentativo.Tipo de concluso: retomada de ideias iniciais do texto, comentrios pessoais.

Texto:

Recentemente, o assunto da terceirizao do trabalho veio tona com maior efervescncia. De fato, aps a aprovao do projeto de lei PL. 4330, a discusso sobre esse tema mobilizou de forma mais veemente a sociedade. O que ocorre que esse projeto trata exatamente da terceirizao, definindo regras mais claras e permitindo sua utilizao mesmo em setores e funes para os/as quais esta no era permitida.A terceirizao de servios j era permitida no Brasil, o que no novidade para ningum. Se assim, por que toda essa agitao em torno da PL. 4330? O fato que esse projeto de lei tem alguns pontos bastante polmicos, e teme-se que possam causar mais prejuzos para os trabalhadores, do que benefcios para a sociedade, como um todo. Por exemplo, sabe-se que, em geral, trabalhadores terceirizados trabalham mais horas, e recebem menos do que um trabalhador que contratado pela prpria empresa onde presta servios. Alm disso, trabalhadores terceirizados costumam ter menos benefcios e garantias do que os que no trabalham nessa situao. Outro medo que se tem, que a legalizao da terceirizao em todos os nveis de trabalho, e para todo o tipo de funo, tenha o indesejado efeito de diminuir a quantidade de concursos pblicos, e mesmo vagas na iniciativa privada.Por outro lado, a regulamentao da terceirizao no Brasil precisa ocorrer, pois esse processo poder trazer mais segurana e mais garantias para os trabalhadores que j se encontram nessa situao. Eles passariam a ter seus direitos garantidos por lei, ao mesmo tempo em que, no s a empresa contratante, mas tambm a empresa para a qual eles prestam servios, passariam a ter responsabilidades sobre sua segurana, sade, dentre outros fatores.Muito ainda se precisa discutir sobre esse assunto, mas parece que o primeiro passo j foi dado. Acredito que esse realmente o momento de a sociedade se interpor e mostrar qual o seu interesse. Que a terceirizao uma realidade, todos j sabemos, mas no podemos permitir que ela seja feita de forma discriminada, prejudicando trabalhadores, eliminando direitos j conquistados, e atropelando outras conquistas feitas pela sociedade, como o direito posse em cargo pblico por aprovao em concurso. A terceirizao sempre vai existir. O que no podemos permitir que a dignidade do trabalhador e sua segurana, sejam tambm relegadas a um segundo plano.