TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física...

23
TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida. As transformações que liberam calor são exotérmicas; as que absorvem calor são endotérmicas. O conteúdo de calor associado a uma substância é chamado de entalpia (H). Quando uma reação é realizada sob pressão constante, a quantidade de calor liberada ou absorvida recebe o nome de variação de entalpia (ΔH).

Transcript of TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física...

Page 1: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

TERMOQUÍMICATERMOQUÍMICA

O que você deve saber sobre

Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida. As transformações que liberam calor são exotérmicas; as que absorvem calor são endotérmicas. O conteúdo de calor associado a uma substância é chamado de entalpia (H). Quando uma reação é realizada sob pressão constante, a quantidade de calor liberada ou absorvida recebe o nome de variação de entalpia (ΔH).

Page 2: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

TERMOQUÍMICA

Indica a quantidade de calor envolvida em uma transformação.

I. Variação de entalpia (∆H)

(∆H) = Variação de entalpia

Hreagentes = Entalpia dos reagentes

(∆H) = Hprodutos - Hreagentes

Hprodutos = Entalpia dos produtos

Page 3: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

Reação endotérmica

I. Variação de entalpia (∆H)

Reação exotérmica

TERMOQUÍMICA

Page 4: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

II. Diagrama de entalpia

Processo endotérmico

TERMOQUÍMICA

Page 5: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

II. Diagrama de entalpia

Processo exotérmico

TERMOQUÍMICA

Page 6: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

Quantidade de reagentes

III. Principais fatores que afetam o ∆H de uma reação

Estado físico das substâncias

TERMOQUÍMICA

Page 7: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

As moléculas de água que se encontram no estado sólido apresentam um menor conteúdo energético que as moléculas que estão nos estados líquido e gasoso.

III. Principais fatores que afetam o H de uma reação

Estado físico das substâncias

TERMOQUÍMICA

Page 8: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

Quanto menor o conteúdo energético,maior é a estabilidade do composto. O carbono grafite é mais estável que o carbono diamante. O fósforo vermelho é mais estável que o fósforo branco. O enxofre rômbico é mais estável que o enxofre monoclínico.

III. Principais fatores que afetam o H de uma reação

Estado alotrópico

TemperaturaAo variar a temperatura, variam a agitação das moléculas e a entalpia dos envolvidos na reação.

TERMOQUÍMICA

Page 9: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

IV. Entalpia ou calor de formação (∆Hf)

SubstânciaH°

(kJ/mol)Substância H° (kJ/mol)

C (grafite) 0,0 N2O (g) +81,6

C (diamante) +1,9 N2O3 (g) +86,6

C4H10 (g) (butano) –125,7 S (monoclínico) +0,3

C6H6 (l) (benzeno) +49,1 SO3 (g) –395,7

C2H6O (l) (etanol) –277,6 Fe3O4 (s) –1.118,4

C3H6O (l) (acetona) –248,4

TERMOQUÍMICA

Page 10: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

É a variação de entalpia associada à combustão (queima) de 1 molde substância a 25 oC e 1 atm com excesso de oxigênio.

∆H de combustão: 1 mol da substância que sofre combustão; negativo, pois as reações de combustão são exotérmicas.

V. Entalpia ou calor de combustão

TERMOQUÍMICA

Page 11: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

O ∆H da reação depende apenas dos estados inicial e final.

VI. Lei de Hess

TERMOQUÍMICA

Page 12: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

VI. Lei de Hess

TERMOQUÍMICA

Page 13: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

Energia fornecida para romper 1 mol de ligações entre dois átomos em um sistema gasoso a 25 ºC e 1 atm.

Reagentes: processo endotérmico – quebra de ligações

Produtos: processo exotérmico – formação de ligações

VII. Energia de ligação

∆H da reação = +

Calor absorvido na quebra das ligações

presentes nos reagentes (H>0)

Calor liberado na formação das ligações presentes nos produtos

(H<0)

TERMOQUÍMICA

Page 14: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

VII. Energia de ligação

TERMOQUÍMICA

Page 15: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

(UFRJ)A redução das concentrações de gases responsáveis pelo efeito estufa constitui o desafio central do trabalho de muitospesquisadores. Uma das possibilidades para o sequestro do CO2 atmosférico é sua transformação em outras moléculas.O diagrama a seguir mostra a conversão do gás carbônico em metanol.

a) Indique as etapas endotérmicas e exotérmicas.

b) Calcule a variação da entalpia na conversão do CO2 em metanol.

RESPOSTA: Etapa endotérmica: II IIIEtapas exotérmicas: I II e III IV

TERMOQUÍMICA — NO VESTIBULAR

EX

ER

CÍC

IOS

ES

SEN

CIA

IS1

RESPOSTA:

Page 16: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

(Fuvest-SP)O 2-metilbutano pode ser obtido pela hidrogenação catalítica, em fase gasosa, de qualquer dos seguintes alcenos isoméricos:

EX

ER

CÍC

IOS

ES

SEN

CIA

IS4

TERMOQUÍMICA — NO VESTIBULAR

Page 17: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

a) Complete o esquema da figura com a fórmula estrutural de cadaum dos alcenos que faltam. Além disso, ao lado de cada seta,coloque o respectivo ∆H de hidrogenação.

EX

ER

CÍC

IOS

ES

SEN

CIA

IS4

RESPOSTA: Nas três reações, o produto final é o mesmo e, portanto, a entalpia dos produtos também é a mesma. A reação que libera maior quantidade de energia indica o reagente de maior entalpia (já representada no gráfico dado). Completa-se o esquema da seguinte maneira:

TERMOQUÍMICA — NO VESTIBULAR

Page 18: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

b) Represente, em uma única equação e usando fórmulas moleculares, as reações de combustão completa dos três alcenos isoméricos.

EX

ER

CÍC

IOS

ES

SEN

CIA

IS4

RESPOSTA:Os alcenos citados no texto apresentam a mesma fórmula molecular C5H10 (são isômeros); portanto, a equação da reação

de combustão completa é:

TERMOQUÍMICA — NO VESTIBULAR

Page 19: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

c) A combustão total de cada um desses alcenos também leva a uma variação negativa de entalpia. Essa variação é igual para esses três alcenos? Explique.

EX

ER

CÍC

IOS

ES

SEN

CIA

IS4

RESPOSTA: Pelo gráfico, verifica-se que o conteúdo energético (calor de formação) de cada isômero é diferente. Como os produtos na combustão dos três isômeros são os mesmos, o ∆H de combustão dos três isômeros será diferente.

TERMOQUÍMICA — NO VESTIBULAR

Page 20: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

(UFRN)A hidrazina (N2H4) é um combustível que pode substituir a gasolina (C8H18) em motores de explosão. Um estudante de Químicacoletou, na literatura especializada, dados termodinâmicos relativos às reações de combustão desses dois combustíveis.

Tabela 1 Tabela 2

Fazendo uso desses dados, atenda às solicitações a seguir.

a) Escreva as equações balanceadas de combustão da hidrazinae da gasolina.

EX

ER

CÍC

IOS

ES

SEN

CIA

IS6

RESPOSTA:

TERMOQUÍMICA — NO VESTIBULAR

Page 21: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

b) Considerando dois carros iguais, com motores de mesmo desempenho, determine, por meio de cálculos, qual dos combustíveis deverá proporcionar maior quilometragem por litro (ver tabelas 1 e 2).

EX

ER

CÍC

IOS

ES

SEN

CIA

IS6

RESPOSTA:

TERMOQUÍMICA — NO VESTIBULAR

Page 22: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

(Fuvest-SP)Pode-se calcular a entalpia molar de vaporização do etanol a partir das entalpias das reações de combustão representadas por:

Para isso, basta que se conheça, também, a entalpia molar de:

a) vaporização da água.b) sublimação do dióxido de carbono.c) formação da água líquida.d) formação do etanol líquido.e) formação do dióxido de carbono gasoso.

EX

ER

CÍC

IOS

ES

SEN

CIA

IS8

RESPOSTA: A

TERMOQUÍMICA — NO VESTIBULAR

Page 23: TERMOQUÍMICA O que você deve saber sobre Quando uma substância sofre uma transformação (física ou química), sempre existe uma quantidade de calor envolvida.

(UFRGS-RS)Os valores de energia de ligação entre alguns átomos são fornecidos no quadro abaixo.

Considerando a reação representada por:

o valor aproximado de ∆H, em kJ, é de:

a) -820. b) -360.c) +106. d) +360.e) +820.

EX

ER

CÍC

IOS

ES

SEN

CIA

IS14

RESPOSTA: A

TERMOQUÍMICA — NO VESTIBULAR