Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia –...

39
Terrorismo

Transcript of Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia –...

Page 1: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Terrorismo

Page 2: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Terrorismo para destituir o governo

Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia–Ejército del Pueblo), também conhecidas pelo acrônimo FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração comunista, auto-proclamada guerrilha revolucionária marxista-leninista, que opera mediante táticas de guerrilha. Lutam pela implantação do socialismo na Colômbia e defende o direito dos presos colombianos

03 DE FEVEREIRO DE 201413h15Farc propõem pacto humanitário na guerra interna na ColômbiaObjetivo é fixar normas de conduta humanitária a ambas as partes. Farc querem negociar e formar de maneira imediata um tratado.

Page 3: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Farc

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são um grupo de rebeldes de ideologia comunista cujo objetivo declarado é tomar o poder no país pela força. Contam atualmente com 16.000 homens. Contam atualmente com 16.000 homens.

Que métodos utilizam na busca por seus objetivos?Seqüestros, tráfico de drogas, extorsão e assassinatos são as principais técnicas que constam na cartilha das Farc. Estupros de reféns e tortura vêm a reboque, como descreveu Consuelo González, uma das cativas libertadas em janeiro

A História das FARC Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia

Page 4: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Suas vítimas são acorrentadas pelo pescoço, obrigadas a marchas forçadas no meio do mato e submetidas a cirurgias improvisadas com facas de cozinha. Não satisfeitas, as Farc transformaram a Colômbia na líder do ranking mundial das vítimas de minas terrestres – em sete anos, 9.500 pessoas foram atingidas pelos artefatos.

Page 5: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

PATRULHA Soldados sobem o Rio Uaupés, no Amazonas, na fronteira com a Colômbia. A guerrilha vive do tráfico de drogas e de armas

“Senti o impacto no rosto e no pescoço, os tiros eram contra mim, e a única coisa que podia fazer era correr.” Luís Erazo, sargento da polícia colombiana, que ficou sequestrado pelas forças das Farc por doze anos, contando como fugiu dos guerrilheiros, que executaram com tiros na nuca e nas costas quatro de seus colegas de cativeiro.

Page 6: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Manual das FarcForças Armadas Revolucionárias da Colômbia | Conhecida como Uma organização terrorista.

Nosso objetivoO objetivo das FARC é combater o EXÉRCITO sem dó nem piedade. Vamos espalhar caos, guerras, atentados terroristas! vamos fazer san andreas tremer! Bobio com a Farc é morte certa.

Farc anunciam fim de sequestros e libertação de reféns na Colômbia

26/02/2012 |Em fins de dezembro passado, as Farc anunciaram a intenção de deixar em liberdade seis de um grupo de dez reféns mantidos em cativeiro há mais de 12 anos.

Page 7: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Como é a vida dos reféns das Farc na selva

Ingrid Bitencourt

Acampamentos

São toscos e móveis. A cada duas semanas, mudam de lugar, para evitar que sejam descobertos pelo exército colombiano. Nessas ocasiões, os reféns podiam fazer a viagem acorrentados e de pés descalços

Os seis anos de cativeiro de Ingrid Betancourt

Page 8: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Grupo terrorista ETA anuncia 'trégua permanente'Movimento separatista basco matou mais de 800 em ataques desde 1968

Terrorismo de caracter separatista

Page 9: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Explosões simultâneas no metrô de Madrid mataram pelo menos 173 pessoas. Os ataques foram atribuídos ao grupo ETA. Espanha, 11/03/2004.

ETA ficou enfraquecido nos últimos anos após prisão de integrantes

Atentado atribuído ao grupo ETA.

Page 10: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Investigador caminha pelos destroços do prédio da Guarda Civil atingido por explosão de carro-bomba em Burgos

29/07/2009 - 13h13 Número de feridos em ataque na Espanha chega a 60; governo culpa ETA

22 de junho de 2009Polícia francesa diz que ETA testou míssil para atacar avião oficial espanhol O grupo terrorista ETA realizou testes com um míssil terra-ar, que seria usado em um atentado contra o avião oficial espanhol utilizado pelo Rei, pelo presidente do Governo e por outros membros do Executivo, disse hoje o policial antiterrorista francês Jérôme Broglio.

Page 11: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

publicado em 01/03/2011 Espanha confisca 200 kg de explosivos em operação contra grupo separatistaAcredita-se que quatro supostos membros do ETA usariam materiais para fabricar bombas

Suposto membro do grupo separatista basco ETA, Íñigo Zapirain, é preso junto com outras três pessoas na Espanha

publicado em 28/02/2010 às 17h10: Polícia prende chefe militar dogrupo separatista ETA na FrançaOperação conjunta entre franceses e espanhóis possibilitou localizar terrorista

Membros de grupo especial da polícia francesa escoltam Arronategui (com uma blusa verde na cabeça) após sua prisão no noroeste da França

Page 12: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Centenas de empresários espanhóis, inclusive de regiões bascas, estão recebendo cartas em que o grupo separatista ETA, em tom de ameaça, exige o pagamento de quantias que em alguns casos superam os 300 mil euros.

O grupo separatista basco ETA anunciou nesta quinta-feira (20) que abandonou definitivamente a luta armada, segundo comunicado divulgado pelo jornal "Gara", canal habitual dos comunicados do grupo."O ETA acaba de anunciar que 'decidiu pelo fim definitivo de sua atividade armada'', disse o jornal basco "Gara", citando um comunicado do grup 20/10/2011

Page 13: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

A polícia espanhola deteve três supostos membros do grupo separatista basco ETA quarta-feira e apreendeu mais de 100 quilos de explosivos em seu terceiro ataque contra o grupo separatista basco deste mês - Reuters Leia mais sobre esse assunto em 29/09/11

Espanha fica em alerta com aniversário de 52 anos do ETA

Page 14: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

16 de março de 2010 Cidadãos protestam contra o grupo terrorista ETA em Madri: estudo revelou mais de 11.500 redes sociais, sites, fóruns e blogs que promovem violência, anti-semitismo, homofobia, músicas de ódio e terrorismo.

Page 15: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

IRA

O Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA (do inglês Irish Republican Army), é um grupo paramilitar católico e reintegralista, que pretende a separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexação à República da Irlanda. Outrora recorreu a métodos terroristas, principalmente ataques bombistas e emboscadas com armas de fogo, e tinha como alvos tradicionais protestantes, políticos unionistas e representantes do governo britânico. Ao longo de mais de duas décadas de luta armada, ocorreram mais de 3500 mortes.A principal razão pela qual o IRA lutava era a igualdade religiosa, visto que 75% da população norte-irlandesa era protestante e o pouco que restava, católica, o que fazia com que houvesse desigualdade e preconceito entre as religiões.

Page 16: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

10/03/10 -Dissidência do IRA assume ataque que matou policial na Irlanda do Norte

Ao longo de sua trajetória, o IRA foi responsável por mais de 3500 mortes e manchou a famosa reputação diplomática inglesa com a resistência de seus integrantes.

Page 17: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Irlanda do Norte (Uster) X Irlanda do Sul (Eire)

A minoria católica da Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido) luta a anos para se unir a Irlanda (católica) causando conflitos.

Domingo Sangrento: Em 1972, no dia 30 de Janeiro, tropas do Reino Unido abriram fogo contra manifestações católicas.

O domingo sangrento ocasionou a ação do IRA (grupo terrorista da Irlanda do Norte)

Page 18: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Domingo, Sangrento Domingo

Não posso acreditar nas notícias de hoje / Não posso fechar os olhos e fazê-las desaparecerQuanto tempo, quanto tempo teremos de cantar esta canção? / Quanto tempo, Quanto tempo?Porque esta noite / Podemos ser como um, essa noite

Garrafas quebradas sob os pés das crianças / Corpos espalhados num beco sem saída.Mas eu não vou atender ao apelo da batalha / Isso coloca minhas costas, coloca minhas costas contra a parede.

Domingo, sangrento domingo (4x) / Oh, vamos lá!

E a batalha apenas começou / Há muitos que perderam, mas me diga: quem ganhou?As trincheiras cavadas em nossos corações / E mães, filhos, irmãos, irmãs dilacerados.

Domingo, sangrento domingo / Domingo, sangrento domingo

Quanto tempo, quanto tempo teremos para cantar esta canção? / Quanto tempo, quanto tempo?Hoje à noite / Nós podemos ser como um, esta noite.Domingo, sangrento domingo. / Domingo, sangrento domingo.

Enxugue as lágrimas de seus olhos / Limpe suas lágrimas.Vou limpar suas lágrimas. (2x) / Vou limpar os seus olhos vermelhos.

(6x) / Domingo, sangrento domingo

E é verdade que somos imunes /Quando o fato é ficção e a realidade da TV.E hoje milhões choram / Comemos e bebemos enquanto eles morrem amanhã

A batalha real apenas começou / Para reivindicar a vitória de JesusEm... Domingo, sangrento domingo / Domingo, sangrento domingo

Page 19: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

RUSSIA

Governo russo confirma que bomba provocou descarrilamentoAo menos 39 pessoas morreram e 95 ficaram feridas em incidente com trem na Rússia

Autoridades russas: acidente com trem foi terrorismo.

Duas mulheres-bomba detonaram explosivos em estações de metrô de Moscou na hora do rush nesta segunda-feira (29), matando ao menos 39 pessoas e deixando 64 feridos, no mais recente atentado a um dos alvos preferenciais de terroristas nas últimas décadas: as redes de transporte ferroviário

Page 20: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Atentados suicidas deixam pelo menos 12 pessoas mortas no Daguestão

MOSCOU - Pelo menos 12 pessoas, entre elas nove policiais, morreram nesta quarta-feira, 31, devido a explosão de duas bombas acionadas por dois terroristas suicidas no Daguestão, região autônoma do norte do Cáucaso, informou o Ministério do Interior dessa república russa.

30/03/2010

Viúva adolescente é suspeita de ser mulher-bomba em ataque a Moscou

02/04 - Dzhennet Abdurakhmanova, suspeita de ter sido a mulher-bomba em ataques suicidas no metrô de Moscou, e seu marido falecido Umalat Magomedov, um insurgente de destaque morto por forças russas, posam com armas nesta foto sem data.

Page 21: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Pelo menos catorze pessoas morreram e mais de vinte ficaram feridas em um atentado contra um ônibus na cidade russa de Volgogrado, no sudoeste do país. O ataque acontece apenas um dia depois de uma explosão provocada por uma mulher-bomba ter deixado dezessete mortos em uma estação de trem na mesma localidade. 30/12/2013 - 05:03

Explosão destrói ônibus na Rússia: atentado aumenta temor de terrorismo na Olimpíada de Inverno

Page 22: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

• 22/01/2014 12h00 • Especialista vê Jogos em Sochi

como provocação russa aos separatistas

• Cidade fica no Cáucaso, região que abriga populações predominantemente muçulmanas, que tentam a independência desde a época da União Soviética

• As Olimpíadas de Inverno começam no dia 6 de fevereiro, em Sochi, na Rússia, e a preocupação com a segurança tem sido tema constante quando se fala da competição. A cidade fica localizada na região do Cáucaso, onde existem diversos grupos separatistas e um histórico de problemas que vêm desde a época da União Soviética. As principais ameaças recentes vieram da Chechênia, com as duas guerras com a Rússia na década de 90, quando os russos reprimiram as tentativas de independência dos chechenos.

Page 23: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

publicado em 26/05/2010 às 17h30: Explosão mata ao menos três na Rússia

Danil Semyonov/26.05.2010/AFPEquipes de emergência ajudam um dos 17 feridos na explosão de um café em Stávropol, na Rússia; autoridades disseram que três pessoas morreram

A volta do terrorAtentados na Rússia mostram que extremistas estão preparados para entrar em ação ao menor descuido da segurança

Grupos separatistas chechenos: grupos terroristas que buscam a independência da Chechênia em relação à Rússia, esses cometem uma série de atentados.

Page 24: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.
Page 25: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Oriente Medio

Page 26: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.
Page 27: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.
Page 28: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Terrorismo de Estado

• Terrorismo de Estado consiste num regime de violência instaurado por um governo, em que o grupo político que detém o poder se utiliza do terror como instrumento de governabilidade.

• Caracteriza-se pelo uso da máquina de repressão do Estado como organização criminosa, restringindo os direitos humanos e as liberdades individuais , podendo chegar ao extermínio de setores da população.

Page 29: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.
Page 30: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.
Page 31: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.
Page 32: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.
Page 33: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.
Page 34: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

A ficha que resume o prontuário delitivo de Dilma, capturada na década de 70, quando fazia parte de uma célula terrorista que cometia delitos de lesa-humanidade e atos de barbárie típicos dos comunistas de todas as épocas.

Page 35: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.
Page 36: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Terrorismo domestico• ATENTADO DE BOSTON: O

TERRORISMO DOMÉSTICO DE UMA SOCIEDADE "DOENTE" A SERVIÇO DA OFENSIVA IMPERIALISTA CONTRA OS POVOS!

A explosão de bombas de fabricação caseiras montadas em panelas de pressão durante a Maratona de Boston, ocorrida no último dia 15 de abril vem ocupando as manchetes de jornais e TV pelo mundo afora.

Page 37: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Terrorismo internacional

Page 38: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.
Page 39: Terrorismo. Terrorismo para destituir o governo Forças Armadas Revolucionárias Colômbia – Exército do Povo (em espanhol: Fuerzas Armadas Revolucionarias.

Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, identificado pela polícia como o autor do massacre na Escola Municipal Tasso de Silveira, em Realengo, estava com uma carta suicida