Teste Modelo (Sociologia)

7
Teste de Avaliação de Sociologia – 12º Ano Novembro de 2014 __________________________________________________________________ __________ Grupo I - Para cada um dos itens que se seguem, selecione a alternativa que considera correta. - Na sua folha de respostas, indique claramente o número do item e a letra da alternativa pela qual optou. - Num pequeno texto, justifique cada uma das opções que fizer. 1. Fenómenos como a família ou a empresa fazem parte da realidade social porque: a) são estudados pela Sociologia. b) são estudados pela Economia. c) decorrem da vida em sociedade. d) existem em todas as sociedades. 2. Dizemos que a realidade social é complexa porque: a) se manifesta em diferentes dimensões. b) depende essencialmente de fatores de ordem natural. c) os diferentes grupos sociais entram em conflito muito frequentemente. Sede: Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças │403544 1

description

testes

Transcript of Teste Modelo (Sociologia)

Page 1: Teste Modelo (Sociologia)

Teste de Avaliação de Sociologia – 12º Ano

Novembro de 2014____________________________________________________________________________

Grupo I

- Para cada um dos itens que se seguem, selecione a alternativa que considera correta.- Na sua folha de respostas, indique claramente o número do item e a letra da alternativa pela qual optou.- Num pequeno texto, justifique cada uma das opções que fizer.

1. Fenómenos como a família ou a empresa fazem parte da realidade social porque:

a) são estudados pela Sociologia.b) são estudados pela Economia.c) decorrem da vida em sociedade.d) existem em todas as sociedades.

2. Dizemos que a realidade social é complexa porque:

a) se manifesta em diferentes dimensões.b) depende essencialmente de fatores de ordem natural.c) os diferentes grupos sociais entram em conflito muito frequentemente.d) as ciências sociais têm dificuldade em compreender essa mesma complexidade.

3. Emile Durkheim definiu como objeto da Sociologia:

a) o factos sociais, entendidos como comportamentos orientados para outrém.b) a ação social, entendida como como maneiras de pensar sentir e agir impostas pela sociedade aos indivíduos..c) os factos sociais, entendidos como como maneiras de pensar sentir e agir impostas pela sociedade aos indivíduos.d) a ação social entendida como comportamento humano orientado para outrém e ao qual o ator atribui um significado subjetivo.

Sede: Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças 403544│

1

Page 2: Teste Modelo (Sociologia)

4. A coercitividade é uma característica:

a) da ação social.b) das sociedades autoritárias.c) das sociedades modernas.d) dos factos sociais.

5. Enquanto atores sociais, estamos muito próximos dos fenómenos sociais e temos deles um conhecimento que, acreditamos, não é necessário modificar. O obstáculo à produção do conhecimento sociológico a que esta afirmação se refere designa-se:

a) naturalismo.b) individualismo.c) etnocentrismo.d) familiaridade com o social.

6. A análise de fenómenos sociais como o a família ou a empresa interessa:

a) sobretudo à Sociologia.b) sobretudo à Economia.c) à globalidade das ciências sociais.d) às ciências naturais.

7. Dizemos que os fenómenos sociais são sempre fenómenos sociais totais porque:

a) dependem essencialmente de fatores de ordem natural.b) se manifestam em diferentes dimensões.c) os diferentes grupos sociais entram em conflito muito frequentemente.d) as ciências sociais têm dificuldade em compreender essa mesma totalidade.

8. Max Weber definiu como objeto da Sociologia:

a) os factos sociais, entendidos como comportamentos orientados para outrém.b) a ação social, entendida como maneiras de pensar sentir e agir impostas pela sociedade aos indivíduos.c) os factos sociais, entendidos como como maneiras de pensar sentir e agir impostas pela sociedade aos indivíduos.d) a ação social entendida como comportamento humano orientado para outrém e ao qual o ator atribui um significado subjetivo.

9. A exterioridade é uma característica:

a) da ação social.b) das sociedades autoritárias.c) das sociedades modernas.d) dos factos sociais.

2

Page 3: Teste Modelo (Sociologia)

10. Os fenómenos sociais parecem ser facilmente explicáveis, pelo que não merecem grande atenção para serem por nós compreendidos. O obstáculo à produção do conhecimento sociológico a que esta afirmação se refere designa-se por:

a) naturalismo.b) individualismo.c) etnocentrismo.d) ilusão da transparência do social.

Grupo II

Leia atentamente as questões que se seguem e responda-lhe de forma clara e objetiva.

1. A relação dos jovens do sexo feminino e masculino com o mercado de trabalho pode ser analisada pelas diferentes ciências sociais, sendo que cada uma adota uma perspetiva específica para observar a mesma realidade.

1.1. Demonstre, com recurso ao exemplo anterior, que as ciências sociais têm um objeto de estudo comum.

1.2. O fenómeno “relação dos jovens com o mercado de trabalho” pode ser encarado como fenómeno social total. Explique porquê.

1.3. Apresente exemplos das perspetivas específicas de duas ciências sociais para observar o fenómeno “relação dos jovens do sexo feminino e masculino com o mercado de trabalho”.

2. “As mulheres são mais emotivas e mais frágeis do que os homens e, por isso, têm mais dificuldade em aceder a lugares de chefia no trabalho”.

2.1. A afirmação anterior corresponde a uma explicação de tipo naturalista. Explique porquê.

2.2. Apresente um exemplo da perspetiva que a Sociologia deverá adotar para ultrapassar este obstáculo à produção do conhecimento sociológico.

3. A imaginação sociológica só tem como limites o rigor e a observância dos procedimentos do método científico. À partida, todos os domínio da realidade social podem ser analisados sob um ponto de vista sociológico.

3

Page 4: Teste Modelo (Sociologia)

Tomemos como ilustração números recentes da revista Sociologia – Problemas e Práticas, editada pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, sediado no ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa), em Lisboa:

- uma pesquisa sobre “tráfico, contrabando e imigração irregular”, da autoria de João Peixoto;- um estudo sobre “modos de relação com a música”, de Luís Melo Campos;- uma investigação sobre a “biblioteca e os seus públicos”, de Eduardo Alexandre Rodrigues.

Para além destes, muitos outros temas - como a globalização, os novos estilos de vida, as novas desigualdades sociais ou os estudos de género – também estão no centro das atenções dos sociólogos.

3.1. Comente o texto à luz dos conceitos:

- Métodos de investigação sociológica.- Interdisciplinaridade.

Grupo III

Leia atentamente as questões que se seguem e responda-lhe de forma clara e objetiva.

1. A ocupação dos tempos livres dos jovens do sexo feminino e masculino pode ser analisada pelas diferentes ciências sociais, sendo que cada uma adota uma perspetiva específica para observar a mesma realidade.

1.1. Demonstre, com recurso ao exemplo anterior, que as ciências sociais têm um objeto de estudo comum.

1.2. O fenómeno “ocupação dos tempos livres dos jovens” pode ser encarado como fenómeno social total. Explique porquê.

1.3. Apresente exemplos das perspetivas específicas de duas ciências sociais para observar o fenómeno “ocupação dos tempos livres dos jovens do sexo feminino e masculino”.

2. “Os alunos copiam porque não gostam de estudar”, as pessoas suicidam-se porque têm problemas mentais” , “o desemprego existe porque as pessoas não querem trabalhar”.

2.1. As afirmações anteriores correspondem a explicações de tipo individualista. Explique porquê.

4

Page 5: Teste Modelo (Sociologia)

2.2. Apresente um exemplo da perspetiva que a Sociologia deverá adotar para ultrapassar este obstáculo à produção do conhecimento sociológico.

3. A imaginação sociológica só tem como limites o rigor e a observância dos procedimentos do método científico. À partida, todos os domínio da realidade social podem ser analisados sob um ponto de vista sociológico.Tomemos como ilustração números recentes da revista Sociologia, do Departamento com o mesmo nome da Faculdade de Letras da Universidade do Porto:

- uma pesquisa sobre “atores e encenadores: modalidades de profissionalização no mercado teatral português”, por Vera Borges;- Uma reflexão sobre “estigmatização territorial na idade da marginalidade avançada”, por Loic Wacquant;- um estudo sobre as “práticas empresariais socialmente sustentadas no combate à precariedade laboral”, por Luísa Veloso.

Para além destes, muitos outros temas - como a globalização, os novos estilos de vida, as novas desigualdades sociais ou os estudos de género – também estão no centro das atenções dos sociólogos.

3.1. Comente o texto à luz dos conceitos:

- Métodos de investigação sociológica.- Interdisciplinaridade.

5