Teste1BG11V1_1213

9
Centro de Estudos Educativos de Ançã Teste de Avaliação Escrita das componentes teórica e prática Disciplina: Biologia e geologia 11º ano de Escolaridade – Ensino Secundário Duração da Prova: 90 minutos 18 de outubro 2011 Professora: Clara Gomes Versão 1 Nome do aluno: N.º: Turma: Grupo I O alongamento da parede celular, que permite o crescimento das células vegetais, é regulado por hormonas vegetais do grupo das auxinas. A Hipótese do Crescimento Ácido defende que as auxinas promovem a passagem dos iões H+ para a parede celular, alterando a estrutura dos seus componentes. Esta alteração estrutural traduz-se num aumento de flexibilidade da parede, o que permite o seu alongamento, com o consequente crescimento da célula. O transporte dos iões H+ é efectuado pela H+/ATPase da membrana plasmática, cuja atividade é intensificada na presença de auxinas. Por outro lado, as auxinas promovem a produção destes transportadores, por ativação do seu gene (Figura A). Os caules de muitas plantas apresentam fototropismo positivo, isto é, quando submetidos a um estímulo luminoso unilateral crescem, orientando-se na direção da fonte de luz. Desde há muito que se sabe que são as auxinas as principais responsáveis por este fenómeno. Ápices de coleóptilos de milho (primeira porção da plântula que emerge do solo quando a semente germina) foram montados sobre blocos de ágar, que recolhem as auxinas por eles produzidas (Figura B): o dispositivo A foi colocado às escuras; os dispositivos B, C e D foram sujeitos a iluminação unilateral; o dispositivo C foi completamente dividido por uma lâmina impermeável; o dispositivo D foi parcialmente dividido por uma lâmina impermeável. Ao fim de algum tempo, foi medida a quantidade de auxinas recolhida nos blocos de ágar. Nos dispositivos A e B, foram recolhidas quantidades semelhantes de auxinas. No dispositivo C, a quantidade de auxinas recolhida é semelhante nos dois lados do bloco de ágar, enquanto, no dispositivo D, a quantidade de auxinas é menor no lado iluminado do que no lado não iluminado. Versão 1 1

Transcript of Teste1BG11V1_1213

Page 1: Teste1BG11V1_1213

Centro de Estudos Educativos de Ançã

Teste de Avaliação Escrita das componentes teórica e práticaDisciplina: Biologia e geologia 11º ano de Escolaridade – Ensino SecundárioDuração da Prova: 90 minutos 18 de outubro 2011Professora: Clara Gomes Versão 1 Nome do aluno: N.º: Turma:

Grupo IO alongamento da parede celular, que permite o crescimento das células vegetais, é regulado por hormonas vegetais do grupo das auxinas. A Hipótese do Crescimento Ácido defende que as auxinas promovem a passagem dos iões H+ para a parede celular, alterando a estrutura dos seus componentes. Esta alteração estrutural traduz-se num aumento de flexibilidade da parede, o que permite o seu alongamento, com o consequente crescimento da célula. O transporte dos iões H+ é efectuado pela H+/ATPase da membrana plasmática, cuja atividade é intensificada na presença de auxinas. Por outro lado, as auxinas promovem a produção destes transportadores, por ativação do seu gene (Figura A). Os caules de muitas plantas apresentam fototropismo positivo, isto é, quando submetidos a um estímulo luminoso unilateral crescem, orientando-se na direção da fonte de luz. Desde há muito que se sabe que são as auxinas as principais responsáveis por este fenómeno.Ápices de coleóptilos de milho (primeira porção da plântula que emerge do solo quando a semente germina) foram montados sobre blocos de ágar, que recolhem as auxinas por eles produzidas (Figura B):

• o dispositivo A foi colocado às escuras;• os dispositivos B, C e D foram sujeitos a iluminação unilateral;• o dispositivo C foi completamente dividido por uma lâmina impermeável;• o dispositivo D foi parcialmente dividido por uma lâmina impermeável.

Ao fim de algum tempo, foi medida a quantidade de auxinas recolhida nos blocos de ágar. Nos dispositivos A e B, foram recolhidas quantidades semelhantes de auxinas. No dispositivo C, a quantidade de auxinas recolhida é semelhante nos dois lados do bloco de ágar, enquanto, no dispositivo D, a quantidade de auxinas é menor no lado iluminado do que no lado não iluminado.

Adaptado de Taiz, L. e Zeiger, E., Plant Physiology, 20021. Selecione a única alternativa que permite obter uma afirmação correta. A presença de auxinas no citoplasma das

células vegetais ativa o gene para a H+/ATPase, desencadeando, primeiro, a...A. tradução dos intrões do RNA mensageiro.B. transcrição dos nucleótidos do gene para a ATPase.C. remoção dos exões do gene para a ATPase.D. migração do RNA mensageiro para o citoplasma.

2. Selecione a única alternativa que permite obter uma afirmação correta. Os resultados obtidos na experiência permitem concluir que as auxinas são...

Vers

ão 1

1

Page 2: Teste1BG11V1_1213

A. produzidas independentemente das condições de iluminação.B. destruídas no lado iluminado do coleóptilo.C. conduzidas para o ágar apenas no lado iluminado.D. sintetizadas em quantidades muito desiguais nos dois lados do coleóptilo.

3. Selecione a única alternativa que permite obter uma afirmação correta. A presença da lâmina impermeável no dispositivo D permitiu concluir que...A. ocorreu uma diminuição acentuada na produção de auxinas pelo coleóptilo.B. as auxinas se distribuíram de modo homogéneo pelos dois lados do coleóptilo.C. as auxinas foram destruídas pela introdução da lâmina de mica.D. ocorreu migração das auxinas para um dos lados do coleóptilo.

4. Explique o processo que conduz à curvatura observada nos caules das plantas, tendo em conta os resultados experimentais e os pressupostos da Hipótese do Crescimento Ácido.

Grupo II

Os mecanismos de contracorrente operam numa variedade de sistemas biológicos. O esquema da figura seguinte ilustra uma ansa de Henle de um mamífero, onde ocorrem mecanismos de contracorrente relativamente aos vasos sanguíneos que percorrem o nefrónio. A circulação do sangue faz-se num conjunto de vasos chamados vaso recta, num mecanismo de contracorrente relativo ao fluxo do filtrado glomerular e urina primária.

1. Nos itens seguintes transcreva a letra correspondente à opção que contém os termos que permitem preencher corretamente os espaços.

1.1. Nos vasos retos (vaso recta), a pressão osmótica do meio varia _____ a pressão osmótica da ansa de henle. Na entrada do ramo _____ existe maior pressão osmótica que na saída do ramo ____.

A. No mesmo sentido que a […] ascendente (…) descendenteB. No sentido oposto ao […] ascendente (…) descendenteC. No mesmo sentido que a […] descendente (…) ascendenteD. No sentido oposto ao […] descendente (…) ascendente

1.2. No rim, o mecanismo de contracorrente favorece a _____ do gradiente de concentração de Na+ e Cl-, entre o sangue e a urina; em consequência, em qualquer ponto do percurso descendente da ansa, o/a _____ difunde-se para o sangue.

A. Diminuição […] águaB. Manutenção […] águaC. Diminuição […] Na+D. Manutenção […] Na+

1.3. À medida que o fluido tubular se desloca ao longo do ramo descendente da ansa de Henle, a sua concentração em solutos _____. A reabsorção de água ao longo deste ramo continua a ocorrer, pois a concentração de solutos no interior do tubo urinífero permanece, em cada momento, _____ à dos fluidos intersticiais da medula.

A. Aumenta […] inferiorB. Diminui […] inferiorC. Aumenta […] superiorD. Diminui […] superior

1.4. Nos vertebrados, o controlo da osmolaridade do meio é feito graças à ADH que _____ a permeabilidade do tubo coletor à água, quando a pressão osmótica do meio é muito ____.

A. Estimula (…) baixaB. Estimula (…) elevadaC. Inibe (…) baixaD. Inibe (…) elevada

2. Coloque por ordem as afirmações que se seguem, numa sequência de relação causa-efeito. Comece em A.A. Exercício físico intenso.B. Reabsorção de água.C. Hipófise lança ADH na corrente sanguínea.D. Restabelecimento do equilíbrio osmóticoE. Aumento da pressão osmótica do meio interno.F. Aumento da permeabilidade do tubo colector.

X YAnsa de Henle Vaso recta Ansa de Henle

aum

ento

da

osm

olar

idad

e do

mei

o

Vers

ão 1

2

Page 3: Teste1BG11V1_1213

Grupo IIIWatson e Crick iniciaram as suas investigações conjuntas, acerca da molécula de DNA, em 1951, e através delas deduziram a forma e a estrutura deste ácido nucleico, composto por nucleótidos. Em 1958, Meselson e Stahl levaram a cabo uma experiência para testar as várias hipóteses já existentes sobre o modo de replicação desta macromolécula. Assim, recorrendo a bactérias Escheríchia coli cultivadas em azoto pesado, chegaram à conclusão que a hipótese semiconservativa seria a única capaz de justificar os resultados obtidos. O esquema que se segue reproduz esses resultados. 1. Selecione a alternativa que permite preencher os

espaços de modo a obter, para cada um dos casos, uma afirmação correta.

1.1. Watson e Crick, usando a difracção de raios x sobre DNA cristalizado feita por Franklin, concluíram que esta molécula possui uma forma helicoidal. Deste

modo, e devido à____________ propuseram para o DNA uma estrutura ____________. A. Complementaridade das bases azotadas [...] helicoidal simples. B. Espessura da hélice [...] helicoidal simples. C. Complementaridade das bases azotadas [...] em dupla hélice. D. Espessura da hélice [...] em dupla hélice.

1.2. A estrutura proposta por Watson e Crick pressupunha que a quantidade de citosina, numa determinada molécula de DNA, seria sempre semelhante à quantidade de________, estabelecendo estas bases azotadas ligações por pontes de hidrogénio que ligavam_____. A. Adenina [...] as cadeias de DNA. B. Adenina [...] os nucleótidos de uma cadeia. C. Guanina [...] as cadeias de DNA. D. Guanina [...] os nucleótidos de uma cadeia.

1.3. Os nucleótidos da molécula de DNA diferem dos nucleótidos da molécula de RNA, pois possuem ___________com estrutura química diferente e podem ter como base azotada ______. A. Uma pentose [...] a timina. B. Uma pentose [...] o uracilo. C. Um radical fosfato [...] a guanina. D. Um radical fosfato [...] a adenina.

1.4. Meselson e Stahl utilizaram meios ricos em azoto porque ______e_____ . A. Existe azoto no meio celular [...] o glícido desoxirribose possui azoto na sua constituição. B. O DNA reage com o azoto, formando compostos insolúveis [...] existe azoto no meio celular. C. A DNA polimerase utiliza o azoto como fonte de energia [...] as bactérias sintetizavam azoto. D. As bactérias metabolizavam azoto [...] o azoto faz parte dos nucleótidos.

1.5. Nesta experiência, o tubo 1 e o tubo 2 representam ______uma vez que_________. A. as colónias de bactérias progenitoras [...] da sua replicação surgiu a geração 1. B. a geração O [...] estão inseridos em azoto pesado. C. os diferentes meios de cultura [...] possuem azoto 14 e 15. D. tubos de controlo [...] estabelecem os valores intermédios de densidade.

1.6. A hipótese semiconservativa propõe que o DNA se replica com a ajuda de complexos enzimáticos, dos quais se destaca a____que copia integralmente as cadeias, formando duas moléculas, cada uma com________. A. DNA polimerase [...] uma cadeia original. B. RNA polimerase [...] porções de RNA não codificante - os intrões. C. Helicase [...] material genético totalmente novo. D. DNA polimerase [...] cadeias com porções da cadeia original.

2. Nos seres eucariontes, o código genético é, em regra Universal, e a informação genética é individual. Explique o significado biológico desta afirmação.

Vers

ão 1

3

Page 4: Teste1BG11V1_1213

Grupo IVA figura ao lado ilustra, esquematicamente, o modelo da síntese de uma cadeia polipeptídica. 1. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. X, Y e Z correspondem, respetivamente, aos codões...

A. ...CCU, CUU, CUC. B. ...CGT, CTT, CTC. C. ... UGG, UUC, CUG. D. ...TCC, TTC, CTC.

2. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços de modo a obter, para cada um dos casos, uma afirmação correta. 2.1. A molécula C tem como funções principais, no processo de síntese proteica, _____ e _____.

A. O transporte de aminoácidos [...] o reconhecimento dos codões do mRNA.

B. A ligação com o ribossoma [...] a ligação ao mRNA. C. A ativação do ribossoma [...] o início da síntese proteica. D. A ligação aos anticodões [...] o transporte de

aminoácidos

2.2. A molécula B sofreu um processo de maturação quando, no____, porções da molécula de RNA foram excisadas. Os____ juntam-se, formando B. A. citoplasma [...] exões B. citoplasma [...] intrões C. núcleo [...] exões D. núcleo [...] intrões

2.3. O processo de transcrição ocorre_____ verificando-se, posteriormente, a migração da molécula formada para o _____onde se realiza a tradução. A. No núcleo [...] citoplasma B. No citoplasma [...] núcleo C. No nucléolo [...] núcleo D. No núcleo [...] nucléolo

2.4. Em laboratório, isolou-se uma porção de DNA bacteriano, correspondente a um gene. Ao estudar-se quimicamente a molécula, contaram-se 1600 nucleótidos. Destes, 300 apresentavam a base azotada adenina. Pode-se afirmar que a _______possui_______ nucleótidos de citosina. A. Porção de DNA [...] 500 B. Molécula de tRNA [...] 600 C. Molécula de RNA pré-mensageiro [...] 300 D. Molécula de mRNA [...] 150

3. As frases que se seguem reconstituem as fases da biossíntese de proteínas. Reconstitua a sequência temporal dos acontecimentos mencionados, segundo uma relação de causa-efeito, colocando por ordem as letras que os identificam.A. Ligação do codão de iniciação ao mRNA. B. Fecho do ribossoma e início da produção de proteínas. C. Excisão dos intrões do mRNA e união dos exões. D. Migração do mRNA para o citoplasma. E. Cópia de uma sequência de bases de uma das cadeias de DNA.

4. Explique porque razão duas proteínas com o mesmo número de aminoácidos podem desempenhar funções distintas.

Vers

ão 1

4

Page 5: Teste1BG11V1_1213

Grupo VIDNA fingerprint

Diversas técnicas têm sido desenvolvidas, nas últimas décadas, com vista à análise e caracterização do DNA. A tecnologia do DNA fingerprint permite identificar indivíduos tendo em conta as propriedades do seu DNA. Esta técnica utiliza enzimas de restrição, as quais quebram a molécula de DNA em locais específicos produzindo fragmentos. Esses fragmentos são colocados num gel e sujeitos a uma corrente elétrica, o que vai conduzir à sua separação. As amostras provenientes de indivíduos geneticamente diferentes tendem a produzir padrões electroforéticos diferentes. Esta tecnologia é, entre outras áreas, aplicadas na Ciência Forense, fornecendo provas para a investigação criminal. O DNA fingerprint pode ser usado para evidenciar que um determinado indivíduo esteve na cena do crime (desde que tenha deixado amostras). Em 1987, o DNA fingerprint foi utilizado pela primeira vez, nos Estados Unidos, como prova incriminatória num caso de violação. Para isso, procedeu-se à comparação de uma amostra de esperma encontrado no corpo da vítima com uma amostra de sangue do suspeito. O DNA fingerprint pode também ser utilizado para o estabelecimento das relações de parentesco entre os indivíduos, podendo ajudar a solucionar casos de dúvida relativamente à paternidade.A figura 1 mostra o resultado da aplicação desta técnica a dois suspeitos (A e B) de um crime.Para tal, foi recolhida e utilizada saliva dos indivíduos.

Nos itens de 1 a 6, selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.1. O uso tecnologia do DNA fingerprint

para identificar criminosos baseia-se na …A. … composição química da

molécula de DNA. B. … estrutura da molécula de

DNA.C. … universidade da molécula de

DNA.D. … variabilidade da molécula de

DNA.

2. Como numa porção de 50 pares de bases do DNA do sangue encontrado no local do crime há 20 guaninas, então o criminoso, que é o suspeito…A. … B, possui 20 adeninas numa

porção correspondente do DNA da sua saliva.

B. … A, possui 25 adeninas numa porção correspondente do DNA da sua saliva.

C. … B, possui 30 timinas numa poção correspondente do DNA da sua saliva.D. … A, possui 35 timinas numa porção correspondente do DNA da sua saliva.

3. Nos suspeitos A e B, as moléculas de RNA transcritas são…A. … as moléculas de moléculas de RNA que são traduzidas.B. … maiores que as moléculas de RNA que são traduzidas.C. … menores que as moléculas que são traduzidas.D. … processadas no citoplasma.

4. Ao aminoácido metionina, codificado pelo codão 5´- AUG – 3´, correspondem…A. … o codogene 5´- TAC – 3´e o anticodão 5´- UAC – 3´, apenas num dos suspeitos.B. … o codogene 5´- UAC – 3´e o anticodão 5´- TAC – 3´, apenas num dos suspeitos.C. … o codogene 3´- TAC – 5´e o anticodão 3´- UAC – 5´, em ambos os suspeitos.D. … o codogene 3´- UAC – 5´e o anticodão 3´- TAC – 5´, em ambos os suspeitos.

Vers

ão 1

5

Page 6: Teste1BG11V1_1213

5. A replicação do DNA assegura a conservação e transmissão do património genético pois…A. … as novas cadeias formadas são idênticas entre si.B. … as novas moléculas são idênticas à molécula original.C. … as novas moléculas são idênticas entre si.D. … cada uma das novas cadeias formadas é a replica de uma das cadeias originais.

6. Podem ocorrer mutações no DNA que codifica as enzimas de restrição, cuja sequência de a.a. não é alterada, devido à…A. … ambiguidade do código genético.B. … não ambiguidade do código genético.C. … redundância do código genético.D. … universidade do código genético.

7. Faz corresponder cada um dos intervenientes na tradução da informação genética, expressos na coluna A, à respetiva função, que consta da coluna B.

COLUNA A COLUNA B

A. AminoácidosB. EnzimasC. mRNAD. RibossomasE. tRNA

1. Catalisam as reações.2. Contém informações para a síntese de proteínas.3. Molde para a síntese de RNA.4. Moléculas básicas para a construção de proteínas.5. Síntese de RNA.6. Sistemas de leitura onde ocorre a tradução.7. Transfere energia para o sistema.8. Transfere os aminoácidos para os ribossomas.

8. Na síntese de proteínas, pode salientar-se como característica importante a amplificação. Explica de que modo são amplificadas duas fases deste processo.

FIM

Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV Grupo V1.

2.

3. 4. 1.1

1.2 1.3 1.4 2. 1.1 1.2

1.3 1.4 1.5 1.6

2. 1. 2.1 2.2

2.3 2.4 3. 4. 1. 2. 3.

4. 5. 6.

7.

Vers

ão 1

6

Page 7: Teste1BG11V1_1213

8.

5 5 5 15 5 5 5 5 10 5 5 5 5 5 5 15 5 5 5 5 5 10

10 5 5 5 5 5 5 10 10

Vers

ão 1

7