TET - Torres de Emergência Triangulares - seccional.com.br · aproveitamento de cabos da linha...

9
Informativo Técnico 2º sem | 2011 19 Tecnologia que transmite confiança Precisão e segurança testada e aprovada em situações reais A ferramenta perfeita para reconectar redes danificadas com até 500 kV Fácil transporte, montagem e manutenção Cases de sucesso TET - Torres de Emergência Triangulares

Transcript of TET - Torres de Emergência Triangulares - seccional.com.br · aproveitamento de cabos da linha...

Informativo Técnico

2º sem | 2011

19

Tecnologia que transmite confiança

Precisão e segurançatestada e aprovadaem situações reais

A ferramenta perfeita para reconectar

redes danificadas com até 500 kV

Fácil transporte, montagem

e manutenção

Cases de sucesso

TET - Torres de EmergênciaTriangulares

Case 1: Jupiá - Bauru (2010)Em 2010 um forte vendaval derrubou 37 estruturas de circuito duplo da Linha de Transmissão de 440 kV Jupiá – Bauru, retirando do sistema uma capacidade de transporte de 1600 MVA, suficiente para atender umapopulação de 4 milhões de habitantes. A recuperação provisória foi feita com uma Variante Provisória de 16 kmde extensão, utilizando 43 Torres TET.

18

Informativo Técnico

TET-Torres de Emergência Triangulares

A solução consagrada para restaurar redes danificadas de até 500 kV

Torres de EmergênciaTriangulares

18

Informativo Técnico

TET-Torres de Emergência Triangulares

Case 2: Sandovalina (2009)Para religar a rede em Sandovalina - SP foram utilizadas 6 Torres TET de 440 kV – 2 cabos 636 MCM/fase, vari-ante de 2480m, na configuração Monomastro Suspensão. Esta configuração permite vãos de até 450m com 2 cabos 636 MCM/fase. É indicada para Variantes Paralelas à Linha Tronco, com lançamento de cabos novos ou aproveitamento de cabos da linha avariada, deixando a faixa central livre para reconstrução da LT sinistrada.

Case 3: Getulina (2009)Em Getulina - SP, foram utilizadas 12 torres TET com variante 2 x 2000m 440 kV - 2 cabos 636 MCM/fase.

Configuração Monomastro Suspensão

Case 4: Pederneiras (2008)Para recuperar a linha em Pederneiras - SP, foram utilizados 6 conjuntos de TET em configuração “Chainete”, variante de 2870m 440 kV – 4 cabos 636 MCM/fase. A configuração Chainete permite vãos de até 450m com 4 cabos 636 MCM/fase e é indicada para Variantes no eixo da Linha Tronco, suspendendo os feixes de cabos da linha avariada, tornando o restabelecimento mais rápido.

18

Informativo Técnico

TET-Torres de Emergência Triangulares

Configuração Chainete (mastro duplo)

ProjetoA TET foi projetada por especialistas através de software proprietário Seccional para atendimento de linhas de transmissão de até 500 kV para as seguintes configurações extremas de emergência:

• Suspensão adotando 2 cabos CAA 636 MCM – Grosbeak, para vãos de peso de até 450m.

• Chainete adotando 4 cabos CAA 636 MCM – Grosbeak, para vãos de peso de até 450m.

• Ancoragem com 2 cabos CAA 636 MCM – Grosbeak, com vão adjacente de 300m.

• A segurança deste dimensionamento foi comprovada por análises em laboratórios e instituições oficiais:

• Análise estrutural pelo método dos elementos finitos realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Engenharia Simultânea da Universidade Federal Tecnológica do Paraná - NuPES e pelo Núcleo de Tecnologia - NuTEC da Universi-dade Positivo através do software ANSYS para diferentes condições ope- racionais e de sobrevivência, além de análise modal para identificação da menor frequência natural de vibração.

• Ensaio destrutivo das ligações tipo flange e da matéria prima utilizada na confecção da estrutura pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR.

• Ensaio do comportamento aerodinâmico do conjunto em túnel de vento coordenado pelo Laboratório de Aerodinâmicas das Construções - LAC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

• Ensaios em estação de testes utilizando protótipos em escala real, simu-lando as hipóteses de carga mais significativas utilizadas no dimensiona-mento dos elementos estruturais da torre.

A TET é uma estrutura robusta, com uso do mesmo mastro em configura-ções Suspensão, Ancoragem ou Chainete em qualquer nível de tensão, possuindo mísulas metálicas que facilitam e agilizam o manuseio de cabos nos trabalhos de montagem, qualidades essas não encontradas em estru-turas similares de alumínio.

MaterialA segurança dos elementos estruturais é garantida com uso de aço patiná-vel de alta tensão de escoamento e alta resistência à corrosão, que permite combinar robustez e leveza no mesmo design.

O aço patinável apresenta como principal característica a resistência à cor-rosão atmosférica, muito superior à do aço carbono convencional, obtida pela adição de elementos de liga como: níquel, cobre, cromo, fósforo, silício, titânio, nióbio, entre outros. Quando exposto no meio ambiente desenvolve em sua superfície uma camada de óxido compacta e aderente denominada pátina, que funciona como barreira de proteção contra o prosseguimento do processo corrosivo, possibilitando, utilização desses aços mesmo sem qualquer revestimento. Entretanto, por questões estéticas e para manter o mesmo potencial galvânico em todas as peças metálicas, a TET é 100% galvanizada a fogo, atendendo os requisitos da NBR 6323.

18

Informativo Técnico

TET-Torres de Emergência Triangulares

Ficha TécnicaTET - Torres de Emergência Triangulares

Quando a galvanização é utilizada sobre o aço patinável, este sistema é conhecido como “Duplex”. O efeito sinergético da deposição da camada de zinco sobre o aço patinável oferece uma expectativa de vida útil ainda maior que a soma das expectativas dos dois sistemas, propiciando a maior garantia do mercado contra corrosão.

Facilidade na Montagem e DesmontagemMais leve, com conexão dos módulos através de flanges otimizadas, com menor número de peças que soluções tradicionais, adotando dispositivos e ferramentas habituais das equipes de campo, fazem da TET uma solução amigável, proporcionando montagem rápida e econômica.

PesquisaFundada em 1976, aperfeiçoando constantemente seus produtos, a Sec-cional investe maciçamente em pesquisa com centenas de patentes depos-itadas no Brasil e no exterior através do WIPO World Intellectual Property Organization. Pesquisas inéditas, ensaios em laboratórios de instituições oficiais, manuais de montagem e manutenção, laudos técnicos, atestados de fornecimento e especificações técnicas estão à disposição no site www.seccional.com.br.

18

Informativo Técnico

TET-Torres de Emergência Triangulares

Esquemas típicos de variantes provisórias

18

Informativo Técnico

TET-Torres de Emergência Triangulares

Configuração Monomastro na lateral da faixa

Configuração Chainete no eixo da faixa

Configuração Chainete na lateral da faixa

MontagemA montagem da TET pode ocorrer de duas maneiras:

18

Informativo Técnico

TET-Torres de Emergência Triangulares

1. Montagem manualO dispositivo basculante, agiliza e facilita a montagem manual. Demais módulos são facilmente içados com mastro auxiliar.

2. Montagem mecanizadaRealizada em poucos minutos.

TransporteO contêiner pode ser fornecido opcionalmente, e permite armazenar e transportar com praticidade as caixas metálicas com os acessórios (estais, tirantes, parafusos, braçadeiras, placas para âncoras, tensores dos estais, esticadores de cabos, ferramentas, etc.).

Informativo Técnico

Av JK de Oliveira, 915 | Curitiba | PR | Brasil | Tel +55 (41) 3317 2211 | Fax +55 (41) 3373 0161 | [email protected]