TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ......

38
POR FERNANDA DE NADAI PARA MULHERES ARTESÃS EMPREENDEDORAS, COM CARINHO

Transcript of TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ......

Page 1: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

1O ATITUDESESSENCIAIS

para PRODUZIR eVENDER MAISseu ar tesanato

P O R F E R N A N D A D E N A D A I

P A R A M U L H E R E S A R T E S Ã S E M P R E E N D E D O R A S ,C O M C A R I N H O

Page 2: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

VOCÊ PODECRIAR A

REALIDADE DOSEU JEITO. É SEUDIREITO VIVER O

SEU MELHOR.

F E R N A N D A D E N A D A I

2 0 1 6

Page 3: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

CONTEÚDO

0 4 I N T R O D U Ç Ã O : S O B R E E S T E E - B O O K0 7 M I N H A H I S T Ó R I A

1 0 A T I T U D E # 1 - M E N T E E E N E R G I A

1 6 A T I T U D E # 3 - R O T I N A

2 1 A T I T U D E # 5 - E S P A Ç O D E T R A B A L H O

2 4 A T I T U D E # 7 - I N S U M O S

1 3 A T I T U D E # 2 - M O T I V A Ç Ã O

1 8 A T I T U D E # 4 - S E M D I S T R A Ç Õ E S

2 3 A T I T U D E # 6 - P L A N E J E

2 6 A T I T U D E # 8 - C O M P R A S

3 0 A T I T U D E # 9 - P R O D U Ç Ã O

3 4 M I N H A G R A T I D Ã O À V O C Ê

3 2 A T I T U D E # 1 0 - Q U A L I D A D E

Page 4: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

Se você...1. Se queixa que oseu dia é muitocurto para produzirtudo o que gostaria;

2. Acha queprecisaria ter maishoras no dia paradar conta do recado;

3. Tem dificuldadede conciliar oartesanato com umoutro trabalho ou arotina de cuidar dacasa e dos filhos.

SEJA BEM-VINDA!VOCÊ ESTÁ LENDOO E-BOOK CERTO!

Escrevi este e-bookespecialmente paravocê! Espero que agente seidentifique muito!

Eu também já senti todasestas dificuldades e jápassei por isso.

Muitas vezes tinhademanda, recebia contatosde pessoas que queriamcomprar o meu produto eeu não conseguia meorganizar para conseguiratender e, então, comosempre gostei de cumprir oque prometo, acabavanegando a encomenda poissabia que não conseguiriacumprir o prazo.

E eu preciso iniciar a nossaconversa dizendo umaverdade para você:

Infelizmente não é possívelpara ninguém (pelo menospor enquanto, rsrs...)aumentar às 24hs do diapara 36h, por exemplo.Claro! isso você já sabe.

Mas o que eu realmentequero te dizer, e eu precisoser muito sincera comvocê, é que a verdadeiracausa de todo o problemanão está no quanto tempovocê tem no seu dia,dedicado para o seuartesanato, mas no comovocê administra estetempo e faz uso dele.

S O B R EE S T E E -

B O O K

P Á G I N A 4

Page 5: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

Por isso eu estou aqui, paraajudar você e à todas asmulheres artesãs que nãoconseguem ser tãoprodutivas quantogostariam, se perdem emdistrações durante narotina do dia a dia e nãoconseguem ao final do diaproduzir o necessário.

Mas não estou aqui paradizer exatamente tudo oque você precisa fazer emapenas algumas páginas.

Meu desejo é apenas trazersugestões que funcionamcomigo e com váriaspessoas as quais já auxilieiem todos estes anos quetrabalho com artesanato econsultoria em gestão depequenos negócios.

Quero te inspirar e te ajudara lidar melhor com o seutempo e a driblar os ladrõesdo seu tempo, massomente VOCÊ podeconquistar os resultadosque deseja, aplicando tudona prática e adaptando oque trago aqui à suaprópria realidade.

Neste e-book procurei serbreve, trazer tudo de formabem simplificada, paravocê não se cansar eabandonar este e-book.Quero ajudar o máximo depessoas possíveis.

O objetivo é fazer vocêrefletir e mudar a suaprática de vida. Muitasvezes, “senso comum nãoé prática comum”! Háconceitos do senso comumque estamos cansadas deouvir, saber, mas nãoconseguimos praticar!

Por isso, estou certa deque se você realmenteconseguir praticar estas 10Atitudes, você conseguiráaumentar a produtividadedo seu artesanato etrabalhos criativos e, porconsequência, vendermais!

S O B R EE S T E E -

B O O K

P Á G I N A 5

Page 6: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

Espero que você também não se limite emconsumir apenas o que trago aqui, mas quesirva de um impulso, uma porta que se abrepara você buscar mais conhecimentos paramelhorar a gestão do seu negócio de artesanatoe alcançar melhores resultados a cada dia.

Mas agora, chega de conversa e vem comigo!

Leia este e-book com atenção e aproveite todaseste conhecimento para melhorar seu negóciode artesanato. Tenho certeza que trarão muitosbenefícios para você e para o seu negócio.

Estamos juntas nesta jornada! Ela só começaaqui. Conte comigo!

Com carinho,Nanda.

S O B R EE S T E E -

B O O K

P Á G I N A 6

Page 7: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA PRA VOCÊ!Olá! Sou Fernanda de Nadai, mãe do Pedro e da Maria, artesã,administradora e professora. Sou Consultora de NegóciosArtesanais e Criativos, ajudo mulheres a viverem de artesanato ea alcançarem a vida que tanto sonharam a partir datransformação de seus dons e talentos em um negócio rentável.

Nasci e vivo em Americana, interior de São Paulo. O artesanatosurgiu na minha vida desde muito cedo, aos 10 anos. Sempre fuimuito tímida, muito mesmo, e através da arte conseguia meexpressar. Fiz vários tipos de artesanato na vida, aquarela,mosaico e diversas técnicas de desenho artístico, dei aulas depintura a óleo sobre tela e mais recentemente comecei a costurare aprendi patchwork e patch apliquê, quando fiz o enxoval dosmeus dois filhos.

Já tive um ateliê em casa, meus produtos eram enxovais parabebê e peças para mesa. A comercialização era feita através domeu blog. Participei de algumas exposições e feiras na minhacidade. A inspiração em empreender e estudar oempreendedorismo vem de família. Desde criança convivi com osdesafios e realizações em ter o próprio negócio. Essa inspiraçãome despertou o interesse em estudar e me aperfeiçoar.

E foi em um período difícil de minha vida pessoal, que resolvi tirarum período para me encontrar comigo mesma e fiz vários cursosde desenvolvimento pessoal, liderança, inovação e criatividade.Vivi outra grande paixão: ensinar, compartilhar meusconhecimentos e formar pessoas. Mas para isso, desafiei meuslimites impostos pela timidez.

O caminho para me preparar para ser professora universitária nãofoi fácil: mudei de cidade, fiquei longe da família, sem conhecerninguém, só podia contar comigo mesma. Corri atrás dasoportunidades e aos poucos elas foram acontecendo.

Page 8: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

Aos 26 anos, enfrentei um dos meus maiores medos, o de falarem público, quando dei minha primeira aula para 120 alunos emum auditório. Quando percebi, estava tão envolvida com o curso,que aceitei o convite de assumir a coordenação do curso deadministração em um grande grupo educacional de São Paulo.Embora lutava para não transparecer, aquela menininha tímidaainda vivia dentro de mim. Mas foi através da coragem e da buscaconstante por autoconhecimento que consegui avançar e superaros meus medos.

Alcancei o reconhecimento profissional, uma excelenteremuneração. Já estava confiante e segura, mas percebique levava a vida no piloto automático, me dedicandoexclusivamente a carreira universitária. Uma rotina louca detrabalho e não conseguia mais tempo para minha arte. Isso meangustiava, pois foi por meio da arte que me conectei com omelhor de mim.

Sentia pesar a falta de estar mais tempo com a família quesempre foi meu bem mais precioso. Estava então longe da minhaessência e minha arte. Resolvi mudar depois de conhecer o meumarido, um ser tão especial e vi que meu sonho de construir aprópria família e ter filhos, estava mais perto de se tornarrealidade. Voltei para o interior, casei, tive meus filhos, voltei paraminha arte, continuei a lecionar um período, voltei a darconsultorias de empreendedorismo, voltei a ajudar nos negóciosda família, fiz outros cursos de desenvolvimento pessoal emarketing digital.

E estes dois últimos cursos foram transformadores, porquedepois de me realizar tanto ainda faltava algo. Descobri quepreciso dividir com o mundo a minha história e ajudar outraspessoas a se transformarem. Senti que posso unir todas asminhas paixões, o artesanato, ensinar e empreender. Quero ajudarartesãs na valorização de sua arte, na geração de renda eequilíbrio.

Page 9: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

E decidi que posso fazer isso por meio de um empreendimentoonline para ampliar o meu atendimento a mais pessoas, ajudandoa transformar mais vidas e ao mesmo tempo me permitia tempopara minha família e ser bem remunerada.

E por saber que isso é possível, fundei a Academia do Artesanatopara Mulheres Empreendedoras. Criei um programa exclusivopara mulheres que desejam realizar o sonho de viver doartesanato. Trago todos os conhecimentos em uma linguagemsimples, aplicados a este mercado, facilitando a prática dosconhecimentos em seu negócio. E eu só posso fazer isso porquetambém sou artesã e conheço a dor da mulher artesã paraalcançar a valorização e o reconhecimento do seu trabalho, asdificuldades que enfrentam para viver da sua arte, e quero ajudá-las a aprimorar o seu negócio, a partir de um passo-a-passoprático.

Neste meu projeto, ajudo artesãs a descobrirem o verdadeiropotencial de seus dons, talentos e a serem bem remuneradas.Quero dar todo o meu conhecimento de empreendedorismo, paraque você não precise passar por anos e anos de estudo,participando de vários eventos e congressos, pesquisando, lendovários livros, pra depois encontrar o que há de melhor e aplicaremsozinhas em seus negócios. Quero ir junto com você nestajornada!

Agradeço de coração por você ter lido parte da minha história eespero que ela possa inspirar você e outras mulheres que estãoem busca do sonho de viver de artesanato. Às que jáencontraram, que sirva de apoio para alcançarem o tão sonhadoreconhecimento e valorização de seu trabalho!

Um forte abraço no seu coração! E conte comigo para o queprecisar! Com carinho, Nanda.

Page 10: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 1

P Á G I N A 8

ATITUDE #1CUIDE DA SUA MENTE E ENERGIA

O que você faz logo quando acorda? Levantacorrendo? Ou mal abriu os olhos e já reclama dodespertador? Ah... nenhuma dessas? Então vocêacessa logo as redes sociais, ali na camamesmo?

Eu não sei o que faz assim que abre os olhospela manhã. Mas esta é a minha primeira dicapara você começar bem o dia, e por isso ela é adica nº 1! Ela é muito importante.

Você precisa se conectar consigo mesma e sevocê acredita em Deus ou em alguma forçasuperior, eu sugiro que você faça uma oração ouse preferir, uma meditação.

Conecte-se com o divino. Pratique a gratidão,sinta-se grato por mais uma noite bem dormidae receba feliz e de mente aberta o novo dia quevocê está tendo a oportunidade de viver.

Quando somos gratos, percebemos evalorizamos tudo o que já temos de bom e nãofocamos no que ainda nos falta e praticando aabundância, sendo positivo, fazemos a lei dafísica quântica funcionar, atraímos boasenergias para iniciar o novo dia.

Page 11: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 1

P Á G I N A 9

Eu não sei se você acredita em Deus, euacredito que ele existe e rege o universo. Então,quando acordo, além da prática da gratidão(este é um assunto para um outro e-book ouvídeo aula, rsrs...), entrego o meu dia à Deus epeço que ele guie o meu dia, que eu seja uminstrumento dele, e que eu possa ajudar outraspessoas e também ser ajudada naquele dia.

Procure não se conectar com qualquer tipo deequipamento eletrônico nas primeiras horas dodia.

Quando você acessa redes sociais ou liga atelevisão logo cedo, você está consumindo oque os outros querem te mostrar e não o quevocê deseja pensar e refletir no dia. E muitasvezes ainda recebe uma carga de notícias ruins,nada boas para um começo de dia.

Então, esta é a primeira atitude e uma das maisimportantes: Cuide da sua mente e da suaenergia já nas primeiras horas do dia. Eu nãofazia isso e senti uma enorme diferençacomecei a praticar!

Outro ponto importante: esforce-se para cuidartambém do seu corpo e você estará cuidandotambém da sua energia! Tendo umaalimentação mais saudável e pratiqueexercícios!

Page 12: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 1

P Á G I N A 1 0

E se você conseguir movimentar o seu corpo,fazendo uma caminhada ou qualquer outroexercício que você goste, isso ajudará muito aliberar o stress do dia a dia, dores no corpo, astensões, e preocupações, além de trazerendorfina e aumentar sua sensação de bem-estar e sua disposição e prevenir doenças.

Tudo isso junto melhora a sua produtividadetambém!

Eu te dei essas sugestões para cuidar comcarinho da sua mente e do seu corpo, mas vocêprecisa pensar se tem mais alguma coisa que teenergiza, como por exemplo conseguir tomarum banho tranquilo e demorado, ir ao cinema,passear ao ar livre, ir à igreja, ir à feira, enfim,escolha algumas destas coisas para energizartanto o corpo quanto a mente!

Sei que para quem tem filhos, fica mais difícilencontrar um tempo para si mesma. Mas não seapóie nessa máxima. Organize-se para ter umtempo só seu! Não precisa de muito tempo, maspouco tempo com qualidade.

Peça para alguém ou o marido ficar por umahora com os filhos, por pelo menos, 2x porsemana e já fará uma grande diferença no seubem-estar!

Page 13: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 2

P Á G I N A 1 1

ATITUDE #2MANTENHA SUA MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA

ELEVADAS

Para começarmos a falar desta segunda atitude,convido você a refletir e a responder aquiembaixo, algumas perguntas.

1) O que você pensa e sabe a respeito demotivação?

2) De onde vem a sua motivação?

3) O que te motiva?

Com relação a primeira pergunta, sobre o quevem a ser esta palavrinha motivação, ela vem dolatim “movere”, que significa mover, ou seja,motivos para agir.

Motivação então é aquilo que nos move. Aquelaenergia e aquela força lá de dentro que nos animapara nos mover em direção à algum objetivo,alguma meta, alguma tarefa, a uma conquistaque desejamos obter, que nos move para a ação!

E a partir disso, já temos a resposta para a 2ªpergunta, de onde vem a motivação. Ela vem dedentro.

Page 14: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 2

P Á G I N A 1 2

Por isso hoje sabe-se que o indivíduo pode ter osmelhores benefícios, o melhor salário, notrabalho, mas se não estiver motivado, engajadonaquela atividade, porque não gosta daquilo,nada conseguirá motivar aquela pessoa.

Mas por que estou falando isso, se estou falandocom mulheres que trabalham muitas vezessozinhas e não tem patrão para motivá-las?

Justamente porque é preciso entender que amotivação e a auto-estima vem de dentro,somente de dentro de você e por isso não sepode terceirizar ou esperar de ninguém mais!

Cabe a você olhar para si mesma e reconhecerseus dons, seus talentos, suas experiências, tudoo que você é, toda a sua essência, a pessoa quevocê é hoje e todos os seus potenciais que aindapodem fazer com que você alcance outrossonhos, outros objetivos ainda não conquistados.

Você é a única responsável por isso! Dêà si mesma o seu próprio reconhecimento,valorize-se e, assim, quando menos perceber, osoutros começarão a valorizar você e o seutrabalho!

Mas o que tem a ver, motivação e auto-estimacom produtividade? Tudo! A baixa estima, asfalsas crenças que você pode ter sobre simesma(o) fazem com que você se sintaimpotente e limitando o ânimo, a força e energiapara se mover, rumo aos seus objetivos.

Page 15: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 2

P Á G I N A 1 3

Então, eu te convido, de uma vezpor todas, a se livrar de tudo oque te paralisa e de tudo o queatrapalha você a conquistar osseus objetivos e os seus sonhos.

E a chave para isso está em vocêolhar para dentro e reconhecerquem você é, toda a suaessência, pois você é único nomundo e tem muito a oferecer àvocê e às outras pessoas.

Page 16: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 3

P Á G I N A 1 4

ATITUDE #3ESTABELEÇA UMA ROTINA E HÁBITOS

PRODUTIVOS

Já falamos sobre cuidar melhor da mente, corpoe auto-estima, mas não te contei comoconseguirá fazer isso por muito tempo.

Isso só será possível quando criar uma rotinapara o seu dia, incorporando as duas atitudesprimeiras e as demais atividades que vocêprecisa cumprir a cada dia, as tarefasrelacionadas ao seu trabalho de artesanato eainda organizar um tempo de qualidade para osseus filhos, cuidar da casa, curtir o marido, entretantas que temos.

Ufa! Parece muito, e é, mas com organizaçãotudo fica mais leve. Precisamos viver de formaorganizada para tudo funcionar na suacapacidade máxima!

Liste tudo o que você precisa fazer no dia, osblocos de horas para cada atividade e estejafocado e presente quando for fazer cada umadelas.

De nada adianta você começar várias coisas aomesmo tempo e não focar, pois perderá muitomais tempo.

Page 17: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 3

P Á G I N A 1 5

Se você definir o horário para estar com seu filho,mesmo que seja por apenas uma hora, estejapresente ali com ele, deixe o celular longe, todosos outros afazeres e curta o seu filho.

No começo não é muito fácil, eu também nãoconseguia e vou te confessar que em períodosmuito turbulentos, quando a demanda aumenta,deslizo também e acabo fazendo mais de umacoisa ao mesmo tempo, mas tento voltar emanter a rotina.

O que não podemos é usar as exceções comoregra e pensar: ah! É muito difícil, não consigo,não dá pra implementar uma rotina na minha vidae simplesmente não fazer nada para melhorar enão incluir rotina alguma, pois aí você se tornaráimprodutiva e sem foco.

Vai perceber que o dia passa e você nãoconseguiu fazer metade das coisas que precisavacumprir.

Aprenda a dizer NÃO! Se não cabe na sua agenda,no seu dia, se não faz parte do seu foco, dos seusobjetivos, se não vai agregar nada à você e aoseu trabalho, diga não!

Assim você dedica todo o seu tempo às coisasque realmente importam!

Page 18: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 4

P Á G I N A 1 6

ATITUDE #4LIVRE-SE DAS DISTRAÇÕES

Neste capítulo vou ajudar você a se livrar dasdistrações para conseguir criar uma rotina para oseu dia.

Vivemos na era digital em que o acesso à umagrande quantidade de informações se tornourealidade.

A todo momento, através de diferentes meios decomunicação, principalmente os eletrônicos ecom acesso a internet, recebemos uma“enxurrada” de informações, tanto queescolhemos receber quanto as que chegam aténós pelas mais diversas conexões.

É por isso que facilmente nos perdemos em meioa distrações. E como manter o foco em uma erade distrações?

Poderíamos ficar por horas discutindo comofazer isso, mas vou trazer aqui algumas dicaspráticas para você implementar na sua vidapessoal e também no seu trabalho criativo:

Page 19: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 4

P Á G I N A 1 7

1. CRIE HÁBITOS SAUDÁVEIS já falamos sobreisso nos capítulos 1 e 2. Se você manter seucorpo e mente equilibrados, conseguirá lidar comas demais demandas do seu dia de forma maistranquila e será mais produtiva.

2. PLANEJE O SEU DIA E SUA SEMANA fazendouma lista em ordem de prioridade das tarefas queprecisa realizar no dia e na semana.

Desta forma, você trabalhará mais focada naquiloque deseja realizar e sua produtividadeaumentará.

3. GERENCIE E-MAILS E MENSAGENS definindode dois a três horários no dia para leitura eresposta de seus e-mails. Se a cada notificaçãovocê parar o que está fazendo para ler, acessaráoutros conteúdos e se desviará do seu foco que éler e responder tão somente os seus e-mails.

Você perceberá que levará bem menos tempopara responder aos e-mails e terá mais tempopara dividir em outras atividades. Desligue osalertas de notificações do seu celular. Defina umperíodo no dia para olhar tudo e responder.

Seu tempo será poupado e melhor utilizado naprodução de suas peças, do seu produto ouserviço, que é o que realmente lhe traráresultados efetivos.

Page 20: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 4

P Á G I N A 1 8

EDUQUE O SEU CLIENTE mostrando a ele que nãoestá disponível 24hs por dia para atendê-lo.Informe seus horários de atendimento e cumpraestes horários, não ceda!

4. TIRE UM TEMPO PARA REFLETIR E REVISARao final do dia o que foi programado e realizadonaquele dia. Valorize o que você conseguiu fazerhoje e se sinta feliz e grato por ter conseguido.

Reflita sobre o que você pode melhorar e no quevai focar no dia seguinte. E liste as coisasimportantes que você precisa fazer no diaseguinte.

No início, nem sempre é fácil construir uma rotinae conseguir se livrar facilmente das distrações.Mas comemore cada conquista sua!

Não se cobre demais, por aquilo que nãoconseguiu realizar, mas foque naquilo queconquistou e tente melhorar no dia seguinte.

Entenda que é necessário PERSISTÊNCIA eDISCIPLINA para conseguir estabelecer umarotina e criar hábitos produtivos.

Toda rotina só se transformará em hábito se vocêpersistir nela, durante várias semanas.

Persista!

Page 21: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 5

P Á G I N A 1 9

ATITUDE #5ORGANIZE SEU ESPAÇO DE TRABALHO

É muito importante que você defina um local paratrabalhar, independente se este lugar é na suacasa ou não, pois a organização do seu espaçode trabalho está diretamente ligada à suaprodutividade e à sua motivação.

A maior parte das mulheres que fazemartesanato, trabalham em casa e mesmo assim éimportante definir se você dedicará um cômododa casa para o seu ateliê ou definir uma mesa oubancada, o simples fato de você definir isso já éum grande passo. Será? E por que?

Primeiro porque se você tem filhos, elesentenderão que ali é o seu local de trabalho, quequando você está ali, precisa focar na suaprodução. Poderão compreender que naquelelocal estão as suas coisas e que precisamrespeitar aquele espaço.

Outro ponto é que o espaço à nossa voltainfluencia como o nosso cérebro percebe asatividades e estar no seu local de trabalhoinforma à sua mente que agora precisa focarnaquela atividade.

Page 22: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 5

P Á G I N A 2 0

Além disso, manter todos os seus insumos detrabalho à mão, em um único local e não perdidospela casa, fará com que você não perca tempoprocurando até encontrar onde deixou cada coisapara depois iniciar seu trabalho.

Uma DICA importante é deixar à mão, na suamesa de trabalho ou bancada, aquilo que vocêrealmente vai utilizar.

De tempos em tempos livre-se do desnecessário.Jogue fora aquilo que não utiliza mais, e libereespaço para o que você realmente precisaguardar.

Reserve também um dia e horário para você fazera limpeza do seu local de trabalho, organizar abagunça que ficou durante a semana.

Isso fará com que você comece a semana com opé direito e se sinta melhor com MOTIVAÇÃO láem cima, aumentando também a suaprodutividade.

Separe as PEÇAS EM PROCESSO, das PEÇASPRONTAS. Use ETIQUETAS e CAIXAS plásticasTRANSPARENTES para ajudar na identificação.

É claro que organização não se conquista de umdia para o outro. Mas é preciso começar e incluirna rotina diária de trabalho para poder usufruirdos benefícios dela.

Page 23: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E # 6

P Á G I N A 2 1

ATITUDE #6PLANEJE E CONTROLE AS ENTREGAS

Você se lembra que falamos sobre a importânciaem definir os períodos do dia que vai se dedicarao seu trabalho de artesanato?

Pois bem, definir seus horários de trabalho eorganizar a sua rotina, é o pontapé inicialpara PLANEJAR seus PEDIDOS e CONTROLARsuas ENTREGAS, considerando o número dehoras de trabalho que você deseja dedicar por diaao seu negócio.

Em períodos sazonais, geralmente próximo àsdatas comemorativas, a demanda aumenta muitoe podemos aumentar a nossa grade de horário detrabalho. Mas esta deve ser uma ESCOLHACONSCIENTE e planejada.

Isso não significa que você pode a qualquermomento, ir assumindo compromissos de formaaleatória e desorganizada, para depois sentir-seestressada e incapaz de “dar conta do recado”.

Assumir pedidos e compromissos além de suacapacidade produtiva, a levará a sacrificar outrosaspectos de sua vida, como o seu tempo, o deseus filhos e de sua família.

Page 24: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 6

P Á G I N A 2 2

Já conheci pessoas que abandonaram o seusonho de VIVER DE ARTESANATO por nãosaberem administrar a sua capacidade produtiva,o volume de pedidos assumidos e a agenda deentregas e elas estavam se sentindo péssimas.

No curto prazo uma delas passou a viver deforma infeliz, pois sentia falta da sua arte e nãoconseguia se realizar em nenhum outro trabalho. Então o que eu sugiro à você, caso ainda nãotenha o hábito de criar alguma forma de controlepara os seus pedidos e agendamento dasentregas, é começar a fazer isso já!

Seguem DICAS PARA você organizar tudo econseguir PLANEJAR SUAS ENTREGAS einsatisfações consigo mesma e com os clientes:

1. Defina sua carga horária para cada dia detrabalho;

2. Defina quantos dias você precisa para comprarou receber os materiais para produção da peça;

3. Definir quanto tempo você demora para fazeruma unidade daquele produto e multiplique pelaquantidade do pedido;

5. Transforme tudo em dias, desconte finais desemana e feriados e informe a data para o clientecom um dia de folga, para qualquer imprevisto.

Page 25: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 6

P Á G I N A 2 3

Se ele não aceitar e você negociar o prazo,planeje o remanejamento da data de entrega deoutro produto ou aumentar suas horas detrabalho especificamente para atender àquelepedido que você quer muito atender.

É uma questão de escolha. Você deve ser oresponsável pela sua agenda e não o seu cliente.

Se colocar de vítima na situação, não a ajudará,apenas trará a sensação de impotência efrustração e isto não queremos para você e nempara o seu negócio.

Não permita desvios exagerados em relação aoplanejado por você! Se você identificar falhas nocaminho, busque a correção com muita rapidez.

Assumir mais compromissos do que a suaagenda permite atrapalha a sua produtividade e osucesso do seu negócio!

Esteja atenta a esta atitude de planejar bem econtrolar as suas entregas.

Somente prometa se estiver certa de suacapacidade de atendimento!

Page 26: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 7

P Á G I N A 2 4

ATITUDE #7MANTENHA SEUS INSUMOS EM BOAS CONDIÇÕES

Você já se deparou com uma entrega para fazer esua máquina quebrou? Ou não encontrou aquelaferramenta ou material de trabalho que tantoprecisava somente finalizar o trabalho e entregaro pedido?

É uma sensação horrível, né? Isso também jáaconteceu comigo! Bate o desespero geral!

É claro que IMPREVISTOS acontecem, sim! Masmuitos deles podemos evitar se agirmos deforma preventiva, quer ver só?

Por exemplo: para quem trabalha com costura oupatchwork, a máquina de costura é um insumoessencial para o trabalho, sendo assim, ela nãopode deixar a pessoa na mão, certo?

E como PREVENIR isso?

Periodicamente deve ser feita uma manutençãopreventiva na máquina, como limpeza elubrificação adequadas, assim as chances delaapresentar um problema e exigir umamanutenção corretiva, serão bem menores.

Page 27: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 7

P Á G I N A 2 5

Então é importante saber que as açõespreventivas são sempre mais baratas e impactammenos na sua produtividade do que as corretivas.

Aprenda então a se antecipar e prevenir quebras,perdas, desgastes que levarão à manutençõescorretivas nos seus equipamentos e ferramentasde trabalho.

Este mesmo raciocínio vale também para outrosinsumos e ferramentas de trabalho, comoagulhas, espátulas, pincéis, tesouras, estiletes,entre outros que você pode utilizarespecificamente no seu tipo de negócio, os quaisdevem ser mantidos em perfeitas condições.

Quando possível, tenha reserva de seusprincipais insumos de trabalho, pois caso o queestiver em uso danificar ou quebrar, poderá sersubstituído com rapidez, não impactando suaprodutividade, evitando possíveis atrasos einsatisfações nos clientes.

Liste aqui abaixo os equipamentos, máquinas ouferramentas que são essenciais para o seutrabalho e analise se você está mantendo-ospreventivamente em bom estado:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 28: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 8

P Á G I N A 2 6

ATITUDE #8COMPRAR COM EFICIÊNCIA

Este item é muito importante também. Já ouviufalar naquele ditado que o importante não é oQUANTO VOCÊ GANHA mas o COMO VOCÊGASTA?

Ou então aquele que diz: Comprar bem é tãoimportante quanto ganhar bem?

Eu aprendi isso há alguns anos e pratico estelema em minha VIDA FINANCEIRA pessoal eprofissional há mais de 5 anos.

Posso dizer com toda certeza e tranquilidade quequando aprendi isto, passei a economizar mais,comprando melhor e a viver melhor com menosdinheiro.

No seu negócio esta máxima também éverdadeira: De nada adianta você conseguir umbom LUCRO no seu produto e gastar boa margemdeste lucro em uma COMPRA mal feita ou semplanejamento algum.

E comprar bem nem sempre é só comprar pelomenor preço.

Page 29: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 8

P Á G I N A 2 7

De nada adianta encher o estoque da suaempresa, para comprar mais barato e deixar todoo seu capital de giro parado ali.

Pensando nisso, vou ensinar você a comprar beme melhor com 6 (seis) dicas bem simples masextremamente práticas e valiosas:

DICA #1: Planeje as suas compras com o maiorprazo possível entre a próxima compra. Fazendoisso, você conseguirá:

- Diluir os custos de ir até a loja ou o valor dofrete naquela compra;

- Reduzirá também o seu tempo gasto comcompras e poderá empregar o seu tempo naconfecção do seu produto, tornando-se maisprodutiva;

- Evitará compras por impulso de produtos quevocê não precisa naquele momento;

- Otimizará os lotes de compra, pagando maisbarato;

- Aumentará o seu poder de negociação com ofornecedor e suas chances de conseguir umdesconto pelo volume comprado.

Page 30: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 8

P Á G I N A 2 8

DICA #2: Leve em consideração os custos dedeslocamento, frete, combustível. Nem sempre opreço do material mais barato, sairá mais baratopara você, no final das contas. Coloque todos oscustos na ponta do lápis e decida pela melhoralternativa.

DICA #3: Escolha materiais com um custo quepossibilite você cobrar um preço justo ecompetitivo. Muitas vezes você não comprarápelo menor preço, mas a sua margem suportapagar um pouco mais caro, tendo mais conforto,qualidade e comodidade na compra ou um customenor de compra.

DICA #4: Negocie com o vendedor. Seja educadona negociação, um cliente mal educadoraramente consegue o que quer, mas nãotenha vergonha depedir descontos. Principalmente compras à vista,no dinheiro vivo, merecem um desconto, vistoque a loja não terá custos com a operadora decartão de crédito, por exemplo.

DICA #5: Identifique um bom fornecedor e sejafiel à ele. Se você conseguir encontrar umfornecedor com preços competitivos, não hámotivos para ficar diluindo suas compras empequenos valores em vários fornecedores.

Concentrar a compra e um único fornecedor,além de descontos, pode conseguir prioridadesna venda, reserva de um determinado material,etc.

Page 31: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 8

P Á G I N A 2 9

Enfim, há inúmeras vantagens em você conseguirestabelecer uma parceria saudável com umfornecedor.

Algumas lojas criam cartão fidelidade ou cuponsde desconto para clientes VIP e você podeconseguir descontos interessantes!

Esteja atenta ao prazo de pagamento para nãoafetar o fluxo de caixa.

DICA #6: Pesquise novos fornecedoresperiodicamente. Não é porque você semprecompra de um único fornecedor, porque há anosele tem um preço bom e condições ótimas queele continuará sempre sendo o melhor.

Para isso, esteja atenta a novos fornecedores. Dêoportunidades para novos entrantes no mercadotambém, ele pode ser ainda melhor do que aqueleque você tem.

"Muitas pessoas gastam o dinheiro que nãotem, para comprar coisas que não precisam,para impressionar pessoas que não gostam".

Will Smith

Page 32: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 9

P Á G I N A 3 0

ATITUDE #9ORGANIZE A SUA PRODUÇÃO

Agora chegou o momento que mais amamos: o deproduzir as nossas peças!

Ela deve ser feita da melhor maneira possível,para que você consiga obter a valorizaçãoadequada do seu tempo e entregar na datacombinada ao seu cliente.

Sempre que possível, é interessante subdividir oprocesso produtivo em várias etapas para darmais agilidade na produção. Como fazer isso?

Por exemplo: Confecção de 50 chaveiros emfeltro. Você pode dividir todo o processoprodutivo em várias etapas:

1. Riscar todos os chaveiros em um feltro grande,utilizando um molde;

2. Cortar todos os feltros de uma só vez; 3. Unir as duas partes já recortadas com pontocaseado à mão ou à máquina;

4. Encher todos os chaveiros com manta acrílica;

5. Pendurar a correntinha em metal;

Page 33: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 9

P Á G I N A 3 1

6. Embalar.

Dividir em etapas traz AGILIDADE ao seuPROCESSO em comparação se você fosseconfeccionar por inteiro cada um dos chaveiros.

Mas não é só isso. É muito importante que vocêfaça um APONTAMENTO das horas gastas noprocesso de produção, do início ao fim,descontando as paradas, e depois divida pelaquantidade produzida, para saber o tempoefetivamente gasto em cada peça.

Desta forma você conseguirá analisar se o custoplanejado e utilizado na sua FORMAÇÃO DEPREÇO está condizente com o que vocêrealmente gastou e cobrou pelo produto.

Com um processo produtivo organizado emetapas, você consegue diminuir o tempo deprodução de cada peça, aumentar aprodutividade e produzir mais com menos tempo.

Você também consegue REDUZIR os CUSTOS deprodução, alcançar preços mais competitivos,melhorando o desempenho das suas vendas.

Lembre-se: é necessário GERAR LUCRO para suaarte e o seu negócio ser sustentável ao longo dotempo. Se o seu trabalho não oferecer umaremuneração justa para você, dificilmente vocêconseguirá sustentar sua arte e o sonho de viverde artesanato por muito tempo.

Page 34: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 1 0

P Á G I N A 3 2

ATITUDE #10PRIORIZE A QUALIDADE

De nada adianta melhorar seu tempo de produçãodas peças e no final perceber algum defeito oudescuido com o acabamento do produto.

É sempre importante manter-se atenta àqualidade para que todo o trabalho não sejaafetado por retrabalhos ou refugos de materiais eprodutos. Refazer tudo de novo ou consertar,consumirá muito do seu tempo que poderia estarsendo empregado em outro pedido.

E quando o produto com defeito ou mal acabadochega ao cliente, os impactos são ainda maiores,pois a insatisfação do cliente é a maior inimigado empreendedor. Você já deve ter ouvido falarque um cliente insatisfeito compartilha a suainsatisfação para muito mais pessoas do quequando está satisfeito.

Para isso, busque não só satisfazer o seu cliente,mas superar as expectativas dele, entregandomais do que prometeu ou vendeu.

Desta forma ele tornará seu fã e fã de seusprodutos e o ajudará espontaneamente e a custozero a divulgar o seu produto e a sua mensagempara outras pessoas.

Page 35: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

A T I T U D E# 1 0

P Á G I N A 3 3

É interessante que você faça um PÓS-VENDAcom o seu cliente para entender o nível desatisfação dele, seja através de um telefonema, e-mail ou pessoalmente, quando possível.

Desta forma você conseguirá identificar ospontos fortes do seu negócio e também o queprecisa ser melhorado para se diferenciar nomercado e atrair cada vez mais pessoasinteressadas em comprar o seu produtoartesanal.

Colete depoimentos sobre os seus clientes ecompartilhe no seu site ou em um quadro na sualoja, isso demonstrará o prestígio e a confiançapara os seus potenciais clientes!

Page 36: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

GRATIDÃOPELO SEU TEMPO!

Elaborei este material com todo o carinho, porque acredito queos conhecimentos de gestão aplicados em um negócio que agente ama, é capaz de transformar a vida das pessoas, todauma família e uma comunidade.

Tentei trazer de forma bem simples e prática uma pequenaparte dos conhecimentos que adquiri nos diversos cursos queeu fiz para você não ter desculpa e conseguir implementar noseu negócio e na sua vida!

E se foi útil para você, se você curtiu, compartilhe o meu linkwww.fernandadenadai.com.br com suas amigas que tambémtem estas mesmas dificuldades e que precisam desteconteúdo!

Conto com o poder da boca-a-boca, das mídias sociais e depessoas como você para me ajudar a contribuir com mais emais artesãs que amam e querem viver de artesanato.

Experimente então começar a implementar, tudo o que vocêaprendeu aqui comigo, indo aos poucos, incorporando uma auma na sua rotina diária.

Page 37: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

GRATIDÃO!POR VOCÊ TER ME ESCOLHIDO

Espero que você tenha gostado e que tenha aprendido umpouco mais sobre gestão do tempo e produtividade.

Este e-book foi preparado EXCLUSIVAMENTE para quemassinou a minha lista e solicitou este presente lá no meu sitewww.fernandadenadai.com.br.

E se você o recebeu de alguém, em pdf, por e-mail, clique nolink acima e deixe seu e-mail lá para receber mais conteúdossobre empreendorismo e artesanato, elaborados e enviadosexclusivamente para quem faz parte da minha lista e não sãodisponibilizados em nenhum outro meio, como facebook,Instagram ou no meu canal do Youtube.

Em breve lançarei um MINI-CURSO GRATUITO para mulheresartesãs e empreendedoras criativas que desejam viver a vidaque sempre sonharam, a partir da transformação de suaPAIXÃO pelo artesanato em um negócio rentável.

Este mini-curso será enviado GRATUITAMENTE somente paraas pessoas inscritas na minha lista!

Page 38: TFV BSUFTBOBUP 7&/%&3 .*4 QBSB 130%6;*3 F 0 5*56%&4 … · de conciliar o artesanato com um ... interior de São Paulo. O artesanato surgiu na minha vida desde muito cedo, ... quando

GRATIDÃOPELO SEU DEPOIMENTO!!

Depois me conta como foi? Se já começou a te ajudar?

FICOU ALGUMA DÚVIDA? Me escreve!

Quero muito receber o seu depoimento sobre o queachou deste material e se fez diferença na sua vida, noseu dia-dia, ok? E se desejar, posso colocar o seudepoimento no meu site.

Então, combinado! ;-)

Escreva para mim!

[email protected].

Vou adorar receber a sua mensagem e ler tudo commuito carinho e responder pra você todas as suasdúvidas.

Até breve!

Com carinho,

Nanda