T.G.

8
Trabalho realizado por: Francisco Nascimento, 7 João Silva, nº 12 Leandro Oliveira, nº 13 7ºD Provérbios e ditados populares

Transcript of T.G.

Page 1: T.G.

Trabalho realizado por:Francisco Nascimento, nº 7João Silva, nº 12Leandro Oliveira, nº 137ºD

Provérbios e ditados populares

Page 2: T.G.

Introdução Com este trabalho, esperamos dar-vos a conhecer mais

sobre os provérbios e ditados populares do nosso país.

Temos a certeza de que já ouviram muitos provérbios e ficaram a pensar qual o seu verdadeiro significado. Foi para vos ajudar a entendê-los que fizemos este pequeno trabalho.

Esperamos que gostem!!!!

Page 3: T.G.

O que é um provérbio?

Provérbio é uma frase de carácter popular de fácil memorização devido ao seu significado tradicional e à sua frequente utilização. Com um autor anónimo, é várias vezes repetido e baseia-se na realidade. É uma expressão que se mantém inalterável através dos anos, constituindo uma parte importante de cada cultura. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do quotidiano. Por exemplo, quando estamos a fazer algo demasiado depressa, já ouvimos, de certeza, alguém dizer “a pressa é inimiga da perfeição”.

Page 4: T.G.

Provérbio Entre nós escolhemos um provérbio e decidimos

falar sobre ele. Encontrámos um que nos pareceu interessante: “A aranha vive do que tece”.

Pensámos que este seria interessante pelo seu significado, pois a “moral” deste provérbio é: cada um é tratado segundo aquilo que faz. Por exemplo, se tu fores mau para os outros , estes não vão ter tanta simpatia por ti do que a que teriam se fosses bom para eles.

Page 5: T.G.

Quando são usados os provérbios?

Como já referimos, os provérbios baseiam-se na realidade. Como tal, são usados para justificar ações, fundamentar comportamentos ou mesmo situações, tanto a nível do quotidiano como a nível intelectual.

veem

Page 6: T.G.

Por quem são usados os provérbios?

Os provérbios não são apenas utilizados pelo povo (como muita gente pensa). São usados também por muitas outras pessoas, desde políticos a jornalistas, a pensadores, a escritores, entre outros…

Page 7: T.G.

Conclusão Com este trabalho aprendemos muito

sobre como “funcionam” provérbios e ditados populares no nosso país. Esperamos que tenham aprendido tanto como nós.

Gostámos muito de fazer este trabalho. Esperamos que vocês também tenham gostado porque, na verdade, deu-nos muito trabalho, mas achamos que compensou.

Page 8: T.G.