TIC para ensino de ELE

66
POSSIBILIDADES E POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NO USO DAS TIC DIFICULDADES NO USO DAS TIC [para ensino de E/LE] NAS [para ensino de E/LE] NAS ESCOLAS BRASILEIRAS ESCOLAS BRASILEIRAS Gonzalo Abio Gonzalo Abio Centro de Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Universidade Federal de Alagoas Alagoas I Seminário Nacional da COPESBRA 3 a 4 de junho de 2010, UFS, Aracaju, Sergipe

description

Apresentação de Gonzalo Abio. "Possibilidades e dificuldades no uso das TIC [para ensino de E/LE] nas escolas brasileiras." I Seminário Nacional da COPESBRA. Aracaju, Sergipe, 4 de junho de 2010.

Transcript of TIC para ensino de ELE

Page 1: TIC para ensino de ELE

POSSIBILIDADES E POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NO USO DAS TIC DIFICULDADES NO USO DAS TIC

[para ensino de E/LE] NAS [para ensino de E/LE] NAS ESCOLAS BRASILEIRASESCOLAS BRASILEIRAS

Gonzalo AbioGonzalo AbioCentro de Educação, Centro de Educação,

Universidade Federal de AlagoasUniversidade Federal de Alagoas

I Seminário Nacional da COPESBRA

3 a 4 de junho de 2010, UFS, Aracaju, Sergipe

Page 2: TIC para ensino de ELE

““O que chamamos agora de NTICs O que chamamos agora de NTICs representam representam uma evoluçãouma evolução e não uma e não uma revoluçãorevolução com respeito às tecnologias com respeito às tecnologias mais antigas da educação”mais antigas da educação”

DANIEL, John. DANIEL, John. Educação e tecnologia num mundo globalizadoEducação e tecnologia num mundo globalizado . Brasília: UNESCO, 2003, p. . Brasília: UNESCO, 2003, p. 167.167.

Page 3: TIC para ensino de ELE

Novas tecnologias?Novas tecnologias?

Radio e Ipod EpiscopioRadio e Ipod Episcopio

Page 4: TIC para ensino de ELE

AS TECNOLOGIAS SÃO UTILIZADAS NA AS TECNOLOGIAS SÃO UTILIZADAS NA ESCOLA PÚBLICA?ESCOLA PÚBLICA?

?

Page 5: TIC para ensino de ELE

Para que pode servir um computador com Internet?

Page 6: TIC para ensino de ELE

Para que pode servir um computador com Internet?

PARA QUASE TUDO!PARA QUASE TUDO!Conversar com amigos, conhecer novas pessoas, procurar informações, trabalhar, aprender, lazer, leituras, vídeos, escutar música, blogear, twittear...

Page 7: TIC para ensino de ELE

Por que será importante usar as TIC na escola?

Page 8: TIC para ensino de ELE

COMPUTADORES NA ESCOLA?COMPUTADORES NA ESCOLA?

Em 2010, um 92% das escolas brasileiras terão conexão de Internet para a inclusão

digital de 35 milhões de estudantes.

Carlos Bielshowsky na conferencia internacional “O impacto das TICs na educação”, Brasilia, 26 de abril de 2010.

Projeto UCAProjeto UCA

Page 9: TIC para ensino de ELE

PROJETOR INTEGRADO (projeto do MEC para que o professor PROJETOR INTEGRADO (projeto do MEC para que o professor trabalhe com materiais multimídias em sala de aula)trabalhe com materiais multimídias em sala de aula)

Page 10: TIC para ensino de ELE

DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS E TICDOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS E TIC

PCNEM (BRASIL, 2000, p. 6-13)

- Entender os princípios das TIC, associá-las aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar.

- Entender o impacto das TIC na sua vida, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

- Aplicar as TIC na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o

Ensino Médio. Parte II - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. Disponíve em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf

Page 11: TIC para ensino de ELE

OCEM (BRASIL, 2006)OCEM (BRASIL, 2006)

1- Necessidade de alfabetizar desde uma perspectiva de multiletramentosmultiletramentos.

2- Letramento em várias modalidadesvárias modalidades: a visual (mídia, cinema), a informática (digital), a multicultural e a crítica (presente em todas as modalidades).

Page 12: TIC para ensino de ELE

OCEM (BRASIL, 2006) (Cont.)OCEM (BRASIL, 2006) (Cont.)

3- Compreensão e conscientização de que: a) há outras formas de produção e circulação do conhecimento diferentes das tradicionais aprendidas na escolab) a multimodalidademultimodalidade requer outras habilidades de leitura, interpretação e comunicação, diferente das tradicionais ensinadas na escolac) a necessidade de capacidade crítica capacidade crítica se fortalece não apenas como ferramenta de seleção daquilo que é útil e de interesse ao interlocutor em meio à massa de informação em que passou a ser exposto, mas também como ferramenta para a interação na sociedade, para participação na produção de linguagem nessa sociedade e para construção de sentidos dessa linguagem

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica . Orientações Curriculares Nacionais para o

Ensino Médio – PCNEM, v. 1 - Linguagem, Código e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf

Page 13: TIC para ensino de ELE

PCN+ (BRASIL, 2002, p. 228)PCN+ (BRASIL, 2002, p. 228)

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf

 

Page 14: TIC para ensino de ELE

CONCEITO DE “NOVOS LETRAMENTOS”CONCEITO DE “NOVOS LETRAMENTOS”

São as atitudes, estratégias e habilidades necessárias para se adaptar às rápidas mudanças contextuais e poder utilizar com sucesso as TIC que continuamente emergem e influem sobre todas as áreas de nossas vidas pessoais e profissionais. Esses novos letramentos nos permitem usar a Internet e as outras TIC para identificar perguntas importantes, encontrar informações, avaliar criticamente a utilidade dessas informações e poder resumi-las para responder essas perguntas e depois, comunicar as respostas para os outros (LEU et al., 2004, p. 1572).

LEU, Donald J.; KINZER, Charles K.; COIRO, Julie L.; CAMMACK, Dana W. Toward a Theory of New Literacies Emerging From the Internet and Other Information and Communication Technologies. In: RUDELL, Robert B.; UNRAU, Norman J. (eds.) Theoretical

Models and Processes of Reading. (5th ed.),International Reading Association, 2004, p. 1570-1613. Disponível em: http://www.reading.org/Publish.aspx?page=/publications/bbv/books/bk502/toc.html&mode=redirect

O LETRAMENTO É VARIÁVEL E CONTEXTUALO LETRAMENTO É VARIÁVEL E CONTEXTUAL

Page 15: TIC para ensino de ELE

PCN+ (BRASIL, 2002)PCN+ (BRASIL, 2002)

O que sabemos é que hoje há computadores nas escolas, ligados ou na à Internet, mas não são integralmente não são integralmente aproveitadosaproveitados no processo de ensino aprendizagem. Enquanto aqueles professores acostumados a lidar com as TIC transitam com bastante desenvolturadesenvoltura pelo cenário educacional que incorpora essas tecnologias, muitos há que não se sentem a vontade para utilizar essas ferramentas e vivem, com isso, situações de angústiasituações de angústia.

Parece-nos fundamental que aos professores sejam propiciadas condições para realizarem trabalhos concretos trabalhos concretos com o computador. E não apenas cursos teóricos.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf

 

Page 16: TIC para ensino de ELE

Dois extremos: tecnófobos e tecnófilos

Page 17: TIC para ensino de ELE

 - A tecnologia é tecnologia apenas para quem nasceu antes que ela.

- A tecnologia gera entre os professores uma posição de apocalípticos ou integrados.

- As tecnologias aumentam o desafio para os professores. Os alunos tentam utilizar a tecnologia a seu favor para fazer as tarefas da forma mais fácil possível.

- As tecnologias amplificam tanto nossas habilidades quanto nossa falta de habilidade.

-As mudanças tecnológicas precisam ser apoiadas por pessoas e idéias e não apenas por máquinas.

PRATS i FERNÁNDEZ, Miguel Àngel. From analog to digital: new ways of teaching and learning. A quick view of ICT in Spanish schools, eLearning Papers, n. 18, February 2010.

http://www.elearningeuropa.info/files/media/media21952.pdf

Page 18: TIC para ensino de ELE

Outra distinção interessante: Imigrantes e nativos digitais

- Você se considera imigrante ou nativo digital?- E seus alunos?

Page 19: TIC para ensino de ELE

O que podemos fazer?

Page 20: TIC para ensino de ELE

LETRAMENTO INFORMACIONAL Acessar e avaliar a informação de forma eficiente (tempo), efetiva (recursos), crítica e competente, assim como de forma criativa e segura, saber utilizar diversas fontes, entender os princípios legais e éticos no acesso e uso da informação.

LETRAMENTO EM TICAplicar a tecnologia de forma efetiva, para procurar, avaliar, organizar e comunicar informações. Usar as tecnologias digitais e ferramentas de comunicação e trabalho em redes de forma adequada para aceder, manipular, integrar, avaliar e criar informações para funcionar com sucesso na economia do conhecimento.

LETRAMENTO MIDIÁTICOAnalisar as mídias (entender como e por que as notícias são produzidas e quais são seus propósitos, examinar como as pessoas interpretam as mensagens de forma diferente, como as avaliam e como incluem ou excluem diversos pontos de vista e como as mídias influenciam determinados comportamentos. Criar diversos produtos.

““The Partnership for The Partnership for 21st Century Skills” 21st Century Skills” (2007)(2007)http://www.p21.org

Devemos trabalhar estes três letramentos:

Page 21: TIC para ensino de ELE

LUGAR DE APRENDER LÍNGUA ESTRANGEIRA É NA LUGAR DE APRENDER LÍNGUA ESTRANGEIRA É NA ESCOLAESCOLA

O PNLD 2011, através dos livros didáticos adotados, busca garantir O PNLD 2011, através dos livros didáticos adotados, busca garantir que, na escola pública, o aluno consiga aprender a língua estrangeira que, na escola pública, o aluno consiga aprender a língua estrangeira para para compreender e produzir, oralmente e por escrito, diversos tipos de compreender e produzir, oralmente e por escrito, diversos tipos de textostextos (BRASIL, 2010, p. 11). (BRASIL, 2010, p. 11).

BRASIL. BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2011Guia de Livros Didáticos PNLD 2011. Língua Estrangeira Moderna. Anos Finais do Ensino Fundamental. . Língua Estrangeira Moderna. Anos Finais do Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação, Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação,

2010. Disponível em: 2010. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico

AS TIC PODEM AJUDAR E SÃO NECESSÁRIAS NESSE PROCESSO, COMO UMA FORMA DE AUMENTAR O TEMPO DE CONTATO E DE

TRABALHO COM A OUTRA LÍNGUA QUE SE PRETENDE APRENDER.

LUGAR DE APRENDER LÍNGUA ESTRANGEIRA É NA ESCOLA.... E LUGAR DE APRENDER LÍNGUA ESTRANGEIRA É NA ESCOLA.... E TAMBÉM PODE SER FORA DELA (COM AS TIC).TAMBÉM PODE SER FORA DELA (COM AS TIC).

Page 22: TIC para ensino de ELE

É NECESSÁRIO ATENDER OS ASPECTOS É NECESSÁRIO ATENDER OS ASPECTOS SEGUINTES:SEGUINTES:- FORMAÇÃO CONTINUA (formal e informal)- INFORMAÇÃO- COMUNICAÇÃO- TRABALHO, ATUAÇÃO E REFLEXÃO CONJUNTA- PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES- AVALIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS JÁ PRODUZIDOS

Page 23: TIC para ensino de ELE

As TIC podem ajudar no As TIC podem ajudar no

processo de formação e processo de formação e interação profissional interação profissional (formal e informal)(formal e informal)

- Portal do ProfessorPortal do Professor (MEC)- Portais profissionais - Listas de discussão

Page 24: TIC para ensino de ELE

Portal do ProfessorPortal do Professor (MEC) – Uma oportunidade que devemos aproveitar para potenciar e divulgar nossos materiais e experiências. Professor: a colaboração sua é muito importante!

Page 25: TIC para ensino de ELE
Page 26: TIC para ensino de ELE

Publicações e materiais para professores de espanhol em Brasil preparados pela Consejería de Educación

http://www.educacion.es/exterior/br/

Page 27: TIC para ensino de ELE

http://ensinodelinguascomtic.wordpress.com/recursos

Page 28: TIC para ensino de ELE
Page 29: TIC para ensino de ELE

http://fenix.cnice.mec.es/diccionario

Page 30: TIC para ensino de ELE

http://www.languageguide.org/espanol/?lang=es

Page 31: TIC para ensino de ELE
Page 32: TIC para ensino de ELE

Cuidado com o excesso de informações!Cuidado com o excesso de informações!

Page 33: TIC para ensino de ELE

http://translationzilla.com

Jogos e atividades para aprender e praticar línguasJogos e atividades para aprender e praticar línguas

Page 34: TIC para ensino de ELE

http://www.xtec.es/satis/ra/lacasa/lacasa.html

Jogos e atividades para aprender e praticar línguasJogos e atividades para aprender e praticar línguas

Page 35: TIC para ensino de ELE

http://cvc.cervantes.es/aula/pasatiempos/

Page 36: TIC para ensino de ELE

Um histórico: Nos anos 90, os professores só podiam preparar atividades de CALL com feedback de baixo nível de interatividade

(por exemplo, usando scripts de Java).

Podemos trabalhar com CALL e proporcionar Podemos trabalhar com CALL e proporcionar feedbackfeedback automático automático para trabalhar elementos de dificuldadepara trabalhar elementos de dificuldade

Page 37: TIC para ensino de ELE

Um outro exemplo de atividade em Internet com script de Java e feedback de baixo nível (preparado pelo autor no ano 2000)

Trabalhar com CALL e Trabalhar com CALL e feedbackfeedback

Page 38: TIC para ensino de ELE

Um exemplo em atividade de leitura para alunos de licenciatura em letras com uma pergunta de múltipla escolha (software de autoria “ELO”)

Trabalhar com CALL e Trabalhar com CALL e feedbackfeedback

Page 39: TIC para ensino de ELE

Feedback positivo proporcionado quando o aluno marcou a opção correta

Sabemos, por exemplo, que é de difícil compreensão e domínio por parte dos futuros professores entender as diferenças entre métodos

e abordagens de línguas estrangeiras.

Trabalhar com CALL e Trabalhar com CALL e feedbackfeedback

Page 40: TIC para ensino de ELE

Feedback que orienta para o conhecimento adequado quando a opção marcada foi incorreta.

Trabalhar com CALL e Trabalhar com CALL e feedbackfeedback

Page 41: TIC para ensino de ELE

Uma outra pergunta no mesmo texto

Trabalhar com CALL e Trabalhar com CALL e feedbackfeedback

Page 42: TIC para ensino de ELE

Feedback positivo proporcionado quando foi elegida a opção correta

Trabalhar com CALL e Trabalhar com CALL e FEEDBACKFEEDBACK

Page 43: TIC para ensino de ELE

Resposta quando é clicado o botão “Dica” (de ajuda)

Trabalhar com CALL e Trabalhar com CALL e FEEDBACKFEEDBACK

Page 44: TIC para ensino de ELE

Exemplo de atividade para alunos de espanhol em Brasil feita com ELO

Page 45: TIC para ensino de ELE

Softwares de autor como “ELO”, “Hot Potatoes” e Softwares de autor como “ELO”, “Hot Potatoes” e o AVA MOODLE, entre outros, tem a capacidade o AVA MOODLE, entre outros, tem a capacidade de criação de atividades com de criação de atividades com feedbackfeedback automático formativo.automático formativo.

ELO

Page 46: TIC para ensino de ELE
Page 47: TIC para ensino de ELE
Page 48: TIC para ensino de ELE

http://www.santillana.com.br/vestibulares

Page 49: TIC para ensino de ELE

http://cvc.cervantes.es/lengua/voces_hispanicas

Page 50: TIC para ensino de ELE

POSSIBILIDADES DE TRABALHO NAS ESCOLAS.... E FORA DELASPOSSIBILIDADES DE TRABALHO NAS ESCOLAS.... E FORA DELAS

• Comunidades virtuais de aprendizagem (Epals para projetos Comunidades virtuais de aprendizagem (Epals para projetos conjuntos, pen-pals para praticar línguas) – conjuntos, pen-pals para praticar línguas) – O Orkut pode servir O Orkut pode servir para estudar e aprender?para estudar e aprender?

• Atividades de pesquisa: Pesquisa orientada (Webquest, Atividades de pesquisa: Pesquisa orientada (Webquest, MiniQuest, Caça ao Tesouro (Web gincana)MiniQuest, Caça ao Tesouro (Web gincana)

• Autoria coletiva: Wiki, Google docs, blogsAutoria coletiva: Wiki, Google docs, blogs

• Jogos on-line, histórias em quadrinhosJogos on-line, histórias em quadrinhos

• Uso de recursos diversos: áudio, vídeos, animaçõesUso de recursos diversos: áudio, vídeos, animações

• Trabalho com notícias, jornaisTrabalho com notícias, jornais

• Mapas conceituais e outros tipos de representações Mapas conceituais e outros tipos de representações (fluxogramas, linhas de tempo...).(fluxogramas, linhas de tempo...).

• Objetos Virtuais de AprendizagemObjetos Virtuais de Aprendizagem

• Viagens virtuais, mapas on-line e georeferenciaçãoViagens virtuais, mapas on-line e georeferenciação

Page 51: TIC para ensino de ELE
Page 52: TIC para ensino de ELE
Page 53: TIC para ensino de ELE
Page 54: TIC para ensino de ELE
Page 55: TIC para ensino de ELE

Áudios de temas diversos, acompanhados das transcrições.

Um prato cheio para o professor de E/LE!!

Page 56: TIC para ensino de ELE
Page 57: TIC para ensino de ELE
Page 58: TIC para ensino de ELE
Page 59: TIC para ensino de ELE
Page 60: TIC para ensino de ELE

WebQuests WebQuests (Aventuras na web)(Aventuras na web) Wiki, Google DocsWiki, Google Docs

Page 61: TIC para ensino de ELE

O poder do trabalho colaborativo!

Os usuários também são produtores de conteúdos e juntos fazem coisas melhores que trabalhando individualmente!

Page 62: TIC para ensino de ELE

http://google.com/unesco

Viagens virtuais e georeferenciação

Page 63: TIC para ensino de ELE

Mapas em http://www.alaup.com/index_archivos/mapas.htm

Page 64: TIC para ensino de ELE

Localização de fotos na vista de Maceió com Wikimapia.org

Page 65: TIC para ensino de ELE
Page 66: TIC para ensino de ELE

MUCHAS GRACIASMUCHAS GRACIASMUITO OBRIGADOMUITO OBRIGADO

[email protected]@gmail.com

Junho de 2010