TIJUCA PARÁGRAFO 1 para entregar.docx

6
1. Identificação 1.1 Local Rio de Janeiro Subprefeitura da Grande Tijuca VIII Região Administrativa (abrangência: Tijuca, Praça da Bandeira e Alto da Boa Vista) Bairro: Tijuca (coordenadas geográficas: -22° 55' 27 S, -43° 13' 56 O) Organizações atuantes no bairro: Associação Comercial e Industrial da Tijuca (ACIT); ASSOCIAÇÃO de MORADORES da TIJUCA (AMECAPE); Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Borel; Associação Pró-Melhoramento do Morro do Salgueiro; Associação dos Moradores do Morro da Formiga; Associação dos Motoristas Autônomos de Táxi Bom Pastor; Associação de Pais e Amigos do Colégio Pedro II; Liga Libanesa do Brasil; Associação Centro Estudos Filosóficos Nova Acrópole do Rio de Janeiro; Teatro Ziembinski; Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro; Centro de Referência da Música Carioca 1.2 Caracterização do local selecionado A Tijuca é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro dos mais antigos e tradicionais, com uma área aproximada de 1.006,56 ha (Censo 2003), de fácil acesso ao Centro e Zona Sul da cidade. Sua origem remonta aos idos do século XVI, quando foi área de fazendas de cultivo da cana-de-açúcar. Mais tarde, no século XVIII, suas terras foram divididas em chácaras, e somente no século XX é que o bairro passou a ser tipicamente urbano.

Transcript of TIJUCA PARÁGRAFO 1 para entregar.docx

Page 1: TIJUCA PARÁGRAFO 1 para entregar.docx

1. Identificação

1.1 Local

Rio de Janeiro

Subprefeitura da Grande Tijuca

VIII Região Administrativa

(abrangência: Tijuca, Praça da Bandeira e Alto da Boa Vista)

Bairro: Tijuca

(coordenadas geográficas: -22° 55' 27 S, -43° 13' 56 O)

Organizações atuantes no bairro:

Associação Comercial e Industrial da Tijuca (ACIT); ASSOCIAÇÃO de MORADORES da TIJUCA (AMECAPE); Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Borel; Associação Pró-Melhoramento do Morro do Salgueiro; Associação dos Moradores do Morro da Formiga; Associação dos Motoristas Autônomos de Táxi Bom Pastor; Associação de Pais e Amigos do Colégio Pedro II; Liga Libanesa do Brasil; Associação Centro Estudos Filosóficos Nova Acrópole do Rio de Janeiro; Teatro Ziembinski; Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro; Centro de Referência da Música Carioca

1.2 Caracterização do local selecionado

A Tijuca é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro dos mais antigos e tradicionais, com uma área aproximada de 1.006,56 ha (Censo 2003), de fácil acesso ao Centro e Zona Sul da cidade.

Sua origem remonta aos idos do século XVI, quando foi área de fazendas de cultivo da cana-de-açúcar. Mais tarde, no século XVIII, suas terras foram divididas em chácaras, e somente no século XX é que o bairro passou a ser tipicamente urbano.

Possui uma das cinco maiores populações, de aproximadamente 163.805 habitantes (Censo 2010), de classes média, média-alta e baixa – esta última oriunda das inúmeras favelas que cercam o bairro, com 67.183 domicílios (Censo 2010).

Seu índice de qualidade de vida no ano 2000, na média, era de 0,887, o 18º melhor do Rio de Janeiro, dentre 126 bairros avaliados, sendo considerado alto.

Page 2: TIJUCA PARÁGRAFO 1 para entregar.docx

O principal centro comercial e social do bairro é a Praça Saens Peña, onde se encontram lojas, farmácias – com destaque à Casa Granado, um tradicional estabelecimento de comércio farmacêutico fundado em 1870 e que funciona até hoje, bares, restaurantes, bancos e consultórios.

A praça Saens Peña, com 100 anos completos em 2011, já foi o local com o maior número de salas de cinema na cidade, superando a própria Cinelândia no Centro.

Bairro de tradição em abrigar importantes escolas de samba campeães dos últimos desfiles de carnaval, a saber, Acadêmicos do Salgueiro, Unidos da Tijuca e Império da Tijuca, fundadas em 1953, 1931 e 1940, respectivamente.

Na sede da VIII Região Administrativa encontram-se educandários tradicionais da cidade, como o colégio Pedro II, instalado em 1858, o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, fundado em 1880, então Escola Normal do Município da Corte, formadora das educadoras normalistas, o Colégio Militar do Rio de Janeiro, que vem formando gerações de cidadãos e líderes desde 1889 e o Colégio Marista São José, fundado em 1902 pelos irmãos Maristas.

Também, há importantes construções históricas como a igreja de São Francisco Xavier, a igreja de São Sebastião dos Capuchinhos, as igrejas de Santo Afonso, Santa Teresinha e a dos Sagrados Corações.

Outro ponto importante no bairro é a Praça Varnhagen. A praça abriga o polo gastronômico da Tijuca, um conjunto de bares e restaurantes com as mais diversas opções de diversão nos fins de semana. Além de uma praça para leitura, entre outros programas.

Principais mudanças ocorridas nos últimos 15 anos:

. Agosto de 2004: Inauguração do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, equipamento público dedicado ao desenvolvimento da dança em todo o município do Rio de Janeiro, que tem como objetivo dar suporte a grupos, artistas e companhias emergentes, e multiplicar o acesso à dança ao público em geral. Construído sob os moldes dos centros coreográficos europeus, o CCO possui 5 andares com 4 salas, um café, 3 quartos para artistas em intercâmbio, um auditório e um teatro.

. Junho de 2007: Inauguração do Centro Municipal de Referência da Música Carioca, para ser um espaço de convergência de todos os estilos musicais na cidade do Rio de Janeiro, dedicado à memória, à criação e à pesquisa da música brasileira, principalmente a carioca.

Page 3: TIJUCA PARÁGRAFO 1 para entregar.docx

. Segundo semestre de 2010: São instaladas 3 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), nos morros do Borel, Formiga e Salgueiro. O bairro, após uma década de crescente criminalidade, com o advento das UPPs, começa a recuperar sua autoestima e experimenta um forte movimento no mercado imobiliário, com valorização próxima a de Botafogo, bairro da Zona Sul.

. Abril de 2011: Implantação da Primeira Unidade de Ordem Pública na cidade, a UOP-Tijuca, que inaugurou uma nova forma de atuação da Prefeitura do Rio no combate a desordem urbana, a partir da reformulação do treinamento da Guarda Municipal do Rio.

. Setembro de 2013: Adoção do corredor Bus Rapid Service (BRS) entre o Estácio e a Tijuca, a fim de priorizar o deslocamento do transporte coletivo através de ônibus.

. Março de 2014: Inauguração da estação Uruguai do Metrô que veio facilitar a mobilidade da população local e diminuir os congestionamentos no entorno da Praça Saens Peña.

Page 4: TIJUCA PARÁGRAFO 1 para entregar.docx

1.3 Principais serviços e postos de atendimento públicos do local

A Tijuca apresenta diversos serviços e postos de atendimento de utilidade pública.

As subestações elétricas da Light Uruguai, localizada na Muda, e Rio Comprido, no bairro de mesmo nome são responsáveis peço abastecimento de energia do bairro.

Ressalte-se a presença do Destacamento de Bombeiro Militar 3/11 Tijuca , da 19ª Delegacia de Polícia Civil, e do 6º Batalhão da Polícia Militar.

Dentre os hospitais públicos tijucanos figuram o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e o Hospital São Francisco de Assis.

Além dos supracitados hospitais, há uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) na rua Conde de Bonfim, entre um dos lados da Praça Saens Peña e a rua Pareto.

Em termos educacionais, exercem papel importante para a comunidade tijuca e carioca os colégios Pedro II, Militar, Cefet, o qual também apresenta cursos de graduação de 3º grau, e o Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ.

Com referência ao transporte público, o atendimento é feito pelo Metrô através das estações Uruguai, Praça Saens Peña, São Francisco Xavier e Afonso Pena, e por diversas linhas de ônibus tais como: 639, 410, 622, 600, 220, 225, 415, 409, 413, 621, 601, 607, 606, 217, 634, 635, 220, 229, 301 e 638.