Tipo e Projetos de Trabalho de Campo

download Tipo e Projetos de Trabalho de Campo

of 1

Transcript of Tipo e Projetos de Trabalho de Campo

  • 8/17/2019 Tipo e Projetos de Trabalho de Campo

    1/1

    Projetos de Trabalho de CampoMárcia Siqueira de Carvalho

    •  Tipos de trabalho de campo:Esse termo é usado para três tipos de diferentes atividades. A primeira é para uma visita guiada onde sepercorre uma área e recebemos informações sobre ela. Esse tipo tem mérito, pois ainda não há substitutopara a visita aos lugares que estamos estudando. Mas o ponto importante sobre ela é conhecer o máximo

    possível sobre este lugar antes de visitá-lo. Quanto mais você souber, mais você verá.O segundo é o trabalho de campo instrumental quando você está tentando encontrar respostas paraproblemas pré-selecionados. O resultado da pesquisa não é conhecido antes do trabalho de campo começar.O terceiro é o pseudo experimental quando são feitas medições que devem trazer resultados conhecidos (ouesperados). Um exemplo é a aplicação de técnicas para a medição de fenômenos transformados em dados.Um exemplo é a medição de todas as características de um centro de negócios da cidade com o objetivo deilustrar como ele é grande ou significativo. Alguns resultados podem lhe dizer coisas novas, outrasprovavelmente confirmarão informações pesquisadas antes. O processo de coleta de dados, a sua ordenaçãoe as conclusões tiradas são um ótimo exercício.O quarto tipo de trabalho de campo é a experimentação controlada onde a pesquisa é feita num ambienteartificial e controlado, como o aquecimento e esfriamento de rochas simulando a sucessão de dias e noites.

    • 

    Como fazer escolhas?Três tipos de trabalhos individuais que apresentam bons resultados:

    1)  Os que estudam algum tema local ou conflitos no uso do solo, como o impacto causado ao ambientepelos turistas ou as conseqüências das mudanças na estrutura das moradias ou numa via planejada.

    2)  Aquele que testa uma hipótese ou teoria, como o cinturão de Von Thünen que trata como aintensidade no uso das terras agrícolas diminui à medida que se afasta do mercado. Ou de umahipótese desenvolvida pelo próprio pesquisador.

    3)  Aqueles que comparam as características geográficas em dois lugares, como dois shoppings centersou dois córregos. Ou como aconteceram variações durante um período de tempo, como a estruturapopulacional de uma cidade em 1850, 1950 e 2000.

    • 

    Métodos do projetoHá 5 classificações ou diferentes métodos que podem ser usados no projeto.Observação direta do processo: Ex. Aplicação de questionário que busca informações sobre os motivos quelevam as pessoas a estar num shopping center (onde está sendo feita a aplicação).

     Mapeamento e correlação: Muitos projetos medem ou mapeiam duas ou mais variáveis e tentamestabelecer explicações com base na correlação observada. É muito útil na fase preliminar da pesquisa.

     Método de reconstrução: Se estudamos a mudança de um fenômeno na passagem do tempo, geralmente énecessário reconstruir o passado. Uso de fontes históricas como jornais e mapas antigos, dados no MuseuHistórico ou Arquivo do Estado, por exemplo.Simulações: No mundo natural as mudanças são muito longas para serem observadas. Um modo de estudá-las pode ser uma reconstrução num modelo reduzido da versão real (o desenvolvimento da evolução do

    curso de um rio, ou o uso de forno e freezer  para simular o resfriamento e o aquecimento de rochas demaneira rápida).

     Mudanças em locais através do tempo: Uso de instrumentos estatísticos (Método ergótico) é outra maneirade se estudar uma mudança no tempo. O método envolve achar lugares que estão em diversos estágios dedesenvolvimento e comparando-as aprender sobre o processo de mudanças que elas passaram. Uso decorrelação estatística e matrizes. Por exemplo, estudar o processo de gentrificação ou enobrecimento(substituição de moradores de maior renda) em bairros distintos na reforma urbana. Um bom exemplo sãoos processos de revitalização dos centros deteriorados das grandes cidades. São Paulo passa por esseprocesso (Cracolândia), assim como Salvador (Pelourinho).

    Referência bibliográfica: Fieldwork techniques and projects in Geography. Barnaby Lenon e Paul Cleves.

    Hong Kong:Collins, 2001.