TIRANDO DE LETRA - DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

16
maio 2013

description

De 10 de maio a 8 de setembro 2013, no Sesc Ribeirão Preto. Programação do mês de maio 2013.

Transcript of TIRANDO DE LETRA - DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

Page 1: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

maio 2013

Page 2: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES
Page 3: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

De 10 de maio a 8 de setembro 2013

Sesc Ribeirão Preto

Page 4: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES
Page 5: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES
Page 6: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES
Page 7: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

Este projeto de literatura dedicado especialmente para crianças e jovens pretende, por meio de diferentes ações a partir da obra de um escritor, estimular a leitura, associando-a a uma experiência de prazer, descobertas e conhecimento. Em 2013, no quarto ano de sua realização, o Tirando de Letra será desenvolvido a partir da obra do escritor indígena Daniel Munduruku. Daniel pertence ao povo Munduruku, do Norte do Brasil, no coração da floresta amazônica. Sua gente é guerreira e por isso recebeu como apelido esta palavra que significa formigas guerreiras. Ele é educador e escritor indígena com mais de 40 livros publicados. Graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia, é doutor em Educação pela USP e diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais.

Page 8: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES
Page 9: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

EXPOSIÇÃO

DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTESUtilizando-se de recursos cenográficos, tecnológicos e elementos lúdicos, a exposição apresenta a vida e a obra de Daniel Munduruku e coloca o visitante em contato direto com os temas abordados pelo autor que, como um autêntico representante das sociedades indígenas brasileiras, faz de sua literatura um eco que nos lembra, a todo momento, que as comunidades indígenas estão vivas e se organizam para manterem suas raízes, suas tradições, suas crenças e o espírito ancestral que norteia o ser indígena.Esta literatura indígena, extraída ora da realidade, ora das lembranças do escritor, e formatada em histórias vividas ou ficcionais, não é apenas literatura: é mais um instrumento da memória e da cultura indígena; é representação da oralidade; é um testemunho legítimo, em forma de livro, de gentes que, até hoje, se organizam e vivem a partir das ideias de comunidade, integração e pertencimento ao meio natural. Abertura: 10/5, sexta, às 20h30. G. Visitação até 8/9, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Horário especial para visitação de grupos escolares: de terça a sexta, das 9h às 17h30. Informações e agendamento pelo email [email protected]

Page 10: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES
Page 11: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

INTERVENÇÃO

CAXIRI NA CUIAAção de difusão da literatura indígena, o Caxiri na Cuia é um evento que une música, poesia, bate-papo, rituais num único movimento capaz de expressar toda a riqueza da cultura indígena brasileira.Dele participam artistas indígenas de povos de diferentes regiões que trazem suas poéticas e suas artes para compartilhar com a sociedade brasileira numa troca de saberes e artes. 11/5, sábado, às 16h, na Área de Convivência. G. 60 lugares.

L

Page 12: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

ESPETÁCULOS PARA CRIANÇAS

MEU VÔ APOLINÁRIOCia das Cenas. Conta, por meio de memórias, como os ensinamentos do avô marcaram profundamente a vida do indígena Daniel Munduruku, motivando-o a conhecer e se orgulhar de sua ancestralidade. Espetáculo baseado no livro que recebeu a menção honrosa do prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância, na categoria de livros para crianças de até 12 anos, concedida pela UNESCO.

18/5, sábado, às 16h, no Galpão de Eventos. 150 lugares.

Page 13: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

L

COMO NASCE A CHUVA Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos. O indiozinho Lua já nasceu sabendo que era importante. Porém, até ficar adulto, não conhecia sua responsabilidade perante a vida. Então, um dia ficou pensando sobre a chuva que caía: de onde ela vinha? Tomado por uma enorme curiosidade, Lua vai ao encontro dessa resposta se aventurando pelo mundo até encontrar o Deus da Chuva, que lhe dá uma tarefa muito difícil: criar três perguntas impossíveis de serem respondidas por um Deus. Se ele conseguir, não só saberá como nasce a chuva como ganhará o dom de fazer chover! 25/5, sábado, às 16h, no Galpão de Eventos. 150 lugares.

R$ 4,00 (inteira) e grátis para estudantes, idosos e matriculados com carteirinha.Retirada de ingressos a partir de 1h antes da apresentação na Bilheteria do Sesc.

Page 14: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES
Page 15: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES
Page 16: TIRANDO DE LETRA  -  DANIEL MUNDURUKU E OUTRAS GENTES

Sesc Ribeirão PretoRua Tibiriçá 50, CentroCEP 14010 090TEL.: (16) 3977 4477FAX (16) 3977 [email protected]