Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este...

28
/ Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marley / Especificações e dados técnicos COOLING TECHNOLOGIES

Transcript of Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este...

Page 1: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

/ Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marley /

Especificações e dados técnicos

COOLING TECHNOLOGIES

Page 2: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu
Page 3: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Índice

Dados técnicos

Controle de som 5Diagramas 6Suporte 14Qualidade da água 17

Especificações / Base

Base 18Desempenho térmico 18Garantia de desempenho 18Construção 19Equipamento mecânico 19Enchimento e eliminadores de gotas 20Sistema de distribuição de água quente 21Carcaça, plataforma do ventilador e proteção do ventilador 21Acesso 21Bacia de captação 22Escopo da obra 22

Especificações / Opções

Estrutura de aço inoxidável 23

Comodidade e opções de segurançaCorrimão e escada 23Escada com gaiola de segurança 23Escada adicional 23

Opções diversasControle de som 24Enchimento PVC de 0, 40 mm 24Extensão do cilindro do ventilador 24Entrada de água quente simples 24Telas de entrada de ar 24

Page 4: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley 4

AS torres de NC Fiberglass são torres de resfriamento de fibra de vidro e aço

galvanizado, montadas em campo e com fluxo cruzado, projetadas para atender aos sistemas de ar condicionado e refrigeração e também iluminação para cargas médias do processo industrial em água limpa.

A torre de resfriamento de NC Fiberglass da Marley foi projetada especificamente para controle de som e densidade de tonelagem e incorpora componentes de qualidade industrial e testados em campo.

A parte das especificações nesta publicação não refere-se apenas ao idioma a ser usado ao descrever uma torre de resfriamento em NC Fiberglass de maneira, mas também define porque determinados itens e recursos são importantes o suficiente para especificar e insistir em conformidade com todos os licitantes. A coluna esquerda das páginas 18 a 22 fornecem texto apropriado para os diversos parágrafos da especificação, enquanto a coluna direita comenta sobre o assunto e explica seu valor.

As páginas 18 a 22 indicam aqueles parágrafos que resultarão na compra de uma torre de resfriamento básica – uma que executa o desempenho térmico especificado, mas que não terá muitas operações – e os acessórios e recursos que melhoram a manutenção, que geralmente são desejados por aquelas pessoas que são responsáveis pela operação do sistema. Elas também incorporarão aqueles materiais dentro dos padrões normais cujo teste e experiência comprovam vida útil aceitável em condições normais de operação.

As páginas 23 a 25 fornecem parágrafos destinados a adicionar esses recursos, componentes e materiais que personalizarão a torre de resfriamento para atender aos requisitos do usuário.

Page 5: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Controle de som5

A NC Fiberglass — Projeto silencioso

A NC Fiberglass é o resultado de estudos de projeto extenso concentrado no controle de som da torre de resfriamento. Esses estudos foram complexos pelo fato de que o mercado de torre de resfriamento é, em geral, impulsionado por um ou dois requisitos eficientes, mas conflitantes. O mais comum é uma torre de resfriamento que fornece a capacidade de rejeição de aquecimento exigida com um alto nível de confiabilidade com baixo custo. O controle de som, apesar de importante, não é a consideração básica para esta aplicação.

O outro requisito, que está se tornando cada vez mais importante em nossa sociedade superpopulada e em ritmo acelerado, é direcionado pelas condições que exigem o nível mais baixo de som conveniente. A eficiência da energia, confiabilidade, facilidade de manutenção e custo razoável, além de extremamente importante, não é das principais prioridades

No primeiro caso, o som é importante, enquanto que no segundo caso é muito importante. Para satisfazer melhor esses dois requisitos de concorrência do mercado, criamos uma abordagem de diferentes níveis, através de seleções do principal equipamento mecânico, para o controle de som. O resultado é mais opções do que qualquer outra torre de resfriamento no mercado atual.

Todas as torres de resfriamento de NC Fiberglass são projetadas para níveis baixos de som usando contagem de lamina alta, ventiladores de cabo largos para máxima eficiência em velocidades baixas na extremidade. Os modelos de NC Fiberglass com o sufixo “L” no número do modelo são as edições especiais de som baixo. Para obter os níveis de som mais baixos possíveis enquanto mantém a eficiência, a melhor combinação disponível de motor, relação de acionamento, contagem da lâmina do ventilador e perfil da lâmina foi cuidadosamente selecionada para cada modelo “L”. Se os níveis de som baixo forem importantes para o seu projeto, o custo adicional menor dos modelos “L” fornecerá a melhor oferta.

O resultado é uma linha de torres capaz de atender a quase todas as principais limitações de ruído restritivas – e que reagirá de maneira favorável à redução natural. Onde a torre foi dimensionada para operar dentro de um compartimento, o próprio compartimento terá um efeito de amortecimento no som. O som também reduz com a distância – cerca de 5 dBA toda vez que a distância é duplicada. Onde o ruído em um ponto crítico provavelmente excede um limite aceitável, várias outras opções estão disponíveis – relacionadas abaixo em ordem crescente de acordo com o impacto do custo:

• Uma transmissão de velocidade variável minimize o nível de ruído da torre durante períodos de temperatura ambiente e/ou carga reduzida sem sacrificar a capacidade do sistema em manter uma temperatura fria constante da água. Esta é uma solução relativamente barata e cujo valor de aquisição é recuperado rapidamente na redução dos custos com energia.

• Em muitos casos, as preocupações com ruído são limitadas ao turno da noite, quando os níveis de ruído do ambiente são mais baixos e os vizinhos estão tentando dormir. Em geral, é possível resolver essas situações usando motores de duas velocidades – operando os ventiladores em velocidade reduzida sem ciclo liga/desliga em horas extra. A redução natural da noite em temperatura de bulbo úmido transforma isso em uma solução muito provável na maioria das áreas do mundo, mas a necessidade de evitar o ciclo liga/desliga pode fazer com que a temperatura da água fria varie de maneira significativa.

• Onde o ruído é uma preocupação constante – por exemplo, próximo a um hospital – a melhor solução é aumentar o tamanho da torre para que ela possa operar continuamente com o motor em rotação reduzida. As reduções de som típicas são 7 dBA da velocidade de um ventilador 2/3 ou 10 dBA em meia rotação.

• Casos extremos podem exigir seções do atenuador de som de entrada e descarga – mas, a perda de pressão estática imposta pelos atenuadores de descarga pode precisar de um aumento no tamanho da torre. Esta é a abordagem menos desejável por causa do impacto significativo no custo – e por causa da obstrução nos procedimentos normais de manutenção.

A vantagem é sua. Agora você tem as opções necessárias para equilibrar o desempenho do projeto, os requisitos de espaço e custo com suas necessidades de nível de som para uma solução de ganho mútuo para o projeto do seu sistema de resfriamento.

Compartimentos

Ocasionalmente, as torres de resfriamento estão localizadas entro de compartimentos arquitetônicos por razões estéticas. Embora as torres de NC Fiberglass se adaptem bem aos compartimentos, o projetista deve imaginar o impacto potencial de um compartimento organizado de maneira inadequada na operação e no desempenho da torre. O projetista deve ter cuidado em fornecer passagens de entrada de ar e a altura de descarga do cilindro do ventilador da torre não deve ser menor do que a elevação no topo do compartimento. O relatório técnico nº H-004 da Marley “Influências externas no desempenho da torre de resfriamento” está disponível em spxcooling.com ou nos representantes de vendas da Marley.

Conforme sugerido no Relatório técnico mencionado anteriormente, talvez seja prudente especificar um projeto com temperatura de bulbo úmido 2°C maior do que o normal para compensar a recirculação potencial iniciada pelo compartimento. Você só terá benefícios em discutir seu projeto com o representante de vendas da Marley.

Page 6: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

PLANO

ELEVAÇÃO LATERAL

PORTA DE ACESSO ARTICULADA

ELEVAÇÃO DA ENTRADA DE AR

N

A H

L

LW

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Diagrama 6

NC8321 NC8322 NC8323 NC8324

Use esses dados somente para esboço inicial. Obtenha o desenho atual do seu representante de vendas.

O software de seleção baseado em tecnologia Web Marley UPDATE — disponível em — fornece recomendações do modelo de NC Fiberglass com base nos requisitos do projeto específico do cliente.

Page 7: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Diagrama7

Modelo

anotação 2

Toneladas nominais

anotação 3

Motor

kW

Diâmetro da tubulação

mm

Dimensões

mm

Entrada Saída L W H A N

NC8321C-1 105 3

80 x 2 125 2000 3900 3710 3210 575NC8321D-1 114 4

NC8321E-1 125 5.5

NC8322C-1 152 4

100 x 2 150 2500 3900 3710 3210 490

NC8322CL-1 152 4

NC8322D-1 166 5.5

NC8322DL-1 168 5.5

NC8322E-1 182 7.5

NC8322EL-1 183 7.5

NC8322F-1 205 11

NC8323C-1 205 11

NC8323CL-1 214 5.5

125 x 2 200 2900 4100 4310 3710 490

NC8323D-1 213 5.5

NC8323DL-1 235 7.5

NC8323DL-1 233 7.5

NC8323E-1 262 11

NC8323EL-1 259 11

NC8323F-1 289 15

NC8323FL-1 286 15

NC8324C-1 274 7.5

125 x 2 200 3400 4000 4360 3710 490

NC8324CL-1 265 7.5

NC8324D-1 305 11

NC8324DL-1 297 11

NC8324E-1 336 15

NC8324EL-1 327 15

NC8324F-1 361 18.5

NC8324FL-1 352 18.5

Use este informativo somente para esboços preliminares.1 Obtenha os desenhos atuais do seu representante de vendas Marley. Todos os dados da tabela são conforme a célula.

O último dígito do número do modelo indica o número de 2 células. Altere conforme apropriado para sua seleção.

As toneladas nominais são baseadas em 35°C HW, 3 29,5°C CW, 25,5°C WB e 0,189 L/s por tonelada. O software de seleção baseado em tecnologia Web Marley UPDATE fornece recomendação do modelo de NC Fiberglass com base em requisitos específicos do projeto.

O fluxo padrão é de 80 mm dia. Conexão M localizada no 4 piso da bacia de captação. O conjunto da conexão de água tem 25 mm dia. Conexão M localizada no piso da bacia de captação. A conexão de drenagem M de 40 mm está localizada no piso da bacia de captação.

OBSERVAÇÃO

Page 8: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

8

NC8325 NC8326

Use esses dados somente para esboço inicial. Obtenha o desenho atual do seu representante de vendas.

O software de seleção baseado em tecnologia Web Marley UPDATE — disponível em — fornece recomendações do modelo de NC Fiberglass com base nos requisitos do projeto específico do cliente.

PLANO

ELEVAÇÃO LATERAL ELEVAÇÃO DA ENTRADA DE AR

N

A H

L

LW

PORTA DE ACESSO ARTICULADA

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Diagrama

Page 9: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

9

Modelo

anotação 2

Toneladas nominais

anotação 3

Motor

kW

Diâmetro da tubulação

mm

Dimensões

mm

Entrada Saída L W H A N

NC8325C-1 306 7.5

150 x 2 200 3050 5700 4810 4060 650

NC8325CL-1 305 7.5

NC8325D-1 350 11

NC8325DL-1 348 11

NC8325E-1 390 15

NC8325EL-1 386 15

NC8325F-1 417 18.5

NC8325FL-1 414 18.5

NC8326C-1 396 11

150 x 2 250 3050 5700 5470 4720 650

NC8326CL-1 394 11

NC8326D-1 440 15

NC8326DL-1 437 15

NC8326E-1 474 18.5

NC8326EL-1 472 185

NC8326F-1 500 22

NC8326FL-1 496 22

Use este informativo somente para esboços preliminares.1 Obtenha os desenhos atuais do seu representante de vendas Marley. Todos os dados da tabela são conforme a célula.

O último dígito do número do modelo indica o número de 2 células. Altere conforme apropriado para sua seleção.

As toneladas nominais são baseadas em 35°C HW, 3 29,5°C CW, 25,5°C WB e 0,189 L/s por tonelada. O software de seleção baseado em tecnologia Web Marley UPDATE fornece recomendação do modelo de NC Fiberglass com base em requisitos específicos do projeto.

O fluxo padrão é de 80 mm dia. Conexão M localizada no piso 4 da bacia de captação. O conjunto da conexão de água tem 25 mm dia. Conexão M nos modelos NC8325 e 50 mm nos modelos NC8326. O conjunto da conexão está localizado no lado da bacia de captação. A conexão de drenagem M de 40 mm nos modelos NC8325 e 50 mm nos modelos NC8326. A conexão de drenagem está localizada no piso da bacia de captação.

OBSERVAÇÃO

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Diagrama

Page 10: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

10

NC8327 NC8328 NC8329

Use esses dados somente para esboço inicial. Obtenha o desenho atual do seu representante de vendas.

O software de seleção baseado em tecnologia Web Marley UPDATE — disponível em — fornece recomendações do modelo de NC Fiberglass com base nos requisitos do projeto específico do cliente.

PLANO

ELEVAÇÃO LATERAL ELEVAÇÃO DA ENTRADA DE AR

N

A H

L

LW

PORTA DE ACESSO ARTICULADA 25

D

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Diagrama

Page 11: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

11

Modelo

anotação 2

Toneladas nominais

anotação 3

Motor

kW

Diâmetro da tubulação

mm

Dimensões

mm

Entrada Saída L W H A N D

NC8327C-1 425 11

125 x 4 250 3550 5700 5470 4720 650 1800

NC8327CL-1 421 11

NC8327D-1 471 15

NC8327DL-1 466 15

NC8327E-1 507 18.5

NC8327EL-1 504 18.5

NC8327F-1 540 22

NC8327FL-1 534 22

NC8328C-1 485 15

125 x 4 250 3550 6080 5470 4720 650 1800

NC8328CL-1 487 15

NC8328D-1 522 18.5

NC8328DL-1 522 18.5

NC8328E-1 555 22

NC8328EL-1 555 22

NC8328F-1 611 30

NC8328FL-1 609 30

NC8329C-1 538 15

125 x 4 250 4450 6080 5470 4720 650 2250

NC8329CL-1 540 15

NC8329D-1 611 22

NC8329DL-1 609 22

NC8329E-1 684 30

NC8329EL-1 679 30

NC8329F-1 730 37

NC8329FL-1 729 37

Use este informativo somente para esboços preliminares.1 Obtenha os desenhos atuais do seu representante de vendas Marley. Todos os dados da tabela são conforme a célula.

O último dígito do número do modelo indica o número de 2 células. Altere conforme apropriado para sua seleção.

As toneladas nominais são baseadas em 35°C HW, 3 29,5°C CW, 25,5°C WB e 0,189 L/s por tonelada. O software de seleção baseado em tecnologia Web Marley UPDATE fornece recomendação do modelo de NC Fiberglass com base em requisitos específicos do projeto.

O fluxo padrão é de 80 mm dia. Conexão M localizada no piso 4 da bacia de captação. O conjunto da conexão de água tem 50mm dia. Conexão M localizada no lado da bacia de captação. A drenagem é uma conexão M de 50 mm

OBSERVAÇÃO

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Diagrama

Page 12: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

12

NC8330 NC8331 NC8332

Use esses dados somente para esboço inicial. Obtenha o desenho atual do seu representante de vendas.

O software de seleção baseado em tecnologia Web Marley UPDATE — disponível em — fornece recomendações do modelo de NC Fiberglass com base nos requisitos do projeto específico do cliente.

A

L

LN

W

ELEVAÇÃO DA ENTRADA DE AR

25

PLANO

ELEVAÇÃO LATERAL

H

PORTA DE ACESSO ARTICULADA

D

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Diagrama

Page 13: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

13

Modelo

anotação 2

Toneladas nominais

anotação 3

Motor

kW

Diâmetro da tubulação

mm

Dimensões

mm

Entrada Saída L W H A N D

NC8330C-1 603 18.5

150 x 4 250 4450 6330 5470 4720 650 2250

NC8330CL-1 598 18.5

NC8330D-1 642 22

NC8330DL-1 636 22

NC8330E-1 711 30

NC8330EL-1 707 30

NC8330F-1 760 37

NC8330FL-1 750 37

NC8330G-1 807 45

NC8330GL-1 802 45

NC8331C-1 668 22

150 x 4 300 4850 6330 5540 4790 650 2450

NC8331CL-1 662 22

NC8331D-1 748 30

NC8331DL-1 742 30

NC8331E-1 798 37

NC8331EL-1 787 37

NC8331F-1 848 45

NC8331FL-1 842 45

NC8332C-1 749 22

150 x 4 300 4850 7250 6020 5270 650 2450

NC8332CL-1 742 22

NC8332D-1 838 30

NC8332DL-1 834 30

NC8332E-1 893 37

NC8332EL-1 888 37

NC8332F-1 949 45

NC8332FL-1 942 45

Use este informativo somente para esboços preliminares.1 Obtenha os desenhos atuais do seu representante de vendas Marley. Todos os dados da tabela são conforme a célula.

O último dígito do número do modelo indica o número de 2 células. Altere conforme apropriado para sua seleção.

As toneladas nominais são baseadas em 35°C HW, 3 29,5°C CW, 25,5°C WB e 0,189 L/s por tonelada. O software de seleção baseado em tecnologia Web Marley UPDATE fornece recomendação do modelo de NC Fiberglass com base em requisitos específicos do projeto.

O fluxo padrão é de 80 mm dia. Conexão M localizada no piso 4 da bacia de captação. O conjunto da conexão de água tem 50mm dia. Conexão M localizada no lado da bacia de captação. A drenagem é uma conexão M de 50 mm

OBSERVAÇÃO

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Diagrama

Page 14: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Suporte 14

ModeloCélula/peso operacional

kg

Dimensões

mm

L W W1

NC8321 2428 1000 850 1500

NC8322 3219 1250 850 1500

NC8323 4186 1450 850 1600

NC8324 4770 1700 1450 1450

NC8321 NC8322 NC8323 NC8324

Use este informativo somente para esboços preliminares.1 Obtenha os desenhos atuais do seu representante de vendas Marley para o projeto final.

Os suportes da coluna (poste) devem ser cheios e nivelados 2 no topo a ±5mm. A altura depende do diâmetro do tubo externo e da elevação da instalação. Projeto do suporte e construção por terceiros.

O peso máximo de operação ocorre com a bacia cheia ao nível 3 transbordamento. O peso real de operação varia com L/s e com o diagrama da tubulação. Operar com os níveis de água além dos níveis recomendados pode resultar em cargas além dos valores mostrados.

OBSERVAÇÃO

LL

SUPERFÍCIE DAENTRADA DE AR

150

150

150

750

150

750

N = NÚMERO DE CÉLULAS

L x 2 x N

W1

W

W1

SUPERFÍCIE DAENTRADA DE AR

Page 15: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

TTorre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Suporte15

NC8325 ATÉ NC8332

ModeloCélula/peso operacional

kg

Dimensões

mm

L W W1

NC8325 6854 1017 1017 1500

NC8326 7284 1017 1017 1500

NC8327 8191 1183 1183 1500

NC8328 8913 1183 1183 1615

NC8329 10375 1483 1483 1615

NC8330 11111 1483 1483 1740

NC8331 12820 1617 1617 1740

NC8332 13414 1617 1617 1800

Use este informativo somente para esboços preliminares. 1 Obtenha os desenhos atuais do seu representante de vendas Marley para o projeto final.

Os suportes da coluna (poste) e o suporte central devem ser 2 cheios e nivelados no topo a ±5mm. A altura depende do diâmetro do tubo externo e da elevação da instalação. Projeto do suporte e construção por terceiros.

O peso máximo de operação ocorre com a bacia cheia ao nível 3 transbordamento. O peso real de operação varia com L/s e com o diagrama da tubulação. Operar com os níveis de água além dos níveis recomendados pode resultar em cargas além dos valores mostrados.

OBSERVAÇÃO

L x 3 x N

LL L

W1

W

W1

150

150

150

1450

150

1450

200

SUPERFÍCIE DAENTRADA DE AR

SUPERFÍCIE DAENTRADA DE AR

N = NÚMERO DE CÉLULAS

Page 16: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Tubulação 16

ModeloDiâmetro externo

mm

P

mm

todos NC8321 125 145

todos NC8322 150 160

NC8323C 200 160

NC8323D até NX8323FL

200 190

todos NC8324 200 190

PLANO DA BACIA

P

450

270250

DRENO de 40 mm

200200

TRANSBORDO de 80 mm

AUTO-AJUSTEde 25 mmAJUSTE RÁPIDO

de 25 mm

A

160 60030

130 370210

285

PLANO DA BACIA

DRENO

SAÍDA – CÉLULA SIMPLESAUTO AJUSTE

AJUSTE RÁPIDO

SAÍDA –MULTICELULAROPÇÃO DE CÉLULA SIMPLES

TRANSBORDO de 80 mm

ModeloDiâmetro externo

mm

Diâmetro de

drenagem

mm

Diâmetro do

conjunto

mm

A

mm

NC8325 200 40 25 620

NC8326 250 50 50 620

NC8327 250 50 50 620

NC8328 250 50 50 620

NC8329 250 50 50 620

NC8330 250 50 50 620

NC8331 300 50 50 690

NC8332 300 50 50 690

Page 17: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Dados técnicos Qualidade da água1717

Limpeza do sistema

As torres de resfriamento têm lavador de ar muito eficientes. A poeira atmosférica que podem passar através de aberturas de venezianas relativamente pequenas entrarão no sistema de circulação de água. O aumento das concentrações pode intensificar a manutenção do sistema entupindo telas e filtradores – e as partículas menores podem aderir nas superfícies de transferência de calor do sistema. Em áreas de baixa velocidade de fluxo – como bacia de água fria – os depósitos sedimentares podem ser facilitar a proliferação de bactérias.

Em áreas sujeitas à poeira e sedimentação, você deve considerar a instalação de algum meio para manter a bacia de água fria limpa. Os dispositivos típicos incluem filtros de fluxo lateral e uma variedade de meios de filtragem.

Tratamento da água

Para controlar o acúmulo de sólidos dissolvidos resultantes da evaporação da água, bem como impurezas aerotransportadas e contaminantes biológicos, incluindo legionela, é necessário um programa de tratamento de água compatível e eficiente. A purga simples pode ser adequada para controlar a corrosão e incrustação, mas a contaminação biológica só pode ser controlada com tratamento biocida.

Um programa de tratamento de água aceitável deve ser compatível com a variedade de materiais incorporados em uma torre de resfriamento— em condições ideais, o pH da água de circulação deve ficar entre 6,5 e 8,0. A alimentação de produtos químicos em lote diretamente na torre de resfriamento não é uma boa prática, pois pode haver dano localizado na torre. As instruções de inicialização específicas e as recomendações adicionais sobre a qualidade da água podem ser encontradas no Manual do usuário da NC Fiberglass que acompanha a torre e também está disponível no seu representante local Marley. Para obter as recomendações completas sobre tratamento de água, entre em contato com um fornecedor de tratamento de água qualificado e competente.

CUIDADO

A torre de resfriamento deve estar localizada a uma certa distância e direção para evitar a possibilidade do ar de descarga contaminado entre nos dutos de entrada de ar fresco do edifício. O comprador deve obter os serviços de um engenheiro profissional licenciado ou arquiteto registrado para ter certeza de que o local da torre de resfriamento está em conformidade com a legislação vigente sobre poluição do ar, incêndio e ar limpo.

Proteção contra congelamento

Quando a temperatura do ar ambiente cair abaixo de 0°C, a água em uma torre de resfriamento pode congelar. O Relatório Técnico nº H-003 da Marley no item “Operação das torres de resfriamento em clima muito frio” descreve como evitar o congelamento durante a operação. Disponível em spxcooling.com ou peça uma cópia ao seu representante de vendas Marley. Durante o desligamento, a água é captada na bacia de água fria e pode congelar. Você pode evitar o congelamento adicionando calor à água deixada na torre – ou pode drenar a torre e todo o encanamento exposto no desligamento.

Tanque de armazenamento interno

Com este tipo de sistema, a água escoa de um tanque interno, através do sistema de carga, e volta para a torre, onde é resfriada. A água resfriada escoa, por gravidade, da torre para o tanque localizado no espaço aquecido. No desligamento, toda a

água exposta é drenada para o tanque, onde está protegida contra congelamento. Especificações Valor específico Marley

A quantidade de água necessária para operar o sistema de maneira eficiente depende do tamanho da torre L/s e do volume de água contido no sistema de tubulação para e da torre. Você deve selecionar um tanque grande o suficiente para conter esses volumes combinados – mais um nível suficiente para manter uma sucção de inundação na sua bomba. Controle a água do conjunto de acordo com o nível onde o tanque estabiliza durante a operação.

Aplicações típicas

A torre de NC Fiberglass é uma excelente opção para aplicações normais que usam água fria para a dissipação do calor. Isso inclui o resfriamento da água do condensador do ar condicionado, refrigeração e sistemas de armazenamento térmico, bem como a utilização para pré-resfriamento em todos esses sistemas. A NC Fiberglass também pode ser usada no resfriamento de água de camisa para motores e compressores a ar e é amplamente aplicada para dissipar calor residual em uma variedade de processos de fabricação e industrial.

Escolhendo a opção de estrutura de aço inoxidável, a NC Fiberglass pode ser aplicada de maneira confiável em processos excepcionalmente corrosivos e ambientes operacionais. Porém, nenhuma linha de produto pode solucionar todos os problemas e o julgamento seletivo deve ser feito nas situações a seguir

Aplicações que exigem seleções de torre de resfriamento alternativa

Alguns tipos de aplicações são incompatíveis com qualquer torre de resfriamento com enchimento de película de PVC — NC Fiberglass ou uma torre concorrente de fabricação similar O PVC está sujeito à distorção em água com temperaturas alta e as passagens estreitas típicas de enchimento com esse tipo de película ficam facilmente obstruídas por água turva ou carregada de detritos. Algumas das aplicações, que são chamadas de projetos de torre alternativa são:

• Temperaturas da água excedendo 46°C— afetam de maneira adversa a vida útil e o desempenho normal da película de PVC.

• Teor de etilenoglicol— pode obstruir passagens de enchimento, pois há acúmulo de lodo e algas para alimentar materiais orgânicos disponíveis.

• Teor de ácidos graxos— encontrado em processos como fabricação de sabão e detergente e na preparação de alguns alimentos – os ácidos graxos representam uma grave ameaça de obstrução das passagens de enchimento.

• Transporte de particulado— freqüentemente encontrado em usinas siderúrgicas e fábricas de cimento – podem causar obstrução do enchimento e acumular em níveis potencialmente prejudiciais na estrutura da torre.

• Transporte de polpas— típico do setor de papéis e processamento de alimentos onde são usadas bombas à vácuo e condensadores barométricos. Causas da obstrução de enchimento que podem ser intensificadas por algas.

Seleções alternativas

Além da NC Fiberglass, SPX Cooling Technologies oferecem um escopo complete de produtos em vários projetos e capacidades para atender às demandas especiais de aplicações específicas.

www.spxcooling.com— visite nossa página na web para obter uma lista completa de produtos, serviços, publicações e encontrar o representante de vendas mais próximo.

Page 18: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

1.0 Base:

1.1 Fornecimento de instalação de uma torre de resfriamento de aço inoxidável e fibra de vidro, de função industrial, enchimento de película, montada em campo, com fluxo cruzado e tiragem induzida. A Unidade deve ser formada por _____ célula(s), conforme mostrado nos planos. A limitação das dimensões gerais da torre deve ser _____ de largura, _____ de comprimento e _____ de altura. kW total de operação de todos os ventiladores não deve exceder _____ kW, consistindo de motores _____ @ _____ kW. A torre deve ser similar ou igual em todos os aspectos ao modelo NC83 da Marley __________.

2.0 Desempenho térmico:

2.1 A torre deve ser capaz de resfriar _____ L/s de água de _____ °C a _____ °C em uma entrada do projeto da temperatura de bulbo úmido de _____ °C. O índice de desempenho térmico deve ser certificado pelo CTI (Cooling Technology Institute – Instituto de Tecnologia de Resfriamento).

3.0 Garantia de desempenho:

3.1 Apesar da Certificação CTI, o fabricante da torre de resfriamento deve garantir que a torre de resfriamento fornecida atenderá às condições de desempenho especificadas quando a torre for instalada de acordo com o plano. Se, por causa da suspeita de um desempenho térmico deficiente, o proprietário pode optar por realizar um teste de desempenho térmico no local sob a supervisão de um terceiro qualificado e imparcial de acordo com as normas do CTI ou ASME durante o primeiro ano de operação; e se a torre não funcionar dentro dos limites de tolerância do teste, o fabricante da torre de resfriamento arcará com o custo do teste e fará essas correções conforme apropriado e de acordo com o proprietário para compensar a deficiência de desempenho.

Os ventiladores das torres de tiragem induzida estão na saída do jato de ar quente (sem congelar) da torre. Eles aceleram o ar úmido para cima para evitar que a recirculação reduza o desempenho térmico da torre. Em torres com tiragem forçada, o inverso é verdadeiro, e a recirculação acontece rotineiramente.

As torres de fluxo cruzado têm um plenum espaçoso entre os bancos de enchimento para facilitar o acesso a todos os componentes internos da torre. As torres de contrafluxo (um fabricante não oferece nada mais) fornecem somente acesso limitado e difícil ao equipamento mecânico, aos eliminadores de gotas e ao sistema de pulverização da distribuição de água – e um pórtico de acesso muito pequeno está próximo ao topo da torre!

A Certificação CTI significa que a torre de resfriamento foi testada sob condições operacionais e pode executar conforme classificado pelo fabricante sob essas circunstâncias. Isso garante ao comprador que a torre não foi intencionalmente ou inadvertidamente dimensionada em tamanho menos pelo fabricante.

No entanto, a certificação CTI sozinha não é suficiente para garantir que a torre de resfriamento funcionará satisfatoriamente nessa situação. A certificação é estabelecida sob condições relativamente controladas e as torres de resfriamento raramente operam sob essas circunstâncias ideais. Elas são afetadas pelas estruturas próximas, maquinários, compartimentos, resíduos de outras fontes, etc. Licitantes responsáveis e instruídos considerarão esses efeitos específicos do local ao selecionar a torre de resfriamento, mas o especificador deve exigir especificações por escrito que o projetista/fabricante garante esse desempenho no “mundo real”. Qualquer objeção da parte do licitante deve ser motivo de preocupação.

CERTIFICA-CERTIFICA-

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Especificações Base18

Especificações Valor da especificaçãoEspecificações Valor da especificação

Page 19: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Na história das torres de resfriamento, nenhum outro revestimento de aço carbono demonstrou o sucesso e a longevidade da galvanização em exposição à qualidade da água da torre de resfriamento definida à esquerda. Nenhuma tina ou revestimentos aplicados eletrostaticamente, por mais exótico que seja, chega perto da história de sucesso da galvanização.

Se for necessária longevidade prolongada da torre de resfriamento – ou condições operacionais hostis extraordinárias – considere especificar aço inoxidável como o material básico de construção. Veja Opção de aço inoxidável na página 23.

NC8330 em construção no Centro de P e D da SPX

Ventiladores do tipo propulsor requerem somente metade do kW operacional dos ventiladores do tipo soprador. No entanto, eles devem ser ajustáveis de imediato para permitir a compensação das condições no canteiro de obras que possam sobrecarregar o motor.

Exceto se for especificado ao contrário, a rotação do motor deverá ser 1500 RPM, 50 Hertz em modelos padrão. Se você preferir a flexibilidade operacional da operação de duas velocidades, especifique motores de enrolamento simples, de duas velocidades, que oferecem meia rotação e rotação completa para máxima economia de energia. Casualmente, os motores de duas velocidades têm uma opção muito melhor que separar motores com poucos cavalos, que simplesmente duplicam os problemas indicados anteriormente.

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Especificações Base19

Especificações Valor da especificaçãoEspecificações Valor da especificação

4.0 Construção:

4.1 Exceto onde especificado ao contrário, todos os componentes da torre de resfriamento devem ser fabricado em fibra de vidro e aço de grande espessura, protegidos contra corrosão por galvanização por imersão a quente. Após a passivação do aço galvanizado (8 semanas em pH 7-8 e dureza em cálcio e alcalinidade a mg/L cada), a torre de resfriamento deve ser capaz de resistir a água com um a pH de 6,5 a 9,0; um teor de cloreto de até 500 mg/L como NaCl (300 mg/L como Cl-); um teor de sulfato (como SO4) de até 200 mg/L; um teor de cálcio (como CaCO3) de até 500 mg/L; sílica (como SiO2) de até 150 mg/L; e variação operacional do projeto de até 10°C. A água da circulação não deve conter óleo, graxa, ácidos graxos ou solventes orgânicos.

4.2 As especificações, conforme escritas, são destinadas a indicar aqueles materiais que serão capazes de resistir à qualidade da água acima em serviço contínuo, bem como as cargas descritas no parágrafo 4.1. Elas serão consideradas como requisitos mínimos. Quando materiais exclusivos do componentes para projetos individuais de torre não forem especificados, os fabricantes deverão considerar a qualidade de água acima e as capacidades de transporte de carga na seleção do fabricante dos materiais.

5.0 Equipamento mecânico:

5.1 O(s) ventilador(es) deve(m) ser do tipo propulsor, incorporando laminas de liga de alumínio pesadas e cubos eletrogalvanizados. As laminas devem ser ajustáveis individualmente. O(s) ventilador(es) deve(m) ser acionados através de correia(s) em V com um fator de serviço mínio de 1,0 com base no kW total do motor

Page 20: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

20

Especificações Valor da especificaçãoEspecificações Valor da especificação

5.2 O(s) motor(es) deve(m) ser no máximo de ____ kW, TEAO, fator de serviço 1,0, torque variável e isolado especificamente para serviço de torre de resfriamento. A rotação e as características elétricas devem ser ________RPM, enrolamento simples, 3 fases, _____ hertz, ____ volts. A placa de identificação de kW do motor não deve exceder a operação do projeto

5.3 A montagem completa do equipamento mecânico para cada célula deve ser suportada por um suporte estrutural rígido de aço galvanizado que resiste ao desalinhamento entre o motor e as polias. A montagem do equipamento mecânico deve ser garantida contra qualquer falha causada por defeitos nos materiais e mão-de-obra por não menos que 1 (um) ano após a data de remessa da torre. Esta garantia é limitada ao ventilador, ao eixo do ventilador, rolamentos, polias e suporte do equipamento mecânico. O motor, os componentes do motor e a(s) correia(s) são garantidas por seus respectivos fabricantes.

6.0 Enchimento e eliminadores de gotas:

6.1 O enchimento deve ser do tipo película, termoformado com PVC de 0,32 mm de espessura, com venezianas e eliminadores de gotas formados como parte de cada folha do enchimento. O enchimento deve ser suspenso da tubulação estrutural galvanizado por imersão a quente suportado da estrutura da torre e deve estar elevado acima do piso da bacia de água fria para facilitar a limpeza. As superfícies da entrada de ar da torre devem estar livres de respingo de água.

Equipamento mecânico de NC8325 a NC8332

As venezianas integrais com o enchimento mantêm a água fluindo dentro dos limites do enchimento. As venezianas externas separadas usadas pelos outros permitem que a água escape do enchimento e forme gelo ou produza uma situação desagradável adjacente à torre. Se você planeja usar sua torre na época do inverno, particularmente para refrigeração econômica (free cooling), as venezianas integrais eliminarão suas preocupações com operação.

A taxa de vazão varia com a carga de água do projeto e a taxa de ar, bem como a profundidade do eliminador de gotas e o número de alterações direcionais. A taxa indicada de 0,005% é facilmente possível sem custo adicional. Se for necessária uma taxa mais baixa, entre em contato com seu representante Marley.

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Especificações Base

Page 21: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

21

Especificações Valor da especificaçãoEspecificações Valor da especificação

7.0 Sistema de distribuição de água quente:

7.1 Duas bacias abertas (uma acima de cada banco de enchimento) deverá receber água quente encanada em cada célula da torre. Cada bacia deverá ser equipada com tampas FRP removíveis.

7.2 Cada bacia deve incluir pelo menos um flange de entrada de ferro fundido para a conexão da tubulação do cliente. Os bocais de polipropileno removíveis e intercambiáveis instalados no piso dessas bacias devem fornecer cobertura total do enchimento por fluxo de gravidade.

8.0 Carcaça, plataforma do ventilador e proteção do ventilador:

8.1 A carcaça e a plataforma do ventilador deverá ser de FRP com alguns segmentos com ângulos FRP e canais para rigidez adicional. O topo do cilindro do ventilador deve ser equipado com uma proteção de ventilador removível e côncava fabricada de 8 mm soldadas e 7 hastes reguladoras e galvanizado por imersão a quente após a fabricação.

9.0 Acesso:

9.1 Uma porta de acesso FTP articulada grande com 600 mm de largura por 900 mm de altura deve estar localizada em uma parede frontal para entrada na bacia de água fria e na área do plenum do ventilador. Uma passagem do plenum HDG é padrão em cada célula do ventilador.

9.2 Uma escada HDG deve estar permanentemente acoplada à carcaça da parede frontal da torre, levantando da base da torre até a plataforma do ventilador.

As bacias de distribuição de fluxo gravitacional são um recurso das torres do tipo de fluxo cruzado, resultando em operação dos cabeçotes da bomba de 3 a 6 metros menores do que as encontradas nas torres de contrafluxo com sistemas de pulverização pressurizada. Além disso, essas bacias estão for a, onde podem ser facilmente inspecionadas – até mesmo a manutenção – enquanto a outra torre estiver em operação. Os sistemas de pulverização das torres de contrafluxo, imprensados entre o topo do enchimento e os eliminadores de gotas, têm acesso e manutenção extremamente difíceis.

Entrada de água quente de NC8325 a NC8332

As portas de acesso em torres de outros fabricantes podem ter 460 mm de largura ou menos, que é excessivamente menor para um ser humano. Especificar o tamanho da porta fará com que esses licitantes considerem exceção, alertando-o para uma potencial dor de cabeça com manutenção.

Porta de acesso e escada nos modelos NC8321 a NC8324

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Especificações Base

Page 22: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

22

Especificações Valor da especificaçãoEspecificações Valor da especificação

10.0 Bacia de captação de água fria:

10.1 A bacia de captação deve ser FRP e deve incluir o número e o tipo das conexões de sucção necessárias para acomodar o sistema da tubulação de descarga mostrado nos planos. Cada conexão de sucção deve ser equipada com um flange de saída de ferro fundido para conexão da tubulação do cliente. Uma válvula de composição mecânica acionada por bóia deve ser incluída. Um transbordo de PVC de 80 mm de diâmetro deve ser fornecido em cada célula da torre. A bacia deve incluir uma seção central rebaixada com um dreno da tubulação de aço para permitir a limpeza através da lavagem da bacia. O piso da bacia adjacente à seção rebaixada deve inclinar-se em direção à seção rebaixada para evitar acúmulo de sedimentos embaixo da área de enchimento.

11.0 Escopo da obra:

11.1 O fabricante da torre de resfriamento deve ser responsável pelo projeto, fabricação e entrega dos materiais no local do projeto e para a edificação da torre sobre suportes fornecidos por terceiros. Exceto se especificado ao contrário, toda a tubulação de alimentação e retorno, bombas, controles e fiação elétrica deverá estar fora do escopo da obra do fabricante da torre de resfriamento.

O projeto da torre de NC Fiberglass oferece sucção lateral como padrão. As saídas inferiores também podem ser fornecidas para acomodar uma variedade de esquemas de tubulação. Exceto se for especificado, a torre para a qual você está solicitando aprovação só pode estar disponível com um tipo de conexão de sucção, exigindo que você planeja novamente o esboço da sua tubulação. O piso inclinado e a drenagem de baixo nível é importante porque proporciona uma maneira de obter a lavabilidade.

Seja claro nas suas especificações e na solicitação de documentos com relação ao escopo total do trabalho previsto. Isso ajudará a garantir que suas comparações com a concorrência serão feitas o mais idêntico possível – e ajudará a evitar qualquer mal-entendido durante a execução e implementação dos contratos.

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Especificações Base

Page 23: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Especificações Opções23

Especificações Valor da especificação

23

Especificações Valor da especificação

Aço inoxidável

4.1 Substitua o parágrafo 5.1 pelo seguinte: Exceto onde especificado ao contrário, todos os componentes da torre de resfriamento devem ser fabricado com aço inoxidável da série 300, fibra de vidro e grande espessura. A torre deve ser capaz de suportar água com teor de cloreto (NaCl) de até 750 mg/L; teor de sulfato (SO4) de até 1200 mg/L; teor de cálcio (CaCO3) de até 800 mg/; sílica (SiO2) de até 150 mg/L; e variações operacionais no projeto de até 10°C. A água de circulação não contém óleo, graxa, óleos graxos ou solventes orgânicos.

Comodidade e opções de segurança

Corrimão e escada:

9.3 Adicione o seguinte parágrafo na seção Acesso: O topo da torre deve ser equipado com um corrimão resistente, completo com corrimão de segurança e rodapé. Os corrimãos e corrimãos de segurança podem ser de tubulação estrutural galvanizada. Uma escada HDG deve estar permanentemente acoplada à carcaça da parede frontal da torre, levantando da base da torre até o topo do corrimão. Escada com gaiola de segurança:

9.3 Adicione o seguinte parágrafo na seção Acesso: Uma gaiola de segurança de aço galvanizado de grande espessura deve circundar a escada, estendendo a partir de um ponto aproximadamente 2.150 mm acima da base da escada até o topo do corrimão.

Escada adicional

9.2 Substitua o seguinte parágrafo na seção Acesso: Uma escada HDG deve estar permanentemente acoplada a cada da parede frontal da torre, levantando da base da torre até a plataforma do ventilador.

Apenas para resistência à corrosão – combinado com a capacidade para atender aos códigos rígidos de construção e prevenção de incêndio – não há substituto para o aço inoxidável. Nenhuma pintura ou revestimentos aplicado eletrostaticamente, por mais exótico que seja, pode ser comparado a capacidade do aço inoxidável para suportar as condições adversas de operação.

A inspeção e manutenção periódica do sistema de distribuição de uma torre de resfriamento é fundamental para preservar a eficiência máxima do sistema de resfriamento. Todas as torres de resfriamento, de fluxo cruzado ou contrafluxo, estão sujeitas à obstrução em vários graus por contaminantes transportado pela água como sedimentos e incrustação no tubo. Então, o cesso fácil e seguro a esses componentes é e valor substancial para o operador.

O acesso pode ser fornecido de várias maneiras, incluindo escadas portáteis ou andaimes, mas para comodidade e máxima segurança, um plataforma de acesso Marley instalado em campo com corrimãos está disponível para fazer esta tarefa o mais segura e fácil de usar possível. Além disso, sua localização na lateral da torre não aumenta a altura da unidade, preservando a integridade da arquitetura. Ela também economiza tempo e dinheiro do proprietário, já que a equipe de manutenção pode dedicar seu tempo à inspeção em vez de procurar por escadas ou edificação de andaimes portáteis.

Page 24: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Especificações Opções

Especificações Valor da especificaçãoEspecificações Valor da especificação

Opções diversas

Controle de som

1.2 Adicione o seguinte parágrafo em Base: A torre de resfriamento deve ter operação silenciosa e produzir um nível geral de som não mais alto que _______ dB(A) medido no local crítico indicado nos planos.

O som produzido pela torre de NC Fiberglass padrão funcionando em um ambiente desobstruído atenderá quase a maioria das limitações de ruído restritivas — e reagirá de maneira favorável à redução natural. Onde a torre foi dimensionada para operar dentro de um compartimento, o próprio compartimento terá um efeito de amortecimento no som. O som também reduz com a distância – cerca de 5 ou dB(A) toda vez que a distância é duplicada. Onde o ruído em um ponto crítico provavelmente excede um limite aceitável, você tem várias opções – relacionadas abaixo em ordem crescente de acordo com o impacto do custo:

• Ondeapenasumalevereduçãonoruídoserásatisfatória,eaorigemdapreocupação está em uma direção específica, o fato de simplesmente virar a torre pode ser a resposta. Menos som origina-se da face encaixada da torre do que da face da entrada de ar.

• Emmuitoscasos,aspreocupaçõescomruídosãolimitadasaoturnodanoite, quando os níveis de ruído do ambiente são mais baixos e os vizinhos estão tentando dormir. Em geral, você pode resolver essas situações usando motores de duas velocidades em rotação total/meia ou configuração de rotação total /2/3 e operando os ventiladores em velocidade reduzida sem ciclo liga/desliga em horas extra. (A redução natural da noite em temperatura de bulbo úmido transforma isso em uma solução muito provável na maioria das áreas do mundo, mas a necessidade de evitar o ciclo liga/desliga pode fazer com que a temperatura da água fria varie de maneira significativa.)

• Umatransmissãodevelocidadevariávelminimizeonívelderuídodatorre durante períodos de ambiente e/ou carga reduzida sem sacrificar a capacidade do sistema em manter uma temperatura fria constante da água. Esta é uma solução relativamente barata e cujo valor de aquisição é recuperado rapidamente na redução dos custos com energia.

• TodasastorresderesfriamentodeNCFiberglasssãoprojetadasparaníveisbaixos de som usando contagem de lamina alta, ventiladores de cabo largos para máxima eficiência em velocidades baixas na extremidade. Os modelos de NC Fiberglass com o sufixo “L” no número do modelo são as edições especiais de som baixo. Para obter os níveis de som mais baixos possíveis enquanto mantém a eficiência, a melhor combinação disponível de motor, relação de acionamento, contagem da lâmina do ventilador e perfil da lâmina foi cuidadosamente selecionada para cada modelo “L”. Se os níveis de som baixo forem importantes para o seu projeto, o custo adicional menor dos modelos “L” fornecerá a melhor oferta.

• Ondeoruídoéumapreocupaçãoconstante(porexemplo,próximoaumhospital), a melhor solução é aumentar o tamanho da torre para que ela possa operar continuamente com o motor em rotação reduzida (2/3 ou ½) mesmo em temperatura de bulbo úmido do projeto mais alto. As reduções típicas de som são 7 dB(A) em 2/3 da rotação do ventilador ou 10 dB(A) em ½ da rotação do ventilador, mas, freqüentemente, reduções maiores são possíveis.

• Oscasosmaisextremospodemexigirseçõesdoatenuadordesomdeentrada e descarga – mas, a perda de pressão estática imposta pelos atenuadores de descarga pode precisar de um aumento no tamanho da torre.

A vantagem é sua. Agora você tem as opções necessárias para equilibrar o desempenho do projeto, os requisitos de espaço e custo com suas necessidades de nível de som para uma solução de ganho mútuo para o projeto do seu sistema de resfriamento. Seu representante de vendas Marley poderá ajudá-lo a atender seus requisitos de som.

24

Page 25: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

Torre de resfriamento / NC Fiberglass / da Marley / Especificações Opções25

Especificações Valor da especificaçãoEspecificações Valor da especificação

Enchimento PVC de 0, 40 mm:

6.1 Substitua o seguinte parágrafo na seção Enchimento e eliminador: O enchimento deve ser do tipo película, termoformado com PVC de 0,40 mm de espessura, com venezianas e eliminadores de gotas formados como parte de cada folha do enchimento. O enchimento deve ser suspenso da tubulação estrutural galvanizado por imersão a quente suportado da estrutura da torre e deve estar elevado acima do piso da bacia de água fria para facilitar a limpeza. As superfícies da entrada de ar da torre devem estar livres de respingo de água.

Extensão do cilindro do ventilador:

8.1 Adicione o seguinte parágrafo na seção Carcaça, plataforma do ventilador e proteção do ventilador: Uma extensão do cilindro do ventilador deve ser fornecida para elevar a descarga a uma altura de ____________acima do cilindro do ventilador existente.

Saída de água quente simples por célula:

7.1 Substitua este parágrafo pelo seguinte: Cada célula da torre deve incluir uma conexão de saída simples de água quente localizada embaixo da bacia de água fria. Um sistema interno de tubulação deve distribuir a água igualmente para as bacias de distribuição. O sistema interno de tubulação não requer manutenção programada e pode estar localizado de maneira que não interfira com o acesso normal para manutenção. Os bocais de polipropileno removíveis e intercambiáveis instalados no piso dessas bacias devem fornecer cobertura total do enchimento por fluxo de gravidade.

Telas de entrada de ar:

6.2 Adicione o seguinte parágrafo na seção Enchimento e eliminador de gotas: As superfícies da entrada de ar da torre devem estar cobertas com telas de ferro soldada galvanizada por imersão a quente com malha de 25 mm. As telas devem ser acopladas a estruturas de aço HMG removíveis.

Aumenta o limite de temperatura da água quente a 52°C.AlémdeoferecermaiorestabilidadeUV.

As extensões podem ser consideradas necessárias para elevar a descarga além dos limites de um compartimento. A extensão do modelo NC8321 tem 500 mm. Nos modelos NC8322 a NC8332, a extensão é de 1.000 mm.

Esta opção reduz o que, do contrário, poderia ser um esboço de tubulação de água quente completa a uma conexão simples por célula. Ela também evita uma confusão desagradável (talvez insegura) da tubulação exposta acima da plataforma superior da torre.

A tubulação de entrada inferior serve para instalações multicelulares e com espaço reduzido e para aquelas situações onde é adequado manter todo o encanamento abaixo do nível da torre.

Em áreas arborizadas ou expostas ao vendo, essas telas ajudam a manter as folhas ou detritos fora da torre de resfriamento e do sistema de circulação de água.

Page 26: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu
Page 27: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu
Page 28: Torre de resfriamento NC Fiberglass de Marleyspxcooling.com/pdf/pt_NCF-TS-06.pdf · 1 Use este informativo somente para esboços preliminares. Obtenha os desenhos atuais do seu

7401 WEST 129 STREET OVERLAND PARK, KANSAS 66213 ESTADOS UNIDOS 913 664 [email protected]

spxcooling.com

Em benefício do progresso tecnológico, todos os produtos estão sujeitos a alterações, sem aviso, no projeto e/ou no material. ©2008 SPX Cooling Technologies, Inc. pt_NCF-06