Torres

11
Do Surf ao desenvolvimento urbano Informe Comercial 30 de março de 2011

description

Informe Comercial

Transcript of Torres

Do Surf ao

desenvolvimento urbano

Informe Comercial 30 de março de 2011

02

Faz algum tempo que o Litoral Norte Gaúcho tem se destacado como um dos pólos da construção civil no Estado. E para futuros veranistas e moradores da região, a opção com a melhor combinação natureza, lazer e bem-estar certamente é a cidade de Torres. A praia gaúcha que mais recebe turistas ao longo do ano oferece 23 quilômetros de praias, intercaladas por três morros de formação rochosa: Torre Norte (Morro do Farol), Torre do Meio (Morro das Furnas) e Torre Sul. Em meio às exuberantes paisagens naturais, além do vultuoso desenvolvimento urbano, Torres ainda oferece atrativos esportivos para todos os gostos e um vasto patrimônio histórico e cultural. Nesta edição do Caderno Torres Cores & Sabores trazemos um especial sobre um dos esportes mais procurados na região: o Surf. Em evento recente, surfistas das décadas de 60, 70 e 80 se reuniram na Praia da Guarita para relembrar momentos importantes das competições realizadas na cidade. Conversamos com diferentes personagens que compõem essa bela história esportiva e apresentamos algumas histórias interessantes na edição. A publicação também traz depoimentos de quem escolheu Torres para passar bons momentos de lazer e apresenta a programação do 23º Festival Internacional de Balonismo, evento que acontece durante o Feriado de Páscoa e deve movimentar o Litoral Norte.

Boa leitura e seja bem-vindo à praia onde existe harmonia entre desenvolvimento urbano, esporte e natureza!

Expediente:Encartado regionalmente em Zero Hora nos Centros de Distribuição Capão da Canoa, Sertório (Porto Alegre), Caxias e Vale dos Sinos. Produzido Por RBS - 51 3218.4985

Diagramação: Studio a Comunicação [email protected] Jornalista Colaborador: Tiago Schmitz Mtb: 12842

02 Informe Comercial 30 de março de 2011

Do Surf ao desenvolvimento

urbano

Editorial

Apresentado por Marcel de Rose e Zé Ricardo Milanez, o programa de rádio H20 comemorou 15 anos em Torres com um belo evento festivo. Na noite do dia 02 de março, em coquetel para mais de 100 pessoas aconteceu a comemoração com entrega do prêmio aos 16 melhores surfistas do Circuito H20 PRO, campeonato que aconteceu em seis etapas de julho a dezembro de 2010. A festa foi na Sociedade Amigos da Praia de Torres e contou com a participação de autoridades do surf gaúcho. No ar todas as sextas, sábados e domingos, das 20h às 22h na Rádio 87,5 Cultural FM, o programa H20 traz as principais informações para o Surf na cidade como a previsão do tempo, condições do mar e melhores praias para surf em Torres.

Jantar do Programa H20

O evento contou com a bela presença do público feminino que curte o surf

em Torres.

Os 16 melhores surfistas do Circuito H20 PRO 2010 foram premiados no Jantar.

Nos dias 13 e 14 de abril, Torres recebe a 8° Volta Ciclística Internacional. Competidores de vários países participam do evento que é um dos mais importantes a ser realizado no Brasil. Os organizadores da prova destacam que Torres foi escolhida por ser o município onde os atletas fazem questão de passar por suas belezas naturais e receptividade da população que fica eufórica com a passagem dos competidores pelas avenidas. Mais de 400 pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente no evento que é realizado pela Federação Gaúcha de Ciclismo e tem apoio da Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria. Não perca!

8ª Volta Ciclística Internacional

© H

arle

yson

Alm

eida

© Harleyson Almeida

© A

dria

no D

aka

Acontece

02

Expandindo os horizontes para

03 Informe Comercial 30 de março de 2011

o crescimento de Torres

Desenvolvimento Urbano

Há algum tempo Torres se transformou em uma terra de grandes oportunidades econômicas, sociais, culturais, de turismo e lazer. Com uma população flutuante de mais de 200 mil pessoas, a mais bela praia gaúcha também recebe cerca de 400 mil turistas durante o verão. Com tantos atributos, o desenvolvimento urbano da cidade se tornou uma constante. Não é por acaso que a praia tem sido escolhida por famílias de todo o Estado como o lugar ideal para viver e veranear.

Crescimento do Mercado ImobiliárioO crescimento do mercado imobiliário torrense acompanha a tendência brasileira. Recentemente foi inaugurado um grande condomínio fechado com mais de 700 lotes. Quem percorre a área urbana da cidade percebe a quantidade de novos empreendi-mentos. Para os moradores mais antigos, não existe motivos para preocupação. Balizado por um plano diretor consistente e regrado, Torres jamais perderá suas características principais de harmonia entre a natureza, a cidade e o bem-estar. O corretor de imóveis Diego Coelho Mesquita trabalha há cinco anos no mercado imobiliário de Torres. Conforme ele, as construtoras locais têm investido pesado em lançamentos de alto padrão. “Em geral as pessoas que buscam Torres querem imóveis entre R$ 200 e R$ 300 mil reais”, afirma. Ele destaca que com a duplicação da BR 101 no Estado mais turistas e futuros moradores procuram a praia.

Investimento em infraestruturaMesquita ressalta ainda que os investimentos da Administração Municipal em infraestrutura também estão ajudando a alavancar as vendas do setor imobiliário. O asfaltamento de ruas e a revitalização da prainha foram fundamentais. “A cidade voltou a crescer e pessoas de diferentes regiões do Estado passaram a buscar Torres para viver e veranear”. Segundo ele, quem mais busca a cidade são famílias da Serra Gaúcha e da Grande Porto Alegre.

Confira nas próximas páginas alguns exclusivos lançamentos imobil-iários que destacamos para quem quer qualidade de vida no Litoral!

Torres em númerosPopulação Urbana flutuante (verão): 200.000 habitantesPopulação estimada: 33.680 pessoasTotal de domicílios particulares permanentes: 9.431 domicílios

Obras mostram o crescimento da cidade

02 04 Informe Comercial 30 de março de 2011

VCA Maggi Construtora e Incorporadora

Os melhores lançamentos

da contrutora em Torres

VCA Maggi Construtora e IncorporadoraAv. Barão do Rio Branco, 910, sala 01, Centro, [email protected] 3664 2077

Entrega em Abril/2011

Maggiano Residenziale

Maggiano Residenziale Av. Ernesto Alves, 455, centro - Torres RS

Pensando em você a VCA Maggi criou o Maggiano Residenziale, um lugar para aproveitar tudo de mais belo que Torres tem ao alcance dos seus olhos. O Maggiano Residenziale oferece vista para o mar, rio e serra, além disso, fica a apenas duas quadras do mar e junto à

Praça João Neves da Fontoura.

Somente 02 apartamentos por andar Apartamentos com 02 dormitórios, sendo 01 suíte

Fachadas com revestimento cerâmico Esperas para split nos dormitórios e no mliving

Gás central e água individualizados Pisos em porcelanato Amplo estar e jantar

Coberturas de 02 dormitórios com piscina

O Residencial Solare tem localização privilegiada, estando junto à praça João Neves da Fontoura, oferecendo à você a melhor orien-tação solar e excelente vista para o mar. Venha morar próximo ao mar, há duas quadras do centro, e sinta o prazer de viver num lugar especial.

Residencial SolareAv. Joaquim Nabuco, 40, centro - Torres RS

- Fachadas com revestimento cerâmico - Pisos em porcelanato - 02 apartamentos por andar - 02 e 03 dormitórios, sendo 01 suíte - Living com lareira nos aptos de 03 dormitorios - Sacadas com churrasqueira - Coberturas de 02 e 03 dormitorios com piscina - Espera para split em todos os dormitórios e living - Gás central e água individualizados.

02

Descubra a diferença

05 Informe Comercial 30 de março de 2011

entre morar bem e viver bem

Construtora KS

Agende uma visita ao empreendimento!KS Empreendimentos Imobiliários

Av. Carlos Barbosa, 240, Predial(51) 3605.2505

[email protected]

Rosenda EdifícioO Edifício Rosenda tem como principal característica o fato de integrar seus usuários ao cotidiano da cidade. O prédio está localizado na área central e mais valorizada de Torres favorecendo o bem-estar e a pratici-dade dos moradores.

DiferenciaisApartamentos amplos e com uma ótima infraestrutura. Projetado com alto padrão de qualidade, o empreendimento terá sua faxada composta por um conjunto harmonioso em material cerâmico, granito e texturas. Com excelente espaço, os apartamentos contam com quartos grandes, salas espaçosas e ainda cozinha planejada. Também têm ótima orientação solar e localização, alem de serviços independentes de gás e água, e churrasqueira em todos os apartamentos.

Segundo o diretor administrativo da Construtora KS, Eloir Krausburg, uma das marcas da construtora é a fidelidade aos clientes, buscando sempre a satisfação e realização de quem investe em um imóvel em Torres. “ Por sermos Torrenses amamos esta cidade. É uma praia de características únicas servindo também de inspiração para projetos diversificados”, garante ele.

02

Informe Comercial 30 de março de 2011

© Harleyson Almeida

Evento resgata as lendas

do Surf gaúcho

Um verdadeiro revival do surf nos anos 60, 70 e 80 ocorreu na Praia da Guarita, nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Torres. Feras que ao longo do tempo abandonaram as competições, mas nunca perderam o posto de pioneiros do surf gaúcho puderam mostrar manobras e contar histórias. Amantes do esporte dos deuses polinésios tiveram um encontro marcado na disputa do Madeirite Trópico.

No surf, os primeiros a se aventurarem em águas gaúchas foram os integrantes da família Johannpeter. Os irmãos Jorge, Klaus e Frederico trouxeram para o Estado as primeiras pranchas produzidas à base de madeirite, que pesavam muito mais que as atuais pranchas. Logo virou febre. Em pouco tempo nomes como Fernando e Betty Sefton, Marco Antonio Silva, Roberto Bins, Ricardo e Renato Araújo, Alberto Albertini, Alexandre Ferreira, Alexandre “Bumpi” Menezes, Lali Bins e Waldemar Bier, dentre outros, já estavam se destacando ao praticar o surf nas praias de Torres e Atlântida. O começo não foi fácil, mas eles mostraram para gerações que a cultura surf acima de tudo procura promover o contato e a preservação da natureza.

Campeão gaúcho em 1987, o publicitário e empresário Giovanni Mancuso, 47 anos, foi um dos participantes da categoria Anos 80. “É uma oportunidade de resgatar a história, trazendo de volta para os holofotes os personagens que construíram ela. Muito já se perdeu pela falta de registros. Qualquer atleta deve conhecer a origem do esporte que pratica e suas raízes”, comentou o também coordenador do evento. Seu primeiro contato com o surf foi na segunda metade dos anos 70. “Primeiro com pranchas de isopor e, lá por 1978, tive minha primeira prancha de fibra de vidro.”

06

Surf em Torres

02

Informe Comercial 30 de março de 2011

Um verdadeiro revival do surf nos anos 60, 70 e 80 ocorreu na Praia da Guarita, nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Torres. Feras que ao longo do tempo abandonaram as competições, mas nunca perderam o posto de pioneiros do surf gaúcho puderam mostrar manobras e contar histórias. Amantes do esporte dos deuses polinésios tiveram um encontro marcado na disputa do Madeirite Trópico.

No surf, os primeiros a se aventurarem em águas gaúchas foram os integrantes da família Johannpeter. Os irmãos Jorge, Klaus e Frederico trouxeram para o Estado as primeiras pranchas produzidas à base de madeirite, que pesavam muito mais que as atuais pranchas. Logo virou febre. Em pouco tempo nomes como Fernando e Betty Sefton, Marco Antonio Silva, Roberto Bins, Ricardo e Renato Araújo, Alberto Albertini, Alexandre Ferreira, Alexandre “Bumpi” Menezes, Lali Bins e Waldemar Bier, dentre outros, já estavam se destacando ao praticar o surf nas praias de Torres e Atlântida. O começo não foi fácil, mas eles mostraram para gerações que a cultura surf acima de tudo procura promover o contato e a preservação da natureza.

Campeão gaúcho em 1987, o publicitário e empresário Giovanni Mancuso, 47 anos, foi um dos participantes da categoria Anos 80. “É uma oportunidade de resgatar a história, trazendo de volta para os holofotes os personagens que construíram ela. Muito já se perdeu pela falta de registros. Qualquer atleta deve conhecer a origem do esporte que pratica e suas raízes”, comentou o também coordenador do evento. Seu primeiro contato com o surf foi na segunda metade dos anos 70. “Primeiro com pranchas de isopor e, lá por 1978, tive minha primeira prancha de fibra de vidro.”

Os surfistas que participaram da competição na Praia da Guarita entraram no mar com as pranchas especiais produzidas pela Art in Surf. Os atletas surfaram com pranchas de época, igual às que usavam nos anos 60, 70 e 80. Os designs escolhidos para serem reproduzidos foram desenvolvidos por Dewey Weber, Gerry Lopes e Simon Anderson, que marcaram suas respectivas épocas. Pranchas de Dewey com o tamanho 9'6", de Lopes com 6'7" e de Simon com 5'10" demonstraram a evolução do esporte em todos os aspectos.

07

Quer conhecer mais? O Museu Virtual e Taça Madeirite no site www.madeiritetropico.com.br traz um pouco da história e dos nomes dos surfistas mais lembrados das décadas de 60, 70 e 80

Aventura pelo LitoralO engenheiro civil Roberto Bins Junior, 58 anos, é considerado também um dos pioneiros e aprendeu a surfar em Torres, em 1966. “Vi na Guarita três surfistas pegando ondas. Eram os irmãos Jorge, Klaus e Fritz Johannpeter. Eu ficava sempre observando como pegavam as ondas e aquelas pranchas que me encantavam”, conta. Um dia, ele pediu uma prancha emprestada. “Depois de algumas tentativas peguei uma onda e consegui ficar em pé. Eles me incentivaram a remar até o fundo e passar a arrebentação. Quando consegui foi a melhor sensação que já havia tido na minha vida. No ano seguinte, meu pai me presenteou com uma São Conrado fabricada no Rio de Janeiro e não parei mais.”

O pai de Helena, Cristiano e Gabriela também tem aventuras para contar. Ao lado de sua mulher Ivone, com quem é casado há 34 anos, ele percorreu a costa do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro com a Brasília, uma barraca e uma prancha. Nesta época, em 1978, Ivone estava grávida de Helena e o casal resolveu acampar em todas a praias surfáveis. Tiveram que dormir em hotéis, depois que um temporal derrubou a barraca. Em São Paulo, Bins perdeu a carteira com o dinheiro da viagem e seus documentos. “Não tínhamos talão de cheque e cartão de crédito. Porém, um orgulho que não nos deixava ligar para nossos pais.”

A viagem da volta foi garantida com um pouco de dinheiro que Ivone tinha na carteira. Só que o casal não contava com mais imprevistos. O engenheiro teve uma reação alérgica a mexilhões e foi parar no hospital. “Não havia grana suficiente para pagar o hospital. A Ivone explicou a situação e acabaram nos liberando. Voltamos nos revezando na direção, ainda pegamos outro temporal no caminho, mas conseguimos chegar em Torres.”

Aula de história para os jovensA reunião destes contos e personalidades trouxe verdadeiros ensinamentos para os mais jovens. Com 26 anos, o surfista profissional Emerson Peres, morador de Torres, destacou que a união das gerações é importante para que se possa acompanhar a evolução do surf. “Comecei a ter contato com o surf em setembro de 1998, por incentivo de um amigo. Acho muito legal a ideia de reviver os tempos antigos. Não vivenciei este momento no passado, mas tenho certeza que deve ter sido a melhor época, o mais puro feeling do surf”, disse. Aos seis anos, Cristiano Bins, por influência do pai e dos tios, já começava a se equilibrar em uma prancha. Hoje, com 30 anos, o administrador de empresas e empresário diz que não vive sem o esporte. “O evento serviu para ver meu pai (Roberto Bins) e toda essa turma de legends mostrando suas habilidades. Diversão e pura nostalgia.”

O Madeirite TrópicoO Madeirite Trópico, uma competição com caráter de confraternização do surf gaúcho, teve o objetivo de reeditar as disputas dos grandes surfistas dos anos 60, 70 e 80 na costa gaúcha. A comissão organizadora do evento, em conjunto com a Associação dos Surfistas de Torres (AST) e a Prefeitura Municipal, optou por realizar uma grande arrecadação de donativos para as comunidades carentes de Torres. Os atletas fizeram doações como uma forma de inscrição simbólica para o evento. Cada atleta surfou pelo menos uma bateria, com pranchas de época, sem saber suas parciais nem nota final até o fim do dia. Na competição, estava programada uma bateria especial, a Pais & Filhos, disputada em duplas. Na noite do sábado, 26, ocorreu a entrega do Troféu Pioneiros e da premiação do circuito Gaúcho de Surf de 2010, seguido de festa com o DJ, comunicador e surfista, Ki Fornari

Do túnel do tempo

© F

eder

ação

Gaú

cha

de S

urf

Espírito de aventura e uma Kombi uniram quatro jovens gaúchos em uma surf-trip em 1976. Com idades entre 20 e 24 anos, Paulo Tupinambá, João Wallig, Neco Corbetta e Toninho Chula decidiram cair na estrada atrás de boas ondas. O destino? Califórnia. “A minha motivação no surf sempre foram as surf-trips no Brasil e no exterior, a descoberta de novos spots, e a grande possibilidade de conhecermos novas culturas e lugares inusitados”, destaca Paulo Tupi, um free surfer pioneiro. Confira o relato dessa lenda sobre a viagem até a Califórnia!

Como surgiu a ideia de fazer a viagem de Kombi até a Califórnia?Na realidade, não tínhamos este objetivo muito definido no início. A busca por ondas em secret-spots e o espírito de aventura sempre fez parte da cultura da tribo do surfe. Simplesmente queríamos sair pela América nesta busca. Eu e João Wallig criamos a South Shore com este propósito. Convidamos nossos amigos, Neco Corbetta e Toninho Chula, que toparam na hora.

Quanto tempo vocês ficaram na estrada?Foram 10 meses até chegarmos à California. Saímos do Brasil em direção as ondas do Pacífico, via Uruguaina. No início da viagem, a época era de muita repressão política. Imagina, quatro surfistas cabeludos em uma Kombi carregada de pranchas. Fomos parados pela Policia Federal, em Guaíba. Eles nos perguntaram para onde íamos. Respondemos que estávamos indo para Califórnia. E eles disseram: ah, Califórnia da Canção de Uruguaiana? Podem passar. Foi nosso primeiro susto.

Por onde vocês passaram?Viajamos pela Costa do Pacífico, pela rodovia Panamericana. Passamos três meses no Peru, onde surfamos ondas incríveis, diversas vezes sozinhos no mar. Depois, fomos ao Equador, na época desconhecido pelo mundo do surfe, mas também com ondas muito boas. Na Colombia, colocamos a Kombi num navio e fomos de avião para o Panamá. Levamos outro susto bem grande, quando quase não conseguimos baixar a Kombi do navio, na área militarizada do Canal do Panamá. Depois surfamos na Costa Rica.

Algum lugar marcante?Ficamos dois meses em El Salvador, na cidade de La Libertad, foi um dos pontos altos da viagem. É um país fantástico, ondas de todos os tipos, todos os dias, com um povo simples e maravilhoso. Também passamos pela Guatemala, demos um brake nas ondas até o México. Encontramos alguns picos, como o KM55 na Baja California. Entramos na Califórnia quase no Natal e ficamos em San Diego junto com nossos amigos americanos, que conhecemos na América Central. Passamos o ano-novo em

Uma jornada de Kombi até

a Califórnia

SURF

A família Dornelles que faz bonito e coleciona títulos no surf gaúcho, brasileiro e mundial teve o seu nome eternizado na Calçada do Surf, uma espécie de Calçada da Fama, inaugurada em fevereiro em Xangri-Lá. Os irmãos Ricardo, o Fogo, Rodrigo, o Pedra, e Stéfano têm algo em comum desde a infância: a paixão pelo surf.

Tudo começou com Ricardo, o mais velho, que aprendeu a surfar na Praia da Guarita no verão de 1985 e depois ajudou o irmão, Rodrigo. “Como todas as crianças da época, começamos com a planonda de isopor. Só que dividida ao meio. Era metade pra mim, metade para o Pedra. Amei o surf desde a primeira vez que vi alguém deslizar sobre uma onda”, revela Fogo. Com Stéfano não foi diferente. Ele aprendeu a se equilibrar em cima da prancha vendo os irmãos.

A família é natural de Porto Alegre, mas ainda quando crianças eles vieram para Torres. “Foi natural o nosso contato com o mar, e uma brincadeira se tornou a coisa mais importante para nos três. Não só como competição, mas como um estilo de vida”, explica o surfista mais ilustre do Rio Grande do Sul, Rodrigo “Pedra” Dornelles. Os irmãos também possuem uma escola de surf há nove anos em conjunto com a Sociedade dos Amigos da Praia de Torres (SAPT). Para este ano, será realizado um trabalho social para ensinar surf para crianças da rede municipal de ensino.

Huntington Beach e, depois, começamos nosso retorno ao Brasil. Atravessamos todos os Estados Unidos para colocar a Kombi num navio. Voltamos de avião e fomos buscar a Kombi em Santos. Depois chegamos em Porto Alegre.

O que vocês mais guardam dessa aventura?As sólidas amizades que criamos e as diferentes pessoas e culturas com que convivemos. O respeito que criamos pela natureza. E um agradecimento muito grande pelo que o espírito de liberdade do surf nos proporcionou como pessoas.

02 08 Informe Comercial 30 de março de 2011

Uma família unida pelo Surf

02

Conheça os pricipais

09 Informe Comercial 30 de março de 2011

lançamentos da construtora

Construtora Monte Bello

Edifício Forte da PrainhaO edifício Forte da Prainha oferece apartamentos de 2 e 3 dormitórios e área de lazer com piscina. Localizado na subida do Morro do Farol, junto à prainha, oferece ocupação imediata para quem quer conforto e bem-estar. Premiado no Brasil: o prédio Residencial Forte da Prainha construído pela Incorpora-dora Monte Bello e projetado pela Torres & Bello Arquitetos Associados recebeu em São Paulo no final de 2010 um dos mais importantes prêmios da arquitetura nacional, o prêmio ASBEA 2010. A premiação é bienal promovida pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Foram mais de 140 projetos de todo Brasil inscritos em diversas categorias. O Residencial Forte da Prainha foi o único premiado do Rio Grande do Sul, sendo os demais prêmios distribuídos entre importantes projetos de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

- Apartamentos de 2 e 3 dormitórios- Suíte- Box duplo- Área de lazer com piscina

- Elevador- Localizado na subida do Morro do Farol (junto à prainha)- Ocupação imediata

Fica localizado próximo à praia grande, a mais nobre praia de Torres, somente quatro quadras do mar.

Apartamento de 3 dormitóriosSuíteSala com pé direito duploBox duplo

3 elevadores Salão de Festas Sala de Cinema Sala de Fitness

Sacada com espera para Spa Área de lazer com piscina ao ar livre

Tutto Residenziale

Faça uma visita à um dos empreendi-mentos da Monte Bello. Agende pelo telefone (51) 3664.3877 ou pelo email [email protected]

Punta Del MareLocalizado há poucos metros do mar, o Punta Del Mare dispõe de apartamentos de 2 e 3 dormitórios com box duplo.

- Apartamento de 2 e 3 dormitórios- Box duplo- Infraestrutura básica completa- Localização há poucos metros do mar- Ocupação imediata

02

Para quem ainda não decidiu seu destino para o feriado da Páscoa em 2011, Torres preparou um final de semana repleto de atrações para os seus moradores e turistas. Entre os dias 20 e 24 de abril, acontece o 23º Festival Internacional de Balonismo e a 1ª Mostra de Equipamentos e Suprimentos de Torres (MEST). Além das tradicionais provas, um dos momentos mais esperados do Festival será o Nigth Glow, onde os balões são inflados a noite de forma sincronizada, embalados com música clássica, formando um espetáculo de luz e cores que emociona o público. Além dos balões ao céu, o Festival possui uma enorme infraestrutura com praça de alimentação, exposições de artes, espaços culturais, eventos esportivos e shows nacionais. Já a 1ª MEST deverá reunir o setor moveleiro da cidade no pavilhão de eventos da Prefeitura dentro do Parque de Balonismo. Confira a programação:

10 Informe Comercial 30 de março de 2011

23º Festival de Balonismo

e 1º MEST

Feriado de Páscoa

Apaixonados

“Foram meus pais quem escolheram Torres e com menos de um ano de idade já freqüentava a praia. A partir daí, praticamente todos os verões passo lá. Na infância lembro da turma de amigos de verão que se tornaram amigos até hoje. Depois o surf que se tornou o meu esporte favorito e que até hoje pratico. Lá comecei o namoro com a Ivone, em 1972, mãe dos meus filhos e minha esposa. Também em Torres exerci minha profissão como engenheiro. Por tudo isso Torres faz parte da minha vida.”

Seja por opção, destino ou trabalho, eles escolheram e foram acolhidos por Torres. Moradores, recém chegados ou de mais tempo, que gostam do jeito de cidade pequena e da infraestrutura. São apaixonados pela mais bela praia do litoral norte gaúcho.

Depoimentos

Roberto BinsEngenheiro Civil

“Somos veranistas de Torres e escolhemos a cidade por ser uma região beleza diferenciada no Litoral Gaúcho onde, desde a Lagoa Itapeva até os molhes, encontramos as praias mais belas do Sul com lugares lindos. Nos momentos de lazer em família uma caminhada no calçadão e no morro da guarita sempre caem bem, além do tradicional chimarrão no final de tarde na prainha. Um momento especial que vivi aqui foi conhecer uma pessoa muito especial para a minha vida: minha esposa que é torrense”.

Luis RobledoEmpresário

20/04 - quarta-feira16h30min – Abertura do evento – Prova Normélio Gregório21h30min – Show com Ivonir Machado e os Novos Garotos

21/04 - quinta-feira7h – Prova Balonismo16h – Prova Balonismo15h – Show de Paraquedismo15h – Festival de Pipas no parque22h – Show Gospel com Régis Danese.

22/04 - sexta-feira7h – Prova Balonismo8h – Torneio Balonismo de Golfe.15h30min - Show Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira17h – Prova Balonismo19h30min - Show de Paraquedismo Noturno20h – Carreata com Night Glow no Parque – balões com números pares23h – Show com a Banda Nenhum de Nós

23/04 – sábado7h – Prova da Chave – Exclusivo Balões de Forma8h – V Passeio Ecológico de Canoagem Brothers Adventure 8h – Torneio Balonismo de Golfe – São Domingos Torres Golfe.9h30min – 3º Trilha de Jeep Balonismo15h – Show de Paraquedismo 16h – Prova Balonismo – Prova da Chave (opção 01)20h – Carreata com Night Glow no Parque – balões com números impares21h30min – Show com Edu e Renan23h – Show com a Dupla Sertanejo Universitário Léo & Júnior

PR

É-P

RO

GR

AM

ÃO

por Torres

24/04 - domingo7h – Ultima Prova – Prova da Chave 13h – Cerimonia de Premiação13h30min - 2° Copa Motocross de Balonismo/ Etapa Campe-onato Centro-Litoral 15h – Show de Paraquedismo 16h – Vôo Fiesta21h – Show com Pretinho Básico

© A

dria

no D

aka

11 Informe Comercial 30 de março de 2011

ONDE COMPRAR

Big Joia SupermercadoAv. Carlos Barbosa, 240, Predial(51) [email protected] Posto São JoãoBR 101, Km 02, 1510,Bairro São João(51) 3605.2505

Planeta Surf TorresDesembargador Viera Pires, 11,loja 01, Centro(51) 3626.3717planeta.rodrigo@terra.com.brwww.lojasplanetasurf.com.brModamarAv. Barão do Rio Branco, 182,Centro / (51) [email protected]

ONDE MOBILIAR E DECORAR

AtualittáMatriz – Praça XV de Novembro, 120sala 08, Centro / (51) 3664.2144Filial – Rua Silva Jardim, 295, sala 01, Centro / (51) [email protected] ONDE INVESTIR

Construtora De RoseAv. Borges de Medeiros, 275 sala 02Centro / (51) [email protected]

Monte Bello ConstrutoraAv. Barão do Rio Branco, 117 sala 04Centro / (51) [email protected]

KS Empreendimentos ImobiliáriosAv. Carlos Barbosa, 240, Predial(51) [email protected]

VCA Maggi Construtora e Incorpo-raçõesAv. Barão do Rio Branco, 910 sala 01Centro / (51) [email protected]

ONDE COMER

Pizzaria PanzerottiAv. Cristovão Colombo, 315(51) 3626.1112www.pizzariapanzerotti.com.brEspecialidade: pizza na pedra

CroasonhoAv. Beira Mar, 1114 - Praia Grande(51) 3626.3817 | (51) 8455.7269 [email protected]

Cafeteria NobelRua Joaquim Porto, 556, Centro(51) 3626.3628 / 3626.3618Especialidade: cafés, doces e tortas

Restaurante SouzaRua Egídio Michaelsen, 106(51) 3664.2730 / 3664.5096www.restaurantesouza.com.brrgaivota@brturbo.com.brEspecialidade: frutos do mar

Restaurante A PrainhaRua Joaquim Porto, 151(51) 3626.4566Especialidade: linguado à prainha

Pizzaria e Choperia NápoleAv. Benjamim Constant, 165(51) [email protected]: rodízio de pizzas

Cantinho do PescadorAv. Beira Rio, 210, junto aos Molhesdo Rio Mampituba(51) 3626.4374 / 3664.3036cantinhodopescador@terra.com.brwww.cantinhodopescador.comEspecialidade: frutos do mar

Restaurante Beira RioRua Cristovão Colombo, 20, Predial(51) 3664.091 / [email protected]: rodízio de frutos do mar

Aldeia do Cavaleiro MágicoRua General Firmino Paim, 49(51) 8149.4557

ONDE FICAR

Pousada La BarcaAv. Beira Mar, 1020, Praia Grande(51) [email protected]

Hotel A FurninhaRua Joaquim Porto, 281, Centro(51) [email protected]

Guarita Park HotelAv. Alfieiro Zanardi, 1017Parque da Guarita(51) 3664.5200reservas@guaritaparkhotel.com.brwww.guaritaparkhotel.com.br

De Rose Hotéis e TurismoAv. Barão Rio Branco, 429(51) 3664.3163gustavoderose@derosehoteis.com.brwww.derosehoteis.com.br

Hotel Costa DalpiazAv. Barão Rio Branco, 815, Centro(51) [email protected]

Torres Praia HotelRua Júlio de Castilhos, 411, Centro(51) 3626.1551reservas@torrespraiahotel.com.brwww.torrespraiahotel.com.br

Pousada Punta SerenaAv. Beira Mar, 1360, Molhes(51) [email protected]

Portal Torres HotelAv. Castelo Branco, 1750, Engenho Velho(51) 3664.2186 / 3626.1637info@portaltorreshotel.com.brwww.portaltorreshotel.com.br

SERVIÇOS:

A praia gaúcha que mais recebe turistas ao longo do ano oferece 23 quilômetros de praias, intercaladas por três morros de formação rochosa: Torre Norte (Morro do Farol), Torre do Meio (Morro das Furnas) e Torre Sul.

ONDE ALUGAR E COMPRAR

Nossa Casa Imóveis de LazerAv. José Antonio Picoral, 199

Osmar Pinto Corretora de ImóveisRua José A. Picoral, 181(51) [email protected]

Ivo Steigleder ImóveisRua José Picoral, 174(51) 3664.1721 / 3664.2729steilglederimoveis@terra.com.brwww.ivosteiglederimoveis.com.br

Imobiliário Pedro BatistaRua Julio da Castilhos, 450 sala 02 Centro / (51) 3626.2286pedro@pedrobatistaimoveis.com.brwww.pedrobatistaimoveis.com.br

ONDE CONSULTAR

Daniel Knorr CafruniClínico GeneralistaAv. Barão do Rio Branco, 243, sala 04Centro / (51) 3664.4796 Urgências: (51) 9909.0111

ONDE SE INFORMAR

Prefeitura Municipal de TorresRua Júlio de Castilhos, 707(51) 3664.1411