Trabalho 001 PERMANÊNCIA DAS EMPRESAS NO ARRANJO ... · que o relacionamento é algo muito...

138
Trabalho 001 PERMANÊNCIA DAS EMPRESAS NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL TÊXTIL DE BRUSQUE James Luiz Venturi Centro Universitário de Brusque – Unifebe E-mail: [email protected] Palavras-chave: Administração; Alianças Estratégicas; Arranjo Produtivo Local Introdução: A economia vem impondo aos agentes responsáveis pela formulação de políticas de desenvolvimento a busca de novos conceitos e de novas formas de pensar a organização produtiva no processo cooperativo da atividade empresarial e da ação participativa e pró-ativa da comunidade local, como um dos principais elementos do desenvolvimento. Objetivo: Identificar os fatores que influenciam a permanência das empresas no Arranjo Produtivo Têxtil de Brusque. Metodologia: Pesquisa descritiva, quantitativa, Survey, com amostra por escolhas racionais com 34 empresários. Tratamento dos dados através da análise multivariada por meio da análise fatorial de correspondência múltipla e de agrupamento hierárquico ou análise de clusters. Resultados: Descobriu-se que é muito importante a confiança entre as pessoas do grupo e que ela se dá pelas experiências anteriores entre as pessoas e empresas e pelo grau de reputação que estas pessoas ou empresas possuem na comunidade local. Identificou-se que o relacionamento é algo muito importante para o grupo, surge principalmente por redes sociais baseadas na amizade entre as pessoas do arranjo e amigos e colegas são os que mais influenciam os empresários para participar. Já em relação ao intercâmbio de máquinas, pessoas e informações, pode-se dizer que os mesmos existem, mas não de forma sistêmica e planejada. Conclusão: A permanência das empresas no APL se dá pelo relacionamento de amizade e de confiança entre os empresários e que de fato, o arranjo produtivo gere aumento das receitas e vendas, ou seja, sem relacionamento não tem arranjo, e se o arranjo não começar a dar resultados financeiros obtido pelas vendas, não se terá empresas no arranjo.

Transcript of Trabalho 001 PERMANÊNCIA DAS EMPRESAS NO ARRANJO ... · que o relacionamento é algo muito...

Trabalho 001

PERMANÊNCIA DAS EMPRESAS NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL TÊXTIL DE BRUSQUE

James Luiz Venturi Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Administração; Alianças Estratégicas; Arranjo Produtivo Local

Introdução: A economia vem impondo aos agentes responsáveis pela formulação de políticas de desenvolvimento a busca de novos conceitos e de novas formas de pensar a organização produtiva no processo cooperativo da atividade empresarial e da ação participativa e pró-ativa da comunidade local, como um dos principais elementos do desenvolvimento. Objetivo: Identificar os fatores que influenciam a permanência das empresas no Arranjo Produtivo Têxtil de Brusque. Metodologia: Pesquisa descritiva, quantitativa, Survey, com amostra por escolhas racionais com 34 empresários. Tratamento dos dados através da análise multivariada por meio da análise fatorial de correspondência múltipla e de agrupamento hierárquico ou análise de clusters. Resultados: Descobriu-se que é muito importante a confiança entre as pessoas do grupo e que ela se dá pelas experiências anteriores entre as pessoas e empresas e pelo grau de reputação que estas pessoas ou empresas possuem na comunidade local. Identificou-se que o relacionamento é algo muito importante para o grupo, surge principalmente por redes sociais baseadas na amizade entre as pessoas do arranjo e amigos e colegas são os que mais influenciam os empresários para participar. Já em relação ao intercâmbio de máquinas, pessoas e informações, pode-se dizer que os mesmos existem, mas não de forma sistêmica e planejada. Conclusão: A permanência das empresas no APL se dá pelo relacionamento de amizade e de confiança entre os empresários e que de fato, o arranjo produtivo gere aumento das receitas e vendas, ou seja, sem relacionamento não tem arranjo, e se o arranjo não começar a dar resultados financeiros obtido pelas vendas, não se terá empresas no arranjo.

Trabalho 002

ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS DA FURB E UNIFEBE

Ciel Antunes de Oliveira Filho

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Administração de Materiais; Competências pessoais; Gerente de suprimentos

Este trabalho apresenta um estudo sobre o perfil dos alunos do Curso de Administração da Furb e Unifebe da disciplina Administração de Materiais, bem como, as competências pessoais necessárias para o exercício da função Gerente de Suprimentos. Foram abordados conceitos relativos a posição estratégica desta função na organização e também quais as principais atividades desta área nas organizações. O estudo teve como base a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). As respostas dos alunos foram obtidas através da aplicação de questionário específico. As ementas das disciplinas foram estudadas e foram constatadas algumas oportunidades de melhoria para adequação, formação e exercício da função. Foram identificadas algumas deficiências e competências como, por exemplo, características de liderança e trabalho sob pressão, que não estão bem desenvolvidas nos alunos. Nota-se também que algumas competências estão diretamente relacionadas à idade e gênero dos alunos.

Trabalho 003

O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIFEBE E A PREPARAÇÃO DO GESTOR EMPRESARIAL ÉTICO E SOLIDÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA

Nilton Bruno Tomelin

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Ética; Solidariedade; Gestor empresarial

A formação acadêmica não é apenas uma etapa na vida acadêmica do sujeito, mas um momento de possibilidades, discussões e (re)construções de posturas e atitudes. O Curso de Administração da UNIFEBE assume o compromisso de oferecer conhecimentos agregados de valores como ética e solidariedade. Assim, não se está formando apenas um administrador burocrata e técnico, mas um sujeito capaz de compreender a diversidade que o cerca. Este breve trabalho busca demonstrar a sensibilidade dos acadêmicos à questão ambiental e a multiplicade de discussões possíveis. Além disso, há que se inserir nelas, valores essenciais que transformam um administrador num gestor empresarial, com percepção aguçada às novas demandas que a história nos impõe. Nota-se que há por parte dos acadêmicos uma flagrante preocupação em torno do referido processo, tendo em vista o fato de que este nível de discussão é inerente a qualquer profissional que deseje consolidar-se. A multiplicidade de opiniões e a diversidade de concepções permite que se estabeleça um diálogo amplo de (re)significação do sentido e da função sócio-ambiental do gestor empresarial.

Trabalho 004

ADMINISTRADOR FINANCEIRO: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA

Israel Izaias Jasper; Jocimari Tres Schroeder

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Pesquisa e ensino; Funções do administrador financeiro; Competências do administrador financeiro.

Trata-se de uma pesquisa realizada pelos acadêmicos da 5a. fase de administração (período noturno) do Centro Universitário de Brusque - Unifebe, na disciplina de Administração Financeira e Orçamento I. A pesquisa teve como objetivo geral conhecer o cotidiano do gestor financeiro. Foi utilizado o método survey com o objetivo exploratório. Neste tipo de survey segundo Richardson (1999), pode ser utilizada uma amostra não necessariamente representativa. Foram entrevistados, durante o mês de agosto de 2007, 10 administradores financeiros de pequenas, médias e grandes empresas de diferentes segmentos em Brusque e região. Foi utilizado um questionário com perguntas abertas. Os resultados demonstraram que independente do porte e segmento da empresa o administrador financeiro enfrenta em seu cotidiano vários desafios e incertezas. A pesquisa possibilitou principalmente articular e estimular as discussões realizadas em sala de aula sobre as funções e os desafios do administrador financeiro no século XXI.

Trabalho 005

ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA SANCRIS LINHAS E FIOS LTDA

Maria Elisa Pavan; Günther Lother Pertschy

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Organização; Comunicação; Comunicação organizacional; Sancris

Linhas e Fios Ltda.

Considerando a importância da comunicação dentro das organizações e sua contribuição para o bom desempenho das atividades, este trabalho busca auxiliar essa atividade dentro da empresa Sancris Linhas e Fios Ltda. Para tal, o objetivo desse trabalho foi analisar o atual sistema de comunicação da empresa. Primeiramente, foi apresentada a fundamentação teórica, conceituando a organização e a comunicação. Posteriormente, um instrumento de coleta de dados foi aplicado junto aos funcionários da empresa e os dados foram tabulados em gráficos seguidos por análises e interpretações sobre os resultados obtidos. O levantamento dessas informações possibilitou o conhecimento real da comunicação na empresa, foi possível obter a visão dos funcionários a respeito da comunicação, constatar pontos fracos e fortes, e propor melhorias. Uma das principais conclusões obtidas durante este trabalho foi o entendimento do importante papel que a comunicação desempenha dentro das organizações, podendo colaborar de forma esplendorosa nos resultados da empresa.

Trabalho 006

FATORES MOTIVACIONAIS PARA OS PROFISSIONAIS DE COSTURA DO CLUSTER TÊXTIL DA REGIÃO DE BRUSQUE

Gisela Cristina Munch; Marcelo Recktenvald Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Fatores motivacionais; Profissionais de costura; Cluster têxtil; Brusque

Existe uma preocupação dos empresários do setor têxtil de Brusque e região com a rotatividade dos profissionais de costura. Paradoxalmente, há uma carência por costureiras mesmo existindo desemprego. Por meio de um método qualitativo-quantitativo de caráter explicativo, o objetivo desta pesquisa foi analisar os fatores motivacionais dos profissionais de costura de Brusque e região, identificando os fatores de rotatividade e atratividade. No primeiro momento, por meio de questionários aplicados a um grupo de foco dos profissionais de costura, foram identificados os fatores motivacionais considerados mais relevantes, que consistem em: salário, reconhecimento, organização da atividade; habilidade no trabalho (saber fazer), amizades, conforto. Após caracterizar o perfil do público pesquisado, baseado no modelo Kano, identificou-se os fatores motivacionais considerados de utilização obrigatória pelos empregadores, para evitar a rotatividade de pessoal, e também para promover a atratividade de novos profissionais. Os dados da pesquisa revelaram o perfil dominante dos profissionais de costura: mulheres com renda entre R$ 350,00 e R$ 700,00, que gostam da profissão. A pesquisa demonstrou carência de atratividade profissional nas atividades operacionais do setor têxtil. Em uma análise que correlacionou importância e desempenho, observou-se que o ítem “salário” pode ser considerado o ponto crítico, uma vez que as empresas remuneram em valor abaixo da expectativa dos profissionais do setor, sendo o principal fator que explica a rotatividade. Os demais fatores motivacionais pesquisados não se caracterizaram como atrativos nem obrigatórios, o que significa que não são responsáveis pela rotatividade nem atratividade de profissionais. A pesquisa foi subsidiada pelo Programa de Bolsas de Pesquisa, do Artigo 170 da Constituição Estadual e regulamentado pela Lei Complementar Estadual nr. 281/05, de 20/01/05, alterada pela Lei Complementar Estadual nr. 296/05, de 25/07/05.

Trabalho 007

SAÚDE FINANCEIRA: NÃO SÃO DESTINO E QUESTÃO DE ESCOLHA

Cristina Melim Petrelli

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected] Palavras – Chave: Saúde financeira; Educação; Finanças.

A cada dia, a medicina e outras ciências que se dedicam a melhorar a qualidade da vida humana reconhecem a importância dos cuidados complementares para o bem-estar do ser humano. Neste bem estar podemos identificar duas vertentes importantes: Educação Alimentar e Educação Financeira. Estes dois eixos são as mais recentes e nobres aliadas do homem moderno. Enquanto a primeira relaciona-se com a saúde do corpo, a Educação Financeira está associada à tranqüilidade do espírito e da cabeça. Encontramos com muita facilidade em nosso dia a dia, revistas, sites, livros, entrevistas que tentam auxiliar as pessoas na tão famosa “educação financeira”. Em quase todas as pesquisas sobre qualidade de vida as pessoas apontam as preocupações com o dinheiro entre as que mais influenciam no seu nível de estresse. E os estresses como apontam especialistas, é um dos fatores mais daninhos à saúde. Isso é possível ser evitado, ou pelo menos minimizado. É impossível fazer um planejamento sem organização. O primeiro passo é saber qual a sua real situação financeira (organização), para depois, consciente de seus objetivos, estabelecer um planejamento. Qualquer tentativa de um planejamento desorganizado comprometerá a busca de seus objetivos. O melhor caminho é a Educação Financeira. Afastar os maus hábitos como o uso (abusivo) do cheque especial e do cartão de crédito, eliminar os crediários e todas as formas de endividamento que sugam parte da renda das pessoas que gastam fortunas no pagamento de juros e não conseguem guardar nenhum centavo para o seu futuro. Estabelecer um orçamento pessoal com limites para cada tipo de despesa, manter controle sobre fontes de receitas e despesas, buscar fontes alternativas de renda e aprender mais sobre investimentos complementarão as medidas iniciais para a grande virada. Saber o que ajuda e o que prejudica a saúde financeira é tão importante como saber o que faz bem e o que faz mal para o corpo. Respeitar isso e criar bons hábitos contribuirá decisivamente para melhorar a saúde financeira. Saúde financeira não é destino, é questão de escolha.

Trabalho 008

ANÁLISE DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS IMPLEMENTADAS EM UMA REDE DE EMPRESAS AGLOMERADAS TERRITORIALMENTE

Bárbara Silvana Sabino; Valmir Emil Hoffmann Centro Universitário de Brusque – Unifebe; Universidade do Vale do Itajaí - Univali

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Estratégia; Inovação; Aglomerados.

Esse artigo apresenta os resultados de um estudo sobre as inovações implementadas por micro e pequenas empresas (MPEs) aglomeradas territorialmente da indústria de confecções têxteis do vestuário. Além de identificar as inovações tecnológicas implementadas, ele tem como objetivo analisar os níveis de profundidade das mesmas, bem como seus impactos nas áreas técnica e social das organizações. Para este propósito, fundamentou-se com teorias sobre redes, inovações e informações do setor do vestuário. A pesquisa foi aplicada no município de Brusque/SC que faz parte de um dos maiores pólos têxteis do país. O método escolhido foi quantitativo com cunho descritivo, através da análise de uma base de dados existente. A amostra foi composta por oitenta e cinco das cento e quarenta MPEs afiliadas à Associação das Micro e Pequenas Empresas da cidade e foi formada por conveniência. A análise dos dados apontou que as inovações tecnológicas implementadas, na visão dos gestores, dizem respeito às máquinas e equipamentos e as áreas técnicas das empresas são as que apresentaram maior número de inovações tecnológicas. Chama a atenção o fato de que somente 11% das empresas implementaram apenas inovações tecnológicas, quando associadas apenas a mais um tipo, não se associam a inovação de processo produtivo.

Trabalho 009

PERCEPÇÃO DOS JOVENS BOTUVERAENSES COM RELAÇÃO A ATIVIDADE AGRÍCOLA COMO GERAÇÃO DE RENDA E OCUPAÇÃO DE

MÃO-DE-OBRA

Ana Paula Maestri; Edegar Becker

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Administração rural; Jovens rurais; Gestão agrícola

O êxodo rural aumenta a cada ano e entre os que abandonam a vida rural, em sua grande maioria, são os jovens. Este contexto é motivado pela falta de entusiasmo e visão de crescimento dos jovens em relação a atividade agrícola. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos jovens botuveraenses quanto a atividade agrícola como forma de ocupação de mão-de-obra e geração de renda. Para atender esse objetivo elaboraram-se questionários específicos, um direcionado aos jovens do ensino médio do município de Botuverá e outro dirigido aos jovens botuveraenses matriculados em curso superior de administração no município de Brusque. Constatou-se que a visão que os jovens de ensino médio têm em relação aos jovens rurais é que a falta de opção os mantém na atividade. A maioria destes jovens afirmaram que não gostariam de trabalhar na agricultura, mas reconheceram a importância da mesma para o fornecimento de alimentos; bem como destacaram a importância que a educação possui na vida do campo. Todos os jovens que cursam administração afirmaram que um curso superior em administração é essencial para a exploração agrícola como atividade econômica. A pesquisa mostrou que existe muito preconceito dos jovens em relação a atividade agrícola e também a necessidade de conhecimento técnico e administrativo para explorar a atividade com êxito.

Trabalho 010

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA GRÁFICA E EDITORA MKM LTDA

Leoberto Verwiebe; Edegar Becker

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Planejamento estratégico; Ambiente; Organização

Este trabalho foi realizado na empresa Gráfica e Editora MKM Ltda, localizada no município de Brusque – SC que atua como fabricante de embalagens, encartes, tags e peitilhos. O objetivo da realização do mesmo foi de analisar os processos organizacionais e propor a construção de um Planejamento Estratégico para a organização. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a utilização de pesquisas através de entrevistas não estruturadas com os funcionários da empresa, clientes e fornecedores. Alguns dos resultados mais relevantes foram: a ampliação da participação no mercado; o aumento do faturamento; a elevação do nível de satisfação dos clientes; melhoria da agilidade e da eficiência dos processos produtivos e de entrega de produtos. A realização da pesquisa possibilitou a clara identificação que, a cada negociação aumentam as exigências de mercado. Notou-se que o mercado global tem um futuro desafiador, em que as organizações deverão adaptar-se às mudanças para atender as necessidades de seus clientes.

Trabalho 011

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA VINHOS GIROLA

Marcos Eduardo Minatti; Edegar Becker

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Planejamento estratégico; Informação; Ambiente

O presente trabalho se desenvolveu-se na empresa Vinhos Girola, localizada na comunidade de Vígolo, município de Nova Trento. O objetivo do trabalho foi a elaboração de uma proposta de Planejamento estratégico para a empresa. No sentido de direcionar a coleta de informações foi adotada a pesquisa exploratória, pois permite ao pesquisador maior envolvimento com o tema abordado. Para a obtenção dos dados necessários foram realizadas entrevistas com os funcionários, que puderam expressar suas opiniões, críticas e sugestões. Findando as análises das informações apuradas uma das propostas sugeridas foi a ampliação de mercado da empresa, objetivando o crescimento intensivo, através do aumento das vendas para os clientes atuais e reativação dos inativos. A pesquisa serviu como alerta, pois os processos organizacionais pareciam estar em ordem mas, a análise dos do ambiente permitiu identificar as ameaças e os pontos fracos que a circundavam, além dos pontos fortes e oportunidades não aproveitados.

Trabalho 012

ANÁLISE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DOS ASPECTOS ERGONÔMICOS

Valter Elias Schlindwein; Edegar Becker

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Ergonomia; Conforto; Espaço

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada pelos acadêmicos do curso de Administração, no primeiro semestre de dois mil e seis. Teve por objetivo geral estudar a parte organizacional das empresas brusquenses, atendendo alguns objetivos específicos: traçar um perfil das empresas envolvidas; analisar aspectos organizacionais baseados nas principais características ergonômicas como: iluminação, espaço físico, organização e conforto. A amostra foi composta de um por cento do universo, o que é aceitável para pesquisas dessa natureza, escolhida de forma aleatória não proporcional. A coleta de dados foi realizada pelos acadêmicos, utilizando o questionário como instrumento de coleta de informações. Os dados levantados foram tabulados e apresentados na forma de tabelas e gráficos para facilitar a compreensão e análise. Ao término da pesquisa observou-se que a maioria das empresas apontam a falta de espaço como o principal problema ergonômico. Outras apontaram problemas como iluminação deficiente, falta de organização dos espaços, entre outros. Os resultados dessa pesquisa mostraram-se úteis para os administradores poderem direcionar a sua atenção na organização dos processos que é de suma importância para a competitividade das organizações empresariais.

Trabalho 013

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE - SC

Pámela Jordan; Edegar Becker

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Gestão ambiental; Água; Efluentes.

O presente trabalho foi realizado no município de Brusque/SC com o objetivo de analisar a percepção dos empresários em relação ao meio ambiente. Foram analisadas informações quanto a utilização dos aspectos ambientais, tais como: água, energia, recursos naturais não renováveis e quais os impactos causados ao meio ambiente pela geração de efluentes líquidos, sólidos e ruídos. Para auxiliar o levantamento de informações utilizou-se um questionário que foi enviado a 43 empresas. As informações obtidas foram organizadas em forma de tabelas e gráficos para facilitar o entendimento. Alguns resultados mostraram que a emissão de ruídos está controlada apesar do custo das ações para amenizá-lo; o consumo de água é cada vez mais preocupante, principalmente devido a sua escassez. A pesquisa foi fundamental no sentido de avaliar e compreender a problemática ambiental referente ao consumo dos recursos naturais e aos impactos decorrentes. Para os acadêmicos as informações são importantes, visto que a temática está diretamente ligada a abertura de novos empreendimentos bem como à manutenção dos já existentes.

Trabalho 014

A FILOSOFIA COMO CONHECIMENTO APLICADO

Marcos Gomes da Silva

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: atuação profissional; formação humanística; civilização ocidental

O termo “Filosofia” é aqui empregado como representativo das obras clássicas dos grandes filósofos. As demais obras sobre a Filosofia em geral (em qualquer sentido que se aplique o termo “sobre”), por mais notórias e importantes que possam ser para a sua consolidação, são consideradas secundárias e não expressam o conhecimento filosófico por excelência. Aquilo, pois, que, em seu mais alto grau, entendemos como fundamentos filosóficos está encerrado nas obras clássicas dos grandes filósofos. Neste sentido, vislumbramos três empregos (usos) para a Filosofia: 1. Enquanto corpus teórico, a Filosofia resulta em conhecimento empregado como instrumento ou recurso para a atuação profissional. Ou seja, a Filosofia corresponde a um corpo de conhecimentos recorrentes. Sempre que o profissional necessitar de aprofundamento sobre determinados temas ou de orientação sobre determina situação vivida em sua profissão, ele poderá recorrer à Filosofia, haja vista que, para o tratamento de certas questões profissionais ele encontrará os fundamentos correspondentes somente na Filosofia. 2. Ao lado de outras grandes áreas como Teologia, Mitologia, Arte, Ciência, Literatura, a Filosofia constitui-se num corpus teórico indispensável à formação humanística do profissional. Podemos entender a expressão “formação humanística” como: a) Conhecimento Geral; b) Humanidades; c) Clássicos da Teologia, da Ciência, da Filosofia, da Literatura, da Arte, etc. A formação humanística corresponde, desse modo, a uma exigência de aprimoramento profissional. 3. Enquanto um dos componentes decisivos da constituição da Civilização Ocidental, a Filosofia, junto, portanto, com o Cristianismo e a Ciência, determinaram nosso padrão cultural, ou seja, nosso modo de ser no mundo, na sociedade, na empresa, na família, no dia-a-dia (Ocidente). Nossa condição humana (individual, profissional, social) é, portanto, resultante de um modelo civilizatório que tem a Filosofia como um dos seus três elementos constituintes.

Trabalho 015

GESTÃO DA INTELIGÊNCIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Bárbara Silvana Sabino; Daniel Alberto Zen

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Inteligência; Gestão da

Inteligência.

Este artigo faz parte das atividades avaliativas da Disciplina Gestão de Negócios do 8o período do curso de Administração. Ele tem como objetivo identificar diferenças e interseções de Gestão do Conhecimento e Gestão de Inteligência. Para tal fundamentou-se sobre o aporte de Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Gestão da Inteligência e Tecnologias de Informação relativas a Sistemas de Informações. A metodologia aplicada foi de pesquisa qualitativa com cunho descritivo implementada através de pesquisa bibliográfica que indicaram pontos relevantes sobre as temáticas, entre outros está que: esses dois temas, apesar da atualidade, são antigas práticas organizacionais. A Gestão do Conhecimento ganhou maior reconhecimento, mas nas últimas duas décadas a Gestão da Inteligência, também, tem ganho expressivo destaque entre o meio empresarial e o acadêmico - em termos de processos, apesar das duas formas de gestão serem muito semelhantes, a Gestão da Inteligência, antes de compartilhar, executa um processo de avaliação do conhecimento identificado - evidencia-se que em essência, a Gestão da Inteligência perpassa pelo Pensamento Sistêmico de Bertallanfy e pelo monitoramento do ambiente organizacional interno e externo; com o objetivo de gerar maior competitividade - esse monitoramento se dá através de redes de pessoas conectadas por redes de computadores e que alimentam algum tipo de Sistema de Informação Gerencial, cujas informações serão a base para a tomada de decisão nos diversos níveis organizacionais, principalmente no estratégico.

Trabalho 016

INVESTIMENTO NO MERCADO FINANCEIRO: A UTILIZAÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO PARA MAXIMIZAR OS LUCROS DA ROVIAN

LTDA

Jeferson Lana; Jocimari Tres Schroeder

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Mercado financeiro; Gestão de carteiras de investimento/portfólio; Perfil de Investidor.

O mercado financeiro brasileiro tem apresentado grande crescimento e maturação, especialmente a partir de 2003. Com isso, a prática de investimentos financeiros tornou-se mais atraente aos investidores nacionais e internacionais. Acredita-se que o sucesso financeiro de uma empresa esteja diretamente ligado à capacidade de gerir seus recursos. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo geral, compreender as diversas modalidades de investimentos financeiros, considerando os riscos envolvidos, de modo a ampliar as possibilidades de aplicação/retorno dos recursos da empresa Rovian. Para alcançar o objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: apresentar o funcionamento do mercado financeiro; descrever as principais modalidades de investimento financeiro, seus riscos e rentabilidades; identificar o perfil de investidor dos sócios da Rovian; desenvolver um plano de investimentos e simulações que demonstrem a funcionalidade dos investimentos. Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se pelo método de estudo de caso, do tipo exploratório com elementos qualitativos e quantitativos. Na determinação do perfil dos sócios foi utilizada a entrevista com perguntas abertas, como técnica de coleta de dados. Assim, foi identificado o perfil dos sócios como moderado. E, com base no referencial teórico, pôde-se ainda criar simulações de investimentos que ofereceram até 18% de rendimento real líquido ao ano. Assim, concluiu-se que a gestão de uma carteira de investimentos mostra-se capaz de gerar grandes retornos à empresa, desde que observados os cuidados necessários para esta prática. Portanto, por meio dessa pesquisa, foi possível a criação de uma alternativa adicional de investimentos aos sócios da empresa Rovian, focada na maximização dos lucros, independente do faturamento da empresa.

Trabalho 001

IDENTIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO ETICO/FINANCEIRO NO COMERCIO LOJISTA DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO BATISTA

Karine Rodrigues Sestrem; Sergio Sebold

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Comércio; Vendas; Inadimplência.

Atualmente, nenhuma empresa pode manter em seu quadro financeiro um grau

significativo, acima de certos parâmetros de inadimplentes, pois isso coloca seriamente

em risco a sobrevivência do negócio. Apesar de serem tomadas as precauções na hora

da concessão de crédito, quase sempre acaba ocorrendo falta de pagamento e por

conseqüência, prejuízo financeiro para o empresário. Dentro desta perspectiva, a

inadimplência é um fator prejudicial às empresas sendo necessária a análise de suas

causas, a fim de evitar que os índices se elevem. Buscando eliminar esse tipo de fator,

este projeto propõe identificar as causas primárias do alto nível de inadimplência

observadas no comércio lojista da cidade de São João Batista filiado ao CDL. Neste

sentido, procura-se saber como os comerciantes da localidade estão lidando com a

inadimplência e quais são suas tomadas de decisões, a fim de identificar os aspectos

críticos financeiros, decorrentes do tipo predominante de atividades do município, que

possa interagir com as organizações de controle de crédito. Os números estatísticos, por

sua vez, nem sempre permitem verificar as verdadeiras causas da inadimplência, como

também insuficientemente conhecidas. Isto é, se elas são decorrentes de problemas de

desemprego, modismos, ou mesmo má gestão da renda do indivíduo. Por este viés,

buscar entender quais fatores ambientais tem mais influência para a melhoria do

desempenho sócio econômico do município pela diversificação das atividades.

Portanto, é necessário antes conhecê-la bem, identificando quais os fatores que a

ocasionaram. A partir daí, propor medidas de decisão que visem minorar as

conseqüências do alto índice de inadimplência no município em pesquisa.

Trabalho 002

APLICAÇÃO DO MODELO ADAA (AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL AMPLIADO) EM INDÚSTRIAS DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE

Francieli Viviane dos Santos; Denize Demarche Minatti Ferreira

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Modelo ADAA; Indústrias; Município de Brusque; Sustentabilidade.

Introdução: As atividades humanas, em especial as industriais, normalmente causam

prejuízos ao meio ambiente. Observa-se uma perspectiva onde as preocupações

relacionadas ao meio passam de obstáculo a aliada, garantindo que se firme no mercado,

oportunizando visibilidade de negócios. A pesquisa dirigida ao segmento industrial do

município de Brusque, dar-se-á através da aplicação do Modelo ADAA (Avaliação do

Desempenho Ambiental Ampliado). Conforme a ISO 14031:1999, a avaliação do

desempenho ambiental é um processo de gestão interna e oferece informações contínuas

e confiáveis, para verificar se a organização satisfaz a critérios ambientais pré-

estabelecidos. Objetivo: Aplicar o Modelo ADAA a fim de fornecer subsídios para que

as indústrias conheçam aspectos e impactos ambientais decorrentes das atividades

produtivas. Metodologia: A pesquisa avaliará o desempenho ambiental das indústrias a

partir da aplicação do Modelo ADAA, elaborado nos princípios de sustentabilidade e

disponível em versão digital (ADAA_Vers_2.6.xls). O Modelo apresenta questões

elaboradas e aplicadas referentes à gestão do meio natural. Resultados: Espera-se que a

aplicação do Modelo ADAA permita que a organização verifique seu estado atual e de

posse dos resultados projete ações futuras. Assim, as empresas que tem preocupações

ambientais elevam sua competitividade e podem melhorar sua imagem junto aos

consumidores, mais conscientes, exigentes e bem informados a respeito dos efeitos e

dos processos produtivos ambientalmente saudáveis. Conclusão: A proposta avaliará o

desempenho de indústrias do município de Brusque, tendo em vista contribuir com a

preservação do meio ambiente. Diante dos resultados, e sabendo-se da necessidade de

preservação dos recursos naturais, será possível que se dê, de forma consciente,

continuidade às atividades produtivas baseadas na sustentabilidade ambiental.

Trabalho 003

GANÂNCIA E DESIGUALDADE SOCIAL

Andréia Schwertner; Gizele Aline Corrêa; Everaldo da Silva

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Dinheiro; Ganância; Individualismo; Mercadoria.

Neste artigo, abordamos a ganância das pessoas pelo dinheiro e o quanto elas sentem-se

satisfeitas com o mesmo. Na primeira parte, discutimos sobre a sociedade, o sistema

capitalista e como as pessoas agem mediante este sistema. Em seguida, teorizamos a

questão do consumo na sociedade à luz do pensamento marxista, concentrando-se no

dinheiro, fruto da ganância de algumas pessoas por bens materiais. Verificamos que no

hodierno, muitas pessoas valorizam o poder, a exuberância e o individualismo, podendo

às vezes prejudicar a si mesmas. Finalmente, analisamos o quadro dos bilionários no

Brasil, fazendo uma discussão em prol da Igualdade Social, apontando o excesso de

poder e dinheiro nas mãos de poucos e a miséria e indignação nas mãos de muitos.

Trabalho 004

VIOLÊNCIA E PUNIÇÕES SEVERAS

Francine Caroline Araldi; Kelly Huber; Everaldo da Silva

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Violência; Pena de morte; Punições severas; Constituição.

O trabalho abordou a pena de morte, que é um meio de punição utilizado a muito tempo

como forma de defender a sociedade e inibir futuros criminosos de cometer graves

crimes. A pena de morte já foi utilizada em muitos países, alguns ainda adotam, por

exemplo, os EUA, a China, o Afeganistão e, outros já aboliram, como é o caso das

Filipinas. Geralmente a pessoa condenada não é executada imediatamente, ela fica

esperando no “corredor da morte” por meses aguardando a sentença definitiva. No

Brasil, a pena de morte é proibida pela Constituição Nacional dos Direitos Humanos,

sendo aplicada somente em caso de guerra. Para a prática da execução são utilizados

vários métodos. Antigamente as mais conhecidas eram a fogueira, o fuzilamento e a

guilhotina. Atualmente, é a injeção letal e a cadeira elétrica. Concluí-se que, mesmo

existindo a pena de morte, a criminalidade não diminui, em vez de eliminar o indivíduo

da sociedade, deveríamos adotar punições mais rígidas e que, efetivamente, fossem

cumpridas e adotadas para todos os tipos de criminosos.

Trabalho 005

COMUNICAÇÃO ORAL: UM ESPAÇO FAVORÁVEL À VARIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA PADRÃO

Hiasmin Mayan Carvalho; Márcia Maria Junkes

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: comunicação oral; Pronome se; Variação

A comunicação oral é a mais utilizada nas relações pessoais e profissionais.

A Língua Portuguesa apresenta uma norma padrão para a comunicação escrita; que

mem sempre tem o mesmo efeito na comunicação oral. No entanto, essa variação é

aceitável, pois sabe-se que há a gramática da língua escrita e a gramática da língua

falada. O objetivo dessa pesquisa é averiguar como vem se comportando na

comunicação oral o tradicional paradigma do pronome oblíquo “se”. Segundo a

gramática normativa o pronome “se” tem várias funções e, entre elas, a de proporcionar

coesão aos enunciados como, por exemplo: “ João estava com muita pressa, então

vestiu-se rapidamente e ligou para um táxi.” No paradigma pronominal o pronome “se”

faz referência, com maior freqüência à terceira pessoa - ele/a, eles/as.

Os dados para essa pesquisa foram coletados através de entrevistas espontâneas com

informantes jovens e adultos, da cidade de Nova Trento/SC, de três diferentes níveis de

grau de instrução: ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. A hipótese

levantada para a questão é a de que os informantes com menos escolaridade

produzissem o pronome “se” com mais desvio da norma padrão. O resultado das

gravações, no entanto, mostraram que a hipótese não se confirmou com aquele

contingente de informantes, pois os entrevistados com ensino superior e médio foram os

que mais transgrediram a norma padrão, produzindo expressões orais como: “...nós se

conhecemos...”; “... até que se acostumamos...”; “...a gente foi crescendo e começou a

se olhar...” Outros estudos já observaram essas ocorrências. Os falantes, por vezes,

utilizam o pronome "se" no lugar do pronome "nos".Pode-se preliminarmente concluir

que o grau de instrução não foi a prerrogativa para a produção oral do pronome “se”

segundo a norma padrão da língua. E, como a língua sempre está em processo de

variação e mudança, é provável que essa variação seja mais ais influenciada por fatores

culturais ou sociais.

Trabalho 006

OS PIONEIROS DA EFICIÊNCIA: HISTÓRIA DAS SUAS VIDAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Aline Schork; Marcelo Recktenvald

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Biografias; Pioneiros; Eficiência; Administração Científica

A Administração Científica é considerada a primeira teoria administrativa validada

cientificamente, surgida e disseminada no início do século passado a partir dos trabalhos

de Frederick Taylor. Suas idéias consistiam basicamente na adoção de métodos

racionais e padronizados, com máxima divisão de tarefas da produção para atingir a

eficiência. Outros autores, ao constituírem a American Society of Mechanical Engineers

(ASME), compartilharam do movimento científico e também contribuíram

profundamente com a administração, defendendo idéias similares, complementares, e

até mais evoluídas. Dentre esses nomes, podem ser destacados: Henry Gantt, Carl

Barth, Frank Bunker Gilbreth, Lillian Moller Gilbreth, Harrington Emerson, Morris

Cooke. Os integrantes deste grupo podem ser chamados de pioneiros da eficiência.

Pode-se mencionar o seguinte problema de pesquisa: Quais as similaridades e quais as

diferenças entre as idéias dos pioneiros da eficiência? O objetivo geral desta pesquisa

será: analisar os princípios científicos defendidos pelos pioneiros da eficiência. Os

objetivos específicos serão: descrever a biografia dos principais vultos da Teoria

Científica; listar as obras publicadas por cada um; sintetizar as idéias dominantes de

cada autor, que compõe os princípios científicos; comparar as diferentes perspectivas, a

partir de uma análise de similaridade, complementaridade, e contradição.

Este estudo deverá ser de natureza teórica, uma vez que o método a ser utilizado se

baseará em análises documentais e/ou bibliográficas, que o caracterizarão como

pesquisa qualitativa. A entrega do relatório final está prevista para março de 2008.

Este projeto de pesquisa é subsidiado com recursos do Programa de Bolsas de Pesquisa,

contemplado pelo Artigo 170 da Constituição Estadual e regulamentado pela Lei

Complementar Estadual nr. 281/05, de 20/01/05, alterada pela Lei Complementar

Estadual nr. 296/05, de 25/07/05.

Trabalho 001

ANÁLISE DE BALANÇO ATRAVÉS DE ÍNDICES PADRÃO

Eliheli Pereira Rodrigues Marchi

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Análise; Balanços; Demonstrações Contábeis

Através das informações contidas nas Demonstrações Contábeis, pode-se verificar a

situação econômica, financeira e patrimonial das empresas. O objetivo geral do presente

trabalho acadêmico é elaborar índices padrão para as empresas do ramo do vestuário e

calçadista. O objetivo da pesquisa não é analisar a situação das empresas do setor, mas

sim, demonstrar como podem ser calculados e utilizados os índices padrão para se fazer

essa análise. A metodologia utilizada no estudo consiste num primeiro momento, de

uma revisão bibliográfica, para fundamentar o tema da pesquisa. Na seqüência utiliza-se

de uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, onde são analisadas as

Demonstrações Contábeis dessas empresas, que possuem ações negociadas na Bovespa.

Os resultados da pesquisa mostram que, para a obtenção dos índices padrão, deve-se ter

o cuidado de excluir algumas empresas com PL negativos, pois os mesmos podem

distorcer o resultado dos índices padrão. Além disso, a utilização da escala de

classificação deve ser cuidadosa, pois há indicadores com classificação ascendente e

outros com classificação descendente. Conclui-se que a utilização dos índices padrão

facilita o trabalho do analista, sendo que o modelo apresentado neste trabalho pode ser

utilizado por empresários, estudantes e por outros pesquisadores.

Trabalho 002

FRAUDES CONTÁBEIS: AS RESPOSTAS DA CONTABILIDADE

José Carlos de Souza

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Contabilidade Criativa; Fraudes Contábeis; Contabilidade Gerencial

Os escândalos contábeis ocorridos nos Estados Unidos e em alguns países da Europa

entre 2002 e 2005 trouxeram à tona problemas quanto à qualidade das informações

contábeis divulgadas por algumas empresas americanas e européias. As práticas

utilizadas em algumas destas fraudes são corretas em relação à teoria contábil, no

entanto sua utilização com o objetivo de alterar as informações contábeis divulgadas aos

seus usuários é condenável. O objetivo deste artigo é realizar uma análise em algumas

fraudes corporativas ocorridas no mundo de 2002 a 2005, enumerar as providências

tomadas pelos órgãos competentes nos Estados Unidos para evitar a ocorrência de

novas fraudes. Para alcançar o objetivo do trabalho foi realizada uma pesquisa

exploratória. Constatou-se com a pesquisa que, em função das fraudes ocorridas, os

órgãos reguladores da contabilidade nos Estados Unidos e alguns países Europeus os

órgãos competentes se apressaram em criar novos dispositivos visando evitar a

ocorrência de novas fraudes.

Trabalho 003

A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA EVIDENCIAÇÃO DOS CUSTOS DE ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS NA EMPRESA RC

CONTI INDÚSTRIA COMÉRCIO E CONFECÇÃO LTDA

José Carlos de Souza; Daniella Fernanda Barbosa

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial; Rotatividade; Funcionários

O município de Brusque/SC, que é conhecido como cidade têxtil, dispõe de uma grande

oferta de trabalho nas indústrias e confecções. Essa demanda por funcionários, é um dos

motivos que ocasiona um elevado índice de rotatividade de funcionários nas indústrias

de confecção da região. Apesar dos índices de rotatividade ser objeto de estudo da área

de planejamento e controle da produção, acredita-se que a evidenciação dos custos

envolvidos nesse processo possa ser feita de maneira mais clara e precisa pela

contabilidade gerencial. Este trabalho tem como objetivo principal, propor um modelo

de relatório gerencial que evidencie o custo de rotatividade de funcionários em

empresas do ramo de confecções. Em um primeiro momento, utilizou-se de uma

pesquisa bibliográfica a fim de fundamentar o estudo dos índices de produtividade e

rotação dos funcionários. Na segunda etapa do trabalho, realizou-se um estudo de caso

na empresa RC Conti Indústria Comércio e Confecção Ltda., na cidade de Brusque/SC.

Com o intuito de colaborar com a organização, foi desenvolvido e proposto um modelo

de relatório gerencial que evidencia a relação entre o índice de rotatividade de

funcionários e o índice de produtividade da empresa.

Trabalho 004

ESTRATÉGIAS DE MARKETING ADOTADAS NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR TÊXTIL, SEGMENTO DE MALHARIA, DA

MICRORREGIÃO DE BRUSQUE, DO ESTADO DE SANTA CATARINA ¬ BRASIL

Rogério Adilson Lana; Juarez Perfeito; Oscar Dalfovo

Centro Universitário de Brusque – Unifebe; Universidade Regional de Blumenau – Furb

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Marketing; Estratégia; Setor Têxtil.

O presente artigo visou identificar os principais processos estratégicos de marketing que

os executivos de pequenas e médias empresas do setor têxtil da microrregião de

Brusque-SC utilizam para atingir seu público-alvo. Para o desenvolvimento abordou-se

o modelo de Processos Estratégicos de Marketing, desenvolvido por Hooley, Saunders e

Piercy (2001). Quanto aos procedimentos metodológicos utilizou-se para a obtenção dos

dados primários a pesquisa descritiva-quantitativa e adotou-se o modelo do

questionário, com perguntas fechadas. Os dados secundários foram obtidos por meio de

livros, jornais, revistas, artigos e trabalhos científicos em geral, que discorrem sobre a

questão em investigação. Na conclusão apresentam-se os principais processos

estratégicos de marketing utilizados pelos executivos, tais como: controlam a qualidade

dos produtos, oferecem serviços de apoio ao produto, desenvolvem produto em parceria

com clientes, analisam o desempenho dos produtos ou linhas de produtos, possuem

objetivos que norteiam/orientam a política de preço , realizam varias ajustes com

relação aos representantes de vendas, acompanham e controlam a performance de

atuação de atacadistas e varejistas, divulgam e promovem os produtos via comunicação

e investem em atividades de relações públicas, entre outros. Por outro lado identificam-

se, também, as principais deficiências encontradas nas praticas de marketing não

utilizadas pelos mesmos, as quais foram comparadas com as praticas de marketing

recomendadas pelos autores.

Trabalho 005

AVALIAÇÃO PROCESSUAL: É POSSÍVEL SEM PLANEJAMENTO?

Katia Simone da Silva; Everaldo da Silva

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Ensino Superior; Avaliação Processual; Planejamento Educacional;

Plano de Ensino.

A avaliação processual da aprendizagem continua sendo uma discussão atual, sendo

comum associarmos essa questão às discussões a respeito do planejamento educacional.

No ensino superior não deve ser diferente. Esse artigo tem como objetivo demonstrar

que o sucesso de um plano de ensino está na coerência entre as diversas fases do

planejamento e a execução do trabalho didático. Dessa forma, o professor, ao construir

seu plano de ensino deverá buscar uma harmonia entre a definição de objetivos, a

seleção dos conteúdos e a escolha da metodologia para que a avaliação processual possa

efetivamente se realizar.

Trabalho 001

APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO COMO ESTRATÉGIA EM SERVIÇO

Rogério Adilson Lana; Hannelore Nehring

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Gestão; Conhecimento; Serviços; Informação; Qualidade

O presente artigo trata da gestão do conhecimento como marco primordial para a sobrevivência das empresas, sejam elas de instâncias públicas ou privadas, em específico as que prestam serviços. Tem-se um breve retrospecto da evolução da humanidade e da tecnologia, chegando ao século XXI. A transformação dos empregos e a capacidade das organizações de assimilarem e gerenciarem o conhecimento, transformando-o em um bem ativo. Uma abordagem sobre a concorrência e o futuro das empresas é feita. Fala-se da capacidade do ser humano em evoluir, criar e recriar e a importância da formação contínua para o desenvolvimento das competências no coletivo. Trata-se sobre os serviços e a gestão do conhecimento como forma de melhorar a qualidade dos mesmos. O conhecimento das pessoas, numa economia intensiva em conhecimento, adquire características de um bem valioso, às vezes escasso, mas que idealmente deve ser compartilhado. São muitos os sinais de que o conhecimento se tornou o recurso econômico mais importante para a competitividade das empresas e dos países. Daí conquistar o cliente para compartilhar conhecimento é o objeto de estudo, onde se descorre sobre o conhecimento propriamente dito, sobre capital intelectual, sobre capital do cliente e finalmente sobre Marketing de Relacionamento, contrapondo deste os conceitos de Endomarketing e Pós-Marketing, bem como as principais ferramentas de marketing utilizados para o compartilhamento do conhecimento com o cliente.

Trabalho 002

A GESTÃO DE RISCOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Célia de Souza

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Gestão de Riscos; Instituições de Ensino Superior; Controles Internos.

Introdução: As instituições de ensino superior – IES, como entidades com características peculiares, estão inseridas em um mercado que apresenta-se cada vez mais dinâmico e onde a concorrência é fator de grande preocupação. A competição é um exemplo inequívoco de que uma IES, como qualquer entidade, também enfrenta riscos à continuidade de seus negócios. Tem-se como definição de risco a possibilidade de ocorrência de um evento adverso para uma determinada situação esperada. As entidades precisam assumir e gerenciar riscos para gerar valor a seus acionistas (shareholders) ou interessados. Objetivo: O objetivo geral deste estudo é analisar e descrever a gestão de riscos nas IES do Estado de Santa Catarina, tendo como objetivos específicos: averiguar se as IES do Estado de Santa Catarina possuem um sistema de gestão de riscos; identificar quais são os riscos considerados mais importantes para as IES. Metodologia: A pesquisa desenvolvida utiliza-se do método quantitativo e de corte seccional. Quanto aos objetivos, a pesquisa é do tipo descritiva, tendo como população os 5 Centros Universitários e as 12 Universidades do Estado de Santa Catarina. Conclusão: O estudo realizado propôs-se a analisar e descrever a gestão de riscos nas IES do Estado de Santa Catarina. Procurou-se averiguar se as IES do Estado de Santa Catarina possuem um sistema de gestão de riscos. Os resultados apontaram 69% das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina não adotam nenhum sistema de gestão de riscos. Buscou-se também identificar também quais os riscos que são considerados mais importantes para as IES, a pesquisa demonstrou que o risco considerado mais importante pelos gestores das IES é o risco estratégico, com uma média de 3,71, seguido do risco financeiro com a média 3.

Trabalho 003

UMA ANÁLISE DOS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO CENTRO

UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

José Carlos de Souza; Ana Carina Dalcastagne

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Ciências Contábeis; Metodologia de Ensino; Ensino

O profissional contábil, ao chegar ao mercado de trabalho precisa estar preparado para exercer as várias funções que lhe são atribuídas dentro de uma organização. Assim, a função de formar profissionais que além, do conhecimento técnico, possuam habilidades e competências que possam auxiliar no processo de gestão e controle das entidades deve ser encarada como tarefa dos cursos de graduação em Ciências Contábeis. A formação de profissionais preparados para enfrentar o competitivo mercado de trabalho representa um desafio para as instituições de ensino. É preciso identificar e aplicar técnicas de ensino que desafiem o aluno a pensar de forma crítica e participar ativamente do processo de tomada de decisão. Esse trabalho pretende analisar as técnicas utilizadas pelos professores do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do referido curso bem como da formação do profissional contábil.

Trabalho 004

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA COMO ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES NO USO DE FERRAMENTAS DE APOIO NA TOMADA DE

DECISÕES

Hannelore Nehring; Rogério Adilson Lana

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

Palavras-chave: Inteligência Competitiva; CRM; BSC.

O que difere uma organização de alto crescimento de sua concorrente de desempenho mais modesto é a estratégia utilizada. Os executivos das empresas que mais crescem adotam a inovação, a diversificação, a aquisição como estratégia para crescer, enquanto os gerentes de menor êxito preferem esquemas convencionais e limitados, ou seja, aqueles cujo único foco é manter-se à frente da concorrência. Sabe-se que a maioria das empresas conhece o que querem alcançar. Para alcançar este indicador os gerentes buscam algo que possam auxiliar na tomada de decisão; fazendo com que estas empresas passam a ter uma estratégia mais estruturada para realmente atender as necessidades de seus clientes. Porém, o objetivo final nem sempre é alcançado em função dos detalhes que o caminho a percorrer exige. Para isso utilizam-se determinadas ferramentas de apoio, a ponto de a empresa gerar referenciais internos e externos de crescimento. Sendo assim, a Inteligência Competitiva - IC, o Customer Relationship

Management – CRM e o Balalanced Scorecard - BSC formam um conjunto importante para a tomada de decisões nas organizações por tratar-se de ferramentas auxiliadoras destas, expandindo ao máximo os limites das empresas que as adotam. Esta expansão esta diretamente ligada principalmente no processo decisório de avaliar os resultados destas ferramentas que poderão mostrar de uma forma mais eficaz como está a empresa em relação ao seu negócio e o que difere esta empresa de seu concorrente. Todos estes resultados servirão para uma análise micro e macro do mercado onde a empresa está inserida. Tais recursos, caso utilizados corretamente e (re) dimensionados ao foco certo, contribuirão para a disseminação de inovação e desenvolvimento organizacional, alcançando os objetivos almejados pelas organizações.

Trabalho 001

A EVOLUÇÃO RECENTE DOS SISTEMAS PRODUTIVOS REGIONAIS DE SANTA CATARINA

Diego Boelhke Vargas; Ivo Marcos Theis; Tatiane Ap. Viega Vargas

Universidade Regional de Blumenau - FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Sistemas Produtivos Regionais; Desenvolvimento Regional;

Planejamento Regional; Santa Catarina

Introdução: A abertura da economia brasileira e os esforços visando inserir o sistema

produtivo nacional na economia capitalista globalizada, entre fins dos anos oitenta e

início dos noventa, provocaram efeitos negativos sobre os sistemas produtivos locais e

regionais. A economia catarinense, também sofreria reflexos deste processo. O tema

deste trabalho, resultado de Projeto de Iniciação Científica, é o desenvolvimento recente

das economias regionais de Santa Catarina. Objetivos: O objetivo principal é analisar o

desenvolvimento recente dos SPR de Santa Catarina, sobretudo, os menos dinâmicos;

entre os objetivos específicos destacam-se: examinar as trajetórias seguidas pelas

atividades econômicas mais importantes; examinar a atuação dos atores mais influentes

nos SPR menos dinâmicos; e analisar a contribuição das principais entidades que

planejam o desenvolvimento regional que atuam em Santa Catarina, sobretudo nos SPR

socioeconomicamente menos dinâmicos. Metodologia: Elegeu-se, entre os métodos de

procedimento: uma revisão bibliográfica, um levantamento de documentação, e uma

coleta de dados estatísticos. O universo da pesquisa é composto por entes privados e

públicos, entre as técnicas utilizadas estão à pesquisa bibliográfico-documental, e a

pesquisa quantitativa. Resultados: Depois de tabulados e agrupados, os dados foram

analisados, revelando: as causas do baixo dinamismo dos SPR que apresentam piores

indicadores socioeconômicos, e a atuação das entidades de planejamento do

desenvolvimento regional influentes no âmbito dos SPR. Conclusão: os resultados

permitem concluir que os SPR menos dinâmicos, de Tabuleiro e Ituporanga, não

conseguiram mobilizar forças capazes de impulsionar seus processos de acumulação,

permanecem baseados em atividades primárias, exibem articulações débeis entre os

atores sociais mais influentes, e revelam atuações passivas das entidades que deveriam

planejar seu desenvolvimento regional.

Trabalho 001

ESCOLHAS PROFISSIONAIS E MERCADOS,MUNDOS DE TRABALHO

Marcelo da Silva

Universidade Regional de Blumenau – FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Escolhas Profissionais; Autonomia; Subjetividade

O ato de escolher reflete nosso desejo, nosso modo de ser e agir,nossa perspectiva de um futuro melhor e de realizações e conquistas,daí a sua importância e significação no nosso projeto de vida, na nossa autonomia e na nossa subjetividade.Todavia diversos fatores estão implicados nesse processo de escolha, a partir do qual estaremos situando no mundo das relações de trabalho, das relações de produção, assumindo novos lugares e funções que,espera-se,sejam não apenas produtivas, mas principalmente produtoras de sentidos e realizações,sejam elas pessoais ou sociais. Escolhas Profissionais, Campo Social: De acordo com Silva (1998) Esse olhar implica um desligamento conceitual pelo qual vamos nós afastando gradativamente de um referencial analítico-explicativo, em que os fenômenos são apreendidos num conjunto de relações sociais, formais, universais e predeterminadas, revelando toda mobilidade e constante mutação na construção da realidade. Nessa perspectiva, falar da escolha profissional sob os aspectos dos fenômenos psicológicos e sociológicos é considerá-la também em sua dimensão sócio-histórica, uma expressão de desejo consciente ou inconsciente, mas também um vir a ser possível, porem não fixo e definitivo, face às opções com as quais nos deparamos no cenário social e histórico. Nesse sentido, segundo Bock (2001)”O fenômeno psicológico deve ser entendido como construção no nível individual do mundo simbólico que é social. O fenômeno deve ser visto como subjetividade,concebida como algo que se constitui na relação com o mundo material e social,mundo este que só existe pela atividade humana.”É no contexto da realidade social e cultural que os fenômenos psicológicos precisam ser pensados,em constante relação dialética,num continuo de construir/desconstruir que resultam em transformação de pessoas,ambientes e relações.Assim, não podemos perder de vista que a possibilidade de concretizar um projeto profissional implica o reconhecimento de que somos,sujeitos da nossa historia.

Trabalho 001

A EVOLUÇÃO RECENTE DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO EM SANTA CATARINA: AS INICIATIVAS DESDE AS COMUNIDADES REGIONAIS

André Luiz Wazlawick; Ivo Marcos Theis; Luciana Butzke; Ronaldo Adames

Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Planejamento; Descentralização; Comunidades Regionais; Santa

Catarina.

Introdução: O planejamento em Santa Catarina já tem aproximadamente cinqüenta

anos de história. No principio, foi vinculado ao governo estadual e, a partir da década de

1960, passou a contar com a atuação das associações de municípios. Na década de 1990

passou a incorporar também a atuação dos Fóruns de Desenvolvimento Regional, dos

Comitês de Bacia e das Regiões Metropolitanas. Este trabalho resulta de projeto de

pesquisa cujo tema é o planejamento de Santa Catarina nos últimos vinte anos.

Objetivo: O trabalho tem o objetivo de investigar a atuação das instituições regionais

no planejamento e verificar a sua influência nas ações governamentais. Entre os

objetivos específicos destacam-se: (i) identificar o surgimento, os objetivos e a trajetória

das Associações de Municípios, dos Fóruns de Desenvolvimento Regional, dos Comitês

de Bacia Hidrográfica e das Regiões Metropolitanas, (ii) verificar o envolvimento das

instituições regionais com o planejamento governamental recente, (iii) apontar as

iniciativas de planejamento desde as comunidades regionais. Metodologia: Para

desenvolver as propostas acima, recorreu-se à revisão bibliográfica, ao levantamento de

documentos, de matérias jornalísticas e de dados quantitativos em geral. Resultados: A

partir dos dados analisados foi possível identificar: (a) a “história” das várias

instituições regionais estudadas, (b) o envolvimento das instituições regionais com o

planejamento governamental recente, (c) as iniciativas de planejamento desde as

comunidades regionais. Conclusão: Os resultados permitem afirmar que há

participação das comunidades regionais, em variados graus, no processo de

planejamento, mais obviamente nas iniciativas desde as próprias regiões, mas também

influenciando iniciativas governamentais.

Trabalho 002

A EVOLUÇÃO RECENTE DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE SANTA CATARINA: AS INICIATIVAS GOVERNAMENTAIS

Lahra Neves Batista; IVO MARCOS THEIS; Luciana Butzke; Ronaldo Adames

Universidade Regional de Blumenau - Furb

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Planejamento; Descentralização; Participação; Santa Catarina.

Introdução: Com a promulgação da Constituição de 1988 pode-se perceber uma

progressiva descentralização no Brasil, baseada numa maior distribuição de recursos

para os estados e municípios, que, em conseqüência, passaram a desfrutar de maior

autonomia. O Estado de Santa Catarina, contudo, se insere diferenciadamente no

“modelo nacional”: pois se somam experiências de planejamento. Este trabalho resulta

de projeto de pesquisa cujo tema é o “planejamento em Santa Catarina no período

recente”. A questão a ser estudada é: como as iniciativas governamentais de

planejamento se desenvolveram em Santa Catarina nos últimos vinte anos? Para isto

assume-se a hipótese de que, a partir desta época, há grande incentivo à

descentralização e à participação de atores sociais no planejamento estadual, servindo

cada plano de guia para o desenvolvimento do estado e para a ação do próprio governo.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é investigar as iniciativas governamentais de

planejamento. Entre os objetivos específicos destacam-se: (i) periodizar os governos de

Santa Catarina e as experiências de planejamento, (ii) sintetizar os principais aspectos

dos planos, (iii) indicar e analisar os planos governamentais feitos com base

participativa. Metodologia: Para investigar a questão proposta, toma-se como base a

revisão bibliográfica, o levantamento de documentação, as matérias jornalísticas e dados

quantitativos. Resultados: Os dados (já coletados) foram analisados à luz dos objetivos

mencionados, e vão revelando: (a) a cronologia dos governos e dos planos de Santa

Catarina no período recente, (b) uma síntese dos principais aspectos dos planos

catarinenses e (c) os planos realizados de forma mais participativa. Conclusão: Os

resultados alcançados já oferecem subsídios para a compreensão e análise da evolução

recente do planejamento em Santa Catarina: pode-se afirmar que, desde o início do

processo de redemocratização, verifica-se uma maior participação no planejamento em

Santa Catarina.

Trabalho 001

CINEMA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

André Marcos Vieira Soltau

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Cinema; Educação; Contemporaneidade

O presente projeto insere-se em múltiplas ações dentro de um projeto maior chamado

Luz, Câmera, Cidadão – desenvolvido desde 2003 na Unifebe. Nessa etapa, as ações

concentram-se com e professores da rede de ensino fundamental. Os trabalhos

envolvem temáticas educacionais cruzadas por elementos trazidos pela arte

cinematográfica. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos com professores da Escola de

Ensino Fundamental Georgina de Carvalho Ramos da Luz e tem como objetivos

estabelecer um espaço de diálogo sobre questões educacionais, tendo o cinema como o

fomentador de debates, publicar uma obra de caráter multidisciplinar que aborde temas

educacionais, organizar materiais instrucionais voltados a professores da rede pública de

ensino. Por que o cinema deveria estar entre as preferências culturais de professores

e/ou pesquisadores na área de educação? Se pensarmos a educação como um espaço de

produção de conceitos, essa questão é bastante relevante para nossas intenções com esse

trabalho. O cinema, aqui percebido enquanto fluxo produtor de conceitos, é uma a arte

que não pode ser tratada com autonomia e nem como um mecanismo de determinismo

econômico onde esta passa a ser apenas reflexo. As questões aqui levantadas colocam o

cinema como uma arte capaz de elucidar questões sociais e históricas da educação no

intuito de sensibilizar o grupo participante sobre estas questões sociais e encontrar vias

possíveis de desvincular o cinema de uma percepção estética, comprometida com

imagens estereotipadas produzidas no imaginário social e difundidas como verdades.

Trabalho 002

HÁ UMA CULTURA BRASILEIRA?

André Marcos Vieira Soltau

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Cultura; História; Mídia

A pergunta inicial com as turmas de 6ª fase no Curso de Design de Moda foi essa:

podemos dizer que há uma cultura eminentemente brasileira? Podemos (e devemos)

levantar infinitas hipóteses, mas a poeira não nos interessava nesse trabalho. O que

queríamos era colocar os acadêmicos em contato com conceitos fundamentais para

quem está em formação profissional na contemporaneidade. Podemos elucidar

basicamente três questões que cercearam as discussões: uma histórica, outras filosófica

e finalmente uma midiática. Somos historicamente educados a acreditar em um país

único, unido pela ação de heróis que normalmente são brancos e machos. A identidade

de país foi forjada por histórias de guerras, conquistas e atos bravos. Também podemos

analisar com auxílio da filosofia contemporânea ( sobretudo a francesa) que corrobora

ao dizer que cultura é um conceito reacionário visto que define uma identidade, um

comportamento, uma perspectiva única. Ou seja, fixa nossos comportamentos como se

todo o brasileiro devesse gostar de futebol ou samba (ou é doente do pé). E finalmente,

cabe analisar como a mídia trabalha com esses conceitos em seu discurso mastigado.

Propagandas, programas televisivos e, sobretudo, como trata aqueles que estão

sintonizados com o discurso predominante e aqueles que estão na contramão. Os

trabalhos desenvolveram-se tendo como base as questão elucidadas acima e resultaram

em produção de fotografias que brincaram com o hibridismo cultural brasileiro. Os

personagens urbanos, folclóricos e históricos foram contemporanizados. Ou seja, como

estariam o Jeca Tatu, Caipora ou Lampião e Maria Bonita no Brasil contemporâneo?

Trabalho 001

SURFWEAR: UM MERCADO EM EXPANSÃO

Jheniffer Oliari; Graziela Morelli

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Surfwear; Surf; Vestuário

A indústria surfwear é um dos segmentos da indústria do vestuário que teve o maior crescimento nos últimos dez anos, empregando cerca de cento e quarenta mil pessoas no Brasil. Ela movimenta cerca de dois bilhões de reais ao ano e se desenvolveu num período baste recente relacionado ao esporte, principalmente o surfe. O surfwear surgiu do desenvolvimento de uma indumentária específica utilizada pelos surfistas e foi criada a partir dos anos 60. Ela designa o estilo de roupa e acessórios dos praticantes do surf, traduzindo uma autêntica expressão de comportamento e estilo de vida dos seus consumidores. Apesar de ligada aos surfistas, a indústria do surfwear hoje atende também pessoas que se identificam com o estilo de vida e a filosofia, não se limitando mais aos praticantes do surf. As primeiras marcas de surfwear foram criadas no Havaí, mas no Brasil encontra-se um grande número de marcas nacionais e um mercado bastante promissor tendo em vista o tamanho do litoral do país. Com sua áurea de "verão sem fim", a indústria surfwear passou a conquistar um mercado muito além dos praticantes do surf, pois hoje apenas 5% dos consumidores são verdadeiramente surfistas e 95% são simpatizantes. Hoje, as pessoas adquirem peças surfwear mesmo não tendo nenhuma ligação com o esporte. O mercado surfwear conseguiu conquistar e diversificar seus clientes graças à qualidade de seus produtos, seu dinamismo (o esporte exige peças mais resistentes), pela estética de seus produtos e pelo apelo visual.

Trabalho 002

BANCO DE DADOS SOCIAIS

André Marcos Vieira Soltau

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Políticas Públicas; Realidade Social; Demandas Sociais

O Projeto Banco de Dados Sociais é parte da ação social desenvolvida pela Unifebe na região do Vale do Itajaí Mirim e conta com o envolvimento de acadêmicos beneficiados com a Bolsa do Artigo 170. O objetivo do projeto é promover o mapeamento social de Brusque e região, bem como criar um banco de dados de indicadores sociais de Brusque e região. Por meio de parcerias com prefeituras da região é feito o levantamento de dados relativos às condições de vida da população e políticas públicas em varias áreas. Os resultados, após serem tabulados, apontam possíveis equívocos, novas ações ou necessidades que resultem em novos projetos sociais ou redimensionem as ações públicas nas áreas apontadas como críticas. Os resultados ficarão à disposição da população e pesquisadores no site institucional. Cabe ressaltar que o trabalho, além de ser desenvolvido com verba pública (o Artigo 170) retorna à população oferecendo dados que corroboram para o debate sobre a atuação dos órgão públicos em seus municípios. Dessa forma, acreditamos que o ensino superior está contribuindo para melhorar as condições de vida da população regional.

Trabalho 003

IMAGENS DE VIDA, MEMÓRIA ATIVA

André Marcos Vieira Soltau

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Memória; História de Vida; Longevos

Qualquer que seja a denominação aceita: idosos, terceira/melhor idade ou longevos, a disposição e dinâmica das senhoras participantes do Projeto Vida Ativa independe das calorosas discussões teóricas. O projeto faz parte ação institucional da Unifebe e os trabalhos com o grupo têm como objetivos Incluir socialmente os seres humanos na maturidade no contexto universitário e acadêmico, desenvolver uma metodologia dinâmica que envolva e valorize a produção, história de vida e saberes dos participantes, desenvolverem ações planejadas com caráter interdisciplinar integrando para tanto o ensino, pesquisa e extensão. Nos encontros semanais, são oferecidas aulas de informática, Comunicação e Expressão, psicologia, movimento e vida, Comunidade e direitos humanos e Químicos da Vida incluindo ainda alegres viagens de estudo. È importante ressaltar que as temáticas mudam conforme as avaliações feitas a cada semestre. As componentes apontam seus interesses e a instituição organiza os momentos de estudo. Um dos maiores sucessos do grupo, além do constante diálogo de saberes, está na dinamicidade com que a memória das participantes atua ao tecer o fio da conversa em qualquer dos assuntos propostos. São inevitáveis comparativos de épocas, emissão de juízo de valor sobre assuntos polêmicos ou contemporâneos assim como captura de imagens antigas carregadas de histórias pessoais e sentimentos profundos. O projeto, hoje conta com aproximadamente 30 senhoras. Sim senhoras visto que alguns anos não têm a participação de senhores, a exemplo de outros trabalhos semelhantes com esse público.

Trabalho 004

A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Mônica Correa Maestri; Danúbia Stofella; Everaldo da Silva

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Desigualdade Social; Ricos e Pobres; Luta de Classes; Preconceito

O trabalho teve como objetivo enfatizar os tipos de desigualdades sociais encontrados no mundo e no Brasil. Em primeiro lugar, aborda-se a questão da desigualdade que, hoje, é bastante ampla. Em seguida, trata-se de alguns assuntos neste contexto social, entre eles: a questão de ricos e pobres e o preconceito étnico. O trabalho apresentou embasamento teórico à luz da Sociologia, ancorado nas contribuições teóricas de Karl Marx. As diferenças sociais são nítidas em nossa sociedade, basta sair nas ruas que logo nos deparamos com inúmeras amostras de preconceito. Simplesmente ficando pouco tempo nas ruas mais movimentadas da cidade, já é possível nos depararmos com algumas diferenças. Entre elas, destaca-se a presença de carros importados caríssimos ao lado de outros nacionais antiqüíssimos; pessoas com carros blindados para evitar assaltos; outras com vidros de carros quebrados por falta de dinheiro para conserto; pessoas em sinais pedindo esmolas por falta de dinheiro para necessidades básicas, como comer, beber; e cidadãos dignos, honestos e de boa índole recebendo seu salário inferior ao de outros, muitas vezes, somente por ter outra coloração de pele. Como afirmava o sociólogo Betinho (1994), “no Brasil a cultura dominante tenta ignorar, tenta negar essa desigualdade”. Por isso, sempre se diz que aqui não há racismo, que aqui existe democracia racial, tolerância. Concluí-se, com este estudo, que é necessário maior consciência da população para que ocorra uma melhoria nessa situação. Assim, como com os ricos e os pobres, como os brancos e os negros, as desigualdades também estão muito aparentes. Se deixarmos todo o orgulho de lado e olharmos mais para quem nos cerca, perceberemos o quanto somos iguais e que não existem diferenças, mas sim, que as diferenças estão em nossas mentes, em nosso próprio preconceito. Basta uma atitude, mesmo que pequena, a qual poderá ajudar alguém.

Trabalho 005

O DESIGN QUE FAZ A DIFERENÇA

Francielli Pianezzer; Elisa de Azevedo; Everaldo da Silva

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

Palavras-chave: Designer; Informação; Desejos; Inovação.

Trata o presente de um estudo da importância do designer como profissional capaz de identificar carências ou falhas e corrigi-las nas organizações em que atua. Inserido em um mercado que, em decorrência do avanço das tecnologias de fabricação, exige peças diferenciadas, esse profissional precisa estar permanentemente atualizado, conectado às atualidades e informações. Neste contexto, a procura por designers está cada vez maior, sendo que o mesmo traduz os desejos e os sonhos de algumas pessoas, bem como é capaz de aplicar diversas tecnologias na criação e confecção de seus produtos. Este estudo apresentou embasamento teórico quanto à necessidade da presença do designer nas diversas áreas, como gráfica, social, urbana, de ambientes, de produtos, de embalagens e de moda, e de este ter um amplo conhecimento a respeito de como o consumidor e o mercado pensam, agem e avaliam os produtos. Os resultados desta pesquisa permitem perceber que o design dá um ar de estilo e diferenciação aos produtos, se apresentando como um instrumento para as empresas crescerem. Um bom designer reflete claramente a qualidade do produto final, abrindo as portas da empresa para o sucesso. Tudo envolve o sucesso de um produto: como ele é planejado, as definições de requisitos para elaboração de acordo com as necessidades dos clientes e o bom acabamento. Em especial, o designer de moda é um especialista da diferença, suscetível de transcrevê-la com o tecido. A moda é um mercado amplo, e o trabalho do designer de moda cresce cada vez mais nas empresas. Hoje em dia, esse profissional se tornou um personagem irreal que, situado entre a realidade e a ficção, cria suas coleções para um mundo imaginário que se inspira, muitas vezes, em suas roupas.

Trabalho 006

A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA NO BRASIL COM ENFOQUE NA MODA

Cintia Regina Montibeller Trindade; Graziela Morelli

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Fotografia; Brasil; Moda

A fotografia surgiu há pouco mais de cento e sessenta anos e representa o desejo do homem em reproduzir fielmente a realidade. A fotografia pôde captar um momento para ser lembrado para a eternidade e, desde seu surgimento, passou por diversas transformações no que diz respeito às suas técnicas de obtenção e reprodução. Através da invenção da fotografia, que foi uma das primeiras formas de obtenção da realidade, seguida pelo cinema, televisão, etc, foi possível reproduzir um momento e, mais ainda, reproduzir em escala, em cores ou em preto e branco. A fotografia também teve uma influência revolucionária no universo das artes plásticas, pois liberou os pintores do compromisso de reproduzir fielmente os costumes de sua época, uma vez que a pintura era a única maneira de deixar registradas informações visuais sobre pessoas e costumes de determinado período. O surgimento da fotografia coincidiu com o lançamento das primeiras revistas, firmando as fotos como fonte de informação e solidificando a idéia de que uma foto pode ser trocada por muitas palavras. Desde a sua invenção, ela passou por diversas transformações como a criação do filme Kodak, que popularizou a fotografia e, mais recentemente o surgimento da máquina digital, que não usa filme. A moda fez e faz até hoje uso da fotografia como meio de divulgação em revistas, jornais e como meio de expressão. A partir da década de 1950, com o aparecimento do prêt-à-porter e a escalada do consumo no Brasil, a fotografia se consolida como ferramenta essencial para divulgação da moda. Desfiles e tendências adquiriram status de espetáculo. A veiculação do setor de confecções e produtos têxteis buscou olhares e cenários diferenciados. Nas páginas femininas das revistas cresceram o número de editoriais e anunciantes que divulgavam a roupa pronta para usar e o estúdio fotográfico foi sendo substituído por locações que retratavam o cenário e a modernidade da época.

Trabalho 001

SURFWEAR: UM MERCADO EM EXPANSÃO

Jheniffer Oliari; Graziela Morelli

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Surfwear; Surf; Vestuário

A indústria surfwear é um dos segmentos da indústria do vestuário que teve o maior crescimento nos últimos dez anos, empregando cerca de cento e quarenta mil pessoas no Brasil. Ela movimenta cerca de dois bilhões de reais ao ano e se desenvolveu num período baste recente relacionado ao esporte, principalmente o surfe. O surfwear surgiu do desenvolvimento de uma indumentária específica utilizada pelos surfistas e foi criada a partir dos anos 60. Ela designa o estilo de roupa e acessórios dos praticantes do surf, traduzindo uma autêntica expressão de comportamento e estilo de vida dos seus consumidores. Apesar de ligada aos surfistas, a indústria do surfwear hoje atende também pessoas que se identificam com o estilo de vida e a filosofia, não se limitando mais aos praticantes do surf. As primeiras marcas de surfwear foram criadas no Havaí, mas no Brasil encontra-se um grande número de marcas nacionais e um mercado bastante promissor tendo em vista o tamanho do litoral do país. Com sua áurea de "verão sem fim", a indústria surfwear passou a conquistar um mercado muito além dos praticantes do surf, pois hoje apenas 5% dos consumidores são verdadeiramente surfistas e 95% são simpatizantes. Hoje, as pessoas adquirem peças surfwear mesmo não tendo nenhuma ligação com o esporte. O mercado surfwear conseguiu conquistar e diversificar seus clientes graças à qualidade de seus produtos, seu dinamismo (o esporte exige peças mais resistentes), pela estética de seus produtos e pelo apelo visual.

Trabalho 002

BANCO DE DADOS SOCIAIS

André Marcos Vieira Soltau

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Políticas Públicas; Realidade Social; Demandas Sociais

O Projeto Banco de Dados Sociais é parte da ação social desenvolvida pela Unifebe na região do Vale do Itajaí Mirim e conta com o envolvimento de acadêmicos beneficiados com a Bolsa do Artigo 170. O objetivo do projeto é promover o mapeamento social de Brusque e região, bem como criar um banco de dados de indicadores sociais de Brusque e região. Por meio de parcerias com prefeituras da região é feito o levantamento de dados relativos às condições de vida da população e políticas públicas em varias áreas. Os resultados, após serem tabulados, apontam possíveis equívocos, novas ações ou necessidades que resultem em novos projetos sociais ou redimensionem as ações públicas nas áreas apontadas como críticas. Os resultados ficarão à disposição da população e pesquisadores no site institucional. Cabe ressaltar que o trabalho, além de ser desenvolvido com verba pública (o Artigo 170) retorna à população oferecendo dados que corroboram para o debate sobre a atuação dos órgão públicos em seus municípios. Dessa forma, acreditamos que o ensino superior está contribuindo para melhorar as condições de vida da população regional.

Trabalho 003

IMAGENS DE VIDA, MEMÓRIA ATIVA

André Marcos Vieira Soltau

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Memória; História de Vida; Longevos

Qualquer que seja a denominação aceita: idosos, terceira/melhor idade ou longevos, a disposição e dinâmica das senhoras participantes do Projeto Vida Ativa independe das calorosas discussões teóricas. O projeto faz parte ação institucional da Unifebe e os trabalhos com o grupo têm como objetivos Incluir socialmente os seres humanos na maturidade no contexto universitário e acadêmico, desenvolver uma metodologia dinâmica que envolva e valorize a produção, história de vida e saberes dos participantes, desenvolverem ações planejadas com caráter interdisciplinar integrando para tanto o ensino, pesquisa e extensão. Nos encontros semanais, são oferecidas aulas de informática, Comunicação e Expressão, psicologia, movimento e vida, Comunidade e direitos humanos e Químicos da Vida incluindo ainda alegres viagens de estudo. È importante ressaltar que as temáticas mudam conforme as avaliações feitas a cada semestre. As componentes apontam seus interesses e a instituição organiza os momentos de estudo. Um dos maiores sucessos do grupo, além do constante diálogo de saberes, está na dinamicidade com que a memória das participantes atua ao tecer o fio da conversa em qualquer dos assuntos propostos. São inevitáveis comparativos de épocas, emissão de juízo de valor sobre assuntos polêmicos ou contemporâneos assim como captura de imagens antigas carregadas de histórias pessoais e sentimentos profundos. O projeto, hoje conta com aproximadamente 30 senhoras. Sim senhoras visto que alguns anos não têm a participação de senhores, a exemplo de outros trabalhos semelhantes com esse público.

Trabalho 004

A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

Mônica Correa Maestri; Danúbia Stofella; Everaldo da Silva

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Desigualdade Social; Ricos e Pobres; Luta de Classes; Preconceito

O trabalho teve como objetivo enfatizar os tipos de desigualdades sociais encontrados no mundo e no Brasil. Em primeiro lugar, aborda-se a questão da desigualdade que, hoje, é bastante ampla. Em seguida, trata-se de alguns assuntos neste contexto social, entre eles: a questão de ricos e pobres e o preconceito étnico. O trabalho apresentou embasamento teórico à luz da Sociologia, ancorado nas contribuições teóricas de Karl Marx. As diferenças sociais são nítidas em nossa sociedade, basta sair nas ruas que logo nos deparamos com inúmeras amostras de preconceito. Simplesmente ficando pouco tempo nas ruas mais movimentadas da cidade, já é possível nos depararmos com algumas diferenças. Entre elas, destaca-se a presença de carros importados caríssimos ao lado de outros nacionais antiqüíssimos; pessoas com carros blindados para evitar assaltos; outras com vidros de carros quebrados por falta de dinheiro para conserto; pessoas em sinais pedindo esmolas por falta de dinheiro para necessidades básicas, como comer, beber; e cidadãos dignos, honestos e de boa índole recebendo seu salário inferior ao de outros, muitas vezes, somente por ter outra coloração de pele. Como afirmava o sociólogo Betinho (1994), “no Brasil a cultura dominante tenta ignorar, tenta negar essa desigualdade”. Por isso, sempre se diz que aqui não há racismo, que aqui existe democracia racial, tolerância. Concluí-se, com este estudo, que é necessário maior consciência da população para que ocorra uma melhoria nessa situação. Assim, como com os ricos e os pobres, como os brancos e os negros, as desigualdades também estão muito aparentes. Se deixarmos todo o orgulho de lado e olharmos mais para quem nos cerca, perceberemos o quanto somos iguais e que não existem diferenças, mas sim, que as diferenças estão em nossas mentes, em nosso próprio preconceito. Basta uma atitude, mesmo que pequena, a qual poderá ajudar alguém.

Trabalho 005

O DESIGN QUE FAZ A DIFERENÇA

Francielli Pianezzer; Elisa de Azevedo; Everaldo da Silva

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

Palavras-chave: Designer; Informação; Desejos; Inovação.

Trata o presente de um estudo da importância do designer como profissional capaz de identificar carências ou falhas e corrigi-las nas organizações em que atua. Inserido em um mercado que, em decorrência do avanço das tecnologias de fabricação, exige peças diferenciadas, esse profissional precisa estar permanentemente atualizado, conectado às atualidades e informações. Neste contexto, a procura por designers está cada vez maior, sendo que o mesmo traduz os desejos e os sonhos de algumas pessoas, bem como é capaz de aplicar diversas tecnologias na criação e confecção de seus produtos. Este estudo apresentou embasamento teórico quanto à necessidade da presença do designer nas diversas áreas, como gráfica, social, urbana, de ambientes, de produtos, de embalagens e de moda, e de este ter um amplo conhecimento a respeito de como o consumidor e o mercado pensam, agem e avaliam os produtos. Os resultados desta pesquisa permitem perceber que o design dá um ar de estilo e diferenciação aos produtos, se apresentando como um instrumento para as empresas crescerem. Um bom designer reflete claramente a qualidade do produto final, abrindo as portas da empresa para o sucesso. Tudo envolve o sucesso de um produto: como ele é planejado, as definições de requisitos para elaboração de acordo com as necessidades dos clientes e o bom acabamento. Em especial, o designer de moda é um especialista da diferença, suscetível de transcrevê-la com o tecido. A moda é um mercado amplo, e o trabalho do designer de moda cresce cada vez mais nas empresas. Hoje em dia, esse profissional se tornou um personagem irreal que, situado entre a realidade e a ficção, cria suas coleções para um mundo imaginário que se inspira, muitas vezes, em suas roupas.

Trabalho 006

A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA NO BRASIL COM ENFOQUE NA MODA

Cintia Regina Montibeller Trindade; Graziela Morelli

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Fotografia; Brasil; Moda

A fotografia surgiu há pouco mais de cento e sessenta anos e representa o desejo do homem em reproduzir fielmente a realidade. A fotografia pôde captar um momento para ser lembrado para a eternidade e, desde seu surgimento, passou por diversas transformações no que diz respeito às suas técnicas de obtenção e reprodução. Através da invenção da fotografia, que foi uma das primeiras formas de obtenção da realidade, seguida pelo cinema, televisão, etc, foi possível reproduzir um momento e, mais ainda, reproduzir em escala, em cores ou em preto e branco. A fotografia também teve uma influência revolucionária no universo das artes plásticas, pois liberou os pintores do compromisso de reproduzir fielmente os costumes de sua época, uma vez que a pintura era a única maneira de deixar registradas informações visuais sobre pessoas e costumes de determinado período. O surgimento da fotografia coincidiu com o lançamento das primeiras revistas, firmando as fotos como fonte de informação e solidificando a idéia de que uma foto pode ser trocada por muitas palavras. Desde a sua invenção, ela passou por diversas transformações como a criação do filme Kodak, que popularizou a fotografia e, mais recentemente o surgimento da máquina digital, que não usa filme. A moda fez e faz até hoje uso da fotografia como meio de divulgação em revistas, jornais e como meio de expressão. A partir da década de 1950, com o aparecimento do prêt-à-porter e a escalada do consumo no Brasil, a fotografia se consolida como ferramenta essencial para divulgação da moda. Desfiles e tendências adquiriram status de espetáculo. A veiculação do setor de confecções e produtos têxteis buscou olhares e cenários diferenciados. Nas páginas femininas das revistas cresceram o número de editoriais e anunciantes que divulgavam a roupa pronta para usar e o estúdio fotográfico foi sendo substituído por locações que retratavam o cenário e a modernidade da época.

Trabalho 001

AÇÃO CIVIL PÚBLICA E O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

Elaine Gonçalves Weiss de Souza

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Ação Civil Pública; Controle Concentrado; Controle Difuso

Trata-se de um artigo jurídico alicerçado em pesquisa doutrinária e jurisprudencial, para

defesa profissional onde foi abrigado o entendimento [tema] de que a Ação Civil

Pública não pode por meio do controle de constitucionalidade dito difuso, por via

reflexa, pretender sua aplicação ‘erga omnes’, como se controle de constitucionalidade

concentrado fosse, posto que este, somente é viável por meio das Ações Diretas de

Inconsticionalidade – ADIN’s. O objetivo foi demonstrar ao TJSC, num agravo de

instrumento contra liminar concedida em Ação Civil Pública que o Ministério Público

Estadual pleiteava a suspensão de uma lei municipal, camuflada de pedido de “não-

aplicação” da norma de forma genérica, o que se constituía num notório controle de

constitucionalidade concentrado, o qual, conforme já manifestou-se o Supremo Tribunal

Federal é inconstitucional. O método utilizado no estudo foi o indutivo. Atualmente, as

variáveis sobre o assunto são os entendimentos jurisprudenciais que trazem uma

diferenciada interpretação a cada caso sub judice, e alguma futura alteração legislativa.

Trabalho 002

O FUNDAMENTO DA RAZÃO NA FILOSOFIA DE PLATÃO

Suzete Habitzreuter Hartke

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Fundamentos; Razão; Teoria do Conhecimento; Platão.

A Razão é uma categoria que se faz presente no discurso dos Seres humanos, seja para

defendê-la, seja para criticá-la, daí a inquietação em saber qual o seu fundamento.

Objetivo: Identificar os fundamentos da Razão no pensamento platônico. Material e

Método: O estudo desenvolver-se-á mediante pesquisa bibliográfica realizada em

algumas obras de Platão, a saber: A República; Apologia de Sócrates; Banquete;

Eutífron; Críton; Fédon; Fedro. Resultados: Platão descreve o Ser humano como um ser

composto de corpo e alma. O corpo nunca conduz a algum pensamento sensato, já a

alma, deve ser o objeto de maior preocupação do Ser humano. A Razão encontra-se na

alma humana. Para ilustrar o que é a Razão no Ser humano, Platão constrói uma

alegoria denominada como o Mito do Carro Alado. Esse mito vive na alma humana.

Cabe ao Ser humano optar em como realizar seu viver. A Razão tem início pelo

conhecimento. Para ilustrar a importância que o conhecimento tem na vida do Ser

humano para a aquisição da Razão, Platão constrói outra alegoria que se denomina Mito

da Caverna. Platão teoriza que o conhecimento nasce a partir da observação reflexiva do

Ser humano, diante do mundo que o cerca. A partir do conhecimento, o Ser humano

apresenta-se apto a desenvolver a Razão. Daí a importância de estimular-se, desde a

tenra idade do Ser humano, à incorporação de um saber reflexivo. Mediante a Razão, o

Ser humano é capaz de distinguir o bem do mal, o justo do injusto, o verdadeiro do

falso. Conclusão: A Razão na filosófica platônica parece ser identificada como algo que

tem sede na alma humana, é imaterial, e adquire-se e se desenvolve pelo conhecimento,

o saber reflexivo.

Trabalho 003

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA – ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA

Luiz Elias Valle; Adriana Bina da Silveira; Marcelo Baron; Nilo Munaretti; Ricardo Viana

Hoffmann; Rodrigo Leal; Eliane Pimentel; Monalisa Antunes Mocelin

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E mail: [email protected]

Palavras-Chave: Prática Jurídica: Serviços: Comunidade.

O Núcleo de Prática Jurídica tem por objetivo reproduzir de forma mais aproximada possível

a rotina de um escritório de advocacia. Todo o procedimento desenvolve – se em etapas: a)

A o ser recepcionado, o cliente é submetido a uma sondagem para confirmar sua condição de

pessoa carente, seguindo – se a elaboração de um protocolo e encaminhamento para

atendimento nas cabines; b) O atendimento nas cabines (C1, C2 C3) promove o

cadastramento do cliente ouvindo fatos, registrando – os, apontando soluções para o caso e

indicando documentos necessários; c) Com os fatos relatados e documentação completa, as

pastas são encaminhadas para a instrução, quando então é elaborado o pedido. Como

disciplina, o Estágio Orientado de Prática Jurídica é desenvolvido em 5 (cinco) níveis com

75 (setenta e cinco) horas cada nível, desdobrada em: Prática Jurídica 60 (sessenta) horas –

aula e Prática Forense 15 (quinze) horas – aula. A Prática Jurídica proporciona ao estagiário

habilidade na elaboração de petições e o contato direto com o cliente para procedimentos

sobre os casos reais. A Prática Forense põe o estagiário em contato com as competências

inerentes aos magistrados, promotor de justiça e delegados de polícia. A conotação social

reflete na comunidade pelo trabalho de Assistência Judiciária, proporcionando ao cliente o

resgate de seu direito através da tutela jurisdicional. Sendo uma atividade curricular

permanente, Núcleo de Prática Jurídica dispõe de espaço próprio e instalações adequadas

para comportar a seqüência do trabalho, sendo financiado com recursos da Fundação

Educacional de Brusque.

Trabalho 004

TUTELAS DE URGENCIA NO ATUAL PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: TUTELA CAUTELAR E TUTELA ANTECIPADA

Joilson Rodrigues Vieira; Marcelo Petermann

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Tutelas de urgência; Antecipada; Cautelar

O Estado ao atrair para si a tutela dos direitos e deveres dos cidadãos, proibindo a

justiça com as próprias mãos, automaticamente incorporou o dever de fornecer a devida

prestação jurisdicional aos casos concretos onde a justiça precisa acontecer. Todavia um

dos fatores condicionais a efetividade dessa prestação é o tempo necessário para a

realização de um processo judicial, tempo este fundamentado em princípios

constitucionais e indispensáveis à administração da justiça, mas que por muitas vezes

frustra o direito subjetivo, agindo até mesmo em detrimento ao direito pleiteado na lide.

Sob essa conjuntura surgem as chamadas tutelas de urgência, na tentativa de coibir os

efeitos do tempo sobre o direito litigado e aperfeiçoar o método de aplicação da justiça.

Inseridas no capítulo das tutelas de urgência, no ordenamento jurídico brasileiro, se

encontram a tutela cautelar e a tutela antecipada de mérito.

Trabalho 001

A AÇÃO CIVIL PÚBLICA E O TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA COMO INSTRUMENTOS JURÍDICOS EFICAZES PARA A DEFESA DO

MEIO AMBIENTE

Irma Ribeiro Reis; Adriana Clara Bogo dos Santos

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Meio Ambiente; Instrumentos Jurídicos; Ação Civil Pública, Termo

de Ajustamento de Conduta; Ministério Público.

A problemática ambiental passou a ser alvo de preocupação em todos os níveis da

sociedade. No Brasil, em 1981, cria-se a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA,

por meio da edição da lei nº6938/81.Na década seguinte, com a Conferência da Nações

Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em

1992 (ECO 92), evidencia-se os avanços legais e institucionais voltados para o meio

ambiente, já que diversos temas de direito ambiental e a noção de desenvolvimento

sustentável são debatidos e considerados prioridade internacional.Mas, é com a

promulgação da Constituição Federal de 1988 que se consolida os avanços da política

ambiental no Brasil, sendo ela o grande marco jurídico, ao garantir a toda sociedade o

direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (art.225).No entanto,

a baixa consciência ambiental da sociedade em geral e a ineficiência do Estado em

fiscalizar, evitar e punir atividades que desrespeitem os direitos ambientais, fez que com

a atuação do Ministério Público (MP), a partir da década de 80, mas principalmente com

a Constituição Federal de 1988, tivesse um papel fundamental na fiscalização da

legislação sócio-ambiental, por meio de dois importantes instrumentos jurídicos: a ação

civil pública, disciplinada pela lei nº 7347/85 e o termo de ajustamento de conduta

(TAC), previsto na mesma lei. Na pesquisa, propõe-se identificar a evolução ou não da

atuação do MP de Santa Catarina na defesa do meio ambiente através de levantamento

de dados junto à Corregedoria Geral do Ministério Público de Santa Catarina (nº de

ações civis públicas ajuizadas e TACs firmados). A pesquisa utilizará a técnica

bibliográfica, com uma abordagem quantitativa. A pesquisa propõe trazer ao

conhecimento da sociedade a atuação do MP na proteção do meio ambiente com base

nos instrumentos jurídicos estudados.

Trabalho 001

PERFIL NUTRICIONAL ASSOCIADO A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

Fabio Zoboli; Marcelo Moreira Azambuja; Helcio Valério Demarchi; Diogo Murilo Roza

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Escolares; Estado Nutricional; Atividade Física

A atividade física reduzida durante a infância é um importante fator de desequilíbrio nas reservas de energia, principalmente quando o consumo supera o gasto energético, gerando um aumento do peso corporal. A obesidade constitui-se em um importante desvio nutricional que merece a atenção dos profissionais da educação e saúde, pois o excesso de peso pode determinar dificuldades de socialização, além de outros problemas no decorrer da vida. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre a prática de atividades físicas e o estado nutricional no Colégio Cenecista Honório Miranda no município de Brusque/SC. A amostra foi composta por escolares de 1º a 4º séries de ambos os sexos, devidamente matriculados nessas escolas. Para avaliar o estado nutricional dos escolares foram coletadas as variáveis: peso e estatura. Através da obtenção das medidas de peso e estatura, pode-se calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC). O IMC será classificado de acordo com os pontos de cortes preconizados por Must et al. (1991) e pelo Center Disease of Control (CDC, 2001). A pratica de atividades físicas foi avaliada através do Questionário de Atividade Física para crianças e adolescentes (PAQ-C) proposto por Crocker et al. (1997). Os dados foram analisados através de estatística descritiva, sendo as variáveis apresentadas como média, desvio padrão, coeficiente de amplitude de quartil, número e percentual. As diferenças entre os grupos foram avaliadas através do teste de análise de variância (ANOVA) e foram consideradas significativas as diferenças com p< 0,05. Os resultados deste estudo contribuiram para aumentar o leque de informações e conhecimentos a respeito do estado nutricional e da aptidão para práticas físicas entre escolares, a fim, de auxiliar no projeto de estratégias para a prevenção e promoção da saúde às crianças em fase de crescimento e desenvolvimento.

Trabalho 002

PROJETO RESPIRANDO NA ESCOLA

Brigita Mirtiliana Theiss; Eduardo Cartier

Fundação Universitária Regional de Blumenau – FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Respiração; Concentração; Consciência Corporal; Escola.

Numa proposta de desenvolver a respiração de escolares através de exercícios e atividades lúdicas, como também a troca de informações em rodas de conversa, o projeto Respirando na Escola pretende cumprir uma micro parte, deste compromisso humano com a saúde macro de nosso planeta. Acreditamos ser a Escola um dos caminhos promissores, como porta de entrada, para as transformações necessárias, afim de que tenhamos um futuro mais íntegro e responsável, culminando no real prazer de viver. OBJETIVOS: Este projeto tem o objetivo de possibilitar a prática de exercícios semanais de respiração, em escolares, professores e funcionários de Escolas públicas de Blumenau. METODOLOGIA: Atividades desenvolvidas em grupos pré - determinados na escola, tendo como instrumento de avaliação relatórios de acompanhamento das aulas aplicadas e observação dos participantes confrontando com a realidade da comunidade adscrita. No processo de territorialização conhecemos a estrutura completa da escola, desde a parte humana, as instalações físicas e o ambiente social. RESULTADOS: Este projeto vem sendo aplicado em uma escola pública de Blumenau, desde outubro de 2006. Neste período podemos observar um envolvimento cada vez maior da escola, desde a direção a professores tomando iniciativa própria de aplicarem exercícios respiratórios com seus alunos na retomada do recreio. CONCLUSÃO: Metaforicamente podemos ilustrar a educação e o ser humano com a imagem de um cristal multifacetado, que para alcançar sua beleza e equilíbrio precisa lapidar todos os seus lados igualmente. É claro que em palavras parece tudo muito fácil, na prática sabemos que o caminho é cheia de obstáculos, mas precisamos acreditar que movidos pelo coração e amparados pela razão temos o universo conspirando a nosso favor na realização de ações que possam contribuir com um mundo melhor, mais saudável, mais consciente, mais digno e responsável.

Trabalho 003

UNIFEBE EM SÁBADOS DE LAZER

Darirlei Garcia Buemo

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Lazer; Cidadania; Extensão Universitária

Este projeto está ligado ao artigo 170, acontece desde o ano de 2005, já participaram acadêmicos dos Cursos de Educação Física, Administração, Letras, Pedagogia, Ciências Contábeis, Filosofia, Direito e Design de Moda. Pretende-se promover atividades de lazer e estabelecer maior integração entre a Unifebe e a comunidade, oportunizando aos acadêmicos socializar projetos de pesquisas desenvolvidos nos seus Cursos. Proporcionar aos participantes, atividades de lazer com o intuito de desenvolver e estimular a sua práxis. Enfatizar a importância do lazer, da prática de esportes e dos cuidados com a saúde em todas as faixas etárias. Este projeto atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, para tanto se utiliza materiais diversificados desde bolinhas de gude, jogos de encaixe, jogos de mesa, bolas dos principais desportos, tênis de mesa, bem como se explora espaços construídos e a natureza do local onde é oferecido o projeto. Neste espaço temos a preocupação de organizá-lo de modo que o ambiente seja agradável, com música e jogos tradicionais, para que todos os participantes possam interagir. No ano de 2005 atendemos cinco Escolas das Redes Municipal e Estadual de Brusque. Em 2006 foi possível atender o município de Botuverá e Guabiruba. Em 2007 o projeto esteve presente nas cidades de Guabiruba, Nova Trento e na Rua Nova Trento na cidade de Brusque. Atualmente participam nove acadêmicos e foram atendidos aproximadamente setecentos indivíduos no ano de 2007. O principal resultado consiste em promover a felicidade dos participantes, estes não levam para seus lares prêmios nem guloseimas, mas a lembrança de momentos alegres e significativos para o seu desenvolvimento como cidadãos.

Trabalho 004

LIDANDO COM OS DIFERENTES E AS DIFERENÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM PARADIGMA EMERGENTE

Fabio Zoboli; Juliana Maluche Schaefer; Monique Dorow

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: In(ex)clusão; Corpo; Identidade; Educação Física

Os paradigmas podem ser entendidos como um conjunto de normas, crenças, valores, princípios que são partilhados por um grupo em um dado momento histórico, e que norteiam nosso comportamento. Uma crise de paradigma seria uma crise de concepção, de visão do mundo, seria uma mudança radical. Seja ela radical ou não, toda crise de paradigma é cercada de muita determinação e ousadia para buscar transitar por novas alternativas, novas formas de ver o mundo e o outro, novas maneiras de interpretação e conhecimento. Uma ruptura na base organizacional de uma escola, por exemplo, como propõe o respeito a diversidade e ao diferente, é uma saída para que as pessoas possam fluir, espalhando sua ação formadora para todos os que dela participam. Baseado nessa “crise de paradigma”, nossa pesquisa teve como objetivo principal, compreender o modo como os diferentes e as diferenças corporais podem interferir nas aulas de Educação Física. A preocupação em pesquisar a partir deste tema se deve ao fato de percebermos, no decorrer de nossa vivência, que muitos alunos são – muitas vezes – sem querer, excluídos das aulas de educação física, por motivos que consideramos banais, como por exemplo, ser baixinho demais para jogar basquete. Apresentamos em nossa pesquisa o corpo e a identidade; o corpo biológico e o corpo cultural; os estigmas corporais e as aulas de Educação Física; o respeito frente o diferente e frente às diferenças. A nosso ver se faz emergente uma nova cultura onde as pessoas possam se vistas como corpos únicos dotados de sentidos e significados. A educação física por ter no corpo e movimento a base de seus estudos é disciplina que também precisa mediar esta educação para o respeito com outro. Tratou-se de uma pesquisa de TCC de cunho qualitativa que abordou o tema sob o viés de uma pesquisa bibliográfica.

Trabalho 005

O CUIDADO DE SI NA PRÁTICA DA MUSCULACAO COM OBJETIVO DE HIPERTROFIA MUSCULAR: A SUBJETIVAÇÃO E A OBJETIVAÇÃO COMO

FOCO DE ANÁLISE

Carlos Eduardo Raimundo da Silva; Fabio Zoboli

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Hipertrofia muscular; Subjetivação/objetivação; Cuidado de si; Educação Física.

Esta pesquisa busca analisar o processo do cuidado de si através da subjetivação/objetivação do corpo dentro das academias de musculação tendo como foco os praticantes com objetivo de hipertrofia muscular. Estaremos atentos a práticas do cuidado de si destes indivíduos no que tange a alimentação; a lipofobia; a utilização de anabólicos; a dor no processo de treinamento e o reconhecimento de si no espelho. O que vemos hoje é um exacerbado culto ao corpo (corpolatria), que ultrapassa muitas vezes o limite da atividade física como fator de promoção de qualidade de vida, entrando indiscriminadamente nas academias como prática de “deseducação” física. A imagem corporal buscada dentro das academias e o valor atribuído a ela, remetem exatamente em que lugar o sujeito esta na sociedade, pessoas submetem-se a treinamentos de hipertrofia muscular simplesmente acreditando na imagem de corpo ideal pregadas pela cultura da estética. Exemplo disso é que hoje em dia não são poupados esforços para se delinear um grupo muscular ou perder um quilo a mais. A pesquisa ainda em andamento consiste em um estudo de caso de uma academia da cidade de Balneário Camboriú – SC. Como referencial teórico básico estaremos ancorados principalmente em Michel Foucault – onde trabalharemos os conceitos de subjetivação/objetivação e cuidado de si (ascese) – além de outros autores que trabalham com a educação física e a cultura corporal – Wanderelei Codo, Wilson A. Senne, Ana Márcia Silva, Denise Bernuzzi de Sant’Anna, dentre outros.

Trabalho 006

A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

João Derli de Souza Santos; Jonas Mazzini; Renato Bianchi; André Hames

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Ensino Médio; Professores; Prática Pedagógica

Este estudo tem como objetivo investigar os critérios que orientam os professores de educação física do ensino médio na elaboração de sua proposta pedagógica, e se suas ações são aplicadas com sucesso, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas do aluno. Esta investigação surgiu na necessidade de verificarmos a prática pedagógica que norteiam o dia-a-dia dos professores de educação física no ensino médio, pois, a escola é um ambiente educacional, onde se faz necessário que os professores orientem os alunos de forma a contribuir para a formação desses novos cidadãos. Como universo de investigação a população foi dois professores de escolas da rede pública estadual que atuam no ensino médio e trinta alunos das respectivas escolas. Na coleta de dados foi aplicado um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas que trataram da problemática do referido estudo. Após a coleta de dados realizou-se a análise das questões, para posterior cruzamento com os objetivos propostos nesta investigação. Os resultados desta pesquisa indicam que os educadores procuram enriquecer as aulas, diferenciando-as com vários conteúdos, para que haja interesse e participação efetiva dos alunos. Portanto, apesar das dificuldades encontradas pelos professores quanto à falta de recursos didáticos, planejamentos, entre outros, é possível notar o esforço dos mesmos para uma boa prática pedagógica.

Trabalho 007

APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE

FÍSICA EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME PATELOFEMORAL

Altair Argentino Pereira Júnior; Walter Celso de Lima

Centro Universitário de Brusque – Unifebe; Universidade do Estado de Santa Catarina –

UDESC

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Atividade Física; Síndrome Patelofemoral; Joelho.

O crescente incentivo à prática de atividade física provoca um aumento considerável nas incidências das lesões. Várias são as causas, como a falta de preparo físico e a orientação adequada para a atividade realizada. O objetivo deste estudo foi verificar o nível de atividade física em indivíduos com Síndrome Patelofemoral (SPF). A amostra foi composta por 50 indivíduos com diagnóstico médico de SPF, encaminhados para o tratamento fisioterapêutico, na clínica Fisiocentro, localizada na cidade de Balneário Camboriu, SC. A coleta de dados foi realizada na forma de entrevista aplicando-se o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão 8, forma longa. Os dados foram analisados pela estatística descritiva. Entre os resultados observou-se que o dispêndio energético em atividade física no trabalho foi alto. Poucos indivíduos executam atividades físicas como meio de transporte. As mulheres despedem maior tempo em atividades em casa. A maioria dos participantes do estudo realiza atividades de lazer ou exercício físico. O tempo gasto sentado foi elevado o que pode favorecer o desencadeamento da SPF.

Trabalho 008

O DESINTERESSE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Fabio Zoboli; Jaiciara dos Santos Fischer; Marilena Matioli dos Santos Paiva; Elisa

Cristina Macedo

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Desinteresse; Educação Física Escolar; Ensino Fundamental.

Este trabalho tem como objetivo identificar os motivos pelos quais os alunos do ensino fundamental não tem interesse em participar das aulas de Educação Física escolar. Foi feito uma pesquisa onde a amostra foi de nove meninos e nove meninas do ensino fundamental que demonstraram falta de interesse em praticar educação física. A curiosidade deste tema surgiu a partir das vivências das aulas ministradas na prática do estágio supervisionado. A pesquisa buscou desvelar os principais motivos que levam a falta de interesse nas aulas de Educação Física escolar no Colégio São Luiz na cidade de Brusque/SC. Para poder entender os sentidos e significados deste desinteresse recorremos a literatura para fundamentar os seguintes itens: estrutura física, Indisciplina, conteúdo e adolescência. Buscamos fundamentar estes itens, pois acreditamos que neles estão fundados o desinteresse na instituição acima citada. Os resultados demonstraram que muitos alunos do Colégio São Luiz gostam de praticar as aulas de Educação Física, só que em alguns casos sentem dificuldades em determinadas modalidades, reclamam muito das “panelinhas” grupinhos fechados pré-escolhido e não gostam quando á prática é no sol. Tratou-se de um estudo de caso e os instrumentos de coleta de dados foram os seguintes: Entrevista com alunos e professores e observação direta. Com esta pesquisa foi possível abrir algumas possibilidades para rever o papel da Educação Física escolar.

Trabalho 009

ESPORTE UNIVERSITÁRIO - UM MODELO PARA O BRASIL

Antonio Jose Muller

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Esporte e Educação; Esporte Universitário; Formação Profissional

A importância do esporte na formação humana é considerada fundamental na busca de benefícios ao ser humano e a sociedade como um todo. Apesar de algumas tentativas de evolução e alguns exemplos louváveis, o esporte universitário no Brasil vem se arrastando ao longo dos anos sem um modelo definitivo, importante e comprometido pelas instituições de ensino superior. Este artigo tem o objetivo de discutir a importância participativa do esporte universitário, além de promover possibilidades de um modelo a ser utilizado à realidade brasileira, quando comparado com modelos existentes e considerados de grande relevância social em outros países como os Estados Unidos e a Espanha.

Trabalho 010

FATORES QUE ESTIMULAM A PRÁTICA DO FUTEBOL DE CAMPO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO

MUNICIPIO DE GUABIRUBA SC

João Derli De Souza Santos; Everton Tobias Boos; Fagner Travasso; Aurino Piu

Ventura Junior

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

Palavras-chave: Futebol; Prática Desportiva; Saúde.

Conhecer os motivos que levam os adolescentes a praticarem uma atividade motora, no caso, o futebol, é relevante para entender o desenvolvimento humano, e necessário para os professores de Educação Física. O presente estudo teve por objetivo avaliar os fatores que estimulam a prática do futebol entre adolescentes da Escola de Educação Básica Professor João Boos, no município de Guabiruba. A amostra foi composta por 68 alunos do Ensino Médio (noturno), praticantes de Educação Física, com idades entre 14 e 20 anos, que responderam a um Inventário de Motivação para a Prática Desportiva de Gaya; Cardoso (1998). A pesquisa foi do tipo descritiva-diagnóstica. Os resultados foram apresentados na forma de gráficos, divididos em categorias como amizade-lazer, saúde e competência esportiva. Observou-se que a busca pela saúde foi o fator mais importante que leva os jovens a praticarem o futebol, bem como a escola foi o ambiente na qual a prática é mais difundida e estimulada, ficando sob responsabilidade do educador físico uma correta instrução de seus alunos. Portanto, cabe ao profissional educador de educação física o constante estímulo esportivo, além da fundamentação teórica aos seus alunos para que estes passem a usar-se da prática do futebol, não só como diversão, mas também como atividade capaz de promover a saúde, o bom relacionamento social e a atividade profissional.

Trabalho 011

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS EDUCANDOS

João Derli De Souza Santos; Ariane Marislei Bresciani; Rafael Voltolini; Sérgio Luiz

Groh Jr

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

Palavras-chave: Educação Física; Educandos; Professores.

Durante a realização do estágio supervisionado I e II, respectivamente no quinto e sexto semestres do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque), percebemos que os alunos praticavam apenas as modalidades de suas preferências. Também foi possível notar que os educandos praticavam as mesmas modalidades durante todo o ano letivo(2006). Este estudo investigou a preferência dos alunos do ensino médio, para determinadas modalidades esportivas. Esta investigação se caracterizou como uma pesquisa, dividida em duas partes. Na primeira parte, uma pesquisa básica do tipo bibliográfica e na segunda parte foi realizada uma pesquisa aplicada do tipo descritiva, com uma abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do ensino médio de uma Escola de Educação Básica na rede Estadual de Ensino do município de Brusque. Na coleta de dados foi aplicado um questionário contendo sete perguntas objetivas que trataram das várias modalidades esportivas que são praticadas durante as aulas de Educação Física. Após a coleta de dados, realizou-se a tabulação e interpretação dos mesmos, para posterior cruzamento com os objetivos propostos nesta investigação. Essas questões forneceram dados, para se fazer o levantamento, de como os conteúdos aplicados no ensino fundamental pelos professores de Educação Física, influenciam os alunos. Sendo evidenciado posteriormente no ensino médio, a preferência específica para determinada modalidade. De acordo com a pesquisa, a modalidade mais praticada entre os alunos do ensino médio é o futebol, onde a influência do professor de ensino fundamental juntamente com a questão cultural contribuem para tal preferência.

Trabalho 012

A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NA TERCEIRA IDADE.

Scheila Tomaz; André Luiz de Oliveira Braz

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Idoso; Atividade Física; Saúde

A prática de atividade física é cada vez mais vista como um dos indicadores que influenciam na qualidade de vida das pessoas. Desta forma, para os idosos ela contribui sobremaneira evidente para a manutenção da saúde e para prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento e ao sedentarismo. A partir disso, a pesquisa teve como objetivo geral, analisar os motivos que levam os idosos de Brusque-SC a praticarem ou não atividades físicas. Tratou-se de uma pesquisa apoiada pela FAPESC de cunho quali-quantitativa, que abordou o tema sob viés de pesquisa descritiva, tentando desta forma investigar sem modificar os dados da realidade desta população. Para coleta de dados inicialmente foi feito o mapeamento das instituições de amparo aos idosos, das igrejas, dos grupos, entre outras entidades de ajuda e apoio à terceira idade. Foram identificadas 17 instituições de Brusque-SC, onde destas foram investigadas oito instituições, aplicados 101 questionários sendo distribuídos da seguinte forma, 15 para o sexo masculino e 86 para o sexo feminino. Os resultados demonstraram que 67,3 % não praticam atividades físicas e 32,7 % são praticantes de atividades físicas. Em relação ao motivo da prática 70% afirmam que o motivo ou é ordem médica ou preocupação pessoal com a saúde, mostrando a relação direta com a necessidade da atividade física e principalmente o objetivo claro e real da prática. Com isso podemos concluir que a preocupação com a saúde existe entre os idosos de Brusque-SC, mas em outro aspecto, também é fator principal de abandono da prática pelos idosos. A prática nesta idade esta muito ligada à orientação e prescrição das atividades, sendo fator primordial para a manutenção e para a iniciação em um programa de atividades físicas. Além disso, percebeu-se muita disposição por parte destes para a prática, mas necessitando de projetos e incentivos para esta população.

Trabalho 013

LEVANTAMENTO JUNTO AOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFEBE: QUAIS AS ÁREAS DE INTERESSE PARA CURSAREM

UMA ESPECIALIZAÇÃO

Luciano Moser; Darirlei Garcia Buemo

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Educação Física; Pós-Graduação; Áreas de Interesse

O sistema educacional é preponderante para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural do Brasil. ”Cabe à pós-graduação a tarefa de produzir os profissionais aptos para atuar nos diferentes setores da sociedade e capazes de contribuir, a partir da formação recebida, para o processo de modernização do país”. Este estudo teve como objetivo principal conhecer as áreas de interesse dos acadêmicos da 5ª. fase do curso de Educação Física da Unifebe, e formar um banco de dados. Estes poderão ser utilizados para elaboração de uma proposta de curso de Pós-Graduação em nível de Especialização. As demais informações poderão subsidiar a escolha de outras áreas de interesse ou futuros cursos em nível de especialização, para que o acadêmico possa perceber a importância da formação continuada, oferecendo-lhes um Projeto para que venha ao encontro de seus interesses.A proposta inicial foi aplicar um questionário na qual o acadêmico optava por áreas na qual tivesse maior afinidade em aprofundar seus conhecimentos. Posteriormente com os dados coletados e tabulados percebeu-se que nenhum curso alcançou um percentual significativo. Porém ficou evidente que três cursos com percentual muito próximo se destacaram atingindo maior aceitabilidade por parte dos acadêmicos (Educação Física Adaptada, Educação Física Escolar com Ênfase em Educação Infantil e Fisiologia do Exercício). Considerou-se pertinente realizar um segundo instrumento de coleta de dados com estes três cursos. Diante do resultado deste segundo instrumento, propõe-se oferecer o curso de Fisiologia do Exercício em nível de Especialização aos acadêmicos concluintes do Curso de Educação Física da Unifebe e egressos de outras Instituições de Ensino Superior. Sugere-se também a utilização do título “Fisiologia do Exercício” por ser a expressão utilizada na pesquisa e que possibilita o acesso para licenciados e bacharéis.

Trabalho 014

JOGOS COOPERATIVOS X JOGOS COMPETITIVOS: UMA EXPERIÊNCIA REAL

Suzete Neves Pessi; Mara Cristina Loschner Dalbosco

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Jogos Cooperativos; Jogos Competitivos; Atitudes Positivas; Atitudes Negativas

Os jogos cooperativos são jogos que visão principalmente a união entre as pessoas, desenvolver o bem-estar, alegria, descontração, etc. Por outro lado os jogos competitivos estão direcionados para o resultado, ou melhor, para o podium, para a medalha, portanto, o foco muda. Qual seria então o objetivo dos jogos interescolares? Quais os princípios que os professores ressaltam como importantes para seus alunos, neste tipo de campeonato? E como os alunos processam esses objetivos estipulados a priori? Estas questões nos levam aos objetivos deste trabalho que é verificar na atuação dos próprios alunos, em jogos interescolares, se estes são de cunho cooperativos ou competitivos. O estudo em questão trata-se de um estudo de caso, pois se verificou um grupo específico, composto de três (03) escolas, da cidade de Florianópolis, em um campeonato interescolar. Utilizou-se a observação direta de aspectos como: falas, gestos, comportamentos e socialização de alunos e professores para a coleta de aspectos importantes para análise do tema foco deste trabalho. Verificou-se que apesar dos jogos interescolares serem apresentados a todas as unidades escolares como cooperativos, a competição foi mais forte e a disputa tornou-se papel fundamental naquele momento em especial, valendo tudo para alcançar o melhor resultado e consequentemente a medalha.

Trabalho 015

ESTUDO SOBRE O PESO DAS MOCHILAS DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL DE SÃO JOÃO BATISTA/SC

Gislaine Laurindo; Adonis Marcos Lisboa

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Peso de Mochilas; Escolares; Educação Física

A observação cotidiana da chegada e saída de alunos às escolas do município de São João Batista em Santa Catarina, estimulou este estudo que objetivou verificar qual o peso das mochilas dos educandos das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública, municipal e estadual deste município, a fim de constatar se há excesso de peso nas mesmas em relação às medidas antropométricas destes educandos. A referida pesquisa tem como hipótese que os alunos de 1ª à 4ª série do ensino fundamental carregam peso excessivo em suas mochilas em relação à sua altura e peso corporal. Além disso, acreditamos que grande parte do material contido nas mochilas é dispensável, pois não interferem para o bom aproveitamento das aulas. Nessa perspectiva realizou-se uma pesquisa do tipo aplicada, descritiva transversal numa abordagem quantitativa, com análise dos dados através de gráficos, porém buscando sempre analisar também os resultados de maneira aprofundada e conjugando um olhar qualitativo aos mesmos. A amostra compreendeu o estudo de 713 estudantes de 6 escolas diferentes do município. Os resultados demonstram que 149 alunos apresentaram o peso de sua mochila em relação ao seu peso corporal, acima do permitido na lei estadual n° 10.759 de 16 de junho de 1998, regulamentada pelo decreto no. 3.883 de 28 de dezembro de 2005. Este número de alunos com excesso de peso em suas mochilas em relação ao total dos sujeitos pesquisados representou 21%. Diante do exposto, pode-se concluir que o percentual de alunos que carregam excesso de peso em suas mochilas não é alarmante em nossa opinião, porém é necessária a atenção de pais, professores, diretores e demais membros da comunidade escolar no sentido de buscar conscientizar estes estudantes sobre os perigos e prejuízos que o excesso de peso em suas mochilas pode acarretar em sua estrutura corporal e para sua saúde, atual e futura.

Trabalho 016

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO

Joseane dos Santos; João Derli de Souza Santos

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Educação Física; Educação de Jovens e Adultos; Educandos.

A Educação Física, no contexto da Educação de Jovens e Adultos é um desafio para os gestores e professores de Educação Física, porque representa um novo caminho que está sendo construído por educadores que buscam construir uma sociedade com mais justiça e solidariedade, garantindo os direitos de todas as pessoas que nela vivem. Nesta direção, a prática pedagógica da Educação Física pode contribuir com metodologias inovadoras que ajude a reduzir os efeitos das condições sociais desfavorecidas, das categorizações, das rotulações inconseqüentes que ocorrem no meio educacional. Após esta breve abordagem, apresento a problemática da referida pesquisa: Investigar como os alunos da Educação de Jovens e Adultos percebem e compreendem o papel das atividades físicas e recreativas no contexto Educacional em que estão inseridos. No presente estudo, na primeira parte, realizei uma pesquisa básica do tipo bibliográfica, na segunda parte, uma pesquisa aplicada com uma abordagem qualitativa. O processo de ensino - aprendizagem da Educação Física, no CEJA, abrirá espaço para que os alunos aprofundem discussões importantes sobre aspectos éticos e sociais e, capacitará o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e com autonomia; exercê-la de maneira social, culturalmente significativa e adequada. . A pesquisa revelou através dos dados, que os jovens e adultos conscientizaram-se de que a prática de atividades física, lazer e cultura são direitos de todos. Notoriamente, a disciplina de Educação Física é de grande valia no currículo da Educação de Jovens e Adultos. Nesta ótica , fica claro que é imprescindível um esforço significativo dos educadores envolvidos no desenvolvimento de uma proposta educacional voltada para área de Educação Física no sentido de suprir as necessidades e tendo como meta vencer desafios.

Trabalho 017

PERFIL DO ESTILO DE VIDA DOS FUNCIONÁRIOS DA PANIFICADORA E CONFEITARIA COLONIAL DA CIDADE DE ITAJAÍ/SC

Cláudio Manoel machado Junior; Augusto César Freitas do Carmo

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Estilo de vida; Atividade física; Qualidade de vida

Introdução: O estilo de vida corresponde ao conjunto de ações habituais que refletem as atitudes ,valores e oportunidades das pessoas. Estas ações tem grande influência na saúde geral e qualidade de vida de todos os indivíduos. Os funcionários da confeitaria colonial foram avaliados nas seguintes variáveis: nutrição, atividade física, comportamento preventivo, controle do stress e relacionamento social. Objetivo: Verificar o perfil do estilo de vida dos funcionários da panificadora e confeitaria colonial.Material e Método: É uma pesquisa do tipo aplicada. Conforme Lakatos (2005), a pesquisa aplicada objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos, ou seja, os resultados devem ser aplicados ou utilizados, imediatamente, na solução de problemas que ocorrem na realidade. A amostra foi constituída de 18 funcionários.O instrumento utilizado foi o Pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Conclusão:Ao concluir esta pesquisa os resultados apontaram que os funcionários da confeitaria colonial, necessitam rever o estilo vida nas variáveis: comportamento preventivo, nutrição e atividade física. Sugeriu-se ao grupo uma nutrição balanceada e prática de atividade física regular.

Trabalho 018

VISÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO BASQUETEBOL SEGUNDO HENRI WALLON

Elaina Machado; Edelson Leonhardt Jr

Universidade Regional de Blumenau – FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Henri Wallon; Processo Ensino-Aprendizagem; Basquetebol.

O basquetebol é um jogo coletivo e de extrema complexidade que fundamentalmente necessita de um elevado engrama motor, e por sua vez, entendimento e compreensão do jogo. Para isto a recorrência ao processo ensino-aprendizagem da aprendizagem motora se torna condição fundamental na elaboração e consecução dos fundamentos que constroem a modalidade esportiva em questão. Objetivo: Este trabalho visa discutir o processo de ensino-aprendizagem do basquetebol a luz do pensamento de Henri Wallon. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório sobre a temática. Resultados: A teoria de Henri Wallon caracteriza a necessidade de envolvimento do profissional de Educação Física no que se refere a afetividade e integralidade quando comparada às teorias de Piaget e Vygotsky, pois a possibilidade de nutrição afetiva pelas vias oral e escrita passa a acrescentar às anteriores. Instala-se o que se poderia denominar de forma cognitiva de vinculação afetiva. Pensar nesta direção leva a admitir que o ajuste fino da demanda às competências, em educação, pode ser pensado como uma forma muito requintada de comunicação afetiva. Na psicogenética de Henri Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Conclusão: Podemos compreender que algumas falhas no processo ensino-aprendizagem da modalidade de basquetebol está centrada na fragmentação do processo ensino-aprendizagem, sendo que o ensino tecnicista da modalidade favorece a uma perspectiva reduzida no processo ensino aprendizagem.

Trabalho 019

A MELHORA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO GRADUAL EM HIPERTENSOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Marina Hohmann Vaghetti; Angela Regina Maganhtto

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Hipertensão Arterial; Estresse; Sedentarismo; Alimentação; Atividade Física.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância da atividade física no diagnóstico cardiovascular de hipertensos. Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo utilizando dados de 50 sujeitos hipertensos que variam de idades de 22 a 75 anos, alunos(as) matriculados na academia Wave/SC e Unimed/SC. Foi utilizado como instrumento de pesquisa as fichas de anamnese dos sujeitos envolvidos assim como a aferição a cada 15 dias da pressão arterial, durante um período de 3 meses, aplicado pelas acadêmicas do curso de Educação Física. Ao longo da pesquisa foi desenvolvido um referencial teórico sobre as questões da importância das atividades físicas para um bom do funcionamento do sistema circulatório tendo por base as idéias de BORENSTEIN e os estudos de DUSTAN sobre obesidade e hipertensão, além de outros. Entre os dados coletados observa-se melhora gradual da hipertensão devido ao controle e acompanhamento das atividades físicas A pesquisa torna-se mais significativa quando aponta outros fatores coadjuvantes em relação da variação da pressão arterial como o sedentarismo, nutrição, estresse e uso de medicamentos. Assim como a terapêutica clínica cuida para manter a função dos órgãos, a atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis no nosso corpo, resultando em melhora da qualidade de vida.

Trabalho 020

RELATO DE DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA RECREAÇÃO NAS SEÇÕES DE EQUOTERAPIA COM ALUNOS DEFICIENTES FÍSICOS? UM

ESTUDO DE CASO

Alan Giovani Ceruti; Eder Alexandre; Eduardo Carter

Universidade Regional de Blumenau – FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Equoterapia; Deficiência Física; Atividades recreativas.

Introdução: A Equoterapia é considerada um método terapêutico, que busca o desenvolvimento biopsicosocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais. Baseado nesta perspectiva o presente estudo trata da reabilitação com dados clínicos de Mielomeningoceli e com Hemiplegia Espástica. Objetivo: O presente estudo propôs avaliar a aplicabilidade do trabalho recreativo/lúdico na deficiência Mielomeningoceli e da Hemiplegia Espástica. Metodologia: A pesquisa utilizou-se de um estudo de caso, tendo como instrumentos de análise relatos das seções de equoterapia durante um período de seis meses com duas seções de equoterapia semanais com duração de trinta minutos, observação do desenvolvimento do comportamento psicosocial e a evolução motora através de atividades recreativo-lúdicas. Os relatos foram aplicados em alunos com deficiência física com dados clínicos de Mielomeningocele e Paralisia Cerebral Espástica. Resultados: Os resultados preliminares da utilização da Equoterapia como recurso terapêutico, através de atividades recreativas, foram significativos tanto para aluna 1 com Mielomeningoceli, quanto para aluna 2 com Hemiplegia Espástica, respeitando a individualidade biológica de cada uma. A Equoterapia como meio facilitador do trabalho de Educação e inserção e reinserção social repercutiu no avanço do desenvolvimento psicofísicosocial. Conclusão: Neste estudo de caso, verificou-se que os praticantes foram adquirindo melhora no comportamento e no alinhamento do tronco na postura sentada, exigindo o deslocamento do tronco no plano frontal, cintura escapular, ombro e cervical através das seções com atividades recreativas, logo tendo maior possibilidade de inserção na sociedade.

Trabalho 021

A IMPORTÂNCIA DO TIMMING ANTECIPATÓRIO NO BASQUETEBOL

Erico Ebeling de Oliveira; Maicon Knoblauch; Eduardo Carter

Universidade Regional de Blumenau – FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Timming Antecipatório; Aprendizagem Motora; Basquetebol

Introdução: O timming antecipatório está relacionado diretamente com uma ação correta no tempo certo. É uma jogada na qual o indivíduo deve se preparar previamente para realizar um determinado movimento. Diante disto, caracterizar de forma pontual a sua importância e contribuição é condição fundamental para processo ensino aprendizagem do jogo. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratória, tendo como análise dos resultados uma contextualização sobre a temática sugerida. Objetivos: O presente estudo teve como objetivo identificar as contribuições promovidas pelo timming antecipatório no contexto do basquetebol, visando auxiliar no treinamento e prática esportiva aprimorando a habilidade em questão. Resultados: O timming antecipatório deve ser discutido em termos de uma definição um tanto ampla, que inclui qualquer situação de resposta motora e condições para tal execução. No ensino de habilidades motoras a situação mais comum de timming antecipatório é quando o estímulo pode ser visto previamente pelo executante, logo sua importância passa a ser exigência formal na aprendizagem da modalidade. Conclusão: O sucesso está significativamente relacionado com a duração do tempo em que se observa o estímulo. Fica claro que quanto mais cedo o executante receber esse estímulo, sabendo e visualizando tal situação, maiores serão os ganhos em sua aprendizagem motora, e por conseqüência uma otimização nos fundamentos específicos da modalidade e compreensão do jogo.

Trabalho 022

O JOGO E A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM

Aline Maria Paulista; Angelita Burg; Felipe Morelli Belli; João Derli De Souza Santos

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Educação Infantil; Educação Física; Jogo; Desenvolvimento.

A relevância desta pesquisa se justifica pela importância que vem sendo atribuída à atividade lúdica no processo ensino-aprendizagem, o que nos instigou a pesquisar sobre a contribuição do brincar na Educação Infantil e na 1ª série do Ensino Fundamental, bem como evidenciar a influência dos estudos de Piaget e Vygotsky nesta temática, fazendo uma análise de suas concepções teóricas sobre o brincar. Este estudo tem como principal objetivo, investigar como os educadores da 1ª série do Ensino Fundamental percebem o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor das crianças que, na Educação Infantil, tiveram a disciplina de Educação Física, abordando a ludicidade como ferramenta da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica na primeira parte deste estudo, na segunda etapa uma pesquisa explicativa, utilizando uma abordagem qualitativa, tendo como universo de pesquisa os educadores de uma escola particular de Brusque – SC, onde estes destacam a importância da Educação Física na Educação Infantil para o pleno desenvolvimento da criança e a importância do lúdico na aquisição deste. A partir desta pesquisa, podemos perceber que a prática da Educação Física aplicada na Educação Infantil, principalmente quando evidencia o lúdico, é de fundamental importância no pleno desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança no estágio inicial de sua vida escolar, caracterizando desta forma, a real necessidade da inclusão desta disciplina em todas as instituições de ensino, em especial as que contemplam a Educação Infantil, temática deste estudo.

Trabalho 023

PERFIL NUTRICIONAL ASSOCIADO À PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NA TERCEIRA IDADE

Marcelo Moreira Azambuja; Luciane Angela Nottar Nesello

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Perfil Nutricional; Atividade Física; Idosos

Introdução: A promoção do estilo de vida mais ativo na terceira idade tem sido utilizada como estratégia de desenvolver melhora nos padrões de saúde e na qualidade de vida do idoso. Objetivo: Investigar a relação entre a prática de atividades físicas e o estado nutricional de idosos cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social no município de Brusque/SC. Metodologia: Para traçar o perfil socioeconômico dos idosos foram realizadas entrevistas através da aplicação de um protocolo semi-estruturado; o estado nutricional foi avaliado através das variáveis: peso, estatura e circunferência abdominal, seguindo os pontos de corte preconizados pelo Nutrition Screening Initiative (NSI, 1992), e por HAN et al. (1995), respectivamente. A prática de atividades físicas foi classificada de acordo com Nygard (1995). Resultados: A amostra foi composta por 161 idosos, sendo 96% do sexo feminino e 4% do masculino, com idade média de 70,8 ( 6,79) anos. Ao analisar as variáveis socioeconômicas, constatou-se que 47% dos idosos eram viúvos e 42% casados; 82% relataram possuir no máximo 4 anos de estudo; 62% mencionaram receber até 2 salários mínimos, destes, 15% trabalham para complementar a renda familiar ou a aposentadoria; 9% relataram ser tabagistas e 6% etilista. Em relação ao estado nutricional, 40% dos idosos apresentavam eutrofia, 7% magreza e 53% sobrepeso/obesidade. Quanto à prática de atividades físicas, 55% dos idosos de ambos os sexos, relataram não praticar nenhum tipo. Conclusão: Ao relacionar a prática de atividades físicas ao estado nutricional, constatou-se que, 53% apresentam-se fora dos padrões de normalidade para a idade, evidenciando sobrepeso/obesidade, destes, 51% apresentam ainda, risco muito aumentado para o desenvolvimento de DCV e distúrbios metabólicos associados à obesidade. Diante disso, confirma-se a importância da pratica regular de atividades físicas como forma de promoção à saúde e qualidade de vida dos idosos no município de Brusque/SC.

Trabalho 024

RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E O ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE BRUSQUE/SC

Guilherme André Sedrez; Luciane Angela Nottar Nesello

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Escolares; Estado Nutricional; Atividade Física

Introdução: A atividade física reduzida durante a infância e adolescência é um importante fator de desequilíbrio nas reservas de energia, principalmente quando o consumo supera o gasto energético, gerando um aumento do peso corporal. Objetivo: Investigar a relação entre a prática de atividades físicas e o estado nutricional de escolares do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Osvaldo Reis no município de Brusque/SC. Metodologia: O estado nutricional dos escolares foi avaliado através das variáveis: peso e estatura, sendo o Índice de Massa Corpórea classificado de acordo com os pontos de cortes preconizados por Must et al. (1991). A pratica de atividades físicas foi avaliada por meio de entrevistas e da aplicação de um protocolo semi-estruturado. Resultados: A amostra foi composta por 111 escolares das séries de 5ª a 8ª, sendo, 54% do sexo masculino e 46% do feminino, com idade entre 10 a 17 anos. Em relação ao estado nutricional, contatou-se predomínio de eutrofia em 72% dos escolares de ambos os sexos, seguido de 12% e 11% de sobrepeso e obesidade respectivamente. Quanto aos hábitos alimentares, 80% dos escolares com excesso de peso relataram 5 refeições diárias, e realizar pelo menos 4 dias na semana o lanche na escola e/ou comprar na cantina. Constatou-se que entre os escolares, 36% não praticavam nenhum tipo de atividade física fora da escola, evidenciando sedentarismo. Em relação ao tempo gasto assistindo televisão, jogando vídeo-game e/ou usando computador, foi evidenciado o gasto de pelo menos 4 h nos dias de semana e 6 h nos finais de semana. Conclusão: Ao relacionar a prática de atividades físicas ao estado nutricional, evidenciou-se que a maioria dos escolares de ambos os sexos não praticantes de nenhum tipo de atividade física apresentavam-se também fora dos padrões de normalidade para a idade. Diante disso, confirma-se a importância da pratica regular de atividades físicas como forma de promoção à saúde e qualidade de vida desde a infância.

Trabalho 025

O DESENVOLVIMENTO DO BASQUETE E SUA INTERFERÊNCIA NA APRENDIZAGEM PSICOMOTORA

Marina Correia Maranho; Eduardo Cartier

Universidade Regional de Blumenau – FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Aspecto psicomotor; Basquetebol; Crianças.

Introdução: A aprendizagem psicomotora é muito importante em todos os aspectos de nossa vida, podendo ser trabalhada de diversas maneiras. Sua aplicabilidade é observada em todas as dimensões da Educação Física, inclusive fora dela. Afinal a possibilidade de autonomia do indivíduo está centrada em seus aspectos locomotores. No basquetebol suas evidências são mais claras ainda, devido ao caráter coletivo da modalidade. Objetivos: Relacionar os meios para a formação pessoal da criança, com a aprendizagem psicomotora, bem como a interferência do aprendizado do basquete nas escolas no aspecto psicomotor das crianças. Metodologia: Pesquisa qualitativa de caráter descritivo exploratório. Resultados: O desenvolvimento psicomotor da criança dá-se através da condução do professor nas aulas de Educação Física, sendo que devem prevalecer as aulas de caráter crítico-emancipátorio, para que a criança possa criar seus próprios movimentos, adquirindo assim maior consciência corporal, e não seja “castrada” para fazer somente movimentos estereotipados, característica de caráter puramente tecnicista. Conclusão: O basquete é uma modalidade que auxilia muito na formação do indivíduo, tanto em aspectos psicomotores como na formação do caráter. É de suma importância que todas as etapas sejam trabalhadas, desde o fundamento, de práticas com menor dificuldade para as de maior dificuldade, desta forma privilegiando a internalização de movimentos contextualizados em sua vivência corporal. A condução das aulas no basquetebol estão associada a formação integral da criança.

Trabalho 026

PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Adonis Marcos Lisboa; Patricia Floriani

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Psicomotricidade Relacional; Educação Física; Educação Infantil

O presente trabalho refere-se a uma experiência aplicada de psicomotricidade relacional. A mesma iniciou em março de 2007 e ainda está em execução. Este projeto é desenvolvido no Centro Educacional Cultura com crianças da Educação Infantil, com idades entre quatro meses e cinco anos de idade. Metodologia: podemos classificar este projeto como uma pesquisa-ação. O mesmo é aplicado uma vez por semana com cada turma, tendo as sessões duração de 30 minutos. As turmas que participam do projeto são da Educação Infantil: Berçário - crianças de 4 meses a 1 ano; Maternal - I crianças de 1 a 2 anos; Maternal II - crianças de 2 a 3 anos; o Maternal III - crianças de 3 anos; Jardim I - crianças de 4 anos e Jardim II - crianças de 5 anos. A professora regente (de sala) acompanha a turma durante as sessões. A acadêmica que coordena a sessão atua como mediadora nas atividades realizadas pelas crianças. Para participar das sessões há regras que são estabelecidas e explicadas às crianças na primeira sessão. As observações da acadêmica são registradas em um diário de campo Objetivo geral contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança pertencente à Educação Infantil por meio da Psicomotricidade. Resultados: preliminarmente percebemos que os bebês hoje interagem mais facilmente com a professora e aceitam melhor as atividades. Nas crianças do Maternal e Jardim percebemos menos agressividade e interação mais lúdica com os materiais e a professora. Ficou claro que a possibilidade de expressar quase sem restrições suas pulsões agressivas favoreceu o que poderíamos chamar um equilíbrio emocional mais adequado nestas crianças. Apesar das limitações físicas e temporais do projeto pudemos dizer que resultados das sessões repercutiram também em sala de aula. Diante do exposto podemos acreditar nos benefícios deste tipo de atividade para a Educação Infantil e recomendar então a Psicomotricidade Relacional como devendo fazer parte do contato educacional desta faixa etária.

Trabalho 027

O ENSINO DO BASQUETEBOL

Daiana Oneda; Andressa Possamai; Eduardo Cartier

Universidade Regional de Blumenau – FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Metodologias; Didática; Basquetebol;

Introdução: O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes. Dentro da estrutura de ensino são estabelecidas estratégias para que seja alcançado um objetivo. A aprendizagem de qualquer modalidade desportiva deve ser feita com cuidadosa e adequada metodologia. Agir com um dado método supõe uma prévia análise dos objetivos que se pretendem atingir. Trata-se de uma ação planejada, baseada em procedimentos sistematizados e previamente conhecidos. O método não diz respeito aos saberes que são transmitidos, mas sim, ao modo como se realiza a sua transmissão. A didática tem como objetivo ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem. Podemos dizer que é o elemento transformador da teoria na prática. No processo ensino-aprendizagem a escolha de uma metodologia é fator determinante para o alcance positivo dos resultados. Objetivo: Analisar a influência das metodologias e didáticas no processo ensino-aprendizagem do basquetebol. Metodologia: A abordagem metodológica foi uma pesquisa descritiva exploratória. Resultados: Percebe-se que a adoção de um método possibilita uma orientação integrada na formação humana e aprendizagem motora do indivíduo, pois este caracteriza uma clara influência na conduta dos seres humanos. Esta interferência evidencia a necessidade de se estabelecer planejamento e sistematização das ações devidamente propostas. Conclusão: Para o alcance dos resultados é preciso saber escolher um método que traga resultados oportunos para o desenvolvimento integral do educando, tendo no basquetebol uma estratégia de ensino-aprendizagem, respeitando sua individualidade biológica e as influências do meio. Deve-se voltar à atenção para uma metodologia de ensino e aprendizagem que evidencie as fases de desenvolvimento do ser humano e suas implicações no basquetebol.

Trabalho 028

PRINCIPAIS FATORES QUE AFETAM A APRENDIZAGEM MOTORA DO BASQUETEBOL

Rosiele Poffo; Joice dos Santos; Eduardo Cartier

Universidade Regional de Blumenau - FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Aprendizagem motora; Basquetebol; Comportamento humano.

Introdução: Para se entender o que é aprendizagem motora deve-se recorrer aos referenciais do comportamento humano. Este comportamento pode ser classificado em cognitivo, afetivo e motor. A aprendizagem motora procura explicar o que acontece internamente com o indivíduo, quando o mesmo está em processo contínuo de mudança na sua capacidade funcional, estando assim preocupada com a investigação dos mecanismos e variáveis responsáveis pela mudança de comportamento motor de um indivíduo. No caso da modalidade do basquetebol é de extrema importância apresentar um bom nível de aprendizagem motora devido aos movimentos complexos que o esporte necessita e as rápidas tomadas de decisões. Objetivo: Identificar quais os principais fatores que afetam a aprendizagem motora no basquetebol. Metodologia: Pesquisa qualitativa de caráter descritivo exploratória. Resultados: O indivíduo pode sofrer interferência na sua aprendizagem motora através de restrições; que consequentemente influenciarão no desempenho das habilidades necessárias para a prática do basquetebol; como o desenvolvimento da visão periférica, percepção tempo-espaço, agilidade e tomada rápida de decisão. Os principais fatores caracterizam-se pelo déficit no aprendizado cognitivo, quando em fase de aprendizagem faltam-lhes informações necessárias para a construção do seu próprio movimento. Podemos citar também traumas psicológicos e a deficiências motoras provenientes da má formação corporal. Além dos aspectos relacionados a falta de vivência dos movimentos nas devidas fases do crescimento humano. Conclusão: É fato que o nível de aprendizagem motora que encontramos hoje não é dos melhores, através dos conhecimentos obtidos percebe-se que para diminuir esse problema precisamos trabalhar procurando aumentar o lastro motor do indivíduo, desta forma maiores possibilidades de movimentação.

Trabalho 029

ATIVIDADE FÍSICA: DA UNIVERSIDADE PARA A SOCIEDADE

Sorinéia Goede; Eduardo Cartier

Universidade Regional de Blumenau - FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Educação Física; Atividade Física; Saúde; Sociedade

Introdução: A evolução do homem pela busca da melhoria da qualidade de vida fez com que houvesse maior procura por profissionais responsáveis pela orientação das práticas corporais. Acontece atualmente o processo de internalização por parte da sociedade, de que a prática regular de atividades e exercícios físicos exige a orientação de um profissional especializado na área para realizar a prática das atividades de forma mais segura e obter um melhor aproveitamento dos benefícios adquiridos com a mudança comportamental dos indivíduos. Porém, o curso de Educação Física forma professores de Educação Física Escolar, técnicos desportivos, profissionais da saúde, etc.; qualificações estas consideradas demasiadamente generalizadas e pluralistas, quando focalizada a participação do profissional de Educação Física na área da saúde coletiva. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar as práticas de atividades e exercícios físicos na sociedade e a importância da formação acadêmica do profissional de Educação Física na área da saúde. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico concernente ao tema. Para a análise temática utilizou-se de uma abordagem descritiva exploratória sobre o referencial teórico estudado. Resultado: Percebeu-se que os profissionais de Educação Física devem comprometer-se com a orientação para a prática regular de atividades e exercícios físicos para promover a saúde na sociedade, objetivando a qualidade de vida da população. A sua formação deve direcionar-se também para a área da saúde coletiva, pois através da prevenção primária, possui possibilidades de entrevir nas condições de Saúde Pública do país. Conclusão: As práticas corporais da sociedade deveriam ser direcionadas para a realização pessoal de cada ser humano, promovendo sua saúde e do meio. O profissional de Educação Física deve exercer sua função consciente e posicionar-se criticamente fomentando e idealizando uma sociedade formada por homens saldáveis, íntegros e felizes.

Trabalho 030

PRÁTICA DA GINÁSTICA LABORAL COM LUDICIDADE E JOGO.

Carolina Machado de Oliveira; Educardo Cartier

Universidade Regional de Blumenau - FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Ginástica Laboral; Ludicidade; Jogo.

Introdução: Ao estabelecer um processo de reflexão acerca da atividade de ginástica laboral, percebe-se que a palavra “compensatória” aparece devido a uma necessidade das empresas em proporcionarem aos seus funcionários exercícios que compensem movimentos não praticados por eles no momento de trabalho. Entre outros fatores a empresa espera prevenir ou amenizar doenças relacionadas ao trabalho (DORT). Neste contexto o aspecto lúdico da atividade se materializa na medida em que os trabalhadores internalizam e se motivem para tal atividade. Objetivos: Evidenciar os benefícios do aspecto lúdico no desenvolvimento da ginástica laboral. Metodologia: Foi utilizada uma pesquisa descritiva exploratória sobre a temática preconizada. Resultados: O caráter lúdico da ginástica laboral proporciona descanso e divertimento e age como fator positivo para o desenvolvimento pessoal e social de cada indivíduo, com isso criando uma atmosfera lúdica e harmônica no ambiente profissional, além de ser uma importante ferramenta na busca da conscientização da importância da qualidade de vida. Conclusão: No aspecto lúdico das atividades especiais desenvolvidas em alguns programas de ginástica laboral oferecidas as empresas, fica evidenciado o poder que os jogos incitam nos seus praticantes. Ao se investir em práticas lúdicas não se elimina a importância dos alongamentos; atividade principal do programa desenvolvido na empresa; apenas apresenta um outro viés que a ginástica dentro do ambiente de trabalho pode ter, desmistificando um pouco a idéia que se tem sobre a simples atribuição desta atividade.

Trabalho 031

EDUCAÇÂO FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: UMA REALIDADE POSSÍVEL

Aline Rita de Barros; Darirlei Garcia Buemo; Ivanete Lago Groh

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Deficientes visuais; Educação; Sociedade inclusiva

A construção de uma sociedade inclusiva, aberta às diferenças e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas, é um objetivo prioritário da educação nos dias atuais. Nesse sentido, o trabalho com as diversas formas de deficiências e com as exclusões geradas pelas diferenças social, econômica, psíquica, física, cultural e ideológica devem ser foco de ação das escolas. Buscar estratégias em que se traduzam em melhores condições de vida para a população, na igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros das comunidades escolares é uma maneira de enfrentar essa situação e um bom caminho para um trabalho que visa à democracia e à cidadania.

Trabalho 032

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Cristina da Silva Mafra Petermann; Deise Fátima de Souza; Joseane dos Santos;

Darirlei Garcia Buemo; Ivanete Lago Groh

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Educação Física; Ensino Médio; Desafios; Possibilidades

Introdução: Considerando que a prática da Educação Física no Ensino Médio Noturno é facultativa (decreto lei nº 10.793/03) para alunos trabalhadores com jornada superior a seis horas; mulheres com prole; maiores de trinta anos; pertencentes ao serviço militar e portadores de deficiências. Diante desta realidade optamos em fazer uma pesquisa para nortear nossos planos de aula durante o Estágio Supervisionado com o objetivo de perceber as possibilidades a serem contempladas. Objetivos: Destacar as possibilidades de atividades que os alunos do Ensino Médio Noturno apontam na pesquisa realizada. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de coleta de dados. As pesquisas deste tipo caracterizam-se pela interrogação direta de pessoas cujo comportamento se deseja conhecerem. Resultados: A partir dos resultados apontados pela pesquisa e de acordo com os Componentes Curriculares é papel fundamental da Educação Física no Ensino Médio: desenvolver a consciência da corporeidade e contribuir na formação de cidadãos críticos, participativos e transformadores. Neste contexto a Educação Física Escolar deve oportunizar aos alunos a vivência da Cultura Corporal do Movimento.

Trabalho 033

REGRAS DE FUTEBOL DE CAMPO E SUA APLICAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO FÌSICA

Elizandro da Cruz; Iuri José Ferreira Farias; Darirlei Garcia Buemo

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Regras de futebol de campo; limites; estágio supervisionado

O futebol de campo esta inserido no cotidiano dos brasileiros, todos emitem a sua opinião e discutem informalmente, se agridem verbalmente, muitas vezes sem nunca ter estudado o tema, a mídia faz comentários e interpreta, polemiza determinados eventos de um jogo. Este estudo tem por objetivo apresentar e discutir as seguintes regras do futebol de campo:O campo de jogo; a bola; o número de jogadores; o equipamento dos jogadores; o árbitro; os árbitros assistentes; a duração da partida; o início e o reinício do jogo; a bola em jogo e fora de jogo; o gol marcado, faltas e incorreções; tiros livres; o tiro penal; o arremesso lateral, o tiro de meta; o tiro de canto; área técnica; o quarto árbitro. Pretende-se possibilitar a interpretação correta das regras oficiais de futebol de campo. Neste contexto promover-se-á a divulgação das regras para que os \\\"atletas\\\" e torcedores para que a conheçam e possam participar ativamente de um jogo de futebol. Tratou-se de um estudo qualitativo que abordou o tema sob o viés de uma pesquisa participante. A amostra foram três turmas de 56 estudantes do período matutino. Os resultados obtidos apontam que houve uma melhora significativa após a palestra de apresentação das regras, vivência e discussão destas durante as aulas do Estágio Supervisionado II. O fato de maior relevância foi a população do gênero feminino que obteve um índice maior de compreensão do que a amostra do gênero masculino. Destaca-se os comentários da amostra que percebeu a importância deste recorte e conseguiu estabelecer um melhor relacionamento durante a prática. Percebeu-se também uma diminuição significativa do número de faltas e reclamações. Acredita-se que ao compreender as regras de qualquer o desporto com capacidade de tecer comentários consistentes e tomar decisões promove-seatitudes que favorece atitudes éticas enquanto atleta ou torcedor.

Trabalho 001

LITERATURA INFANTIL E SUA SIGNIFICAÇÃO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO

Rita de Cássia P.Grimm; Ivanete Lago Groh

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Literatura infantil; Emoção; Criança.

Este projeto atende a exigência do Artigo 170, e está sendo desenvolvido com alunos da Educação Infantil, na Escola Municipal Alice Gomes da Silva, no Município de São João Batista. A Literatura faz parte do conteúdo cultural da sociedade, podendo ser considerada um agente cognitivo e social da linguagem oral e escrita. Portanto incentivá-la é compromisso dos que se empenham, em sua prática pedagógica de qualidade, e voltada as necessidades dos sujeitos que na escola buscam esse conhecimento. O projeto de Literatura Infantil oportuniza o contato com obras literárias e o encantamento que as mesmas proporcionam, pois a criança é movimento, é dinâmica é um ser em constante interação e evolução, antes mesmo de entrar na escola, ele já está em contato com o mundo das letras, bem como situações imaginárias. Desta forma, julgando que o conhecimento deva ser oferecido a criança de forma prazerosa, onde o aprender passa a ser algo indispensável e a criança um ser insaciável, pensa-se em um trabalho dinâmico, diferenciado, para que a criatividade, criticidade, arte e aprendizagem estejam presentes a todos os momentos.

Trabalho 002

EDUCAÇÃO FÍSCA E CURRÍCULO: PLANEJAMENTO CURRICULAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TIJUCAS, SC

Sidneia da Fonseca; Darirlei Garcia Buemo

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Currículo; Educação Física; Escola

Introdução: O currículo escolar se constitui na práxis pedagógica do professor, tanto nos cursos de formação para professores, como no cotidiano escolar. Será necessário compreender as seguintes categorias: o Currículo, a Escola, o Planejamento, a Educação Física, o Professor e o Aluno, as quais são inerentes ao ato de planejar a pratica educativa escolar e que perpassam todos os momentos de nossa investigação. Objetivo: Compreender a participação da Educação Física no processo de elaboração do planejamento curricular nas escolas públicas municipais do município de Tijucas. Contribuir para a compreensão da pratica da Educação Física, numa perspectiva educacional crítica e intervir nessa realidade com sugestões aos sujeitos que constroem a Educação Física escolar. Metodologia: A presente pesquisa terá caráter qualitativo, do tipo exploratória, pretende-se através de uma entrevista semi-estruturada, a ser aplicada aos professores de Educação Física da área urbana do município de Tijucas para analise qualitativa dos dados. A população deste estudo será os professores de Educação Física da rede municipal de Tijucas. A amostra consistirá nos professores de Educação Física da rede municipal de Tijucas que atuam no Ensino Fundamental de 1ª. a 4ª. série. Como instrumento de estudo, será realizada uma pesquisa qualitativa com doze professores de Educação Física deste município. Resultados Esperados: Destacar o papel da Educação Física na elaboração do currículo escolar.

Trabalho 003

CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA ATRAVÉS DA LEITURA

Antonio Jose Muller; Debora Thomaz

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Leitura e interpretação de texto; Formação crítica; Ensino-aprendizagem

A idéia deste projeto é promover cidadãos críticos através da literatura popular ou dentro do folclore regional, usando as obras tradicionais da literatura mundial e regional. A novidade é interpretar estas estórias a partir de questões pontuais que possam modificar os conceitos pré-estabelecidos e quase nunca discutidos pelos agentes de educação. A estratégia para que isso aconteça é fomentar a perspectiva crítica dos estudantes através de sua própria história ou conhecimento prévio. A idéia está relacionada com o processo de leitura, interpretação e discussão de textos onde encorajaria o professor e aluno a desenvolverem um método de aprendizagem que não apenas incremente o pensamento crítico, mas também promova uma troca de opiniões respeitando a individualidade cultural, sendo que respeitar culturas e pensamentos diferentes realça o processo democrático.

Trabalho 004

PROJETO BRINCAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Adonis Marcos Lisboa; Roselara Zimmer Soares; Diego Becker; Patrícia Floriani; Antony marcio Targino de Freitas; Guilherme André Sedrez; Scheila Tomaz; Patrícia

Minella Tormena Centro Universitário de Brusqu – Unifebe; Universidade Federal de Santa Catarina –

UFSC

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Brinquedos cantados; Educação Física; Extensão universitária.

O presente trabalho tem como objetivo expor as ações realizadas pelo Projeto brinCação na comunidade do município de Brusque. Este projeto contempla os três pilares universitários: ensino, pesquisa e extensão. Apesar de ser independente, o Projeto brinCação utiliza as instalações do Centro Universitário de Brusque - Unifebe para seus encontros de estudo. Integram o Projeto, acadêmicos e um docente do Curso de Educação Física da Unifebe e uma professora da rede estadual de ensino, mestre em literatura, que não tem vínculo com a Unifebe. Referente ao ensino, este aspecto está contemplado nas reuniões semanais de estudo que o grupo realiza. Nestas, são estudados e ensaiados os brinquedos cantados, além de temas pertinentes ao assunto como Jogo e Psicomotricidade. Em relação à pesquisa, o Projeto ainda não a realiza em campo, utiliza-se somente da pesquisa bibliográfica, no entanto, uma de suas integrantes está investigando em uma escola o tema brinquedos cantados em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Quanto à extensão, este é um aspecto relevante do brinCação, pois o mesmo realiza gratuitamente atividades recreativo-culturais nas escolas do município de Brusque. Nestas atividades o foco principal são os brinquedos cantados, porém, estes são também associados a jogos de pega-pega e jogos com corda. Além disso, as apresentações incluem a contação de histórias e algumas vezes teatro. Desta forma, acreditamos estar aproximando a universidade da comunidade e oferecendo mais um subsídio para a prática pedagógica dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Além das apresentações, o Projeto brinCação que iniciou suas atividades em março de 2006, tem oferecido cursos de formação para acadêmicos e professores em geral. Os integrantes do brinCação têm atuado em caráter totalmente voluntário, demonstrando seu interesse pelo estudo, e principalmente, pela socialização do conhecimento junto à comunidade da qual fazem parte.

Trabalho 005

ESTUDO SOBRE A DESISTÊNCIA DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFEBE

Cléo Hodecker Dutra; Adonis Marcos Lisboa

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Ensino Superior; Educação Física; Desistência de cursos

O convívio cotidiano no Curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE fez-nos perceber um fenômeno que ocorre em cada semestre letivo: acadêmicos que desistem de sua formação universitária. A cada novo período de aula vemos novos rostos matriculados, no entanto, deixamos de ver outros que já estavam entre nós. Este fato tem chamado nossa atenção e nos intrigados, levando-nos a refletir sobre as razões que levam a estas desistências. Não apenas para os colegas e professores, mas também para a instituição de ensino é importante conhecer as causas do afastamento de seus acadêmicos, pois ao identificá-las, a mesma poderá tomar medidas para evitar ou diminuir tais ocorrências. É neste sentido de prevenir a evasão acadêmica e buscar a manutenção dos alunos no Curso de Educação Física da Unifebe que julgamos relevante o presente estudo. O mesmo poderá subsidiar ações desta instituição favorecendo este Centro Universitário, o Curso de Educação Física e principalmente, assim o desejamos, aos acadêmicos que neste último matriculem-se. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem quantitativa/qualitativa, visto que para responder nossa pergunta problema estaremos utilizando procedimentos de ambas as abordagens. Esta pesquisa está em fase inicial e tem seu término previsto para o primeiro semestre de 2008. Projeto de Iniciação Científica fomentado com recursos da Lei Complementar Estadual 281/05 de Santa Catarina e do Centro Universitário de Brusque-Unifebe.

Trabalho 006

O HOMEM MÁQUINA E A EDUCAÇÃO FÍSICA: O DESPORTO COMO FOCO DE ANALISE

Catiane da Cruz; Fabio Zoboli

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Educação Física; Desporto; Homem Máquina

A educação física ao fundar muitas de suas práxis na visão de humano como máquina estabelece uma realidade que resulta somente na produtividade e rentabilidade, preservando meramente a condição material do humano. Sendo assim ela desconsidera o corpo real, o corpo histórico, o corpo que clama por respeito a sua essencialidade enquanto vida. Este projeto de pesquisa, ainda em andamento, procura exibir algumas situações a partir da visão de ser humano enquanto máquina desvelando de que maneira essa concepção se manifesta nas práxis do desporto. A fim de melhor trabalhar esta nossa problemática de pesquisa, serão observados os seguintes indicadores de pesquisa: os modos que a visão humana fundada no mecanicismo opera enquanto signo cultural em nível de subjetivação/objetivação nas práxis desportivas na educação física; as formas que a visão de ser humano fundada em homem máquina reflete nos resultados esportivos; a articulação, legitimação e sustentação dos meios de produção econômica fundadas no humano enquanto máquina nas práxis desportivas. Sendo assim a presente pesquisa, que é amparada pelo artigo 170, tem como principal objetivo: identificar e compreender de que forma no desporto se manifesta a visão de ser humano enquanto máquina. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que abordará o tema a partir de um estudo bibliográfico.

Trabalho 007

PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS

Adonis Marcos Lisboa; Patricia Floriani

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Psicomotricidade Relacional; Educação Física; Educação Infantil

O presente trabalho refere-se a uma experiência aplicada de psicomotricidade relacional. A mesma iniciou em março de 2007 e ainda está em execução. Trata-se de uma ação pedagógica inovadora no município de Brusque. Este projeto é desenvolvido no Centro Educacional Cultura com crianças da Educação Infantil, com idades entre quatro meses e três anos de idade. Metodologia: podemos classificar este projeto como uma pesquisa-ação. O mesmo é aplicado uma vez por semana com cada turma, tendo as sessões duração total de 30 minutos. As turmas que participam do projeto são do Berçário ao Maternal III. A professora regente (de sala) acompanha a turma durante as sessões. A acadêmica que coordena a sessão atua como mediadora nas atividades realizadas pelas crianças. Para participar há regras que são estabelecidas e explicadas às crianças na primeira sessão. As observações da acadêmica são registradas em um diário de campo Objetivo geral contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança pertencente à Educação Infantil por meio da Psicomotricidade. Resultados: preliminarmente percebemos que os bebês hoje interagem mais facilmente com a professora e aceitam melhor as atividades. Com este resultado nos parece mais apropriado iniciar com a estimulação por meio de objetos, ou seja, iniciar o contato por meio de um objeto transicional. Nas crianças do Maternal percebemos menos agressividade e interação mais lúdica com os materiais e a professora. Ficou claro que a possibilidade de expressar quase sem restrições suas pulsões agressivas favoreceu o que poderíamos chamar um equilíbrio emocional mais adequado nestas crianças. Apesar das limitações físicas e temporais do projeto pudemos dizer que resultados das sessões repercutiram também em sala de aula. Diante do exposto podemos acreditar nos benefícios deste tipo de atividade para a Educação Infantil e recomendar então a Psicomotricidade Relacional como devendo fazer parte do contato educacional desta faixa etária.

Trabalho 008

A FUNÇÃO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mirella Aparecida Benedito; Ioná Aparecida Faial; Darirlei Garcia Buemo

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Ludico; Educaçã Infantil; Escola

O lúdico fará parte do cotidiano da criança na sua vida, ela adora a fantasia, imitar, imaginar e sonhar. Todos nós passamos por bons e maus momentos, mas esses da infância são, com certeza, inesquecíveis, pois as atividades lúdicas, como ferramenta de motivação, interação, cooperação, criatividade e autocontrole são das poucas com que se criam situações onde as desigualdades sociais e culturais diminuem - eventualmente até desaparecem. È também no lúdico que o educador tem uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto ou em particular. Lúdico é uma das formas mais autenticas de expressão da criança, é por meio dessas brincadeiras que as crianças conseguem entender e aprender o mundo adulto.Um dos desafios da escola é promover o lúdico como conteúdo, que agregue qualidade ao desenvolvimento de crianças é necessário deixar claro a importância da ludicidade nas atividades a serem planejadas e executadas no processo de ensino aprendizagem da educação infantil. Temos como objetivo na educação física escolar promover a brincadeira como conteúdo, que agregue qualidade ao desenvolvimento da criança.Os procedimentos metodológicos que nortearão a pesquisa partirão do princípio do método da Investigação Qualitativa em Educação.A influência dos métodos qualitativos no estudo de várias questões educacionais é cada vez maior. Muitos dos investigadores educacionais manifestam uma atitude positiva face às mudanças que se têm vindo a verificar nas estratégias de investigação, contemplando a abordagem qualitativa tanto a nível pedagógico como nível da condução da investigação.Uma das vantagens do método qualitativo é a possibilidade de se estudar de maneira aprofundada. Somos todos capazes de pensar,sentir e agir. Esperamos dessa forma relatar a preocupação dos educadores em inserir atividades lúdicas que propiciem o bem-estar da criança e façam do brinquedo um recurso pedagógico cada vez mais presente nas instituições de ensino.

Trabalho 009

CAPOEIRA E SEUS BENEFÍCIOS: UMA QUESTÃO DE ORGANIZAÇÃO

Eduardo Cartier; Carlos Silva; Shirley Vatanabe

Universidade Regional de Blumenau – FURB; Centro Universitário de Brusque –

Unifebe; Prefeitura Municipal de Blumenau

Palavras-chave: Capoeira; Exercício Físico; Idosos.

Introdução: A população idosa vem crescendo de forma significativa no mundo. Diante disto cada vez mais as possibilidades de exercitação corporal tem surgido de forma bastante pontual e oportuna. A Capoeira como uma manifestação de cultura originariamente brasileira tem se consolidado na sociedade como uma possibilidade de extrema significância para desenvolver a corporalidade do indivíduo. Objetivo: O objetivo do estudo foi de identificar os benefícios da Capoeira como modalidade de exercitação corporal para idosos. Metodologia: O delineamento metodológico norteou uma pesquisa bibliográfica. Resultados: A capoeira possibilita a reorganização dos elementos psicomotrizes, aumento da aptidão cardiorespiratória e flexibilidade, sobretudo a inserção social de indivíduos marginalizados pela sociedade, os idosos. Conclusão: A autonomia e independência do ser humano sempre devem ser preservadas, a Capoeira em suas possibilidades e atribuições favorece a esta construção e formação do indivíduo. O idoso por sua vez, tem diversas dificuldades no que tange a sua vida diária, desde aspectos administrativos até os aspectos locomotores. Ciente disto, a Educação Física, tendo como estratégia a Capoeira, pode e deve contribuir para melhoria da qualidade de vida do idoso, promovendo assim melhores condições de saúde. Sendo assim deve ser massificada e incorporada neste grupo de atividades físicas possíveis se devidamente estruturada e planejada.

Trabalho 010

ANÁLISE DOS TIPOS DE FEEDBACK INTRÍNSECO: CONHECIMENTO DE RESULTADO E CONHECIMENTO DE DESEMPENHO NA EFICIÊNCIA DA

VIRADA DO ESTILO LIVRE

Cristian Civinski; André Luiz de Oliveira Braz

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Feedback; Conhecimento de resultado; Conhecimento de desempenho

A virada é um fundamento da natação muito importante. É onde o aluno não pode perder muita velocidade e ainda tentar ganhar mais impulsão na borda. A virada do nado livre possui três fases: aproximação é onde o atleta visualiza a borda da piscina e se prepara para fazer a cambalhota. Suas pernas ficam encolhidas à medida que os pés deslocam-se sobre a água, para que possa executar a cambalhota com maior rapidez. Suas mãos, que durante a primeira parte da cambalhota estavam voltadas para trás, junto com o quadril, giram as palmas para baixo e pressionam para baixo contra a água. Impulsão é onde o atleta toca com os pés na parede da piscina. Quando o nadador toca com os pés na parede faz uma flexão dos joelhos perto de 90º, ele começa a estender os joelhos rapidamente ao estabelecer o contado com a parede. Ele gira para posição de pronação durante a impulsão e o deslize que se segue. O objetivo do estudo é analisar entre os dois tipos de feedback (conhecimento de resultado e conhecimento de desempenho) é a melhor maneira de dar as informações necessárias para a execução correta da virada do nado livre. O estudo tem caráter descritivo e exploratório. A amostra será constituída de 50 alunos de natação regularmente matriculados na instituição, ambos os sexos, entre 12 e 20 anos de idade. Como resultado espera-se a melhor maneira de executar este fundamento da natação e como corrigir efetivamente os erros dos educandos.

Trabalho 011

PERFIL DE CRESCIMENTO E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES DA CIDADE DE CANELINHA/SC

Patric Alexandre Veneri; André Luiz de Oliveira Braz

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Crescimento; Composição Corporal; Saúde.

O tema escolhido para o estudo parte do pressuposto de que todas as crianças, de qualquer faixa etária, sexo ou classe social, deve ter seu desenvolvimento de maneira adequada e eficaz. Partindo desta idéia, informações relacionadas com variáveis que procuram mostrar características de crescimento e a composição corporal de uma determinada amostra podem ser um excelente caminho para se ter indicadores dos níveis de saúde de uma determinada população. Por isso o estudo levantado em questão tem o objetivo e o intuito de mostrar a realidade de uma determinada população e consequentemente a posteriore ajudar os professor e alunos no caminho da aprendizagem e do conhecimento, como também alcançara níveis mais satisfatórios de saúde para todos. Trata-se de uma pesquisa do artigo 170, de coleta de dados, que vai abordar o tema escolhido, tentando analisar os dados e as variáveis da realidade desta população. A amostra deste estudo será constituída pelos alunos do Colégio Estadual de Canelinha/SC, sendo especificamente selecionadas crianças de 6 á 12 anos para serem avaliadas e analisadas. Os dados serão coletados pelo bolsista que reside no município em questão e digitados pelo mesmo. Após a digitação e tabulação, será feita pelo orientador a confecção do banco de dados, das avaliações e da estatística dos dados. Os dados serão devidamente guardados e mantidos em sigilo para manter a qualidade e identidade das crianças que farão parte da amostra.

Trabalho 012

VISÃO DOS PAIS SOBRE O ENSINO DA APRENDIZAGEM MOTORA DE BASQUETEBOL

Michael Jefferson de L. Pinheiro; Edson de Souza; Eduardo Cartier

Universidade Regional de Blumenau – FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Educação Física; Pais; Basquetebol

Introdução: A educação tem como pressuposto teórico em sua magnitude a formação integrada do ser humano. O basquetebol neste contexto educacional tem uma parcela de contribuição bastante significativa no que diz respeito a aprendizagem motora da criança. Pois todo o seu processo de locomoção se fundamenta em diversas funções cognitivas de extrema relevância para o cenário do educando. Os Pais neste espectro tornam-se fundamentais na medida em que estabelecem ligação direta com o desenvolvimento sistemático e assistemático dos seus filhos. Objetivo: O presente trabalho se propôs investigar a visão dos pais no ensino aprendizagem motora de seus filhos na modalidade basquetebol. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo exploratório confrontando com a realidade observada nas aulas de basquetebol ministrada em colégio publico municipal da cidade de Blumenau. Resultados: Os Pais dos educandos não conhecem o processo ensino aprendizagem dos aspectos motores, ou parecem ter parco conhecimento acerca da temática. Percebe-se que consideraram a modalidade em questão e seu processo pedagógico apenas como um meio de manter seus filhos ocupados enquanto eles trabalham. Conclusão: Por alienação da sociedade ou falta de conhecimento na área e, sobretudo a construção histórica da Educação Física, os pais tem um preconceito da profissão do profissional de Educação Física, por achar que as atividades não levarão o educando a níveis de conhecimentos relevantes ou que possam vir a usar essas habilidades no seu dia-a-dia.

Trabalho 013

PERFIL MOTOR DE ESCOLARES DE 1ª E 2ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO EDUCACIONAL SISTEMA

UNIFICADO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ-SC

Andersson dos Santos; Altair A. Pereira Junior

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

Palavras-Chave: Perfil motor; desenvolvimento motor; psicomotricidade

Introdução: Desde o momento da concepção o organismo humano tem uma lógica biológica, uma organização, um calendario maturativo e evolutivo, uma porta aberta à interação e à estimulação. As possibilidades motoras das crianças evoluem amplamente com sua idade e chegam a ser cada vez mais variadas, completas e complexas. Nos primeiros anos de escolarização, a atividade motora é muito importante no estabelecimento de relações entre o ser humano em desenvolvimento e o ambiente que o rodeia. Objetivos: Geral: Analisar o perfil motor de escolares de 1ª e 2ª Séries do Ensino Fundamental do Centro Educacional Unificado de Balneário Camboriú-SC - Específicos: Avaliar as idades de desenvolvimento e determinar os quocientes de desenvolvimento nas áreas da motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal e a idade de desenvolvimento global dos escolares. - Identificar a lateralidade (destra completa, sinistra, indefinida, cruzada) dos escolares. Metodologia: Esta pesquisa se caracteriza por ser descritiva-diagnóstica e de campo. O processo de amostragem será não probabilístico do tipo intencional. A amostra será composta por escolares de 1ª e 2ª séries, ambos os gêneros. A avaliação do perfil motor será realizada pelo uso da Escala de Desenvolvimento Motor - “EDM”. Conclusão: Ao final da coleta de dados através dos testes propostos esperamos ser possível avaliar as idades e determinar coeficientes de desenvolvimento de nas áreas da motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal e a idade de desenvolvimento global dos escolares.

Trabalho 014 A APLICAÇÃO DO MINI-VOLEIBOL PARA ESTUDANTES DE 9 A 12 ANOS, UTILIZADO PELOS ACADÊMICOS DA 1ª. FASE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFEBE, NAS ATIVIDADES PRÁTICAS COMO COMPONENTE

CURRICULAR (PCC)

Cristina Knihs Zierke; Fabricio Bado; Nelcir Antonio Hascckel

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

Palavras-chaves: Mini-Voleibol; Iniciação; Prática como componente curricular. Introdução: Nas últimas décadas, um dos esportes que mais vem se popularizando em nosso país, sem dúvida, é o voleibol. Os excelentes resultados como as conquistas de competições internacionais, fizeram com que esta modalidade não parasse de crescer. A modalidade de Voleibol está inserida na maioria dos planos de ensino da disciplina de Educação Física das unidades escolares do nosso estado. É um valioso instrumento no incentivo da pratica de uma atividade física regular, colaborando desta forma para o bem estar físico da população em geral. Objetivos: Motivar as crianças à prática da atividade do Mini-Voleibol; Proporcionar aos acadêmicos envolvidos a aplicação dos conhecimentos obtidos na disciplina de Esportes Coletivo I – Voleibol; Criar um momento de interação entre os acadêmicos e a comunidade em seu entorno. Metodologia: Realização de um festival de Mini-Voleibol em forma de competição, onde as unidades de ensino de Brusque e região serão convidadas a participar. Serão utilizados materiais apropriados a prática da modalidade. Os grupos de acadêmicos ficarão responsáveis pela organização e arbitragem dos jogos. A realização será na Sociedade Esportiva Bandeirante. Resultados Esperados: A consolidação deste projeto proporcionará maior oportunidade a crianças de nossa comunidade a pratica de uma atividade física saudável. Sendo assim, este evento oportunizará aos acadêmicos do curso de Educação Física da Unifebe participarem de um projeto de iniciação científica. Além da questão da extensão do curso junto à comunidade. Em um primeiro momento serão beneficiadas crianças de 9 a 12 anos.

Trabalho 015

PROPOSTA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES: EM QUE MEDIDA O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÂO FÍSICA PODE CONTRIBUIR

Evandro de Mello do Amaral; Darirlei Garcia Buemo

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Prevenção; Acidentes; Profissional de Educação Física

Introdução: Há evidências cada vez maiores que intervenção no sentido de prevenir acidentes aponta para múltiplos componentes. Dentre estes, destaca-se que o profissional de educação física quando bem orientado pode contribuir significativamente na promoção e educação para saúde, pelo seu carisma frente aos alunos poderá envolver toda a comunidade no sentido de ensiná-los a adotar um comportamento seguro e saudável. É fundamental o aluno aprender a reconhecer locais e comportamentos favoráveis a possíveis acidentes que podem e devem ser evitados. As escolas podem estar assumindo um envolvimento crescente na promoção da saúde com o foco na prevenção de acidentes. Objetivo: Sistematizar estratégias que o profissional de educação física poderá adotar para orientar seus alunos na prevenção de acidentes durante a aula de educação física e no seu cotidiano. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com um recorte , sob o foco da prevenção de acidentes sob a orientação do profissional de educação física. Para tal serão consultados teóricos e entidades especializadas como: Bogdam; Biklem (1994), Liberal (2005), Corpo de Bombeiros e DENATRAN. Resultados Esperados: A implementação de uma proposta que oriente os profissionais de Educação Física representa uma atitude perspicaz para que o trabalho preventivo de acidentes tenha resultados significativos. Acredita-se que ao intervir somente na estrutura física não é suficiente, mas quando aqueles que utilizam a estrutura física estão conscientes dos possíveis acidentes podem mudar a sua atitude e cobrar enfaticamente seus colegas que tenham atitudes responsáveis com eles e para com o grupo em que estão inseridos. Palavras-chave: Proposta de prevenção de acidentes, profissional de educação física, saúde.

Trabalho 016

AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL AOS PARTICIPANTES DO EVENTO UNIFEBE NA COMUNIDADE NO MUNICÍPIO DE NOVA

TRENTO/SC

Luciane Angela Nottar Nesello; Celso Zink Neto; Cristine Marques; Débora Dirschnabel; Fabiana Aparecida Schlindwein; Fernanda Lopes; Felipe Angelo

Giacomelli; Maria de Fátima Silva Zimmermann; Mariela Rubiki; Tulio Siemsen Padoani

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Comunidade; Avaliação Nutricional; Orientação Nutricional.

Introdução: O excesso de peso durante a infância e adolescência é uma preocupação que ganha espaço nas discussões referentes à saúde pública mundial, ao mesmo tempo em que o interesse em estudar os efeitos do ganho de peso na idade infantil tem se tornado alvo de inúmeras investigações, pois se observa um aumento considerável da prevalência da obesidade nessas fases da vida. Objetivo: Avaliar o estado nutricional das crianças e adolescentes participantes do Evento Unifebe na Comunidade realizado na Escola Municipal Francisco João Valle no município de Nova Trento/SC. Metodologia: O estado nutricional dos participantes foi avaliado através das variáveis: peso (kg), estatura (m), circunferência abdominal – CA (cm), circunferência do braço – CB (cm) e prega cutânea tricipital – PCT (mm), seguindo os pontos de corte preconizados por Must et al. (1991) e Organização Mundial da Saúde (OMS, 2000). Realizado também, a aplicação de um protocolo semi-estruturado contento questões abertas e fechadas sobre os hábitos alimentares. Em seguida os participantes eram encaminhados para receber as orientações nutricionais. Resultados: Participaram da avaliação e orientação nutricional 61 crianças e adolescentes de ambos os sexos, sendo, 64% do feminino e 36% do masculino, com idade entre 5 a 15 anos. Em relação às variáveis antropométricas evidenciou o predomínio de eutrofia nos participantes de ambos os sexos, mas é importante ressaltar, que foi constatado também, quadro de desnutrição, sobrepeso e obesidade em alguns participantes avaliados. Quanto aos hábitos alimentares, foi possível constatar diversidade nas respostas. Conclusão: Os hábitos alimentares e a transição nutricional tem características próprias em cada país; no entanto, elementos comuns convergem para a chamada dieta ocidental (alimentação rica em gorduras de origem animal, açúcar e alimentos refinados, reduzida ingestão de carboidratos complexos e fibras), que favorecem o estoque energético positivo.

Trabalho 017

A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RESTRITA AO JOGO

Gustavo Goebel Pereira; Eduardo Cartier

Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Jogo; Educação Física; Prática Educativa.

Introdução: A Educação Física é uma área do conhecimento humano de imprescindível importância e de vasto conteúdo, com varias possibilidades de abordagem pedagógicas. Contudo sua pratica escolar, geralmente é desenvolvida com o intuito que terminam apenas no jogo, logo fragmentando o processo de formação humana. O agravante disto é o fato de assim praticar, de forma “flutuante”, sem contextualizar o jogo e por sua vez movimento humano. Objetivos: Discutir a fragmentação da prática educativa da Educação Física centrada no jogo. Metodologia: Pesquisa qualitativa descritiva – exploratória. Resultados: A educação escolar pretende formar pessoas capacitadas para tomarem lugar na sociedade com sucesso. Então é necessário promovê-lo em todas as matérias estudadas, quando o único fim é o jogo, torna-se mais difícil esta tarefa, seja pela exclusão dos indivíduos que não possuem habilidades para prática, ou pelo simples desinteresse pelas modalidades. Uma forma de incentivar o estudo mais completo da Educação Física é pela interdisciplinaridade. Conclusão: Restringir ao jogo é um erro, assim como restringir matemática aos cálculos em sala de aula sem fazer a conexão disto com a realidade do cotidiano, sendo que o aluno precisa ter a noção de que há um vasto campo para desenvolver o que se aprende na escola, este campo vai além da sala de aula, vai além do ambiente do jogo. Refere-se ao convívio social, ao desenvolvimento do individuo. O jogo é essencial e de grande valia, quando ele esta inserido num método de trabalho, num grupo de fatores, desta forma, faz-se a manutenção da saúde, a interação social, o desenvolvimento dos indivíduos, simplesmente inserido na sociedade.

Trabalho 001

EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE PARADIGMA EM THOMAS KUHN

Adilson Koslowski

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Paradigma; Kuhn; Filosofia da Ciência

Apresentar o desenvolvimento de uma das noções centrais da Filosofia da Ciência de

Thomas Samuel Kuhn, a saber o conceito de pradigma. O conceito de paradigma

tornou-se cada vez mais unívoco devido as críticas endereçadas a pluralidade desse

conceito na obra, "A Estrutura da Revoluções Científicas". Nosso objetivo é esclarecer

o desenvolvimento desse conceito tão importante nas discussões contemporâneas em

filosofia da ciência.

Trabalho 002

ETICA E POLITICA EM NICOLAU MAQUIAVEL

José de Souza Júnior

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Etica; Politica; Maquiavel.

Esse trabalho buscou compreender o campo da ética e da política em Nicolau

Maquiavel, entendido como determinantemente realista, a partir da concepção humana,

os fatos, daqueles que corrompem prosperam. Pois, partindo da cultural ocidental

encontraremos em Maquiavel um ataque à igreja e um resguarde aos pagãos. A Itália de

seu tempo era atacada por bárbaros franceses e, sendo ele, um homem observador, viu

os princípios da razão, de uma unidade política, rejeitando os princípios cristãos. Em

Bacon temos um Maquiavel “acima de tudo um insigno realista recusando fantasias

utópicas”. A teoria política de Maquiavel desde o seu tempo até hoje, causa muitas

polêmicas, gerando manifestações contra e a favor. Maquiavel apresentou conselhos aos

governantes, e através de sua obra O Príncipe, vamos observar sobre uma nova

perspectiva a ética e a política.

Trabalho 003

REFLEXÃO ACERCA DA PROBLEMÁTICA DO ABORTO

Rafael Uliano

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: pessoa; humanização; vida; aborto

O objetivo deste trabalho, após a tentativa da definição filosófica do que é pessoa e

humanização, bem como as posições que consideram o início da vida, é o de apresentar

rumos para uma reflexão sobre a problemática do aborto. Os meios de comunicação

social, os movimentos feministas, os políticos e governantes, os cientistas e

especialistas no assunto, bem como as religiões, estão constantemente colocando o tema

“em cena”, suscitando dessa forma várias discussões acerca do mesmo.

Deste modo pretende-se oferecer algumas linhas do pensamento de Fábio Konder

Comparato, Christian de Paul de Barchifontaine e Leocir Pessini, bem como de Márcio

Bolda da Silva, conhecedores do assunto, sendo disponibilizado dessa maneira acesso às

visões vitalista e pragmática. Os meios de comunicação social, os movimentos

feministas, os políticos e governantes, os cientistas e especialistas no assunto, bem

como as religiões, estão constantemente colocando o tema “em cena”, suscitando dessa

forma várias discussões acerca do mesmo. Esta pesquisa se justifica pelo desejo de

despertar uma reflexão filosófica embasada sobre o tema. Para isso, se terá acesso a

duas vias de justificação moral – vitalista e pragmática - com o intuito de levar aquele

que lê e se interessa pelo assunto a uma fundamentação consistente. Serão mostradas as

linhas mestras sobre o tema, apresentando, de início, um conceito de pessoa e

humanização, e a problemática do início da vida, ou seja, tentar uma definição, que é

sempre delicado, podendo levantar e dar origem a discussões. A partir daí, serão

abordados vários problemas e será apontada como essencial para este estudo a

problemática do aborto. Por fim, serão tratados alguns aspectos críticos a favor e contra

o aborto, baseados em reflexões de Judith Jarvis Thomson, Stephen D. Schwarz,

Michael Tooley e Harry Gensler no desejo de se fazer um estudo organizado e de

qualidade.

Trabalho 004

TARSKI E A CONCEPÇÃO SEMÂNTICA SOBRE A VERDADE

André Vanderlin; Adilson Koslowski

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Verdade; Semântica; Tarski; Adequação material; Correção formal

Introdução: A verdade foi, quase sempre, o objetivo da Filosofia e das Ciências, por

isso os membros dessas comunidades tem um elevado apreço por esse conceito. Os

filósofos têm como um de seus objetivos esclarecer os conceitos básicos. Portanto, a

'verdade', foi sempre na história da Filosofia um dos conceitos tratados pelos filósofos e

ainda não há consenso em uma definição. Alfred Tarski elaborou uma teoria semântica

da verdade de caráter filósofico-matemático, com as exigências das condições de

adequação material e correção formal. Objetivos: Compreender a teoria semântica da

verdade de Tarski. Metodologia: Metodologia de pesquisa bibliográfica sobre obras do

autor e comentadores. Resultados: A teoria da verdade, defendida por Tarski, exige que

a definição de verdade de uma dada sentença, implique na sentença do esquema-T, x é

verdadeiro se e somente se p, onde x é o nome de uma sentença e p a própria sentença.

Essa é, para Tarski, uma definição parcial da verdade, ao que ele denomina de

adequação material. Para que a definição seja completa é necessário que ela seja

formalmente correta, ou seja, ela deverá ser estabelecida em uma linguagem formal,

devido aos paradoxos causados pela linguagem natural (linguagem na qual falamos).

Assim, a definição se construirá em duas linguagens: metalinguagem, na qual queremos

construir a definição de verdade; linguagem-objeto, cujas frases de tal linguagem se

quer definir a verdade. Por ser a nossa linguagem formada por um conjunto de frases

infinitas, teremos de usar uma definição recursiva, ou seja, definimos primeiro a

verdade para frases moleculares, e em seguida a definição para frases compostas. Como

a verdade é atribuída a frases fechadas, teremos de usar o termo satisfação para definir a

verdade das frases abertas, que formam as frases fechadas. Conclusão: Uma frase será

verdadeira se for satisfeita por todos os objetos de uma determinada seqüência de

objetos.

Trabalho 005

NÃO-VIOLÊNCIA COMO ALTERNATIVA PARA O EQUILÍBRIO ATRAVÉS DO CONFLITO

Ronaldo João Damasio; Luciana Butzke

Centro Universitário de Brusque – Unifebe; Universidade Regional de Blumenau – Furb

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Conflito; violência; não-violência.

(Introdução) Observamos uma crescente preocupação da sociedade com a violência e

sua banalização. Ela estampa as manchetes dos jornais, invade nossas casas nos

telejornais e nos suscita as mais diversas reações, dentre elas, a emoção, o medo, a

insegurança e o conformismo. A discussão sobre conflitos, violência e não-violência é

uma discussão atual e necessária. (Objetivo) Neste trabalho nosso principal objetivo foi

a reflexão político-filosófica dos conflitos. Dentre os objetivos específicos destacaram-

se: (i) refletir o tema conflito-soluções; (ii) analisar as diferentes formas utilizadas para

solucionar conflitos – violentas e não-violentas e (iii) observar a proposta gandhiana de

não-violência como um caminho para o equilíbrio através do conflito. (Material e

Método) A questão proposta neste trabalho foi investigada pela revisão bibliográfica de

fontes secundárias, buscando um diálogo entre as principais referências do tema

proposto. (Resultados) Diante de uma situação de divergência o que se deseja é chegar a

um fim, a um resultado, uma forma de se garantir a validação e manutenção de vontade.

Dessa situação poderá brotar duas atitudes, para buscar solucionar o que se identifica

como situação de conflito: a partir da violência, seja ela física ou intelectual; ou a não-

violência, uma maneira de solucionar o conflito sem que haja nenhum tipo de agressão.

Nossa proposta incluí uma terceira alternativa, uma síntese, ou um equilíbrio entre as

duas primeiras apresentadas. O apelo de Mahatma Gandhi a não-violência (ahimsa)

passava pelo não comodismo, pela busca de formas não agressivas, que não levassem a

destruição dos direitos do outro. (Conclusão) O propósito do trabalho foi o de analisar,

além daquelas formas que já são bastante conhecidas pela nossa sociedade, outras

alternativas – em particular a não-violência. Num mundo em que a violência tornou-se

constante, comum e, de certa maneira naturalizada, buscar outra alternativa é um grande

desafio.

Trabalho 001

A INDUMENTÁRIA HISTÓRICA NO IMAGINÁRIO DAS TRADIÇÕES EM SANTA CATARINA

Edinéia Pereira da Silva

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Imaginário; indumentária; memória

Esta proposta de pesquisa vem examinando historicamente a indumentária, como forma de expressão e legitimação nas festas populares em Santa Catarina. Como necessidade de identidade, as festas idealizam e constroem um traje atemporal, tornando-se “típico” de determinado local. A construção desta memória, vem a ser criada a partir da história local ou de um imaginário, afim de, legitimar atos, de grupos com interesses em comum, que na maioria das vezes vem buscar a transformação do capital simbólico em capital econômico, tornando o que seria uma vestimenta histórica em mera alegoria carnavalesca. É através das festas “típicas” com, bailes, concursos, musicais, poesias e desfiles que o grupo vem produzir “efeitos de verdade” onde os clubes, pavilhões e Centros de Tradições Gaúchas são os principais lugares escolhidos para preservar e difundir essa memória através de normas. No entanto ainda que minhas pesquisas, através da academia, estejam apenas no início, vejo que essa memória é um misto de história e mito onde o grupo busca constantemente, subsídios históricos que servem como fuga do presente. Idealizam um passado cristalizado no tempo, manipulando a história e criando um mito de acordo com o imaginário e interesses do grupo.

Trabalho 001

FONÉTICA E A FONOLOGIA COMO APOIO PARA A PRÁTICA ORAL E ESCRITA EM SALA DE AULA: O CASO DA ORTOGRAFIA

Vanessa Helvadjian; Rogério Perego; Rubia Aparecida Celva;

Fabíola Sucupira Ferreira Sell

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Fonética e fonologia; ensino da língua materna; ortografia.

Este trabalho procura discutir que meios, métodos ou práticas diferentes daquelas

usadas pela escola hoje em dia podem ser utilizadas para que a oralidade e a escrita

convivam harmoniosamente. Para tanto, busca-se uma reflexão sobre o potencial

fonético/fonológico que cada criança traz quando chega na escola, baseada ao novo

modelo de letramento que motiva os estudos e pesquisas no campo da Lingüística, o

modelo ideológico que vem em auxílio ao modelo autônomo praticado até então (cf.

Kleiman, 2003). Propomos que um estudo dedicado à oralidade seja iniciado desde os

anos pré-escolares da criança, de forma lúdica, fornecendo signos e símbolos que

transportem a criança ao mundo dos sons articulados da Fonética e da Fonologia,

inserindo a criança em um ambiente que possibilite ver a linguagem como um

continuum entre a oralidade e a escrita. Por outro lado, de nada serve toda esta

preparação se a instituição de letramento, a escola, não propiciar que a criança continue

desenvolvendo suas qualidades sob este novo enfoque. Como então trabalhar o ensino

de língua materna relacionando estes novos elementos da Fonética e da Fonologia com

a Ortografia? De que modo podemos apresentar à criança o significado destes termos

sem criar confusão em sua aprendizagem? Um caminho possível nos é apresentado por

Cagliari (1998), segundo o qual “apesar de a ortografia ser uma forma de se grafarem as

palavras, isto não significa que se tem, ao mesmo tempo, uma forma fixa de ler”.

Assim, percebe-se que existe uma forma fixa para escrevermos as palavras, que garante

e facilita a comunicação, porém, não existe uma leitura única, pois a leitura carregará

consigo as variações existentes em seu leitor. Desta forma, elimina-se a variação para

transformar o oral em escrito, através da ortografia, mas essa mesma variação retornará

quando da leitura (oralidade) da mesma.

Trabalho 002

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS AVALIATIVOS

Geiza Desidério Lupas

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Avaliação; Educação Infantil; Registros Avaliativos

A pesquisa teve por objetivo investigar de a avaliação realizada no Centro de Educação

Infantil Ponta Russa. A pesquisa teve abordagem qualitativa, como elementos para

coleta de dados foram analisados os relatórios de avaliação da educação infantil, Projeto

Político Pedagógico, os cadernos de registros das professoras, e questionário.

Trabalho 001

A VARIAÇÃO NA LINGUAGEM ORAL E SUAS INFLUÊNCIAS NA

LINGUAGEM ESCRITA ACADÊMICA

Sheila Marcelino Izabel; Márcia M. Junkes

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected] Palavras chave: Textos acadêmicos, Variação lingüística, Língua portuguesa. Introdução: Ocorre com frequência um fenômeno que vem se tornando muito comum e intrigante ao mesmo tempo, na produção escrita; existem variações na língua falada que estão passando por um processo de quase mudança e, no entanto, não estão sendo percebidas por quem está ensinando e aprendendo a utilização adequada da língua materna. A linguagem da produção textual acadêmica, por vezes, tem-se assemelhado à linguagem da produção oral cotidiana e muitas influências são possíveis de provocar essa interferência. Objetivo: Tem-se como principal objetivo analisar quais as influências da língua oral que ocorrem na língua escrita dos textos acadêmicos do curso de Letras da Unifebe. Metodologia: Utlizando-se do método de organização de portifólio de produção escrita e gravações de produções orais, a pesquisa propõe comparar os casos mais comuns de transgressões de regência e concordância entre a língua oral e a escrita nos textos acadêmicos. Resultados: Os primeiros resultados vem ao encontro do que preconiza a teoria da variação tem por objetivo analisar a língua como sistema heterogêneo, partindo do pressuposto de que a variação na fala e consequentemente na escrita de indivíduos pertencentes a uma mesma comunidade lingüística é sistematizada, ou seja, é condicionada por diversos fatores que podem ser tanto de natureza lingüística quanto social. Conclusão: Uma forte influência social está predominando na escolha da linguagem usada para a comunicação por meio das ferramentas disponíveis nos computadores (WEB), como blogs, fóruns, msn, e-mail, entre outros; a linguagem das tribos específicas, a linguagem dos grupos de diferentes faixas etárias e campos de atuação profissional, como também, a linguagem com marcas dos diferentes dialetos. Ainda em fase preliminar, uma conclusão apresenta fortemente que a Língua Portuguesa é ensinada e aprendida como língua estrangeira.

Trabalho 002

INCLUSÃO: DIREITO À CIDADANIA E À AUTONOMIA

Carla Busquirolli; Janaína Petermann; Katia Waltrick

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Inclusão; Leis; Cidadania

O portador de necessidade especial foi por muitos anos esquecido e excluído da sociedade. Felizmente essa situação tem melhorado bastante nos últimos anos. Levando em conta a necessidade que essas pessoas têm de fazer parte da sociedade e interagir com o meio, faz-se cumprir a legislação que os favorece. Locais públicos como escolas, supermercados, dentre outros passaram a adaptar-se de modo a proporcionar a essas pessoas o direito de ir e vir com autonomia. Dessa forma, esses indivíduos sentem-se úteis e parte da sociedade onde vivem.

Trabalho 003

A TRAJETÓRIA DOS VERBOS HAVER E TER NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Ieda Maria Albino; Fabíola Sucupira Ferreira Sell

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Sintaxe funcional; Gramaticalização; Português brasileiro

Esta pesquisa pretende estudar as alterações gramaticais dos verbos haver e ter no Português brasileiro contemporâneo, levando em conta os contextos em que tais verbos são usados, através de pesquisa bibliográfica e de pesquisa quantitativa, a qual inclui coleta, seleção e classificação de dados os quais comporão um corpus para análise. A hipótese norteadora da pesquisa assume que está em curso na língua a cadeia substitutiva haver>ter>possuir. Até o momento foram coletados 400 dados de uso dos verbos haver e ter na folha online, perfazendo o período compreendido entre agosto e setembro de 2007. Para uma compreensão diacrônica do uso de tais verbos, utilizou-se o trabalho de Mattos e Silva (2001), segundo o qual o verbo haver vem perdendo, a partir do século XVI, o estatuto de verbo pleno de posse para o verbo ter.

Trabalho 004

A LEGISLAÇÃO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Bruna Carin Chierici; Sheila Marcelino Izabel; Lidia Isabel Lira; Diléia Aparecida

Colombi

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Legislação; Inclusão; Educação;

O presente trabalho procura esclarecer certas dúvidas em relação à educação inclusiva. A diversidade não é algo novo em nossas escolas, se levarmos em consideração o fato de que cada ser humano é único. A escola deveria ser um espaço para as diferenças e para as transformações. É urgente reconhecer, questionar e quebrar preconceitos. O educar deve estender-se a todos. É com essa preocupação que a Constituição Federal (1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96) estabelecem que a educação seja direito de todos, garantindo atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência. É necessário que os alunos portadores de qualquer tipo de deficiência construam vivências e relações de caráter inclusivo com o meio social em que estão inseridos para que a diversidade seja aceita como parte integrante da natureza humana.

Trabalho 005

O GÊNERO TEXTUAL CONTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Alana Motta Gerlach; Márcia Maria Junkes

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Gênero textual; Conto; Leitores

Todo conhecimento é perpassado por meio da linguagem, seja oral ou escrita; e, desta forma aferido. A leitura é uma das principais modalidades de aquisição de conhecimento, pois o ato de ler remete o indivíduo a construir seus significados a partir da interpretação do texto.No ensino fundamental a leitura do gênero textual conto, desenvolve a criatividade e é um dos tipos de leitura que mais atrai o leitor. O objetivo desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da leitura, em alunos de ensino fundamental, por meio do gênero textual conto.Durante o semestre 2007.1 nas atividades de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, desenvolveu-se com alunos da quinta série do ensino fundamental de escola pública, várias estratégias de leitura de conto. Apresentou-se aos alunos como é a estruturação do gênero conto, criou-se situações de leitura em ambientes diferenciados, proporcionou-se condições de reflexão sobre as leituras, bem como atividades lúdicas sobre os temas lidos nos contos. Inicialmente, percebeu-se a resistência sobre o ato de ler, mas quando os alunos depararam-se em situações que fugiam da rotina escolar, no que se referia à leitura, passaram a ter grande aceitação e consequentemente, participação. A partir das leituras dos contos foram realizadas atividades artísticas, lúdicas, passeio à biblioteca e produção escrita de contos. Concluiu-se, ainda que numa versão preliminar, que quando a leitura, e em especial, leitura do gênero textual conto, é desenvolvida como fonte de atividade escolar prazerosa, sem fins de conhecimento de metalinguagem, para atividades específicas de conhecimento da obra, como sua trama, personagens, ambiente, entre outros aspectos; ou mesmo como puro entretenimento, os alunos apresentam muito mais interesse, lêem maiores quantidades de obras e sentem-se mais à vontade para discutir sobre as leituras e o conhecimento adquirido através das mesmas. O que vem elucidando, nesse trabalho, como aspectos importantes à formação de leitores.

Trabalho 001

A DIVERSIDADE NA PRÁTICA EDUCATIVA: UM MODELO DE CATEGORIZAÇÃO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DO PROFESSOR

Claudia Kuinta Dias Hohmann

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Estilos de aprendizagem; Diversidade; Prática educativa

Estamos em um momento em que o princípio de individuação se tem imposto desde o

ponto de vista educativo. Os processos de aprendizagem constituem hoje o verdadeiro

núcleo do próprio aprendizado, ou seja, em que nível ou ponto de utilização se

encontram todos esses recursos de aprendizagem. Esta tem sido a preocupação dos

professores quando tentam conhecer qual o estilo de aprendizagem dos(as) alunos(as).

Se o desejo é atuar com maior eficácia pedagógica, deve-se saber como atender essa

diversidade. Na trama educativa instaura-se no(a) aluno(a) o uso de habilidades e

utilização de alguns recursos técnicos para aprender melhor (de uma forma mais ou

menos sistematizada). Para tal, faz-se necessário aos docentes conhecer qual é a forma

de aprender de seus(suas) alunos(as) nas condições que atua na prática educativa. A

base teórica que fundamenta nossa posição debruçou-se sobre os estudos de Bleger

(1984); Murray (1973) e Philippe Perrenoud (2001); documentos como a Lei de

Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), Resolução do Conselho Nacional

de Educação (CNE/2001), Declaração de Salamanca (1996), entre outros. Investigar sob

a ótica do professor os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos, torna-se objetivo

dessa pesquisa. Para isso, serão realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas,

com 16 professoras de quatro Instituições de Ensino Fundamental (duas públicas e duas

privadas). As variáveis investigadas: a inteligência como constructo psicológico; a

motivação; as habilidades na aprendizagem, e os hábitos de estudos, foram escolhidas

pelos professores como aquelas que mais contribuem de forma direta a aumentar o

rendimento escolar verificando facilmente sua existência. Acreditamos que essa

pesquisa representa uma iniciativa de aumentar a capacidade do ensino pautado sobre os

conceitos de diversidade.

Trabalho 002

A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NA ÓTICA DE PROFESSORES E CRIANÇAS

Fabiani Cristini Cervi Colombi

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Educação infantil; Qualidade; Crianças

O direito das crianças de 0 a 6 anos de idade a educação está definido na Constituição

de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Entende-se que o direito a

educação infantil, inclui não só o acesso, mas também a qualidade da educação

oferecida. A proposta da pesquisa pressupõe que essa qualidade deve ser construída

pelos diferentes envolvidos na instituição de educação infantil e no seu entorno. A

abordagem da pesquisa tem como foco o contexto em que a qualidade se dá, captando

as vozes das crianças e dos profissionais que convivem nas instituições de educação

infantil. Os dados colhidos na pesquisa não têm por objetivo avaliar a qualidade das

instituições de educação infantil visitadas. O objetivo é fornecer dados de contexto para

situar as concepções das crianças e dos profissionais que ali convivem.

Trabalho 003

AUDIOLIVRO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Vanessa Helvadjian; Ieda Maria Albino; Lacioni Wolf; Lenite Neumann; Rogério

Perego; Rubia Aparecida Celva; Maria Salete Daros de Souza

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Audiolivro; Literatura; Formação de leitores.

Desenvolvido como Prática Curricular no Curso de Letras do Centro Universitário de

Brusque - Unifebe, este projeto teve como objetivo conhecer o audiolivro e investigar

sua aplicabilidade didática, ou seja, como ferramenta no trabalho da conquista de novos

leitores. Pesquisa investigativa e bibliográfica, realizada na primeira etapa do projeto,

demonstra que, diferentemente de outros países, este recurso é de restrito conhecimento

no Brasil. E que, sendo uma mercadoria tecnológica, o audiolivro pode também ser

utilizado como recurso para subsidiar a leitura. Na segunda etapa do projeto buscamos

subsídio técnico e pedagógico para a produção de audiolivros. A aplicabilidade deu-se

com a execução de dois audiolivros: uma antologia de contos de Clarice Lispector e

uma antologia de poesias infantis. O primeiro deles foi gravado pelos acadêmicos que

faziam parte do grupo de pesquisa; o segundo, pelos alunos de uma turma de quinta

série, envolvendo desde atividades preparatórias da gravação, como leitura, seleção de

poesias pelas crianças, até a gravação e finalização com audição do audiolivro. Ao final

dessa atividade, após análise de questionários aplicados a alunos e professores

envolvidos, concluímos que o audiolivro pode e deve ser utilizado em sala de aula como

recurso motivador da leitura e do gosto pela literatura, como subsídio tecnológico

auxiliar no processo de estudos da língua e da formação de leitores.

Trabalho 004

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS DO PRÉ-ESCOLAR E DA 1ª SÉRIE DA REDE PÚBLICA

ESTADUAL DE BRUSQUE (SC)

Aleandra Carla Bechtold; Eliani Aparecida Busnardo Buemo

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Ensino fundamental; Escola; Educação

Introdução: O MEC por considerar que o aumento do tempo de escolaridade da criança

assegurará maiores oportunidades de aprender e ainda garantirá que as classes menos

favorecidas sejam beneficiadas, criou a partir de 2006 a Lei nº 11.114 que visa o

ingresso de crianças com 6 anos na escola, ampliando assim o Ensino Fundamental para

nove anos. Objetivo: Conhecer o pensamento das professoras de Pré-Escola e de 1ª

série da Rede Pública Estadual de Brusque (SC) sobre a implantação do Ensino

Fundamental de Nove Anos. Metodologia: Os procedimentos metodológicos que

norteiam a pesquisa partiram do princípio do método da Investigação Qualitativa em

Educação. O roteiro de entrevista foi elaborado com o intuito de facilitar a abertura e

aprofundamento da comunicação. Para o tratamento dos dados coletados foram

utilizadas, dentre as técnicas da análise de conteúdo, a análise temática, pois numa

mesma tarefa interpretativa, consegue-se reunir temas como unidade de fala.

Resultados: Além de conhecer o pensamento das professoras, conforme estava

objetivado no início da pesquisa, o Curso de Pedagogia, através da Coordenação pode

interagir no início do ano de 2007 com professores da Rede Pública Estadual de

Brusque. Conclusão: Ao serem indagadas sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos,

todas as professoras demonstraram já terem ouvido falar através da imprensa, de

conversas com colegas, através de um curso. Pode-se perceber que há muitas dúvidas

em relação ao assunto. As professoras dizem que as escolas não promoveram discussões

durante o ano acerca do assunto. Quando as professoras entrevistadas foram convidadas

a darem suas opiniões, mais uma vez, ficou constatado a falta de clareza, e

provavelmente trará muitas divergências, e até prejuízos para a educação e o

desenvolvimento das crianças envolvidas.

Trabalho 005

A PRÁTICA DE LEITURA NO CURSO DE PEDAGOGIA E O USO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO DA BIBLIOTECA ACADÊMICA DO CENTRO

UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

Mara Cristina Huppes; Eliani Aparecida Busnardo Buemo

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Práticas de leitura; Pedagogia; Biblioteca.

Introdução: A leitura tem um caráter histórico, pois é uma prática social construída ao

longo da história, e depende de determinadas condições para existir. Deve ser entendida

em uma perspectiva ampla, de forma ativa, levando em conta os vários códigos que

veiculam uma mensagem. Sendo assim, é também uma atitude transformadora e uma

dimensão criadora que desencadeia processos cognitivos, diálogo interior e reflexão

crítica. Objetivo: Analisar a existência da prática de leitura, comparando o tipo e

interesse de leitura das acadêmicas(os) do curso de Pedagogia do Centro Universitário

de Brusque - Unifebe, visando o uso do acervo bibliográfico da Biblioteca Acadêmica.

Material e Método: Foi realizado um levantamento de dados, em que se buscou

estabelecer a relação entre a prática de leitura e o uso da biblioteca pelas acadêmicas do

curso de Pedagogia. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário. A

abordagem metodológica usada para análise e interpretação dos dados foi quantitativa e

qualitativa. Resultados: Os resultados da pesquisa confirmam que as alunas possuem a

prática de leitura e criam oportunidades para que os alunos descubram o prazer da

leitura e da escrita, não obrigando-os a ler. Entretanto, a biblioteca deve ser um centro

de informação, onde o indivíduo tenha a oportunidade de enriquecimento e experiências

através da leitura. Conclusão: Para finalizar, espera-se ter contribuído para um melhor e

mais amplo entendimento do tema proposto. Considerando-se que os professores

interessados e informados, são bons leitores, consigam a partir dessa premissa, fazer

com que os alunos experimentem na leitura um prazer idêntico ao seu.

Trabalho 001

EDUCAÇÃO DE ADULTOS: ARTICULANDO CONHECIMENTO E SOCIEDADE

Loreni M. O. Peirão; Clara Maria Furtado

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Educação de adultos; Conhecimento; Sociedade

Metodologias alternativas para a Educação de Adultos, coordenada pela Associação de Moradores da Rua Nova Trento, tem por objetivo articular conhecimentos e experiências de vida e de cidadania na comunidade para contribuir com a superação da concepção tradicional, de exclusiva escolarização, para uma visão de prática pedagógica pautada na ação sócio-educativa. A investigação será fundamentada na pesquisa qualitativa em que o papel do pesquisador é de ser um intérprete da realidade através dos instrumentos utilizados na investigação. Os instrumentos de coleta de dados, para o diagnóstico da realidade, serão elaborados de acordo com os objetivos da pesquisa, em formato de questionários dirigidos aos educandos da Educação de Adultos.

Trabalho 002

ESCOLA E EDUCAÇÃO: MEMÓRIAS E IMAGENS

Vanessa Zirke Baumgartner; Bruna Baron; Aleandra Carla Bechtold; Denize Gonçalves

de Lima; Fabiane Noemia de Lemos

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Escola; Educação; Memórias; Imagens;

Introdução: O tema foi escolhido pela necessidade de mostrar ao público jovem o quanto foi difícil às trajetórias percorridas pela educação, principalmente pelas professoras. Entre as recordações, ficaram guardados também, o burburinho que vinha da sala de aula onde as professoras de escolas isoladas eram reunidas mensalmente, os encontros nas filas dos Bancos do Estado e, ainda, os boletins de freqüência, os diários, os concursos de remoção, as figuras temidas dos inspetores e dos delegados de ensino, o cansaço nos olhos e um sentimento de desvalorização, ao longo de seus anos de magistério. Objetivos: Criar um banco de dados utilizando imagens (fotografias) e memória de pessoas que fazem ou fizeram parte da história da escola, observando a trajetória da escola e as mudanças nas práticas educacionais. Metodologia: A importância desse trabalho dá-se por colocar os alunos envolvidos na pesquisa em contato com o próprio objeto de pesquisa, sejam eles, a Escola e as pessoas que fizeram parte de sua história. É relevante a realização do mesmo por oportunizar aos alunos a possibilidade de pôr em prática vários conteúdos estudados em sala de aula, Ou seja, confrontar a teoria versus prática, vindo inclusive aplicá-la. Resultados e Conclusão: Conclui-se após a analise pratica do trabalho que com certeza precisa-se buscar sempre experiências já vividas, e nessa busca tentar modificá-las para o nosso cotidiano. Pois são nessas trocas de experiência que nos damos conta de como nosso trabalho é importante para a sociedade e par nós mesmas.

Trabalho 003

O ESTADO DE SANTA CATARINA

Bruna Baron da Silva; Aleandra Bechtold; Débora Justen; Denize Gonçalves de Lima;

Fabiane Noemia Lemos; Vanessa Zirke Baumgartne

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Santa Catarina; Empenho; Trabalho

Introdução: Trata de um trabalho realizado pelas acadêmicas da sexta fase do curso de Pedagogia. A metodologia utilizada foi uma pesquisa aprofundada nos mais diversos tipos de suportes (livros, sites..). Nosso trabalho tem como tema O ESTADO DE SANTA CATARINA, com o objetivo de resgatar memórias do estado e auxiliar no suporte para sala de aula, pois percebemos o quanto é importante diversificarmos nossas aulas. Objetivo: Resgatar algumas temáticas relacionadas ao Estado de Santa Catarina, sendo elas Os limites, O relevo, O litoral, Os rios, O clima, A vegetação, As atividades econômicos (agricultura, pecuária, pesca, extrativismo, indústria e comércio) Meios de transportes, Meios de comunicação e Turismo. Metodologia: Pretende-se criar novos subsídios com a construção de um cd rom, onde nos professoras possamos usá-lo como ferramenta para auxiliar nossa prática escolar. Resultados e Conclusão: Concluí-se após o estudo sobre Santa Catarina que ela hoje é um estado moderno e preparado para acompanhar o desenvolvimento do Brasil. Ao lado das tradicionais atividades pastoril e pesqueira, desenvolvendo vários tipos de industria, que usam uma tecnologia avançada, colocando as entre as mais modernas do país. Essa é nossa Santa Catarina, terra de empenho e trabalho.

Trabalho 004

A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE

Bruna Jaqueline Riffel; Ana Cristina Karing Bittencourt; Elaine Cadore Ardigó; Elaine

Petermann; Fernanda Atanasio Dos Santos Kretzschmar

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Natureza; homem; conscientização

Introdução: O presente trabalho consiste na explanação de diversas questões relacionadas ao meio ambiente, bem como o desenvolvimento de uma atividade pedagógica relacionada a estes assuntos. Dentre as questões abordadas estão: adaptações realizadas pelo homem na natureza; o impacto sobre o meio ambiente; as conseqüências das transformações de produtos naturais para servir ao homem, entre outras. Objetivo: Promover a reflexão e conscientização das pessoas quanto à questão ambiental, tendo para isso um olhar crítico sobre o contexto atual vivido por nossa sociedade.Desenvolver a percepção do quanto esse ambiente é fundamental para nós e que sem ele não teríamos subsídios para viver. Metodologia: A pesquisa foi de cunho bibliográfico. Para aperfeiçoar nosso trabalho, utilizamos um vídeo e fotos, inclusive algumas delas tiradas por nós em paisagens locais, e com esses dados criamos uma apresentação em power point. Resultados: Os resultados aparecerão ao longo da vida de cada cidadão. Conclusão: Após a realização deste trabalho, todas nós, com certeza, temos uma visão mais abrangente sobre o nosso meio ambiente. Nosso, porque realmente devemos tratá-lo como se fosse uma propriedade nossa, mas não no sentido de fazer o que quiser com ele, e sim de cuidar bem e com carinho como se fosse um bem muito querido que temos. Afinal de contas o planeta não deixa de ser um pouquinho de cada ser humano que nele vive. Pesquisar sobre o meio ambiente, além de nos despertar para a questão ambiental que tanto vem sendo discutida: a destruição da natureza, nos fez também conhecer ou até mesmo relembrar assuntos que já havíamos estudado em nossa época de escola. Temos uma importante missão em comum: o cuidado com a natureza. Para isso, devemos nos esforçar para evitar sua destruição e preservá-la para as gerações vindouras, pois os efeitos da devastação podem ser altamente negativos para a humanidade.

Trabalho 005

DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

Bruna Jaqueline Riffel; Ana Cristina Karing Bittencourt; Elaine Cadore Ardigó; Elaine

Petermann; Fernanda Atanasio Dos Santos Kretzschmar

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Camada de ozônio; Câncer de pele; Radiação UV

Introdução: Neste trabalho interdisciplinar, desenvolvido para as disciplinas de Fundamentos do Currículo, Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa, será abordada uma questão muito discutida atualmente: DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO. Através deste, conheceremos dados alarmantes da destruição do único protetor natural da Terra contra a radiação ultravioleta, e suas conseqüências em nosso dia-a-dia, sendo que uma das principais conseqüências da intensa radiação é o câncer de pele. Objetivo: Desenvolver atividades / problemas de raciocínio lógico matemático para discentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através da análise de temas ambientais, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. Metodologia: Para o desenvolvimento do trabalho foi efetuada inicialmente uma pesquisa bibliográfica com o material disponível na Biblioteca Universitária da Unifebe e consulta a sites na Internet, revistas e jornais para pesquisa de dados científicos sobre o tema, além da elaboração de três problemas matemáticos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Resultados: É possível utilizar o assunto Camada de Ozônio para trabalhar problemas matemáticos.A conscientização quanto a questão da destruição da Camada de Ozônio foi despertada, mas ainda irá aumentar durante toda a vida do cidadão.Conclusão: Pelo pesquisado, evidenciou-se que o câncer de pele está altamente relacionado com a destruição da camada de ozônio, sendo que no Brasil, a região Sul, portadora de uma população predominantemente européia, é a maior vítima dos raios ultravioletas à pele. As medidas preventivas são: evitar a exposição solar, e em caso de necessidade, utilizar roupas escuras e chapéu, além do protetor solar.

Trabalho 006

OS SIGNIFICADOS DE CUIDADO E EDUCAÇÃO DAS FAMÍLIAS EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS PEQUENAS

Claudia Kuinta Dias Hohmann

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Cuidar e educar; Valores educacionais; Educação infantil

Esse trabalho é decorrente do projeto Interdisciplinar do curso de Pedagogia, cujo objetivo foi de conhecer os significados atribuídos e construídos pelas famílias em relação ao cuidado/educação das crianças pequenas. O referencial teórico metodológico utilizado foi um estudo de cunho etnográfico e a Rede de Significações (Rosseti-Ferreira, 2004). Participaram da pesquisa cerca de 75 pais e/ou responsáveis de crianças das Instituições públicas de Educação Infantil do município de Brusque. As respostas foram analisadas utilizando-se da estatística descritiva, subdividindo-as em categorias. A relação desses perfis com os significados priorizados pelas famílias no cuidado e educação das crianças foi investigada com base na análise qualitativa das transcrições das entrevistas, buscando compreender melhor os significados atribuídos pelos pais aos elementos das representações expressas. Considera-se que a afetividade e a cognição formam um par inseparável na evolução psíquica da criança, apontando assim a necessidade de convergência entre o papel da escola e da família no desenvolvimento emocional infantil. A participação da família nos cuidados e educação da criança pequena é sintetizada nessa pesquisa em três dimensões: a educação, em que a participação dos responsáveis (pais e professores) é fundamental; os cuidados corporais, entendidos como representação feminina; e a preservação dos valores, considerada dever dos membros da família e da escola.

Trabalho 007

A PROBLEMÁTICA DA DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO PLANETA TERRA

Natassia Walendowsky; Gisele Karine Cardoso; Debora Cristine Justen; Emanoela

Schmidt; Amanda Marques

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Reciclagem; Resíduos Sólidos; Planeta Terra

Introdução: Este projeto foi desenvolvido pelas disciplinas de Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências, Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa, Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática e Fundamentos do Currículo, através do curso de pedagogia, 5ª fase – séries iniciais. O estudo investigou aspectos problemáticos ambientais relacionadas aos resíduos sólidos produzidos no planeta Terra e os locais a serem destinados após serem descartados. Objetivos: Objetivo geral: desenvolver um trabalho acadêmico que fortaleça a relação teoria-prática entre as disciplinas do curso. Objetivos específicos: analisar aspectos problemáticos ambientais relacionadas aos resíduos; relacionar os conteúdos de todas as disciplinas com o assunto; desenvolver atividades problemas referentes ao assunto. Metodologia: Para o desenvolvimento do trabalho foi efetuado inicialmente uma pesquisa bibliográfica com o material disponível em arquivos pessoais da professora Denize Démarche Minatti Ferreira, sendo materiais retirados de periódicos científicos livros, documentários e sites da web. Conclusão: A produção de resíduos vem crescendo três vezes mais do que a população. Todos os anos são produzidos pela população mundial cerca de 30 bilhões de toneladas de resíduos sólidos, pelo fato de estarmos muito ligado ao consumismo e ao desperdício, fato que prejudica a natureza. No Brasil cada indivíduo produz em média um quilo de lixo por dia somando a população total do país são produzidos por dia 125 mil toneladas de lixo. Do que é produzido no Brasil diariamente apenas 24% são destinados a reciclagem, estatística muito baixa pela quantidade produzida, com isso 74% estão sendo depositados em lixões que prejudicam os solos, aos mananciais e pessoas que vivem ao seu redor. Devemos com isso tomar práticas decisivas para os destinos destes resíduos, pois cada dia estão perdendo nossas vidas, pelo fato de não cuidarmos do nosso meio ambiente com o desperdício de materiais.

Trabalho 008

A VIDA NO CAMPO E NA CIDADE

Natassia Walendowsky; Debora Cristine Justen; Emanoela Schmidt; Gisele Karine

Cardoso; Salete Lyra Colombi; Rafaela Schappo

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Campo; Cidade; Características

Introdução: A vida no campo e na cidade são muito distintas. É importante conhecer um ambiente diferente e compará-lo com o que o aluno conhece, entendendo e valorizando a relação de troca entre esses dois meios. Objetivos: Diferenciar as características e reconhecer a importância do campo e da cidade. Entender e valorizar a relação de troca entre esses dois meios. Metodologia: Confecção de maquetes que representam as zona rural e a zona urbana, usando todas as informações adquiridas. Pesquisas de fotos e conteúdos sobre o assunto. Resultados: Alcançou amplo conhecimento sobre conteúdos apresentados, através das maquetes e fotografias, materiais que acabam fixando a atenção e facilitando a aprendizagem. Serão beneficiados com esse projeto alunos e professores que necessitam da aprendizagem deste conteúdo.

Trabalho 009

CUIDAR-SE: HÁBITOS SAUDÁVEIS E SENSIBILIZAÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA ADULTA E IDOSA

Eliane Aparecida Maier Rotta; Miriam Cestari Niebuhr

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Hábito; Sensibilização; Pessoa adulta

Propor atividades de sensibilização, a partir de um diagnóstico, para identificar as necessidades de reconhecimento das potencialidades e limites do grupo de Educação de Adultos ligados à Associação de Moradores da Rua Nova Trento. Trata-se de uma revisão de conceitos e auto-conceitos do ser adulto e do envelhecer num “país de jovens”. A metodologia utilizada será baseada na pesquisa-ação procurando diagnosticar a realidade e intervir, por meio de planos de ação, com os sujeitos envolvidos na comunidade para compreender os fenômenos a partir do próprio campo de pesquisa, com suas necessidades e expectativas.

Trabalho 010

ESCOLAS E EDUCAÇÃO: IMAGENS E MEMÓRIAS

Emanoela Schmidt; Salete Lyra Colombi; Amanda Marques; Natassia Walendowsky;

Débora Justen; Rafaela Schappo; Gisele Karine Cardoso

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: História; Escola; Memória

Introdução: As memórias da escola são constituídas através do resgate da história dos funcionários, alunos e pais que formavam os integrantes da escola em determinadas épocas, resgatando diversas culturas, maneiras de desenvolver aprendizagem e ensino dos conteúdos, formas didáticas e convívios entre professor e alunos. Objetivo: Criar um banco de dados utilizando imagens (fotografias) e a memória de pessoas que fazem parte da história da escola, observando trajetórias da escola e as mudanças nas práticas educacionais. Metodologia: Levantamento fotográfico do espaço escolar atual e seus redores, localização de imagens antigas do espaço escolar, eventos realizados na escola e pela escola. Realização de entrevistas orais com pessoas que fizeram ou fazem parte da história da escola, como funcionários ou alunos antigos, observando mudanças nas políticas de ensino e nas formas de ensinar a disciplina de história. Resultados: A execução deste projeto, proporcionou a escola um levantamento concreto da história dos mesmos, contadas através das lembranças dos funcionários e alunos de épocas diferentes, junto com as fotografias trazidas pelos alunos atuais que puderam pesquisar com pessoas que estudaram na escola em períodos diferentes. Serão beneficiados com esse projeto alunos, funcionários e a Escola Municipal Paulo Schmidt onde foram realizados os trabalhos e poderão armazenar e conhecer as memórias e informações recolhidas pelas acadêmicas.

Trabalho 011

AQUECIMENTO GLOBAL

Emanuela Klann; Renata Dalla Brida; Danusa Vilena dos Santos; Angelita Armelini,

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Aumento da temperatura; Aquecimento global; Mudanças; Prejuízos.

Todos os dias acompanha-se na TV, nos jornais e revistas as catástrofes e as mudanças climáticas que estão ocorrendo no clima mundial. Não se tem relatos de mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como as ocorridas nos últimos anos. Observando as causas entende-se o que vêm acontecendo, e podem-se prever as conseqüências e fazer algo para mudar esta realidade. O aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão, é um aumento da temperatura média superficial global. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.

Trabalho 012

BIBLIOTECA INFANTIL NA UNIFEBE: UM ESPAÇO PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE LEITURA

Eliani Aparecida Busnardo Buemo; Carla Zenita do Nascimento Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Biblioteca Infantil; Contação de Histórias; Práticas de Leitura

Introdução: A literatura infantil é um fenômeno de criatividade que representa o mundo, a vida, enriquece a imaginação da criança, possibilitando o uso do raciocínio e o cultivo da liberdade. Oferece condições para a associação entre a fantasia e a realidade. A biblioteca possibilita acesso à literatura e às informações para dar respostas e suscitar perguntas. Tornando-se assim, um espaço democrático com duas funções: a função educativa e a formação cultural do indivíduo. Objetivo: Desenvolver o gosto pela leitura, de forma a transformá-la numa prática constante através da literatura infantil; bem como interagir de forma crítica e reflexiva com a realidade social em que vive. Metodologia: Pretende-se criar na biblioteca da Unifebe um espaço exclusivo para a contação de histórias e o desenvolvimento de práticas de leitura. O espaço a ser destinado para execução deste projeto conta com 40 m2 e possui climatização. As crianças poderão vir através de suas escolas para a Unifebe de 2ª a 6ª feira, no período matutino e vespertino, através de agendamento. Resultados Esperados: A execução deste projeto , aumentará as chances de um número significativo de crianças de terem contato com a literatura infantil e conseqüentemente com todos os benefícios que a mesma proporciona. Além disto, a excussão deste projeto dará oportunidade aos acadêmicos do curso de Pedagogia, do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) participarem de um projeto de iniciação científica. Estimulará a formação de contadores de história através das atividades propostas ao longo da execução do projeto. Serão beneficiadas com esse projeto as crianças de Brusque e região que estejam matriculadas nas redes públicas municipais e estadual, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Trabalho 013

PLANOS DE ENSINO DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UNIFEBE:ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO X INSTRUMENTOS

DE AVALIAÇÃO

Tatiana Truppel; Eliani Aparecida Busnardo Buemo

Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Plano de Ensino; Estratégias de Ensino; Instrumentos de Avaliação

Introdução: O planejamento na academia consiste num ato necessário e obrigatório, pois não podemos improvisar, nem tão pouco nos eximir das exigências legais e didáticas para o exercício da docência.A Instrução Normativa nº 01/05 , da Unifebe no seu Art. 1º diz: “O Plano de Ensino constitui-se no documento que contempla a organização da ação docente frente ao planejamento no Projeto Pedagógico do curso e legitima o compromisso docente com o processo de aprendizagem dos acadêmicos. Objetivos: Identificar as Estratégias de Ensino e os Instrumentos de Avaliação mais utilizados pelos docentes das licenciaturas da Unifebe.Analisar através dos Planos de Ensino dos docentes das Licenciaturas da Unifebe as relações existentes entre as Estratégias de Ensino e os Instrumentos de Avaliação. Material e Método: Os procedimentos metodológicos que nortearão a pesquisa partirão do princípio do método da Investigação Qualitativa em Educação.Dentre os principais recursos técnicos utilizados com o objetivo de reunir dados pertinentes ao problema a ser investigado, se fará uso da pesquisa documental.Através do acesso aos Planos de Ensino das disciplinas que formam os currículos das licenciaturas da Unifebe, a saber: Educação – Física, Letras e Pedagogia, será feito o levantamento e registro dos dados necessários à solução do problema apontado. Resultados Esperados: Espera-se através desta pesquisa identificar as estratégias de ensino e os instrumentos de avaliação mais utilizados pelos docentes das Licenciaturas da Unifebe, bem como reconhecer as relações existes entre os mesmos, a fim socializar com os colegiados o resultado e também com a Proeng e Assessoria de Desenvolvimento da Unifebe. Dando início assim, a um possível banco de dados que poderá ser utilizado nas futuras Formações Continuadas de Docentes.

Trabalho 001

ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NO ALTO VALE DO ITAJAÍ: A REALIDADE DA COMARCA DE RIO DO SUL/SC

Jaqueline Nehring; Hannelore Nehring; Dalmir da Silva; Cirlei de Liz; Cintia Beatriz Bittencourt; Isaac Haveroth; Tatiana de O. Brauner

Universidade para o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI, Centro Universitário de Brusque – Unifebe

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Saúde pública; Suicídio; Comunidade; Alto vale do Itajaí

Na atualidade, em relação ao modo de vida das pessoas, há que se concluir o ciclo desta, e contemplar o fenômeno da morte. A morte pode ocorrer de diversas maneiras: natural, acidental ou por suicídio. Este é um problema de saúde pública, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1995, foram registrados 900.000 suicídios no mundo, sendo estimado que até 2.020, tenhamos 1,53 milhões mortes voluntárias. Índices internacionais revelam que este número está aumentando significativamente em pessoas com menos de 44 anos, bem como a maioria com identificação de sofrimento psíquico. Em 14/08/06 foi publicada a Portaria MS-1876/2006, criando as Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio. No Brasil, temos um índice de 4,5 mortes por 100.000 habitantes, com destaque para o Rio Grande do Sul (16,6/100.000 hab) seguido de Santa Catarina (12/100.000) no rol dos Estados que computam os maiores índices. O presente projeto estuda este fenômeno, começando pelo número de suicídios registrados no Fórum da Comarca de Rio do Sul no período de 1996 a 2006. A Comarca de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, interior de SC, é composta por 05 pequenos municípios, e no período foi possível computar 46 mortes por suicídio, sendo que somente em Rio do Sul, foram 38 registros, a maioria por enforcamento. No IBGE, encontra-se registrados em 2006, 385 óbitos, destaca-se 33 por lesões, envenenamento e causas externas, e 02 por doenças mentais, sendo indicativo de uma correlação bastante alta em ralação aos índices nacionais, apesar da sub-notificação.

Trabalho 002

A PSICOLOGIA E O ESTUDO DA MENTE

Roberto Haveroth; Jaqueline Nehring

Universidade para o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Psicologia; Mente; Cérebro; Filosofia da Mente

Pensar, raciocinar, executar um cálculo de física ou até mesmo escrever um poema, são estes exemplos de eventos que até então eram tidos como o grande mistério da humanidade. Compreender a forma que a nossa mente e, junto com ela, todas as nossas emoções, percepções, sentimentos, etc. se relacionam com o nosso cérebro, foi e ainda é uma indagação de filósofos e agora também de cientistas. A questão que se apresenta acima já foi tema apenas de livros sagrados, discussões entre religiosos e de pensadores presos em teorias herméticas. Porém, este tema adquire corpo no âmbito das ciências modernas, somente com René Descartes que desenvolve as idéias de Platão e cria o dualismo substancial. Essa idéia ainda é existente e continua a causar revolta em filósofos e demais cientistas que, incansavelmente, atacam o dualismo de Descartes elaborando propostas que são contrárias ao dualismo. A saber, podemos citar os seguintes exemplos de propostas contra o dualismo: monismo eliminitativista, funcionalismo, behaviorismo. No tocante deste debate, será explicitado quais as contribuições envolvidas na problemática menteXcorpo e que também podem ser absorvidas pela psicologia. Este propósito de pesquisa serve para elucidar de uma forma filosófica o conceito do próprio objeto da psicologia, que neste caso, é a mente humana. Tentar fundamentar o conceito de mente para a psicologia é algo de grande valia, pois esta se encontra numa área da ciência muito complexa de ser estudada. Todavia vale ressaltar que um estudo epistemológico independentemente de qual área seja, é sempre muito bem aceito, isto se deve ao fato de que toda prática é sempre posterior à teoria.

.

Trabalho 003

PROFISSÃO É HORA DE ESCOLHER, E AGORA?

Daiana de Moraes Deeke; Hannelore Nehring

Universidade para o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI

E-mail: [email protected]

Palavras-chave: Mercado; Trabalho; Interesses; Ensino.

Atualmente os jovens chegam num momento em suas vidas, que se torna necessário fazer algumas escolhas, principalmente relacionados à sua carreira profissional. Quando estes jovens saem do ensino médio não possuem, em sua grande maioria, nenhuma ou pouca informação sobre o mercado de trabalho e as profissões. Muitos chegam a ingressar numa faculdade sem conhecer o curso que irá fazer para se profissionalizar. Entende-se aqui que o trabalho de Orientação Profissional (OP) se torna um suporte importante para o adolescente estar se conhecendo e refletindo sobre a sua escolha, transcendendo a condição de telespectador para a de um construtor social ativo, efetivando suas ações em prol de seu projeto de vida. A OP é um processo científico que envolve metodologia e instrumentos adequados com a finalidade de orientar e informar as pessoas sobre a complexidade de multifatores sócio-político-econômico-familiares (implícitos e explícitos) que influenciam diretamente a escolha das pessoas: status social, situação econômica da família, política governamental, retorno financeiro, mercado de trabalho, crenças, interesse pessoal, capacidades, habilidades, informação, valores, etc. Diante deste fato, esse trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de interesses e perspectivas sobre o mercado de trabalho e futura escolha profissional. Realizando pesquisa sobre características e interesses em relação ao futuro profissional e inserção no mercado de trabalho de jovens cursando ensino médio em escolas públicas e privadas de Taió/SC. Visa-se com este, identificar as concepções de trabalho que estão presentes no imaginário destes jovens, bem como desenvolver posteriormente oficinas sobre escolha profissional, considerando que cabe ao adolescente conhecer a sua história de vida, e todas as influências possíveis que permeiam o contexto social em que se encontra inserido, para que possa fazer escolhas e construir seu projeto de vida.