Trabalho Chuvas Ácidas - Mafalda - AEJSC · 2020. 4. 25. · D e s d e o p r i n c íp i o d a H u...

3
Desde o princípio da Humanidade, o Homem tem utilizado recursos naturais para satisfazer as suas necessidades, e o uso de recursos naturais não é assim nada de novo para a civilização moderna. No entanto o seu uso traz também problemas como a poluição e um dos maiores problemas causados pela poluição são as chuvas ácidas. Chuvas ácidas - designação dada a qualquer forma de precipitação atmosférica cujo pH seja menor do que 5.5. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1872 para descrever a chuva que caía numa zona industrial de Manchester. CHUVA NORMAL A chuva a que chamamos "normal", ou seja, aquela que não está poluída, é ligeiramente acídica devido à presença de CO2 na atmosfera, que incorpora-se na sua composição formando uma substância ácida, e, sendo assim, o seu pH está compreendido entre 5.5 e 6. Fórmula química: H2O (l) + CO2 (g) H2CO3 (aq) CURIOSIDADES CHUVA ÁCIDA Fórmula química: Proveniente da combustão de combustíveis fosseis: 2 SO2 (g) + O2 (g) 2 S03 SO3 (g) + H2O (l) H2SO4 (aq.) OU N02 (g) + H20 (l) HNO3 (aq) Escola Secundária João da Silva Correia CHUVAS ÁCIDAS MAFALDA FERREIRA DA SILVA CARVALHO AGUIAR INTRODUÇÃO (oxidação que ocorre na atmosfera) As chuvas ácidas ou chuvas poluídas pelos gases da atmosfera têm um pH inferior a 5.5, normalmente de 3 ou 4, sendo o pH mais baixo alguma vez registado igual a 1.9. As chuvas ácidas resultam de uma reação complexa que começa com a oxidação de SO2 e depois com a sua reação com a água ou da reação com a água de N02.

Transcript of Trabalho Chuvas Ácidas - Mafalda - AEJSC · 2020. 4. 25. · D e s d e o p r i n c íp i o d a H u...

Page 1: Trabalho Chuvas Ácidas - Mafalda - AEJSC · 2020. 4. 25. · D e s d e o p r i n c íp i o d a H u m a n id a de , o H o m e m te m uti li zad o recursos n a t u r a i s p a r a

Desde o princípio da Humanidade, o Homem tem utilizado recursosnaturais para satisfazer as suas necessidades, e o uso de recursosnaturais não é assim nada de novo para a civilização moderna. Noentanto o seu uso traz também problemas como a poluição e umdos maiores problemas causados pela poluição são as chuvasácidas.

Chuvas ácidas - designação dada a qualquer forma deprecipitação atmosférica cujo pH seja  menor do que 5.5. O termo foiutilizado pela primeira vez em 1872 para descrever a chuva que caíanuma zona industrial de Manchester.

CHUVA NORMALA chuva a que chamamos"normal", ou seja, aquela quenão está poluída, é ligeiramenteacídica devido à presença deCO2 na atmosfera, queincorpora-se na suacomposição formando umasubstância ácida, e, sendoassim, o seu pH estácompreendido entre 5.5 e 6.

Fórmula química:H2O (l) + CO2 (g) H2CO3 (aq)

CURIOSIDADES

As chuvas ácidasconseguem viajar milhares de km a partir do pontoonde as emissões de gases foram originalmenteemitidas.

As chuvas ácidas tambémpodem ser causadas porfenómenos naturais comoerupções vulcânicas.

Embora pareçaminofensivas à nossa saúde,

estima-se que cerca de 550pessoas morramprematuramente todos osanos devido àsconsequências na saúdehumana causadas pelaschuvas ácidas.

CHUVA ÁCIDA

Fórmula química:Proveniente da combustão decombustíveis fosseis:

2 SO2 (g) + O2 (g) 2 S03

SO3 (g) + H2O (l) H2SO4 (aq.)OU

N02 (g) + H20 (l) HNO3 (aq)

Escola Secundária João da Si lva Correia

CHUVAS ÁCIDASM A F A L D A F E R R E I R A D A S I L V A C A R V A L H O A G U I A R

INTRODUÇÃO

(oxidação que ocorre na atmosfera)

As chuvas ácidas ou chuvaspoluídas pelos gases daatmosfera têm um pH inferior a5.5, normalmente de 3 ou 4,sendo o pH mais baixo algumavez registado igual a 1.9. Aschuvas ácidas resultam de umareação complexa que começacom a oxidação de SO2 e depoiscom a sua reação com a águaou da reação com a água deN02.

Page 2: Trabalho Chuvas Ácidas - Mafalda - AEJSC · 2020. 4. 25. · D e s d e o p r i n c íp i o d a H u m a n id a de , o H o m e m te m uti li zad o recursos n a t u r a i s p a r a

A S C O N S E Q U Ê N C I A SD A S C H U V A SÁ C I D A SComo vimos em cima , as reações químicas

que originam as chuvas ácidas resultam

em ácido sulfúrico e ácido nítrico , ácidos

que são considerados fortes . Além disso ,

estão diluídos em água , e como as

propriedades dos ácidos só se revelam

quando estes estão diluídos em algum

líquido , as chuvas ácidas conseguem

provocar estragos .

1. Acidificação do solo: Com ainfiltração de chuvas ácidas nossolos ocorre a acidificação dosmesmos, o que leva a que sejamtransportados para fora do solocatiões de potássio, cálcio emagnésio, resultando numa baixapercentagem de nutrientes no solo,levando assim à sua perda defertilidade. No entanto, numaexperiência feita na Rússiaverificou-se que os solosconseguem tolerar níveis maisaltos de acidez sem que ocorrammudanças no ecossistema,comparativamente às águas dosrios e lagos.

4. Danificação de materiais eedifícios: Os edifíciosconstituídos por mármore ecalcário sofrem deterioraçãopela deposição contínua eprolongada de ácidos(provenientes das chuvasácidas) pois estas são rochascarbonatadas, significando queem contacto com ácidolibertam iões de cálcio,hidrogenocarbonato e sulfato,em solução. As chuvas ácidasaceleram também o processode corrosão (em cidadespoluídas este processo éacelerado entre 2 a 10 vezes) demonumentos e materiais comopor exemplo os materiaisferrosos, que, quando expostos achuvas ácidas enferrujam maisrapidamente.

2. Consequências nas atividadesanimais: Vários estudos apontampara uma diminuição da taxametabólica dos animais expostos achuvas ácidas. Além disso, quandoexpostos às chuvas ácidas osanimais mudam comportamentos,pondo em risco a suasobrevivência. Os seus níveishormonais também se alteramcompletamente.

Exemplos:

3. Acidificação da água: Aschuvas ácidas resultam naacidificação da água de lagos erios. A incorporação de chuvasácidas nestes cursos de águamuda a sua composiçãoquímica e mineralógica.Verifica-se assim morte defauna e flora presente nesteslocais e, num estudodesenvolvido no Canadádescobriu-se que nos lagos ondeo nível de acidez era maior ospeixes ingeriam mais metaispesados, pois a acidez da águapropicia a saída de alumínio,magnésio e potássio das rochas.Além disso, em lagos onde o pHé inferior a 5 não se encontrammoluscos, pois a acidez retiratodo o cálcio da água, tornandoassim impossível o processo deformação da concha. 

Page 3: Trabalho Chuvas Ácidas - Mafalda - AEJSC · 2020. 4. 25. · D e s d e o p r i n c íp i o d a H u m a n id a de , o H o m e m te m uti li zad o recursos n a t u r a i s p a r a

Nível industrial : a nível industrial podem ser

utilizados mecanismos como torres de

tratamento para onde se enviam os gases

resultantes da combustão . Nestas torres

poderiam existir chuveiros de água por onde

se faria passar óxido de cálcio e os gases da

combustão .

Uma série de reações vão ocorrer :

Ca (s) + H2O (l) Ca(OH)2 (aq)

SO2 (g) + H2O (l) H2SO3 (aq)

H2SO3 (aq) + Ca(OH)2 CaSO3 * 2H2O (s)

Desta maneira o produto final não vai ser

S02 mas sim uma substância não poluente .

Além disto , as indústrias automóveis podem

incluir catalizadores nos tubos de escape de

modo a que estes facilitem a reação entre

os óxidos de nitrogénio , monóxido de

carbono e combustível por queimar ,

transformando-os em substâncias não

poluentes como água e dióxido de carbono .

F O R M A S D EM I N I M I Z A R A SC H U V A S Á C I D A SA minimização das chuvas ácidas

depende na maioria da ação humana

a diferentes níveis : pessoal , social e

industrial .

Nível pessoal : conservar energia através de

ações simples como desligar a luz e outros

equipamentos elétricos quando não em

utilização , comprar equipamentos que

necessitam de um menor uso de energia ,

andar menos de carro e tentar utilizar

transportes públicos ou até caminhar e

usar meios alternativos como bicicleta . Ao

tomar estas medidas é possiível diminuir

o consumo de combustíveis fósseis que

estão na fonte do problema .

6. Consequências nos sereshumanos : Os efeitos daschuvas ácidas no ser humanonão são diretos mas indiretos.Efeitos indiretos ocorremquando entramos umcontacto com um material ousubstância que tenha sidoexposto às chuvas ácidas.Quando expostos a estas, arespiração torna-se maisdifícil e existe normalmenteirritabilidade ocular, além deque em concentrações maiselevadas possam causarirritações da pele. Estesefeitos podem também sersentidos através do consumode metais tóxicos, pois, comojá foi explicado anteriormente,estes são passados para osanimais e solo, contaminandoaquilo que comemos e tendoconsequências graves para asaúde.

3. Consequências emflorestas e plantações : Nasárvores a deposição de ácidoocorre de duas maneiras: nasfolhas e na raiz. Alguns dossinais notados quando asárvores são atingidas porestas chuvas é a descoloraçãodas folhas, perda dasmesmas, raízes danificadas emorte. Já em campos complantações verificou-se umaredução de fixação de CO2quando as plantas eramatingidas por este tipo dechuvas. Além disso, váriasfunções fisiológicas ecaracterísticas morfológicasdas plantas pertencentes aplantações começam a falharou alteram-se quando sãoatingidas por este tipo dechuvas.

Nível social : educar a população para o

problema , persuadir para a mudança de

hábitos na comunidade e tomar ações a

nível de conselho ou distrito e impor

legislações para regular a libertação de

gases como SO2 e NO2 .