Trabalho de antropologia

16
Trabalho de Trabalho de Antropologia Antropologia Faculdade Castro Alves Faculdade Castro Alves

description

Trabalho de Antropologia.

Transcript of Trabalho de antropologia

Page 1: Trabalho de antropologia

Trabalho de AntropologiaTrabalho de Antropologia

Faculdade Castro AlvesFaculdade Castro Alves

Page 2: Trabalho de antropologia

Faculdade Castro AlvesFaculdade Castro Alves

Aminadab Aminadab Jamile CruzJamile Cruz Juliana SantosJuliana Santos Liziane PlácidoLiziane Plácido Márcia ManuelaMárcia Manuela Rafaela SantanaRafaela Santana Rebeca MenesesRebeca Meneses Paloma ValverdePaloma Valverde

Tatiana MendesTatiana Mendes

Psicologia (Primeiro Semestre)Psicologia (Primeiro Semestre)Matéria: Antropologia FilosóficaMatéria: Antropologia Filosófica

Professor: FabianoProfessor: Fabiano

Alunos:Alunos:

Page 3: Trabalho de antropologia

Mitos GregosMitos Gregos

Aquiles era filho de Tétis (a ninfa marinha, e não a deusa do Aquiles era filho de Tétis (a ninfa marinha, e não a deusa do oceano) e de Peleu, rei dos mirmidões da Tessália. oceano) e de Peleu, rei dos mirmidões da Tessália.

Ao nascer, a mãe o mergulhou no Estige, o rio infernal, para Ao nascer, a mãe o mergulhou no Estige, o rio infernal, para torná-lo invulnerável. Mas a água não lhe chegou ao calcanhar, torná-lo invulnerável. Mas a água não lhe chegou ao calcanhar, pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco - o proverbial "calcanhar de Aquiles". - o proverbial "calcanhar de Aquiles".

AquilesAquiles

Filho de Zeus, senhor dos deuses, e de Alcmena, mulher de Filho de Zeus, senhor dos deuses, e de Alcmena, mulher de Anfitrião, Hércules (Heracles para os gregos) foi concebido para Anfitrião, Hércules (Heracles para os gregos) foi concebido para tornar-se grande herói. tornar-se grande herói.

Hera, esposa de Zeus, enciumada com o nascimento de Hera, esposa de Zeus, enciumada com o nascimento de Hércules, pois desejava elevar o primo Euristeu ao trono da Hércules, pois desejava elevar o primo Euristeu ao trono da Grécia, enviou duas serpentes para matá-lo no berço, mas o Grécia, enviou duas serpentes para matá-lo no berço, mas o herói, com sua força prodigiosa, herói, com sua força prodigiosa,

destruiu-as. destruiu-as. Casado com Mégara, uma das princesas reais, Hércules matou-Casado com Mégara, uma das princesas reais, Hércules matou-

a, e aos três filhos, num acesso de fúria provocado por Hera.a, e aos três filhos, num acesso de fúria provocado por Hera.

HerculesHercules

Page 4: Trabalho de antropologia

Mitos GregosMitos GregosUlissesUlisses

A ele deveu-se, segundo relatos posteriores à Ilíada, o ardil do A ele deveu-se, segundo relatos posteriores à Ilíada, o ardil do cavalo de madeira que permitiu aos gregos penetrar em Tróia e cavalo de madeira que permitiu aos gregos penetrar em Tróia e obter a vitória. obter a vitória.

Terminado o conflito, Ulisses iniciou o regresso a Ítaca, mas um Terminado o conflito, Ulisses iniciou o regresso a Ítaca, mas um temporal afastou-o com suas naves da frota. Começaram assim temporal afastou-o com suas naves da frota. Começaram assim os vinte anos de aventuras pelo Mediterrâneo que constitui o os vinte anos de aventuras pelo Mediterrâneo que constitui o argumento da Odisséia.argumento da Odisséia.

Page 5: Trabalho de antropologia

Pré-Socráticos Pré-Socráticos Período em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza; Explica Período em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza; Explica

racionalmente as origens e as mudanças dos seres humanos; Nega que o mundo racionalmente as origens e as mudanças dos seres humanos; Nega que o mundo tenha surgido do nada;tenha surgido do nada;

A physis (o elemento primordial eterno) é a Natureza eterna e e perene A physis (o elemento primordial eterno) é a Natureza eterna e e perene transformação, de onde tudo brota e para onde tudo retorna. É invidível para os transformação, de onde tudo brota e para onde tudo retorna. É invidível para os olhos do corpo, visível somente para o olho do espírito (para o pensamento).olhos do corpo, visível somente para o olho do espírito (para o pensamento).

Nascer, morrer, mudar de qualidade ou de quantidade – chama-se movimento e o Nascer, morrer, mudar de qualidade ou de quantidade – chama-se movimento e o mundo está em movimento permanente. mundo está em movimento permanente.

O movimento do mundo (devir) mostra que toda mudança é passagem de um estado O movimento do mundo (devir) mostra que toda mudança é passagem de um estado a seu contrário: dia-noite, claro-escuro, etc.;a seu contrário: dia-noite, claro-escuro, etc.;

Cada filósofo escolheu diferentes physis, com seus motivos e razões para dizer qual Cada filósofo escolheu diferentes physis, com seus motivos e razões para dizer qual era o princípio eterno e imutável que está na origem da Natureza e suas era o princípio eterno e imutável que está na origem da Natureza e suas transformações;transformações;

Tales: o princípio era a água ou o úmido; Anaximandro: considera que era o ilimitado Tales: o princípio era a água ou o úmido; Anaximandro: considera que era o ilimitado sem qualidades definidas; Anaxímenes: que era o ar ou o frio; Heráclito: afirmou que sem qualidades definidas; Anaxímenes: que era o ar ou o frio; Heráclito: afirmou que era o fogo; Leucipo e Demócrito: que era os átomos.era o fogo; Leucipo e Demócrito: que era os átomos.

Page 6: Trabalho de antropologia

SofistasSofistas Os sofistas foram os primeiros filósofos da era socrática, eles se opunham a filosofia Os sofistas foram os primeiros filósofos da era socrática, eles se opunham a filosofia

socrática afirmando que eles ensinaram coisas contraditórias e erradas que não era socrática afirmando que eles ensinaram coisas contraditórias e erradas que não era útil as cidades, substituía a natureza que era a principal objeto de reflexão pela arte útil as cidades, substituía a natureza que era a principal objeto de reflexão pela arte de utilizar recursos lógico-racionais.de utilizar recursos lógico-racionais.

Os sofistas ensinavam as pessoas a utilizarem técnicas para defender sua própria Os sofistas ensinavam as pessoas a utilizarem técnicas para defender sua própria linha de pensamentos, suas opiniões, para que assim conseguissem seu espaço. linha de pensamentos, suas opiniões, para que assim conseguissem seu espaço.

Ignoravam as teorias dos filósofos, eram chamados de cépticos e considerados Ignoravam as teorias dos filósofos, eram chamados de cépticos e considerados como intolerante a Verdade e o amor pela sabedoria. como intolerante a Verdade e o amor pela sabedoria.

Os principais sofistas foram , Górgias, Hípias, Isócrates, Pródico, Crítias,Antifonte e Os principais sofistas foram , Górgias, Hípias, Isócrates, Pródico, Crítias,Antifonte e Trasímaco, sendo que destes, Protágoras, Górgias e Isócratesque prezavam pela Trasímaco, sendo que destes, Protágoras, Górgias e Isócratesque prezavam pela evolução do espírito e sua capacidade de expressão. evolução do espírito e sua capacidade de expressão.

O que popularizou mais os sofistas foi a abertura da filosofia para todas as pessoas O que popularizou mais os sofistas foi a abertura da filosofia para todas as pessoas deixando de ser exclusividade dos seres intelectuais. deixando de ser exclusividade dos seres intelectuais.

Page 7: Trabalho de antropologia

SócratesSócrates Um filósofo ateniense, nasci 470 ou 469 a.c, um dos mais Um filósofo ateniense, nasci 470 ou 469 a.c, um dos mais

importantes filósofos ocidentais e fundador da atual filosofia importantes filósofos ocidentais e fundador da atual filosofia ocidental.ocidental.

Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (só sei que nada sei). Ele acreditava que os própria ignorância (só sei que nada sei). Ele acreditava que os atos errados eram consequências da própria ignorância. atos errados eram consequências da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a se sentirem ignorantes de tanto perguntar. Ele as pessoas a se sentirem ignorantes de tanto perguntar. Ele se concentrava no problema Homem. se concentrava no problema Homem.

Dedicava-se ao que chama de parto das idéias: Maiêutica Dedicava-se ao que chama de parto das idéias: Maiêutica (levar ou induzir uma pessoa, por ela própria, ou seja, por seu (levar ou induzir uma pessoa, por ela própria, ou seja, por seu próprio raciocínio, ao conhecimento ou a solução de sua próprio raciocínio, ao conhecimento ou a solução de sua dúvida).dúvida).

Sócrates era diferente dos sofistas, pois não cobrava nada por Sócrates era diferente dos sofistas, pois não cobrava nada por suas aulas, e a prova disse era sua pobreza, ele valorizou a suas aulas, e a prova disse era sua pobreza, ele valorizou a descoberta do homem feita pelos sofistas orientando-a para os descoberta do homem feita pelos sofistas orientando-a para os valores universais, segundo a vida real do pensamento grego.valores universais, segundo a vida real do pensamento grego.

As fontes mais importantes de informação sobre Sócrates são As fontes mais importantes de informação sobre Sócrates são Platão, Xenofonte e Aristóteles. Pois Sócrates, nada deixou Platão, Xenofonte e Aristóteles. Pois Sócrates, nada deixou em seu nome.em seu nome.

Page 8: Trabalho de antropologia

Platão Platão Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga,

nascido em Atenas no ano de 384/347 A.C autor de diversos nascido em Atenas no ano de 384/347 A.C autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. instituição de educação superior do mundo ocidental.

Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. ciência e da filosofia ocidental.

Como escritor, teve notoriedade quando publicou seus “Diálogos Como escritor, teve notoriedade quando publicou seus “Diálogos Socráticos”, foram 35 diálogos e 13 cartas, os quais são creditados Socráticos”, foram 35 diálogos e 13 cartas, os quais são creditados tradicionalmente a ele, embora alguns estudiosos tenham colocado tradicionalmente a ele, embora alguns estudiosos tenham colocado em dúvida a autenticidade de algumas dessas obras. em dúvida a autenticidade de algumas dessas obras.

Platão defendia o que ele chamava de “Teoria das idéias”, Platão defendia o que ele chamava de “Teoria das idéias”, acreditava que o homem estava em contato com duas realidades: acreditava que o homem estava em contato com duas realidades: a inteligível e a sensível. Para ele, o conhecimento que nos vem do a inteligível e a sensível. Para ele, o conhecimento que nos vem do sentido é imperfeito, explica também, que antes mesmo de nascer sentido é imperfeito, explica também, que antes mesmo de nascer entramos em contato como o “mundo das idéias”, mas, ao unir-se entramos em contato como o “mundo das idéias”, mas, ao unir-se ao corpo esquecemos tudo, pois para ele o corpo é o obstáculo do ao corpo esquecemos tudo, pois para ele o corpo é o obstáculo do conhecimento, porém aos poucos, segundo ele, ao ver um objeto conhecimento, porém aos poucos, segundo ele, ao ver um objeto repetidas vezes, uma pessoa se lembra da idéia daquele objeto repetidas vezes, uma pessoa se lembra da idéia daquele objeto que viu. que viu.

Como seu mestre Sócrates, Platão busca descobrir as verdades Como seu mestre Sócrates, Platão busca descobrir as verdades essenciais das coisas. As coisas devem ter outro fundamento, essenciais das coisas. As coisas devem ter outro fundamento, além do físico, e a forma de buscar estas realidades vem do além do físico, e a forma de buscar estas realidades vem do conhecimento, não das coisas, mas além das coisas. conhecimento, não das coisas, mas além das coisas.

Page 9: Trabalho de antropologia

AristótelesAristóteles Filósofo grego, nascido em Estagira em 384 A.C. Filósofo grego, nascido em Estagira em 384 A.C.

Juntamente com Platão e Sócrates, Aristóteles é visto como Juntamente com Platão e Sócrates, Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes e um dos fundadores da uma das figuras mais importantes e um dos fundadores da filosofia ocidental.filosofia ocidental.

Aluno de Platão, seus escritos abordam diversos assuntos Aluno de Platão, seus escritos abordam diversos assuntos como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.

Aristóteles, diferentemente de Platão defendia a existência de Aristóteles, diferentemente de Platão defendia a existência de um único mundo, o que vivemos. Para ele o conhecimento um único mundo, o que vivemos. Para ele o conhecimento devia ser procurado no mundo material e real.devia ser procurado no mundo material e real.

Após a morte de Platão, fundou o Liceu de Atenas. Ao contrário Após a morte de Platão, fundou o Liceu de Atenas. Ao contrário da academia de Platão, o Liceu privilegiava as ciências da academia de Platão, o Liceu privilegiava as ciências naturais, o qual abrangia praticamente todo o conhecimento da naturais, o qual abrangia praticamente todo o conhecimento da época.época.

Page 10: Trabalho de antropologia

Mito da Caverna Mito da Caverna

No mito da caverna, Platão escreve sobre a condição humana em que vivemos. No mito da caverna, Platão escreve sobre a condição humana em que vivemos. Relata explicitamente a condição triste em que vivia a humanidade. Relata explicitamente a condição triste em que vivia a humanidade.

Trancados em um lugar onde era difícil os movimentos, pois ficavam acorrentados. Trancados em um lugar onde era difícil os movimentos, pois ficavam acorrentados. Só tinham como vista, um feixe que vinha do exterior da caverna. Só tinham como vista, um feixe que vinha do exterior da caverna.

Todos viviam presos desde seu nascimento. Sem saber que no exterior, existia vida. Todos viviam presos desde seu nascimento. Sem saber que no exterior, existia vida. Considera-se então o 'Mito da Caverna' uma metáfora da filosofia, pois para eles Considera-se então o 'Mito da Caverna' uma metáfora da filosofia, pois para eles

estamos destinados a ver sombras em nossa frente e tomá-las como verdadeira.estamos destinados a ver sombras em nossa frente e tomá-las como verdadeira.

Page 11: Trabalho de antropologia

Santo AgostinhoSanto Agostinho Durante a Idade Média os pensadores cristãos perceberam a Durante a Idade Média os pensadores cristãos perceberam a

necessidade de aprofundar uma fé que estava amadurecendo, necessidade de aprofundar uma fé que estava amadurecendo, com o intuito de harmonizá-la com as exigências do pensamento com o intuito de harmonizá-la com as exigências do pensamento filosófico. filosófico.

Com isso Agostinho se destacou entre os séculos IV e V tentando Com isso Agostinho se destacou entre os séculos IV e V tentando a harmonização de duas esferas; "a fé" e "a razão". O a harmonização de duas esferas; "a fé" e "a razão". O pensamento de Agostinho reconhecia a importância do pensamento de Agostinho reconhecia a importância do conhecimento, mas defendia uma subordinação maior da razão conhecimento, mas defendia uma subordinação maior da razão em relação à fé, por crer que esta última venha restaurar a em relação à fé, por crer que esta última venha restaurar a condição decaída da razão humana. condição decaída da razão humana.

Uma de suas obras que mostra como o homem é dependente da Uma de suas obras que mostra como o homem é dependente da misericórdia divina para conseguir a salvação espiritual é, misericórdia divina para conseguir a salvação espiritual é, Confissões que é um livro autobiográfico escrito entre os anos Confissões que é um livro autobiográfico escrito entre os anos 397-398. 397-398.

Agostinho, como pensador e teólogo, influenciou por muito tempo Agostinho, como pensador e teólogo, influenciou por muito tempo a história de pensamento ocidental e deixou claro que a filosofia e a história de pensamento ocidental e deixou claro que a filosofia e a teologia andam juntas mostrando isso em suas obras: Da a teologia andam juntas mostrando isso em suas obras: Da Verdadeira Religião, A Cidade de Deus, Da Trindade, Da Mentira Verdadeira Religião, A Cidade de Deus, Da Trindade, Da Mentira

Page 12: Trabalho de antropologia

São Tomás de AquinoSão Tomás de Aquino

Influenciado por Aristóteles, a primeira questão de Influenciado por Aristóteles, a primeira questão de que se ocupa São Tomás de Aquino - na Suma que se ocupa São Tomás de Aquino - na Suma Teológica, sua obra máxima - é a das relações entre Teológica, sua obra máxima - é a das relações entre a ciência e a fé, a filosofia e a teologia. a ciência e a fé, a filosofia e a teologia. 

A partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada na A partir dele, a Igreja tem uma Teologia (fundada na revelação) e uma Filosofia (baseada no exercício da revelação) e uma Filosofia (baseada no exercício da razão humana) que se fundem numa síntese razão humana) que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão unidas em sua orientação definitiva: fé e razão unidas em sua orientação comum rumo a Deus. comum rumo a Deus.

Mostrou que o homem, Mostrou que o homem, por ser racional, conhece por ser racional, conhece a leia lei natural e está plenamente capacitado para natural e está plenamente capacitado para saber que “se deve fazer o bem e evitar o mal”.saber que “se deve fazer o bem e evitar o mal”.

Ao lado de uma cultura invejável e de uma Ao lado de uma cultura invejável e de uma inteligência admirável Tomás de Aquino deixou o inteligência admirável Tomás de Aquino deixou o exemplo de uma grande humildade e foi exemplo de uma grande humildade e foi considerado o mais sábio dos santos.considerado o mais sábio dos santos.

Page 13: Trabalho de antropologia

RenascençaRenascença A renascença ocorre no período do renascimento, das letras e das artes como um A renascença ocorre no período do renascimento, das letras e das artes como um

todo, esse movimento ocorre na Itália no inicio do século 14, mais so se populariza todo, esse movimento ocorre na Itália no inicio do século 14, mais so se populariza no século 16 influenciando todos os países europeus. O termo renascença so passa no século 16 influenciando todos os países europeus. O termo renascença so passa a ser utilizado no século 15 , para iniciar o retorno da cultura aos padrões clássicos.a ser utilizado no século 15 , para iniciar o retorno da cultura aos padrões clássicos.

O homem passou a ser o parâmetro do mundo, a visão humana era quê, Deus, de O homem passou a ser o parâmetro do mundo, a visão humana era quê, Deus, de maneira geral era o ponto de partida para todas as discussões do universo.maneira geral era o ponto de partida para todas as discussões do universo.

No campo da ciência, foi uma época muito fértil para história da humanidade. Galileu No campo da ciência, foi uma época muito fértil para história da humanidade. Galileu Galilei, mesmo perseguido pela Igreja, afirmava não ser a Terra o centro de todo o Galilei, mesmo perseguido pela Igreja, afirmava não ser a Terra o centro de todo o universo, a invenção da bússola, os avanços da tecnologia de navegação. Sendo a universo, a invenção da bússola, os avanços da tecnologia de navegação. Sendo a era das grandes descobertas e invenções.era das grandes descobertas e invenções.

Leonardo da Vinci, foi aquele que melhor personificou os padrões do homem Leonardo da Vinci, foi aquele que melhor personificou os padrões do homem renascentista, tendo sido pintor, escultor, arquiteto e cientista o gênio da renascentista, tendo sido pintor, escultor, arquiteto e cientista o gênio da Renascença.Renascença.

Page 14: Trabalho de antropologia

EmpirismoEmpirismo O empirismo é a teoria do conhecimento relacionado ao pensamento filosófico, que O empirismo é a teoria do conhecimento relacionado ao pensamento filosófico, que

se faz experientes a origem de todas as idéias. Ao longo da historia da filosofia os se faz experientes a origem de todas as idéias. Ao longo da historia da filosofia os pensadores abordam questões da experiências ao invés do intelectual.pensadores abordam questões da experiências ao invés do intelectual.

Alguns filósofos normalmente associados com o empirismo são: Aristóteles, Tomás Alguns filósofos normalmente associados com o empirismo são: Aristóteles, Tomás de Aquino, Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Locke, George Berkeley, David de Aquino, Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Locke, George Berkeley, David Hume e John Stuart Mill. Hume e John Stuart Mill.

Embora no geral seja relacionado com a teoria do conhecimento, o empirismo, ao Embora no geral seja relacionado com a teoria do conhecimento, o empirismo, ao longo da história da filosofia, teve implicações na lógica, filosofia da linguagem, longo da história da filosofia, teve implicações na lógica, filosofia da linguagem, filosofia política, teologia, ética, dentre outros ramos. filosofia política, teologia, ética, dentre outros ramos.

Seus principais filósofos empirista foram : John Locke , filósofo inglês que defendia o Seus principais filósofos empirista foram : John Locke , filósofo inglês que defendia o empirismo britânico, e influenciou diversos filósofos. empirismo britânico, e influenciou diversos filósofos.

Com a experiência e formas de idéias em nossa mente. O irlandês George Berkeley Com a experiência e formas de idéias em nossa mente. O irlandês George Berkeley defendia a hipótese que o que conhecemos do mundo não é o que o mundo defendia a hipótese que o que conhecemos do mundo não é o que o mundo realmente é, podemos perceber o mundo através dos sentidos, mas não realmente é, podemos perceber o mundo através dos sentidos, mas não

conhecê-lo de verdade. conhecê-lo de verdade. Já David Hume natural de Edimburgo, Escócia, ele afirma que só existe o que Já David Hume natural de Edimburgo, Escócia, ele afirma que só existe o que

percebemos. Todas as relações que fazemos entre o que conhecemos não são percebemos. Todas as relações que fazemos entre o que conhecemos não são conhecimentos verdadeiros.conhecimentos verdadeiros.

Page 15: Trabalho de antropologia

RacionalismoRacionalismo O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração, O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração,

sustentados por conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente sustentados por conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão (Acredita-se que a razão é o única fonte de origem do conhecimento). pela razão (Acredita-se que a razão é o única fonte de origem do conhecimento).

Afirma que toda existência tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser Afirma que toda existência tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrada (Ex: A origem do universo). demonstrada (Ex: A origem do universo).

Privilegia a razão como via de acesso ao conhecimento. Considerando a dedução como Privilegia a razão como via de acesso ao conhecimento. Considerando a dedução como método superior de investigação filosófica. método superior de investigação filosófica.

René Descartes, Spinoza e Leibniz introduziram o racionalismo na filosofia moderna.René Descartes, Spinoza e Leibniz introduziram o racionalismo na filosofia moderna.

Segundo Descartes, tanto a experiência como a imaginação são Segundo Descartes, tanto a experiência como a imaginação são fontes de idéias. Idéias essas duvidosas, porque não servem fontes de idéias. Idéias essas duvidosas, porque não servem para o Homem conhecer. para o Homem conhecer.

Para ele as idéias que provém da experiência apresentam-se de Para ele as idéias que provém da experiência apresentam-se de modo confuso. As que provém da imaginação,não correspondiam modo confuso. As que provém da imaginação,não correspondiam a nada de real. E que para se conhecer o homem, só deve confiar a nada de real. E que para se conhecer o homem, só deve confiar nas idéias inatas que são originárias da razão, fazendo parte da nas idéias inatas que são originárias da razão, fazendo parte da estrutura racional do homem. Estas idéias sendo colocadas na estrutura racional do homem. Estas idéias sendo colocadas na alma por Deus, e por isso, as únicas que se prestam a um alma por Deus, e por isso, as únicas que se prestam a um verdadeiro conhecimento por terem a garantia divina. verdadeiro conhecimento por terem a garantia divina.

Fazendo da evidência das idéias inatas a base do raciocínio, e Fazendo da evidência das idéias inatas a base do raciocínio, e servindo-se do processo dedutivo, o Homem chega a todos os servindo-se do processo dedutivo, o Homem chega a todos os conhecimentos, prescindindo de qualquer contributo da conhecimentos, prescindindo de qualquer contributo da experiência.experiência.

Page 16: Trabalho de antropologia

ReferênciasReferências *Filosofando, Introdução à Filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria *Filosofando, Introdução à Filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria

Helena Pires Martins.Helena Pires Martins. *Ed. Moderna*Ed. Moderna http://www.mundodosfilosofos.com.br/aquino2.htmhttp://www.mundodosfilosofos.com.br/aquino2.htm http://www.mundodosfilosofos.com.br/agostinho.htmhttp://www.mundodosfilosofos.com.br/agostinho.htm www.infoescola.com › www.infoescola.com › FilosofiaFilosofia   www.mundoeducacao.com.br › www.mundoeducacao.com.br › FilosofiaFilosofia www.www.racionalismoracionalismo-cristao.org.br/-cristao.org.br/ www.usp.br/fau/docentes/.../c.../index.htmlwww.usp.br/fau/docentes/.../c.../index.html pt.wikipedia.org/wiki/pt.wikipedia.org/wiki/RacionalismoRacionalismo www.philosophy.pro.br/www.philosophy.pro.br/racionalismoracionalismo_empirismo_02htm.htm_empirismo_02htm.htm www.infoescola.com › www.infoescola.com › FilosofiaFilosofia www.mundoeducacao.com.br › www.mundoeducacao.com.br › FilosofiaFilosofia www.trigueiros.com.br/filosofia/www.trigueiros.com.br/filosofia/sofistassofistas.htm .htm  www.webartigos.com/...www.webartigos.com/...SOFISTASSOFISTAS/pagina1.html/pagina1.html www.coladaweb.com › Filosofia www.coladaweb.com › Filosofia  pt.shvoong.com › Artes & Humanidades pt.shvoong.com › Artes & Humanidades