TRABALHO de Ciencias

10
TRABALHO TRABALHO DE DE CIÊNCIAS CIÊNCIAS A UTILIZAÇÃO DO SOLO A UTILIZAÇÃO DO SOLO OBJETIVO: OBJETIVO: FALAR SOBRE O QUE ACONTECE COM O SOLO. FALAR SOBRE O QUE ACONTECE COM O SOLO. ALUNO: MURILLO CASEMIRO LETA Nº 34 6° ANO-E 0

description

Trabalho de Ciências

Transcript of TRABALHO de Ciencias

Page 1: TRABALHO de Ciencias

TRABALHOTRABALHO

DEDE

CIÊNCIASCIÊNCIASA UTILIZAÇÃO DO SOLOA UTILIZAÇÃO DO SOLO

OBJETIVO:OBJETIVO: FALAR SOBRE O QUE ACONTECE COM O SOLO.FALAR SOBRE O QUE ACONTECE COM O SOLO.

ALUNO: MURILLO CASEMIRO LETA Nº 34 6° ANO-E

0

Page 2: TRABALHO de Ciencias

O solo é formado por aglomerados minera is e matér ia orgânica da decomposição de animais e p lantas. É a camada super f ic ia l da crosta ter rest re. O solo contem vár ios recursos natura is .

O QUE SÃO RECURSOS NATURAIS?

Os recursos natura is são e lementos da natureza (como o solo) que podem ser aprovei tados pelo ser humano.

A humanidade aprendeu a explorar o so lo e ext ra i r de le uma grande quant idade de r iquezas que em mui to contr ibuí ram para a melhora de nossa qual idade de v ida.

Os recursos natura is podem ser d iv id idos em renováveis e não renováveis.

O QUE SÃO RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS?

Os recursos renováveis são aqueles que a natureza pode repôr como a energ ia do Sol e a do vento. A lguns recursos só são renováveis se forem ut i l izados de maneira adequada, como ocorre com a água.

1

Page 3: TRABALHO de Ciencias

RECURSOS NATURAIS NÃO RENOVÁVEIS DO SOLO

Os recursos natura is não renováveis, como o petró leo e os minera is , não poderão ser repostos, pois demorarão mi lhões de anos para serem formados novamente.

O petró leo, o carvão minera l e o gás natura l são recursos natura is não renováveis que encontrados no subsolo.

Os minér ios dos quais ext raímos meta is , como ferro e a lumínio são produzidos no c ic lo das rochas, mas levam anos para se formar.

EROSÃO:

A erosão é o desgaste das rochas, causado pela ação da água, do

vento, a luz do Sol ou pela ação humana por meio do uso inadequado do solo.

A erosão do solo ocorre quando as par t ícu las que o compõem são arrastadas pela água da chuva ou pelo vento. Isso acontece mais f requentemente em áreas inc l inadas e sem cober tura vegeta l . A pr inc ipal causa da erosão é a ret i rada da vegetação por desmatamentos e queimadas.

2

Page 4: TRABALHO de Ciencias

DESMATAMENTO

A ret i rada das matas e f lorestas, fe i tas pelo homem, deixa o so lo desprotegido, causando assim a erosão do solo. Essa erosão ocorre quando as par t ícu las do solo são arrastadas pela água da chuva ou pelo vento.

Exemp lo : as fo lhas d im inuem a ve loc idade da água da chuva a té o so lo e segura o so lo com suas ra ízes ev i tando os des l i zamen tos .

QUEIMADA

A queimada fac i l i ta o t rabalho de l impeza da área. No entanto, queima todos os nutr ientes e os microorganismos tornando a terra não produt iva. O fogo pre judica não só o so lo, mas também todos os seres v ivos que nele v ivem. Alem disso, expõem o solo a processos eros ivos.

3

Page 5: TRABALHO de Ciencias

CONTAMINAÇÃO DO SOLO:

As formas de contaminação do solo se dão de t rês maneiras:

1) pelo grande uso de substâncias químicas (agrotóx icos e adubos químicos) que matam os insetos que comem a p lantação, contudo também acabam com as substâncias nutr i t ivas e r icas em v i taminas;

2) pela grande quant idade de meta is pesados como mercúr io , chumbo e manganês.

3) pelo l ixo ou resíduos sól idos que são restos da produção das at iv idades humanas, considerados por quem os produziu, como inúte is ou descar táveis que depois de sua decomposição contaminam o solo.

DESTINO DO LIXO

O dest ino que deve ser dado ao l ixo produzido pela sociedade depende de sua composição. O l ixo pode ser c lass i f icado em:

a) Orgânico: formado por restos de a l imentos, fo lhas, madeiras, e tc . ;

b) Reciclável: formado por mater ia is que podem ser rec ic lados, ou seja, podem ser t ransformados novamente em matér ia-pr ima.

Exemp lo : v id ro , pape l , me ta l e p lás t i co .

O l ixo pode ter a inda outros dest inos como:

a) Reciclagem : A lém de d iminui r a quant idade de resíduos sól idos deposi tados no ambiente, a rec ic lagem contr ibu i para reduzi r a ext ração de recursos natura is na crosta ter rest re. Isso se dá

4

Page 6: TRABALHO de Ciencias

quando um objeto é t ransformado em outro para uma ut i l ização d i ferente;

b) Os l ixões: que apesar de ser a forma mais barata de dar dest ino aos resíduos sól idos, contaminam o solo, o ar e a água, a lém de produzi r chorume;

c) Os incineradores: onde são queimados resíduos de serv iços de saúde, reduzindo seu volume a c inzas;

d) Os aterros sanitár ios: que são o dest ino mais adequado para os resíduos sól idos domést icos;

e) A compostagem : são locais onde o l ixo orgânico passa por processos para sua t ransformação em composto que pode ser ut i l izado como adubo ou ração para animais.

PRESERVAÇÃO DO SOLO

Algumas prát icas agr íco las podem ajudar a proteger o so lo, d iminuindo o processo de erosão. São e las: o p lant io em encostas, a rotação de cul turas, a adubação verde e a agr icu l tura orgânica.

5

Page 7: TRABALHO de Ciencias

Enfim, podemos concluir que:

O solo é essencia l para todos os seres v ivos, inc lus ive para nós seres humanos;

As at iv idades humanas no solo podem comprometer sua est rutura f ís ica, d iminui r a quant idade de nutr ientes e a l terar suas caracter ís t icas;

A degradação do solo pre judica não apenas as at iv idades humanas, mas também a sobrevivência dos seres v ivos que dependem dele.

Precisamos cada d ia mais e com maior f requência, prat icar a pol í t ica dos “3 Rs” : reduzi r , reut i l izar e rec ic lar .

Fontes: L ivros d idát icos: Jornadas.Cie, Edi tora Sara iva; Vontade de saber Ciências, FTD.

6