Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

13
Trabalho De Ciências Professora: Sônia Turma: 7ºV02 Alunos: Emanuel e Ester

Transcript of Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Page 1: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Trabalho De Ciências

Professora: SôniaTurma: 7ºV02

Alunos: Emanuel e Ester

Page 2: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Lepra ou Hanseníase O Que é a Hanseníase (Lepra)?• A Hanseníase é uma doença transmitível causada por

um bacilo chamado Mycobacterium Leprae que causa danos principalmente a pele e os nervos. A Hanseníase é uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. O portador de hanseníase apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico. Ela age lentamente com uma média de período de incubação de 2 a 5 anos. A Hanseníase pode afetar todas as idades e ambos os sexos. Pode causar deformidades, quando não tratada ou tratada tardiamente.

Page 3: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Como Se Transmite?

•  A lepra é transmitida por gotículas de saliva. Quase sempre ocorre entre contatos domiciliares, geralmente indivíduos que dormem num mesmo quarto. A contaminação se faz por via respiratória, pelas secreções nasais ou pela saliva, mas é muito pouco provável a cada contato. A incubação, excepcionalmente longa, explica por que a doença se desenvolve mais comumente em indivíduos adultos, apesar de que crianças também podem ser contaminadas.

Page 4: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Como diagnosticar Sinais Da Doença:

• Alguem que contém a doença tem, uma mancha ou manchas na pele com clara perda de sensibilidade, normalmente não doem, apresentam falta de sensibilidade ao calor, podem aparecer em qualquer parte do corpo. Essa bactéria, assim como o da tuberculose, é bastante lento para se reproduzir a ponto de causar sintomas, de modo que o tempo de incubação após a infecção é de 2 a 7 anos. A partir do estado inicial, a lepra pode então permanecer estável, ou pode evoluir para lepra tuberculóide ou lepromatosa, dependendo da predisposição genética particular de cada paciente. A lepra pode adotar também vários cursos intermediários entre estes dois tipos de lepra, sendo então denominada lepra dimorfa.

Page 5: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Hanseníase ou Lepra

Page 6: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Tratamento

• A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Page 7: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Leptospirose

O que é a Leptospirose?• A leptospirose é uma doença bacteriana que

afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira. Em humanos a leptospirose causa muitos sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem não ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose incluem febre, dor de cabeça, calafrio, dor muscular, vômito, olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarréia e erupções na pele.

Page 8: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Como se Transmite?

• A transmissão ocorre, principalmente, através do contato com a água ou lama de enchentes contaminadas com urina de animais portadores, sobretudo os ratos. A penetração da Leptospira no corpo, através da pele, é facilitada pela presença de algum ferimento ou arranhão. Também pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados.

Page 9: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Leptospirose

Page 10: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Tratamento

• O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados

Page 11: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Cárie

O que é a Cárie?• "Cárie" é uma outra forma de denominar a

deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

Page 12: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Tratamento

• O tratamento pode ajudar a evitar que a lesão no dente se transforme em cárie. Os dentistas preenchem o dente, removendo o material deteriorado com uma broca e substituindo-o por materiais como liga de prata, ouro, porcelana ou resina composta. A porcelana e a resina composta se aproximam mais da aparência natural do dente e podem ser a melhor alternativa para os dentes frontais

Page 13: Trabalho De Ciências - 7ºV02 2º Trimestre.pptx

Cárie