Trabalho de Metodologia (1) - Jamile

2
JAMILE DE MORAES SIMOES Quando era mais nova, época de escola, ficava admirada por alguns professores, na verdade encantada com suas maneiras de ensinar. Lembro muito de um professor de “história”, odiava essa matéria, o nome dele era Renato, apaixonado por Rock’n Roll e pelo fluminense. Era impressionante como conseguia fazer com que a turma ficasse com à atenção voltada à ele. A aula era super divertida, muito dinâmica e passava muito rápido, no final a turma inteira queria que ele ficasse mais um pouco. E era incrível como uma aula de “história” pudesse ser tão legal. E o melhor de tudo era que o rendimento da turma nas avaliações era super positivo. Mais tarde, já na faculdade, tive um professor chamado Alex, de fisiologia do esporte,super gente boa, muito inteligente e ensinava com tanta facilidade, conseguia tornar algo muito complexo em uma coisa simples. Hoje vejo que ensinar é um dom e de extrema importância. O professor interfere, mesmo que indiretamente, nas escolhas dos seus alunos. Você passa a ser uma referencia, não importa o que ensina e sim como ensina. Desde quando comecei a ministrar aulas, tinha uma grande preocupação em ter à atenção dos meus alunos. No inicio, a insegurança era muito grande, e lembrava muito dos professores que era referencia para mim. Procuro nas minhas aulas ser muito dinâmica, contar histórias, trabalhar em duplas / trios, acho que é um método que proporciona uma maior interação entre os alunos, além de um fator muito interessante, que é a ajuda mútua entre os alunos. O resultado é sempre muito positivo. Cada turma, cada grupo, tem sua individualidade, a didática usada vai de acordo especificidade. Não sei se é o

description

Trabalho de Metodologia (1) - Jamile

Transcript of Trabalho de Metodologia (1) - Jamile

Page 1: Trabalho de Metodologia (1) - Jamile

JAMILE DE MORAES SIMOES

Quando era mais nova, época de escola, ficava admirada por alguns professores, na verdade encantada com suas maneiras de ensinar. Lembro muito de um professor de “história”, odiava essa matéria, o nome dele era Renato, apaixonado por Rock’n Roll e pelo fluminense. Era impressionante como conseguia fazer com que a turma ficasse com à atenção voltada à ele. A aula era super divertida, muito dinâmica e passava muito rápido, no final a turma inteira queria que ele ficasse mais um pouco. E era incrível como uma aula de “história” pudesse ser tão legal. E o melhor de tudo era que o rendimento da turma nas avaliações era super positivo.

Mais tarde, já na faculdade, tive um professor chamado Alex, de fisiologia do esporte,super gente boa, muito inteligente e ensinava com tanta facilidade, conseguia tornar algo muito complexo em uma coisa simples.

Hoje vejo que ensinar é um dom e de extrema importância. O professor interfere, mesmo que indiretamente, nas escolhas dos seus alunos. Você passa a ser uma referencia, não importa o que ensina e sim como ensina.

Desde quando comecei a ministrar aulas, tinha uma grande preocupação em ter à atenção dos meus alunos. No inicio, a insegurança era muito grande, e lembrava muito dos professores que era referencia para mim. Procuro nas minhas aulas ser muito dinâmica, contar histórias, trabalhar em duplas / trios, acho que é um método que proporciona uma maior interação entre os alunos, além de um fator muito interessante, que é a ajuda mútua entre os alunos. O resultado é sempre muito positivo.

Cada turma, cada grupo, tem sua individualidade, a didática usada vai de acordo especificidade. Não sei se é o mais adequado, mas dessa forma venho conseguindo atingir os objetivos propostos nos planejamentos.Tenho alunos motivados e felizes. Entretanto, muitas vezes não saio da minha aula satisfeita, fico um pouco frustrada, principalmente se acabo perdendo um pouco o controle da turma, quando ficam mais dispersos, e por isso, cada vez mais, venho em busca de novos conhecimento, novos métodos, novas vivências e experiência.

Toda atividade tem que ser prazerosa e devemos proporcionar esse momento, que deve ser sempre um momento mágico, para nossos alunos.