Trabalho de Quimica

5
E.E.E.F.M.Gov.Alexandre Zacharias de Assumpção Aluno: Andrey Felipe Fred Mauricio Igor Felipe Valdecir Queiroz Ligação Covalente

Transcript of Trabalho de Quimica

Page 1: Trabalho de Quimica

E.E.E.F.M.Gov.Alexandre Zacharias de Assumpção

Aluno: Andrey Felipe Fred Mauricio Igor Felipe Valdecir Queiroz

Ligação Covalente

Page 2: Trabalho de Quimica

Introdução

• Ligação covalente ou molecular é aquela onde os átomos possuem a tendência de compartilhar os elétrons de sua camada de valência, ou seja, de sua camada mais instável. Neste tipo de ligação não há a formação de íons, pois as estruturas formadas são eletronicamente neutras, como o exemplo abaixo, do oxigênio. Ele necessita de dois elétrons para ficar estável e o H irá compartilhar seu elétron com o O. Sendo assim o O ainda necessita de um elétron para se estabilizar, então é preciso de mais um H e esse H compartilha seu elétron com o O, estabilizando-o. Sendo assim é formado uma molécula o H2O.

• Ligação covalente molecular:

• Ligação covalente Dativa e Coordenada:

Page 3: Trabalho de Quimica

Ligação Covalente MolecularCada par eletrônico formado pertence simultaneamente aos dois átomos. As moléculas são estruturas eletricamente neutras porque não ocorre nem ganho nem perda de elétrons, apenas o compartilhamento.

A água é um composto molecular constituído por dois átomos de hidrogênio (H2) e um de oxigênio (O).

Page 4: Trabalho de Quimica

Ligação Covalente Dativa e Coordenada

O átomo de enxofre (S) adquire seu octeto com formação de uma dupla ligação com o oxigênio localizado à esquerda (ligação coordenada), mas ao mesmo tempo o oxigênio posicionado à direita necessita de elétrons para completar seu octeto. Surge então a ligação covalente dativa representada por um pequeno vetor (seta). A seta indica que o “S” está doando um par de elétrons para o “O”.

Page 5: Trabalho de Quimica

O elemento central (enxofre) estabelece uma dupla ligação (coordenada) com um dos oxigênios, atingindo a estabilidade eletrônica (oito elétrons na camada de valência). Por outro lado, doa dois pares de elétrons para os oxigênios (ligação dativa indicada pela seta →) na tentativa de completar o octeto.