Trabalho do bernardo e do mario 5º e

12
Trabalho realizado para a disciplina de Ciências da Natureza Bernardo Miguel Isidoro Granado nº4 5ºE Mário Diogo da Silva Afonso

description

 

Transcript of Trabalho do bernardo e do mario 5º e

Page 1: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

Trabalho realizado para a disciplina de Ciências da Natureza

Bernardo Miguel Isidoro Granado nº4 5ºEMário Diogo da Silva Afonso nº 16 5º E

Page 2: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

Bicho-da-seda

Page 3: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

Reino: AnimáliaFilo: ArtrópodeClasse: InsectaOrdem: LepidopteraFamília: BombycidaeGénero: BombyxEspécie: Bombyx mori

Classifi cação cientí fi ca

Page 4: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

História da seda

Existem muitas lendas em torno da seda e uma delas é de que foi descoberta, por acaso, por uma rainha chinesa. Quando tomava chá por baixo de uma amoreira, nos arredores do seu palácio, um casulo caiu dentro de sua chávena de chá fervendo e soltou um fio. Assim, estava descoberta a seda. Na cultura chinesa, a imperatriz Hsi Ling Shi é venerada como deusa da seda. Ela teria inventado o tear utilizado na produção de seda.

Page 5: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

História da seda (continuação)

No Império Romano, o tecido era muito apreciado valendo o seu peso em ouro.A indústria da seda existe na China há mais de 5 mil anos e foi mantida em segredo durante muito tempo. Segundo a história, os ovos do bicho-da-seda foram levados para a Europa no início da era cristã, por dois monges. Através dos anos, os criadores (sericultores) selecionaram as melhores espécies de bichos-da-seda.A descoberta da seda ocorreu na China e data de aproximadamente,2600 a.C.Os chineses observaram que as lagartas podiam viver, prosperar e serem criadas desde que bem alimentadas com folhas de amoreira. Para se obter uma boa quantidade de casulos existem os centros de criação de lagartas, onde elas são devidamente alimentadas. A seda é uma fibra muito macia e leve.

Page 6: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

Utilidade da sedaÉ boa para todos os climas, pois é má condutora de calor.

A seda é especialmente utilizada na área da tecelagem

na área da confeção manual

Também se pode misturar com outras fibras de maneira a produzirem-se tecidos resistentes que podem ser utilizados na confeção de xailes, peças de vestuário, de decoração e tapeçaria.

A palavra seda é usada para denominar as secreções de filamentos, produzidas pelas larvas de alguns tipos de borboletas. Por isto as lagartas são popularmente conhecidas como bichos-da-seda.

Page 7: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

O bicho da seda é uma espécie de mariposa, usada na reprodução de fios de seda.Quando o bicho da seda nasce tem cerca de 2.5mm de comprimento.Ele come grandes quantidades de folhas de amoreira. Chega a medir 5cm e sofre 5 metamorfoses. O bicho da seda quando fica grande começa a fazer os seus fios de seda para o seu casulo. Depois de alguns dias o bicho da seda está dentro do casulo e transforma-se em borboleta. A borboleta começa a meter os seus ovos que são uns 200 e que são amarelos e brancos. Finalmente os bichos da seda nascem dos ovos.O lugar ideal para os bichos da seda é numa caixa de sapatos e devem ter sempre folhas de amoreira.

Sabias que…

a seda é a baba do bicho-da-seda?

O bicho-da-seda

Page 8: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

Os bichos-da-seda são invertebrados, nascemde pequenos ovos e vão crescendo pouco apouco. A sua coloração é normalmente branca.Os bichos-da-seda deslocam-se compequenas patas como vêm na foto:

O bicho-da-seda

Patas

Page 9: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

O corpo divide-se em três segmentos:1-Patas torácicas (patas verdadeiras).

2-Patas abdominais(patas falsas).3-Estigma.

A sua constituição

Page 10: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

• Conservar os ovos em lugares secos e frescos até à Primavera.

• Ter cuidado com o aquecimento da casa, pois podem pensar que já é Primavera e os ovos nascerem antes do tempo.

Cuidados a ter com os ovos

Page 11: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

A sua alimentaçãoAmoreira

• A amoreira é utilizada como árvore decorativa e aparece com frequência a contornar algumas das estradas transmontanas. Existem duas espécies de folhas de amoreira: é a amoreira branca e a amoreira negra.Distinguem-se pela cor dos seus frutos: os frutos são vermelhos e negros, os da amoreira – negra. As amoreiras podem ter no máximo de 10 a 15 metros, os seus frutos são comestíveis e de sabor agradável. São utilizadas para fazer geleias, compotas, xaropes e licores.As folhas da amoreira – branca são mais delicadas do que as da negra e servem para alimentar os bichos-da-seda.

Page 12: Trabalho do bernardo e do mario 5º e

• O seu período como lagartas dura + ou - 42 dias, período durante o qual passa1º Estágio: m por 5 estágios evolutivos. O quinto é o estágio de borboleta.

• Saem dos ovos. São pequenos tracinhos pretos quase invisíveis .• 2º Estágio: Tornam-se brancos e gorduchinhos, atingindo até 5 cm de

comprimento.• 3º Estágio: Ficam amarelados, como consequência da mudança de pele

que vai ocorrer.• 4º Estágio: Crisálida. Fecham-se num lindo casulo de seda que demora

cerca de três dias a ser construído completamente. Ficam aí vários dias .• 5º e último estágio: Borboleta. Rompem a sua casinha de seda e voam

passado algum tempo. Nesta fase é recomendável mantê-los dentro da caixa de sapatos sem a abrir (ou abrir a caixa o mínimo possível) para que não voem, pois as borboletas gostam de pôr ovos na casa toda... e eles põem centenas de ovos! Uma só borboleta pode chegar a depositar na caixa 100 a 300 ovinhos viscosos e engraçados. Morrem poucas horas depois da postura, com uma sensação de dever cumprido.

Ciclo da vida do bicho-da-seda