Trabalho nº14

of 12 /12
Disciplina: Matemática A Professores: Emília Santos Luís Vilhena Ano Lectivo: 2012/2012 Trabalho Realizado por: - Cláudia Ferreira Nº 10 10ºC - Ricardo Martins Nº 25 10ºC Escola Secundária de Pinheiro e Rosa

Transcript of Trabalho nº14

Disciplina:

Matemática A

Professores:

Emília Santos

Luís Vilhena

Ano Lectivo:

2012/2012

Trabalho Realizado por:

- Cláudia Ferreira Nº 10 10ºC

- Ricardo Martins Nº 25 10ºC

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa

A- Localização de uma urbanização.B- Localização da outra urbanização.D- Localização do depósito.F- Localização da fábrica.

Dados do problema:Distância (D,F) = 600m (6cm) Distância (D,A) = Distância (D,B)Distância(A,B) = 500m (5cm)Distância(A,F) = 700m (7cm)Distância(B,F) = 900m (9cm)

Para este problema não conseguimos encontrar uma única solução pois existe a possibilidade de o Forno se encontrar em dois locais diferentes, pontos f1 e f2, e também porque não nos é dada a informação acerca da localização da Fábrica.

Se assumirmos que o Forno se encontra no ponto f1, então o Depósito de Propano encontrar-se-á em qualquer um dos pontos da mediatriz dos pontos A e B, marcados a vermelho, não conseguindo assim encontrar um ponto exacto para a sua localização.

Tal como acontece para o ponto f1, se assumirmos que o Forno se encontra no ponto f2, então o Depósito de Propano encontrar-se-á em qualquer um dos pontos da mediatriz dos pontos A e B, marcados a vermelho.

1º Passo: Marque dois pontos (A e B) com uma distância de 5cm entre si, que ligados, formam o segmento de recta AB.

2º Passo: Partindo do Ponto A, fazer uma circunferência com raio 7cm e outra com 9cm de raio no Ponto B. Posteriormente, marcar os pontos f1 e f2, correspondentes às interseções das duas circunferências

3º Passo: Respectivamente, nos pontos f1 e f2, construir duas circunferências com 6cm de raio.

4º Passo: Fazer a Mediatriz do Segmento de Recta AB

5º Passo: Marcar os pontos D1, D2, D3 e D4 (conforme a figura) que se tratam de umas das possíveis localizações do Depósito de propano.

Depois de tentarmos resolver este problema, que nos foi proposto na disciplina de Matemática A, chegamos à conclusão que este problema pode ter mais do que uma solução possível, derivado a não sabermos com exatidão onde se encontra o forno que o problema fala.

Demos então um conjunto de soluções possíveis, representadas pelos pontos D1, D2, D3 e D4, em que existe possibilidade de um deles poder representar a localização do Depósito de propano.