Trabalho semana 2 Curso Ntem

10
Disciplina: Informática Educativa I Tutor: Evanilda Soares Barbosa Cândido Aluna: Débora Carla de Paula Figueira Itaperuna 2016

Transcript of Trabalho semana 2 Curso Ntem

Page 1: Trabalho semana 2 Curso Ntem

Disciplina: Informática Educativa ITutor: Evanilda Soares Barbosa Cândido

Aluna: Débora Carla de Paula FigueiraItaperuna 2016

Page 2: Trabalho semana 2 Curso Ntem

Objetivo

O objetivo deste trabalho em Power Point é destacar uma das teorias pedagógicas citadas no texto de José Carlos Libâneo no contexto da cibercultura, ou seja, como essas tecnologias podem ser utilizadas na educação segundo a teoria pedagógica escolhida.No caso deste trabalho, a Teoria das Correntes Pedagógicas Contemporâneas em que darei ênfase será a corrente racional-tecnológica.

Page 3: Trabalho semana 2 Curso Ntem

Teorias e Correntes Pedagógicas Contemporâneas

Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência. Mas, deve-se procurar analisar cada uma e ver a que melhor convém ao seu desempenho acadêmico, com maior eficiência e qualidade de atuação. De acordo com cada nova situação que surge, usa-se a tendência mais adequada. E observa-se que hoje, na prática docente, há uma mistura dessas tendências.

Page 4: Trabalho semana 2 Curso Ntem
Page 5: Trabalho semana 2 Curso Ntem

Teoria EscolhidaA corrente Racional-tecnológica

Essa corrente corresponde à concepção que tem sido designada de neotecnicismo e está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo. Pressupõe a formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos. Diferentemente do cunho acadêmico da pedagogia tradicional, a corrente racional-tecnológica busca seu fundamento na racionalidade técnica e instrumental, visando a desenvolver habilidades e destrezas para formar o técnico. Metodologicamente, caracteriza-se pela introdução de técnicas mais refinadas de transmissão de conhecimentos incluindo os computadores, as mídias.

Page 6: Trabalho semana 2 Curso Ntem

A metodologia corrente Racional-tecnológica

Metodologicamente, caracteriza-se pela introdução de técnicas mais refinadas de transmissão de conhecimentos incluindo os computadores, as mídias. Uma derivação dessa concepção é o currículo por competências, na perspectiva economicista, em que a organização curricular resulta de objetivos assentados em habilidades e destrezas a serem dominados pelos alunos no percurso de formação. Apresenta-se sob duas modalidades: ensino de excelência, para formar a elite intelectual e técnica para

o sistema produtivo; ensino para formação de mão-de-obra intermediária, centrada na

educação utilitária e eficaz para o mercado.

Page 7: Trabalho semana 2 Curso Ntem

A metodologia corrente Racional-tecnológica

Outros traços dessa corrente: centralidade no conhecimento em função da sociedade tecnológica, transformação da educação em ciência (racionalidade científica), produção do aluno como um ser tecnológico (versão tecnicista do “aprender a aprender”), utilização mais intensiva dos meios de comunicação e informação e do aparato tecnológico.

Page 8: Trabalho semana 2 Curso Ntem

A Cibercultura e a Corrente Racional-tecnológica

A Cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades.A corrente Racional-tecnológica, defende a formação do aluno para um mundo tecnológico, onde ele tenha a capacidade de usar a tecnologia como aliada em busca da expansão de sua capacidade intelectual.Com isso, entendemos que pode haver uma conexão possível entre a Cibercultura e a corrente Racional-tecnológica, já que a Corrente Racional-tecnológica se conecta com a ideia de Cibercultura que tem o objetivo em comum, levar conhecimento a atual sociedade tecnológica.

Page 9: Trabalho semana 2 Curso Ntem

Para concluir...

As teorias e correntes suscitam importantes temas que tangenciam as teorias modernas da educação, seja como negação seja como incorporação. A partir de algumas idéias comuns, o “pensamento pós-moderno” acaba se desdobrando em correntes bastante diversificadas, não havendo nada parecido com uma formulação unitária de conceitos.

Page 10: Trabalho semana 2 Curso Ntem

Referências Bibliográficas

LIBÂNEO. J.C. As teorias pedagógicas modernas resiginificadas pelo debate contemporâneo na educação. Goiânia, 2005.

SANTOS. E. A cibercutura e a educação em tempos de mobilidades e redes sociais: conversando com os cotidianos. PROPED/UERJ, 2010.