Trabalho Toyotismo e TQM

12
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL Profª Jessica O Toyotismo e a Gestão da Qualidade Total Fortaleza-Ce

description

Toyotismo

Transcript of Trabalho Toyotismo e TQM

Page 1: Trabalho Toyotismo e TQM

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSSOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Profª Jessica

O Toyotismo e a Gestão da Qualidade Total

Fortaleza-CeMarço 2013

Page 2: Trabalho Toyotismo e TQM

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSSOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Profª Jessica

O Toyotismo e a Gestão da Qualidade Total

Resumo do Artigo O Toyotismo e a Gestão da Qualidade Total, apresentado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos, como forma avaliativa no seminário da disciplina Sociologia Organizacional.

Equipe:

Adriana Batista

Elizete Ramos

Jamily Rodrigues

Liane

Lúcia de Paula

Márcia Adriana

Robério

BIOGRAFIA

Page 3: Trabalho Toyotismo e TQM

Taiichi Ohno (29 de fevereiro de 1912 — 28 de maio de 1990) é considerado o maior responsável pela criação do Sistema Toyota de Produção.

Nascido em Dalian, China, de pais japoneses, formou-se em Engenhari Mecânica na Escola Técnica de Nagoya e entrou para a Toyota Spinning and Wearing em 1932. Em 1943 foi transferido para a Toyota Motor Company, em 1954 tornou-se diretor, em 1964 diretor gerente, em 1970 diretor gerente sênior e vice-presidente executivo em 1975.

Taiichi Ohno é considerado o criador do Sistema Toyota de Produção e o pai do Sistema Kanban. Nascido em Dairen, cidade da região da Manchúria na China, em 1912, formou-se em Engenharia Mecânica no Instituto de Tecnologia de Nagoya. Entrou para a Toyota Spinning and Wearing em 1932. Logo cedo na sua carreira ele expandiu as idéias desenvolvidas por Kiichito Toyoda para reduzir perdas na produção, iniciando a experimentação e o desenvolvimento de metodologias de produção que diminuíssem o tempo de fabricação dos componentes principais dos produtos e a criação de sub-linhas de montagens que dessem suporte a linha de produção final.

A carreira de Ohno acelerou assim como o resultado do sucesso de seu sistema tornando-se em 1970 diretor gerente sênior da Toyota, até que, em 1975, passou a ser o vice-presidente executivo da companhia.

No início dos anos 80, Ohno aposentou-se da Toyota, mas continuou trabalhando na empresa Toyota Gosei, uma filial e fornecedora Toyota, na qual assumiu o cargo de presidente. Em 1988, escreveu e publicou um livro (O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala) que traz as inovações que caracterizam o sistema dentro do contexto histórico em que foram surgindo e sendo implementadas. Ele mostra, também, quais eram os problemas da produção em massa na indústria automobilística e como a Toyota veio a superá-los.

Taiichi Ohno morreu em Toyota City em 28 de Maio de 1990.

Introdução

Page 4: Trabalho Toyotismo e TQM

O Toyotismo é um sistema de organização da produção capitalista que se originou no Japão, resultado da estrutura desfavorável do País. Foi criado por Taiichi Ohno e surgiu nas fábricas da montadora de automóvel Toyota, após a Segunda Guerra Mundial, espalhou-se a partir da década de 60 por várias regiões do mundo. Caracterizou pelo Just in time, que é a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado. Esse meio de trabalhar com pequenos lotes tinha como objetivo a qualidade máxima possível dos produtos. Essa é outra marca do modelo japonês a Qualidade Total.

A gestão da qualidade total ou simplesmente “TQM”, em língua inglesa “Total Quality Management”, consiste em uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. A Toyota no Japão foi a primeira organização a empregar o conceito de “TQM”, superando a etapa do fordismo, onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nível da gestão. Nessa gestão da qualidade, cada um dos colaboradores da organização fica responsável diretamente pela consecução dos objetivos da organização.

O Toyotismo

O Toyotismo surgiu numa época em que a estrutura do capital se encontrava em crise, onde o capitalismo buscava mudanças no próprio processo produtivo. Esse novo movimento político, denominado como

Page 5: Trabalho Toyotismo e TQM

Neoliberalismo, traz postulados como, Estado mínimo, Livre iniciativa, todas as atividades são consideradas como mercadorias. De todos os setores, o que mais sofreu com as mudanças, foi a classe trabalhadora, com as alterações em sua estrutura produtiva sindical e política.

Na década de 50, o engenheiro Japonês Eiji Toyoda visitou as indústrias automobilísticas americanas. Passou alguns meses em Detroit para conhecer e analisar o sistema dirigido pela linha fordista, onde o fluxo normal era produzir primeiro e vender depois. Foi então que ao avaliar a estrutura desta empresa, Toyoda percebeu que o Japão não teria condições de utilizar desta forma de produção.

Sendo assim, foi necessário modificar esse sistema de produção em relação ao americano. Buscando soluções para esse paradigma, Toyoda e seu especialista em produção Taiichi Ohno, iniciaram na época de 1960, um processo de mudanças na produção. Entre as novas técnicas implantadas, está à possibilidade de alterar as maquinas rapidamente durante a produção, ampliando assim a variedades de produtos ofertados. Essa passou a ser a essência do modelo Japonês de produção.

Características do sistema

Mecanização Flexível; consiste em produzir somente o necessário contrariando o fordismo que produzia o Maximo possível e estocava o excedente.

Page 6: Trabalho Toyotismo e TQM

Mão-de-obra multifuncional; os trabalhadores são treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em varias áreas do sistema produtiva da empresa.

Implantação de controle de qualidade total; é a produção com pequenos lotes e com matéria prima de boa qualidade com peças caras.

Sistema “Just in time”; seu objetivo é produzir somente o necessário, no tempo e quantidade necessária. Produção no momento da demanda.

Personalização dos produtos; fabricar a produção de acordo com o gosto e adaptando-o às exigências dos clientes.

Controle visual; havia uma pessoa responsável por supervisionar as etapas produtivas, como forma de acompanhar e controlar todo o processo.

A partir de meados da década de 1970, as empresas toyotistas assumiram a supremacia produtiva e econômica, principalmente pela sua sistemática organização na produção. Com o choque do petróleo e a consequente queda no padrão de consumo, os países passaram a demandar uma serie de produtos que não tinham capacidade e a principio, nem interesse em produzir, o que favoreceu o cenário para as empresas japonesas toyotistas.

Gestão da Qualidade Total

A gestão de qualidade surgiu na década de 50, quando o mundo sentiu a necessidade de melhoria de seus elementos em todos os âmbitos. Com essa mudança, trouxe a carência de organização e estruturação. Por razão do crescimento da cobrança dos consumidores por melhor qualidade nos produtos adquiridos.

Page 7: Trabalho Toyotismo e TQM

Essa gestão da qualidade é referida como “total”, uma vez que o seu objetivo é a implicam não apenas de todas as escalas de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negocio. Com esse modelo de estrutura, pretende-se obter a máxima qualidade possível do produto.

O conceito do TQM foi sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos, tais como, W. Edwards Deming, Joseph M Juran e Armand V. Feigenbaum. Em 1961, Feigenbaum definia o TQM como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento e a manutenção da qualidade para a melhoria entre os diferentes setores da empresa.

A primeira organização a entregar o conceito de TQM, foi empresa a Toyota, onde o seu objetivo era criar produtos e serviços com máximo de economia e a plena satisfação dos seus consumidores. Foi no Japão onde Deming e Juran trabalharam após a segunda guerra mundial, pela a qualidade total que tomou tal formato e influencio os empresários do mundo todo.

Essa gestão compõe-se de diversas etapas e estágios como o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Um dos percussores desse processo fundamental da produção é o Walter Andrew Sherwart, Físico, Engenheiro e Estatístico norte-americano, conhecido como o “pai do controle estatístico de qualidade”.

Walter Andrew desenvolveu o CEP Controle Estatístico de Processo e criou a técnica ou ciclo Deming da qualidade o PDCA, que significa Plan, Do, Check e Action, que em português é PFVA, Planejar, Fazer, Verificar e Agir.

Definição das técnicas

Planejar consiste em estabelecer metas, objetivos e modelos de desempenho.

Fazer, medir o desempenho real. Verificar é acompanhar com um balanço entre os objetivos e o

desempenho determinando as diferenças deles. Agir é executar tudo e aperfeiçoar sem esbanjar.

Page 8: Trabalho Toyotismo e TQM

O sistema da qualidade total tem sido amplamente utilizado, por organizações públicas e privadas de qualquer porte em materiais, produtos, processos ou serviços. A conscientização e a busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensável uma vez que se têm resultados como:

Aumento da satisfação e a confiança dos clientes. Aumento da produtividade. Redução dos custos internos. Melhora a imagem e os processos de modo contínuo. Possibilita o acesso mais fácil a novos mercados.

Os princípios básicos da qualidade total

Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro contínuo obtido com o domínio da qualidade.

Identificar o problema mais crítico e soluciona-lo pela mais elevada prioridade.

Falar, racionar e decidir com dados e com base em fatos. Administrar a empresa ao longo do processo e não por resultados. Reduzir metodicamente as dispersões por meio do isolamento das

causas fundamentais. O cliente é rei, servindo-os com produtos de qualidade. A prevenção deve ser a tão maior quanto possível. Na lógica anglo-saxônica de “Trial and error”, nunca permitir que um

problema se repita.

Conclusão

O que observamos foi que o Toyotismo veio para aperfeiçoar um método visando solucionar um paradigma, como ajustar o sistema de produção ao modelo neoliberal. A solução foi trazida por uma empresa que possuía limitações bem maiores do que as das grandes multinacionais fabris. A empresa possuía sérias limitações de espaço de armazenamento e de produção e como se não bastasse a compra de tecnologia estrangeira assim como a exportação de produtos era extremamente limitada.

A gestão da qualidade aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e

Page 9: Trabalho Toyotismo e TQM

assegurando a sobrevivência das empresas. Podemos definir a qualidade com inúmeras formas, considerando que é um atributo essencial e diferenciador de alguma forma ou de alguém, como uma medida de valor ou excelência para uma organização empresarial.

Vale ressaltar que, segundo Taiichi Ohno (1960),

"Minha maior contribuição foi a construção de um sistema de produção que poderia responder sem desperdício às mudanças do mercado e que, por sua natureza, reduzir ainda mais os custos."

Contudo, o reflexo do Toyotismo no mundo e com ênfase nos países subdesenvolvidos gerou alguns das fragilidades nas relações trabalhistas, onde os direitos e os vínculos entre proletariados e patrão têm se tornados frágeis. Como a flexibilidade exige uma qualificação muito alta e sempre focando a redução dos custos, assim o desemprego vem se tornando algo comum. Portanto, apesar das maravilhas e novidades que o Toyotismo trouxe através da tecnologia nos modos de produção atual, desencadeou um elevado aumento das disparidades socioeconômicas e uma necessidade desenfreada de aperfeiçoamento constante para simplesmente se manter no mercado.

Referências Bibliográficas

S/A – Biografia de Taiichi Ohno. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Taiichi_Ohno>. Acesso em: 12 mar. 2013.

S/A – Toyotismo. Disponível em: <http:/pt.wikipedia.org/wiki/Toyotismo>. Acesso em: 05 mar. 2013.

S/A – Gestão da Qualidade Total. Disponível em: <http:/pt.wikipedia.org/wiki/qualidade total>. Acesso em: 05 mar. 2013.

S/A – Historia licenciatura-Toyotismo. Disponível em: <http://www.coladaweb.com>. Acesso em: 04 mar. 2013.

Page 10: Trabalho Toyotismo e TQM

S/A – Gestão de qualidade: Ferramentas e Técnicas. Disponível em: <http://gestaodequalidade.info/mos/view/Gest%C3%A3o_de_Qualidade:_ferramentas_e_t%C3%A9cnicas/index.html>. Acesso em: 04 mar. 2013.