Trabalho1

6
Planeta Diário As catástrofes que assolam a terra estão destruindo o nosso planeta, saiba tudo sobre os problemas mundias em relação a destruição do planeta. como solucionar esses prblemas? É possível salvar o nosso planeta?

description

Nosso trabalho de computação gráfica sobre poluição

Transcript of Trabalho1

Page 1: Trabalho1

Planeta Diário

As catástrofes que assolam a terra estão destruindo o nosso planeta, saiba tudo sobre os problemas mundias em relação a destruição do planeta. como solucionar esses prblemas? É possível salvar o nosso planeta?

Page 2: Trabalho1

Durante o dia , par-te da energia solar é captada pela super-fície da Terra e ab-sorvida, outra parte é irradiada para a atmosfera. Os gases naturais que exis-tem na atmosfera funcionam como uma capa protec-tora que impede a dispersão total desse calor para o espaço exterior, evi-tando que durante o período nocturno se perca calor. E como tal, o planeta permanece quente. O processo que cria o efeito

estufa é natural e é responsável pelo aquecimento do planeta. Certos gases, como o dióxido de carbono, criam uma espécie de telhado, como o de uma estufa, sobre a Terra - daí o nome do fenómeno, dei-xando a luz do Sol entrar e não dei-xando o calor sair. Se não existis-se efeito de estufa, a temperatura da superfície terrestre seria, em média, cerca de 34ºC mais fria do que é hoje.

O efeito de estufa gerado pela nature-za é, portanto, não apenas benéfico, mas imprescindível para a manutenção da vida sobre a Ter-ra. Se a composição dos gases raros for alterada, para mais ou para menos, o equilíbrio térmico da Terra sofrerá conjuntamente. O clima tem evoluído aos longo dos tempos, sendo a sua evolução na-tural, no entanto nos últimos tempos o Homem é o gran-de responsável uma

vez que a popula-ção mundial tem vindo a aumentar e consequentemente, registou-se um au-mento de 25 % de dióxido de carbono (CO2) na atmosfe-ra. Este aumento deve-se especial-mente à combustão de combustíveis fósseis, há desflo-restação, ao nú-mero crescente de indústrias e ao con-sumismo desmesu-rado. O efeito estufa provoca um dese-quilíbrio no sistema

natural da Terra pelo que é urgen-te se reduzirem as emissões dos gases prejudiciais e pro-por alternativas.

Page 3: Trabalho1

Consequências ao meio ambiente As conse-quências do efeito de estufa serão sen-tidas tanto a nível global como a nível regional, afectan-do um pouco por toda parte os vários países. O aquecimen-to global poderá le-var à ocorrência de variações climáticas tais como: altera-ção na precipitação, subida do nível dos oceanos (dege-los), ondas de ca-lor. Assim é natural registar-se um au-mento de situações de cheias que con-sequentemente irá aumentar os índices de mortalidade no planeta Terra. Uma profunda alteração do clima terá uma influência desastrosa nas so-ciedades afectando a produção agríco-la e as reservas de água, dando origem a alterações econó-micas e sociais.

A maior parte dos gases de estufa têm fontes naturais , além das fontes antropogénicas, contudo existem potentes mecanis-mos naturais para removê-los da at-mosfera. Porém, o contínuo cresci-mento das concen-trações destes gases na atmosfera dão origem a que , mais gases sejam emiti-dos do que removi-dos em cada ano. Tem havido um aumento consi-derável de 25% de CO2 na atmosfera. Os níveis de CO2 variam consoante a estação, sendo esta variação mais pro-nunciada no hemis-fério norte, visto que apresenta uma maior superfície terrestre, do que no hemisfério sul. Este facto ocorre devido às interacções que ocorrem entre a ve-getação e a atmos-fera

A poluição ambien-tal tem, em geral, duas causas princi-pais, responsáveis pelo actual estado decadente do nosso planeta.

Uma delas é a tendência que o Homem sempre sentiu para a me-canização. Como nenhum outro ser vivo, o Homem consegue transfor-mar as matérias--primas que dispõe, de forma a torná--las úteis para si, seja como ferra-mentas ou máqui-nas, e como objecto de lazer ou arte. Durante a confec-ção de todos estes artigos formam-se quantidades apre-ciáveis de resíduos

inúteis, que com o tempo acabam por comprometer o ambiente. Além disso, durante estes processos de fabricação, não é consumida apenas a energia própria do corpo humano, há consumo de energias sobretu-do provenientes de outras fontes. Também a produ-ção de energia está associada a uma poluíção do meio ambiente. Assim sendo, todo o pro-cesso de industria-lização constitui um dos principais responsáveis pela poluição ambien-tal. A segunda causa do comprome-

timento do meio ambiente reside no contínuo aumen-to da população, que, entre outros, implica uma cres-cente produção de alimentos. Uma vez que a área de terras cultiváveis não pode crescer ao mesmo ritmo do que a população, o necessário aumen-to de produção só pode ser atingido mediante uma in-tensificação da agri-cultura nas áreas já disponíveis. Para tal, torna-se neces-sária uma eficiente produção de fer-tilizantes, seja em forma de adubos orgânicos, seja em forma de fertilizan-tes minerais.

Page 4: Trabalho1

POLUIÇÃO DE CO² NO BRASIL.No Brasil, além do aumento da polui-ção dos veículos e desmatamento, jogam quase que 100% o lixo produ-zido em lixões, nas-centes, rios e mares, fatos que contri-buem com a cres-cente taxa na emis-são de CO²

Com um processo lento o Brasil tenta diminuir na emis-são de gases po-luentes e na criação de recursos susten-táveis para o meio ambiente. Porém a destruição do cer-rado tem superado a emissão de CO2 (dióxido de carbo-no) das indústrias brasileiras e do se-tor de transporte juntos, sendo quase o dobro da taxa mé-dia na Amazônia.

De acordo com o

Ministério do Meio Ambiente, os veícu-los automotores e as indústrias são as principais causas da poluição nos cen-tros urbanos mais desenvolvidos, sen-do:São Paulo;Minas Gerais; Rio de Janeiro;Paraná;Rio Grande do Sul e Distrito Federal..

Todavia os mais afe-tados são o Mato Grosso e o Pará, pois com facilidade são atingidos por causa dos incêndios florestais.

BrasilO Brasil é o 12º em emissão de CO2, segundo o ranking produzido pela IWR. O país libe-rou 488 milhões de toneladas de dióxi-do de carbono na

atmosfera em 2011, mais do que Méxi-co (464 milhões), Indonésia (453 mi-lhões) e África do Sul (452 milhões).

País Emissão de CO2 em 2012 (em toneladas)China: 8,87 bilhõesEUA : 6,02bilhõesÍndia: 1,78 bilhãoRússia: 1,67 bilhãoJapão: 1,31 bilhãoAlemanha:804 milhõesCoreia do Sul: 739 mi-lhõesCanadá: 628 mi-lhõesArábia Saudita: 609 milhõesIrã: 598 milhõesGrã-Bretanha: 5 1 3 milhõesBrasil: 488 milhõesMéxico:464 milhõesIndonésia : 453 mi-lhõesÁfrica do Sul:452 milhões(Fonte: IWR/Ministério da Economia da Alema-nha.)

Segundo os pes-quisadores bra-sileiros do INPE (Instituto Nacio-nal de Pesquisas Espaciais) o CO² tem sido um dos maiores causado-res no impacto do aquecimento glo-bal no Brasil.De acordo com os mesmos as regiões Sul e Sudeste vão sofrer com chuvas e inundações cada vez mais frequen-tes, por decorrên-cia de serem os maiores produ-tores de CO² no Brasil.

Levando em con-sideração as emis-sões totais de gases do efeito es-tufa liberados pe-las queimadas e pela agropecuária, o Brasil é um dos maiores poluido-res.

Embora tenha 45% da energia origi-nada de fontes não poluentes e da pro-dução de biocom-bustíveis, o Brasil precisa de uma po-lítica pública eficaz contra o desmata-mento para impe-dir o aumento das emissões de gás car-bônico.

Page 5: Trabalho1

Atualmente o mun-do enfrenta uma sé-rie de problemas de caráter ambiental e um deles é a po-luição do ar ocorri-da pela emissão de CO² na atmosfera.Um dos maiores fa-tores de emissão de CO² são as queima-das, porém não é o único fator. Outro agente de maior e constante contribui-ção é a queima de combustíveis fósseis (Carvão Mineral e Petróleo) que ocor-re com a combustão nos veículos auto-motores. Também são responsáveis pela emissão desse gás as termoelétri-cas e indústrias si-derúrgicas.

Em recentes e cons-tantes pesquisas os cientistas con-sideram a emissão de CO² o principal motivo causador do efeito estufa e do aquecimento glo-bal, pois com a libe-ração desse gás na atmosfera eles im-pedem que ocorra a irradiação dos raios solares.

Foi criado um pro-tocolo com o in-tuito de diminuir a emissão de CO², destinado aos países que são os maiores emissores desse gás, nesse caso os desenvolvidos que compões o G-8.O protocolo de Kyo-to, onde há metas de implantação para a redução de dióxido de carbono.

Segundo as agên-cias do ano passa-do até os dias atuais cresceram em 5% as emissões de dióxido de carbono (CO2).

A agência estimou ainda que 80% das emissões projetadas para 2020 no setor de energia já estão c omprom e t i d a s , por virem de usinas elétricas atualmen-te instaladas ou em construção.

Segundo os cálculos da AIE, a quantida-de de CO2 emitida no mundo atingiu 30,6 gigas tonela-das no ano passado, um aumento de 1,6 gigas toneladas em

relação ao ano ante-rior.

O mundo chegou incrivelmente perto do limite de emis-sões que não deve-riam ser alcançadas até 2020 para a meta de 2 graus serem atingida.

Ainda com base nos dados das agências os países desenvol-vidos foram respon-sáveis por 40% das emissões ao todo no ano de 2012. E a tendência é que com o aumento do cres-cimento econômico acelerado dos mes-mos ocorra também

6º Lugar: Alema-nhaUma estimativa de 762.500 toneladas de CO2 emitidos.5ºLugar: JapãoCom um lança-mento de 1.138.430 (Um milhão, cen-tro e trinta e oito) toneladas de CO2.4º Lugar: RússiaAproximadamente 1.688.700 tonela-das de CO2.3ºLugar: ÍndiaCom uma taxa de 2.069.740 tone-ladas de CO2. Os maiores emissões neste país é o reba-nho de vacas que é um grande ofen-sor na emissão do

o crescimento mais que acelerado na emissão de CO².

Os países que mais poluem o mundo são:10º Lugar: Arábia SauditaEmitiu 493 mil to-neladas de CO2.9º Lugar: Canadá518 mil e quinhen-tas toneladas de CO2 em 2010.8º Lugar: Coréianível de emissão de aproximadamente 563 mil toneladas.7ºLugar: IrãCom uma taxa de emissão de mais de 474 mil toneladas de CO2.

Poluição de CO² no mundo

Page 6: Trabalho1

CO2.2º Lugar: Estados UnidosCom emissão de 5.492.170 tonela-das de CO2.1ºLugar: ChinaA China libera cer-ca de 8.240.950 (Oito milhões, du-zentos e quarenta mil, novecentos e cinquenta) tonela-das de CO2.

Camada de Ozonio

A camada de ozonio é uma área que possui alta con-centração de ozo-nio, ela fica localiza-da na estratosfera e tem a função de ab-sorver os raios ul-travioletas emitidos pelo sol, sem essa camada seria im-possível a existência do nosso planeta. Em 1983 pes-quisadores desco-briram que existia um buraco na cama-da de ozonio equi-valente a 10.000.000 de quilometros, isso

gerou muita preo-cupação na popula-ção mundial. Ain-da na década de 80 foram descobertos outros buracos, mas tinham uma su-perfície menor. Em 1990 a soma dos ta-manhos desses bu-racos eram mais de 24 milhões de quilo-metros quadrados.

Causas:

A principal cau-sa do buraco na ca-mada de ozonio exis-tir é a reção quimica entre o CFC (cloro-fluorcarbono) e ozo-nio. Quando o s raios ultravioletas atuam sobre o CFC ele que-bra as ligações de ozo-nio, assim destruindo suas moléculas.

A principal con-sequência do buraco na camada de ozonio é que a radiação ul-travioleta não é ab-sorvida, chega até o solo e pode provocar cancêr de pele, pois muda o DNA das cé-lulas

Curiosidades:

No dia 16 de se-tembro é comemora-do o Dia Internacio-nal de Preservação da Camada de Ozônio.

A Camada de Ozônio é essencial para a vida na Terra, pois nos protege das radiações solares. Mas, infelizmente, nós mesmos esta-mos destruindo-a aos poucos através da emissão de gases poluentes. Com a Revo-lução Industrial, a partir da industria-lização e do cresci-mento dos centros urbanos, a camada de ozônio começou a ser destruída, tor-nando-se cada vez mais fina e colocan-do em risco a nossa saúde, a natureza, a sobrevivência dos animais e a vida no planeta terra futura-mente.

Poluição de CO² no mundo