Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de...

44
Trajetória da Trajetória da Reforma Sanitária Reforma Sanitária Brasileira Brasileira Jairnilson Silva Paim Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012. Brasília, 22-13 de março de 2012.

Transcript of Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de...

Page 1: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Trajetória da Reforma Trajetória da Reforma Sanitária BrasileiraSanitária Brasileira

Jairnilson Silva PaimJairnilson Silva Paim

Brasília, 22-13 de março de 2012.Brasília, 22-13 de março de 2012.

Page 2: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Perguntas preliminaresPerguntas preliminares Que se entende como Reforma Sanitária?Que se entende como Reforma Sanitária? Quais as suas bases conceituais e teóricas? Quais as suas bases conceituais e teóricas?

Em que condições foi gestada a proposta e formulado o projeto? Em que condições foi gestada a proposta e formulado o projeto?

Quais as estratégias pensadas e acionadas no momento da Quais as estratégias pensadas e acionadas no momento da formulação e da implantação? formulação e da implantação?

Que dilemas enfrentou na sua concepção e no seu processo? Que dilemas enfrentou na sua concepção e no seu processo?

Seria a RSB uma Seria a RSB uma promessa não cumpridapromessa não cumprida pelas forças políticas pelas forças políticas que apostaram no processo de redemocratização do país?que apostaram no processo de redemocratização do país?

Que perspectivas se colocam para tal projeto?Que perspectivas se colocam para tal projeto?

Page 3: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Perguntas conexasPerguntas conexas Em que condições poder-se-ia afirmar que a RSB representaria uma Em que condições poder-se-ia afirmar que a RSB representaria uma promessa promessa

não cumprida não cumprida e por que? e por que?

Em que medida poderiam ser identificados, na atualidade, fatos produzidos Em que medida poderiam ser identificados, na atualidade, fatos produzidos em função do projeto da RSB? em função do projeto da RSB?

Ainda é pertinente falar em RSB, tal como tem sido evocada em Ainda é pertinente falar em RSB, tal como tem sido evocada em position position paperspapers (Abrasco, 2002; 2006) ? (Abrasco, 2002; 2006) ?

Haveria elementos comuns com outros processos de mudança, a exemplo da Haveria elementos comuns com outros processos de mudança, a exemplo da Reforma Agrária? Reforma Agrária?

Que atores sociais foram capazes de sustentar o processo da RSB, por quanto Que atores sociais foram capazes de sustentar o processo da RSB, por quanto tempo, e quais os que poderiam responder os novos desafios postos pela tempo, e quais os que poderiam responder os novos desafios postos pela realidade, sem negligenciar a sua utopia? realidade, sem negligenciar a sua utopia?

Quais os vazios teóricos e as lacunas de conhecimento que poderiam Quais os vazios teóricos e as lacunas de conhecimento que poderiam estimular a produção de novas pesquisas e reflexões? estimular a produção de novas pesquisas e reflexões?

Quais os desafios da prática – teórica, ideológica, política, cultural e técnica Quais os desafios da prática – teórica, ideológica, política, cultural e técnica para a RSB? para a RSB?

Page 4: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Objetivo geralObjetivo geral

Analisar a emergência e o Analisar a emergência e o desenvolvimento da RSB, seus desenvolvimento da RSB, seus fundamentos e características, discutindo fundamentos e características, discutindo os desafios da práxis.os desafios da práxis.

Page 5: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

O que é uma reforma sanitáriaO que é uma reforma sanitária? ? vias de construçãovias de construção

CConseqüênciaonseqüência de uma revolução política e de uma revolução política e socialsocial

Parte de um Parte de um processoprocesso no qual as classes no qual as classes trabalhadoras e a intelectualidade trabalhadoras e a intelectualidade

exerceriam um papel de vanguardaexerceriam um papel de vanguarda (Berlinguer, (Berlinguer,

1987).1987).

Page 6: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Distinção entre reforma sanitária e Distinção entre reforma sanitária e reforma setorial reforma setorial (Paim, 2008)(Paim, 2008)

Reforma setorialReforma setorial

Propõe mudanças no sistema de serviços de saúde (reforma do setor saúde) Propõe mudanças no sistema de serviços de saúde (reforma do setor saúde)

Reforma sanitária: Reforma sanitária:

Intervém de forma ampla nas necessidades de saúde (questão sanitária);Intervém de forma ampla nas necessidades de saúde (questão sanitária);

Reconhece o sistema de serviços como uma das respostas sociais, atua no Reconhece o sistema de serviços como uma das respostas sociais, atua no setor, mas não se esgota nele;setor, mas não se esgota nele;

Visa à melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da populaçãoVisa à melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população

Page 7: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Reforma Sanitária e Reforma setorialReforma Sanitária e Reforma setorial

Reforma Sanitária Brasileira (RSB)Reforma Sanitária Brasileira (RSB) e reforma do e reforma do setor saúde setor saúde

Questionamento quanto à figura de retórica e ao Questionamento quanto à figura de retórica e ao suposto esgotamento do projeto.suposto esgotamento do projeto.

RSB não se confunde com as reformas setoriais: RSB não se confunde com as reformas setoriais: OMS, OPAS, Banco Mundial e literatura internacionalOMS, OPAS, Banco Mundial e literatura internacional

Não se reduz ao SUSNão se reduz ao SUS

Page 8: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

RSB: delineamentos iniciaisRSB: delineamentos iniciais

A RSB não se enquadra na noção de A RSB não se enquadra na noção de políticas sociais políticas sociais nem nem se limita às se limita às políticas de saúdepolíticas de saúde..

A sua concepção e formulação transcendem às políticas A sua concepção e formulação transcendem às políticas estatais.estatais.

Suas origens e desenvolvimento não parecem ajustar-se às Suas origens e desenvolvimento não parecem ajustar-se às teorias dos “novos movimentos sociais”.teorias dos “novos movimentos sociais”.

Pressuposto: Pressuposto: RSB como projeto de RSB como projeto de reforma socialreforma social

Teorias da mudança socialTeorias da mudança social, examinando fundamentos e , examinando fundamentos e analisando o processo em distintas conjunturasanalisando o processo em distintas conjunturas

Page 9: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Ciclo de desenvolvimento da RSBCiclo de desenvolvimento da RSB Idéia: Idéia: do do Dilema PreventivistaDilema Preventivista ao Cebes (1976) e a Abrasco (1979) ao Cebes (1976) e a Abrasco (1979)

Percepção, representação, pensamento inicial.Percepção, representação, pensamento inicial.

Proposta: Proposta: Simpósios de Política de Saúde (1979 e 1984) – Simpósios de Política de Saúde (1979 e 1984) – A questão democrática na A questão democrática na área da saúde.área da saúde.

Conjunto articulado de princípios e proposições políticasConjunto articulado de princípios e proposições políticas

Projeto: Projeto: VIII CNS (1986)VIII CNS (1986)

Conjunto de políticas articuladasConjunto de políticas articuladas (Paim, 2002:125),“(Paim, 2002:125),“bandeira específica e parte de uma totalidade de bandeira específica e parte de uma totalidade de mudançasmudanças” ” (Arouca,1988)(Arouca,1988)

Movimento: Movimento: movimento da democratização da saúde e “movimento sanitáriomovimento da democratização da saúde e “movimento sanitário

Conjunto de práticas ideológicas, políticas e culturaisConjunto de práticas ideológicas, políticas e culturais

Processo (políticas e práticas): Processo (políticas e práticas): após a VIII CNS (SUDS, CNRS, Constituição de após a VIII CNS (SUDS, CNRS, Constituição de 1988 e conjuntura pós-88.1988 e conjuntura pós-88.

Conjunto de atos, em distintos momentos e espaços, que realizam práticas sociais – econômicas, Conjunto de atos, em distintos momentos e espaços, que realizam práticas sociais – econômicas, políticas, ideológicas e simbólicas.políticas, ideológicas e simbólicas.

Page 10: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Referências teóricasReferências teóricas

Reforma parcialReforma parcialconjunto de atividades que se propõe a transformação de setores particulares, conjunto de atividades que se propõe a transformação de setores particulares,

instituições ou relações da sociedadeinstituições ou relações da sociedade

Reforma geralReforma geraltransformação de toda a sociedade mediante reformas parciaistransformação de toda a sociedade mediante reformas parciais

Movimentos políticos revolucionáriosMovimentos políticos revolucionáriosvisam à transformação radical de toda a sociedade com a conquista do poder visam à transformação radical de toda a sociedade com a conquista do poder

político.político.

Revolução do modo de vidaRevolução do modo de vidatransformação da vida cotidiana das pessoastransformação da vida cotidiana das pessoas (Heller, 1986:166-169)(Heller, 1986:166-169)

Revolução passivaRevolução passiva e e transformismo transformismo (Gramsci 2002)(Gramsci 2002)

Page 11: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

ESTADO SOCIEDADE (estrutura social)ESTADO SOCIEDADE (estrutura social) Conjunturas, lutas e movimentos sociais Conjunturas, lutas e movimentos sociaisRelações de poder Cultura e ideologiasRelações de poder Cultura e ideologias

Transição democráticaTransição democrática Geisel Figueiredo SarneyGeisel Figueiredo Sarney

Pós-constituintePós-constituinteSarney Collor Itamar FHC LulaSarney Collor Itamar FHC Lula

Fatos pró e anti-RSB – Atores

Políticas de saúde Perfil epidemiológico

Processos sócio-econômicos

(proposta e projeto)

Fatos pró e anti-RSB – Atores

Políticas de saúde e organização dos serviços

Perfil epidemiológicoProcessos sócio-econômicos

(projeto e processo)

PÓLO MORFOLÓGICO: MODELO TEÓRICO-CONCEITUAL

a) Reforma parcial ?

b) Reforma geral ? Revolução passiva?

c) Movimentos políticos revolucionários ?

d) Revolução do modo de vida ? Transformismo?

Page 12: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Estado, sociedade, cultura e Estado, sociedade, cultura e pensamento socialpensamento social

Processo civilizatório Processo civilizatório (Ribeiro, 1975)(Ribeiro, 1975)

Cultura Cultura (Sodré, 1977)(Sodré, 1977)

Sociedade Sociedade (Fernandes, 1975; Ianni, 2004)(Fernandes, 1975; Ianni, 2004)

Estado Estado (Cardoso, 1975; Faoro, 2000; Fiori, 1995)(Cardoso, 1975; Faoro, 2000; Fiori, 1995)

Modernização reflexaModernização reflexa

ColonialColonial TransiçãoTransição NacionalNacional

Classe escravista/feudalClasse escravista/feudal Pequena burguesiaPequena burguesia BurguesiaBurguesia Classe operáriaClasse operária Burguesia e proletariadoBurguesia e proletariado

PatrimonialistaPatrimonialista OligárquicoOligárquico Autoritário-burocráticoAutoritário-burocrático DesenvolvimentistaDesenvolvimentista Mínimo – neoliberal?Mínimo – neoliberal?

Page 13: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Estado e sociedade no Brasil: Estado e sociedade no Brasil: a título de síntese a título de síntese

A formação da sociedade brasileira, se a A formação da sociedade brasileira, se a reconstituirmos pela interpretação de seus reconstituirmos pela interpretação de seus intelectuais ‘demiurgos’, a partir de Gilberto intelectuais ‘demiurgos’, a partir de Gilberto Freyre, Caio Prado Jr., Sérgio Buarque de Freyre, Caio Prado Jr., Sérgio Buarque de Holanda, Machado de Assis, Celso Furtado e Holanda, Machado de Assis, Celso Furtado e Florestan Fernandes, é um processo complexo de Florestan Fernandes, é um processo complexo de violência, proibição da fala, mais modernamente violência, proibição da fala, mais modernamente privatização do público, interpretado por alguns privatização do público, interpretado por alguns com a categoria de patrimonialismo, revolução com a categoria de patrimonialismo, revolução pelo alto, e incompatibilidade radical entre pelo alto, e incompatibilidade radical entre dominação burguesa e democracia; em resumo, dominação burguesa e democracia; em resumo, anulação da política, do dissensoanulação da política, do dissenso (Oliveira, 1999, p.58-59).(Oliveira, 1999, p.58-59).

Page 14: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Como operam as mudanças no Brasil?Como operam as mudanças no Brasil? Pelo alto, pelas próprias classes dirigentes.Pelo alto, pelas próprias classes dirigentes.

Todas as tentativas dos de baixo foram esmagadas pelos poderosos Todas as tentativas dos de baixo foram esmagadas pelos poderosos ou deturpadas pela história oficial:ou deturpadas pela história oficial:

Zumbi dos Palmares (1678)Zumbi dos Palmares (1678)

““Inconfidência” Mineira (1789); Inconfidência” Mineira (1789);

““Revolta” de Búzios ou dos Alfaiates - Conjuração Baiana (1798);Revolta” de Búzios ou dos Alfaiates - Conjuração Baiana (1798);

“ “Revolta” dos Malês (1835);Revolta” dos Malês (1835);

Canudos (1896-1897);Canudos (1896-1897);

“ “Revolta” da Chibata (1910);Revolta” da Chibata (1910);

Coluna Prestes (anos 20); Coluna Prestes (anos 20);

““Intentona” comunista de 1935;Intentona” comunista de 1935;

Guerrilhas do pós-68Guerrilhas do pós-68..

Page 15: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Apesar dessas lutas a História do Apesar dessas lutas a História do Brasil foi escrita por outras mãosBrasil foi escrita por outras mãos

A A Abertura dos PortosAbertura dos Portos defendida pelos alfaiates foi defendida pelos alfaiates foi realizada por D. João VI, fugindo de Napoleão e em acordo realizada por D. João VI, fugindo de Napoleão e em acordo com os ingleses. com os ingleses.

A A IndependênciaIndependência não veio por Tiradentes, mas pelo “grito” não veio por Tiradentes, mas pelo “grito” do imperador, filho do Rei. do imperador, filho do Rei.

A A AboliçãoAbolição não se realizou por Zumbi, nem pelos Alfaiates não se realizou por Zumbi, nem pelos Alfaiates ou Malês, mas pela princesa, filha do segundo Imperador. ou Malês, mas pela princesa, filha do segundo Imperador.

A A RepúblicaRepública não foi feita pelo povo, mas por um golpe não foi feita pelo povo, mas por um golpe militar.militar.

E o capitalismo foi consolidado sem revolução burguesa, E o capitalismo foi consolidado sem revolução burguesa, através dos golpes de 30, 37, 45, 54, 55, 61, 64 e 68.através dos golpes de 30, 37, 45, 54, 55, 61, 64 e 68.

Page 16: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Em tempos mais recentes...Em tempos mais recentes...

A abertura política prometida pelo penúltimo general da A abertura política prometida pelo penúltimo general da última ditadura teve o Congresso fechado em 1977 para última ditadura teve o Congresso fechado em 1977 para garantir a maioria de votos no Colégio Eleitoral.garantir a maioria de votos no Colégio Eleitoral.

O último general (“prendo e arrebento”) nada fez contra os O último general (“prendo e arrebento”) nada fez contra os que estouraram as bombas na sede da OAB, no Cebrap, nas que estouraram as bombas na sede da OAB, no Cebrap, nas bancas de revistas e no Rio Centro.bancas de revistas e no Rio Centro.

Milhões de brasileiros foram às ruas no movimento das Milhões de brasileiros foram às ruas no movimento das Diretas, jáDiretas, já, mas a emenda foi derrotada em 1984. , mas a emenda foi derrotada em 1984.

Tancredo foi eleito indiretamente, mas sobrou para o povo Tancredo foi eleito indiretamente, mas sobrou para o povo um vice, parceiro da ditadura, que adiou as diretas por mais um vice, parceiro da ditadura, que adiou as diretas por mais um ano. um ano.

E com as eleições diretas chegou ao poder um “filhote da E com as eleições diretas chegou ao poder um “filhote da ditadura”, com suas “tenebrosas transações”!ditadura”, com suas “tenebrosas transações”!

Page 17: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Novas histórias...Novas histórias... Um sociólogo de esquerda chega à Presidência da Um sociólogo de esquerda chega à Presidência da

República.República.

““Fernando Henrique Cardoso teve recursos retóricos para justificar uma Fernando Henrique Cardoso teve recursos retóricos para justificar uma mudança de posição ideológica que talvez não tenha paralelo na mudança de posição ideológica que talvez não tenha paralelo na longa tradição nacional do transformismo” longa tradição nacional do transformismo” (Oliveira, 2009:60).(Oliveira, 2009:60).

Um ex-metalúrgico chega à Presidência da Um ex-metalúrgico chega à Presidência da República.República.

Uma ex-guerrilheira chega à Presidência da Uma ex-guerrilheira chega à Presidência da República.República.

““A política da Direita com homens e frases de esquerda”A política da Direita com homens e frases de esquerda” (Gramsci, 2002, p.70). (Gramsci, 2002, p.70).

Page 18: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Construção da Reforma Sanitária Construção da Reforma Sanitária BrasileiraBrasileira

Movimentos sociais: popular, estudantil, acadêmico, Movimentos sociais: popular, estudantil, acadêmico, sindical e de profissionais de saúde.sindical e de profissionais de saúde.

Combate a ditadura militar e ao autoritarismo das práticas Combate a ditadura militar e ao autoritarismo das práticas de saúde.de saúde.

Defesa da democratização da saúde como parte da Defesa da democratização da saúde como parte da democratização da sociedade, do Estado e da cultura.democratização da sociedade, do Estado e da cultura.

““os reformistas buscavam a racionalização e integração do sistema os reformistas buscavam a racionalização e integração do sistema de saúde e os conservadores visavam à racionalização dos gastos de saúde e os conservadores visavam à racionalização dos gastos e à eficiênciae à eficiência (Baptista, 1997:13). (Baptista, 1997:13).

Outros propugnavam uma totalidade de mudanças: Outros propugnavam uma totalidade de mudanças: reforma geralreforma geral ou ou revolução no modo de vidarevolução no modo de vida..

Page 19: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Bases conceituais da RSBBases conceituais da RSB

As modificações necessárias ao setor saúde transcendem os As modificações necessárias ao setor saúde transcendem os limites de uma reforma administrativa e financeira, exigindo-limites de uma reforma administrativa e financeira, exigindo-se uma reformulação mais profunda, ampliando-se o próprio se uma reformulação mais profunda, ampliando-se o próprio conceito de saúde e sua correspondente ação institucional, conceito de saúde e sua correspondente ação institucional, revendo-se a legislação no que diz respeito à proteção e revendo-se a legislação no que diz respeito à proteção e recuperação da saúde, constituindo-se no que está recuperação da saúde, constituindo-se no que está convencionando chamar de Reforma Sanitáriaconvencionando chamar de Reforma Sanitária (Conferência, 1987, p.381).(Conferência, 1987, p.381).

A Reforma Sanitária deve ser entendida como um longo processo A Reforma Sanitária deve ser entendida como um longo processo político de conquistas da sociedade em direção à político de conquistas da sociedade em direção à democratização da saúde.democratização da saúde. (Proposta, 1987a, p.3).(Proposta, 1987a, p.3).

A Reforma Sanitária Brasileira deve ser entendida como um A Reforma Sanitária Brasileira deve ser entendida como um processo de transformação da atual situação sanitária. processo de transformação da atual situação sanitária. Compõe uma situação sanitária pelo menos quatro Compõe uma situação sanitária pelo menos quatro dimensões:específica, institucional, ideológica e das relações.dimensões:específica, institucional, ideológica e das relações.[...] A Reforma Sanitária é simultaneamente bandeira [...] A Reforma Sanitária é simultaneamente bandeira específica e parte de uma totalidade de mudançasespecífica e parte de uma totalidade de mudanças (Arouca, 1988c, (Arouca, 1988c, p.3).p.3).

Page 20: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Especificidades da RSB e do SUSEspecificidades da RSB e do SUS (Paim, 2008)(Paim, 2008)

A RSB e o SUS não foram criados pelo Estado, por A RSB e o SUS não foram criados pelo Estado, por governos nem por partidos.governos nem por partidos.

Nasceram dos movimentos sociais, na sociedade Nasceram dos movimentos sociais, na sociedade civil.civil.

Conquistas do povo brasileiroConquistas do povo brasileiro

SUS: maior política pública nascida da sociedade SUS: maior política pública nascida da sociedade e que chegou ao Estado no Brasil.e que chegou ao Estado no Brasil.

Page 21: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Bases teóricasBases teóricas

Determinação social da saúde/doençaDeterminação social da saúde/doença

““A categoria central explicativa do processo saúde/doença seria, pelo seu máximo grau A categoria central explicativa do processo saúde/doença seria, pelo seu máximo grau de abstração, aquela de 'produção' e 'reprodução social', naturalmente intermediada de abstração, aquela de 'produção' e 'reprodução social', naturalmente intermediada

por outras categorias, quando se trata de especificidades"por outras categorias, quando se trata de especificidades" (Novaes, 1997:213).(Novaes, 1997:213).

““Compreendidos enquanto parte do modo de organização da vida cotidiana e da história Compreendidos enquanto parte do modo de organização da vida cotidiana e da história

pessoal de cada um”pessoal de cada um” (Vaitsman, 1992:157-158).(Vaitsman, 1992:157-158). Processo de trabalho em saúdeProcesso de trabalho em saúde

Práticas de saúde e Práticas de saúde e modelo de organização tecnológica do trabalho em saúdemodelo de organização tecnológica do trabalho em saúde (Donnangelo, 1976; Mendes-Gonçalves, 1979; 1994).(Donnangelo, 1976; Mendes-Gonçalves, 1979; 1994).

Page 22: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

A RSB e o SUSA RSB e o SUS

Encontros de bastidores e as práticas políticas acionadas se, Encontros de bastidores e as práticas políticas acionadas se, de um lado, produziam ganhos significativos para a Reforma de um lado, produziam ganhos significativos para a Reforma Sanitária, de outro, alteravam a correlação de forças, Sanitária, de outro, alteravam a correlação de forças, inclusive no movimento sanitário.inclusive no movimento sanitário.

Enquanto os movimentos sociais recuavam, os gestores Enquanto os movimentos sociais recuavam, os gestores (Conass e Conasems) alcançavam um protagonismo maior (Conass e Conasems) alcançavam um protagonismo maior no processo político da saúde.no processo político da saúde.

Nessa correlação de forças torna-se compreensível a ênfase Nessa correlação de forças torna-se compreensível a ênfase na dimensão institucional da RSB, ou seja, a implantação do na dimensão institucional da RSB, ou seja, a implantação do SUS, secundarizando outros componentes do SUS, secundarizando outros componentes do projeto.projeto.

Se o movimento foi capaz de neutralizar iniciativas Se o movimento foi capaz de neutralizar iniciativas contrárias ao SUS, não teve força para impedir a implosão contrárias ao SUS, não teve força para impedir a implosão da Seguridade Social e o uso da saúde nas barganhas da Seguridade Social e o uso da saúde nas barganhas político-partidáriaspolítico-partidárias. .

Page 23: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Algumas evidências Algumas evidências

O movimento sanitário deixa de ser o articulador político do O movimento sanitário deixa de ser o articulador político do jogo pela reforma sanitária. O CEBES já havia, desde o jogo pela reforma sanitária. O CEBES já havia, desde o início dos anos 90 perdido esse caráter, transformando-se início dos anos 90 perdido esse caráter, transformando-se em espaço para veiculação de déias através da Revista em espaço para veiculação de déias através da Revista Saúde em Debate. (...) A ABRASCO reforça, cada vez mais, Saúde em Debate. (...) A ABRASCO reforça, cada vez mais, seu objetivo de articulação acadêmica e vai alternar, seu objetivo de articulação acadêmica e vai alternar, possivelmente de acordo com a composição de sua possivelmente de acordo com a composição de sua diretoria, posições mais progressistas ou mais diretoria, posições mais progressistas ou mais conservadoras em relação ao conteúdo da política de conservadoras em relação ao conteúdo da política de saúde. A Plenária Nacional de Saúde se reunirá saúde. A Plenária Nacional de Saúde se reunirá esporadicamente, principalmente em mobilizações por esporadicamente, principalmente em mobilizações por recursos financeiros. (...). o CONASEMS vai se conformar recursos financeiros. (...). o CONASEMS vai se conformar com o papel de coadjuvante.(...) O CONASS vai adquirir com o papel de coadjuvante.(...) O CONASS vai adquirir mais relevância na arena burocrática. (...) O Banco Mundial mais relevância na arena burocrática. (...) O Banco Mundial continuará oferecendo idéias que são, em grande parte, continuará oferecendo idéias que são, em grande parte, incorporadas pelo Governo Federalincorporadas pelo Governo Federal. . (Misoczky, 2002, p.107-108)(Misoczky, 2002, p.107-108)

Page 24: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Algumas evidênciasAlgumas evidências

A RSB esteve ausente dos editoriais do Cebes nos anos de A RSB esteve ausente dos editoriais do Cebes nos anos de 1999 e 2000, exceto quando fez uma homenagem a David 1999 e 2000, exceto quando fez uma homenagem a David Capistrano Filho, reaparecendo a partir de então.Capistrano Filho, reaparecendo a partir de então.

Ausente, também, dos editoriais da Abrasco durante duas Ausente, também, dos editoriais da Abrasco durante duas diretorias (1994-1996 e 1996-2000), excetuando-se o diretorias (1994-1996 e 1996-2000), excetuando-se o referente à 10ª. CNS referente à 10ª. CNS (Editorial, 1996, p.1). (Editorial, 1996, p.1).

DOCUMENTO DA ABRASCO PARA A XI CONFERÊNCIA DOCUMENTO DA ABRASCO PARA A XI CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE. NACIONAL DE SAÚDE. (Boletim da Abrasco,out-dez, 2000).(Boletim da Abrasco,out-dez, 2000).

Volta a freqüentar os editoriais até meado de 2003, Volta a freqüentar os editoriais até meado de 2003, tornando a desaparecer nas diretorias subseqüentes.tornando a desaparecer nas diretorias subseqüentes.

Banida dos relatórios finais da 9ª, 10ª. 11ª. CNS, só Banida dos relatórios finais da 9ª, 10ª. 11ª. CNS, só reaparecendo na 12ª (2003). reaparecendo na 12ª (2003).

Page 25: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Algumas evidências Algumas evidências

OO 8o. Simpósio sobre Política Nacional de Saúde 8o. Simpósio sobre Política Nacional de Saúde e e Carta de Carta de Brasília Brasília (junho de 2005): uma nova inflexão no movimento (junho de 2005): uma nova inflexão no movimento da Reforma Sanitária?da Reforma Sanitária?

Reforma Sanitária Brasileira. Reforma Sanitária Brasileira. Manifesto Reafirmando Manifesto Reafirmando Compromissos pela Saúde dos BrasileirosCompromissos pela Saúde dos Brasileiros (subscrito pelo Cebes, (subscrito pelo Cebes, Abrasco, ABRES, Rede Unida e AMPASA, Brasília, 23 de novembro de 2005. 4p).Abrasco, ABRES, Rede Unida e AMPASA, Brasília, 23 de novembro de 2005. 4p).

Ao proceder a uma crítica ao Estado Brasileiro e aos governos incapazes de contribuírem Ao proceder a uma crítica ao Estado Brasileiro e aos governos incapazes de contribuírem na consecução da sua reforma democrática o movimento sanitário, na sua vertente na consecução da sua reforma democrática o movimento sanitário, na sua vertente cebiana, retomava a sua especificidade e autonomia no âmbito da sociedade civil, cebiana, retomava a sua especificidade e autonomia no âmbito da sociedade civil, sem desprezar a articulação necessária com o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.sem desprezar a articulação necessária com o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Fórum da Reforma Sanitária Brasileira Fórum da Reforma Sanitária Brasileira (2005)(2005)

Refundação do Cebes (2006).Refundação do Cebes (2006).

Âmbito governamental: Âmbito governamental: Pacto pela SaúdePacto pela Saúde, PNPS e CNDSS, PNPS e CNDSS

Page 26: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Conservar mudando, mudando para Conservar mudando, mudando para conservarconservar

Revolução passivaRevolução passiva marca a história do Brasil: marca a história do Brasil: conservar mudando e mudando para conservar.conservar mudando e mudando para conservar.

““O conceito de revolução passiva me parece exato não só para a O conceito de revolução passiva me parece exato não só para a Itália, mas também para outros países que modernizaram o Itália, mas também para outros países que modernizaram o Estado através de uma série de reformas ou de guerras nacionais, Estado através de uma série de reformas ou de guerras nacionais, sem passar pela revolução política de tipo radical-jacobino” sem passar pela revolução política de tipo radical-jacobino” (Gramsci, (Gramsci, 2002:220). 2002:220).

TransformismoTransformismo,, quando partidos (ou agentes) se quando partidos (ou agentes) se unificam, mudam de lado e reforçam posições unificam, mudam de lado e reforçam posições conservadoras das forças da ordem, assimilando conservadoras das forças da ordem, assimilando frações das classes dominantes e cooptando frações das classes dominantes e cooptando setores das classes subalternas setores das classes subalternas (Coutinho, 1985).(Coutinho, 1985).

Page 27: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

TransformismosTransformismos: : “a sua mais completa tradução”“a sua mais completa tradução”

Transformismo molecularTransformismo molecular: :

a) transição democrática: personalidades do "MDB autêntico" a) transição democrática: personalidades do "MDB autêntico" passaram para o lado conservador-moderado (Aliança passaram para o lado conservador-moderado (Aliança Democrática;Democrática;

b) pós-constituinte: elementos da oposição mudaram de lado no b) pós-constituinte: elementos da oposição mudaram de lado no Governo Itamar, (PSDB e Collor).Governo Itamar, (PSDB e Collor).

Transformismo de grupos radicais Transformismo de grupos radicais inteirosinteiros::

Quando Lula, o PT e aliados dão continuidade às políticas anterioresQuando Lula, o PT e aliados dão continuidade às políticas anteriores

A política da Direita com homens e frases de esquerdaA política da Direita com homens e frases de esquerda (Gramsci, 2002, (Gramsci, 2002,

p.70).p.70).

Page 28: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

A práxis da RSBA práxis da RSB

Forças políticasForças políticas

Bases sociais Bases sociais

Estratégias e táticasEstratégias e táticas

Page 29: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Forças políticasForças políticas

Movimentos popularesMovimentos populares

Movimento sindicalMovimento sindical

Trabalhadores de saúdeTrabalhadores de saúde

Técnicos, intelectuais e Técnicos, intelectuais e burocratas:burocratas: Cebes, Abrasco, Abres, Cebes, Abrasco, Abres, Rede Unida, etc.Rede Unida, etc.

Partidos:Partidos: PMDB, PSDB, PC do B, PCB, PMDB, PSDB, PC do B, PCB, PTPT (Jorge, 1991)(Jorge, 1991) PSB, PDT, PPS, PSOL, PSB, PDT, PPS, PSOL, etc.etc.

Gestores:Gestores: Conass e ConasemsConass e Conasems

Ministério Público:Ministério Público: AmpasaAmpasa

Empresariado da saúdeEmpresariado da saúde

Oligarquias e setores clientelistas Oligarquias e setores clientelistas e fisiológicose fisiológicos

Corporações de profissionaisCorporações de profissionais (Pinheiro, 1991)(Pinheiro, 1991)

Partidos da direitaPartidos da direita

Capital industrialCapital industrial (medicamentos, (medicamentos, equipamentos)equipamentos)

Capital financeiroCapital financeiro (SAMS)(SAMS)

Banco MundialBanco Mundial

Mídia e publicidadeMídia e publicidade

Page 30: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Bases sociaisBases sociais

O fato de que a classe média, as categorias mais organizadas O fato de que a classe média, as categorias mais organizadas de trabalhadores e os empregados das estatais tivessem de trabalhadores e os empregados das estatais tivessem seus próprios planos de saúde explica seu escasso ou seus próprios planos de saúde explica seu escasso ou nenhum interesse em relação à construção do SUS. nenhum interesse em relação à construção do SUS. Independentemente das orientações dos dirigentes Independentemente das orientações dos dirigentes sindicais, suas bases estavam mobilizadas para obtenção sindicais, suas bases estavam mobilizadas para obtenção de mais e melhores benefícios para seus próprios sistemas de mais e melhores benefícios para seus próprios sistemas privados de seguro. Além desses, os trabalhadores menos privados de seguro. Além desses, os trabalhadores menos organizados e rurais, assim como trabalhadores do organizados e rurais, assim como trabalhadores do mercado informal de trabalho ou desempregados, careciam mercado informal de trabalho ou desempregados, careciam de suficiente organização política para pressionar por de suficiente organização política para pressionar por reformas de saúde de âmbito nacionalreformas de saúde de âmbito nacional (Arretche, 2005, p.290).(Arretche, 2005, p.290).

Page 31: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Estratégias e táticasEstratégias e táticas

A constituição do movimento sanitário como ator político adotou A constituição do movimento sanitário como ator político adotou como estratégia [...] a difusão e ampliação da consciência como estratégia [...] a difusão e ampliação da consciência sanitária, com vistas a alterar a correlação de forçassanitária, com vistas a alterar a correlação de forças .(.(Fleury, 1997:28-Fleury, 1997:28-29).29).

Vias legislativo-parlamentar, técnico-institucional e sócio-Vias legislativo-parlamentar, técnico-institucional e sócio-comunitária: “guerra de posição”comunitária: “guerra de posição”

A prática ideológica através da atuação do Cebes e da A prática ideológica através da atuação do Cebes e da Abrasco, embora fundamental para mudar visões de mundo Abrasco, embora fundamental para mudar visões de mundo e constituir sujeitos sociais, nem sempre é potente para e constituir sujeitos sociais, nem sempre é potente para alterar as relações sociais de poder.alterar as relações sociais de poder.

Independentemente da prevalência das tendências Independentemente da prevalência das tendências "institucionalista" ou "movimentista", o nó crítico residiu na "institucionalista" ou "movimentista", o nó crítico residiu na capacidade de produção de fatos políticos suficientes para capacidade de produção de fatos políticos suficientes para o exercício da contra-hegemonia.o exercício da contra-hegemonia.

Page 32: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

O que O que éé a RSB? a RSB?

É uma É uma reforma socialreforma social centrada na democratização: centrada na democratização:

da saúdeda saúde elevação da consciência sanitária sobre saúde e seus determinantes e o reconhecimento do direito elevação da consciência sanitária sobre saúde e seus determinantes e o reconhecimento do direito

à saúde, inerente à cidadania, garantindo o acesso universal e igualitário ao SUS e participação à saúde, inerente à cidadania, garantindo o acesso universal e igualitário ao SUS e participação social no estabelecimento de políticas e na gestãosocial no estabelecimento de políticas e na gestão

do Estadodo Estado e seus aparelhos e seus aparelhos

assegurando a descentralização do processo decisório, o controle social e o fomento da ética e da assegurando a descentralização do processo decisório, o controle social e o fomento da ética e da transparência nos governos transparência nos governos

da sociedade e da cultura da sociedade e da cultura alcançando os espaços da organização econômica e da cultura mediante a produção e distribuição alcançando os espaços da organização econômica e da cultura mediante a produção e distribuição

justa da riqueza, uma "totalidade de mudanças" em torno de um conjunto de políticas públicas justa da riqueza, uma "totalidade de mudanças" em torno de um conjunto de políticas públicas e práticas de saúde e a adoção de reforma intelectual e moral.e práticas de saúde e a adoção de reforma intelectual e moral.

Page 33: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Um balanço da RSBUm balanço da RSB

As conquistas da ReformaAs conquistas da Reforma

As promessas não cumpridasAs promessas não cumpridas

O O processoprocesso da RSB até 2006 não indica a realização de uma da RSB até 2006 não indica a realização de uma reforma social geralreforma social geral, muito menos uma , muito menos uma revolução no modo de revolução no modo de vidavida, como anunciado ou insinuado no seu , como anunciado ou insinuado no seu projetoprojeto. .

Independentemente do jacobinismo de parte dos seus autores, Independentemente do jacobinismo de parte dos seus autores, dominou a dominou a revolução passiva revolução passiva brasileira onde a dialética do brasileira onde a dialética do conservar-mudando parece continuar imperando. conservar-mudando parece continuar imperando.

Desenvolveu-se uma Desenvolveu-se uma reforma parcialreforma parcial de natureza setorial e de natureza setorial e institucional traduzida pela implementação do SUS.institucional traduzida pela implementação do SUS.

Page 34: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

A RSB e novos sujeitos sociaisA RSB e novos sujeitos sociais

A RSB não é um "movimento desnaturado”A RSB não é um "movimento desnaturado”

O "fantasma da classe ausente“O "fantasma da classe ausente“

Os beneficiários do projeto da RSB e do próprio SUS não parecem reconhecê-Os beneficiários do projeto da RSB e do próprio SUS não parecem reconhecê-los como conquistas históricas.los como conquistas históricas.

A incorporação das demandas do movimento sanitário pelo Estado, configurou A incorporação das demandas do movimento sanitário pelo Estado, configurou distintas cidadanias (formais, restritas, “invertidas” ou adiadas) resultantes distintas cidadanias (formais, restritas, “invertidas” ou adiadas) resultantes da correlação de forças nas duas conjunturas analisadas.da correlação de forças nas duas conjunturas analisadas.

O refluxo das lutas, ao lado de uma reestruturação produtiva do capitalismo O refluxo das lutas, ao lado de uma reestruturação produtiva do capitalismo globalizado, comprometeu a conformação de novas identidades políticas e globalizado, comprometeu a conformação de novas identidades políticas e sociais. sociais.

Page 35: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Concepções e práxis da RSBConcepções e práxis da RSB

Projeto contra-hegemônicoProjeto contra-hegemônico que provocaria que provocaria uma mudança na forma de enfrentar a uma mudança na forma de enfrentar a questão saúde na sociedade, incluindo questão saúde na sociedade, incluindo uma dimensão éticauma dimensão ética

Reforma setorial Reforma setorial do sistema de saúde do sistema de saúde iniciando-se como reforma administrativa iniciando-se como reforma administrativa e contemplando a participação social.e contemplando a participação social.

Essa dupla dimensão - societária e setorial- da RSB aparece em diferentes Essa dupla dimensão - societária e setorial- da RSB aparece em diferentes discursos e momentos, ainda que a polarização em torno de uma delas discursos e momentos, ainda que a polarização em torno de uma delas revele posições político-ideológicas distintas ou diferentes estratégias em revele posições político-ideológicas distintas ou diferentes estratégias em conjunturas específicas conjunturas específicas

Page 36: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Movimento-sistema, instituinte-Movimento-sistema, instituinte-instituído e alusão-ilusãoinstituído e alusão-ilusão

O movimento sanitário esmaeceu-se, diante do recuo O movimento sanitário esmaeceu-se, diante do recuo dos movimentos sociais e da ação política de dos movimentos sociais e da ação política de gestores, corporações e grupos de interesse.gestores, corporações e grupos de interesse.

Se o Se o movimentomovimento quando se transforma em quando se transforma em sistemasistema tende a fazer dominar a dimensão instituída do tende a fazer dominar a dimensão instituída do processo sobre a instituinte, a recuperação e processo sobre a instituinte, a recuperação e transformação do movimento poderiam conquistar transformação do movimento poderiam conquistar novas energias instituintes transcendendo, portanto, novas energias instituintes transcendendo, portanto, o sistema.o sistema.

A Reforma Sanitária A Reforma Sanitária alude alude para uma reforma social para uma reforma social ampla (reforma geral) e mudanças no modo de vida ampla (reforma geral) e mudanças no modo de vida (revolução no modo de vida) e (revolução no modo de vida) e iludeilude quanto às suas quanto às suas possibilidades quando se restringe ao SUS (reforma possibilidades quando se restringe ao SUS (reforma parcial).parcial).

Page 37: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

RSB e RSB e revolução passivarevolução passiva

As dificuldades e impasses do As dificuldades e impasses do processoprocesso da RSB da RSB não se resumem a questões conjunturais tais não se resumem a questões conjunturais tais como o retrocesso do Governo Sarney, as como o retrocesso do Governo Sarney, as políticas neoliberais de Collor, o ajuste macro-políticas neoliberais de Collor, o ajuste macro-econômico de FHC e o continuísmo de Lula. econômico de FHC e o continuísmo de Lula.

São determinantes estruturais, particularmente São determinantes estruturais, particularmente da superestrutura, os que melhor explicam a da superestrutura, os que melhor explicam a lentidão e características do lentidão e características do processoprocesso da RSB. da RSB.

As formas de as classes dominantes atuarem em As formas de as classes dominantes atuarem em relação ao Estado e às classes subalternas no relação ao Estado e às classes subalternas no Brasil, favorecendo o Brasil, favorecendo o transformismotransformismo, ajudam a , ajudam a compreender o conservar-mudando da RSB.compreender o conservar-mudando da RSB.

Page 38: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

A saúde nos últimos anos (2003-2012)A saúde nos últimos anos (2003-2012)

As expectativas não foram confirmadas, seja pela As expectativas não foram confirmadas, seja pela falta de prioridade concedida ao setor, seja por falta de prioridade concedida ao setor, seja por não enfrentar as questões do financiamento e da não enfrentar as questões do financiamento e da saúde suplementar. saúde suplementar.

Parte do movimento sanitário tem uma postura Parte do movimento sanitário tem uma postura ambígua em relação ao governo, evitando criticá-ambígua em relação ao governo, evitando criticá-lo, enquanto outros movimentos têm sido lo, enquanto outros movimentos têm sido cooptados.cooptados.

““Toda a crítica é imediatamente identificada como sendo de “direita” – que é Toda a crítica é imediatamente identificada como sendo de “direita” – que é um termo inadequado para a defesa de um governo que tem na direita um termo inadequado para a defesa de um governo que tem na direita pilares fundamentais, do pequeno PP a setores do PMDB, como os de Jader pilares fundamentais, do pequeno PP a setores do PMDB, como os de Jader Barbalho e José Sarney” Barbalho e José Sarney” (Oliveira, 2006:57(Oliveira, 2006:57

Page 39: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Comentários finaisComentários finais Enquanto Enquanto projetoprojeto, a RSB aponta para a , a RSB aponta para a reforma reforma

geralgeral e e revolução no modo de vidarevolução no modo de vida

Enquanto Enquanto processoprocesso, expressa-se como , expressa-se como reforma reforma parcialparcial: setorial, institucional e administrativa: setorial, institucional e administrativa

As explicações para tal desfecho transcendem As explicações para tal desfecho transcendem questões conjunturais questões conjunturais

A compreensão da história e do devir da A compreensão da história e do devir da Reforma Reforma Democrática da SaúdeDemocrática da Saúde passa pelo entendimento passa pelo entendimento dos determinantes da estruturais da sociedade dos determinantes da estruturais da sociedade brasileirabrasileira

Page 40: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Comentários finaisComentários finais

Os Os tipos de práxistipos de práxis e os conceitos de e os conceitos de revolução passiva revolução passiva ee transformismo transformismo contribuem para a análise, compreensão e contribuem para a análise, compreensão e explicação do explicação do processoprocesso da RSB. da RSB.

A A revolução passivarevolução passiva poderá constituir um poderá constituir um critério para os atores mudarem a direção critério para os atores mudarem a direção do do transformismo,transformismo, com novos com novos príncipes príncipes modernosmodernos capazes de avançar a política, a capazes de avançar a política, a história em ato. história em ato.

Page 41: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

O que O que pode serpode ser a RSB a RSB

O projeto da Reforma é o da civilização O projeto da Reforma é o da civilização humana, é um projeto civilizatório, que humana, é um projeto civilizatório, que para se organizar precisa ter dentro dele para se organizar precisa ter dentro dele princípios e valores que nós nunca princípios e valores que nós nunca devemos perder, para que a sociedade devemos perder, para que a sociedade com um todo possa um dia expressar com um todo possa um dia expressar estes valores, pois o que queremos para a estes valores, pois o que queremos para a saúde é o que queremos para a sociedade saúde é o que queremos para a sociedade brasileirabrasileira (Arouca, 2001, p.6). (Arouca, 2001, p.6).

Page 42: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

ConclusãoConclusão

Para construir história duradoura, Para construir história duradoura, não bastam os “melhores”, são não bastam os “melhores”, são necessárias as energias necessárias as energias nacional-populares mais amplas nacional-populares mais amplas e numerosase numerosas (Gramsci, 2002, p.52).(Gramsci, 2002, p.52).

Page 43: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Referências BibliográficasReferências BibliográficasAbrasco, A agenda reiterada e renovada da Reforma Sanitária Brasileira. Abrasco, A agenda reiterada e renovada da Reforma Sanitária Brasileira. Saúde em deb.Saúde em deb. 26(62):327-331, 2002. 26(62):327-331, 2002.Almeida, C.M. Reforma de sistemas de servicios de salud y equidad en América Latina y el Caribe: algunas lecciones de los años 80 y 90. Almeida, C.M. Reforma de sistemas de servicios de salud y equidad en América Latina y el Caribe: algunas lecciones de los años 80 y 90. Cad. Cad.

Saúde PúblSaúde Públ. 18(4):905-925, 2002.. 18(4):905-925, 2002.Arouca, S. A reforma sanitária brasileira. Arouca, S. A reforma sanitária brasileira. Tema. RadisTema. Radis 11:2-4, nov. 1988. 11:2-4, nov. 1988.Ayres, I.B.S.J. Ayres, I.B.S.J. Políticas e Gestão em saúde no campo da Saúde Coletiva: análise temática das teses e dissertações produzidas no Brasil entre Políticas e Gestão em saúde no campo da Saúde Coletiva: análise temática das teses e dissertações produzidas no Brasil entre

1993 a 1998.1993 a 1998. (Dissertação em Saúde Comunitária) - UFBA, 2000. 200p. (Dissertação em Saúde Comunitária) - UFBA, 2000. 200p.Belmartino, S. Los valores vinculados a equidad en la reforma de la atención médica en Argentina. Belmartino, S. Los valores vinculados a equidad en la reforma de la atención médica en Argentina. Cad Saúde PúblicaCad Saúde Pública 18(4):1067-1076, 2002. 18(4):1067-1076, 2002.Berlinger, G.; Teixeira, S. F.; Campos, G. W. da S. Berlinger, G.; Teixeira, S. F.; Campos, G. W. da S. Reforma sanitária-Itália e Brasil. Reforma sanitária-Itália e Brasil. São Paulo. CEBES/HUCITEC, 1988. 207p.São Paulo. CEBES/HUCITEC, 1988. 207p.Bensaïd, D. Bensaïd, D. Marx, o Intempestivo: Grandezas e misérias de uma aventura críticaMarx, o Intempestivo: Grandezas e misérias de uma aventura crítica . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. 507p.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. 507p.Bourdieu, P.; Chamboredon, J-C.; Passeron, J-C. Bourdieu, P.; Chamboredon, J-C.; Passeron, J-C. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas.A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.Bruyne, P. de; Herman, J.; Schoutheete, M. de. Bruyne, P. de; Herman, J.; Schoutheete, M. de. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais: os pólos da prática metodológica.Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: F. Rio de Janeiro: F.

Alves, 1977. 252p.Alves, 1977. 252p.Carr, E.H. Carr, E.H. O que é históriaO que é história. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 8a. Edição, 2002. 189p.. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 8a. Edição, 2002. 189p.Conferência Nacional de Saúde, 8ª Brasília 1986. Conferência Nacional de Saúde, 8ª Brasília 1986. AnaisAnais. Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1987, p, 381-389.. Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1987, p, 381-389.Cordeiro, H. Cordeiro, H. A Reforma Sanitária. Bases estratégicas e operacionais para a descentralização e unificação do Sistema de SaúdeA Reforma Sanitária. Bases estratégicas e operacionais para a descentralização e unificação do Sistema de Saúde (Documento para (Documento para

discussão). s/l; s/d. 16p.discussão). s/l; s/d. 16p.Cordeiro, H. Cordeiro, H. A Reforma Sanitária. Propostas do Presidente do INAMPSA Reforma Sanitária. Propostas do Presidente do INAMPS . s/l, julho- 1987, 26p.. s/l, julho- 1987, 26p.Donelan, K.; Blendon, R.J.; Schoen, C.; Davis, K.; Binns, K. The cost of health system change: public discontent in five nations: amid widely Donelan, K.; Blendon, R.J.; Schoen, C.; Davis, K.; Binns, K. The cost of health system change: public discontent in five nations: amid widely

divergent systems and cultural norms of healtha care, citizens express surprisingly similar concerns about the future. divergent systems and cultural norms of healtha care, citizens express surprisingly similar concerns about the future. Health AffairsHealth Affairs, , 18(3):206-16, 1999.18(3):206-16, 1999.

Escorel, S. Escorel, S. Reviravolta da Saúde: origem e articulação do movimento sanitário.Reviravolta da Saúde: origem e articulação do movimento sanitário. Rio de Janeiro Editora FIOCRUZ, 1998. p. 175-206. Rio de Janeiro Editora FIOCRUZ, 1998. p. 175-206.Fleury, S. (org). Fleury, S. (org). Saúde e democracia. A luta do CebesSaúde e democracia. A luta do Cebes São Paulo: Lemos Editorial, 1997.324p. São Paulo: Lemos Editorial, 1997.324p. Gallo, E. RaGallo, E. Razão e planejamento: Reflexões sobre Política, Estratégia e Liberdade. zão e planejamento: Reflexões sobre Política, Estratégia e Liberdade. Hucitec: São Paulo – Abrasco: Rio de Janeiro, 1995.154p.Hucitec: São Paulo – Abrasco: Rio de Janeiro, 1995.154p.Gerschmann, S. Gerschmann, S. Sobre a formulação de políticas sociaisSobre a formulação de políticas sociais . In: Teixeira, S. (org.) . In: Teixeira, S. (org.) Reforma Sanitária: em busca de uma teoria,Reforma Sanitária: em busca de uma teoria, Cortez Cortez

Editora/ABRASCO, São Paulo, 1989, p. 119-138.Editora/ABRASCO, São Paulo, 1989, p. 119-138.Gerschmann, S. Gerschmann, S. A democracia inconclusa. Um Estudo da Reforma sanitária Brasileira. A democracia inconclusa. Um Estudo da Reforma sanitária Brasileira. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995.189p.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995.189p.Godelier, O marxismo e as ciências do homem. In: Hobsbawm, E.J. Godelier, O marxismo e as ciências do homem. In: Hobsbawm, E.J. História do marxismo.História do marxismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. Vol. 11.p.359-387. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. Vol. 11.p.359-387.Gohn, M. da G. Gohn, M. da G. Teorias dos movimentos sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. Teorias dos movimentos sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2004. 4ª. Ed. 383p São Paulo: Edições Loyola, 2004. 4ª. Ed. 383p Habermas, J. Habermas, J. La reconstrucción del materialismo históricoLa reconstrucción del materialismo histórico . Madrid: Taurus Ediciones, 1986, p.131-180.. Madrid: Taurus Ediciones, 1986, p.131-180.Habermas, J. Habermas, J. Teoria e praxis. Teoria e praxis. Estudios de filosofia social.Estudios de filosofia social. 2a. Ed. Madrid, Ed. Tecnos, 1990. 2a. Ed. Madrid, Ed. Tecnos, 1990.Heller, A. Heller, A. Teoría de las necesidades en Marx. Teoría de las necesidades en Marx. Barcelona: Ediciones Península, 1986.182p.Barcelona: Ediciones Península, 1986.182p.Hernández, M. Reforma sanitaria, equidad y derecho a la salud en Colombia. Hernández, M. Reforma sanitaria, equidad y derecho a la salud en Colombia. Cad Saúde Pública Cad Saúde Pública 18(4):991-1001, 2002.18(4):991-1001, 2002.Infante, A.; Mata. I. de la; López-Acuña, D. Reforma de los sistemas de salud en América Latina y el Caribe: situación y tendencias. Infante, A.; Mata. I. de la; López-Acuña, D. Reforma de los sistemas de salud en América Latina y el Caribe: situación y tendencias. Rev. Panam. Rev. Panam.

Salud Pública/Pan Am. J. Public Health Salud Pública/Pan Am. J. Public Health 8(1/2):13-20 2000.8(1/2):13-20 2000.Kallscheuer, O. Marxismo e teoria do conhecimento. In: Hobsbawm, E.J. Kallscheuer, O. Marxismo e teoria do conhecimento. In: Hobsbawm, E.J. História do marxismo.História do marxismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. Vol. 12. p.13-Vol. 12. p.13-

101.101.4343

Page 44: Trajetória da Reforma Sanitária Brasileira Jairnilson Silva Paim Brasília, 22-13 de março de 2012.

Referências BibliográficasReferências BibliográficasLabra, M.E. La reinvención neoliberal de la inequidad en Chile. El caso de la salud.Labra, M.E. La reinvención neoliberal de la inequidad en Chile. El caso de la salud. Cad Saúde Pública Cad Saúde Pública 18(4):1041-1052, 2002.18(4):1041-1052, 2002.Levcovitz, E. et al. Levcovitz, E. et al. Produção de conhecimento em política, planejamento e gestão em saúde e políticas de saúde no Brasil (1974-2000).Produção de conhecimento em política, planejamento e gestão em saúde e políticas de saúde no Brasil (1974-2000). OPAS:Brasília, OPAS:Brasília,

2003 (Série Técnica Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Serviços de Saúde, 2).74p.2003 (Série Técnica Projeto de Desenvolvimento de Sistemas de Serviços de Saúde, 2).74p.Lima, N.T. et al. (org.) Lima, N.T. et al. (org.) Saúde e Democracia: história e perspectivas do SUS.Saúde e Democracia: história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005. 502p. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005. 502p. Luz, M. T. Luz, M. T. As instituições médicas noAs instituições médicas no Brasil. Instituição e estratégia de hegemonia. Brasil. Instituição e estratégia de hegemonia. Rio de Janeiro, Graal, 1979. Rio de Janeiro, Graal, 1979. 295 p.295 p.Maynard, A, & Bloor, K. Universal coverage and cost control: the United Kingdom National Health Service. Maynard, A, & Bloor, K. Universal coverage and cost control: the United Kingdom National Health Service. J Health Hum Serv AdmJ Health Hum Serv Adm, 20(4):423-41, 1998., 20(4):423-41, 1998.Mitjavila, M.; Fernández, J.; Moreira, C. Propuestas de reforma en salud y equidad en Uruguay: Redefinición del Welfare State? Mitjavila, M.; Fernández, J.; Moreira, C. Propuestas de reforma en salud y equidad en Uruguay: Redefinición del Welfare State? Cad Saúde PúblicaCad Saúde Pública 18(4): 18(4):

1103-1120, 2002.1103-1120, 2002.Paim, J.S. Paim, J.S. Saúde Política e Reforma Sanitária.Saúde Política e Reforma Sanitária. Salvador: CEPS-ISC, 2002.447p. Salvador: CEPS-ISC, 2002.447p.Paim, J.S. Políticas de Saúde no Brasil. In: Rouquayrol, MZ & Almeida Filho, N. Paim, J.S. Políticas de Saúde no Brasil. In: Rouquayrol, MZ & Almeida Filho, N. Epidemiologia e SaúdeEpidemiologia e Saúde. 6a. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003, p.587-603.. 6a. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003, p.587-603.Paim, J.S. Paim, J.S. Desafios para a Saúde Coletiva no Século XXI.Desafios para a Saúde Coletiva no Século XXI. Salvador: EDUFBA, 2006.153p. Salvador: EDUFBA, 2006.153p. Paim, J.S. & Teixeira, C.F. Política, planejamento e gestão em saúde: balanço do estado da arte. Paim, J.S. & Teixeira, C.F. Política, planejamento e gestão em saúde: balanço do estado da arte. Rev Saúde PúblicaRev Saúde Pública 2006; 40(N Esp):73-78. 2006; 40(N Esp):73-78.Pego, R.A. & Almeida, C. Teoría y práctica de las reformas en los sistemas de salud. Pego, R.A. & Almeida, C. Teoría y práctica de las reformas en los sistemas de salud. Los casos de Brasil y México. Los casos de Brasil y México. Cad Saúde PúblicaCad Saúde Pública 18(4):971-989, 18(4):971-989,

2002.2002.Pinto, I. C. de M. Pinto, I. C. de M. Ascensão e queda de uma questão na agenda governamental: o caso das organizações sociais da saúde na BahiaAscensão e queda de uma questão na agenda governamental: o caso das organizações sociais da saúde na Bahia – Escola de – Escola de

Administração da UFBA. 2004.237 p. (Tese de Doutorado)Administração da UFBA. 2004.237 p. (Tese de Doutorado)Portantiero, J.C. Portantiero, J.C. Los usos de Gramsci. MexicoLos usos de Gramsci. Mexico: Folios ediciones, 1983. 197p.: Folios ediciones, 1983. 197p.Portelli, H. Portelli, H. Gramsci e o Bloco históricoGramsci e o Bloco histórico. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1977. p 119.. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1977. p 119.Santos, B. de S. Santos, B. de S. A Crítica da razão indolente: Contra o desperdício da experiência.A Crítica da razão indolente: Contra o desperdício da experiência. São Paulo, Cortez, 2000. São Paulo, Cortez, 2000.Souza, L.E. de; Shardonofsky, S.; Brousselle, A.; Contandriopoulos, A.P.; Champagne, F.; Morales, C.; Arredondo, A.; Reinharz, D. Comparación del Souza, L.E. de; Shardonofsky, S.; Brousselle, A.; Contandriopoulos, A.P.; Champagne, F.; Morales, C.; Arredondo, A.; Reinharz, D. Comparación del

desempeño de los diferentes sistemas de salud de los países de la OCDE y de Al. In: Contandriopoulos, A.P.; Morales, C; Souza, L.E. de; desempeño de los diferentes sistemas de salud de los países de la OCDE y de Al. In: Contandriopoulos, A.P.; Morales, C; Souza, L.E. de; Shardonofsky, S.; Shardonofsky, S.; Entendiendo las Transformaciones de los Sistemas de Salud. Entendiendo las Transformaciones de los Sistemas de Salud. Una perspectiva Canadiense. Una perspectiva Canadiense. Universitté de Montréal, 2002. p.87-Universitté de Montréal, 2002. p.87-110.110.

Teixeira, S. O dilema da reforma sanitária brasileira. ln: Berlinguer, G. et alii. Teixeira, S. O dilema da reforma sanitária brasileira. ln: Berlinguer, G. et alii. Reforma sanitária Itália e Brasil. Reforma sanitária Itália e Brasil. São Paulo. HUCITEC/CEBES. 1988. São Paulo. HUCITEC/CEBES. 1988. p.195-207.p.195-207.

Teixeira, S. F. (org.) Teixeira, S. F. (org.) Reforma Sanitária em busca de uma teoria.Reforma Sanitária em busca de uma teoria. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro:Abrasco. 1989.232p. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro:Abrasco. 1989.232p.Teixeira, S. F. Reflexões teóricas sobre democracia e Reforma Sanitária. In: Teixeira, S. F. (org.) Teixeira, S. F. Reflexões teóricas sobre democracia e Reforma Sanitária. In: Teixeira, S. F. (org.) Reforma Sanitária em busca de uma teoria.Reforma Sanitária em busca de uma teoria. São Paulo: São Paulo:

Cortez; Rio de Janeiro:Abrasco. 1989.p.17-46.Cortez; Rio de Janeiro:Abrasco. 1989.p.17-46.Testa, M. PTesta, M. Pensamento estratégico e lógica de programação: o caso da saúdeensamento estratégico e lógica de programação: o caso da saúde. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1995.p.15-103.. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1995.p.15-103.Vaitsman, J. Corporativismo: notas para a sua aplicação no campo da saúde. In: Teixeira, S. (org.) Vaitsman, J. Corporativismo: notas para a sua aplicação no campo da saúde. In: Teixeira, S. (org.) Reforma Sanitária: em busca de uma teoria,Reforma Sanitária: em busca de uma teoria, Cortez Cortez

Editora/ABRASCO, São Paulo, 1989, p. 139-156.Editora/ABRASCO, São Paulo, 1989, p. 139-156.Viana, L.W. Caminhos e descaminhos da revolução passiva brasileira. In: Aggio, A. Viana, L.W. Caminhos e descaminhos da revolução passiva brasileira. In: Aggio, A. Gramsci, a vitalidade de um pensamentoGramsci, a vitalidade de um pensamento. Sâo Paulo: Fundação . Sâo Paulo: Fundação

Editora UNESP, 1998.p 185-201.Editora UNESP, 1998.p 185-201.Weil, T.P. Lessons from abroad on health care reform. Universal access and cost constraint work in Canada and in Germany. Weil, T.P. Lessons from abroad on health care reform. Universal access and cost constraint work in Canada and in Germany. Health ProgHealth Prog. 74(6):74-8, . 74(6):74-8,

1993.1993.Wild, C. & Gibis, B. Evaluations of health interventions in social insurance-based countries: Germany, the Netherlands, and Austria. Wild, C. & Gibis, B. Evaluations of health interventions in social insurance-based countries: Germany, the Netherlands, and Austria. Health PolicyHealth Policy, ,

63(2):187-96, 2003.63(2):187-96, 2003.Yin, R.K. Yin, R.K. Estudo de caso. Planejamento e MétodosEstudo de caso. Planejamento e Métodos. 3a. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.212p.. 3a. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.212p.