Transmissão de dados · 2013-11-28 · Introdução A “transmissão de dados” é uma matéria...

17
Transmissão de dados Aluno: Bruno Oliveira Turma: 10º 13ª Disciplina: Redes de Comunicação 2013/2014 Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Transcript of Transmissão de dados · 2013-11-28 · Introdução A “transmissão de dados” é uma matéria...

Transmissão de dados

Aluno: Bruno Oliveira Turma: 10º 13ª Disciplina: Redes de Comunicação

2013/2014

Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Introdução

A “transmissão de dados” é uma matéria cada vez mais importante para qualquer pessoa que opere com equipamentos que estejam inseridos num sistema de comunicação.

São abordados neste trabalho, temas como: modos de transmissão de dados, técnicas de transmissão de dados, suportes de transmissão, entre outros, que poderão esclarecer ou clarificar alguns dos aspetos relativos a este assunto.

Transmissões

Simplex

Half-duplex

Full-duplex

Transmissão Simplex

Neste caso, as transmissões podem ser feitas apenas num só sentido, de um dispositivo emissor para um ou mais dispositivos recetores; é o que se passa, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão; em redes de computadores, normalmente, as transmissões não são desse tipo.

Transmissão Half-Duplex

Nesta modalidade, uma transmissão pode ser feita nos dois sentidos, mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo; este tipo de transmissão é bem exemplificado pelas comunicações entre computadores (quando um transmite o outro escuta em simultâneo); ocorre em muitas situações na comunicação entre computadores.

Transmissão Full-Duplex

Neste caso, as transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação e ao mesmo tempo recebe-la; exemplo destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados.

Transmissões

Em Série e em Paralelo

Em Difusão e Ponto-a-ponto

Baseband e Broadband

Síncrona e Assíncrona

Transmissões em Série

Os dados são transmitidos bit a bit, uns a seguir aos outros, sequencialmente (como acontece, por exemplo, entre a porta série de um computador e de um modem externo).

Transmissões em Paralelo

São transmitidos vários bits ao mesmo tempo (por exemplo, 8 bits em simultâneo, como acontece entre uma porta paralela de um computador e uma impressora).

Transmissão por Difusão

Numa transmissão por difusão, um dispositivo emite para um conjunto de dispositivos receptores, seja através do espaço (como acontece na radiodifusão), seja através de um cabo (como acontece em grande parte das redes locais de computadores).

Transmissão Ponto-a-Ponto

Numa transmissão ponto-a-ponto ou sequencial, as mensagens são transmitidas de um ponto (emissor) para outro ponto (receptor). Estas comunicações podem ocorrer de forma sequencial entre computadores ligados em rede. Nestes casos o receptor de uma mensagem pode não ser o seu destinatário, mas apenas um ponto de passagem de mensagem; então, esta terá de ser reenviada para o próximo nó da rede, no sentido do seu destinatário final. Esta forma de comunicação verifica-se em muitas redes de computadores, sobretudo WAN, como é o caso da Internet.

Transmissões em Baseband e Broadband

• Transmissão em Baseband - é uma transmissão em que o sinal

utiliza toda a largura de banda do canal para uma única transmissão.

• Transmissão em Broadband - é uma transmissão em que a

largura de banda pode ser utilizada para várias transmissões em simultâneo (multiplexação).

Transmissão Síncrona

Uma transmissão é síncrona quando, no dispositivo receptor, é activado um mecanismo de sincronização relativamente ao fluxo de dados proveniente do emissor. Este mecanismo de sincronização é um relógio

interno no dispositivo de recepção.

Transmissão assíncrona

Numa transmissão assíncrona não é estabelecida, no recetor, nenhum mecanismo de sincronização relativamente ao emissor e, portanto, as sequências de bits emitidos têm de conter em si uma indicação de inicio e do fim de cada agrupamento, neste caso, o intervalo de tempo entre cada agrupamento de bits transmitidos pode variar constantemente e a leitura dos dados terá de ser feita pelo recetor com base unicamente nas próprias sequências dos bits recebidos.

Meios de transmissão sem fios

Infravermelhos

Não ultrapassa paredes ou objectos é utilizado em TVS, ratos e teclados.

Ondas de radio

Ultrapassa paredes e objectos tem um alcance maios que infravermelhos .

Utiliza-se em rádios, wireless e Bluetooth.

Laser

Tipo de transmissão digital, com alcance ate 2km ,não passa objectos. É utilizado nos ratos de computador.

UMTS

Tem curta distancia de alcance, passa objectos.

Utilizado nos telemóveis.

Satélite

Tem grande alcance e ultrapassa objectos. É utilizado em telemóveis e televisões por satélite.

Exercícios

A transmissão simplex pode ser feita em quantos sentidos?

R:Num só sentido.

Como é feita a transmissão de dados num tipo de transmissão ponto a ponto?

R:São transmitidas de um ponto (emissor) para outro ponto (receptor).

Qual é o Baseband e Broadband?

R: Baseband

Broadband