Transmissor RHT

12
Transmissor RHT MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO TRANSMISSOR DE TEMPERATURA E UMIDADE RHT 1

description

Manual do Transmissor RHT - Alutal

Transcript of Transmissor RHT

Transmissor RHT

MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO

TRANSMISSOR DE TEMPERATURA E UMIDADE RHT

Rua Marilda de Oliveira, 50 – Jd. Maria do Carmo

1

Transmissor RHT

CEP 18081-095 – Sorocaba – SPTel/Fax – (0xx15) 3416-8008

www.alutal.com.br

INDICEIntrodução.................................................................................. 3Especificações – Umidade Relativa......................................... 3Especificações - Temperatura.................................................. 3Desembalagem........................................................................... 3Recomendações Para a Instalação Eletrica............................ 4Instalação.................................................................................... 4Ligações Eletricas...................................................................... 5Manutenção................................................................................. 6Termos gerais de garantia e assistência técnica.................... 8

2

Transmissor RHT

1. INTRODUÇÃO

Os transmissores de Umidade Relativa e Temperatura são instrumentos destinados à medição e transmissão destas duas grandezas através de sinais de 4-20mA.

A alimentação é do tipo dois fios (sink), onde o mesmo par de fios que alimenta o transmissor é utilizado para conduzir o sinal de saída de 4-20mA. Os sensores são montados na extremidade de uma haste, protegidos por ponteira sinterizada.

Os circuitos eletrônicos que medem e transmitem a umidade relativa e temperatura são eletricamente isolados.

2. ESPECIFICAÇÕES - UMIDADE RELATIVA

Saída: 4 a 20 mA para 0 a 100% de UR; Alimentação: 12 a 36 Vcc; Exatidão: ±2,8%RH de 0 a 100% RH a 25 °C Repetitividade: ±0,5% RH Erro de linearidade: ±0,5% RH Erro de histerese: ±1,2% RH Estabilidade: ±1% RH típico a 50% RH em 5 anos. Constante de Tempo: 15 segundos, no ar em movimento suave; Temperatura de operação: -20 °C a 80 °C; O sensor de umidade utilizado neste equipamento pode ser danificado ou descalibrado

se exposto a atmosferas contaminadas com agentes químicos, especialmente os listados a seguir: Amônia, Acetona, Etanol, Metanol, Formaldeído, Benzeno, Tolueno e Xileno;

3. ESPECIFICAÇÕES – TEMPERATURA

Saída: 4-20 mA, proporcional a temperatura indicada na etiqueta lateral; Alimentação: 12 a 36 Vcc; Sensor: Eletrônico Precisão total: 0.5% da faixa de medição; 0,01mA;A ponteira que protege os sensores não deve ser exposta a ambiente com temperaturas

superiores a 85 ºC, embora o transmissor possa estar configurado com faixa de trabalho que ultrapasse este limite.

4. DESEMBALAGEM

3

Transmissor RHT

O transmissor é entregue ao cliente em embalagem apropriada, que oferece total proteção ao equipamento quando em transporte ou estocado. Para desembalar bastam cuidados normais. Também deve ser feita uma inspeção para verificar se há danos no instrumento.

5. RECOMENDAÇÕES PARA A INSTALAÇÃO ELÉTRICA

Condutores de pequenos sinais elétricos devem percorrer a planta do sistema separados de condutores de acionamento ou com valores elevados de corrente ou tensão, se possível em eletrodutos aterrados.

A alimentação dos instrumentos deve vir de uma rede própria para instrumentação. Em aplicações de controle e monitoração é essencial considerar o que pode acontecer

quando qualquer parte do sistema falhar. É recomendável o uso de FILTROS RC (47R e 100nF, série) em bobinas de contatoras,

solenóides, etc.

6. INSTALAÇÃO

Os transmissores de Umidade Relativa e Temperatura medem a temperatura a e umidade relativa do ambiente em volta de seus sensores. No momento da instalação é muito importante que o usuário escolha o melhor local para a fixação do transmissor. O local deve ser central e com bom fluxo de ar, de modo a melhor representar as condições de temperatura e umidade deste local.

Instalação mecânica:Primeiro o flange é fixado na parede do duto, em seguida a haste do transmissor e

inserida no furo central do flange e fixada.

37,5mm

37,5mm

Flange

Ø 13mm

Figura 01 - Flange para a fixação do modelo RHT/DM.

A haste deste modelo tem comprimento de 150 mm, 250 mm ou 400 mm, e são fabricadas em Aço Inox.

4

Transmissor RHT

HASTE87 mm

50mm

Figura 02 - Dimensões do modelo RHT-DM.

7. LIGAÇÕES ELÉTRICAS

Apenas as ligações de alimentação (POWER) são necessárias ao transmissor, uma para o circuito de temperatura outra para o circuito de umidade. Estes circuitos funcionam perfeitamente com uma tensão entre 12 e 36 Vcc sobre seus terminais.

O sinal de saída, que tem o valor da variável medida, (temperatura ou umidade) é a corrente elétrica que circula pelos fios da alimentação e varia entre 4 mA (Zero) e 20 mA (Fundo de escala) , de acordo com as condições do ambiente analisado pelos sensores.

Para uma maior proteção contra ruídos elétricos e descargas atmosféricas, o cabo de conexão, que liga o equipamento até o indicador deverá ser um cabo 4 x 36 AWG (equivalente 4 x 0.14 mm) shildado (com malha). A malha no extremo do indicador deve ser conectada a um bom aterramento e no extremo do equipamento no seu

5

Transmissor RHT

Os fios para estas ligações chegam até o Conector de Ligações passando pelo Prensa Cabos:

Figura 04 - Vista interna do transmissor. Conector de Ligações

A figura abaixo mostra um modelo de ligação do transmissor a um sistema de indicação.

Figura 05 - Modelo de ligações.

A CARGA mencionada na figura acima representa os instrumentos utilizados para mostrar os valores medidos pelo transmissor. Por exemplo: indicadores, registradores, etc.

Por exemplo, com alimentação de 24 Vcc a carga máxima admissível seria de 600 Ohms, sendo menor com a diminuição da tensão de alimentação.

No caso da instalação de um sistema completo (com o indicador e/ou coletor + fonte já alojados em um painel), no lado de fora do painel ser disponibilizado e identificado os bornes de conexão do RHT, mantendo-se a mesma referência (-T e +T para temperatura, -UR e +UR para umidade).

8. MANUTENÇÃO

Os transmissores requerem pouca manutenção, normalmente só há dois problemas que prejudicam o bom funcionamento do sensor, contaminantes (poeira e fuligem) e condensação.

Poeira/Fuligem:Sujeira em excesso pode causar erros na medida e aumento do tempo de resposta dos

sensores.

6

Transmissor RHT

Durante a inspeção visual (sujeira impregnada na ponteira), ou ao se perceber um desses sintomas no equipamento, a ponteira deverá ser retirada e limpa.

Retira-se a ponteira de proteção da haste, limpe a parte externa com um pano úmido; Se necessário (se estiver muito impregnada), use uma escova de nylon com água. Aplique um jato de ar comprimido de dentro para fora da ponteira, e seque a parte externa com um pano seco. Depois de limpo, deixe secar bem antes de recolocar a proteção.

Condensação de água no sensor: Isso pode ser percebido por uma indicação fixa de sobre-escala (> 95%) por um período

muito longo, mesmo quando a umidade do ambiente já tenha se reduzido para valores abaixo de 90%.

Para resolver esse problema retire com cuidado a ponteira, e com um secador de cabelos em temperatura e fluxo de ares médios, sopre ar sobre o sensor por uns 10 minutos.

GARANTIA

O fabricante assegura ao comprador de seus equipamentos, identificados pela nota fiscal de compra, uma garantia de doze meses, nos seguintes termos:

1. O período de garantia inicia a partir da data de emissão da Nota Fiscal.2. Dentro do período de garantia, a mão de obra e componentes aplicados em reparos

de defeitos ocorridos em uso normal, serão gratuitos.3. Para os eventuais reparos, enviar o equipamento, juntamente com as notas fiscais

de remessa para conserto, para o endereço do fabricante. Despesas e riscos de transporte, ida e volta, correrão por conta do comprador.

4. Mesmo no período de garantia serão cobrados os consertos de defeitos causados por choques mecânicos ou exposição do equipamento a condições impróprias de temperatura e umidade.

ATENÇÃO:

O transmissor de temperatura e umidade não deverá ser exposto constantemente a temperatura igual ou superior a 85 ºC e a umidade igual ou superior à 90%, pois poderá ocasionar a queima e contaminação do sensor por impurezas do ar e por condensação de água.

A garantia ficará sem efeito, se o sensor for usado em desacordo com as condições acima e a qualquer dano provocado por, acidente ou agentes da natureza como: descarga elétrica ou atmosférica (raio).

7

Transmissor RHT

TERMOS GERAIS DE GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Clausulas:

1º - Este produto foi testado e aprovado em fábrica a fim de assegurar um perfeito funcionamento, entretanto o mesmo está garantido no prazo de vinte e quatro (24) meses, a contar do prazo de entrega2º - A garantia cobre a substituição de peças, materiais e mão de obra, para itens que reconhecidamente apresentarem defeito de fabricação.3º - A presente garantia ficará sem efeito, se o equipamento sofrer qualquer dano provocado por, acidente, agentes da natureza como: descarga elétrica ou atmosférica (raio), uso em

8

Transmissor RHT

desacordo com o manual de instruções, ligado a rede elétrica imprópria , ou conserto por pessoas não autorizadas.4º - Os serviços em garantia serão executados gratuitamente em nossa fábrica.5º - No período de garantia em que se constatar que o problema existente não é decorrente a problemas técnicos com o equipamento, mas sim problemas operacionais, nos reservamos o direito de cobrar taxas normais de nossos serviços de assistência técnica conforme tabela vigente na ocasião.6º - A Alutal, mantém um serviço de assistência técnica permanente com equipe de técnicos especialmente treinados para execução de serviços de assistência aos nossos clientes.

CERTIFICADO DE GARANTIANº

EQUIPAMENTO: TRANSMISSOR TEMP/UMIDMODELO: RHT

ANO DE FABRICAÇÃO:NOTA FISCAL:

Nº SÉRIE:VOLTAGEM: 12 ~36 Vcc

DATA:

Consulte-nos também para outros produtos!!

Controladores de Temperatura Controlador de Corrente para Marombas

9

Transmissor RHT

Detector de Metais para Correias Indicadores Digitais Projetos de Medição para cada tipo de Forno Termopares Sistema de Monitoração Computadorizado Fabricação Própria

1