Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

12
Curso Psicologia Cognitiva da Depressão – Causas e Tratamentos Curso criado por Felipe de Souza Site – www.psicologiamsn.com

description

Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão. Por Felipe de Souza. Site - www.psicologiamsn.com

Transcript of Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Page 1: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão – Causas e Tratamentos

Curso criado por Felipe de Souza Site – www.psicologiamsn.com

Page 2: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

-Aparece no DSM-I como reação esquizoafetiva, como um subtipo de esquizofrenia

-Clark e Mallet: (1963). Uma grande proporção de pacientes psicóticos apresentam uma mistura de características esquizofrências e afetivas, sendo difícil decidir se um dado caso deve ser considerado como esquizofrenia com características afetivas ou como transtorno afetivo com esquizofrenia.

Page 3: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão-Segundo Lewis e Piotrowski: “mesmo um traço de esquizofrenia é esquizofrenia”.

-- Definição de Kraepelin: -A) Demência precoce (prognóstico ruim)-B) Insanidade Maníaco Depressiva (prognóstico menos pior).

-Análises de Kirby: 2 Tipos principais de catatonia:-A) Casos com início insidioso e mau prognóstico (demência precoce)-B) Casos com início agudo e bom prognóstico associado à psicose maníaco-depressiva

Page 4: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão-Critérios do DSM-IV-TRA) Há um período ininterrupto de doença durante o qual, em algum momento, existe um episódio depressivo maior, um episódio maníaco ou um Episódio Misto concomitante com sintomas que satisfazem o critério A para esquizofrenia. O episódio depressivo deve incluir o critério A1: humor deprimido.

Page 5: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão-Critérios do DSM-IV-TRB) Durante o mesmo período da doença, delírios ou alucinações ocorrem há pelo menos duas semanas na ausência de sintomas de humor proeminentes.

Page 6: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão-Critérios do DSM-IV-TR-C) Sintomas que satisfazem os critérios para um episódio de humor estão presentes durante uma porção substancial da duração total dos períodos ativo e residual da doença.

Page 7: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão-Critérios do DSM-IV-TR-D) A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância, medicamento ou condição médica geral.

Page 8: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão-Critérios do DSM-IV-TR-Tipo específico:

-Bipolar: se a perturbação inclui um episódio maníaco ou misto (ou um episódio maníaco ou misto e episódio depressivo maior). -- Depressivo: se a perturbação inclui somente episódios depressivos maiores.

Page 9: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão-Curso:

-Como há ainda dúvidas sobre a delimitação teórica do transtorno esquizoafetivo (se é esquizofrenia ou um transtorno de humor ou um transtorno separado), o curso vai depender do tipo de caso e da definição.

Page 10: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão-Conclusão:-... “a presença de fatores afetivos aumenta significativamente a probabilidade de melhora nos casos de esquizofrenia” (BECK, p. 118).

-O prognóstico é:-Melhor do que a esquizofrenia-Pior do que os transtornos de humor

Page 11: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão-De um lado – Transtornos maníaco-depressivos com prognóstico relativamente bom-Em outro extremo – Transtornos Equizofrênicos puros com mau prognóstico-(No meio): Transtornos esquizoafetivos (mescla dos dois acima) com prognóstico razoável. A esquizofrenia “puxa” um mau prongóstico e o transtorno afetivo “puxa” um prognóstico um pouco melhor.

Page 12: Transtorno Esquizoafetivo - Curso Psicologia Cognitiva da Depressão

Curso Psicologia Cognitiva da Depressão-Segundo Beck (p. 118): Estudos adicionais ainda são necessários para definir a natureza, causa e classificação dessa mistura de psicose e perturbação de humor.