TRÊS ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA PARA FORMAR UMA...

20
TRÊS ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA PARA FORMAR UMA EQUIPE ENGAJADA E PRODUTIVA. Por: Nadir Paes

Transcript of TRÊS ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA PARA FORMAR UMA...

TRÊS ESTRATÉGIAS DELIDERANÇA PARA FORMARUMA EQUIPE ENGAJADA EPRODUTIVA.

Por:Nadir Paes

02 - Introdução

03 - Problemas e oportunidades

04 - Minha jornada como líder

06 - Solução

07 - Aproxime-se mais dos seus colaboradores e tenha uma equipe motivada

08 - Como ser um verdadeito líder

10 - Líder Coach - o líder completo

12 - Estratégia 1

13 - Estratégia 2

14 - Estratégia 3

16 - Vamos ao passo a passo do feedback evolutivo

17 - História de líder convencional que se tornou um Líder Coach e transformou a sua a sua equipe

19 - Entre agora em ação

Sumário

IntroduçãoDesejosVocê quer que sua equipe de trabalho seja mais motivada, mais engajada e alcance os resultados planejados. E também almeja que seus colaboradores, dentro de seus papéis e funções, sejam capazes de tomar iniciativas próprias para solucionar os problemas do dia a dia.

E que desta maneira você possa focar nas atividades estratégicas de um verdadeiro líder. E ainda receber elogios de seus clientes pelo excelente trabalho realizado juntamente com sua equipe. E, quem sabe, também conquistar o reconhecimento da direção de sua empresa.

Com um time coeso, engajado, motivado e alinhado com o negócio, você poderá ter mais tempo para realizar suas metas profissionais com facilidade, dedicando-se cada vez mais ao desenvolvimento da sua equipe.

Criei este e-book para te ajudar a formar uma equipe de trabalho mais motivada e engajada. Vou te ensinar três estratégias que venho aplicando há algum tempo em meu trabalho. Ensinando meus clientes em cursos de alta performance e liderança.

Através da prática destes conhecimentos, eles estão tornando cada vez mais as pessoas de suas equipes em autogestores, que conquistam as metas estipuladas com entusiasmo e comprometimento.

02

Problemas e OportunidadesTalvez você esteja passando por alguns problemas comuns a grande maioria dos profissionais que atuam na condução de pessoas. Como por exemplo:

- Falta de comprometimento da equipe. - Não cumprimento de prazos e metas planejadas.

E que, por esta razão, você se sente sobrecarregado e também desmotivado. Por vezes você precisa ir para a operação realizar atividades e funções dos seus colaboradores. Provavelmente você tenha dificuldades além das limitações comportamentais. Talvez haja membros em sua equipe que não tenham habilidades funcionais e técnicas. O que ocasiona muitas vezes trabalho fora do padrão de qualidade e entrega fora do prazo exigido pela empresa e pelos clientes.

O despreparo técnico e a falta de comprometimento das pessoas de sua equipe têm ocasionado uma sobrecarga, gerando muito stress e desgaste físico. E estas dificuldades deixam você muitas vezes sem esperanças de encontrar uma solução.

Garanto que a solução existe. Nos ambientes onde vivemos sempre existirão limitações e oportunidades. A questão é para qual lado você escolhe olhar e agir:

- Para as limitações e queixas?

- Ou para as oportunidades e soluções?

Se você está lendo este e-book é porque acredita que aqui está a oportunidade e solução para as suas dificuldades. Então vamos adiante!

03

Eu posso entender bem o que você está vivendo e enfrentando na condução de sua equipe, pois a minha história e jornada como líder de equipe não foi tão diferente da sua. Eu também passei por dificuldades semelhantes na minha carreira e atuação como líder de uma grande equipe.

Sempre fui muito dinâmica e focava toda minha atenção nos processos e resultados, faltando nesta ocasião maiores competências relacionais, como por exemplo, ouvir mais meus colaboradores. Naquela época eu acreditava que se eu parasse para ouvir e conversar perderia tempo.

Sendo assim, por muitas vezes me comunicava andando e pouco olhando para os olhos das pessoas. Esta minha postura ocasionava falhas na comunicação e retrabalho. E, sem que eu percebesse totalmente, também me distanciava dos meus colaboradores, os quais estavam desmotivados e não se sentiam integrados.

Diante da grande demanda dos clientes e contando com uma equipe parcialmente comprometida, eu tinha que ir várias vezes para as atividades operacionais. Desta maneira me sentia sobrecarregada, deixando cada vez mais de exercer o meu verdadeiro papel de líder de equipe.

Quanto mais eu me envolvia com a operação para atender a demanda, mais eu me afastava do trabalho de líder e as dificuldades com o engajamento da equipe aumentavam.

Depois de viver momentos difíceis e estressantes, eu decidi buscar ajuda através de cursos de Liderança e, assim que voltava, eu procurava colocar em prática meu aprendizado. À medida que praticava uma nova forma de lidar com a equipe, comecei a ver resultados diferentes.

Então passei a olhar para os colaboradores com outros olhos, e depois de identificar um colaborador que vinha se destacando, eu iniciei um processo de desenvolvimento com o objetivo de ensinar a ele parte das atividades que eu exercia para que ele pudesse me ajudar nas funções administrativas do meu cargo.

Inicialmente tudo parecia ir bem. Mas, com o passar do tempo, logo me envolvia com a demanda do dia a dia, não dando sequência no plano de desenvolvimento do colaborador. Tudo caia na rotina e a mudança não se sustentava.

Depois desta tentativa fracassada, resolvi ir mais fundo e fiz uma avaliação de tudo que vinha fazendo como líder. Avaliei situações bem-sucedidas, bem como meus fracassos e então resolvi passar por um processo de Coaching para ampliar meu autoconhecimento e ampliar minha performance. A partir daí mudei meu padrão de comportamento como líder.

Minha jornada como líder

04

Neste processo de autoconhecimento profundo, aprendi a ter autoliderança, então comecei a aplicar tudo que aprendi na minha equipe. Adotei uma nova postura frente aos colaboradores. Mudei a forma de me relacionar e me comunicar com as pessoas. Decidi conhecer o perfil de cada membro da minha equipe através da avaliação comportamental. Comecei a praticar a escuta ativa, a dar mais abertura para os colaboradores se posicionarem. Estabeleci processo de feedbacks, o que favoreceu o crescimento individual e o crescimento grupal.

Estas mudanças no meu modo de agir com minha equipe fizeram toda diferença. Os meus colaboradores começaram a se sentir mais valorizados e integrados ao time, o que gerou engajamento e comprometimento, e consequentemente mais produtividade.

Com a equipe mais coesa e motivada, as metas foram alcançadas e o nível de satisfação dos clientes foi elevado. Líderes bem-sucedidos buscam autoconhecimento e desenvolvimento contínuo e também desenvolvem seus colaboradores.

05

SoluçãoEu vou ensinar neste e-book três estratégias para você se tornar um Líder Coach e ter uma equipe motivada, engajada e produtiva. Estas estratégias têm levado muitos líderes a resolverem seus problemas, transformando-os em líderes de alta performance, verdadeiros Líderes Coaches.

Jaime Szulc, presidente para América Latina da Goodyear, disse em uma entrevista: “A liderança tem de ser humanista, é preciso ativar pessoas para que façam seu melhor. No fundo, todos querem contribuir para o mundo que vivem”.

Um líder de alta performance é aquele que busca incessantemente o desenvolvimento pessoal e também o de sua equipe. Despertando, inspirando e direcionando seus colaboradores. Para isto, utiliza diversas ferramentas para conduzir sua equipe com foco no crescimento e na melhoria contínua.

1) Engajamento da equipe:Segundo pesquisa do instituto Gallup, 79% dos profissionais brasileiros se declaram desmotivados no trabalho.

2) Líderes inspiradores e motivadores:Pesquisa Gallup aponta que 66% das pessoas pedem demissão por problemas com os gestores, e não por causa da empresa. Isto mostra que o maior problema está na esfera dos relacionamentos.

06

Aproxime-se mais dos seus colaboradorese tenha uma equipe mais motivada.A Pesquisa Gallup indica que 79% dos profissionais brasileiros se sentem desmotivados para o trabalho. E, diante destes dados, eu pergunto: como é possível que as pessoas estejam trabalhando tão sem entusiasmo e sem vida?

Uma das coisas mais importantes para as empresas é manter os colaboradores com alto nível de motivação e engajamento; pois, para serem competitivas, as organizações precisam cada vez mais de pessoas comprometidas com os resultados, que usem sua criatividade na busca de soluções para os problemas. As instituições precisam de colaboradores que verdadeiramente “vistam a camisa” da organização.

Provavelmente você não está totalmente fora dos números destas pesquisas e deve estar passando por situações semelhantes. Não é mesmo?

- Muitas vezes tem dúvida se está no caminho certo. - Tem dificuldades para cumprir prazos e metas. - Tem pessoas desmotivadas na equipe.

- Em alguns momentos se sente também desanimado por carregar todas as responsabilidades. - Sente que trabalha muito, mas alcança baixos índices de resultados positivos. - Quer conquistar cargos mais elevados na empresa, mas não possui oportunidades.Se estes problemas fazem parte da sua rotina, se o seu ponto crítico está na Liderança, com certeza você não está sozinho. Conduzir e gerir pessoas de forma efetiva não é uma tarefa fácil. Exige, entre várias habilidades:

- Muito controle emocional.- Autoconfiança. - Visão de futuro.- Planejamento estratégico.

Vamos ver mais delas logo adiante.

07

Como ser um verdadeiro líderMuito mais do que um simples líder, o mundo de hoje precisa de verdadeiros líderes. Alguém que ouse ser e fazer diferente, que se importe verdadeiramente com seus colaboradores, que entende a importância de buscar no seu interior o melhor de si mesmo para extrair o melhor das pessoas.

Ser um líder convencional já não é o bastante para atender as necessidades dos dias atuais. O mundo necessita de líderes que obtenham resultados com as pessoas, que compreenda seu papel dentro da organização. E que acredite que a autêntica liderança não pode ser nomeada ou atribuída, mas deve ser conquistada.

Ele tem plena consciência do seu papel no meio onde está inserido. E escolhe agir positivamente acessando a melhor pessoa que existe dentro de si para também acessar o melhor líder que pode ser.

Este novo líder lidera pelo exemplo, inspirando e orientando seus colaboradores com o propósito de aprimorar e desenvolver habilidades, competências individuais e coletivas na busca constante de melhores resultados.

O verdadeiro líder busca autoconhecimento e evolução contínua. É capaz de transmitir segurança e apoio. Conectar-se, ouvir acolhedoramente e se comunicar de forma assertiva e evolutiva, com congruência nas palavras e gestos.

Ele tem humanidade e foca sua energia em ações no presente visando o futuro. Tem clareza da sua missão e propósito como ser humano. Exercita a autoliderança e também a liderança das pessoas ao seu redor.

É muito claro que o verdadeiro líder sabe que causa impacto no ambiente onde vive e escolhe impactar positivamente. Ele se preocupa em conhecer profundamente cada membro de sua equipe, procurando

08

identificar talentos, motivações e pontos de aperfeiçoamento. Tem visão sistêmica e sabe que seu sucesso e o sucesso da empresa dependem do sucesso de cada membro do seu time.

Líderes de verdade estão sempre presentes e atentos:

- Às necessidades de cada colaborador. - Do papel e da relevância de cada integrante. - A ajudar no desenvolvimento de habilidades e competências dos membros da equipe.

É notável a necessidade de mudança de paradigma no modo de liderar pessoas. E é muito fácil observar que as organizações passam por várias dificuldades, notada-mente na relação líder-liderados. As pessoas das várias gerações estão desmo-tivadas e infelizes dentro das empresas. Elas estão tendo dificuldades de conciliar suas necessidades e sonhos pessoais com os objetivos organizacionais

09

Procura alinhar a estratégia da organização com a estratégia de cada pessoa que compõe o sistema organizacional, usando recursos e ferramentas como:

- Feedback evolutivo. - Comunicação assertiva. - Ferramentas de Coaching.

Entre outras, com a finalidade de aprimorar:

- Foco.- Relacionamentos.- Comunicação.- Automotivação.- Negociação.

Então vamos lá! Vamos ensinar as estratégias para você se tornar um verdadeiro líder, um Líder Coach. E para manter um alto nível de motivação, engajamento, felicidade e produtiv-idade em sua equipe.

Antes de falar especificamente das estraté-gias, quero falar da importância do autoconhe-cimento. É fundamental saber que nós (líde-res) somos a maior e a mais importante ferra-menta do processo. Para sermos líderes de outras pessoas, temos que primeiramente liderarmos nós mesmos. E o Autoconhecimen-to e a evolução contínua nos levarão ao auge do sucesso no comando de uma equipe.

Autoconhecimento, reconhecimento das emoções e equilíbrio, são qualidades muito valorizadas nos líderes da atualidade. O líder diferenciado busca sempre melhorar a si mesmo e acredita que é fundamental partici-par de um processo de autoconhecimento, autodesenvolvimento e autotransformação. Nesse processo, ele se permite vivenciar de forma autêntica as ferramentas, as metodolo-gias e as etapas do processo. Para se autoconhecer é primordial a per-missão para acessar a si mesmo na busca de se tornar a melhor pessoa que se pode ser. E assim acessar o melhor líder que se pode ser. Este mergulho é feito em direção à essência do EU mais profundo, na identificação de valores e crenças para decidir com base nas suas convicções a mudar ou aperfeiçoar o padrão do modo como aprendeu a liderar.

Quem se permite vivenciar e ampliar a consciência com a metodologia Coaching adota com certeza o estilo de liderança Coaching como filosofia de vida, tornan-do-se assim um autêntico Líder Coach.

No processo são identificados os pontos fortes e os pontos de melhorias, propi-ciando maior controle das emoções e gerenciamento da motivação. Isto dá ao líder poder de sensibilizar e levar os seus colaboradores a encontrar seus própri-os motivadores.

O verdadeiro líder procura fazer uma reavaliação de sua performance frequente-mente, verificando se:

- Está sendo a pessoa que quer ser.- É exemplo para seus colaboradores.- Tem focado sua energia no presente, objetivando os resultados e a construção de relacionamentos saudáveis. - Está indo na direção de sua meta como pessoa e como líder.

Ter liderança Coaching é estar sempre disposto e aberto a refletir sobre seu desempenho, tendo facilidade para receber feedback do superior, pares e colab-oradores. Acreditar que o feedback é uma excelente ferramenta para o processo de evolução contínua.

E sempre aproveitar as informações colhidas em conversas francas para traçar planos de ação de reforço e realinhamento de comportamentos, atitudes, proces-sos e resultados.

Líder Coach - o líder completo

10

- Produtividade.- Inovação.- Criatividade.- Planejamento.- Visão sistêmica.

Procura alinhar a estratégia da organização com a estratégia de cada pessoa que compõe o sistema organizacional, usando recursos e ferramentas como:

- Feedback evolutivo. - Comunicação assertiva. - Ferramentas de Coaching.

Entre outras, com a finalidade de aprimorar:

- Foco.- Relacionamentos.- Comunicação.- Automotivação.- Negociação.

Então vamos lá! Vamos ensinar as estratégias para você se tornar um verdadeiro líder, um Líder Coach. E para manter um alto nível de motivação, engajamento, felicidade e produtiv-idade em sua equipe.

Antes de falar especificamente das estraté-gias, quero falar da importância do autoconhe-cimento. É fundamental saber que nós (líde-res) somos a maior e a mais importante ferra-menta do processo. Para sermos líderes de outras pessoas, temos que primeiramente liderarmos nós mesmos. E o Autoconhecimen-to e a evolução contínua nos levarão ao auge do sucesso no comando de uma equipe.

Autoconhecimento, reconhecimento das emoções e equilíbrio, são qualidades muito valorizadas nos líderes da atualidade. O líder diferenciado busca sempre melhorar a si mesmo e acredita que é fundamental partici-par de um processo de autoconhecimento, autodesenvolvimento e autotransformação. Nesse processo, ele se permite vivenciar de forma autêntica as ferramentas, as metodolo-gias e as etapas do processo. Para se autoconhecer é primordial a per-missão para acessar a si mesmo na busca de se tornar a melhor pessoa que se pode ser. E assim acessar o melhor líder que se pode ser. Este mergulho é feito em direção à essência do EU mais profundo, na identificação de valores e crenças para decidir com base nas suas convicções a mudar ou aperfeiçoar o padrão do modo como aprendeu a liderar.

Quem se permite vivenciar e ampliar a consciência com a metodologia Coaching adota com certeza o estilo de liderança Coaching como filosofia de vida, tornan-do-se assim um autêntico Líder Coach.

No processo são identificados os pontos fortes e os pontos de melhorias, propi-ciando maior controle das emoções e gerenciamento da motivação. Isto dá ao líder poder de sensibilizar e levar os seus colaboradores a encontrar seus própri-os motivadores.

O verdadeiro líder procura fazer uma reavaliação de sua performance frequente-mente, verificando se:

- Está sendo a pessoa que quer ser.- É exemplo para seus colaboradores.- Tem focado sua energia no presente, objetivando os resultados e a construção de relacionamentos saudáveis. - Está indo na direção de sua meta como pessoa e como líder.

Ter liderança Coaching é estar sempre disposto e aberto a refletir sobre seu desempenho, tendo facilidade para receber feedback do superior, pares e colab-oradores. Acreditar que o feedback é uma excelente ferramenta para o processo de evolução contínua.

E sempre aproveitar as informações colhidas em conversas francas para traçar planos de ação de reforço e realinhamento de comportamentos, atitudes, proces-sos e resultados.

11

1.Construção de ambientes seguros é a primeira estratégia que vou ensinar a você.O verdadeiro líder, o Líder Coach, utiliza o “rapport” para construir ambientes seguros. Ele sabe estabelecer um clima de aceitação, abertura e permissão, criando uma atmosfera de confiança mútua. “Rapport” significa criar uma relação de confiança e harmonia em que o colaborador fica aberto e receptivo para trocar informações e aceitar as mudanças necessárias. O Líder Coach acredita que o potencial do ser humano é infinito e que para o colaborador crescer e florescer é preciso sentir-se em um ambiente propício e seguro.

12

2. Ouvir na essência e se comunicar de forma assertiva e evolutiva é a segunda estratégia que vou mostrar para você. Ouvir na essência é a capacidade de se conectar e ouvir o colaborador além das palavras, com isenção de julgamento. É um estado de plena disponibilidade e abertura para o outro. Esta capacidade permite ao líder construir, cocriar e ressignificar juntamente com seu colab-orador. Ao ouvir na essência, o líder estabelece um campo relacional e neste campo é pos-sível acessar a disponibilidade interna de ouvir nas entrelinhas, de ouvir o não verbal que está contido no intervalo de cada palavra.

O Líder Coach entende que a alternativa mais eficaz em tempo de mudança é despertar o líder humano que existe dentro de si. Reconhecendo seu potencial, suas qualidades e suas lim-itações. Ele sabe que não é perfeito e nem dono da verdade, e sim um ser humano com poten-cial infinito como as demais pessoas.

Esta maneira de ver o mundo e relacionar-se com as pessoas tem “link” com seus valores e com sua missão de vida. Ele sabe que para evoluir pessoal e profissionalmente precisa das pessoas. Acredita que precisa ser ouvido, respeitado, ter o direito de errar e de ser perdoado. E tendo consciência destas necessidades para sua evolução, ele sempre se coloca verdadei-ramente à disposição do outro.

Por saber de suas limitações e necessidades, o Líder Coach adota uma postura mais genero-sa com os demais. O que fortalece sua capacidade de se relacionar com as pessoas de forma construtiva e evolutiva. O líder genuíno sabe que comportamentos positivos produzem senti-mentos positivos, e que criar ambientes saudáveis é vital para as pessoas crescerem e terem sucesso.

Como um autêntico líder, ele sabe que para gerar engajamento e resultados extraordinários é preciso construir relacionamentos saudáveis para o colaborador crescer e florescer. Ele faz perguntas poderosas para gerar ambiente de reflexão, propiciando novas possibilidades, que levarão as pessoas a tomarem as melhores decisões.

O Líder Coach acredita verdadeiramente na importância da construção de relacionamentos e ambientes saudáveis, e que o bom cultivo garante excelentes colheitas. Ele direciona e convi-da as pessoas a serem e viverem o melhor de si, usando o que cada uma tem de melhor: com-petências, forças e virtudes.

13

3. Dar feedback evolutivo é a terceira estratégia que quero te ensinar.O feedback é, sem sombras de dúvidas, uma das ferramentas mais importantes dentro do pro-cesso de gestão de pessoas. É fundamental para o desenvolvimento de profissionais produtivos, motivados e comprometidos com o negócio da organização. O feedback retroalimenta, é o retor-no, uma espécie de avaliação sobre o desempen-ho ou performance de um profissional ou de uma equipe. Quando realizado de maneira evolutiva e construtiva, promove melhorias e aperfeiçoamen-to nas habilidades e comportamentos dos profis-sionais.

Entender o verdadeiro propósito e intenção do feedback é que diferencia o Líder Coach do líder convencional. O Líder Coach acredita na importância do feedback e sabe que ele deve ser feito com uma comunicação assertiva e evolutiva, de forma a possibilitar e permitir que o outro aprenda e se desenvolva.

14

Vamos ao passo a passo do feedback evolutivo1º. Passo – Preparação e planejamento:Analise os fatos e prepare-se técnica e psicologicamente. O colaborador sabe fazer e não quer fazer? Ele errou, porém sabe fazer? Ele quer fazer e não sabe fazer? Ele errou por não saber fazer? Mesmo diante de situações inesperadas que exijam pouquíssimo tempo, orga-nize os pensamentos e o que será dito. Assim é possível estabelecer o foco e uma comuni-cação assertiva e evolutiva, mantendo as emoções adequadamente controladas.

2º. Passo – Preparação do local e conexão:Escolha um local adequado. Este deve ser um ambiente seguro, sem interrupções e sem o risco de alguém ouvir o que está sendo falado. Criar o campo relacional e estabelecer a con-exão com o colaborador, olhando nos olhos e realizando o rapport para gerar um clima de confiança e abertura.

3º. Passo – Valorização de comportamentos adequados:Iniciar a conversa com foco no positivo e com elogios verdadeiros. Ressaltar as habilidades e competências para gerar estado de receptividade e, depois, de modo realista, inserir o fato em questão e o ponto a ser melhorado. Neste momento é recomendável o uso da técnica do patrocínio positivo, caracterizado por afirmações poderosas. A utilização desta técnica tem o objetivo de levar o colaborador a um estado mental positivo, de criar um ambiente saudável e de apoio.

4º. Passo – Inserir o fato, a situação problema:Descrever o comportamento inadequado e fazer perguntas para levar o colaborador a perce-ber que este comportamento não está satisfatório. Questioná-lo sobre a verdadeira causa do problema e, ao ser verificada a responsabilidade do colaborador, levá-lo, através de question-amentos, a se comprometer a mudar o seu comportamento.

5º. Passo – Finalização:Concluir a conversa de forma positiva e evolutiva, dizendo ao colaborador que é merecedor de confiança. E, com ele, fazer um plano de ação, elogiar novamente com foco nas quali-dades e concluir com a ponte ao futuro, ferramenta de Coaching.

15

Com esta postura você está demonstrando ao seu colaborador que acredita no seu potencial e na sua evolução, bem como na importância dele no processo. Despedir-se olhando nos olhos, com aperto de mão ou abraço.

Encontra-se dentro do feedback evolutivo, o elogio, que é uma forma de validação. Praticar a validação é muito fácil e deve ser feita diariamente em todas as oportunidades. Para praticá-la utilize o mesmo processo do feedback evolutivo acima, somente eliminando o 1º, 2º, 4º.e 5º passo.

Para o elogio e validação, a conversa também deve ser concluída positivamente, sempre lembrando ao colaborador o quanto ele é importante para a organização. Despedir-se olhando nos olhos, com um abraço ou aperto de mão.

O ser humano é reativo, se receber impactos positivos, reagirá positivamente. Se receber impactos negativos, com certeza reagirá de forma negativa. A validação é vital para a autoestima e para um bom clima no ambiente de trabalho.

Quando somos elogiados somos inundados na nossa corrente sanguínea por uma série de substâncias do prazer, da alegria e da satisfação. Estas sensações prazerosas automaticamente nos levarão a pensamentos elevados e a ações positivas.

Dentre as pessoas que pedem demissão dos líderes foi identificado que a maior reclamação é por falta de reconhecimento pelo trabalho realizado. Reconhecer e elogiar eleva substancialmente o conhecimento e o nível de motivação do colaborador.

Segundo Maslow, o ser humano busca constantemente atender suas necessidades, das básicas ao reconhecimento e à autorrealização. A motivação é interna, no entanto o líder pode oferecer estímulos que despertam a motivação do colaborador, levando-o a mover-se para a ação. Estes estímulos são ainda mais efetivos se estiverem de acordo com as necessidades individuais. E o reconhecimento e o elogio são estímulos que agradam a todas as pessoas.

16

História de líder convencional que se tornou umLíder Coach e transformou a sua equipeG., um profissional e líder de equipe, procurou meus serviços de Coaching devido ao stress, à dificuldade de gestão de tempo, à desmotivação e à falta de comprometimento de seus colaboradores.

Após a realização de algumas perguntas para saber da sua situação, perguntei a G. o que gostaria que acontecesse no final do processo para ter a certeza que conquistou algo extraordinário. E a resposta saiu imediatamente: “Quero ter uma vida mais equilibrada e uma equipe de trabalho motivada e produtiva”.

Ao me aprofundar na demanda inicial e necessidade de mudança do meu coachee/cliente, percebi que ele atuava em um estilo padrão, impondo ordens, centralizando demais e bas-tante voltado para os processos e resultados. Por vezes G. era temido por apontar falhas. Seus colaboradores não se sentiam totalmente pertencentes e seguros para dar ideias e muito menos para falar de dificuldades.

Perguntei a G. o que ele já havia feito para melhorar esta situação e para sanar estas dificul-dades. Ele me respondeu que tinha alguns comportamentos que estavam impactando neg-ativamente sua forma de conduzir a equipe. Por mais que se esforçasse, não conseguia o comprometimento total dos colaboradores e nem resultados que agradassem a direção da empresa.

Logo na primeira sessão, ficou claro que meu coachee/cliente tinha uma postura e um perfil comportamental mais autoritário. Achava sempre que possuía todas as respostas, que as coisas deveriam ser feitas à sua maneira.

G. acreditava ter sempre o melhor caminho para realizar um trabalho. Mostrava-se alta-mente exigente e focado nos processos e resultados. Agia na maioria das vezes como um gestor linha-dura, e não como um verdadeiro líder focado também nos relacionamentos e nas pessoas.

O processo de Coaching foi evoluindo e, através do autoconhecimento, G. ampliou a autolid-erança e em seguida começou a aplicar o que vinha aprendendo em sua equipe. À medida

17

que se conectava mais profundamente a si mesmo, ia se aproximando dos membros de sua equipe, mudando a forma de se relacionar e se comunicar com seus colaboradores.

Resolveu conhecer mais cada membro da sua equipe através da avaliação do perfil comporta-mental. Decidiu dar mais abertura às pessoas e a ouvir mais seus colaboradores. Durante o processo, G. aprendeu que, além de se preocupar com os processos e resultados, precisava construir um clima positivo, com relacionamentos saudáveis entre as pessoas. A partir destas novas atitudes, percebeu que o nível de motivação da sua equipe foi elevado.

Ele começou a praticar diariamente o elogio, feedback positivo e evolutivo. O reconhecimento e o exercício do elogio foram elevando cada vez mais a motivação e o comprometimento dos membros de sua equipe. Ao sentirem-se reconhecidos e integrados, tornavam-se cada vez mais motivados e engajados.

Quando mais G. estreitava o relacionamento com cada colaborador, mais percebia a transformação do seu time. Aos poucos foi se desafiando e também desafiando cada colaborador a novas ações. O novo estilo de liderança flexível e participativa e a implantação da prática de elogios e feedbacks foram fundamentais para que as mudanças tão almejadas se concretizassem.

G., um profissional e líder de equipe, procurou meus serviços de Coaching devido ao stress, à dificuldade de gestão de tempo, à desmotivação e à falta de comprometimento de seus colaboradores.

Após a realização de algumas perguntas para saber da sua situação, perguntei a G. o que gostaria que acontecesse no final do processo para ter a certeza que conquistou algo extraordinário. E a resposta saiu imediatamente: “Quero ter uma vida mais equilibrada e uma equipe de trabalho motivada e produtiva”.

Ao me aprofundar na demanda inicial e necessidade de mudança do meu coachee/cliente, percebi que ele atuava em um estilo padrão, impondo ordens, centralizando demais e bas-tante voltado para os processos e resultados. Por vezes G. era temido por apontar falhas. Seus colaboradores não se sentiam totalmente pertencentes e seguros para dar ideias e muito menos para falar de dificuldades.

Perguntei a G. o que ele já havia feito para melhorar esta situação e para sanar estas dificul-dades. Ele me respondeu que tinha alguns comportamentos que estavam impactando neg-ativamente sua forma de conduzir a equipe. Por mais que se esforçasse, não conseguia o comprometimento total dos colaboradores e nem resultados que agradassem a direção da empresa.

Logo na primeira sessão, ficou claro que meu coachee/cliente tinha uma postura e um perfil comportamental mais autoritário. Achava sempre que possuía todas as respostas, que as coisas deveriam ser feitas à sua maneira.

G. acreditava ter sempre o melhor caminho para realizar um trabalho. Mostrava-se alta-mente exigente e focado nos processos e resultados. Agia na maioria das vezes como um gestor linha-dura, e não como um verdadeiro líder focado também nos relacionamentos e nas pessoas.

O processo de Coaching foi evoluindo e, através do autoconhecimento, G. ampliou a autolid-erança e em seguida começou a aplicar o que vinha aprendendo em sua equipe. À medida

18

que se conectava mais profundamente a si mesmo, ia se aproximando dos membros de sua equipe, mudando a forma de se relacionar e se comunicar com seus colaboradores.

Resolveu conhecer mais cada membro da sua equipe através da avaliação do perfil comporta-mental. Decidiu dar mais abertura às pessoas e a ouvir mais seus colaboradores. Durante o processo, G. aprendeu que, além de se preocupar com os processos e resultados, precisava construir um clima positivo, com relacionamentos saudáveis entre as pessoas. A partir destas novas atitudes, percebeu que o nível de motivação da sua equipe foi elevado.

Ele começou a praticar diariamente o elogio, feedback positivo e evolutivo. O reconhecimento e o exercício do elogio foram elevando cada vez mais a motivação e o comprometimento dos membros de sua equipe. Ao sentirem-se reconhecidos e integrados, tornavam-se cada vez mais motivados e engajados.

Quando mais G. estreitava o relacionamento com cada colaborador, mais percebia a transformação do seu time. Aos poucos foi se desafiando e também desafiando cada colaborador a novas ações. O novo estilo de liderança flexível e participativa e a implantação da prática de elogios e feedbacks foram fundamentais para que as mudanças tão almejadas se concretizassem.

Entre em ação agora!!Quero te fazer um convite, ou melhor, vou te propor um desafio ao terminar de ler esse e-book. No dia seguinte após a leitura, chegue a sua empresa com uma postura mais aberta e próxima das pessoas, cumprimente-as individualmente. E, na primeira oportunidade, ao perceber um comportamento positivo, aplique o elogio, o feedback positivo.

Aceite este meu desafio de iniciar com o elogio e em seguida vá inserindo cada vez mais as outras estratégias. Acredite, os resultados positivos irão acontecer com maior frequência e cada vez mais intensos.

E tão logo você começar a usar todas as práticas que lhe ensinei, se sentirá cada vez mais um líder diferenciado e se tornará um verdadeiro Líder Coach, com uma equipe engajada, feliz e produtiva.

Entre no meu site: www.nadirpaescoach.com/contato.

Desejo muito sucesso e prosperidade a você!!!

Abraços Sucesso