Tribuna Bancária 350

4
TRIBUNA Bancária Sindicato dos Bancários de Niterói e Região www.bancariosnit.org.br Ano LII – Nº 350 – 8 de julho de 2011 Fotos: Marcio Maturana Começou a campanha 2011 Encontro discutiu as reivindicações apontadas pelos bancários em pesquisa CONFERÊNCIA INTERESTADUAL EM NITERÓI A mesa de abertura do Encontro teve representantes da CUT, da Contraf e da Federação RJ-ES. Marize (no detalhe) apresentou a pesquisa Será dia 16 de julho, no ginásio da Universidade Plínio Leite (Rua Visconde do Rio Branco, 137, Cen- tro de Niterói), a 13ª Con- ferência Interestadual dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo. O evento vai definir as reivindicações que serão apresentadas à Conferên- cia Nacional, dia 30 de ju- lho, em São Paulo, além dos representantes dos dois estados. A Conferência Interes- tadual acontece das 9h às 17h, com credenciamen- to das 8h às 12h. Todos os bancários podem participar. Aumento real de salá- rio, garantia de emprego e combate ao assédio mo- ral devem ser os principais eixos da Campanha Sala- rial 2011, segundo os ban- cários de Niterói e Região. Esses alguns dos resulta- dos finais da pesquisa fei- ta pelo Sindicato entre 9 e 30 de junho, apresenta- dos pela sindicalista Ma- rize Motta no Encontro de Base realizado dia 2. As 166 sugestões para a campanha que os bancá- rios apresentaram na pes- quisa foram selecionadas, organizadas, e uma sín- tese será apresentada na Conferência Interestadu- al dos Bancários dos Esta- dos do Rio e Espírito San- to, que vai acontecer dia Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ra- mo Financeiro, Contraf- CUT), Rubens Branquinho (Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espí- rito Santo) e Ivan Cardoso (sindicalista da Caixa Eco- nômica Federal). Fabiano elogiou o al- to grau de participação na pesquisa, com 166 suges- tões e 88% dizendo-se dis- postos a participar da cam- panha salarial. A maioria respondeu à pesquisa pela Internet (61%), e 77 (39%) responderam em formulá- rios em papel. O índice de 15% para reajuste salarial foi o mais sugerido pelos participantes, consideran- do os 7,5% de inflação es- timada no período. 16 de julho em Niterói. Antes da apresenta- ção dos resultados finais da pesquisa, o técnico do Dieese Miguel Huertas fez uma exposição em slide de dois estudos sobre re- muneração dos bancários. No site do Sindicato (www. bancariosnit.org.br), é pos- sível baixar a íntegra da pesquisa e das apresenta- ções do Dieese. A mesa de abertura do Encontro foi compos- ta por Fabiano Júnior (pre- sidente do Sindicato), Luiz Cláudio Caju (secretário- geral do Sindicato), Dar- by Igayara (presidente da CUT-RJ), Jorge Antônio Oliveira (representando a

description

Edição 350 (julho de 2011) do jornal do Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

Transcript of Tribuna Bancária 350

Page 1: Tribuna Bancária 350

TRIBUNABancáriaSindicato dos Bancários de Niterói e Região www.bancariosnit.org.br

Ano LII – Nº 350 – 8 de julho de 2011Fotos: Marcio Maturana

Começou a campanha 2011Encontro discutiu as reivindicações apontadas pelos bancários em pesquisa

ConferênCia interestadual em niterói

A mesa de abertura do Encontro teve representantes da CUT, da Contraf e da Federação RJ-ES. Marize (no detalhe) apresentou a pesquisa

Será dia 16 de julho, no ginásio da Universidade Plínio Leite (Rua Visconde do Rio Branco, 137, Cen-tro de Niterói), a 13ª Con-ferência Interestadual dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo.

O evento vai definir as reivindicações que serão

apresentadas à Conferên-cia Nacional, dia 30 de ju-lho, em São Paulo, além dos representantes dos dois estados.

A Conferência Interes-tadual acontece das 9h às 17h, com credenciamen-to das 8h às 12h. Todos os bancários podem participar.

Aumento real de salá-rio, garantia de emprego e combate ao assédio mo-ral devem ser os principais eixos da Campanha Sala-rial 2011, segundo os ban-cários de Niterói e Região. Esses alguns dos resulta-dos finais da pesquisa fei-ta pelo Sindicato entre 9 e 30 de junho, apresenta-dos pela sindicalista Ma-rize Motta no Encontro de Base realizado dia 2.

As 166 sugestões para a campanha que os bancá-rios apresentaram na pes-quisa foram selecionadas, organizadas, e uma sín-tese será apresentada na Conferência Interestadu-al dos Bancários dos Esta-dos do Rio e Espírito San-to, que vai acontecer dia

Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ra-mo Financeiro, Contraf-CUT), Rubens Branquinho (Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espí-rito Santo) e Ivan Cardoso (sindicalista da Caixa Eco-nômica Federal).

Fabiano elogiou o al-to grau de participação na pesquisa, com 166 suges-tões e 88% dizendo-se dis-postos a participar da cam-panha salarial. A maioria respondeu à pesquisa pela Internet (61%), e 77 (39%) responderam em formulá-rios em papel. O índice de 15% para reajuste salarial foi o mais sugerido pelos participantes, consideran-do os 7,5% de inflação es-timada no período.

16 de julho em Niterói.Antes da apresenta-

ção dos resultados finais da pesquisa, o técnico do Dieese Miguel Huertas fez uma exposição em slide de dois estudos sobre re-muneração dos bancários. No site do Sindicato (www.bancariosnit.org.br), é pos-sível baixar a íntegra da

pesquisa e das apresenta-ções do Dieese.

A mesa de abertura do Encontro foi compos-ta por Fabiano Júnior (pre-sidente do Sindicato), Luiz Cláudio Caju (secretário-geral do Sindicato), Dar-by Igayara (presidente da CUT-RJ), Jorge Antônio Oliveira (representando a

Page 2: Tribuna Bancária 350

Sindicato dos Bancários de Niterói e RegiãoTRIBUNABancária2

Inscrições pararepresentantes no BB

As inscrições para nove vagas de representantes sindicais do Banco do Bra-sil em Niterói e Região es-tão abertas até 29 de julho. A votação será entre 1º e 31 de agosto, nas unida-des, e o mandato será de 1º de setembro de 2011 a 31 de agosto de 2012, com mais um ano de estabilida-de no emprego e garantia de não-transferência.

Para se inscrever, basta ser sindicalizado e enviar e-mail para [email protected] ou fax para (21) 2717-2157 com

nome completo, agência e matrícula no banco para receber a ficha de inscri-ção. Todos, sindicalizados ou não, têm direito a voto.

Os representantes de base do Banco do Brasil (antes chamados de dele-gados sindicais) são impor-tantíssimos para a garantia da informação sindical nas agências. Todas as uni-dades do Banco do Brasil em Niterói e Região rece-berão o edital da eleição, que também pode ser lido no site do Sindicato (www.bancariosnit.org.br).

Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões

Sede: Rua Maestro Felício Toledo, 495 - sl. - Centro – Niterói CEP 24.030-105 - Tel/fax: (21) 2717-2157Subsede: R. Casimiro de Abreu, 62/205 - Centro - Cabo FrioCEP 28905-360 - Tel/fax: (22) 2643-4317e-mail: [email protected]ção, edição, diagramação e projeto gráfico: Marcio Maturana (MTb 17625). Impressão: Gráfica Porciúncula (3 mil exemplares)

TRIBUNABancária

Niterói ajuda Porto AlegreO presidente do Sin-

dicato, Fabiano Júnior, trabalhou quinta e sexta-feira (dias 30 de junho e 1º de julho), na eleição do Sindicato dos Bancá-rios de Porto Alegre. Fa-biano foi representando a Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Es-pírito Santo, onde tam-bém é presidente.

Este ano o Sindica-to de Niterói e Região já ajudou nas eleições de outros três sindicatos: Angra dos Reis (com Altair Ramos), Petrópo-

lis (com Marco Antônio, Paulo Celso de Oliveira e Miro Batista) e São Paulo (com Cristina Andrade e Simone Torres).

Essa colaboração en-tre as organizações de trabalhadores é impor-tante porque fortalece a unidade da categoria em todo o Brasil e retribui o apoio que o Sindicato de Niterói e Região também recebe quando realiza eleições ou outros even-tos de grande porte, que requerem uma equipe muito grande.

segurançaRepresentantes dos

bancários e vigilantes de Niterói se reuniram no Sindicato, dia 28 de junho, para propor um projeto de lei que regulariza e in-tensifica a segurança nos interiores das agências. As sugestões serão apre-sentadas aos vereadores de Niterói e depois aos de outros municípios.

itamarO Sindicato lamenta

a morte do ex-presidente da República Itamar Fran-co, que assumiu o Brasil em crise com o impeach-ment de Collor e deixou a estabilidade do Plano Real, sem inflação.

itaúO Sindicato vem rece-

bendo denúncias de que o Itaú voltou a desrespeitar o horário de almoço dos bancários em diversas agências. Este ano o Sin-dicato tem itensificado sua luta em defesa dos funcionários do Itaú, com negociações, manifesta-ções e até paralisações, devido a irregularidades que o banco vem promo-vendo, em total desres-peito aos funcionários.

SAldo médioSAldo médio

Pessoal de BB e Caixa prepara campanha

Bancários de Niterói e Região participarão das conferências nacionais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, dias 8 e 9 de julho, em São Paulo, para preparar a campanha sa-larial nos bancos públicos.

Para a Conferência do BB, três delegados fo-

ram eleitos no Encontro Estadual, dia 4: Marcelo Quaresma (Niterói), André Marins (Alcântara) e Rigel Pereira (Araruama).

Para a Conferência da Caixa, Ivan Cardoso (Nite-rói) foi eleito no Encontro Estadual, dia 18. Também irão dois observadores.

futebolCada vez mais ban-

cários têm participado do futebol mensal na Sede Campestre do Sindicato, sempre a partir das 9h do último sábado do mês. Filhos podem participar, também levando meião e chuteiras. Há mapa para a Sede Campestre em www.bancariosnit.org.br.

Quaresma (com notebook) secretariou o Encontro Estadual do BB

Foto: Marcio Maturana

Page 3: Tribuna Bancária 350

TRIBUNABancáriaSindicato dos Bancários de Niterói e Região 3

Huertas (camisa branca) apresentou slides (abaixo) sobre a terceirização

O risco dos correspondentesFoto: Marcio Maturana

Um dos momentos do Encontro de base realiza-do dia 2 que mais chamou a atenção dos bancários foi quando o técnico do Dieese Miguel Huertas falou sobre os correspon-dentes bancários.

Uma resolução recente do Conselho Monetário Na-cional amplia a terceiriza-ção no sistema financeiro nacional, desregulamenta a prestação de serviços no setor, desregula na prática a atividade bancária e traz riscos para a segurança das transações financeiras dos clientes e usuários.

Huertas apresentou, em slides, dados demons-trando que a resolução vai resultar na criação de ban-cários informais, realizan-do as mesmas atividades, mas sem contar com as proteções e os direitos da categoria.

Pela resolução, qual-quer empresa poderá atu-ar como correspondente bancário, passando inclu-

sive a ter como atividade principal o papel de corres-pondente. Os bancos, ao invés de contribuírem com a geração de empregos, estarão aumentando a pre-carização do trabalho.

O técnico do Dieese comparou a remunera-ção média de bancários e comerciários, mostrando como a substituição será mais interessante para os bancos, já que a maioria dos comerciários ganha entre um e dois salários mínimos. Os slides podem ser baixados na Internet (www.bancariosnit.org.br).

Devolução do impostosindical: pedidos até dia 29

Cópias legíveis dos con-tracheques de março dos bancários interessados em receber a devolução do im-posto sindical deve ser en-tregues nas agências até 29 de julho. Cada agência tem um representante do Sindicato responsável pelo recolhimento.

Na cópia do contrache-que, é preciso escrever a agência e número da conta corrente, para crédito.

Quem se sindicalizar até o último dia de reco-lhimento do contracheque também terá direito a pe-dir a devolução. O dinheiro será depositado pelo Sin-dicato na conta dos inte-ressados até 31 de agosto.

Este é o sétimo ano consecutivo que o Sindica-to devolve a sua parte do imposto sindical, que cor-responde a 60% do que foi descontado em março.

Assembleia aprova balanço de 2010

Com 41 votos a favor, nenhum contra e uma abs-tenção, o balanço contábil de 2010 do Sindicato foi aprovado pelos bancários de Niterói e Região, em as-sembleia realizada quarta-feira, 29 de junho.

A decisão da categoria acompanha parecer favo-rável do Conselho Fiscal (Marco Antônio Oliveira, Luiz Cláudio Caju e Paulo Fernando Coelho).

O documento, assinado pelo técnico em contabili-dade João Eduardo Curis, tem data de 31 de dezem-bro do 2010, quando o pre-sidente do Sindicato era Jorge Antônio de Oliveira e o tesoureiro era Miro Bap-tista. Os dois sindicalistas também assinam o balan-ço, que pode ser conferido na secretaria do Sindicato ou pela Internet (www.ban-cariosnit.org.br)

Page 4: Tribuna Bancária 350

4 TRIBUNABancária Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

Tribuna Bancária faz 52 anosO jornal dos bancários

de Niterói e Região, tribu-na banCária, completa 52 anos neste mês de julho. E vai se renovando a cada dia: atualmente pode ser “folheado” também em ta-blets e celulares smartpho-nes com tecnologia Flash, como os Androids. Basta clicar na miniatura da pri-meira página em www.bancariosnit.org.br.

Com pioneirismo entre os sindicatos bancários de todo o Brasil nas mídias online, o tribuna ban-Cária foi a origem de ini-ciativas de comunicação do Sindicato como site, Twitter, Facebook, Orkut e Youtube. A iniciativa foi apresentada pelo Sindica-to em 2009 no Encontro

Nacional de Comunicação dos Bancários e seguida depois pela Confederação Nacional (Contraf-CUT) e

pelo Sindicato de São Pau-lo, o maior do país.

O primeiro exemplar do tribuna banCária foi pu-

blicado em julho de 1959, 12 anos depois da funda-ção do Sindicato, que era presidido por Firmino de Moura. O presidente do Brasil era Juscelino Ku-bitshcek e o governador do Rio era Roberto Silveira.

Hoje o tribuna banCá-ria chega aos bancários nas agências em papel couchê, de qualidade, co-lorido em todas as pági-nas, com linguagem ágil, direta e, acima de tudo, in-formação verdadeira e re-levante. E os bancários de Niterói e Região ganharam mais voz e mais espaço, com as novas tecnologias de comunicação 2.0, com direito não só à notícia em tempo real, mas também a opinar, sugerir e denunciar.

Cada vez mais jovem, o Tribuna pode ser folheado em tablets Android

stoOG stoOG Tira Marcelo QuaresMa

[email protected]

@ O ex-presidente da Re-pública e atual presidente do Senado, José Sarney, determinou o cancelamen-to da sessão na Câmara Alta dia 4 de julho, em ho-menagem ao falecimento do ex-presidente e sena-dor Itamar Franco... Puxa vida, em homenagem a Itamar, até os senadores vão deixar de trabalhar!

@ Pense rápido! Será que Itamar merecia tanto? E o povo brasileiro, como fica? A liberação das verbas para os estádios da Copa de 2014 vai atrasar!

@ Música da Semana: Kakinho Big Dog, sobre Itamar no Sambódromo, em 1994, ao lado da mo-delo, atriz e sabe-se lá

mais o quê Lilian Ramos, sem calcinha (foto): “Pen-sei que era cortesia dos cariocas/servir galinha/Eu olhei bem pra moça/até que era bonitinha/Tira a calcinha/ vai ser legal/nós dois juntinhos/no meu fus-quinha/ nesse Carnaval.”

@ Itamar, que era famo-so pelo jeitão tranquilo de “mineiro”, nasceu em um barco no litoral da Bahia. Diziam que ele tinha uma tartaruga chamada The Flash e não conseguia impedir que ela vivesse fugindo de casa. Diziam também que queria que o Hino Nacional passasse a ser uma música de Marti-nho da Vila: “É devagar, é devagar, é devagar, é de-vagar, devagarinho”.

@ Em homenagem tuca-na aos 80 anos de FHC, o ministro da Defesa, Nel-son Jobim, disse que está cercado de idiotas no Pla-nalto. Deve ter esquecido que, dias antes, a “idiota” da Dilma elogiou FH.

@ Com frio abaixo de zero e neve, as aulas foram suspensas em municípios do Rio Grande do Sul. En-tre eles, São José dos Au-sentes. Faz sentido!

@ Acordo entre gover-nadores evitará que o Rio perca R$ 9,6 bilhões de royalties. Eike Batista agradece. Melhor que um real, só um Cabral para se viver em Paes. Luma de Oliveira já pensa em pedir aumento da pensão.

@ Pesquisa revelou que os royalties não evitam que, em média, haja 10 estupros por dia no Esta-do do Rio, e nem que a maioria das estupradas tenha menos de 14 anos. Mas o petróleo é nosso!

@ Elogiando o futebol de Marta, cinco vezes me-lhor jogadora do mundo, o comentarista Müller, do SporTV, se atrapalhou: “O único defeito dela é ser mulher”. Müller é machista ou não gosta de mulher? O pior é que quase que se chama Mulher.

@ Pensamento da sema-na: com a fusão do Pão de Açúcar com o Carre-four, quem está fundido é o consumidor.