uemV2011p3g1Biologia

7
 GABARITO 1 Prova 3 – Biologia Q Q Q U U U E E E S S S T T T Õ Õ Õ E E E S S S  O O O B B B J J J E E E T T T I I I V V V  A  A  A S S S  N. o  DE ORDEM: N. o  DE INSCRIÇÃO: NOME DO CANDIDATO: I II N NN S SS T T R RR U U Ç Ç Ç Õ Õ Õ E EE S SS  P PP  A  A  A R RR  A  A  A  A  A  A  R RR E EE  A  A  A L LL I II Z Z  A  A  A Ç Ç Ç  Ã  Ã  Ã O OO  D D  A  A  A  P P R R R O OO V V V  A  A  A  1. Confira os campos N. o  DE ORDEM, N. o  DE INSCRIÇÃO e NOME, conforme o qu e consta na etiqueta fixada em sua carteira. 2. Confira se o número do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergência, avise, imediatamente, o fiscal. 3. É proibido folhear o Caderno de Provas antes do sinal, às 9 horas . 4. Após o sinal, confira se este caderno contém 20 questões objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mínimo de permanência na sala é de 2 horas após o início da resolução da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), está incluído o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta correta será a soma dos números associados às proposições verdadeiras. Para cada questão, preencha sempre dois alvéolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questão 13, resposta 09 (soma das proposições 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotação das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retirá-lo hoje, nesta sala, no horário das 13h15min às 13h30min, mediante apresentação do documento de identificação do candidato. Após esse período, não haverá devolução. 9. Ao término da prova, levante o braço e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotação das Respostas.  Corte na linha pontilhada. ....................................................................................................................... R RR  A  A  A S S S C C U U N NN H HH O OO  P P P  A  A  A R R R  A  A  A  A  A  A N N N O O O T T T  A  A  A Ç Ç Ç  Ã  Ã  Ã O O O  D D D  A  A  A S S S  R R R E E E S S S P P P O O O S S S T T T  A  A  A S SS     P PP R R R O OO V V V  A  A  A  3 33     V V V E E E R R R  Ã  Ã  Ã O O O  2 2 2 0 0 0 1 1 1 1 1 1  N. o  DE ORDEM:  NOME:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 UEM – Comissão Central do Vestibular Unificado

Transcript of uemV2011p3g1Biologia

Prova 3 BiologiaQUESTES OBJETIIVAS QUESTES OBJET VASo N. DE ORDEM: o N. DE INSCRIO:

NOME DO CANDIDATO:

IINSTRUES PARA A REALIIZAO DA PROVA NSTRUES PARA A REAL ZAO DA PROVAo o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRIO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira.

2. Confira se o nmero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o Caderno de Provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Aps o sinal, confira se este caderno contm 20 questes objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mnimo de permanncia na sala de 2 horas aps o incio da resoluo da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), est includo o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta correta ser a soma dos nmeros associados s proposies verdadeiras. Para cada questo, preencha sempre dois alvolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questo 13, resposta 09 (soma das proposies 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotao das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retir-lo hoje, nesta sala, no horrio das 13h15min s 13h30min, mediante apresentao do documento de identificao do candidato. Aps esse perodo, no haver devoluo. 9. Ao trmino da prova, levante o brao e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotao das Respostas.Corte na linha pontilhada.

.......................................................................................................................RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS PROVA 3 VERO 2011 RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS PROVA 3 VERO 2011o N. DE ORDEM:

NOME:

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

UEM Comisso Central do Vestibular Unificado

GABARITO 1

BIOLOGIAQuesto 01Carboidratos (glicdios ou hidratos de carbono) so molculas orgnicas constitudas fundamentalmente por tomos de carbono, hidrognio e oxignio. Sobre essas molculas, correto afirmar que 01) os monossacardeos mais abundantes nos seres vivos so as hexoses (frutose, galactose, glicose), que, quando degradadas, liberam energia para uso imediato. 02) ribose e desoxirribose so polissacardeos que compem os cidos nucleicos. 04) a quitina um polissacardeo que constitui o exoesqueleto dos artrpodes e apresenta tomos de nitrognio em sua molcula. 08) a maioria dos carboidratos apresenta funo energtica, como a celulose e a quitina; entretanto, alguns podem apresentar funo estrutural, como o amido e o glicognio. 16) os animais apresentam grande capacidade de estocagem de carboidratos, quando comparados s plantas, que armazenam apenas lipdios.

Questo

03

A presena de uma cavidade corporal interna nos animais uma importante caracterstica evolutiva. Sobre as vantagens que essa cavidade oferece, assinale o que for correto. 01) Possibilita o transporte de nutrientes e de excretas e a proteo dos rgos internos. 02) Permite uma melhor acomodao dos rgos internos e fornece sustentao ao animal. 04) Organiza o corpo em segmentos iguais e melhora a flexibilidade. 08) Possibilita o crescimento dos rgos internos e a cefalizao. 16) Facilita a distribuio dos nutrientes e o acasalamento.

Questo

04

Questo

02

No vero, muitas pessoas apreciam ficar se bronzeando ao sol, nas praias ou piscinas, por acharem que um bom bronzeado sinal de bem-estar e de vitalidade. Mas no bem assim. A radiao solar podem trazer srias consequncias para o corpo, como queimaduras e at cncer de pele. Sobre isso, assinale a alternativa correta. 01) A radiao ultravioleta capaz de alterar a molcula de DNA, levando ao desenvolvimento do cncer de pele. 02) A destruio da camada de oznio aumenta a incidncia de radiao ultravioleta sobre a superfcie da Terra. 04) Os agentes mutagnicos, fsicos ou qumicos, podem elevar a incidncia das mutaes. 08) Mutaes provocadas pela radiao solar fazem com que o organismo adquira resistncia a esse tipo de radiao. 16) Parte da radiao solar que chega Terra refletida pelas nuvens e pela superfcie terrestre; outra parte absorvida pelo solo e reirradiada para a atmosfera na forma de calor. Esse fenmeno natural denominado inverso trmica.

Sobre a Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (Aids), assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Existem diferentes tipos de clulas no sistema imunitrio, dentre os quais, os macrfagos, que so capazes de fagocitar partculas estranhas, e os linfcitos, que podem produzir antgeno. 02) Crianas so infectadas com o HIV (Human Immunodeficiency Virus) durante a gestao, no parto ou na amamentao. 04) Uma importante caracterstica do HIV a frequncia de mutaes em seu patrimnio gentico, o que determina o aparecimento de tipos ligeiramente diferentes, dificultando a obteno de vacinas eficazes. 08) A imunossupresso causada pelo HIV decorrente da produo de grande quantidade de linfcitos T ou linfcitos T auxiliadores. 16) Os linfcitos T, produzidos na medula, coordenam a resposta imunolgica contra as infeces, por meio da produo de interleucinas.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 3 Biologia

2

Questo

05

Questo

07

A clula de um protozorio bastante especializada, podendo at ser comparada complexidade de um animal. Cada organela da clula de um protozorio tem uma funo vital especfica. Com relao aos protozorios correto afirmar que 01) nas espcies marinhas os vacolos contrteis so importantes na eliminao da gua. 02) a conjugao a reproduo sexuada que ocorre na maioria dos esporozorios. 04) o complexo apical a organela de locomoo apresentada pelo causador da leishmaniose. 08) tricocistos so estruturas de defesa apresentadas pelo Paramecium. 16) foraminferos, radiolrios, sarcodinos e heliozorios so protozorios que emitem expanses citoplasmticas para captura de alimento.

Questo

06

A maioria dos animais possui um esqueleto que sustenta e protege o corpo e os rgos internos e serve como ponto de apoio para os msculos. A esse respeito, assinale o que for correto. 01) O esqueleto axial dos vertebrados constitudo pelas estruturas esquelticas que do sustentao aos apndices corporais, tais como asas, pernas ou braos e nadadeiras. 02) Os artrpodos tm um exoesqueleto de queratina, com partes articuladas que permitem os movimentos, e substitudo periodicamente. 04) Nos animais como as minhocas e os nematoides, a sustentao feita pela presso dos lquidos existentes na cavidade do corpo, ou seja, pelo esqueleto hidrosttico. 08) A concha da maioria dos moluscos constituda por carbonato de slica. 16) Os quelnios apresentam carapaa ssea recoberta por placas crneas.

Logo aps a morte da cantora britnica Amy Winehouse, em 23 de julho passado, teorias sobre as causas do bito comearam a aparecer. Alm da tese bvia de uma overdose de drogas, havia a possibilidade, levantada pela famlia, de a cantora ter morrido por abstinncia de lcool (http://veja.abril.com.br/noticia/cel ebridades/amy-winehouse-pode-ter-morrido-deabstinencia-diz-especialista. Acesso em 21/9/2011, s 15h54min). Sobre o alcoolismo, correto afirmar que 01) durante a abstinncia do lcool a presso sangunea pode aumentar, a pessoa pode ter taquicardia, tremores, ficar ansiosa, suar frio. 02) o grau mximo da abstinncia do lcool chamado de Delirium tremens, caracterizado por crises convulsivas. 04) o sistema nervoso parassimptico o responsvel pela taquicardia, pela ansiedade e pelo aumento da presso sangunea. 08) o lcool altera a atividade de neurotransmissores, estimulando o indivduo a procurar doses cada vez maiores para atingir o efeito prazeroso. 16) a ingesto de lcool altera as atividades autnomas controladas pelo sistema nervoso perifrico somtico.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 3 Biologia

3

Questo

08

Questo

10

No incio do sculo XIX, o criacionismo foi severamente confrontado com o evolucionismo, possibilitando estudos que fornecessem evidncias sobre a evoluo biolgica. Sobre esse assunto, assinale o que for correto. 01) Lamark foi um dos primeiros a divulgar as ideias evolucionistas, baseado na lei do uso ou do desuso, na lei da transmisso dos caracteres adquiridos e na seleo natural. 02) A ideia de que os seres vivos vo se modificando ao longo do tempo, com novas espcies surgindo a partir de espcies ancestrais, a base do evolucionismo. 04) Os fsseis so formados em condies especiais, sendo suas substncias orgnicas substitudas por minerais. Esse processo chamado de contramolde. 08) Segundo Charles Darwin, um organismo mais adaptado aquele com mais chances de se reproduzir, passando suas caractersticas vantajosas para um maior nmero de descendentes. 16) As evidncias utilizadas nos estudos de evoluo biolgica so a presena de rgos vestigiais e as mudanas ambientais.

A separao dos continentes por grandes massas de gua, desertos ou cordilheiras impede ou dificulta a disperso das espcies animais, que tendem a se estabelecer em reas compatveis com suas caractersticas adaptativas. A esse respeito, correto afirmar que 01) a regio faunstica tropical abrange a frica e parte da sia, tendo como animais tpicos elefantes, gorilas, onas, tatus e uma imensa variedade de aves. 02) o bioma taiga situa-se no hemisfrio norte e apresenta fauna composta por alces, ursos, lobos, raposas, martas e esquilos. 04) alguns animais do deserto saem das tocas apenas noite, produzem urina concentrada, e outros passam a vida inteira sem beber gua, extraindo-a do alimento que ingerem. 08) o lobo do rtico, do bioma tundra, apresenta a pelagem acinzentada no vero e branca no inverno, camuflando-se para facilitar a captura de presas. 16) o bioma savana caracteriza-se por apresentar rvores de grande porte e tem uma fauna composta de grandes herbvoros (antlopes, zebras, girafas).

Questo

09

Questo

11

Sobre as plantas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Levando em considerao a presena de tecido de conduo, as plantas podem ser divididas em dois grupos: as avasculares, que incluem as brifitas e pteridfitas, e as vasculares, que incluem as gimnospermas e angiospermas. 02) As plantas apresentam reteno do zigoto e dos estgios iniciais de desenvolvimento do embrio dentro do gametngio feminino; assim, so conhecidas como embrifitas. 04) Nas plantas, a fase gametoftica formada por indivduos chamados gametfitos, que produzem gametas por meiose, e a fase esporoftica composta por indivduos chamados esporfitos, que produzem esporos por mitose. 08) As plantas classificadas como fanergamas apresentam estruturas produtoras de gametas bem visveis, alm de produzirem sementes, e, por isso, so tambm denominadas de espermatfitas. 16) Ao longo da escala evolutiva das plantas, observa-se a reduo do gametfito, representado nas angiospermas pelo saco embrionrio (feminino) e pelo gro de plen e tubo polnico (masculino).

O corpo do vegetal composto por rgos vegetativos e reprodutivos. Levando em considerao a estrutura e a funo desses rgos, assinale o que for correto. 01) As flores so formadas por verticilos florais protetores, representados pelo gineceu e pelo androceu e pelos verticilos reprodutores, representados pelo clice e pela corola. 02) A conduo da seiva bruta nas angiospermas ocorre das razes at as folhas; esse transporte realizado pelo floema, no interior do qual as molculas de gua se mantm unidas por presso osmtica. 04) As clulas dos meristemas apicais do caule e da raiz originam os tecidos meristemticos primrios, representados pela epiderme, meristema fundamental e cmbio fascicular. 08) Os feixes vasculares no caule dos representantes de monocotiledneas encontram-se espalhados pelo parnquima fundamental, enquanto que, nos representantes de dicotiledneas, esto dispostos em anel, ao redor da medula. 16) A estrutura de uma folha de plantas terrestres composta pela epiderme superior, pelo parnquima clorofiliano do tipo palidico, por outro do tipo lacunoso e pela epiderme inferior com estmatos.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 3 Biologia

4

Questo

12

Questo

14

Sobre o processo de respirao celular, assinale o que for correto. 01) Alm da respirao celular, existem na natureza outros processos que permitem obter energia a partir de carboidratos. Um deles a fermentao, processo mais eficiente do que a respirao celular, por produzir maior quantidade de ATP. 02) Uma das fases da respirao celular a partir da glicose a gliclise, que ocorre no hialoplasma. Nessa fase, uma molcula de glicose transforma-se em duas molculas de cido pirvico com produo de dois ATP. 04) Havendo oxignio em quantidade suficiente, as clulas musculares realizam o processo de respirao celular aerbico; porm, em situaes de atividade intensa, na falta de oxignio, elas podem realizar quimiossntese. 08) Na cadeia respiratria, ocorre transferncia de hidrognio de um componente para o outro, fazendo com que esses componentes percam energia gradativamente e possam, ao final da cadeia, combinar-se com o oxignio, formando gua e liberando grande quantidade de energia. 16) Existe relao entre respirao pulmonar e respirao celular, no sentido de que o gs carbnico capturado pela respirao pulmonar levado at as clulas, as quais iro participar da respirao celular.

Sobre os ciclos do carbono, do oxignio e da gua, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) No ciclo do carbono, a forma inorgnica transformada na forma orgnica pela fotossntese. 02) No ciclo da gua, alm da passagem vapor-lquido e vice-versa, em funo de fatores fsicos, ocorre tambm a interferncia dos seres vivos, pois, durante a fotossntese, ocorre o consumo e, durante a respirao, ocorre a liberao de gua. 04) O carbono um elemento essencial na composio dos seres vivos e retorna atmosfera sob forma de gs carbnico, atravs da combusto, da transpirao e da oxidao. 08) O gs oznio pode ser formado em baixas altitudes e resultado do aumento de certos gases poluentes, como xidos de nitrognio, hidrocarbonetos e perxidos de hidrognio. 16) Os seres auttrofos utilizam oxignio livre para construir suas biomolculas atravs da fotossntese.

Questo

13

Sobre a membrana plasmtica, assinale o que for correto. 01) A parede celular um revestimento externo da membrana plasmtica e est relacionada sustentao das clulas de vegetais, de algas, de fungos e de bactrias. 02) Durante o transporte passivo, a clula transporta substncias contra o gradiente de concentrao, o que envolve gasto de energia e consumo de ATP. 04) Microvilosidades so modificaes da membrana plasmtica, encontradas nas clulas do tecido de revestimento interno do intestino, que aumentam a superfcie de absoro. 08) A troca gasosa realizada nas brnquias de um peixe um exemplo de difuso simples, processo que ocorre diretamente pela bicamada lipdica da membrana, sem gasto de energia. 16) Ciclose o processo de entrada e de movimento de partculas slidas no citoplasma, realizado pelas expanses citoplasmticas.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 3 Biologia

5

Questo

15

Questo

17

Sobre os tecidos epiteliais, correto afirmar que 01) o tecido epitelial glandular formado por agrupamento de clulas especializadas na produo de secreo. 02) o tecido epitelial de revestimento classificado de acordo com o nmero de camadas e com a morfologia de suas clulas. 04) os tecidos epiteliais so vascularizados na epiderme e no intestino. 08) o tecido epitelial se origina, embriologicamente, da ectoderme. 16) no intestino encontrado o tecido epitelial do tipo pseudo estratificado ciliado.

Sobre a eletroforese de DNA, correto afirmar que 01) realizada utilizando-se uma placa com gel especial, fragmentos de DNA e aplicao de corrente eltrica. 02) os fragmentos de DNA que possuem cargas negativas se deslocam para o polo positivo, quando aplicada uma descarga eltrica na placa de gel. 04) a eletroforese de DNA tem sido utilizada para a identificao de pessoas, nas investigaes policiais, em processos judiciais e na determinao da paternidade. 08) gmeos monozigticos podem ser distinguidos pela anlise do DNA nuclear. 16) os fragmentos separados por eletroforese so formados por DNA com cadeia dupla.

Questo

16

Sobre a dinmica populacional, correto afirmar que 01) o equilbrio dinmico de uma populao atingido quando a resistncia do meio est em equilbrio com seu potencial bitico. 02) as oscilaes peridicas nas populaes de alguns predadores tambm so provocadas pelas oscilaes nas populaes de presas. 04) quando duas espcies ocupam o mesmo habitat, mas no ocupam o mesmo nicho, ocorre entre elas competio intraespecfica. 08) quando uma populao vive em situao de espao limitado e de alimentao abundante se espera que ocorra um crescimento seguindo seu potencial bitico. 16) a taxa de crescimento populacional pode ser definida como o nmero de indivduos de uma mesma espcie que vivem em determinada rea ou volume.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 3 Biologia

6

Questo

18

Questo

20

Considerando as heranas ligadas ao sexo, assinale o que for correto. 01) Os cromossomos sexuais de indivduos com sndrome de Klinefelter so XXY e daqueles com sndrome de Turner so XO. 02) Um homem hemoflico casado com uma mulher normal homozigota ter 25% de probabilidade de ter um descendente hemoflico. 04) A determinao do sexo, em todas as espcies animais, definida pela constituio de um par de cromossomos sexuais, sendo que as fmeas apresentam cromossomos XX e os machos XY. 08) Uma mulher normal, cujo pai daltnico, casada com um homem daltnico, apresenta 50% de probabilidade de ter um descendente com essa caracterstica. 16) Genes com expresso limitada ao sexo so aqueles que, apesar de estarem presentes em ambos os sexos, s se expressam em um deles.

Sobre os conceitos utilizados em gentica, correto afirmar que 01) na polialelia um carter condicionado por trs ou mais genes alelos, que surgem por mutao de um gene original; entretanto, cada indivduo s pode ter dois alelos de cada vez. 02) codominncia o fenmeno em que os alelos de um gene impedem a expresso dos alelos de outro par, que pode ou no estar no mesmo cromossomo. 04) penetrncia gnica definida como a porcentagem de indivduos com determinado gentipo que expressa o fentipo correspondente. 08) um nico gene que exerce efeito simultneo sobre vrias caractersticas do organismo denominado de pleiotrpico. Um exemplo para o organismo humano a fenilcetonria. 16) herana quantitativa o termo utilizado para descrever situaes em que o fentipo dos indivduos heterozigticos intermedirio, em termos quantitativos, entre o fentipos dos dois homozigticos.

Questo

19

Vive-se hoje a era dos descartveis. O descarte de objetos aumenta cada vez mais, motivado pelo crescimento da sofisticao de embalagens, de computadores e de eletrodomsticos a cada ano mais obsoletos e por propagandas que estimulam o consumismo. Assim, os lixes nas cidades vo ficando cada vez mais cheios. A esse respeito, assinale o que for correto. 01) Queimar os detritos a melhor alternativa para solucionar o problema do lixo, pois essa ao reduz bastante o seu volume, destri organismos causadores de doenas e diminui as reas para aterro. 02) Os lixes a cu aberto favorecem a transmisso de doenas e a poluio. 04) Nos aterros sanitrios, bactrias aerbias decompem a matria orgnica, liberando o gs metano. 08) A coleta seletiva e a reciclagem dos materiais so alternativas que evitam a derrubada de milhares de rvores, alm de se constiturem em fonte de renda para muitas pessoas. 16) O biogs produzido no processo de incinerao do lixo pode ser utilizado para gerao de energia, como combustvel residencial, industrial ou de veculos motorizados, contribuindo para reduzir as emisses de carbono para a atmosfera.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2011 Prova 3 Biologia

7