UEPB Informa - Edição 10 - 30.05.2014

2
Brasil } Campina Grande. PB www.uepb.edu.br O servidor Alfrânio Gomes de Brito, lotado na Pró-Reitoria de Extensão da UEPB está internado no Hospital de Trauma de Campi- na Grande necessitando de doação de sangue. A UEPB pede a quem puder ajudar que vá até o Hemo- centro, no bairro do Catolé, fazer a sua doação de sangue, de qualquer tipo, em nome do servidor. Para fazer a doação é preciso atender a alguns requisitos como estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e apresen- tar documento original com foto. Educação Física oferta curso de salvamento aquático em piscinas Lançada 10ª edição do projeto Repórter Junino Câmpus II desenvole pesquisa sobre resistência da palma forrageira Servidor da UEPB necessita de doação de sangue Através de parceria entre o De- partamento de Educação Física e as Escolinhas de Esportes, a UEPB passou a oferecer o primeiro Cur- so de Salvamentos Aquáticos em Piscinas, aberto aos graduandos em Enfermagem e Educação Física da Instituição. O curso é gratuito e ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Paulo Wescley, único profissional habilitado nesta moda- lidade no município. Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, na piscina do Núcleo de Educação à Distância, no Câmpus de Bodocon- gó. Outras informações pelo telefo- ne (83) 8738-8580. O lançamento da edição 2014 do projeto Repórter Junino, na noite da quinta-feira (29), na Central de Au- las da UEPB, foi marcado por home- nagens à professora Águeda Cabral, uma das idealizadoras da iniciativa, falecida no mês de fevereiro. A exi- bição de um vídeo prestou homena- gem a docente. O Repórter Junino está acessível pelo site www.repor- terjunino.com.br, com notícias mul- timídia, entrevistas e reportagens exclusivas produzidas pela equipe. Também foram lançados o progra- ma Gente Nossa e a revista Xique Xique, acessíveis nos endereços eletrônicos www.gentenossa.com e www.issuu.com/revistaxiquexique. A Escola Agrícola Assis Chateaubriand da UEPB, localizada no Câmpus de Lagoa Seca, está desenvolvendo um experimento que visa potencializar a palma forrageira a partir do uso de biofertilizantes. A pes- quisa da professora Márcia Azevedo e do técnico agrícola Antônio Fernandes visa descobrir a fórmula ideal de adubos orgâ- nicos para garantir o aumento da produ- ção da planta. A equipe utiliza nos estudos a espécie mexicana “orelha de elefante”. A mistura desenvolvida mostrou que a plan- ta pode se transformar na principal alter- nativa para muitos produtores paraibanos, mesmo em períodos de seca e pragas. CAPACITAÇÃO SÃO JOÃO SOS De 26 a 30 maio de 2014 Edição: nº 10 Informativo Semanal

description

ghfj

Transcript of UEPB Informa - Edição 10 - 30.05.2014

  • Brasil } Campina Grande. PBwww.uepb.edu.br

    O servidor Alfrnio Gomes de Brito, lotado na Pr-Reitoria de Extenso da UEPB est internado no Hospital de Trauma de Campi-na Grande necessitando de doao de sangue. A UEPB pede a quem puder ajudar que v at o Hemo-centro, no bairro do Catol, fazer a sua doao de sangue, de qualquer tipo, em nome do servidor. Para fazer a doao preciso atender a alguns requisitos como estar em boas condies de sade; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mnimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas ltimas 24 horas); estar alimentado e apresen-tar documento original com foto.

    Educao Fsica oferta curso de salvamento aqutico em piscinas

    Lanada 10 edio do projeto Reprter Junino

    Cmpus II desenvole pesquisa sobre resistncia da palma forrageira

    Servidor da UEPB necessita de doao de sangue

    Atravs de parceria entre o De-partamento de Educao Fsica e as Escolinhas de Esportes, a UEPB passou a oferecer o primeiro Cur-so de Salvamentos Aquticos em Piscinas, aberto aos graduandos em Enfermagem e Educao Fsica da Instituio. O curso gratuito e ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Paulo Wescley, nico profissional habilitado nesta moda-lidade no municpio. Os encontros acontecem sempre s sextas-feiras, nos perodos da manh e tarde, na piscina do Ncleo de Educao Distncia, no Cmpus de Bodocon-g. Outras informaes pelo telefo-ne (83) 8738-8580.

    O lanamento da edio 2014 do projeto Reprter Junino, na noite da quinta-feira (29), na Central de Au-las da UEPB, foi marcado por home-nagens professora gueda Cabral, uma das idealizadoras da iniciativa, falecida no ms de fevereiro. A exi-bio de um vdeo prestou homena-gem a docente. O Reprter Junino est acessvel pelo site www.repor-terjunino.com.br, com notcias mul-timdia, entrevistas e reportagens exclusivas produzidas pela equipe. Tambm foram lanados o progra-ma Gente Nossa e a revista Xique Xique, acessveis nos endereos eletrnicos www.gentenossa.com e www.issuu.com/revistaxiquexique.

    A Escola Agrcola Assis Chateaubriand da UEPB, localizada no Cmpus de Lagoa Seca, est desenvolvendo um experimento que visa potencializar a palma forrageira a partir do uso de biofertilizantes. A pes-quisa da professora Mrcia Azevedo e do tcnico agrcola Antnio Fernandes visa descobrir a frmula ideal de adubos org-nicos para garantir o aumento da produ-o da planta. A equipe utiliza nos estudos a espcie mexicana orelha de elefante. A mistura desenvolvida mostrou que a plan-ta pode se transformar na principal alter-nativa para muitos produtores paraibanos, mesmo em perodos de seca e pragas.

    CAPACITAO SO JOOSOS

    De 26 a 30 maio de 2014

    Edio: n 10

    Informativo Semanal

  • 2Informativo da Universidade Estadual da ParabaDe 26 a 30 de maio de 2014

    Reitor: Rangel JuniorVice-reitor: Etham Barbosa

    Chefia de Gabinete: Jos Benjamim FilhoCoordenador de Comunicao:

    Hiplito Lucena Coordenador Adjunto: Josibel Lins (DRT-PB 727)

    Edio - Maio de 2014Editora: Tatiana Brando (DRT-PB 2545)

    Redao: Giuliana Rodrigues (DRT-PB 2314), Givaldo Cavalcanti (DRT-PB 3240) e Severino Lopes (DRT-PB 1180)

    Colaboradoras: Juliana Marques e Simone BezerrilApoio Tcnico: Jos Arnaud (DRT-RN 0018)

    Webdesigner: Thales Lacerda e Martinho VieiraRporter Fotogrfico: Paizinha Lemos (DRT-PB 1314)

    Designer de Impressos e Projeto Grfico: Jlio Cesar (DRT-PB 5580)

    Universidade Estadual da Paraba. Rua das Baranas, 351, Bodocong. Campina Grande, PB. Cep: 58.109-753 Telefone: (83) 3315.3438 / 3315.3439E-mail [email protected]

    Grupo de estudos do CCBSA oferta curso de justia restaurativa

    Estudo avalia potencial da bentonita no tratamento de guas poludas

    Departamento de Educao oferece curso de Libras

    UEPB participa de debate tcnico no Seminrio Cidade Expressa

    Publicada portaria que determina ambientes 100% livres de fumo na UEPB

    O grupo de estudos de Paz e Segu-rana Mundial, vinculado ao CCBSA da UEPB, em Joo Pessoa, est com ins-cries abertas para os discentes e pro-fissionais interessados em participar do curso Introduo s prticas restaurati-vas: novo foco de compreenso dos con-flitos, a ser realizado no dia 6 de junho. As inscries podem ser feitas atravs do site prestaurativauepb.wordpress.com, ou nas dependncias do CCBSA, na se-gunda-feira, das 8h s 10h20, tera-feira, das 14h s 16h30 e na quinta-feira, das 10h20 s 12h e das 14 s 16h20.

    O Departamento de Qumica da UEPB, em Campina Grande, est ava-liando o potencial da bentonita para tratar guas poludas. Coordenado pela professora Edilane Laranjeira, o estudo analisa o potencial da argi-la para tratamento de guas e at de esgotos de indstrias contaminados com hidrocarbonetos de petrleo. A iniciativa est voltada para a dessoro de efluentes industriais com derivados do petrleo. Os resultados indicam que o material pode ser usado como bom absorvente e despoluir o meio ambiente. Testes esto sendo feitos a partir da utilizao de sais orgnicos que tornam a argila ainda mais eficaz.

    O Departamento de Educao da UEPB, em parceria com o N-cleo de Educao Especial, oferece a partir do dia 9 de junho o Curso de Extenso em Lngua Brasileira de Si-nais (Libras). Podem participar pro-fessores, servidores, alunos e demais interessados que desejem aprender, em mdulos semestrais, o sistema lingustico de transmisso de ideias e fatos, oriundos de comunidades de

    pessoas surdas do Brasil. Ao todo, esto sendo oferecidas 105 vagas. As aulas sero ministradas de segunda a sexta-feira, nos trs turnos. Os inte-ressados devem se inscrever entre os dias 2 e 6 de junho, no 3 Andar do CIA (Sala 335), em Bodocong, me-diante a apresentao de CPF, RG e comprovante de residncia. Outras informaes: (83) 3344-5307 ou pelo e-mail [email protected].

    A UEPB participa, dia 6 de ju-nho, de debate tcnico durante o Seminrio Cidade Expressa, pro-movido pelo Comit Tcnico de Mobilidade Urbana da Regio Metropolitana de Campina Gran-de, com o tema A mobilidade que queremos. Entre as abordagens do evento esto O projeto nacional de transportes e mobilidade urbana,

    Plano de mobilidade em cidade de porte mdio, A mobilidade que queremos, Tecnologia na mobili-dade urbana, Projeto cidades in-teligentes, Painis de projetos de planejamento urbano, Panorama sobre a mobilidade urbana, Ob-jetivo da mobilidade para cidades mdias e O plano de mobilidade urbana para Campina Grande.

    A Reitoria da Universidade Esta-dual da Paraba publicou portaria que determina a promoo de ambientes totalmente livres de fumo em todo o Cmpus I da Instituio. A medida atende solicitao feita pelo Ncleo de Educao e Ateno em Sade da

    UEPB. Com a portaria, fica proibido, em qualquer ambiente do Cmpus de Bodocong que seja total ou par-cialmente fechado, o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumgeno, derivado ou no do tabaco.

    CMPUS V

    MEIO AMBIENTE

    LNGUA DE SINAIS

    MOBILIDADE

    SADE