Ultimas Atividades.

6
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael Desconsi Ilópolis, 30 de Março de 2008 ATIVIDADES PENDENTES DE TERÇA AO FECHAMENTO DA DISCIPLINA

description

resenha e questões disciplina de si - ufrgs, administração de empresas.

Transcript of Ultimas Atividades.

Page 1: Ultimas Atividades.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Rafael Desconsi

Ilópolis, 30 de Março de 2008

ATIVIDADES PENDENTES DE TERÇA AO FECHAMENTO DA DISCIPLINA

Page 2: Ultimas Atividades.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

Estudo de Caso página 221:

1-Por que a Remington precisa de tanto CRM no website?

Porque ao concentrar seus esforços em grandes redes nacionais a empresa enfraqueceu seu

relacionamento com o cliente sendo necessário implementar com o uso da internet em um canal

que fosse um disseminador de informação sobre seus produtos e serviços, principalmente no

que diz respeito ao processo de compra de uma arma de fogo. Foi então que ela criou um

website onde a empresa disponibiliza para download: catálogos, manuais do proprietário, a

revista Remington Quarterly, clipes de vídeo com instruções de segurança, operação e material

promocional. Também foi colocado no site, um programa localizador que envia clientes ao

revendedor mais próximo. Para agilizar o ciclo de resposta aos e-mails recebidos, a empresa

colocou um FAQ, para sanar dúvidas ás perguntas feitas com freqüência á empresa no website.

Mediante todas estas iniciativas, a empresa conseguiu manter um bom relacionamento com

seus clientes, e diminui tanto seus custos em materiais, como em suporte informativo.

2-Que benefícios a Remington obteve com o website?

Redução de custos em produção de catálogos, manuais e vide-os, agilidade no relacionamento

com o cliente, rapidez para o cliente achar diretamente o que estava procurando e que tipo de

informações ele necessitaria e comodidade em concentrar por um só canal a maioria das

dúvidas dos clientes.

Resumindo: o custo benefício de implantação de um CRM amplo no website, foi altamente eficiente á empresa como um todo.

Page 3: Ultimas Atividades.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

3 - Questões de hoje: 1 e 2 da página 112 (Postar até amanhã, meio-dia)

1. O que é gestão do conhecimento?

É a forma como a empresa conduz as informações trafegadas dentro do ambiente corporativo, através de treinamentos, cursos, e-mails, informações diárias, normativos, enfim é o tudo o que pode ser gerenciado em termos de conhecimento. Pode ser classificado em tácito ou explícito como veremos na pergunta abaixo. Conhecimento passado de uma pessoa a outra também esta dentro da gestão do conhecimento, embora possa também estar subdesenvolvido dentro do conhecimento informal de assuntos pertinentes a organização.

2. Qual a diferença entre conhecimento tácito e conhecimento explícito?

explícito = racional e tácito = experimental

Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras".

Explicito: Lida com o conhecimento racional e técnico mais objetivo. Em uma organização o conhecimento explicito consiste nas politicas, normas procedimentais, relatórios, produtos, estrategias, metas , competências essenciais da empresa ena infra-estrutura de TI.

Page 4: Ultimas Atividades.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

1- Sim pois direciona exatamente a pessoa que possui mais habilidades para responder as perguntas de outros colegas. Ele varre a intranet e emails dos funcionários para descobrir o mais capacitado colega para auxiliar o outro, com base no que esta pessoa possui em seu computador. Achei bem interessante este estudo de caso.

2- Sim, pois se varre-se os meus emails no caso de colocar um dado confidencial ele também varreria. Acho arriscado esse tipo de sistema, mas caso fosse implementado certamente os funcionários iriam privar-se de usar o sistema da empresa para assuntos proibidos ou particulares.

Page 5: Ultimas Atividades.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

5 - Resenha do artigo JANISSEK-MUNIZ, LESCA e FREITAS (Postar até domingo, dia 06/abril)

RESENHA

O presente artigo fala da Definição de Inteligência Estratégica e um modelo conceitual de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva. Um processo coletivo, pró-ativo e contínuo, pelo qual os membros da empresa coletam e utilizam informações pertinentes relativas ao seu ambiente e às mudanças que podem nele ocorrer, visando criar oportunidades de negócios, inovar, adaptar-se e, mesmo antecipar-se,à evolução do ambiente, evitar surpresas estratégicas desagradáveis, e reduzir riscos e incerteza em geral . Todo o material foi transcrito do artigo “Desenvolvimento da capacidade de antecipação pela identificação e captação de indícios antecipativos em contexto de Inteligência Estratégica Antecipativa” e é usado na antecipação de eventos e detecção de rupturas ou descontinuidades. Foi usado o conceito de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva como uma expressão que demonstra ou vem demonstrar as possíveis concorrências, clientes, fornecedores, tecnologia, distribuidores, e que busca conseguir informações advindas de diferentes ambientes objetivando permitir rápida ação para precaver-se desses eventos.

O conceito de “Sinal Fraco” é tido como algo que demonstra a possibilidade de chegar aos “Indícios Antecipativos” , que são atitudes que a Empresa pode ou deve tomar para ultrapassar um momento difícil ou para corrigir deficiências antes que possam ocorrer. Chamamos de “indício antecipativo” uma informação cuja interpretação nos permite pensar que um evento susceptível de ter uma grande utilidade e um grande impacto para os dirigentes da empresa possa ocorrer. Eles podem ser originados de duas fontes principais: as fontes documentadas (bases de dados, publicações, internet, etc.) e as fontes relacionais, somando-se a isso as variações informal ou formal, interna ou externa.

As empresas costumam confundir o Sinal Fraco com o adjetivo “fraco”, e acabam interpretando o “Fraco”, como uma fraqueza que a empresa possui e não o evento em si denominado Sinal Fraco que são na verdade pequenas informações mescladas nas informações principais que podem estar mostrando algo com relação a antecipação de problemas que possam vir a ocorrer, porém esses sinais não demonstram claramente, elas vem como se fossem alguns “bits” dentro de uma rede de informação com alto poder de tráfego. Cabe a Empresa rastrear, medir, mensurar tudo o que puder e estar atenta para poder intervir nesse tipo de situação.

Os principais pontos e principais contribuições do presente estudo, estão resumidas abaixo: · Foi realizada a caracterização de sinais fracos de forma a tornar sua identificação mais operacional.

Page 6: Ultimas Atividades.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

· Foi igualmente proposta uma definição de indícios antecipativos, como resultado da interpretação de sinais fracos através de um raciocínio baseado em heurísticas. · Heurísticas de seleção e interpretação foram indicadas para transformar um sinal fraco em um indício antecipativo, caso isto seja possível. · Foi desenvolvido um caso a partir de um sinal fraco: seleção e interpretação de sinais fracos, usando heurísticas de seleção, as quais podem sensibilizar e suscitar o interesse dos gestores.· O exemplo de raciocínio apresentado, muito embora único, permite demonstrar a amplitude que se pode aportar a uma informação. O caso tratado permitiu construir progressivamente um conjunto de métodos e diretrizes para exploração de sinais fracos. Esses métodos constituem, na essência, um conjunto de heurísticas que permitem de certa forma guiar o raciocínio da interpretação. Mensagem:

Obrigado , professora por ter nos conduzido de maneira tão natural e incentivadora fazendo com que refletíssemos sobre o tema desta cadeira que achei ser muito interessante, alguns temas que pensei saber até mostraram-se totalmente inovadores e desafiadores, contribuindo para que a vida acadêmica possa ser incluída dentro do ambiente corporativo da atuação profissional de cada um.

Grande abraço e muito sucesso.

Rafael Desconsi.