Um bebê mamute, que viveu há 10 000 anos, foi...

4
Conteúdo complementar da Coleção Tudo é Linguagem. Abril Educação © Editora Ática – Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas para uso interno da escola. 1 5 o ano 1 o bimestre Leia o texto a seguir com atenção. O corpo está intacto. Mas não dá para clonar. Gabriela Carelli Um bebê mamute, que viveu há 10 000 anos, foi encontrado na península de Yamal, na Sibéria. Os mamutes foram extintos há 4 000 anos. Hoje, fósseis desses gigantes são encontrados com frequência na Sibéria quando se procura na camada de terra permanentemente congelada da região. Uma das mais espetaculares dessas descobertas foi anunciada na semana passada. Um bebê mamute, que viveu há 10 000 anos e morreu aos 6 meses de idade, foi encontrado na península de Yamal, na Sibéria. O animal apresenta-se em extraordinário estado de conservação. Trata-se de uma fêmea. Seu corpo, sua tromba e seus olhos estão intactos. “Já encontramos muitas carcaças, mas nada se compara com essa em termos de preservação. Ela não tem defeito. Falta-lhe apenas o rabo”, diz o diretor do Instituto Zoológico da Academia Russa de Ciências. A descoberta do bebê mamute traz para os estudiosos a esperança de que, no futuro, se consiga criar clones de mamute e de outros animais extintos. Dessa forma, seria possível fazer com que espécies desaparecidas voltassem a habitar a Terra. [...] Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_242262.shtml. Acesso em out. 2010. Publicado anteriormente na revista Veja. São Paulo. Abril, 18/7/2007. Adaptado. Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: RIA NOVOSTI/AGENCE FRANCE-PRESSE

Transcript of Um bebê mamute, que viveu há 10 000 anos, foi...

Conteúdo complementar da Coleção Tudo é Linguagem. Abril Educação © Editora Ática – Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas para uso interno da escola.1 5o ano

1o bimestre

Leia o texto a seguir com atenção.

O corpo está intacto. Mas não dá para clonar. Gabriela Carelli

Um bebê mamute, que viveu há 10 000 anos, foi encontrado na península de Yamal, na Sibéria.

Os mamutes foram extintos há 4 000 anos. Hoje, fósseis desses gigantes são encontrados com frequência na Sibéria quando se procura na camada de terra permanentemente congelada da região.

Uma das mais espetaculares dessas descobertas foi anunciada na semana passada. Um bebê mamute, que viveu há 10 000 anos e morreu aos 6 meses de idade, foi encontrado na península de Yamal, na Sibéria.

O animal apresenta-se em extraordinário estado de conservação. Trata-se de uma fêmea. Seu corpo, sua tromba e seus olhos estão intactos. “Já encontramos muitas carcaças, mas nada se compara com essa em termos de preservação. Ela não tem defeito. Falta-lhe apenas o rabo”, diz o diretor do Instituto Zoológico da Academia Russa de Ciências.

A descoberta do bebê mamute traz para os estudiosos a esperança de que, no futuro, se consiga criar clones de mamute e de outros animais extintos. Dessa forma, seria possível fazer com que espécies desaparecidas voltassem a habitar a Terra.

[...]Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_242262.shtml. Acesso em out. 2010.

Publicado anteriormente na revista Veja. São Paulo. Abril, 18/7/2007. Adaptado.

Aluno(a):

Professor(a):

Turma: no: Data:

RIA

NO

VOST

I/AG

EN

CE

FR

AN

CE

-PR

ES

SE

Conteúdo complementar da Coleção Tudo é Linguagem. Abril Educação © Editora Ática – Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas para uso interno da escola.2 5o ano

1o bimestre

Parte 1: Compreensão e interpretação do texto

O trecho de reportagem que você leu é uma notícia. Responda:

1. O que a notícia relata?

2. Onde ocorreu o fato?

3. Quando aconteceu o fato?

4. Quem anunciou o fato?

5. Por que fósseis são encontrados frequentemente na Sibéria?

6. Ligue as informações relativas aos numerais:

4 000 anos idade do mamute ao morrer

10 000 anos há quanto tempo viveu esse mamute

6 meses há quanto tempo os mamutes foram extintos

7. Complete a lista a seguir indicando mais dois recursos empregados no texto lido que ajudam a identificar o trecho como parte de uma reportagem:

1. Uso do depoimento de uma autoridade.

2. Indicação do local onde ocorreu o fato comentado.

3.

4.

Conteúdo complementar da Coleção Tudo é Linguagem. Abril Educação © Editora Ática – Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas para uso interno da escola.3 5o ano

1o bimestre

8. Releia:

“Já encontramos muitas carcaças, mas nada se compara com essa em termos de preservação. Ela não tem defeito. Falta-lhe apenas o rabo”.

O que o uso de aspas indica nessa frase?

Parte 2: Produção de texto

9. Releia o último parágrafo do trecho:

A descoberta do bebê mamute traz para os estudiosos a esperança de que, no futuro, se consiga criar clones de mamute e de outros animais extintos. Dessa forma, seria possível fazer com que espécies desaparecidas voltassem a habitar a Terra.

A notícia e a reportagem têm a intenção de informar o leitor. Nesse trecho os estudiosos esperam criar clones de animais extintos. Imagine que estamos no ano de 2020 e que você, um repórter, foi escalado para noticiar a clona-

gem de animais extintos como uma conquista científica desse ano. Como ficaria a notícia? Escreva-a a seguir, lembrando de todos os elementos que fazem parte dela.

Conteúdo complementar da Coleção Tudo é Linguagem. Abril Educação © Editora Ática – Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução apenas para uso interno da escola.5o ano

1o bimestre

Parte 1: Compreensão e interpretação do texto

1. A descoberta de um mamute bebê que viveu há 10 000 anos.

2. Na Sibéria, mais especificamente na península de Yamal.

3. Em 2007.

4. O diretor do Instituto Zoológico da Academia Russa de Ciências.

5. Porque a região tem uma camada de terra permanentemente congelada que preserva os fósseis.

6. 4 000 anos: há quanto tempo os mamutes foram extintos; 10 000 anos: há quanto tempo viveu esse mamute; 6 meses: idade do mamute ao morrer.

7. Possibilidades: uso de verbos no tempo presente; nome do responsável pelo anúncio da reportagem; uso de foto; indicação do local onde foi publicado o fato; indicação de data da publicação da notícia.

8. A fala do diretor do zoológico.

Parte 2: Produção de texto

9. Professor, o importante nessa produção é os alunos fornecerem na notícia os elementos fundamentais desse gênero textual, ou seja, as informações sobre quem, o quê, onde, quando, como, por quê.

5o ano: avaliação 1

Gênero: reportagem

Respostas e comentários para o professor