Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2...

16
OXIVARIO ® Excelente eficácia na lavagem. Protecção dos instrumentos maximizada. Condições ideais para segurança da Esterilização. Elevados níveis de protecção para pacientes e utilizadores. Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico

Transcript of Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2...

Page 1: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

OXIVARIO®

Excelente eficácia na lavagem.Protecção dos instrumentos maximizada.Condições ideais para segurança da Esterilização.Elevados níveis de protecção para pacientes e utilizadores.

Um marco histórico no tratamentode Instrumental Cirúrgico

Page 2: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

2

Lavagem de instrumentos

Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem sido um temaintensamente discutido, com consequentesdiscrepâncias entre as observaçõesteóricas e a implementação pratica.Dada a importância que os procedimentosde lavagem assumem na segurança daesterilização, devido á necessidade dareutilização de instrumentos cirúrgicos nospacientes, os mesmos devem ser estan-dardizados aos mais elevados padrões,através da lavagem mecânica conjugadacom procedimentos eficazes e potentes.

Ainda que existam incertezas sobre astolerâncias aceitáveis do residual de conta-minação por proteínas permitido nosinstrumentos, no mínimo deve ser exigidoque a eficiência da lavagem cumpra osrequisitos de uma cuidadosa inspecçãovisual. Mesmo os melhores procedimentose técnicas de lavagem podem, em circuns-tancias especificas estar no seu limite

quando queremos atingir estes resultados.Isto indicia a necessidade da criação denovos níveis de performance na lavagemmecânica. Tal performance aumentada,pode então proporcionar aos utilizadores ouso e a escolha de processos apropriadospor forma a satisfazer as necessidadesespecificas de um hospital e os seus requi-sitos de lavagem em particular.

Um sistema desta natureza praticamenteelimina, ou reduz ao mínimo, o índice deoperações manuais requeridas para a pré-lavagem de instrumentos ou o trabalho deremoção da sujidade residual, após o pro-cessamento numa lavadora-desinfectadora.Para atingir este objectivo, o nível deeficiência dos procedimentos usadosdevem ser eficazes em todos os tipos desujidade orgânica, e não só num tipo oucomponente. A Miele Profissional aceitoueste desafio, podendo agora orgulhar-sede apresentar o sistema Oxivario.

Zona critica de lavagem, eixo de um instrumento

Proteína (modelo molecular)

Exigência de eliminação eficiente

Miele investigação de processos de lavagem optimizados

Page 3: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

3

A solução Miele

Miele Professional pesquisae desenvolvimento OxivarioPagina 5

O processo Pagina 6 – 7

Performance de limpeza optimizadaSimulação e exemplos práticosPagina 8 – 9

Equipamentos e componentes do sistemaAssistência TécnicaPagina 10 – 13

Utilizadores satisfeitosPagina 14

Pareceres Técnicos e CertificadosPagina 15

Page 4: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

4

Page 5: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

5

Experiência e inovação são os fundamentosdo desenvolvimento.A Miele tem sido pioneira no desenvolvi-mento de lavadoras-desinfectadoras para aárea clinica, blocos operatórios e consultó-rios médicos já por décadas. A par de umavasta gama de equipamentos, a Mieledispõe agora de soluções optimizadasdestinadas ás necessidades especificas deuma grande variedade de especialidadesmédicas.

Através de um intenso trabalho de investi-gação e experimentação aplicada, bemcomo da cooperação com especialistas emhigiene, fabricantes de instrumentos e uti-lizadores em geral, a Miele é hoje o líderdo mercado com inovação. Com a introdu-ção do processo Vario TD em 1994, aMiele definiu novos padrões na eficiênciae performance dos procedimentos de lava-gem baseados em equipamentos automáti-cos com desinfecção térmica – e hoje faz omesmo com o sistema Oxivario.

As lavadoras-desinfectadoras Miele asse-guram excelentes resultados de lavagem edesinfecção térmica, no rigoroso cumpri-mento das directivas da pré-norma inter-nacional prEN ISO 15883. O desenvolvi-mento e a produção destes equipamentosestão incorporados no Sistema de Garantiada Qualidade Miele, que por sua vez estáem total consonância com a norma DINEN ISO 13485.Todos estes equipamentos são certificadoscomo dispositivos médicos Classe 2a deacordo com a directiva Comunitária93/42/CEE, e têm afixado o símbolo demarcação CE 0366.

Excerto das recomendações feitas peloRobert Koch Institute (Alemanha).“Requisitos de higiene para o re-processa-mento de dispositivos médicos (Bundes-gesundheitsblatt 2001; 44:1115-1126)”

Uma esterilização eficaz e segura só podeocorrer caso os dispositivos médicosestejam limpos. O processo de lavagemassume assim particular importância noconjunto de todos os procedimentos de re-processamento.

Um procedimento eficaz de lavagem deveser implementado para o re-processamentode produtos médicos o qual evite qualquerperigo de contaminação cruzada atravésda sua reutilização. O objectivo é conseguirresultados de lavagem isentos de sujidadepor forma a que subsequentes etapas dedesinfecção e esterilização não possamser afectadas pelos resíduos de sujidadetais como sangue, secreções, ou outrassubstancias.

Excerto da Directiva Comunitária dosDispositivos Médicos § 4 paragrafo2,revisão 2 datada de 1. 1. 02O re-processamento de produtos médicospor forma a que estes fiquem praticamenteisentos de bactérias ou estéreis deve serimplementado, de acordo com as instruçõ-es do fabricante, utilizando para tal proce-dimentos validados que sejam reprodutí-veis e que assegurem que a saúde dos pa-cientes, dos utilizadores ou terceiros nãoseja colocada em risco...

Miele – Há décadas na vanguarda do desenvolvimentode máquinas de lavar e desinfectar para a área clinica e consultório medico.

Page 6: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

6

Cada vez estamos mais conscientes dacrescente exigência quanto a um processode lavagem adequado. Assim, nos últimosanos o processo Vario TD tem sofrido mel-horamentos, como por exemplo o aumentoda temperatura de lavagem para 55ºC e oaumento do tempo de contacto para 5 mi-nutos. Uma outra alteração foi introduzidacom a recomendação da utilização de águadesmineralizada na fase de lavagem.Mesmo assim, surgiam pontualmenteresultados de lavagem questionáveis.

Frequentemente os processos de lavagematingem o seu limite de eficiência, quandoos instrumentos após longos períodos deespera entre a utilização e o re-processa-mento, finalmente são processados. Exem-plo disto são os instrumentos utilizados nodia anterior ou provenientes dos blocos deurgências após o fim de semana, sendoassim processados só após 24 ou 48 horas.

Também a utilização de anti-sépticos nosblocos operatórios tem sido por vezes acausa de resultados de lavagem insatisfa-tórios. Nos instrumentos de cauterização ecoagulação de alta frequência, já há anosque existe a recomendação de estes seremtratados após a sua utilização, ainda nobloco operatório, com uma solução deperóxido de hidrogénio. Estas condicionantes dificilmente estan-dardizáveis, quer no pré-tratamento, quernas fases seguintes foram o ponto de parti-da para a definição de um novo processode lavagem. Este novo procedimento vemno sentido de desenvolver parâmetrosestandardizados para a eliminação da ne-cessidade de qualquer pré-tratamento dosinstrumentos e de todas as manipulaçõesde lavagem.

Processamento de instrumentos em áreas de alto risco

Oxivario é o novo processo da Miele sobreo qual foram requisitadas patentes. Pro-porciona significativa melhoria de qualida-de da lavagem alcalina, e é particularmen-te destinada a instrumentos cirúrgicossobre os quais os procedimentos de lava-gem existentes não são satisfatórios. Estáparticularmente adaptado para instrumen-tos referenciados nas recomendações RKIcomo sendo dispositivos médicos críticos,os quais requerem elevados padrões de re-moção de proteínas.

Este processo está também recomendadocomo um método de prevenção da difusãoiatrogénica da vCJD, de acordo com as re-comendações do Robert Koch Institute daAlemanha.Com o novo processo Oxivario podemosesperar alcançar a destruição química daproteína do preão, estando as investigaçõ-es ainda em curso.

9390

80

70

40

6053

T (°C)

DOS Rg

DOS PER

DOS Neutr.

5'

93-5'

DOS Rg

3'

Pré-

lava

gem

Lava

gem

Lava

gem

e

oxid

ação

Neu

tral

izaç

ão

Enx

agua

gem

inte

rméd

ia

Des

infe

cção

Seca

gem

Tempo

Com a introdução o processo Vario TD em 1994, a Miele definiunovos padrões na eficiência e performance dos procedimentosde lavagem baseados em equipamentos automáticos com desin-fecção térmica – e hoje faz o mesmo com o sistema Oxivario.

Page 7: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

7

O que há de novo no processo Oxivario?Utiliza o actual programa Vario ao qual éadicionada um passo durante o qual éinjectado péroxido de hidrogénio numambiente com a alcalinidade média aproxi-mada de pH 11.Este processo de oxidação desintegra edestroi quaisquer proteínas ainda existen-tes nos instrumentos, que não tenham sidoremovidas pelo processo de lavagem atéentão.

Como exemplo a utilização deste processoem fibrina, a qual forma uma teia de fibrasentrelaçadas provocando que o sanguecoagulado adira ao instrumento, resulta nadesintegração da estrutura entrelaçada dopolímero incrementando a solubilidade naágua.

Oxivario – Define novos padrõesno re-processamento de instrumentos

Manchas de resíduos visíveis a olho nu,durante testes realizados utilizando fibrinasintética, são total e seguramente removi-das pelo processo Oxivario, como ilustra-do pelo objecto de teste na imagem supe-rior. Analises químicas á proteína e espect-roscopia de infra vermelhos confirmamtambém a ausência de proteínas.

A excelente qualidade da lavagem é simi-lar aos níveis conseguidos com a utilizaçãode detergentes contendo cloro activo,estando a principal diferença nos níveis dealcalinidade que são muitíssimo maisbaixos e onde as libertações de cloro nãoocorrem, tornando esta abordagemapropriada para a lavagem de instrumentosminimamente invasivos, incluindo fibrasópticas.Excepção: Este método não é apropriadopara o tratamento de instrumentos fabrica-dos com titânio ou ligas de alumínio.

Um novo e importante marco naOptimização dos resultados de lavagem Oxivario.

Page 8: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

8

As proteínas agregadas aos instrumentoscirúrgicos como por exemplo o sanguecoagulado é um problema de lavagem fre-quentemente abordado, e que é causadopela fixação da sujidade, provocada pelosprodutos de desinfecção. Para testes com-parativos, parafusos M6 de aço inox foramcontaminados com sangue de carneiro he-parinizado que foi posteriormente reactiva-do pela adição de sulfato de protamina.Depois de secos foram mergulhados numasolução de glutaraldeido e secos de novo,isto antes de serem colocados em cestosde rede metálica e processados numa lava-dora-desinfectadora utilizando um progra-ma normal e respectivamente um progra-ma Oxivario. Os efeitos da oxidação sobreos resíduos são mesmo á vista desarmada,notórios e absolutamente convincentes.

Resultados de lavagem optimizados

No passado utilizaram-se esporos de bacil-lus sublilis como marcadores em amostrasde testes de sujidade para verificação daqualidade de limpeza. Os parafusos foramcontaminados com sangue de carneiro re-activado e misturado com bacillus sublilis(>10 exp. 7 por parafuso), e depois desecarem, processados usando um programanormal e respectivamente o programaOxivário.Posteriormente os parafusos foram incuba-dos conjuntamente com uma solução nu-triente. Após um período de 24 horas a so-lução dos parafusos processados no pro-grama normal encontravam-sedistintamente turva. A solução dos parafu-sos processados no programa Oxivario en-contrava-se límpida. Esta é uma indicaçãoclara que o elevado nível de esgotamentorequerido para a sujidade e para os espo-ros foi conseguida pelo programaOxivario.

Exemplos de simulações

Depois dalavagem

numprogramastandard

Depois dalavagem

com oprograma Oxivario

Page 9: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

9

Instrumentos cirúrgicos sujeitos a umagrande quantidade de sangue, que ficarama secar, devido ao longo tempo de esperaantes de serem processados ficam perfei-tamente limpos. Não há resíduos de suji-dade visivelmente detectável e o métodoanalítico modificado de detecção de proteí-na OPA tão pouco produziu leituras positi-vas. As partes moveis dos instrumentos fi-caram ligeiramente presas, já que não seencontravam vestígios de matéria orgânicaalguma para ”lubrificar” as articulações.Este efeito jamais havia ocorrido anterior-mente após a lavagem mecânica e demos-tra a profundidade do efeito. É um resultadopositivo, que exige a aplicação pontual deum lubrificante, após o processamento.

Instrumentos de cauterização de alta fre-quência que estiveram em contacto comsangue e tecidos , e que ficaram muito en-crostados com resíduos orgânicos desna-turados devido ao aquecimento deveriam, deacordo com a recomendação de pré trata-mento dos instrumentos, ser mergulhadosnuma solução de péroxido de hidrogénio a3% antes de saírem do serviço. Contudoisto nem sempre resolve o problema. Asilustrações acima mostram á lupa, fórcepsde coagulação que foram processados sempré-tratamento algum.A figura superior antes do processamentoe a figura inferior mostra resultados satis-fatórios após o processamento utilizando oprocesso Oxivario.

Exemplos da prática

Antes dalavagem

com oprograma Oxivario

Depois dalavagem

com oprogramaOxivario

Teste de comparação da qualidade de lavagem

Page 10: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

O re-processamento mecânico de instrumental cirúrgiconuma lavadora-desinfectadora Mielegarante a máxima segurança, perfeita performance e excelente economia

Equipamentos para grandes hospitais e clinicas

G 7827/G 7828 Lavadora- desinfectadora• G 7827: Modelo de instalação livre de

carga frontal com uma porta automáticade deslocamento vertical

• G 7828: Modelo de instalação livre decarga frontal com duas portas automáticasde deslocamento vertical, bloqueadascom fecho eléctrico, para separação dezona descontaminada/contaminada embarreira sanitária

• Uma única câmara para lavagem,desinfecção e secagem

• Enorme capacidade de carga: 15 cestosnormalizados em malha de aço inoxpor lavagem

• Comando electrónico Profitronic deprogramação livre com guia ao utilizadorpara fácil operação

• 64 memórias programa, 20 programasfixos e 44 memórias programa livres

• Dimensões externas (com sapata defixação, lavadora-desinfectadora, unidadede secagem e condensador de vapor)A 2440, L 1150, P 870 mm

• Sistema de carga modular deslizante• Ligação para sistema de alimentação

automático de carga e descarga Dürraplicável na G 7828

• Modelo com programa Oxivario de série,não inclui sistema de dosagem (opção)

• Conjunto Oxivario disponível parareconversão de equipamentos anteriores

G 7825/G 7826Lavadora- desinfectadora• G 7825: Modelo de instalação livre de

carga frontal com uma porta de aberturamanual basculante

• G 7826: Modelo de instalação livre decarga frontal com duas portas de abertu-ra manual de deslocamento horizontal,bloqueadas com fecho eléctrico, paraseparação de zona descontaminada/contaminada em barreira sanitária

• Uma única câmara para lavagem,desinfecção e secagem

• Grande capacidade de carga: 8 a 10cestos normalizados em malha de açoinox por lavagem

10

• Comando electrónico Profitronic deprogramação livre com guia ao utilizadorpara fácil operação

• 64 memórias programa, 20 programasfixos e 44 memórias programa livres

• Dimensões externas A 2595, L 900, P 750 mm

• Sistema de carga modular deslizante• Modelo com programa Oxivario de série,

não inclui sistema de dosagem (opção)• Conjunto Oxivario disponível para

reconversão de equipamentos anteriores

Page 11: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

Equipamentos para pequenas e médias clinicas e hospitais

G 7823/G 7824 Lavadora- desinfectadora• G 7823: Modelo de instalação livre de

carga frontal com uma porta de aberturamanual basculante

• G 7824: Modelo de instalação livre decarga frontal com duas portas de abertu-ra manual de deslocamento horizontal,bloqueadas com fecho eléctrico, paraseparação de zona descontaminada/con-taminada em barreira sanitária

• Uma única câmara para lavagem,desinfecção e secagem

• Capacidade de carga: 8 cestosnormalizados em malha de aço inoxpor lavagem

• Comando electrónico Profitronic deprogramação livre com guia ao utilizadorpara fácil operação

• 64 memórias programa, 20 programasfixos e 44 memórias programa livres

• Dimensões externas (com sapata defixação, lavadora-desinfectadora, unidadede secagem e condensador de vapor)A 2118, L 900, P 770 mm

Equipamentos flexíveisPara re-processamento de instrumentos centralizado e descentralizado

11

• Sistema de carga modular deslizante• Modelo com programa Oxivario de série,

não inclui sistema de dosagem (opção)• Conjunto Oxivario disponível para

reconversão de equipamentos anteriores

G 7836 CD Lavadora- desinfectadora• Modelo de instalação livre de carga

frontal com uma porta de aberturamanual basculante

• Capacidade de carga: 7 cestosnormalizados em malha de aço inoxpor lavagem

• Comando electrónico Profitronic deprogramação livre com guia ao utilizadorpara fácil operação

• 64 memórias programa, 20 programasfixos e 44 memórias programa livres

• Dimensões externas A 1175, L 900, P 770 mm

• Sistema de carga modular deslizante• Modelo com programa Oxivario de série,

não inclui sistema de dosagem (opção)• Conjunto Oxivario disponível para

reconversão de equipamentos anteriores

Page 12: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

12

Sistema inovador: OxivarioA implementação técnica

Inovadora colaboração com peritos:O nosso conhecimento e assistência asseguram o Seu sucesso

Um sistema seguro:O contentor onde o péroxido de hidrogénioé fornecido foi especialmente concebidopara assegurar a sua segurança, quandomanipula este químico.

• Tampa de vedação ventilada á prova degotejamento

• Os contentores ficam totalmenteesvaziados

• É impossível a penetração de partículasexternas e o contacto com a solução deH2O2 (o risco de deflagração é evitado).

• Uma ligação segura do contentor desegurança com o adaptador especialprevine o uso não intencional de agentesquímicos incorrectos

Oxivario Ecolab SekumaticContentor de segurança Victory de 2.8 litros comadaptador especial “clique e seguro”.

Oxivario Dr. Weigert neodisherContentor de 5.0 litros com tampa de segurança

Miele e Dois parceiros fortes

Oxivario Dr. Weigert neodisher• Contentor de 5.0 litros com tampa de

segurança.Características• Um sistema simples para conectar o

contentor de segurança do péroxido dehidrogénio ao tubo de alimentação damáquinaA tampa injectora de segurança é forne-cida pela Dr. Weigert e deve ser enco-mendada com o primeiro contentor desolução de péroxido de hidrogénio.

Montagem técnica• A montagem do sistema de injecção na

lavadora-desinfectadora deve ser realiza-da por um técnico especialista do ServiçoTécnico da Miele ou Dr. Weigert

Contactos: A Mendes da Silva, Lda.Praça Viscondessa dos Olivais, 5-71800-279 LisboaTlf.: 218 538 448 // Fax.: 218 538 [email protected]

Oxivario Ecolab Sekumatic• Contentor de segurança Victory de

2.8 litrosCaracterísticas• Um sistema simples para conectar o

contentor de segurança do péroxido dehidrogénio ao tubo de alimentação damáquinaA tampa injectora de segurança é forne-cida pela Ecolab e deve ser encomenda-da com o primeiro contentor de soluçãode péroxido de hidrogénio.

Montagem técnica• A montagem do sistema de injecção na

lavadora-desinfectadora deve ser realiza-da por um técnico especialista do ServiçoTécnico da Miele ou Ecolab.

Contactos: Ecolab Gmbh & Co. OHGPostfach 130406D-40554 DüsseldorfAlemanha

Telefone: 0049 211 9893 0Fax: 0049 211 9893 302www.ecolab.com

Page 13: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

13

Miele – Valoracrescentado!

A Miele é detentora de décadas de experiên-cia no desenvolvimento de sistemas para alavagem e desinfecção de instrumentos deutilização hospitalar e cirúrgica. Uma inves-tigação intensiva baseada na aplicação práti-ca em estreita colaboração com especialistasem higiene, fabricantes de instrumentos eutilizadores finais fizeram da Miele o líderde mercado e da inovação nesta área. AMiele oferece aos seus clientes sistemasdedicados e soluções de higiene eficientespara uma vasta gama de aplicações, incluin-do anestesiologia e cirurgia minimamenteinvasiva. O profundo conhecimento destesprocessos atribuído á Miele, é tambémreflectido pelas numerosas contribuições eparticipação em investigações essenciaisnesta área e pelo papel preponderantedesempenhado pela Miele nos comitésnacionais e internacionais de normalização.

Conhecimento técnico –Valor acrescentado

As lavadoras-desinfectadoras Miele sãodesenvolvidas e produzidas em rigorosocumprimento e aplicação das exigentesnormas do Sistema de Garantia daQualidade DIN EN ISO 9001 e DIN ENISO 13458.Todos os modelos estãocertificados como dispositivos médicos(CE 0366)

Qualidade –Valor acrescentado

A Miele oferece um serviço de assistência,em estreita ligação com as necessidadesdos serviços médicos. Uma equipaaltamente competente de consultores dedispositivos médicos está preparada paraaplicar todos os seus conhecimentos eexperiência na resolução dos problemas,aconselhamento e formação dos utilizado-res. O contacto com esta equipa de apoioatravés dos centros de assistência Mielegarante um rápido processamento dospedidos e pronta assistência quando aajuda é necessária.Todos os serviços de manutenção periódicaou contratos de assistência asseguram quequebras nos tempos de produção sejamminimizados, e asseguram-lhe confiança etranquilidade suplementares.

Assistência –Valor acrescentado

Page 14: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

Procedimentos profissionaisasseguram a satisfação dos Utilizadores

Na sequência experimental antes da suaintrodução no mercado, o processoOxivario foi intensivamente avaliado porum grande numero de utilizadoresespecialistas. Estes confirmaram quepara além dos instrumentos de altafrequência fortemente encrostados,também cavilhas flexíveis da medula einstrumentos de fixação de cavilhas parafémur proximal, que normalmentecontêm matéria óssea agregada, podemser perfeitamente lavados sem recorrer aqualquer tratamento prévio.De acordo com os directores de SCE, oligeiro aumento de duração do programaOxivario era mais do que compensadopelo tempo poupado nas operaçõesmanuais necessárias, quer antes querdepois de uma lavagem em processosnormais.A alta qualidade dos resultados delavagem asseguram uma perfeita esterili-zação subsequente e assim a segurançados pacientes.

Ulla GeibelHospital Universitário de Heidelberg –Directora do SCE“A remoção de matéria orgânica deinstrumentos utilizados em trauma bemcomo de cirurgia de alta frequência, pelosresultados de lavagem extremamentebons, foram deveras surpreendentes.Instrumentos com medula óssea e restosde osso, bem como forceps de coagulaçãonão necessitaram de nenhum pré-trata-mento ou lavagem subsequente.”

Nikolaus SommerHospital DistritalSt. Elisabeth, Grevenbroich – Director doSCE e Bloco Operatório“As vantagens do Oxivario:• Resultados de lavagem extremamente

bons• São desnecessárias subsequentes lava-

gens manuais• O pré-tratamento é eliminado• Poupança de tempoEstou perfeitamente convencido que aqualidade de lavagem atingida tem umefeito marcante no resultado final daesterilização, nós iremos reconvertervários equipamentos para o processoOxivario por forma a assegurar-mos asegurança dos nossos pacientes. “

Experiência práticaUtilizadores satisfeitos confirmam a eficácia do Oxivario.

14

Page 15: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

Qualidade e competência na técnicada lavagem e desinfecção

O processo Oxivario, sobre o qual estápendente um pedido de patente Miele,definiu um novo marco no desenvolvi-mento da lavagem e desinfecção. Aoptimização e quantificação da performan-ce foi levada a cabo nos nossoslaboratórios e confirmada por ensaios con-duzidos pelo SMP Gmbh em Tübingen.Pinças de agulha foram contaminadas noseixos com sangue radioactivado (Tecnecio99m combinado com macro albuminas).Os instrumentos foram então avaliadosutilizando uma câmara de raios gama. Osrequisitos para considerar uma lavagembem sucedida era obter resultadosinferiores a 5 contagens/seg. por instru-mento. As medições foram realizadasantes e após a lavagem usando o processoOxivario. Em ambas as operações o programa foiexecutado com e sem a adição de péroxidode hidrogénio e em ambos os casos sem afase de desinfecção.

Sem a utilização de péroxido de hidrogéniomais de 5% dos instrumentos apresentavamníveis de contaminação residual superiorao valor máximo aceitável de 5 contagens/seg. Com péroxido, i.e. usando o actualprocesso Oxivario, todos os instrumentosficaram abaixo do valor máximo de conta-gem aceitável. Apenas no caso de 99%dos instrumentos estarem “realmentelimpos” é apropriado considerar queestamos a prevenir a vCJD, de acordo comas recomendações do Robert Koch Institute.Outros testes estão agora a ser realizadospor prestigiados institutos para verificaçãoda eficiência de inactivação dos priões.

15

Page 16: Um marco histórico no tratamento de Instrumental Cirúrgico · de Instrumental Cirúrgico. 2 Lavagem de instrumentos Durante muitos anos a lavagem de instru-mentos cirúrgicos, tem

© Miele & Cie. KG, Gütersloh / M.-Nr. 6 553 830 / Salvo modificaciones (22-D) / BÖ 0188 /2/05

MIELE PORTUGUESA, LDA.

Sede, Salão de exposição,Assistência técnica e ArmazémAv. do Forte, 52795 - 504 Carnaxide

Telefones:Geral 21 4248 100Fax 21 4248 109Serviços Comerciais 21 4248 410Divisão Industrial 21 4248 424Divisão de Cozinhas 21 4248 430Assistência técnica 21 4248 310Peças e acessórios 21 42 48 371Apoio ao Cliente 21 4248 391

Filial do PortoSalão de exposição eAssistência TécnicaRua do Pinheiro Manso, 4314100-413 Porto

Tel. 22 610 25 16Fax 22 610 30 06

Filial de FaroSalão de exposição eAssistência TécnicaUrbanização de São Luís, Lt. B2, Loja 28000-333 Faro

Tel. 289 823 773Fax. 289 813 784

Assistência técnica:808 200 687

Gabinete de apoio ao cliente:808 200 688

Fábricas Miele:Gütersloh/Alemanha Federal

[email protected]