"Um Sonho Real"

16
Pag. 11 Ariquemes - Rondônia 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 Edição 52 - Ano II - R$ 2,50 "Um sonho real" A emoção toma conta das famílias beneficiadas com casas populares em Ariquemes Madeiras que seriam descartadas se transformaram no sonho da casa própria para 14 famílias. O prefeito de Ariquemes, José Marcio Londe Raposo (DEM) e o governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura (PMDB) participaram da solenidade de entrega dos imóveis. “Sabemos da importância deste ato, de entregar uma mo- radia digna para pessoas que viviam em situa- ção de risco. O nosso desafio é continuar cons- truindo casas populares”, avalia o prefeito. “Com o Plano Futuro, que começa a ser colo- cado em prática no ano que vem, uma das prioridades será a construção de casas popu- lares para todos os municípios de Rondônia”, explica. Outras 24 casas populares estão sendo cons- truídas para beneficiar famílias em situação de risco de Ariquemes. Para conseguir um dos imóveis é necessário estar cadastrado na Se- cretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que avalia o perfil da família e defi- ne quais serão beneficiadas, através de crité- rios técnicos. TJ decidirá sobre a prisão de Valter Araújo Distribuidora Coimbra aparece em escutas telefônicas como depósito de dinheiro do presidente da ALE, que continua preso. ACIA assume decoração natalina em Ariquemes Pag. 06 Pags. 04 e 05

description

edicao 52 jornal nossa folha

Transcript of "Um Sonho Real"

Page 1: "Um Sonho Real"

Pag. 11

Ariquemes - Rondônia28 de novembro a 04 de dezembro de 2011Edição 52 - Ano II - R$ 2,50

"Um sonho real"A emoção toma conta das famílias bene� ciadas com casas populares em Ariquemes

Madeiras que seriam descartadas se transformaram no sonho da casa própria para 14 famílias.O prefeito de Ariquemes, José Marcio Londe Raposo (DEM) e o governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura (PMDB) participaram da solenidade de entrega dos imóveis. “Sabemos da importância deste ato, de entregar uma mo-radia digna para pessoas que viviam em situa-ção de risco. O nosso desafi o é continuar cons-truindo casas populares”, avalia o prefeito. “Com o Plano Futuro, que começa a ser colo-cado em prática no ano que vem, uma das prioridades será a construção de casas popu-lares para todos os municípios de Rondônia”, explica.Outras 24 casas populares estão sendo cons-truídas para benefi ciar famílias em situação de risco de Ariquemes. Para conseguir um dos imóveis é necessário estar cadastrado na Se-cretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que avalia o perfi l da família e defi -ne quais serão benefi ciadas, através de crité-rios técnicos.

TJ decidirá sobre a prisão de Valter AraújoDistribuidora Coimbra aparece em escutas telefônicas como depósito de dinheiro do presidente da ALE, que continua preso.

ACIA assume decoração

natalina em Ariquemes

Pag. 06

Pags. 04 e 05

Page 2: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 51 - Ano IIAriquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II 152

Editorial Direto da Redação Paulo Morais

Isso sim é que é trabalho...Na semana passada tive a “grata” chance de assistir a entrevista do nobre vereador João Leite (PP) ao programa Bronca da Pesada, Canal 35. Interessante. Um projeto que o nobre edil vem desenvolvendo já pela quarta vez me chamou a atenção - A contagem das lâmpadas queimadas nos postes de Ariquemes. É, você não leu errado não. O vereador passa as noites rondando os bairros fazendo um levantamento das lâmpadas queimadas. Pro cê vê.

Continuando...Eu sou telespectador assíduo do Bronca da Pesada, e juro pra vocês, não perdi um programa desde a entrevista com João Leite. Quero ver quem é o vereador que vai realizar o trabalho de contagem dos buracos.

PolêmicoRespeito muito o nobre vereador João Leite. Um cidadão que já está no seu quarto mandato no Legislativo municipal tem os seus simpatizantes. Polêmico ou falastrão? Não sei. Só sei que o ano de 2011 está indo e infelizmente nós mais ouvimos do que vimos alguma coisa de concreto. Quero mais uma vez, deixar as páginas deste noticioso à disposição do vereador para que apresente seus trabalhos (concluídos) aos seus eleitores e principalmente à população.

Associações na miraInformações de fonte segura dão conta que está prestes a vir à tona uma investigação do MPF sobre o envio de Emendas do Legislativo Municipal e Estadual à Associações Benefi centes ligadas aos próprios vereadores e deputados. Emendas cruzadas foram descobertas. É aquele tipo: “Eu mando verba para sua Associação e você manda para a minha, para não dar muito na telha”. Um levantamento paralelo está sendo feito por nós também, e muita coisa já apareceu.

Escancaradas em Ariquemes...Tem vereador(a) que não faz questão nenhuma de esconder as irregularidades. A Associação “funciona” no endereço residencial do(a) mesmo(a) e é gerenciada pelos familiares. Anualmente, milhares de reais estão sendo investidos nestas entidades sem a mínima condição de prestar algum serviço de qualidade à população. Estamos em busca do relatório fi nanceiro delas.

Seremos nós ou o MPF quem dará nome aso bois em breve?

EducaçãoOpinião

Por Lair [email protected]

Destak!!!

Paty Pop - A patricinha!!!

Se desenvolver projetos é desafi ador, requer tempo ex-

tra e muita dedicação, as professoras Estelita Moreira Bra-

ga e Izabete Batista do Nascimento foram multimídia. Elas

desempenharam como ninguém a proposta de levar a lite-

ratura, a dança, música, teatro, poemas para a população,

ampliando os conhecimentos nas mais variadas manifes-

tações culturais, resgatando a cultura literária e o moder-

nismo no Brasil tão esquecidos nos dias atuais.

Os alunos através desse projeto tiveram a oportunida-

de de fazer uma viagem no tempo e aprender dentro de

várias apresentações as riquezas da humanidade envol-

vendo-se cada qual naquilo que mais os fascina artistica-

mente.Os estudantes do 3º ano A, E e F entraram de corpo e

alma no resgate a sensibilidade de grandes mestres da

arte cantada,declamada,interpretada,e deram nome ao

projeto perfeito dessas sublimes professoras e idealizado-

ras do “RELÍQUIAS VIVAS”.

Parabéns mesmo! É para pessoas assim que o mundo

inteiro dá uma salva de palmas.

Projeto Relíquias Vivas

As eleições do ano que vem estão próximas e com elas a ver-dadeira Corrida Maluca está prestes a começar. Candidatos de vários modelos e estilos, vão de Penélope Charmosa a Dick Viga-rista. Tem até o Rabugento. Onde se passa ouve-se falar de um candidato, tem pra todo gosto.

Mas por quê esta ânsia de ser um vereador, ou um prefeito? Simplesmente para ter um título de tal?

O jogo político é muito lindo e ao mesmo tempo podre. Candi-datos sem trabalho algum prestado à comunidade querem a qual-quer custo uma vaguinha, nem que seja de vereador. E então. Quem sou eu, de onde eu vim, o que eu fi z, o que eu faço, e fi nal-mente e talvez mais importante, o que eu posso fazer para melho-rar a vida dos cidadãos de minha cidade? Estas devem ser as per-guntas que os mesmos tem que se fazer antes de colocar o seu nome à disposição do povo para ser o representante dele em um cargo público.

E os que já estiveram lá e não fi zeram nada? Pelo amor de Deus, pede pra sair. Suma no mundo e não apareça mais por aqui. Você brincou com a cara do povo, fez ele acreditar que você resol-veria, ou pelo menos tentaria resolver o problema dele. Se passa-ram quatro anos. Rapidinho né. Lá vai você novamente, prometer mundos e fundos dizendo que quatro anos não foram sufi cientes para fazer, se não tudo que prometeu, pelo menos uma das pro-messas, e que se - “Você que está me assistindo agora me der o seu voto de confi ança eu serei o seu representante e prometo...blá, blá, blá. Maldito horário político. O seu crédito acabou meu no-bre.

Temos bons exemplos de vereadores, prefeitos, deputados que fi zeram muita coisa pela população, e é esta mesma que vai fazer justiça no próximo embate eleitoral, tirando de campo os per-sonagens citados no início deste texto. A Penélope Charmosa: É lindinha mas nunca acerta. Não tem capacidade nenhuma para vencer uma corrida (fazer um bom trabalho). O Dick Vigarista: É capaz de tudo para conseguir vencer. Trapaceia, rouba, extorque e é sempre atrapalhado pelo seu fi el assessor, o Rabugento.

Teremos bons candidatos nesta corrida? Sim teremos. Até mesmo entre os que já estão correndo tem muita gente pronta pra vencer. Basta nós fi carmos de olho se aquelas perguntas feitas lá no meio do texto foram respondidas com sinceridade e seriedade.

Seis meses após o veto da presidente Dilma Rousseff ao chamado "kit gay", proposto pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, o político volta à carga com proposta de uma nova versão do material, que seria distribuído a estu-dantes do ensino público.

A nova versão incluiria, se-gundo o deputado Jair Bolso-naro, cota de professores gays no ensino público na ten-tativa de combater o precon-ceito contra homossexuais nas escolas. Além disso, se-riam distribuídos cartilhas, car-tazes e vídeos para 6.000 es-colas do ensino médio, sem que a Câmara dos Deputados fosse chamada ao debate so-bre a pertinência do material.

In Foco

Haddad confronta Dilma com proposta de novo "kit gay"

Nossa Folha Publicações LtdaCNPJ - 06.934.246/0001-17

Rua Rio Negro, 4612 - Jd das PalmeirasAriquemes - Rondônia

DIREÇÃO GERALJosé Olavo Subtil de Oliveira

Paulo Roberto de Freitas Morais

Artigos e Colunas são de responsabilidade de quem os as-sina e não representam nescessariamente a opinião do jornal

[email protected]@jornalnossafolha.com

[email protected]

Distribuido semanalmente em - Porto Velho, Ariquemes, Alto Paraíso, Cujubim, Monte Negro, Buritis, Machadinho D´Oeste, Cacaulândia, Rio Crespo, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Caco-al, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena

69 3536-3854

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Ariquemes CEEJAAR, idealizou este ano um projeto importantíssimo pra socieda-de. Dentro do PROFIPES Projeto de incentivo a pesquisas escolares.

Os alunos do ensino fundamental desenvolveram o, ANALIZANDO A VIDA MATEMÁTICAMENTE. Tendo o comércio gastronômico como foco da pesquisa, é um repensar sobre o que comemos e bebemos. A pesquisa teve campo dentro de mercados, feiras livres, bancos de ali-mentos, restaurantes de comida populares etc.

Os alunos desenvolveram receitas de sucos exóticos e comidas di-ferenciadas até então desconhecidas pela sociedade, ajudando assim na política de desenvolvimento da cidadania socializando com ações sérias uma forma de se alimentar melhor com mais sabedoria e preço acessível.

E com essa viagem pra dentro de nós mesmos, faz se necessário repensar sobre algumas atitudes gastronômica que tomamos em nos-sas vidas. E no uso da matemática as tabelas de peso e altura, medi-das e proporções de nossos corpos,

Números, porcentagem e equações, enquanto que na linguagem Portuguesa temos a escrita de textos instrucionais (coletânea de recei-tas alternativas), na Educação Física, a importância da prática de exer-cícios. Só temos que agradecer os coordenadores destes e de outros projetos de suma importância pra nossa qualidade de vida.e os alunos que embasaram a pesquisa. Parabéns!

Pesquisa vai melhorar a vida dos ariquemenses

Em destaque temos as idealizadoras do Projeto Relíquias Vivas Estelita Moreira Braga e Izabete Batista do Nascimento. ▼

Segundo a vice-diretora do CEEJAAR Francismar dos Santos ,os projetos da Profi -pes é uma proposta interdici-plinar que através de condi-ções e situações de aprendi-zagem contribuam efetiva-mente para o desenvolvimento da autonomia e cratividade dos alunos .E através de pes-quisas eles se inter-relacio-nam com pluralidade as infor-macoes da atualidade.

Alguns dos alunos do CEE-JAAR fazendo pesquisa em supermercado da cidade, para o projeto “Analisando a Vida Matematicamente”.

Na foto acima temos a representante do Se-duc Iracema Pereira, a professora Luzia Sa-bará, a vice-diretora Francismar dos Santos e a professora Roseli Faccin, algumas das co-ordenadoras do projeto.

A Penélope, o Dick Vigarista e o Rabugento

O deputado estadual Saulo Moreira da Silva, o Saulo da Renascer (PDT) foi fi lmado pela Polícia Federal recebendo uma caixa cheia de dinheiro do suposto esquema criminoso que agia dentro do Governo do Estado e que foi desbaratado pela Polícia Federal, por meio da Operação Termópilas.

Charge

A casa caiu pra muita gente!

Page 3: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II114Saúde

Má alimentação faz homens do Norte e

Nordeste terem mais câncer de estômago

Câncer no Estômago

O câncer de estômago é o segundo tumor mais frequente entre os homens que vi-

vem nas regiões Norte e Nor-deste do Brasil. Essa incidência é maior do que nas demais regi-ões do país, nas quais o mesmo tumor ocupa a quarta posição entre seus habitantes do sexo masculino.

As informações fazem parte da publicação Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Bra-sil, do Inca (Instituto Nacional do Câncer), divulgada na quin-ta-feira (24).

Em 2012, estima-se que 20.090 pessoas devam ser aco-metidas pela doença em todo o país, destas a grande maioria de homens (12. 670) e o restante de m u l h e r e s ( 7 . 4 2 0 ) . Em todo o Brasil, o n ú m e r o de ca-

sos caiu em relação ao ano pas-sado, assim como sua preva-lência em homens. Em dados do Inca de 2010/2011, a previ-são era de que 21.500 casos, sendo, a época, o terceiro tipo de tumor mais comum nos ho-mens.

Na população masculina brasileira, a doença fica atrás apenas do câncer de próstata (62,54 por 100 mil/hab.), tra-queia, brônquio e pulmão (17,90 por 100 mil/ hab.) e cólon e reto (14, 75 por 100 mil/ hab.).

Já nas regiões Norte (10,67 por 100 mil/hab.) e no Nordeste, (8,99 por 100 mil/hab.), a ocor-rência de câncer de estômago chega à segunda colocação en-

tre os homens por diferen-tes motivos, em ge-

ral socioeco-n ô m i c o s , s e g u n d o e s p e c i a -l i s t a s consulta-dos pelo R7.

"Tumor está relacionado a

água contaminada e comida sem refrigeração"

Divulgação

Page 4: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II4Capa

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 51 - Ano II

Estado13

Operação Anjos do Asfalto

A Polícia Federal e o Ministério Públi-co Federal em Ji--Paraná (RO),

com o apoio da Controlado-ria-Geral da União, desenca-dearam, na sexta-feira (25), a OPERAÇÃO ANJOS DO ASFALTO, com o objetivo de combater um grupo organi-zado atuante no desvio de verbas públicas federais no DNIT RO/AC.

A operação cumpre 27 mandados de busca e apre-ensão, expedidos pela Justi-ça Federal, em oito estados (MG, RO, SP, RJ, MA, PI, AC e DF), envolvendo mais de 160 policiais federais e 20

analistas da Controladoria--Geral da União.

Além de busca e apreen-são, a Justiça Federal deter-minou, também, o imediato afastamento do cargo de cin-co agentes públicos que de-veriam fi scalizar e acompa-nhar a execução da obra de pavimentação asfáltica da BR-429, que liga o município de Presidente Médici a Cos-ta Marques (RO).

Até o momento, estima--se que os recursos públicos federais desviados ultrapas-sem a cifra de trinta milhões de reais.

Após sete meses de in-vestigação, colheram-se só-

lidos indicativos de que a empresa executora da obra utilizou material de baixa qualidade, bem como não tem executado serviços nos termos do contrato, descum-prindo o projeto.

Constatou-se também, que agentes públicos res-ponsáveis pela fi scalização e acompanhamento da execu-ção da obra eram coniventes e omissos em relação às ir-regularidades, mediante pro-messa e recebimento de vantagens indevidas, além de atuarem em conjunto com a empresa executora com o objetivo de driblarem a fi sca-lização de órgãos de contro-

le.Ao longo da investigação

foram colhidos indícios das práticas de diversos crimes - formação de quadrilha, falsi-fi cação de documento públi-co, falsidade ideológica pe-culato, corrupção passiva e ativa.

O nome da OPERAÇÃO ANJOS DO ASFALTO faz uma referência a grupos de

pessoas que atuam Brasil afora prestando socorro a pessoas que sofrem aciden-tes automobilísticos nas ro-dovias do país. Neste con-texto, a denominação da operação diz respeito ao ob-jetivo da investigação que é desarticular um grupo crimi-noso que estava desviando recursos públicos federais que deveriam ser correta-

mente utilizados para a pavi-mentação asfáltica de uma importante rodovia federal, a qual, apesar de ainda se en-contrar em fase de constru-ção, já apresenta sérios pro-blemas estruturais, colocan-do em risco as pessoas que por ali trafegam, em especial a população de vários muni-cípios rondonienses do co-nhecido Vale do Guaporé.

Nova operação da PF apura corrupção no DNIT em Rondônia e AcreDivulgação

Madeiras que seriam des-cartadas se t r a n s f o r m a -

ram no sonho da casa própria para 14 famílias de Ariquemes. Esta é a primeira vez que o mate-rial doado é utilizado em um projeto habitacional do município.

Para a dona de casa Isabete Oliveira de Almei-da a falta de uma renda fi-xa sempre dificultou a compra de uma casa. “Se não fosse a doação, difi-cilmente eu teria condi-ções de comprar a minha casa. O jeito seria conti-

nuar morando de aluguel”, desabafa.

Outra que vai deixar de pagar aluguel é Lucia-na Francisca. Ela também não tem renda fixa e con-segue dinheiro lavando a roupa de vizinhos para sustentar os três filhos, todos menores de 12 anos. “A gente tem uma vida muito sofrida, sem marido e com pouco di-nheiro. Comprar uma ca-sa era algo que a gente nem sonhava, mas agora esse sonho virou realida-de”, explica.

Além da doação das madeiras, recursos do

Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha) foram utilizados. O prefeito de Ariquemes, Jo-sé Marcio Londe Raposo (DEM), e o governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura (PMDB), participa-ram da solenidade de en-trega dos imóveis. “Sabe-mos da importância deste ato, de entregar uma mo-radia digna para pessoas que viviam em situação de risco. O nosso desafio é continuar construindo casas populares”, avalia o prefeito. “Com o Plano Futuro, que começa a ser colocado em prática no

O sonho da casa própria

14 famílias são bene� ciadas em AriquemesDivulgação

Page 5: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 51 - Ano II 5Capa

De Trivela

Ciro MartinsAlexandre Jabá

Pedaladas

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II12Esporte

www.

.com

Um site completíssimo!Acesse agora

BrasileirãoÚltima Rodada, 38ª neste

domingo, dia 04 de Dezembro vai fi car na memória, quem será o grande Campeão Brasileirão, Corinthians, Fluminense ou Vasco, a bolinha na telinha da TV todos vão fi car de olho, meu Deus, de quem será o Gol, cora-ção batendo a 1000 por hora.Às 15hs Horário de Rondônia até as 17hs para saber quem será o Campeão, quais os 5 que vão para libertadores e quem serão os 4 rebaixados para série B de 2012, prepare seu coração.

Copa Glacial/Globo SportAlgumas equipes já carim-

baram o seu Passaporte para próxima fase da competição, confi ra quais são elas: JF Estru-turas, Odonto Arte de Ouro-Pre-to, Solimões de Porto-Velho, Te-re Modas de Alto Paraíso, Gru-po Líder de Alto Paraíso, Coml.

Rondônia, RondoNove/ST 10 e JF B. Ainda resta 8 vagas, a me-tade para fazer o mata-mata. Vale 1 Carro 0 KM.

Copa Máster Líons CanaãGrande jogo entre, Amigos

do Neto X Amota/Yamaha, um confronto de titãs, não da para saber que vai ser o grande Campeão da 5ª Copa Máster de Futebol Societi do Líons Canaã. Amigos do Neto, os peladeiros de todas as quartas e sábado, vão disputar a grande Final do dia 30/11, todos espera um grande jogão de bola, pois o ti-me formado pelos amigos do Neto da Casa Olivetti, conta com jogadores já rodado pelo cenário do futebol, confi ra que são eles: Os Irmãos Telles, Jor-ge Turbay, Sr Hélio, Joãozinho, Celião, Lidío, Mazé, Neto, Tar-zan e Adolfo no Gol , Cesar e Haus.

Ainda conta com o apoio da sua torcida fanática: Marcone, Mateus, Serginho, Moto Taxi, Careca, Zé Galinha, Louro e mais alguns corneteiros. Amota segue em busca do Bi -Campe-onato, com um time muito ex-periente o time conta com apoio de vários atletas de renome: Goleiro Amarildo Vice-Cam-peão do Peladão 2011, Murilão Campeão Profi ssional Rondo-niense pelo Ariquemes 1992 e 1993, Miltinho Preto uma lenda no Futsal de nossa cidade " Co-pa Antarctica Rawel", Brinco muita raça, Maranhão gigante na marcação, Leozinho parece um menino dentro de campo corre muito e Dozinho com um futebol parecido de " Neymar", muito abusado em suas joga-das.

ano que vem, uma das prioridades será a construção de casas populares para todos os municípios de Ron-dônia”, explica.

Outras 24 casas po-pulares estão sendo construídas para bene-f iciar famílias em situa-ção de risco em Arique-

mes. Para conseguir um dos imóveis é ne-cessário estar cadas-trado na secretaria mu-nicipal de Desenvolvi-mento Social (Semdes), que avalia o perfi l da família e define quais serão beneficiadas, através de critérios téc-nicos.

PARCERIAA secretária da Sem-

des, Ângela Candelório Bim, disse que além dos projetos habitacionais pa-ra construção de mora-dias populares, a prefeitu-ra de Ariquemes desen-volve parceria com o go-verno do Estado e a Caixa Econômica Federal para a

construção de 800 imó-veis através do programa Minha Casa Minha Vida, do governo Federal. “Te-mos um déficit habitacio-nal grande em Ariquemes, que começa a ser reduzi-do com projetos bem ela-borados e para 2012 va-mos conseguir atender a muitas famílias”, finaliza.

Vasco x Universidad de Chile (1 x 1) foi um belo jogo de futebol. Mais um, nesta temporada, que o Vasco nos ofereceu.

Como já escrevi aqui, é bonita a forma como o time tem encara-do seus jogos de peito aberto.

A situação de ontem não era simples. O time chileno é ótimo e o desgaste tem sido um adversá-rio a mais para o Vasco.

Ficou evidente, nos primeiros momentos, que a ideia era con-seguir uma vantagem o quanto antes, para poder aplicar ao jogo um ritmo mais contido, mais se-guro.

O gol saiu. Mas a qualidade dos chilenos, combinada aos pro-blemas do Vasco, impediu que o placar fosse, pelo menos, manti-do.

Ficou difícil? Ficou. Principal-mente porque o adversário é muito bom.

E porque as obrigações si-multâneas começam a cobrar seu preço. Felipe e Elton foram vítimas do jogo em São Januário.

Dependendo do que aconte-cer no fi m de semana, no Cam-peonato Brasileiro, talvez chegue a hora de escolher um caminho.

Mas independentemente de como a temporada vascaína ter-minará, uma lição terá sido clara para todos: o importante, no fute-bol, são os troféus.

Ao brigar enquanto puder por dois títulos que oferecem o que o Vasco já tem, o time investe em sua grandeza e no sorriso de seu torcedor.

Se não ganhar nenhum, sen-tirá frustração, sim. Mas passará longe do arrependimento por não ter deixado tudo o que tinha pelo caminho.

Sua torcida dormirá tranqüila.Que sirva de exemplo, para

os dirigentes dos demais times, que ao invés de fi carem arru-mando encrencas entre si ou pior, dirigentes enchendo os pró-prios bolsos, deviriam arrumar suas equipes para fi carem mais competitivas, dando assim opor-tunidade aos seus torcedores, sentirem orgulho de suas equi-pes.

Parabéns Dinamite, você mostrou como dirigir uma equipe grande, com muita responsabili-dade. Quem quiser ter aula grátis vai lá no São Januário!!!

O governador Confúcio Moura relembrou os diá-logos com seu secretariado, na época em que fora prefeito de Ariquemes, para solucionar o problema das famílias que moram em área de risco e daquelas que sonham com a casa própria. Ele informou que o Plano FutuRO traz a proposta de construção de mi-lhares de casas pelo Estado em parcerias com o Pro-grama Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, o Morada Nova Social, com entidades da sociedade civil e prefeituras, e o Casa Arrumada – “programa voltado a melhorar as condições da casa desses ci-dadãos que, embora já tenham casa própria, vivem em moradias muito precárias”.

"Este é mais um marco da Administração Municipal para atender àqueles que

precisam de um local digno de moradia".

"Este é mais um marco da Administração Municipal para atender àqueles que

"Este é mais um marco da Administração Municipal para atender àqueles que

"Este é mais um marco da

Marcio Raposo, prefeito de Ariquemes

“Estou muito emocionada, não consigo me conter, é a realização de um sonho”, disse Maria Zilene Teixeira de Matos ao receber das mãos do prefeito Márcio as

chaves de sua futura residência.

“Estou muito emocionada, não consigo me conter, é a realização de um sonho”, disse Maria Zilene Teixeira de Matos ao receber das mãos do prefeito Márcio as

chaves de sua futura residência.

“Estou muito emocionada, não consigo me conter, é a realização de um sonho”, disse Maria Zilene Teixeira de Matos ao receber das mãos do prefeito Márcio as

chaves de sua futura residência.

A Lição

Page 6: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II6

Fazendo partedo crescimento de

Cujubim

CidadeAriquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 51 - Ano II

Estado11

Continua na Cadeia

Com o compromisso de deco-rar as principais avenidas do mu-nicípio, neste fi nal de ano, a Asso-ciação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) iniciou a insta-lação da iluminação natalina. A previsão é de que o serviço seja concluído antes do dia 2 de de-zembro, quando o projeto será inaugurado ofi cialmente.

Sob a responsabilidade da ACIA, a decoração natalina vai abranger uma área maior do cen-tro comercial de Ariquemes. As avenidas Tancredo Neves, Jamari e Canaã serão iluminadas, além das alamedas do Ipê e Piquiá.

O presidente da ACIA, Jonas Perutti, explica que a decoração natalina será um atrativo turístico para Ariquemes. “Essa deve ser a melhor decoração das avenidas da história de Ariquemes. Quere-mos atrair gente de outros municí-pios para se encantarem com o trabalho que vamos desenvolver em Ariquemes”, avalia.

Mas para que a beleza das lu-zes possa ser observada pela po-pulação, os operários da secreta-ria municipal de Obras (Semob), parceira do projeto, correm contra o tempo para instalar as luminá-rias e os mais de 10 mil metros de mangueiras luminosas adquiridas pela ACIA. “Nós temos muito ser-viço pela frente, mas todo esse esforço será recompensado quando as luzes forem ligadas e a

nossa população puder se encan-tar com a decoração” explica a vi-ce-presidente da ACIA, Deize Sa-lete.

Mais novidadesAlém da decoração das aveni-

das, a ACIA está construindo a Casa do Papai Noel, na Praça da Vitória. Também estão sendo er-

guidos quiosques para comercia-lização do artesanato local.

Outra novidade neste fi nal de ano, para Ariquemes, será a inau-guração da maior árvore de natal de Rondônia, com 50 metros de altura. A estrutura metálica já foi erguida, também na praça da Vi-tória, e nos próximos dias ela de-ve ser iluminada.

Com a maior "Árvore de Natal" do Estado

ACIA assume decoração natalina de AriquemesDivulgação

Plano FutuRO chega ao Cone Sul

O Plano FutuRO de Superação da Pobreza e Erradicação da Extrema Pobreza em Rondônia foi apresentado na tarde de quar-ta-feira (23) aos municípios do Cone Sul do Estado. O município de Vilhena sediou o evento que reuniu lideranças e representantes da comunidade dos sete municípios da região. A apresentação do Plano era aguardada com grande expectativa pelo público que lo-tou o auditório da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (ACIV), demonstrando o intenso interesse dessa região em contri-buir com a proposta de desenvolvimento inclusivo no Estado de Rondônia.

O Cone Sul é a região de Rondônia que apresenta os melhores indicadores sócioe-conômicos do Estado, entre-tanto, de acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, ainda há cerca de 7.200 pessoas em si-tuação de extrema pobreza nos municípios que a compõe, ou seja, com renda mensal in-ferior a R$ 70,00.

“O Futuro é um plano inte-grador e a integração começa pelas secretarias de estado que irão atuar em parceria com os municípios, entidades e so-ciedade civil”, explica Cláudia Moura, secretária de Assistên-cia Social, pasta responsável pela coordenação do Plano.

“A proposta da apresenta-ção do Plano FutuRO em todas as regiões do Estado é para oportunizar aos municípios que apresentem suas demandas e através delas contribuir com desenvolvimento efetivo do Fu-tuRO. O resultado desse con-tato servirá de base para um primeiro diagnostico da situa-ção”, declara Cláudia.

A apresentação em Vilhena contou com a participação do secretário de Estado de Edu-cação, Júlio Olivar, que expôs junto com a secretária Claudia Moura, as características do FutuRO de integração entre as secretarias de Estado e as par-

cerias com prefeituras, iniciati-va privada e entidades, além do papel da Educação nas ações do Plano. Olivar desta-cou a educação profi ssionali-zante e a de tempo integral co-mo os carros chefes das estra-tégias de inclusão de crianças e jovens de famílias pobres e extremamente pobres no ciclo de desenvolvimento do Esta-do.

“O Plano FutuRO é uma ini-ciativa louvável e corajosa do governador Confúcio Moura, que reconhece que um estado que ocupa o 12º lugar de eco-nomia em ascensão, não pode permitir que 20% da população viva em situação de miséria. A região de Vilhena é a que pos-sui o maior índice de desenvol-vimento do Estado, mas temos que reconhecer que muito per-to, aos arredores existe uma população muito pobre e entre eles, indígenas e ribeirinhos”, completa Júlio Olivar.

A secretária de Assistência Social e o secretário de Educa-ção, esclareceram sobre os três pilares do Plano, que con-sistem em garantia de renda, acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva e tecnológi-ca, eixos que serão desenvol-vidos através de criação de no-vos projetos e fortalecimento de outros existentes.

Decom / RO

A liviados. Com esta sensação, os cam-poneses dos assen-tamentos Canaã e

Rota do Sol saíram no fi nal da manhã de quinta-feira (24) da frente do Fórum de Ariquemes, depois de receberem a notícia de que a única ordem de des-pejo contra os integrantes, que pertencem a Liga dos Campo-neses Pobres (LCP), é referen-te ao processo de reintegração que está sendo reformulado a pedido do governador Confúcio Moura (PMDB).

Segundo o representante dos camponeses P Jotta, a infor-mação foi repassada à Liga pela advogada do estado responsá-vel pela ação, Iaf Azamor, depois de uma conversa que ela teve com juiz Danilo Paccini da 3ª Va-ra Cível de Ariquemes. “A advo-gada nos disse que o governa-dor já havia pedido um prazo de 10 meses para rever o processo, que está cheio de falhas, e so-mente depois disso, é que a ne-gociação com o proprietário vai iniciar”, contou P Jotta acrescen-tando que “a garantia que o juiz

deu a ela é que até lá, nenhum policial irá mais até o Assenta-mento”.

Conforme P Jotta, cerca de 126 famílias da Liga ocupam a área há mais de oito anos. As ter-ras estão localizadas cerca de 100 quilômetros de Ariquemes e 40 km de Jaru. Ele disse que a manifestação em frente ao Fó-rum de Ariquemes realizada na manhã de quinta-feira se deve ao fato de que os camponeses foram surpreendidos com a pre-sença do comandante da Polícia Militar de Ji-Paraná, coronel Már-cio Ângelo Pinto, que compare-ceu ao local acompanhado de outros policiais militares do muni-cípio e de Ariquemes.

Ainda conforme ele, na oca-sião, os policiais pediram uma saída pacífi ca do local, mas os ocupantes da área prometeram resistência e foram ameaçados pelo comandante. “Ele disse que se não saíssemos, iria nos tirar qualquer jeito, nem que precisasse chamar a Força Na-cional. Por isso decidimos pedir uma explicação ao juiz”, resu-miu P Jotta.

Governador pede revisão no processo de reintegração

Assentamento Canaã

Jaqueline Alencar

Divulgação

CONCESSÃO DE LICENÇA AMBIENTAL

A EMPRESA LOPES & LOPES LTDA - ME, DE CNPJ. 06.172.220/0001-89, TORNA PUBLICO QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - SEMA, EM 22/11/11, CONCEDEU A LICENÇA AMBIENTAL DE AAS PARA ATIVIDADE DE SONORIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO, LOCALIZADA A RUA

VITÓRIA RÉGIA N. 2205, SETOR 04, ARIQUEMES RO.

STJ decide que Valter Araújo continua preso

A medida liminar conce-dida pela defesa do deputado estadual Valter Araújo (PTB)

não é para sua soltura, mas para que o desembargador Sansão Saldanha, do Tribunal de Justiça de Rondônia decida sobre a ma-nutenção de sua prisão.

Nas explicações, o Tribunal rondoniense deixa claro que não há qualquer ilegalidade na pri-são do deputado e rebate os ar-gumentos de que o crime de for-mação de quadrilha é afi ançá-

Liminar é para TJ decidir sobre prisão

vel. “A explanação acima é mais do que sufi ciente, para demons-trar que não estão sendo feridos nenhuma garantia constitucional do parlamentar. O destaque vai para a previsão do art. 7º da Lei n. 9034/95, no sentido de que em se tratando de organização criminosa qualifi cada pela inten-sa e efetiva participação do agente, “não será concedida li-berdade provisória, com ou sem fi ança”.”.

Ao decidir na noite de sexta--feira (25), a ministra Maria The-

reza de Assis, do STJ concedeu liminar para que Sansão Salda-nha decida o pedido mesmo que a Assembléia Legislativa ainda não tenha decidido pelo relaxa-mento, explicou o advogado de Valter Araújo, Nelson Canedo.

Por outro lado, Sansão Sal-danha determinou a soltura de outros envolvidos no esquema: Edney Pereira dos Santos e Jú-lio César Fernandes Bonache, ambos da empresa Fino Sabor. O MP entendeu que não havia mais necessidades das prisões.

O deputado estadual Valter Araújo (PTB), presidente afastado da Assembleia Legislativa de Ron-dônia, disse, ao delegado da Polícia Federal que tentou interrogá-lo, que só falará em juízo. E recusou a pro-posta de delação premiada. Mesmo assim, o delegado Araquém Tavares Lima, da PF, deixou consignadas as perguntas, que, mesmo sem res-posta, dão uma idéia da extensão

das investigações que resultaram na Operação Termópilas e na prisão de 15 pessoas – entre elas, o próprio Valter.

Nas escutas telefônicas e monitora-mentos de ambientes deputados esta-duais aparecem pedindo “Dim Dim” a Valter Araújo (caso de Ana da 8), o ex--deputado Silvernani Santos fala sobre os métodos de Valter Araújo. Também aparecem gravações relativas à Epifâ-nia Barbosa, presidente regional do PT

e pré-candidata a prefeita de Porto Velho; é citado o nome da Distribui-dora Coimbra como o local onde Val-ter Araújo guardaria dinheiro ilícito; vem à tona um negócio comentado nos bastidores políticos mas não di-vulgado: a cobrança de propina, por Valter Araújo, para liberar o paga-mento de dinheiro referente a impos-to de renda devolvido aos deputa-dos.

Delegado tentou ouvir Valter na PF

Page 7: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 51 - Ano IIAriquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II10 7

O MELHORMÉTODO DEENSINO

3535

4430

FONE

Al. FortalezaSetor 03

CidadeEstado

Alunas da FAEMA lançam II Campanha de pro� laxia de Doenças infecciosas e parasitarias.

Projeto desenvolvido pelos acadêmicos do 2º período do curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, Anna Claudia Pereira Batista, Ildi-mere Bispo da Silva, Jaqueline Mayumi Yamagishi, Noeli Agostini, sob orientação do Docente Profº. Ms. Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti.

É uma doença causada por um arbovirus.

Ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti, o vírus se reproduz no interior do mosquito vetor e se ins-tala no intestino e glândulas salivares. Quando a fêmea contaminada pica um hu-mano, ela injeta uma subs-tância anticoagulante, pro-duzidas por suas glândulas salivares, juntamente com os vírus, ao se alimentar do sangue de uma pessoa do-ente, a fêmea do mosquito se contamina e passa a ser vetor do vírus.

Sintomas:Dor de cabeça, dor no

corpo, dor na região atrás dos alhos, manchas verme-lhas na pele, cansaço e mal-estar, no caso de uma

variedade mais grave, a den-gue hemorrágica, a coagula-ção sanguinea, ocasionando hematomas e hemorragias.

Prevenção:• Eliminar os focos

do mosquito, evitar acúmulo de água em vasos, restos de lixo entre outros, auxilio no combate da propagação do vetor.

Febre AmarelaÉ uma doença infecciosa

causada por um fl avivírus, que ocorre em áreas favorá-veis para a reprodução do

Dengue

mosquito.Transmissão:São dois tipos: a Urba-

na transmitida pelo Aedes aegypti e a Silvestre trans-mitida pelo Haemagogus, não ocorre transmissão de pessoa para outra.

Sintomas:Febre alta, fortes dores

de cabeça, vômitos, pro-blemas no fígado, hemor-ragias e icterícia (pele e olhos fi cam amarelados)

Prevenção:Vacina, combate aos

mosquitos transmissores.

Rondônia Distribuidora disponibiliza caminhão para arrecadação de alimentosAssessoria

Um caminhão e a equi-pe de colaboradores, pas-sarão pelas ruas da cida-de, de casa em casa, onde serão coletadas as doa-ções. É a oportunidade de cada cidadão de ariquemes ajudar fazendo a sua doa-ção de 01 kg de alimento não perecível para a cam-panha Natal Solidário.

Amalec da Costa, orga-nizador do evento, diz que em forma de agradecimen-to a todos que abraçarem e fi zerem as suas doações, receberão cupons para par-ticiparem do sorteio de uma moto Honda Fan 0 km, ofe-recimento da empresa Ron-dônia Distrtibuidora. O sor-teio da moto é presencial,

ou seja, o ganhador preci-sa estar no local do evento para ter direito ao prêmio, que ocorrerá no dia 17 de dezembro no show da Lud-mila Ferber, “Já realizamos outros eventos desta natu-reza e Ariquemes sempre se mostrou uma família uni-da quando o assunto é soli-dariedade, tenho certeza que desta vez não será di-ferente e que haja em nos-sos corações o amor ao próximo, o prazer em aju-dar, em fazer o bem sem olhar a quem”.

Os empresários Geral-do Pinheiro e Adriana San-tos, ratifi cam que o objetivo do projeto é arrecadar o máximo de alimentos não

perecíveis, para fazer um natal sem fome, mais justo e mais feliz para todos ari-quemenses - “Não pode-mos fi car de braços cruza-dos diante da miséria, uns tem muito e outros não tem nem o mínimo, é sensibili-zados com esta realidade que precisamos ajudar, e se hoje podemos ajudar é porque Deus nos deu pri-meiro, é Deus o provedor, e devemos ter essa conciên-cia, ajudar o necessitado, o orfão, a viuva; é aquilo que Deus pede que façamos”.

Toda a arrecadação se-rá destinada as famílias ca-rentes e entidades de Ari-quemes. Solidariedade, es-ta é nossa bandeira.

Campanha Natal Solidário

Confúcio apresenta

Programa de Fortalecimento da Educação ao Ministro HaddadCom o objetivo de melhorar a educação pública no estado, garantir à criança, ao adolescente, ao jovem e ao adulto o direito à informação de qualidade e o acesso às oportunidades profi ssionais, o governador Confúcio Moura entregou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, na tarde de quinta-feira (24), o programa de Fortalecimento da Educação de Rondônia (PFE).

O programa foi uma sugestão da presidente Dilma Rousseff

quando esteve com o go-vernador Confúcio Moura há quatro meses no Palá-cio do Planalto. A presi-dente disse que após a elaboração do PFE pelo governo do estado, ela mesma agendaria a audi-ência com Fernando Ha-

ddad.Dentro das ações do

programa consta: a eleva-ção da qualidade da edu-cação básica, a educação em tempo integral, a edu-cação profi ssional e o for-talecimento da gestão es-colar. Além de projetos e estratégias, o PFE consta também com a previsão de custos relativos às me-tas discutidas com a presi-

dente Dilma.O ministro demonstrou

afi nidade à proposta do governo rondoniense. Confúcio ressaltou que o ministro Haddad demons-trou uma grande simpatia diante dos pleitos apre-sentados. “O ministro dis-se que quer nos ajudar e estou confi ante. Agora va-mos fazer o dever de ca-sa”, concluiu.

Decom / RO

Educação no foco

Uma planta abundan-te em todo o territó-rio nacional é a fonte de inspiração para

artesãos e agricultores de Ari-quemes. Eles transformam o tronco da bananeira em finíssi-mas folhas de papel, que po-dem ganhar várias formas, de-pendendo apenas da criatividade de cada pessoa.

A técnica foi ensinada pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Patrí-cia Cândida da Silva. Ela expli-ca que para fazer o papel do tronco da bananeira, a planta já deve ter produzido seus fru-tos, para que o resultado obte-nha melhor qualidade. “Esse é um artesanato ecologicamente correto, porque estamos ape-nas aproveitando o que seria descartado”, argumenta.

O processo de produção do papel da bananeira também é artesanal. É preciso cozinhar o tronco com produtos químicos, bater no liquidificador, adicio-

nar pigmentos coloridos até que a massa adquira a textura ideal. Em seguida, o conteúdo é espalhado em cima de telas e só depois de seco é que pode

voltar ser manuseado.A principal destinação das

folhas da bananeira é a fabri-cação de caixas de presentes. A artesã Ivonete Schimitz vê na

capacitação uma oportunidade de aumentar a renda da famí-lia. “Nesse final de ano, as pes-soas dão muitos presentes, mas nem sempre encontram

um embrulho adequado. Com as caixas feitas com a folha ba-naneira esse problema está re-solvido”, lembra.

Outra artesã que se surpre-endeu com a técnica de trans-formar o tronco da bananeira em um artesanato requintado é Geisiely Rocha. “Eu vim fazer o curso meio desacreditada, mas depois que vi o resultado e fi-quei de boca aberta. Com a fo-lha da bananeira a gente pode fazer muita coisa”, explica.

A instrutora do Senar lem-bra que a folha da bananeira é apenas o ponto de partida para a fabricação de artesanatos ecologicamente corretos. Ela explica que além das caixas de presentes podem ser feitos portaretratos, álbuns e muitos outros objetos. “O custo para se produzir a matéria-prima deste artesanato é muito baixo e por isso possibilita que o ar-tesão consiga uma boa renda com a venda dos produtos”, fi-naliza.

Bananeira é fonte de artesanatoUma planta abundante em todo o território nacional é a fonte de inspiração para artesãos

Caixas de presentes são produzidas com técnica

Page 8: "Um Sonho Real"

8 nossoestado 1712 nossarondôniaCaderno

Social

Destaque para o ex-BBB Kadu que esteve abrilhantando o Miss e Mister Ariquemes 2012.

◄◄◄

◄◄◄

◄◄◄

◄◄◄

Veja as suas fotosdivulgue o seu evento

Acesse o site mais top da cidade

RONDOFEST.com.br

Posando por aqui a estrovertida Bianca Almeida, esposa do nosso amigo Ivan de Lara. Bianca completou mais um ano de vida na semana passada. Parabéns pra você, nesta data querida...! kkkkk

A beleza e a simpatia da jovem Bianca Domingos foi primordial para a conquista do título de Miss Ariquemes Teen 2012. Vale a pena destacar também o nível das candidatas. A organização está de parabéns!!!

O COMFAAr foi um sucesso!!! Alunos da FAAr deram um show nas apresentações. Parcerias realizadas com a Adhonep e empresários fortaleceram o evento!

◄◄◄

A belíssima Michele Miquelini, dona de um sorriso contagiante foi a grande vencedora do concurso Miss Ariquemes 2012. A categoria principal do evento trouxe belas garotas. O título está muito bem representado!!!Parebéns e um ótimo reinado pra você!!!

A galera curtindo bastante a noitada na Chácara Debowski. Ponto de encontro nas noites de quarta-feira em Ariquemes!!!

Page 9: "Um Sonho Real"

8 nossoestado 1712 nossarondôniaCaderno

Social

Destaque para o ex-BBB Kadu que esteve abrilhantando o Miss e Mister Ariquemes 2012.

◄◄◄

◄◄◄

◄◄◄

◄◄◄

Veja as suas fotosdivulgue o seu evento

Acesse o site mais top da cidade

RONDOFEST.com.br

Posando por aqui a estrovertida Bianca Almeida, esposa do nosso amigo Ivan de Lara. Bianca completou mais um ano de vida na semana passada. Parabéns pra você, nesta data querida...! kkkkk

A beleza e a simpatia da jovem Bianca Domingos foi primordial para a conquista do título de Miss Ariquemes Teen 2012. Vale a pena destacar também o nível das candidatas. A organização está de parabéns!!!

O COMFAAr foi um sucesso!!! Alunos da FAAr deram um show nas apresentações. Parcerias realizadas com a Adhonep e empresários fortaleceram o evento!

◄◄◄

A belíssima Michele Miquelini, dona de um sorriso contagiante foi a grande vencedora do concurso Miss Ariquemes 2012. A categoria principal do evento trouxe belas garotas. O título está muito bem representado!!!Parebéns e um ótimo reinado pra você!!!

A galera curtindo bastante a noitada na Chácara Debowski. Ponto de encontro nas noites de quarta-feira em Ariquemes!!!

Page 10: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 51 - Ano IIAriquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II10 7

O MELHORMÉTODO DEENSINO

3535

4430

FONE

Al. FortalezaSetor 03

CidadeEstado

Alunas da FAEMA lançam II Campanha de pro� laxia de Doenças infecciosas e parasitarias.

Projeto desenvolvido pelos acadêmicos do 2º período do curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, Anna Claudia Pereira Batista, Ildi-mere Bispo da Silva, Jaqueline Mayumi Yamagishi, Noeli Agostini, sob orientação do Docente Profº. Ms. Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti.

É uma doença causada por um arbovirus.

Ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti, o vírus se reproduz no interior do mosquito vetor e se ins-tala no intestino e glândulas salivares. Quando a fêmea contaminada pica um hu-mano, ela injeta uma subs-tância anticoagulante, pro-duzidas por suas glândulas salivares, juntamente com os vírus, ao se alimentar do sangue de uma pessoa do-ente, a fêmea do mosquito se contamina e passa a ser vetor do vírus.

Sintomas:Dor de cabeça, dor no

corpo, dor na região atrás dos alhos, manchas verme-lhas na pele, cansaço e mal-estar, no caso de uma

variedade mais grave, a den-gue hemorrágica, a coagula-ção sanguinea, ocasionando hematomas e hemorragias.

Prevenção:• Eliminar os focos

do mosquito, evitar acúmulo de água em vasos, restos de lixo entre outros, auxilio no combate da propagação do vetor.

Febre AmarelaÉ uma doença infecciosa

causada por um fl avivírus, que ocorre em áreas favorá-veis para a reprodução do

Dengue

mosquito.Transmissão:São dois tipos: a Urba-

na transmitida pelo Aedes aegypti e a Silvestre trans-mitida pelo Haemagogus, não ocorre transmissão de pessoa para outra.

Sintomas:Febre alta, fortes dores

de cabeça, vômitos, pro-blemas no fígado, hemor-ragias e icterícia (pele e olhos fi cam amarelados)

Prevenção:Vacina, combate aos

mosquitos transmissores.

Rondônia Distribuidora disponibiliza caminhão para arrecadação de alimentosAssessoria

Um caminhão e a equi-pe de colaboradores, pas-sarão pelas ruas da cida-de, de casa em casa, onde serão coletadas as doa-ções. É a oportunidade de cada cidadão de ariquemes ajudar fazendo a sua doa-ção de 01 kg de alimento não perecível para a cam-panha Natal Solidário.

Amalec da Costa, orga-nizador do evento, diz que em forma de agradecimen-to a todos que abraçarem e fi zerem as suas doações, receberão cupons para par-ticiparem do sorteio de uma moto Honda Fan 0 km, ofe-recimento da empresa Ron-dônia Distrtibuidora. O sor-teio da moto é presencial,

ou seja, o ganhador preci-sa estar no local do evento para ter direito ao prêmio, que ocorrerá no dia 17 de dezembro no show da Lud-mila Ferber, “Já realizamos outros eventos desta natu-reza e Ariquemes sempre se mostrou uma família uni-da quando o assunto é soli-dariedade, tenho certeza que desta vez não será di-ferente e que haja em nos-sos corações o amor ao próximo, o prazer em aju-dar, em fazer o bem sem olhar a quem”.

Os empresários Geral-do Pinheiro e Adriana San-tos, ratifi cam que o objetivo do projeto é arrecadar o máximo de alimentos não

perecíveis, para fazer um natal sem fome, mais justo e mais feliz para todos ari-quemenses - “Não pode-mos fi car de braços cruza-dos diante da miséria, uns tem muito e outros não tem nem o mínimo, é sensibili-zados com esta realidade que precisamos ajudar, e se hoje podemos ajudar é porque Deus nos deu pri-meiro, é Deus o provedor, e devemos ter essa conciên-cia, ajudar o necessitado, o orfão, a viuva; é aquilo que Deus pede que façamos”.

Toda a arrecadação se-rá destinada as famílias ca-rentes e entidades de Ari-quemes. Solidariedade, es-ta é nossa bandeira.

Campanha Natal Solidário

Confúcio apresenta

Programa de Fortalecimento da Educação ao Ministro HaddadCom o objetivo de melhorar a educação pública no estado, garantir à criança, ao adolescente, ao jovem e ao adulto o direito à informação de qualidade e o acesso às oportunidades profi ssionais, o governador Confúcio Moura entregou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, na tarde de quinta-feira (24), o programa de Fortalecimento da Educação de Rondônia (PFE).

O programa foi uma sugestão da presidente Dilma Rousseff

quando esteve com o go-vernador Confúcio Moura há quatro meses no Palá-cio do Planalto. A presi-dente disse que após a elaboração do PFE pelo governo do estado, ela mesma agendaria a audi-ência com Fernando Ha-

ddad.Dentro das ações do

programa consta: a eleva-ção da qualidade da edu-cação básica, a educação em tempo integral, a edu-cação profi ssional e o for-talecimento da gestão es-colar. Além de projetos e estratégias, o PFE consta também com a previsão de custos relativos às me-tas discutidas com a presi-

dente Dilma.O ministro demonstrou

afi nidade à proposta do governo rondoniense. Confúcio ressaltou que o ministro Haddad demons-trou uma grande simpatia diante dos pleitos apre-sentados. “O ministro dis-se que quer nos ajudar e estou confi ante. Agora va-mos fazer o dever de ca-sa”, concluiu.

Decom / RO

Educação no foco

Uma planta abundan-te em todo o territó-rio nacional é a fonte de inspiração para

artesãos e agricultores de Ari-quemes. Eles transformam o tronco da bananeira em finíssi-mas folhas de papel, que po-dem ganhar várias formas, de-pendendo apenas da criatividade de cada pessoa.

A técnica foi ensinada pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Patrí-cia Cândida da Silva. Ela expli-ca que para fazer o papel do tronco da bananeira, a planta já deve ter produzido seus fru-tos, para que o resultado obte-nha melhor qualidade. “Esse é um artesanato ecologicamente correto, porque estamos ape-nas aproveitando o que seria descartado”, argumenta.

O processo de produção do papel da bananeira também é artesanal. É preciso cozinhar o tronco com produtos químicos, bater no liquidificador, adicio-

nar pigmentos coloridos até que a massa adquira a textura ideal. Em seguida, o conteúdo é espalhado em cima de telas e só depois de seco é que pode

voltar ser manuseado.A principal destinação das

folhas da bananeira é a fabri-cação de caixas de presentes. A artesã Ivonete Schimitz vê na

capacitação uma oportunidade de aumentar a renda da famí-lia. “Nesse final de ano, as pes-soas dão muitos presentes, mas nem sempre encontram

um embrulho adequado. Com as caixas feitas com a folha ba-naneira esse problema está re-solvido”, lembra.

Outra artesã que se surpre-endeu com a técnica de trans-formar o tronco da bananeira em um artesanato requintado é Geisiely Rocha. “Eu vim fazer o curso meio desacreditada, mas depois que vi o resultado e fi-quei de boca aberta. Com a fo-lha da bananeira a gente pode fazer muita coisa”, explica.

A instrutora do Senar lem-bra que a folha da bananeira é apenas o ponto de partida para a fabricação de artesanatos ecologicamente corretos. Ela explica que além das caixas de presentes podem ser feitos portaretratos, álbuns e muitos outros objetos. “O custo para se produzir a matéria-prima deste artesanato é muito baixo e por isso possibilita que o ar-tesão consiga uma boa renda com a venda dos produtos”, fi-naliza.

Bananeira é fonte de artesanatoUma planta abundante em todo o território nacional é a fonte de inspiração para artesãos

Caixas de presentes são produzidas com técnica

Page 11: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II6

Fazendo partedo crescimento de

Cujubim

CidadeAriquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 51 - Ano II

Estado11

Continua na Cadeia

Com o compromisso de deco-rar as principais avenidas do mu-nicípio, neste fi nal de ano, a Asso-ciação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) iniciou a insta-lação da iluminação natalina. A previsão é de que o serviço seja concluído antes do dia 2 de de-zembro, quando o projeto será inaugurado ofi cialmente.

Sob a responsabilidade da ACIA, a decoração natalina vai abranger uma área maior do cen-tro comercial de Ariquemes. As avenidas Tancredo Neves, Jamari e Canaã serão iluminadas, além das alamedas do Ipê e Piquiá.

O presidente da ACIA, Jonas Perutti, explica que a decoração natalina será um atrativo turístico para Ariquemes. “Essa deve ser a melhor decoração das avenidas da história de Ariquemes. Quere-mos atrair gente de outros municí-pios para se encantarem com o trabalho que vamos desenvolver em Ariquemes”, avalia.

Mas para que a beleza das lu-zes possa ser observada pela po-pulação, os operários da secreta-ria municipal de Obras (Semob), parceira do projeto, correm contra o tempo para instalar as luminá-rias e os mais de 10 mil metros de mangueiras luminosas adquiridas pela ACIA. “Nós temos muito ser-viço pela frente, mas todo esse esforço será recompensado quando as luzes forem ligadas e a

nossa população puder se encan-tar com a decoração” explica a vi-ce-presidente da ACIA, Deize Sa-lete.

Mais novidadesAlém da decoração das aveni-

das, a ACIA está construindo a Casa do Papai Noel, na Praça da Vitória. Também estão sendo er-

guidos quiosques para comercia-lização do artesanato local.

Outra novidade neste fi nal de ano, para Ariquemes, será a inau-guração da maior árvore de natal de Rondônia, com 50 metros de altura. A estrutura metálica já foi erguida, também na praça da Vi-tória, e nos próximos dias ela de-ve ser iluminada.

Com a maior "Árvore de Natal" do Estado

ACIA assume decoração natalina de AriquemesDivulgação

Plano FutuRO chega ao Cone Sul

O Plano FutuRO de Superação da Pobreza e Erradicação da Extrema Pobreza em Rondônia foi apresentado na tarde de quar-ta-feira (23) aos municípios do Cone Sul do Estado. O município de Vilhena sediou o evento que reuniu lideranças e representantes da comunidade dos sete municípios da região. A apresentação do Plano era aguardada com grande expectativa pelo público que lo-tou o auditório da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (ACIV), demonstrando o intenso interesse dessa região em contri-buir com a proposta de desenvolvimento inclusivo no Estado de Rondônia.

O Cone Sul é a região de Rondônia que apresenta os melhores indicadores sócioe-conômicos do Estado, entre-tanto, de acordo com dados do Censo 2010 do IBGE, ainda há cerca de 7.200 pessoas em si-tuação de extrema pobreza nos municípios que a compõe, ou seja, com renda mensal in-ferior a R$ 70,00.

“O Futuro é um plano inte-grador e a integração começa pelas secretarias de estado que irão atuar em parceria com os municípios, entidades e so-ciedade civil”, explica Cláudia Moura, secretária de Assistên-cia Social, pasta responsável pela coordenação do Plano.

“A proposta da apresenta-ção do Plano FutuRO em todas as regiões do Estado é para oportunizar aos municípios que apresentem suas demandas e através delas contribuir com desenvolvimento efetivo do Fu-tuRO. O resultado desse con-tato servirá de base para um primeiro diagnostico da situa-ção”, declara Cláudia.

A apresentação em Vilhena contou com a participação do secretário de Estado de Edu-cação, Júlio Olivar, que expôs junto com a secretária Claudia Moura, as características do FutuRO de integração entre as secretarias de Estado e as par-

cerias com prefeituras, iniciati-va privada e entidades, além do papel da Educação nas ações do Plano. Olivar desta-cou a educação profi ssionali-zante e a de tempo integral co-mo os carros chefes das estra-tégias de inclusão de crianças e jovens de famílias pobres e extremamente pobres no ciclo de desenvolvimento do Esta-do.

“O Plano FutuRO é uma ini-ciativa louvável e corajosa do governador Confúcio Moura, que reconhece que um estado que ocupa o 12º lugar de eco-nomia em ascensão, não pode permitir que 20% da população viva em situação de miséria. A região de Vilhena é a que pos-sui o maior índice de desenvol-vimento do Estado, mas temos que reconhecer que muito per-to, aos arredores existe uma população muito pobre e entre eles, indígenas e ribeirinhos”, completa Júlio Olivar.

A secretária de Assistência Social e o secretário de Educa-ção, esclareceram sobre os três pilares do Plano, que con-sistem em garantia de renda, acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva e tecnológi-ca, eixos que serão desenvol-vidos através de criação de no-vos projetos e fortalecimento de outros existentes.

Decom / RO

A liviados. Com esta sensação, os cam-poneses dos assen-tamentos Canaã e

Rota do Sol saíram no fi nal da manhã de quinta-feira (24) da frente do Fórum de Ariquemes, depois de receberem a notícia de que a única ordem de des-pejo contra os integrantes, que pertencem a Liga dos Campo-neses Pobres (LCP), é referen-te ao processo de reintegração que está sendo reformulado a pedido do governador Confúcio Moura (PMDB).

Segundo o representante dos camponeses P Jotta, a infor-mação foi repassada à Liga pela advogada do estado responsá-vel pela ação, Iaf Azamor, depois de uma conversa que ela teve com juiz Danilo Paccini da 3ª Va-ra Cível de Ariquemes. “A advo-gada nos disse que o governa-dor já havia pedido um prazo de 10 meses para rever o processo, que está cheio de falhas, e so-mente depois disso, é que a ne-gociação com o proprietário vai iniciar”, contou P Jotta acrescen-tando que “a garantia que o juiz

deu a ela é que até lá, nenhum policial irá mais até o Assenta-mento”.

Conforme P Jotta, cerca de 126 famílias da Liga ocupam a área há mais de oito anos. As ter-ras estão localizadas cerca de 100 quilômetros de Ariquemes e 40 km de Jaru. Ele disse que a manifestação em frente ao Fó-rum de Ariquemes realizada na manhã de quinta-feira se deve ao fato de que os camponeses foram surpreendidos com a pre-sença do comandante da Polícia Militar de Ji-Paraná, coronel Már-cio Ângelo Pinto, que compare-ceu ao local acompanhado de outros policiais militares do muni-cípio e de Ariquemes.

Ainda conforme ele, na oca-sião, os policiais pediram uma saída pacífi ca do local, mas os ocupantes da área prometeram resistência e foram ameaçados pelo comandante. “Ele disse que se não saíssemos, iria nos tirar qualquer jeito, nem que precisasse chamar a Força Na-cional. Por isso decidimos pedir uma explicação ao juiz”, resu-miu P Jotta.

Governador pede revisão no processo de reintegração

Assentamento Canaã

Jaqueline Alencar

Divulgação

CONCESSÃO DE LICENÇA AMBIENTAL

A EMPRESA LOPES & LOPES LTDA - ME, DE CNPJ. 06.172.220/0001-89, TORNA PUBLICO QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - SEMA, EM 22/11/11, CONCEDEU A LICENÇA AMBIENTAL DE AAS PARA ATIVIDADE DE SONORIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO, LOCALIZADA A RUA

VITÓRIA RÉGIA N. 2205, SETOR 04, ARIQUEMES RO.

STJ decide que Valter Araújo continua preso

A medida liminar conce-dida pela defesa do deputado estadual Valter Araújo (PTB)

não é para sua soltura, mas para que o desembargador Sansão Saldanha, do Tribunal de Justiça de Rondônia decida sobre a ma-nutenção de sua prisão.

Nas explicações, o Tribunal rondoniense deixa claro que não há qualquer ilegalidade na pri-são do deputado e rebate os ar-gumentos de que o crime de for-mação de quadrilha é afi ançá-

Liminar é para TJ decidir sobre prisão

vel. “A explanação acima é mais do que sufi ciente, para demons-trar que não estão sendo feridos nenhuma garantia constitucional do parlamentar. O destaque vai para a previsão do art. 7º da Lei n. 9034/95, no sentido de que em se tratando de organização criminosa qualifi cada pela inten-sa e efetiva participação do agente, “não será concedida li-berdade provisória, com ou sem fi ança”.”.

Ao decidir na noite de sexta--feira (25), a ministra Maria The-

reza de Assis, do STJ concedeu liminar para que Sansão Salda-nha decida o pedido mesmo que a Assembléia Legislativa ainda não tenha decidido pelo relaxa-mento, explicou o advogado de Valter Araújo, Nelson Canedo.

Por outro lado, Sansão Sal-danha determinou a soltura de outros envolvidos no esquema: Edney Pereira dos Santos e Jú-lio César Fernandes Bonache, ambos da empresa Fino Sabor. O MP entendeu que não havia mais necessidades das prisões.

O deputado estadual Valter Araújo (PTB), presidente afastado da Assembleia Legislativa de Ron-dônia, disse, ao delegado da Polícia Federal que tentou interrogá-lo, que só falará em juízo. E recusou a pro-posta de delação premiada. Mesmo assim, o delegado Araquém Tavares Lima, da PF, deixou consignadas as perguntas, que, mesmo sem res-posta, dão uma idéia da extensão

das investigações que resultaram na Operação Termópilas e na prisão de 15 pessoas – entre elas, o próprio Valter.

Nas escutas telefônicas e monitora-mentos de ambientes deputados esta-duais aparecem pedindo “Dim Dim” a Valter Araújo (caso de Ana da 8), o ex--deputado Silvernani Santos fala sobre os métodos de Valter Araújo. Também aparecem gravações relativas à Epifâ-nia Barbosa, presidente regional do PT

e pré-candidata a prefeita de Porto Velho; é citado o nome da Distribui-dora Coimbra como o local onde Val-ter Araújo guardaria dinheiro ilícito; vem à tona um negócio comentado nos bastidores políticos mas não di-vulgado: a cobrança de propina, por Valter Araújo, para liberar o paga-mento de dinheiro referente a impos-to de renda devolvido aos deputa-dos.

Delegado tentou ouvir Valter na PF

Page 12: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 51 - Ano II 5Capa

De Trivela

Ciro MartinsAlexandre Jabá

Pedaladas

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II12Esporte

www.

.com

Um site completíssimo!Acesse agora

BrasileirãoÚltima Rodada, 38ª neste

domingo, dia 04 de Dezembro vai fi car na memória, quem será o grande Campeão Brasileirão, Corinthians, Fluminense ou Vasco, a bolinha na telinha da TV todos vão fi car de olho, meu Deus, de quem será o Gol, cora-ção batendo a 1000 por hora.Às 15hs Horário de Rondônia até as 17hs para saber quem será o Campeão, quais os 5 que vão para libertadores e quem serão os 4 rebaixados para série B de 2012, prepare seu coração.

Copa Glacial/Globo SportAlgumas equipes já carim-

baram o seu Passaporte para próxima fase da competição, confi ra quais são elas: JF Estru-turas, Odonto Arte de Ouro-Pre-to, Solimões de Porto-Velho, Te-re Modas de Alto Paraíso, Gru-po Líder de Alto Paraíso, Coml.

Rondônia, RondoNove/ST 10 e JF B. Ainda resta 8 vagas, a me-tade para fazer o mata-mata. Vale 1 Carro 0 KM.

Copa Máster Líons CanaãGrande jogo entre, Amigos

do Neto X Amota/Yamaha, um confronto de titãs, não da para saber que vai ser o grande Campeão da 5ª Copa Máster de Futebol Societi do Líons Canaã. Amigos do Neto, os peladeiros de todas as quartas e sábado, vão disputar a grande Final do dia 30/11, todos espera um grande jogão de bola, pois o ti-me formado pelos amigos do Neto da Casa Olivetti, conta com jogadores já rodado pelo cenário do futebol, confi ra que são eles: Os Irmãos Telles, Jor-ge Turbay, Sr Hélio, Joãozinho, Celião, Lidío, Mazé, Neto, Tar-zan e Adolfo no Gol , Cesar e Haus.

Ainda conta com o apoio da sua torcida fanática: Marcone, Mateus, Serginho, Moto Taxi, Careca, Zé Galinha, Louro e mais alguns corneteiros. Amota segue em busca do Bi -Campe-onato, com um time muito ex-periente o time conta com apoio de vários atletas de renome: Goleiro Amarildo Vice-Cam-peão do Peladão 2011, Murilão Campeão Profi ssional Rondo-niense pelo Ariquemes 1992 e 1993, Miltinho Preto uma lenda no Futsal de nossa cidade " Co-pa Antarctica Rawel", Brinco muita raça, Maranhão gigante na marcação, Leozinho parece um menino dentro de campo corre muito e Dozinho com um futebol parecido de " Neymar", muito abusado em suas joga-das.

ano que vem, uma das prioridades será a construção de casas populares para todos os municípios de Ron-dônia”, explica.

Outras 24 casas po-pulares estão sendo construídas para bene-f iciar famílias em situa-ção de risco em Arique-

mes. Para conseguir um dos imóveis é ne-cessário estar cadas-trado na secretaria mu-nicipal de Desenvolvi-mento Social (Semdes), que avalia o perfi l da família e define quais serão beneficiadas, através de critérios téc-nicos.

PARCERIAA secretária da Sem-

des, Ângela Candelório Bim, disse que além dos projetos habitacionais pa-ra construção de mora-dias populares, a prefeitu-ra de Ariquemes desen-volve parceria com o go-verno do Estado e a Caixa Econômica Federal para a

construção de 800 imó-veis através do programa Minha Casa Minha Vida, do governo Federal. “Te-mos um déficit habitacio-nal grande em Ariquemes, que começa a ser reduzi-do com projetos bem ela-borados e para 2012 va-mos conseguir atender a muitas famílias”, finaliza.

Vasco x Universidad de Chile (1 x 1) foi um belo jogo de futebol. Mais um, nesta temporada, que o Vasco nos ofereceu.

Como já escrevi aqui, é bonita a forma como o time tem encara-do seus jogos de peito aberto.

A situação de ontem não era simples. O time chileno é ótimo e o desgaste tem sido um adversá-rio a mais para o Vasco.

Ficou evidente, nos primeiros momentos, que a ideia era con-seguir uma vantagem o quanto antes, para poder aplicar ao jogo um ritmo mais contido, mais se-guro.

O gol saiu. Mas a qualidade dos chilenos, combinada aos pro-blemas do Vasco, impediu que o placar fosse, pelo menos, manti-do.

Ficou difícil? Ficou. Principal-mente porque o adversário é muito bom.

E porque as obrigações si-multâneas começam a cobrar seu preço. Felipe e Elton foram vítimas do jogo em São Januário.

Dependendo do que aconte-cer no fi m de semana, no Cam-peonato Brasileiro, talvez chegue a hora de escolher um caminho.

Mas independentemente de como a temporada vascaína ter-minará, uma lição terá sido clara para todos: o importante, no fute-bol, são os troféus.

Ao brigar enquanto puder por dois títulos que oferecem o que o Vasco já tem, o time investe em sua grandeza e no sorriso de seu torcedor.

Se não ganhar nenhum, sen-tirá frustração, sim. Mas passará longe do arrependimento por não ter deixado tudo o que tinha pelo caminho.

Sua torcida dormirá tranqüila.Que sirva de exemplo, para

os dirigentes dos demais times, que ao invés de fi carem arru-mando encrencas entre si ou pior, dirigentes enchendo os pró-prios bolsos, deviriam arrumar suas equipes para fi carem mais competitivas, dando assim opor-tunidade aos seus torcedores, sentirem orgulho de suas equi-pes.

Parabéns Dinamite, você mostrou como dirigir uma equipe grande, com muita responsabili-dade. Quem quiser ter aula grátis vai lá no São Januário!!!

O governador Confúcio Moura relembrou os diá-logos com seu secretariado, na época em que fora prefeito de Ariquemes, para solucionar o problema das famílias que moram em área de risco e daquelas que sonham com a casa própria. Ele informou que o Plano FutuRO traz a proposta de construção de mi-lhares de casas pelo Estado em parcerias com o Pro-grama Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, o Morada Nova Social, com entidades da sociedade civil e prefeituras, e o Casa Arrumada – “programa voltado a melhorar as condições da casa desses ci-dadãos que, embora já tenham casa própria, vivem em moradias muito precárias”.

"Este é mais um marco da Administração Municipal para atender àqueles que

precisam de um local digno de moradia".

"Este é mais um marco da Administração Municipal para atender àqueles que

"Este é mais um marco da Administração Municipal para atender àqueles que

"Este é mais um marco da

Marcio Raposo, prefeito de Ariquemes

“Estou muito emocionada, não consigo me conter, é a realização de um sonho”, disse Maria Zilene Teixeira de Matos ao receber das mãos do prefeito Márcio as

chaves de sua futura residência.

“Estou muito emocionada, não consigo me conter, é a realização de um sonho”, disse Maria Zilene Teixeira de Matos ao receber das mãos do prefeito Márcio as

chaves de sua futura residência.

“Estou muito emocionada, não consigo me conter, é a realização de um sonho”, disse Maria Zilene Teixeira de Matos ao receber das mãos do prefeito Márcio as

chaves de sua futura residência.

A Lição

Page 13: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II4Capa

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 51 - Ano II

Estado13

Operação Anjos do Asfalto

A Polícia Federal e o Ministério Públi-co Federal em Ji--Paraná (RO),

com o apoio da Controlado-ria-Geral da União, desenca-dearam, na sexta-feira (25), a OPERAÇÃO ANJOS DO ASFALTO, com o objetivo de combater um grupo organi-zado atuante no desvio de verbas públicas federais no DNIT RO/AC.

A operação cumpre 27 mandados de busca e apre-ensão, expedidos pela Justi-ça Federal, em oito estados (MG, RO, SP, RJ, MA, PI, AC e DF), envolvendo mais de 160 policiais federais e 20

analistas da Controladoria--Geral da União.

Além de busca e apreen-são, a Justiça Federal deter-minou, também, o imediato afastamento do cargo de cin-co agentes públicos que de-veriam fi scalizar e acompa-nhar a execução da obra de pavimentação asfáltica da BR-429, que liga o município de Presidente Médici a Cos-ta Marques (RO).

Até o momento, estima--se que os recursos públicos federais desviados ultrapas-sem a cifra de trinta milhões de reais.

Após sete meses de in-vestigação, colheram-se só-

lidos indicativos de que a empresa executora da obra utilizou material de baixa qualidade, bem como não tem executado serviços nos termos do contrato, descum-prindo o projeto.

Constatou-se também, que agentes públicos res-ponsáveis pela fi scalização e acompanhamento da execu-ção da obra eram coniventes e omissos em relação às ir-regularidades, mediante pro-messa e recebimento de vantagens indevidas, além de atuarem em conjunto com a empresa executora com o objetivo de driblarem a fi sca-lização de órgãos de contro-

le.Ao longo da investigação

foram colhidos indícios das práticas de diversos crimes - formação de quadrilha, falsi-fi cação de documento públi-co, falsidade ideológica pe-culato, corrupção passiva e ativa.

O nome da OPERAÇÃO ANJOS DO ASFALTO faz uma referência a grupos de

pessoas que atuam Brasil afora prestando socorro a pessoas que sofrem aciden-tes automobilísticos nas ro-dovias do país. Neste con-texto, a denominação da operação diz respeito ao ob-jetivo da investigação que é desarticular um grupo crimi-noso que estava desviando recursos públicos federais que deveriam ser correta-

mente utilizados para a pavi-mentação asfáltica de uma importante rodovia federal, a qual, apesar de ainda se en-contrar em fase de constru-ção, já apresenta sérios pro-blemas estruturais, colocan-do em risco as pessoas que por ali trafegam, em especial a população de vários muni-cípios rondonienses do co-nhecido Vale do Guaporé.

Nova operação da PF apura corrupção no DNIT em Rondônia e AcreDivulgação

Madeiras que seriam des-cartadas se t r a n s f o r m a -

ram no sonho da casa própria para 14 famílias de Ariquemes. Esta é a primeira vez que o mate-rial doado é utilizado em um projeto habitacional do município.

Para a dona de casa Isabete Oliveira de Almei-da a falta de uma renda fi-xa sempre dificultou a compra de uma casa. “Se não fosse a doação, difi-cilmente eu teria condi-ções de comprar a minha casa. O jeito seria conti-

nuar morando de aluguel”, desabafa.

Outra que vai deixar de pagar aluguel é Lucia-na Francisca. Ela também não tem renda fixa e con-segue dinheiro lavando a roupa de vizinhos para sustentar os três filhos, todos menores de 12 anos. “A gente tem uma vida muito sofrida, sem marido e com pouco di-nheiro. Comprar uma ca-sa era algo que a gente nem sonhava, mas agora esse sonho virou realida-de”, explica.

Além da doação das madeiras, recursos do

Fundo de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Fitha) foram utilizados. O prefeito de Ariquemes, Jo-sé Marcio Londe Raposo (DEM), e o governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura (PMDB), participa-ram da solenidade de en-trega dos imóveis. “Sabe-mos da importância deste ato, de entregar uma mo-radia digna para pessoas que viviam em situação de risco. O nosso desafio é continuar construindo casas populares”, avalia o prefeito. “Com o Plano Futuro, que começa a ser colocado em prática no

O sonho da casa própria

14 famílias são bene� ciadas em AriquemesDivulgação

Page 14: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II114Saúde

Má alimentação faz homens do Norte e

Nordeste terem mais câncer de estômago

Câncer no Estômago

O câncer de estômago é o segundo tumor mais frequente entre os homens que vi-

vem nas regiões Norte e Nor-deste do Brasil. Essa incidência é maior do que nas demais regi-ões do país, nas quais o mesmo tumor ocupa a quarta posição entre seus habitantes do sexo masculino.

As informações fazem parte da publicação Estimativa 2012 – Incidência de Câncer no Bra-sil, do Inca (Instituto Nacional do Câncer), divulgada na quin-ta-feira (24).

Em 2012, estima-se que 20.090 pessoas devam ser aco-metidas pela doença em todo o país, destas a grande maioria de homens (12. 670) e o restante de m u l h e r e s ( 7 . 4 2 0 ) . Em todo o Brasil, o n ú m e r o de ca-

sos caiu em relação ao ano pas-sado, assim como sua preva-lência em homens. Em dados do Inca de 2010/2011, a previ-são era de que 21.500 casos, sendo, a época, o terceiro tipo de tumor mais comum nos ho-mens.

Na população masculina brasileira, a doença fica atrás apenas do câncer de próstata (62,54 por 100 mil/hab.), tra-queia, brônquio e pulmão (17,90 por 100 mil/ hab.) e cólon e reto (14, 75 por 100 mil/ hab.).

Já nas regiões Norte (10,67 por 100 mil/hab.) e no Nordeste, (8,99 por 100 mil/hab.), a ocor-rência de câncer de estômago chega à segunda colocação en-

tre os homens por diferen-tes motivos, em ge-

ral socioeco-n ô m i c o s , s e g u n d o e s p e c i a -l i s t a s consulta-dos pelo R7.

"Tumor está relacionado a

água contaminada e comida sem refrigeração"

Divulgação

Page 15: "Um Sonho Real"

Ariquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 51 - Ano IIAriquemes - Rondônia / 28 de novembro a 04 de dezembro de 2011 - Edição 52 - Ano II 152

Editorial Direto da Redação Paulo Morais

Isso sim é que é trabalho...Na semana passada tive a “grata” chance de assistir a entrevista do nobre vereador João Leite (PP) ao programa Bronca da Pesada, Canal 35. Interessante. Um projeto que o nobre edil vem desenvolvendo já pela quarta vez me chamou a atenção - A contagem das lâmpadas queimadas nos postes de Ariquemes. É, você não leu errado não. O vereador passa as noites rondando os bairros fazendo um levantamento das lâmpadas queimadas. Pro cê vê.

Continuando...Eu sou telespectador assíduo do Bronca da Pesada, e juro pra vocês, não perdi um programa desde a entrevista com João Leite. Quero ver quem é o vereador que vai realizar o trabalho de contagem dos buracos.

PolêmicoRespeito muito o nobre vereador João Leite. Um cidadão que já está no seu quarto mandato no Legislativo municipal tem os seus simpatizantes. Polêmico ou falastrão? Não sei. Só sei que o ano de 2011 está indo e infelizmente nós mais ouvimos do que vimos alguma coisa de concreto. Quero mais uma vez, deixar as páginas deste noticioso à disposição do vereador para que apresente seus trabalhos (concluídos) aos seus eleitores e principalmente à população.

Associações na miraInformações de fonte segura dão conta que está prestes a vir à tona uma investigação do MPF sobre o envio de Emendas do Legislativo Municipal e Estadual à Associações Benefi centes ligadas aos próprios vereadores e deputados. Emendas cruzadas foram descobertas. É aquele tipo: “Eu mando verba para sua Associação e você manda para a minha, para não dar muito na telha”. Um levantamento paralelo está sendo feito por nós também, e muita coisa já apareceu.

Escancaradas em Ariquemes...Tem vereador(a) que não faz questão nenhuma de esconder as irregularidades. A Associação “funciona” no endereço residencial do(a) mesmo(a) e é gerenciada pelos familiares. Anualmente, milhares de reais estão sendo investidos nestas entidades sem a mínima condição de prestar algum serviço de qualidade à população. Estamos em busca do relatório fi nanceiro delas.

Seremos nós ou o MPF quem dará nome aso bois em breve?

EducaçãoOpinião

Por Lair [email protected]

Destak!!!

Paty Pop - A patricinha!!!

Se desenvolver projetos é desafi ador, requer tempo ex-

tra e muita dedicação, as professoras Estelita Moreira Bra-

ga e Izabete Batista do Nascimento foram multimídia. Elas

desempenharam como ninguém a proposta de levar a lite-

ratura, a dança, música, teatro, poemas para a população,

ampliando os conhecimentos nas mais variadas manifes-

tações culturais, resgatando a cultura literária e o moder-

nismo no Brasil tão esquecidos nos dias atuais.

Os alunos através desse projeto tiveram a oportunida-

de de fazer uma viagem no tempo e aprender dentro de

várias apresentações as riquezas da humanidade envol-

vendo-se cada qual naquilo que mais os fascina artistica-

mente.Os estudantes do 3º ano A, E e F entraram de corpo e

alma no resgate a sensibilidade de grandes mestres da

arte cantada,declamada,interpretada,e deram nome ao

projeto perfeito dessas sublimes professoras e idealizado-

ras do “RELÍQUIAS VIVAS”.

Parabéns mesmo! É para pessoas assim que o mundo

inteiro dá uma salva de palmas.

Projeto Relíquias Vivas

As eleições do ano que vem estão próximas e com elas a ver-dadeira Corrida Maluca está prestes a começar. Candidatos de vários modelos e estilos, vão de Penélope Charmosa a Dick Viga-rista. Tem até o Rabugento. Onde se passa ouve-se falar de um candidato, tem pra todo gosto.

Mas por quê esta ânsia de ser um vereador, ou um prefeito? Simplesmente para ter um título de tal?

O jogo político é muito lindo e ao mesmo tempo podre. Candi-datos sem trabalho algum prestado à comunidade querem a qual-quer custo uma vaguinha, nem que seja de vereador. E então. Quem sou eu, de onde eu vim, o que eu fi z, o que eu faço, e fi nal-mente e talvez mais importante, o que eu posso fazer para melho-rar a vida dos cidadãos de minha cidade? Estas devem ser as per-guntas que os mesmos tem que se fazer antes de colocar o seu nome à disposição do povo para ser o representante dele em um cargo público.

E os que já estiveram lá e não fi zeram nada? Pelo amor de Deus, pede pra sair. Suma no mundo e não apareça mais por aqui. Você brincou com a cara do povo, fez ele acreditar que você resol-veria, ou pelo menos tentaria resolver o problema dele. Se passa-ram quatro anos. Rapidinho né. Lá vai você novamente, prometer mundos e fundos dizendo que quatro anos não foram sufi cientes para fazer, se não tudo que prometeu, pelo menos uma das pro-messas, e que se - “Você que está me assistindo agora me der o seu voto de confi ança eu serei o seu representante e prometo...blá, blá, blá. Maldito horário político. O seu crédito acabou meu no-bre.

Temos bons exemplos de vereadores, prefeitos, deputados que fi zeram muita coisa pela população, e é esta mesma que vai fazer justiça no próximo embate eleitoral, tirando de campo os per-sonagens citados no início deste texto. A Penélope Charmosa: É lindinha mas nunca acerta. Não tem capacidade nenhuma para vencer uma corrida (fazer um bom trabalho). O Dick Vigarista: É capaz de tudo para conseguir vencer. Trapaceia, rouba, extorque e é sempre atrapalhado pelo seu fi el assessor, o Rabugento.

Teremos bons candidatos nesta corrida? Sim teremos. Até mesmo entre os que já estão correndo tem muita gente pronta pra vencer. Basta nós fi carmos de olho se aquelas perguntas feitas lá no meio do texto foram respondidas com sinceridade e seriedade.

Seis meses após o veto da presidente Dilma Rousseff ao chamado "kit gay", proposto pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, o político volta à carga com proposta de uma nova versão do material, que seria distribuído a estu-dantes do ensino público.

A nova versão incluiria, se-gundo o deputado Jair Bolso-naro, cota de professores gays no ensino público na ten-tativa de combater o precon-ceito contra homossexuais nas escolas. Além disso, se-riam distribuídos cartilhas, car-tazes e vídeos para 6.000 es-colas do ensino médio, sem que a Câmara dos Deputados fosse chamada ao debate so-bre a pertinência do material.

In Foco

Haddad confronta Dilma com proposta de novo "kit gay"

Nossa Folha Publicações LtdaCNPJ - 06.934.246/0001-17

Rua Rio Negro, 4612 - Jd das PalmeirasAriquemes - Rondônia

DIREÇÃO GERALJosé Olavo Subtil de Oliveira

Paulo Roberto de Freitas Morais

Artigos e Colunas são de responsabilidade de quem os as-sina e não representam nescessariamente a opinião do jornal

[email protected]@jornalnossafolha.com

[email protected]

Distribuido semanalmente em - Porto Velho, Ariquemes, Alto Paraíso, Cujubim, Monte Negro, Buritis, Machadinho D´Oeste, Cacaulândia, Rio Crespo, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Caco-al, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena

69 3536-3854

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Ariquemes CEEJAAR, idealizou este ano um projeto importantíssimo pra socieda-de. Dentro do PROFIPES Projeto de incentivo a pesquisas escolares.

Os alunos do ensino fundamental desenvolveram o, ANALIZANDO A VIDA MATEMÁTICAMENTE. Tendo o comércio gastronômico como foco da pesquisa, é um repensar sobre o que comemos e bebemos. A pesquisa teve campo dentro de mercados, feiras livres, bancos de ali-mentos, restaurantes de comida populares etc.

Os alunos desenvolveram receitas de sucos exóticos e comidas di-ferenciadas até então desconhecidas pela sociedade, ajudando assim na política de desenvolvimento da cidadania socializando com ações sérias uma forma de se alimentar melhor com mais sabedoria e preço acessível.

E com essa viagem pra dentro de nós mesmos, faz se necessário repensar sobre algumas atitudes gastronômica que tomamos em nos-sas vidas. E no uso da matemática as tabelas de peso e altura, medi-das e proporções de nossos corpos,

Números, porcentagem e equações, enquanto que na linguagem Portuguesa temos a escrita de textos instrucionais (coletânea de recei-tas alternativas), na Educação Física, a importância da prática de exer-cícios. Só temos que agradecer os coordenadores destes e de outros projetos de suma importância pra nossa qualidade de vida.e os alunos que embasaram a pesquisa. Parabéns!

Pesquisa vai melhorar a vida dos ariquemenses

Em destaque temos as idealizadoras do Projeto Relíquias Vivas Estelita Moreira Braga e Izabete Batista do Nascimento. ▼

Segundo a vice-diretora do CEEJAAR Francismar dos Santos ,os projetos da Profi -pes é uma proposta interdici-plinar que através de condi-ções e situações de aprendi-zagem contribuam efetiva-mente para o desenvolvimento da autonomia e cratividade dos alunos .E através de pes-quisas eles se inter-relacio-nam com pluralidade as infor-macoes da atualidade.

Alguns dos alunos do CEE-JAAR fazendo pesquisa em supermercado da cidade, para o projeto “Analisando a Vida Matematicamente”.

Na foto acima temos a representante do Se-duc Iracema Pereira, a professora Luzia Sa-bará, a vice-diretora Francismar dos Santos e a professora Roseli Faccin, algumas das co-ordenadoras do projeto.

A Penélope, o Dick Vigarista e o Rabugento

O deputado estadual Saulo Moreira da Silva, o Saulo da Renascer (PDT) foi fi lmado pela Polícia Federal recebendo uma caixa cheia de dinheiro do suposto esquema criminoso que agia dentro do Governo do Estado e que foi desbaratado pela Polícia Federal, por meio da Operação Termópilas.

Charge

A casa caiu pra muita gente!

Page 16: "Um Sonho Real"

Pag. 11

Ariquemes - Rondônia28 de novembro a 04 de dezembro de 2011Edição 52 - Ano II - R$ 2,50

"Um sonho real"A emoção toma conta das famílias bene� ciadas com casas populares em Ariquemes

Madeiras que seriam descartadas se transformaram no sonho da casa própria para 14 famílias.O prefeito de Ariquemes, José Marcio Londe Raposo (DEM) e o governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura (PMDB) participaram da solenidade de entrega dos imóveis. “Sabemos da importância deste ato, de entregar uma mo-radia digna para pessoas que viviam em situa-ção de risco. O nosso desafi o é continuar cons-truindo casas populares”, avalia o prefeito. “Com o Plano Futuro, que começa a ser colo-cado em prática no ano que vem, uma das prioridades será a construção de casas popu-lares para todos os municípios de Rondônia”, explica.Outras 24 casas populares estão sendo cons-truídas para benefi ciar famílias em situação de risco de Ariquemes. Para conseguir um dos imóveis é necessário estar cadastrado na Se-cretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que avalia o perfi l da família e defi -ne quais serão benefi ciadas, através de crité-rios técnicos.

TJ decidirá sobre a prisão de Valter AraújoDistribuidora Coimbra aparece em escutas telefônicas como depósito de dinheiro do presidente da ALE, que continua preso.

ACIA assume decoração

natalina em Ariquemes

Pag. 06

Pags. 04 e 05