uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem,...

12
Presidente Moacyr Pereira MAIO 2015 A RELAÇÃO DOS ARTISTAS COM A LIMPEZA PÁG. 6 SE NÃO FOSSEM OS TRABALHADORES DA LIMPEZA, O MUNDO SERIA UM “LIXÃO” PÁG. 11 QUEM É ARTISTA SEMPRE BRILHA PÁG. 10 Filiado a: UMA FESTA EM HOMENAGEM AO TRABALHADOR PÁG. 3

Transcript of uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem,...

Page 1: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

Presidente Moacyr PereiraMaio 2015

a relação dos artistas

com a limpezaPÁg. 6

se não fossem os trabalhadores

da limpeza, o mundo seria um “lixão”

PÁg. 11

Quem é artista

sempre brilhaPÁg. 10

Filiado a:

uma festa em homenagem

ao trabalhadorpÁG. 3

Page 2: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

2

todos juntos celebrando a nossa força e importância do nosso trabalho!

Como sempre, foi uma honra e privilégio recebê-los no domingo, dia 17, para celebrarmos junto o Dia do Trabalhador em asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes, comemorado oficialmente no sábado, 16 de maio.

Vocês não podem imaginar a alegria imensa que eu senti ao poder proporcionar, junto com a diretoria do SieMaCo, momentos de lazer e descontração para vocês e suas famílias.

este ano, escolhemos um novo espaço, o expo Barra Funda, ainda mais seguro e confortável, além de ser perto do metrô e do terminal de ônibus para facilitar o ir e vir de todos vocês. Também ampliamos as atrações. além dos tradicionais shows, que reuniu no palco os artistas Ruan Torres, Mc gui, inovasamba, gaby amarantos, Rodrigo Reys e Falamansa, tivemos atrações para adultos e crianças, como salão de beleza e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida.

Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente para proporcionar o melhor para vocês. Seja nas ações sindicais nas bases de trabalho, na negociação com o patrão e na promoção social da família trabalhadora. Mas os melhores momentos que passamos juntos, sem dúvida, são aqueles onde podemos compartilhar a alegria de pertencermos, com orgulho, a mesma categoria trabalhadora.

o ano que vem tem mais!

Boa leitura,

Moacyr PereiraPresidente do SieMaCo

palaVra do presidente

FOTO

: RU

BEN

S GA

ZETA

Page 3: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

3

FOTO

: RU

BEN

S GA

ZETA

Teve um pouco de tudo, com atrações para toda a família, mas o principal da festa em homenagem ao trabalhador em asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes foi reunir a nossa categoria numa celebração onde reinou a alegria e a confraternização.

uma festa em homenaGem

ao trabalhador

Page 4: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

4

Veja abaixo alguns dos momentos vividos:

FOTO

S: R

UBE

NS

GAZE

TA

Page 5: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

5

o siemaco é estratégico para a uGt e fundamental para a sociedade. é um dos sindicatos que mais trouxe vitórias aos trabalhadores, embora ainda esteja distante o conforto adequado que todos merecem. em hipótese alguma eu poderia ficar de fora dessa festa maravilhosa e deixar de cumprimentar esses milhares de trabalhadores no seu dia.

(ricardo patah, presidente da ugt)

Vocês são os zeladores do planeta.

(canindé pegado, secretário geral da ugt)

a força da uGt

Page 6: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

6

estima-se que, em média, uma pessoa produz um quilo de lixo diariamente. Na capital paulista, esse número sobe para 1,5 kg. imaginem se os trabalhadores da limpeza, tanto nas áreas privadas quanto públicas, não fossem tão eficientes... O mundo seria uma sujeira só, não haveria saúde e o meio ambiente não resistiria!

Durante a festa do trabalhador da categoria, a reportagem da Siemaco&Vc conversou com os artistas convidados e perguntou a cada um qual a relação deles com os profissionais do Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes. Unânimes, eles exaltaram a importância do trabalho realizado.

a homenaGem dos artistas aos trabalhadores

Ruan Torres canta desde menino, mas profissionalmente há quatro. aos 22 anos, tornou-se conhecido pela sua performance como intérprete do chamado estilo musical sertanejo universitário. Confessou, porém, que a sua paixão é o sertanejo raiz. “estou muito feliz por estar aqui.”

o cantor Rodrigo Reys fez questão de registrar uma “selfie” em pleno palco e publicar na rede social instagram. “eu venho de uma criação humilde e quando pequeno, com 12, 13 anos, eu carpi terreno, capinei mato e varri quintal. Fiz muitos bicos para a prefeitura para ganhar algum dinheiro”, revelou enfatizando que o trabalho realizado pela categoria representada pelo SieMaCo é “Maravilhoso”

o asseio nosso de todos os dias a relação dos artistas com a limpeza

cantar para o pessoal que deixa tudo limpo e cuida da natureza é uma honra para mim.

(ruan torres)

Sem os profissionais da limpeza não somos nada.

(rodrigo reys)

FOTO

S: R

UBE

NS

GAZE

TA

Page 7: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

7

a preocupação com a preservação da natureza é constante para a paraense gaby amarantos. Nascida em Belém do Pará, além de levar a cultura amazônica mundo afora, ela faz questão de agir localmente, sempre focando a conscientização e a promoção social. “Por ser da amazônia eu acabo sendo um exemplo”.

Madrinha da oNg “Belém no olhar”, que trabalha com material de reciclagem, ela conta que realiza trabalhos pontuais com as duas mil famílias de catadores, que vivem explorando o Lixão do aurá. “eles não são da categoria, mas ajudam muito com o seu trabalho.”

dançando com os Garis:observadora, gaby está sempre de olho no que acontece ao seu redor. e foi graças a essa sua atenção extrema que ela viveu uma aventura curiosa, no carnaval de Recife, anos atrás: quando o show acabou eu fui me divertir e percebi que estava tendo um mutirão da limpeza, com vários garis trabalhando. Não pensei, fui até lá me divertir com eles! Brinquei, catei latinhas, pedi para tirar fotos que guardo com carinho.

lixo está muito ligado ao meio ambiente. É algo que pode definir muitas coisas na vida da gente, como enchentes, problemas sociais... a gente tem de fazer a nossa parte!

(gaby amarantos)

Page 8: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

8

Dois dos quatro integrantes da banda de forró pé de serra, Falamansa, têm experiências pessoais com a limpeza, pois boa parte da família dele trabalhou na limpeza. a avó de Dezinho, dona aparecida, trabalhou a vida inteira limpando escritórios e hoje vive da aposentadoria, o tio Toninho foi gari e coletor. aproveitou para mandar um beijo para a vó aparecida, o tio Miga e a tia Tira pela páginas da SieMaCo&VC.

Valdir, como todo bom nordestino, migrou para a cidade grande para vencer na vida. antes disso, carpiu muito quintal na cidade pernambucana de arcoverde. “Quando cheguei aqui, há 35 anos, a minha história não foi fácil, trabalhei até de servente de pedreiro... Quando a gente chega à cidade grande, sem parentes, tem de partir para a briga mesmo”.

tudo é possível quando acreditamos e corremos atrás dos nossos sonhos, e mesmo se não chegarmos muito longe, todo trabalho realizado é importante, pois a vida é uma hierarquia e se um degrau não funcionar direito, desmantela todo o sistema.

(Valdir)

Eu me encontro com esses profissionais todos os dias, pois sou frequentador assíduo dos parques, tanto em são paulo, como na cidade de cotia onde eu moro.

(dezinho)

FOTO

S: R

UBE

NS

GAZE

TA

Page 9: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

9

aguardado pela multidão, o Mc gui provocou correria do público que quis ficar o mais perto possível do palco. Crianças, adolescentes e suas mães e avós se emocionaram com o cantor, que completou 17 anos na terça-feira (20). “É gratificante homenagear esses trabalhadores que são tão pouco valorizados. Homens e mulheres que precisam trabalhar e vão atrás, que ajudam o próximo, não importando suas profissões”, afirmou.

Mc gui acreditem, já teve o seu dia de coletor. “Foi uma aventura de moleque, eu tinha 11 ou 12 anos”, lembrou: antes de eu ser famoso eu subia no estribo do caminhão, ajudava os garis a pedirem caixinha, gritando pelas ruas do Jardim imperador, onde morava. Confessou que ficou com medo ao ver a prensa compactando o lixo, mas que valeu à pena. “os coletores são heróis. eles correm muito e têm muita força nos braços porque os sacos são pesados”. Contou, também, que muitas vezes levou o lixo para fora de casa, a pedido da mãe.

eu dou muito valor a esses trabalhadores que passam na porta de casa. conheço os que passam na rua, nunca perguntei os seus nomes, mas sempre brinco com eles.

(mc gui)

o samba tem história e os trabalhadores da limpeza também fazem história, acredita o Grupo inoVasamba

os integrantes do inovasamba têm consciência da importância do trabalho realizado pela categoria da limpeza. “É uma honra trazer alegria para esse povo que trabalha tanto”, disse Danilo, enquanto Vitão foi categórico: a nossa cidade não funcionaria sem todo esse aparato da limpeza. a gente deve todo o nosso conforto a eles que pegam na massa. Profissionais que arrumam a nossa casa todos os dias ao cuidar da nossa cidade.

Marco garante que sempre se preocupou com a produção do lixo. “Tento reciclar, separar o orgânico e orientar a minha mãe, porque sei que o geramos de lixo é uma quantidade absurda e nenhuma cidade tem como comportar tanto resíduo. Vina, por sua vez, diz que tem como o princípio básico a educação, mas confessa que a atenção tem de ser redobrada quando se fala nos trabalhadores considerados invisíveis. Natan resumiu que o grupo sabe muito bem como preservar valores. o samba por exemplo: nós respiramos o samba e hoje levamos a cultura do samba para o mundo todo!

muitas vezes a população nem se dá conta da importância dos trabalhadores da limpeza, o que é um absurdo, pois a cidade só funciona por causa deles. e o mais bacana: quantas vezes não testemunhamos a alegria com que eles realizam o seu trabalho. até mesmo dançando atrás do caminhão! são cidadãos que mantém a nossa saúde!

Page 10: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

10

Quem é artista sempre brilha

ele era apenas mais um convidado, mas bastou a cantora gaby amarantos dar a oportunidade que o pequeno Felipe, de apenas12 anos, encantou a todos. Vestido como artista, ele mostrou que sabe dançar e fez a festa da galera.

filho da limpadora de vidros priscila pereira, há três anos e meio na categoria, ele afirmou que gosta mesmo é de funk. “eu danço desde os oito anos. aprendi sozinho”, garantiu.

“estou muito feliz”, disse a mãe, ao mesmo tempo surpresa e orgulhosa com o sucesso do filho. Ela adorou ver o filho no palco, sendo aplaudido por todos e tendo o talento reconhecido pela cantora famosa.

FOTO

S: R

UBE

NS

GAZE

TA

Page 11: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

11

Todo indivíduo produz lixo, assim como a própria natureza. Praticamente tudo, um dia, será descartado, então é preciso ter consciência do que consumimos, produzimos e descartamos.

estima-se que o brasileiro descarte um quilo de resíduos sólidos diariamente, e quanto mais rico seja a população, maior a quantidade gerada. os americanos, por exemplo, descartam mais do que o dobro, em média 2,25 kg.

a geração de resíduos inorgânicos é maior do que os orgânicos, mas todo lixo gera valor com a destinação correta. os orgânicos, por exemplo, podem virar adubo, enquanto os inorgânicos serem reciclados. os materiais hospitalares ou tóxicos, entretanto, requerem cuidado na manipulação e descarte.

Todos nós somos responsáveis pelo acúmulo de lixo e preservação do meio ambiente. No trabalho ou em casa, vamos fazer a nossa parte!

dicas de portuGuês

então, não se esqueça:Reduza Separe RecicleReutilize

Reduzir: diminuir, tornar menor;Separar: diferenciar, distinguir;Reciclar: reaproveitar;Reutilizar: tornar a utilizar, dar nova utilização.Descartar: rejeitar.

Vc sabia?se não fossem os trabalhadores da limpeza, o mundo seria um “lixão”.

Page 12: uma festa em homenagem ao trabalhador - SIEMACO-SP · e oficina de pintura artística, massagem, brincadeiras infantis e, claro, comida e bebida. Nós, do SieMaCo, trabalhamos diariamente

ExpEdiEntE:presidente: Moacyr PereiraCoordenação: Simone RochaJornalista Responsável: Adriana Amaral (MTB 16.447)

projeto Gráfico: AGPC ComunicaçãoFotos: Rubens Gazetatiragem: 20.000 exemplares

Sindicato dos trabalhadores em Empresas de prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São pauloSede: Alameda eduardo Prado, 648Santa Cecília - São Paulo - Cep: 01218-012 - Tel.: 3821-6444SuBSede: Rua doutor Carlos Augusto de Campos, 165Santo Amaro - São Paulo - Cep: 04750-060 - Tel.: 5521-9108

Filiado a: