Unidades de Informação Pública:

8
Unidades de Informação Pública: Conceito, definição e característica

description

Unidades de Informação Pública:. Conceito , definição e característica. UNIDADES PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO:. São instituições voltadas para a aquisição, processamento , armazenamento e disseminação de informações (IBICT, 1989, p.i ) - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Unidades de Informação Pública:

Page 1: Unidades de Informação Pública:

Unidades de Informação Pública:

Conceito, definição e característica

Page 2: Unidades de Informação Pública:

UNIDADES PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO:

• São instituições voltadas para a aquisição, processamento, armazenamento e disseminação de informações (IBICT, 1989, p.i)

• Bibliotecas, centros e sistemas de informação e de documentação além de ser apresentados como organizações sociais sem fins lucrativos, também são considerados unidades de negócio, cuja finalidade é a prestação de serviços, para os indivíduos e a sociedade, de forma tangível (produtos impressos), ou intangível (prestação de serviços personalizados, pessoais, e hoje, cada vez mais, de forma virtual – em linha, pela Internet). (TARAPANOFF, 2000)

Page 3: Unidades de Informação Pública:

INSTITUIÇÃO COLETORA DE INFORMAÇÃO

• Smit em 2003 se refere às “instituições que coletam, estocam e disponibilizam informações”; recuando um pouco no tempo, em 1998 Smit passou a denominar arquivos, bibliotecas e museus como “instituições coletoras de cultura” (HOMULUS, 1990), ênfase no estoque/acervo. Porém, em 2000 Smit rever esta definição e conclui que se trata de “instituições disponilizadoras de informações”. (SMIT, 1998, 2000, 2003)

Page 4: Unidades de Informação Pública:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1

• “[...] é uma entidade complexa, organizada que capta, armazena, processa, fornece, usa e distribui informação. Considera-se que inclui os recursos organizacionais relacionados, tais como recursos humanos, tecnológicos e financeiros. É de fato um sistema humano, que inclui provavelmente recursos computacionais para automatizar determinados elementos do sistema”. (ROBREDO, 2003, p.110)

Page 5: Unidades de Informação Pública:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2

• “Arquivo, Biblioteca e Museu se interligam numa unidade concreta, a que poderemos chamar sistema patrimonial complexo”. Sendo o arquivo definido como um sistema de informação (semi-)fechado porque determinado pela sua organicidade e funcionalidade; enquanto a Biblioteca se apresenta como um sistema aberto, porque envolve apenas a funcionalidade. (SILVA et al. , 2002, p.40)

Page 6: Unidades de Informação Pública:

CENTROS DE INFORMAÇÃO 1.

• Centros de Informação = Bibliotecas Especializadas, de onde deriva a definição de Cezarino (1978, p.238 apud SOUZA): “é um órgão com o objetivo de disseminar informações sobre um determinado campo de assunto”. Logo, Cezarino conclui que: “As bibliotecas especializadas são unidades pertencentes a instituições governamentais, particulares, ou associações formalmente organizadas com objetivos de fornecer ao usuário a informação relevante de que ele necessita, ou de um campo específico de assunto”. (SOUZA et al. ver referências).

Page 7: Unidades de Informação Pública:

CENTROS DE INFORMAÇÃO 2.

• O Centro de Informação Rui Bianchi tem como proposta a disseminação de informações sobre os direitos das pessoas com deficiência. Onde é possível localizar informações, artigos, trabalhos acadêmicos e uma vasta bibliografia com enfoque principal na pessoa com deficiência. O objetivo primordial é de subsidiar a sociedade para a promoção da cidadania e a inclusão social das pessoas com deficiência.”( ver www.ruibianchi.sp.gov.br).

Page 8: Unidades de Informação Pública:

REFERÊNCIAS:

• CENTRO DE INFORMAÇÃO RUI BIANCHI - Endereço eletrônico:http://www.centroruibianchi.sp.gov.br/portal.php/institucionalAcesso em: 10/09/2010 • PARAPANOFF, Kira (et. al.). Sociedade da Informação e

Inteligências em unidades de informação, 2000.• http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a09v29n3.pdf• Acesso em: 15/08/2011• SILVA, Armando Malheiro da (et. al.). Arquivística: teoria e

prática de uma ciência da informação. Vol.1, 2 ed., 2002.• SOUZA, Cláudia (et al.) - Endereço eletrônico:http://www.ufg.br/this2/uploads/files/74/praticas_tradicionais_e_inovadoras.pdf